RCAAP Repository
Obtenção e caracterização de fotocatalisadores heterogêneos a partir de rejeito da mineração de ferro e sua aplicação de contaminantes emergentes
Os rejeitos de mineração e os contaminantes emergentes, tais como hormônio e corantes caracterizam dois graves problemas ambientais que vêm sendo estudados extensivamente nos últimos anos. Neste trabalho, o rejeito da mineração de ferro (RS) foi utilizado como precursor para síntese de catalisadores heterogêneos pela redução sob diferentes temperaturas (RS460, RS560, RS660, RS760 e RS860) que posteriormente foram aplicados em processos oxidativos avançados (Fenton, foto-Fenton e fotocatálise) para degradação do hormônio 17 [alfa]-etinilestradiol e do corante Ponceau S. Para averiguar as fases de ferro presentes, todos os materiais produzidos e o rejeito original foram caracterizados por redução termoprogramada (RTP), espectroscopia Mössbauer, difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise termogravimétrica (TG). Pelos espectros Mössbauer e difratogramas de raios X foi possível identificar as fases goethita e hematita para RS, para a amostra reduzida em temperaturas baixas, RS460, foi observada a presença de hematita e magnetita e para todos os demais foram identificadas fases de magnetita e Fe2+. Ao utilizar esses materiais como catalisadores na remoção dos contaminantes 17 [alfa]-etinilestradiol e Ponceau S foi possível verificar a importância das fases de Fe2+ para os processos estudados, pois os materiais reduzidos termicamente se mostraram mais eficazes em relação ao rejeito sem tratamento prévio. Dentre os catalisadores testados, o RS860 apresentou a melhor atividade catalítica em todos os três processos estudados. Para cada processo e poluente estudado foram avaliadas a influência do pH, do tempo de reação e a capacidade catalítica após vários ciclos de reação. Em geral, para os dois analitos, as reações realizadas em pH 3,0 levaram aos melhores resultados e os melhores catalisadores foram RS660 e RS860, com porcentagens de remoção acima de 90,0%.
Dominância e recessividade no ensino de genética: abordagem nos livros didáticos e uma atividade investigativa como ferramenta para a aprendizagem das interações alélicas
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Modernizar o campo pelo ensino agrícola: a organização da Escola Agrícola de Barbacena (1933-1964)
Esta tese investiga a organização da Escola Agrícola de Barbacena, Minas Gerais, no âmbito das políticas educacionais engendradas pelo Ministério da Agricultura, considerando seu projeto de modernização do campo, entre 1933 e 1964. O período histórico da pesquisa abrange duas alterações ocorridas no arranjo institucional, relacionadas às proposições políticas para o ensino agrícola à época: a mudança do então Aprendizado Agrícola para Escola Agrícola, no ano de 1933, quando se torna estabelecimento modelo para a formação de instructores agrícolas e, posteriormente, seguindo as orientações da Lei Orgânica do Ensino Agrícola, promulgada em 1946, a elevação à condição de Escola Agrotécnica, com a ampliação de suas funções pedagógicas. O estudo do funcionamento da instituição vai ao encontro dos quatro objetivos específicos da pesquisa: discutir as ações voltadas ao ensino agrícola empreendidas pelo Ministério da Agricultura; descrever o processo de estruturação da Escola Agrícola de Barbacena como escola média de agricultura; averiguar o processo de alteração para Escola Agrotécnica em 1947 e suas implicações no contexto das políticas desenvolvimentistas; e, finalmente, compreender as políticas extensionistas da instituição no bojo das ações de extensão da pasta da Agricultura. As fontes utilizadas abrangem, principalmente, documentos relacionados ao funcionamento da escola, legislação, relatórios ministeriais, jornais e periódicos veiculados à época, além de depoimentos orais de exalunos. Para o desenvolvimento desta tese, foram realizados estudos teóricos e conceituais no campo da Sociologia Rural, bem como estudos nos campos da História e da História da Educação. Os principais conceitos utilizados foram o de representação e o de imaginário político, de modo a melhor precisar a constituição de um ideário em torno do meio rural brasileiro. Para nortear a análise das fontes, destacam-se o aparato teórico-metodológico da História Política, da História das Instituições Escolares e da História Oral. Os resultados da pesquisa mostram que o ensino agrícola tornou-se central no debate político e educacional que pretendeu a propulsão de elementos modernizadores do campo, como a adoção de técnicas modernas para o aumento da produção agrícola e a superação do presumido atraso do meio rural. Do ponto de vista da proposta para o ensino agrícola estudada, podemos afirmar que a escola de Barbacena foi rigorosamente seletiva e acabou por aprofundar as desigualdades na oferta escolar profissionalizante. Dessa forma, à medida que a escola tornou-se mais elitista, fez-se necessário afastar-se das atividades práticas do trabalho e, por conseguinte, investir no ensino teórico.
