RCAAP Repository
Entrevista com Adriana Fresquet
Conduzida por Maíra Norton e realizada no Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual - LECAV - da Faculdade de Educação da UFRJ em agosto de 2012.
2022-12-06T15:50:03Z
Norton, Maira Fresquet, Adriana
Abstracts
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Abstracts
No summary/description provided
De Mim Que Tanto Falam
Entrevista concedida pelos integrantes do grupo teatral carioca Os F...Privilegiados – Cristina Mayrink, Daniela Olivert, Paula Sandroni - e pela escritora Martha Medeiros, por e-mail, na ocasião da reestreia do espetáculo teatral “De mim que tanto falam”, a Martha Ribeiro e Ligia Dabul, em maio de 2010.
2022-12-06T15:50:03Z
Medeiros, Martha
Abstracts da Poiésis v. 10, n. 13 (2009)
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:03Z
Magalhães, Maurício
Abstracts da Poiésis v. 12, n. 17 (2011)
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:03Z
Magalhães, Maurício
Abstracts da Poiésis v. 12, n. 18 (2011)
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:03Z
Magalhães, Maurício
Abstracts
No summary/description provided
Varal
Página do artista: Elida Tessler
Editorial - Poiésis v.19, n. 31, 2018 - As cidades na cidade
Sem resumo
2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Imagem da capa - Luciano Vinhosa
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Expediente - Poiésis v. 19, n. 31 (2018)
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Editorial - Poiésis v. 19, n. 32, jul./dez. 2018 - Ao rés do chão
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:03Z
Cerbino, Beatriz Oliveira, Luiz Sérgio de
Editorial
Editorial [sem resumo]
A máscara não pode ser esquecida
Em 1968, a Igreja do Rosário, localizada no subúrbio carioca. montou uma exposição em homenagem aos 80 anos de Abolição da Escravatura, revelando entre as obras expostas a litografia Castigo de Escravos. A imagem carrega uma figura feminina de olhos fixos que nos encaram, enquanto em sua boca leva uma espécie de mordaça, conhecida como máscara de flandres. Ganhando apreço de religiosos, hoje ela é afamada como a Escrava Anastácia. Não se sabe ao certo a biografia oficial da escrava, o que nos diz respeito a profundas tentativas de silenciamento. O intuito do presente artigo é trazer uma análise através das biografias e imagem de Anastácia, do ponto de vista da teórica e artista Grada Kilomba e dos trabalhos da artista visual Rosana Paulino. Ambas resgatam a imagem de Anastácia e a máscara de flandres para o campo simbólico de maneira a criar uma metáfora sobre os processos de colonização, silenciamentos e como os resquícios dessa violência nos afeta até os dias atuais.
2022-12-06T15:50:03Z
Gonçalves Conceição, Jessy Kerolayne
Mediação entre públicos e obras pensada dentro da Escola-Floresta: uma dança em três movimentos
Em uma análise sociofilosófica, o ato da mediação, como “terceiro elemento” entre os mundos artísticos propostos por Howard Becker, é pensado dentro do contexto da Escola Floresta como processo fenomenológico que participa do desenvolvimento de uma relação entre público e obra. A partir da obra Unidade Tripartida de Max Bill, propomos o ato da mediação como perichoresis, e deste modo, uma dança em três movimentos: contato, experimentação e resposta. Consideramos em cada movimento, respectivamente, a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, a ética de Benedictus de Espinoza e o dialogismo de Mikhail Bakhtin.
2022-12-06T15:50:03Z
Gomes, Adryana Diniz
Afetos e Liberdade Muscular
Este artigo discorre sobre processos de formação de ator fazendo um diálogo entre a encarnação do afeto-paixão spinozista, com o que Matthias Alexander denominava hábito e com o bloqueio psicofísico de que fala Grotowski. Traz a Técnica de Alexander como uma ferramenta para o autoconhecimento e para a liberdade muscular que é um dos elementos do Método de Stanislavski. Concluímos com um relato pessoal de mudança perceptiva na influência do olhar sobre a emissão vocal e atuação.
2022-12-06T15:50:03Z
Santos, Mariana Rosa e Silva