Itinerários formativos e curriculares na educação de jovens e adultos
Esta tese de doutorado sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge com o objetivo de analisar itinerários formativos de adultos, através de uma análise aberta, dialética e relacional no campo da educação de jovens e adultos. Como itinerários formativos estamos compreendendo os processos constituintes de um percurso de formação que estão presentes nas práticas educativas envolvendo professores, adultos, jovens, instituições e sistema escolar. Algumas questões acompanham este trabalho: como vem se constituindo o campo da educação de jovens e adultos a partir da construção de seus projetos políticos pedagógicos e das práticas educativas. Mais especificamente, como se dão as relações de poder e de saber nas práticas educativas da educação de jovens e adultos? Que papéis desempenham nessas relações os currículos que são estabelecidos nas escolas de EJA? Buscamos estabelecer um diálogo entre os atores sociais da EJA com outros pesquisadores como Paulo Freire, Gastón Bachelar, Gimeno Sacristán, Carlos Rodrigues Brandão, Miguel Arroyo e outros autores que pensam a educação e a EJA, realizando assim uma pesquisa de cunho qualitativo. Analisamos, em especial, o Projeto de Educação de Trabalhadores (PET) da Escola Municipal União Comunitária e o trabalho de EJA da Escola Municipal Caio Líbano Soares, na Rede de Ensino de Belo Horizonte. Educação de Jovens e Adultos: seu nome e sua inserção no sistema de ensino brasileiro trazem de início uma contradição, ou pelo menos, indica uma tensão entre educar e ensinar. Ela tem sua origem na Educação Popular, mas aventura-se nos espaços e tempos escolares. A Educação popular quer ensinar, mas seu objetivo é educar. A EJA quer educar, mas, enquanto escola, objetiva ensinar. Assim, currículos e metodologias são construídos na Educação Popular de forma mais livre e aberta, na EJA é uma construção negociada com professores, alunos, jovens, adultos e, principalmente, com o sistema oficial de ensino, que busca enquadrar a Educação nos trilhos do ensino ou das diretrizes curriculares. No entanto, a EJA pode ser o campo de construção de uma utopia possível na busca de uma educação de direito e de qualidade para jovens, adolescentes e adultos.
A contribuição do serviço de saúde para efetivação do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, no município de Rio Vermelho - Minas Gerais
A saúde pode ser considerada um bem estar físico, mental, social e espiritual e está diretamente relacionada ao acesso aos bens e serviços necessários para alcançar uma boa qualidade de vida. As crianças e adolescentes são um público frágil se considerado que são dependentes dos adultos para proverem suas necessidades básicas. O descumprimento da lei que assegura a saúde para a população menor de um ano a 18 anos deve ser reivindicado pela rede de atendimento a estes, ou seja, pelo Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Em Rio Vermelho, Minas Gerais, há diversos serviços que precisam ser efetivados para diminuir problemas de saúde em crianças e adolescentes. Nesse sentido, este estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção com vistas à efetivação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, no município de Rio Vermelho. Para a preparação deste plano tornou-se, primeiramente, necessário buscar conhecimentos que dessem maior sustentação às ações propostas. Assim, foi feita pesquisa bibliográfica no SciELO bem como em documentos ministeriais, publicações estaduais e municipais além de dados de sistema de informação. O recorte temporal utilizado foram os últimos 10 anos por meio dos descritores criança e adolescente. Após análise dos documentos pôde-se constatar que nos últimos anos ocorreram avanços no atendimento às crianças e aos adolescentes, contudo, ainda falta muito para garantir serviços básicos de saúde, educação e assistência social. Percebe-se o descaso, muitas vezes ocorridos, com os direitos das crianças e adolescentes, consequência de um processo de exclusão a que são submetidos estas crianças e jovens: falta de acesso à escola, à oportunidade de lazer, opção de vida, convívio familiar, relação com a comunidade. Dessa forma, é importante a mobilização coletiva tanto dos setores de garantia de direitos, como da sociedade, por meio da promoção de informação construtiva, sobre a desigualdade social a discriminação e o preconceito, discutindo a cidadania, as políticas públicas, o protagonismo juvenil dentre outros assuntos que podem reverter o quadro de desrespeito às leis que protegem as crianças, adolescentes e jovens. Espera-se que o plano aqui apresentado subsidie melhorias no atendimento às crianças e adolescentes de Rio Vermelho.
Tendência temporal da anemia, desnutrição e obesidade em crianças de creches públicas de Belo Horizonte - MG
Este estudo avaliou a tendência temporal da anemia, da desnutrição e da obesidade em crianças com idade de seis a 72 meses, matriculadas em 25 creches públicas do Distrito Sanitário Leste de Belo Horizonte - MG. Para a avaliação da anemia, realizou-se a dosagem de hemoglobina por sangue capilar colhido em microcuvetas descartáveis e verificado no hemoglobinômetro portátil (Hemocue®), expresso em g/dL. Foram consideradas anêmicas as crianças com hemoglobina até 11,0 g/dL para a faixa etária de 6 a 60 meses e menor que 11,5 g/dL para crianças com idade acima de 60 meses. O estado nutricional foi determinado pelas medidas de peso e estatura das crianças e convertido nos índices nutricionais P/I, E/I, P/E e IMC/I, de acordo com a OMS (2006/2007), sendo o diagnóstico avaliado em z-escore. Consideraram-se eutrofia os valores entre 2 e -2 z-score; desnutrição, os valores inferiores a -2 z-score e obesidade, os valores acima de 2 z-score. Para obter informações sobre as crianças e dados maternos e socioeconômicos, aplicaram-se questionários para os pais e os responsáveis responderem. O teste Qui-Quadrado foi a análise estatística realizada para a determinação da tendência temporal e dos fatores associados aos distúrbios nutricionais. Quando necessário, aplicou-se o teste Exato de Fisher. Para a regressão multinominal, empregou-se o método de Backward. As análises foram realizadas por meio do software R, versão 2.15.3. A prevalência de anemia apresentou variação não significativa no período de 11 anos. Os valores encontrados foram de 28,61% em 2001, 26,78% em 2005 e 23,64% em 2011. Não houve variação significativa da anemia entre diferentes gêneros e faixa etária no período estudado. Observou-se a prevalência de anemia inversamente proporcional à idade, com destaque para crianças menores de 24 meses, sujeitas ao maior risco para o problema. A tendência do estado nutricional demonstrou um aumento na prevalência de obesidade em um período de sete anos. Os valores apresentados foram de 22,2% em 2005 e de 32,5% em 2011, de acordo com o índice IMC/I. Para a desnutrição, observou-se baixa prevalência (1,3%) nas crianças, tanto em 2005 quanto em 2011. Em relação à obesidade, observou-se aumento da prevalência tanto para o sexo feminino (de 21,5% em 2005 para 37% em 2011) quanto para o sexo masculino (de 22,7% para 28,2% respectivamente). A faixa etária de 24 a 48 meses apresentou aumento significativo da obesidade, de 22,7% em 2005 para 41% em 2011. Os fatores que apresentaram resultado positivo com a prevalência da obesidade foram a idade, com quem a criança mora, o peso ao nascer e o tipo de parto. Concluiu-se, neste estudo, que a prevalência de anemia nas crianças avaliadas apresentou redução não significativa com tendência para a linearidade no período de 11 anos. Em relação à tendência do estado nutricional, observou-se aumento significativo na prevalência de obesidade sem variação na desnutrição. Esses resultados podem subsidiar efetivamente o planejamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de estratégias de intervenção e de controle da anemia e da obesidade em crianças que frequentam as creches públicas do município de Belo Horizonte MG. Os resultados podem também servir de referência para a adoção de medidas que visem à redução desses distúrbios nutricionais em todo o país.
Desenvolvimento de métodos analíticos para quantificação de efavirenz, lamivudina e fumarato de tenofovir desoproxila em comprimidos de dose fixa combinada e em plasma
A terapia antirretroviral para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana consiste, usualmente, na combinação de três insumos farmacêuticos ativos antirretrovirais, estratégia terapêutica conhecida como terapia antirretroviral de alta potência. Recentes estudos indicam que a combinação de efavirenz, lamivudina e fumarato de tenofovir desoproxila é imuno e virologicamente eficaz, bem tolerada e segura. Comprimidos contendo efavirenz (66 mg), lamivudina (33 mg) e fumarato de tenofovir desoproxila (33 mg) em dose fixa combinada foram preparados na Fundação Ezequiel Dias considerando a conversão da dose terapêutica de humanos para coelhos e foram submetidos aos testes de controle de qualidade. A granulação por via úmida foi o processo escolhido na produção dos comprimidos, devido à baixa densidade e fluidez do efavirenz na forma micronizada. Os comprimidos cumpriram com os requisitos dos testes de determinação de peso, friabilidade, teor, uniformidade de conteúdo e desintegração. No presente trabalho, método analítico foi desenvolvido e validado para quantificação simultânea de efavirenz, lamivudina e fumarato de tenofovir desoproxila em comprimidos de dose fixa combinada. O método proposto por CLAE em fase reversa utiliza gradiente de fase móvel (metanol e tampão acetato pH 5,4) e detecção em 260 nm foi eficiente na separação e quantificação dos antirretrovirais. O método mostrou-se seletivo, linear, preciso, exato, robusto e adequado para análises de rotina de controle de qualidade de comprimidos. Um método bioanalítico por CLAE com detecção por espectrometria de massas e ionização por electrospray no modo positivo foi desenvolvido para quantificação de efavirenz, lamivudina e tenofovir em plasma humano. Para extração dos insumos farmacêuticos ativos no plasma empregou-se precipitação de proteínas e padrões internos foram utilizados durante o preparo da amostra. A análise cromatográfica foi realizada utilizando coluna ciano e gradiente de fase móvel (ácido fórmico 0,05% e metanol). O método bioanalítico desenvolvido foi linear (200 a 10000 ng/mL para efavirenz, de 50 a 4000 ng/mL para lamivudina e de 100 a 1000 ng/mL para tenofovir), preciso, exato e não apresentou efeitos residuais e matriciais na quantificação dos antirretrovirais. O método bioanalítico desenvolvido pode ser aplicado em estudos de biodisponibilidade e bioequivalência, bem como no monitoramento terapêutico de pacientes em tratamento com a associação de efavirenz, lamivudina e fumarato de tenofovir desoproxila.
Análise das vias metabólicas do ceratocisto odontogênico pré e pós marsupialização e comparação à mucosa oral
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Os efeitos do pró-letramento na formação das professoras alfabetizadoras do município de Conselheiro Lafaiete
Este trabalho busca analisar os efeitos do Pró-Letramento - Programa de Formação Continuada, implementado desde 2005 pelo Governo Federal junto às escolas públicas - para as práticas dos professores alfabetizadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada, fundamentalmente, por meio do levantamento e análise de relatos obtidos em entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com a tutora responsável pelo curso de Alfabetização e Linguagem do Pró-Letramento e com dez professoras participantes do Programa de Formação, implementado entre outubro de 2008 e dezembro de 2010, em Conselheiro Lafaiete (MG). Também realizamos o estudo dos materiais que organizam e orientam a execução do Pró-Letramento, tais como o Guia Geral do Programa, os Fascículos de orientação para os tutores e a Coleção didática da área de Linguagem destinada aos cursistas. Além das entrevistas e da análise documental, utilizamos como procedimento para a coleta de dados a aplicação de questionários, respondidos pelos sujeitos da pesquisa na fase inicial de seu desenvolvimento. A fim de aprofundarmos a análise sobre os efeitos do Pró-Letramento nas práticas docentes, elegemos para estudo, em um dos capítulos da dissertação, as possíveis relações estabelecidas entre as práticas avaliativas desenvolvidas em sala de aula e o que é proposto pelo Programa de Formação. Dados produzidos pela pesquisa evidenciaram que algumas das condições de execução e desenvolvimento das ações formativas disponíveis naquele município mineiro influenciaram de forma significativa a execução do Programa, contribuindo para a efetivação de um modelo de formação fragmentado diferente daquele proposto pela política pública. Indicaram, portanto, a relevância da gestão local das políticas de formação continuada que são desenvolvidas nacionalmente. Com relação aos efeitos do Programa para as práticas docentes, identificamos três situações particulares que caracterizam os tipos de apropriações que as professoras realizaram a partir do curso de formação. A primeira se refere a mudanças produzidas no trabalho docente em decorrência da vivência de práticas sociais de leitura literária, organizadas nos encontros presenciais do curso de Alfabetização e Linguagem. Os relatos evidenciaram um maior investimento por parte das professoras na proposição de atividades de leitura de textos literários em sala de aula, por causa da experiência vivenciada durante o curso. A segunda diz respeito a contribuições mais gerais, que não são explicitamente nomeadas pelas professoras, oferecidas pelo curso em decorrência das trocas de experiências e da interação vivenciada entre os sujeitos participantes da formação. A terceira indicia efeitos associados ao conteúdo de um dos fascículos da coleção didática do Pró-Letramento. As docentes ressaltaram em seus depoimentos a relevância do fascículo que trata da avaliação diagnóstica da alfabetização para sua formação. Apontaram o uso desse material em suas práticas avaliativas e explicitaram sua importância relacionando-o ao contexto externo de realização de avaliações sistêmicas da alfabetização propostas pelos governos Federal e Estadual. O trabalho realizado nos permite inferir, em primeiro lugar, que a aquisição de conhecimentos que os docentes efetuam a partir de cursos de formação se concretiza em articulação com os saberes consolidados e validados por eles em suas práticas profissionais. Em segundo lugar, que os conteúdos didáticos disponíveis nas ações de formação, ao serem incorporados pelos docentes, são por eles transformados e ressignificados, com vistas ao atendimento de demandas identificadas no cotidiano escolar. De maneira geral, os resultados obtidos evidenciam que é a lógica pragmática que define e orienta as apropriações de conteúdos realizadas pelos professores.
Alça de correção radicular modificada para a verticalização de molares inferiores com intrusão
A verticalização de molares inferiores é um procedimento exigido com muita frequência na prática ortodôntica e que apresenta certa complexidade quando não está indicada a extrusão do molar, o que acontece na grande maioria dos casos. Uma das dificuldades encontradas é estabelecer uma unidade de ancoragem estável e eficiente. Este estudo sugere uma nova alça de verticalização com intrusão, chamada de Alça de Correção Radicular Modificada (ACRM), que tem uma ativação individualizada, visando atingir as forças e momentos ideais para o movimento. Foi selecionado um modelo de gesso e uma tomografia de um paciente adulto jovem que tinha um segundo molar inclinado. Acessórios ortodônticos foram colados no modelo e as forças liberadas pelas alças foram avaliadas por meio de um dinamômetro. A tomografia foi usada para obtenção de modelos tridimensionais para posterior discretização e simulação através do Método de Elementos Finitos. Testou-se três alças: a Alça de Correção Radicular de Burstone (com ativação sugerida por Marcotte), a alça preconizada por Sander e Wichelhaus e a ACRM. A tendência de giro e intrusão do molar foi verificada em todas as alças. A ACRM apresentou, quando comparada à Alça de Sander, apenas 40% do pico de tensão máxima principal na unidade de ancoragem e 58% em relação à alça sugerida por Marcotte. A ativação da alça de verticalização levando em consideração a distância entre o centro de rotação do dente e a linha de ação de forças, como feito com a ACRM, pode apresentar menos efeitos colaterais na unidade de ancoragem, favorecendo sua aplicação clínica e dispensando o uso de mini implantes em alguns casos.
Com vistas á liberdade: fugas escravas e estratégias de inserçao social do fugido nos últimos decênios do século XIX, em Minas Gerais
Aspira-se, na presente dissertação, entender as estratégias de inserção dos escravos fugidos em Minas Gerais nos últimos decênios do século XIX. O lapso temporal compreende 1871, ano da promulgação da Lei do Ventre Livre e, como marco final, o ano de 1888 com a extinção da escravidão no Brasil. Esse recorte foi substancial para percebermos as mudanças no perfil dos escravos fugidos, bem como as chances abertas pelo mercado de trabalho de especialidades laborais, a construção de vias férreas, a construção civil, o universo das atividades militares e o trabalho de melhoramento dos centros urbanos, como espaços de inserção do foragido. Direcionamos nosso estudo para entendermos o comportamento dos escravos em fuga e as diversas táticas de inserção utilizadas pelos mesmos na busca pela liberdade em Minas Gerais. Percebemos, nessa pesquisa, que havia um perfil específico dos escravos que fugiam no final do século XIX. A fuga foi interpretada como uma forma de resistência, constantemente, praticada por escravos que viram as chances de negociação, dentro da senzala, esvaecer-se. Para tanto, nos valemos dos periódicos de Ouro Preto, relatórios de presidente de província, além da documentação de polícia e alguns processos crimes que envolviam cativos foragidos, descortinando diversas e complexas estratégias de resistir dos escravos, os quais ludibriavam as autoridades e permaneciam em meio à massa de livres, forros e escravos de ganho e aluguel, como se libertos fossem.
O cinema de Marcos Pimentel: o processo de criação e execução de sopro
O trabalho consiste em dar maior visibilidade para o cinema documentário produzido em Minas Gerais, por um documentarista também mineiro e com amplitude internacional. O processo de criação, desenvolvimento e execução do longa-metragem Sopro, primeiro no formato do cineasta Marcos Pimentel, estão descritos em detalhe na dissertação de mestrado apresentada no segundo semestre de 2017, baseada em entrevistas (também citadas neste trabalho) com a equipe técnica que participou da produção do filme e com o próprio diretor. O recorte desse artigo concentra-se no modo como cada profissional envolvido participa e enxerga o momento dos surgimento das ideias. Tanto na questão de pré-produção, com o próprio diretor, quanto no momento da captação e montagem. Analisando o momento da criação da ideia e de execução, são desdobrados certas peculiaridades para realização de Sopro, como o financiamento do filme que se deu a partir de premiações de um curta-metragem.
Collective and optical phenomena in equilibrium and nonequilibrium interacting quantum systems
In this thesis we study collective, emergent and optical properties of interacting quantum systems both in equilibrium and nonequilibrium situations from a microscopic modelling. This orientation steams from both the fact there is a profound need to design, characterise and set up control strategies for realistic systems in which quantum technologies could be conceived and the interest to grasp and identify fundamental principles for the emergence of macroscopic behaviour. The thesis is divided into three parts: I Optical and Collective Phenomena; II Equilibrium many-body systems and III Nonequilibrium many-body systems. Part I includes four complementary contributions to the optics emerging from the collective behaviour of microscopic quantum systems. In part II (Equilibrium many-body systems) of the thesis I have addressed the physics of quantum phase transitions from the perspective of nonequilibrium thermodynamics. We have shown that such an approach captures the essential features of finite order transitions that have a strong connection to thermodynamical and energetic figures of merit, but does not capture infinite order transitions that are of a much more subtle nature. Motivated by these exotic infinite order transitions we have looked at quantum phases and phase transitions through an informational and operational perspective based on pure state conversions restricted by local operations. In the third and last part (Nonequilibrium many-body systems) of the thesis I have laid out a project on the closed evolution of quantum spin chains focussing on the emergent nonequilibrium laws that depart from equilibrium physics.
A Florula Lagoensis de Warming revisitada
Há cerca de 150 anos, o dinamarquês Eugen Warming (1841-1924) veio ao Brasil, onde começou a sua carreira como botânico e foi secretário do famoso paleontólogo, também dinamarquês, Peter Wilhelm Lund (1801-1880), em Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais. Durante três anos (1863-1866), Warming coletou um extenso volume de material botânico e informações que resultaram em uma das primeiras obras da ecologia vegetal, Lagoa Santa e onde consta a primeira lista florística do Cerrado, a Florula Lagoensis. O retorno a esse trabalho é importante para resgatar e divulgar o rico conhecimento existente sobre a biodiversidade brasileira. No primeiro capítulo foi recapitulado o contexto histórico do século XIX que influenciou a carreira desse pesquisador, apresenta-se uma breve biografia, informações sobre a região de Lagoa Santa e sua importância para a ciência. No segundo capítulo, revisitamos a Florula Lagoensis, atualizando taxonômica e nomenclaturalmente todas as espécies de Angiospermas. Apresentamos, também, uma análise histórica, ao reunir os registros de coleta dos herbários nos últimos 150 anos para Lagoa Santa e apontamos os espécimes-tipo coletados por Warming nesse local. Somente 539 (23,7%) das 2.270 espécies coletadas por Warming foram recoletadas pelos botânicos, durante todos esses anos. Novas adições à lista representaram apenas 228 espécies (9,1%). Os espécimes-tipo nomenclaturais foram 373 (14,1). Essa pequena área de cerca de 170 Km² revelou uma grande riqueza de espécies quando comparada com outras regiões inventariadas em Minas Gerais, mesmo com áreas maiores. No terceiro capítulo, é descrita uma nova espécie de Solanum L. (Solanaceae) pertencente ao clado Geminata para a Flora do Brasil, Solanum lagoense Stehmann, sp.nov. A espécie habita o sub-bosque da Floresta Estacional associada a afloramentos calcários junto à gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, uma área inventariada em detalhe por Warming. São apresentadas a descrição da espécie, comentários taxonômicos, bem como, a avaliação que sugere o status de Criticamente Ameaçada à espécie. Por fim, destaca-se, nessa dissertação, a completude do trabalho realizado por Warming e a relevância das lições deixadas por ele: 1) a importância de coletar intensivamente, 2) a atenção focada aos pequenos detalhes no campo, 3) e trabalhar em colaboração com vários especialistas. Por todos esses motivos é justo reconhecer Warming como pai dos estudos florísticos no Brasil.
Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
O presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013.
Análise da caminhabilidade de idosos a partir de suas rotas preferenciais : um estudo de caso no Bairro Floresta
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
O desenvolvimento deste trabalho se deu a partir do interesse em investigar o ensino de Arte numa instituição pública do município de Governador Valadares após a implantação do projeto Escola em Tempo Integral. A escola sofreu grandes mudanças em todos os aspectos. Para atender parcialmente a necessidade do projeto, foi preciso adequação do espaço físico, a grade curricular sofreu grandes alterações, inclusive no conteúdo de Arte, e os profissionais enfrentaram grandes dificuldades em trabalhar o novo currículo. Três anos após a implantação do projeto, os profissionais ainda encontram dificuldade em trabalhar o conteúdo de arte. A escola resolveu alguns problemas, porém existem muitos a serem resolvidos ainda. O objetivo da pesquisa é compreender como o ensino de Arte é desenvolvido na instituição e sua contribuição no processo de formação dos alunos e profissionais da instituição. A pesquisa será desenvolvida em estudo de leis e documentos que regulamentam o ensino de Arte, entrevistas e estudos de autores.
2019
Dalva Aparecida de Araujo Freitas Amaral
Versão em espanhol do dossiê ABRASCO sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde: muito mais que uma tradução
Trata da resenha do Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos, que ganhou uma versão em espanhol em 2014. A resenha descreve as quatro partes do Dossiê e conclui que a versão em espanhol do Dossiê Abrasco faz uma importante contribuição à luta contra os agrotóxicos e pela vida, viabilizando articulações e fortalecendo alianças transnacionais urgentes e necessárias, tornando-se uma obra de leitura obrigatória para militantes sociais, estudantes, pesquisadores, ambientalistas, profissionais de saúde e agricultores interessados e comprometidos com a construção de um outro modelo de desenvolvimento para o campo e uma promoção emancipatória da saúde.
Desafios enfrentados pelo fisioterapeuta inserido na atenção primária à saúde
A visão reabilitadora é inerente à atuação do fisioterapeuta muito antes dos tempos de guerra que com as necessidades de tratamento de seqüelas, historicamente enraizou ainda mais esta percepção. Objetivou-se com este estudo identificar os desafios enfrentados pelo fisioterapeuta inserido na Atenção Primária à Saúde Com a criação da Estratégia Saúde da Família e ampliação dos serviços e inclusão do Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Atenção Primária a Saúde, o fisioterapeuta tem passado por transformações constante de suas atividades. Está deixando o modelo flexneriano-biologicista-privatista com ações tecnistas voltadas as preocupações sociais e adotando o modelo generalista, crítico e reflexivo voltado à atuação multiprofissional. Além disso, está inteirando-se com profissionais de outras áreas como sociólogo, estatísticos, educadores, além do crescente interesse pelo perfil epidemiológico. Em menos de sete anos, muitas mudanças tem acontecido e o profissional fisioterapeuta tem enfrentado desafios como formação acadêmica focada na reabilitação; descontinuidade de Educação Continuada e Educação Permanente, instalações físicas precárias, falta de material para atendimento, dentre outros, que ainda emperram o desenvolvimento de ações melhoradas à sociedade.
Uso integrado de modelagem matemática e sensoriamento remoto para compreensão da hidrodinâmica do reservatório Serra Azul/MG
Lagos e reservatórios são ecossistemas extremamente importantes por oferecerem diversos serviços ecossistêmicos e o monitoramento da qualidade de suas águas tem um papel fundamental na gestão de recursos hídricos. A temperatura da água, especialmente o seu gradiente vertical, é uma variável determinante para a ocorrência de processos bioquímicos em ambientes lênticos. Nesta pesquisa, buscou-se avaliar como o uso integrado do sensoriamento remoto, da modelagem hidrodinâmica e do monitoramento in situ pode aprofundar os conhecimentos sobre a dinâmica de um reservatório tropical. Neste trabalho, escolheu-se o reservatório Serra Azul (MG), destinado ao abastecimento humano, como estudo de caso. Procedeu-se à análise dos dados de campo e dos dados obtidos por satélite e à modelagem matemática unidimensional. As temperaturas radiométricas foram obtidas a partir de medições infravermelho térmicas realizadas pelos satélites Landsat 5 e Landsat-7 entre 1984 e 2002. A correção atmosférica das temperaturas radiométricas foi realizada por meio do algoritmo Single Channel Generalized Method (SCGM) e a sua validação foi realizada usando-se dados de temperatura in situ. O modelo hidrodinâmico General Lake Model (GLM) foi empregado para simular a dinâmica térmica do reservatório de 1982 a 2002. Realizou-se a análise de sensibilidade dos parâmetros e das variáveis de entrada do modelo hidrodinâmico. Procedeu-se à calibração automática do modelo utilizando-se (1) dados in situ, (2) dados in situ e de sensoriamento remoto e (3) dados de sensoriamento remoto. O algoritmo SCGM apresentou bons resultados na obtenção da temperatura superficial da água, embora tenha subestimado os valores de temperatura (MAPE = 7%, R2 = 0,73 e RMSE = 2,22 °C). A análise de sensibilidade indicou maior sensibilidade do modelo hidrodinâmico a alterações nas vazões afluentes e na velocidade do vento. De acordo com simulação do modelo GLM, o reservatório Serra Azul apresentou comportamento monomítico quente característico de reservatórios tropicais mais profundos. A utilização dos dados de sensoriamento remoto na calibração foi capaz de representar com acurácia as temperaturas superficiais do reservatório Serra Azul, no entanto, não foi possível melhorar o desempenho do modelo 1D em relação à calibração realizada com os dados in situ. Este estudo evidencia o uso integrado de diferentes ferramentas para auxiliar no monitoramento e na gestão de recursos hídricos. Os resultados apontam para as vantagens de um monitoramento mais completo e sistemático, que permita um maior controle da qualidade da água, sobretudo em reservatórios destinados ao abastecimento humano.