RCAAP Repository
Editorial - Poiésis 34
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Capa - Poiésis 34
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Relação dos/as Pareceristas - Poiésis v. 20, 2019.
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Expediente - Poiésis 34
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Capa - Poiésis 35
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Imagem da capa
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Folha de rosto - Poiésis 35
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Editorial - Poiésis 35
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Relação de Revisores/Pareceristas - Poiésis 2019-2020
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Expediente - Poiésis 35
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2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira, Luiz Sérgio de
Do fogo às origens: um museu para pensar a arte brasileira
Este artigo trata de uma pesquisa inicial cujo objetivo é revisitar uma demanda crítica inerente às raízes da arte brasileira a partir do pensamento de Mário Pedrosa, com foco no projeto do Museu das Origens. Sob muitos aspectos, Pedrosa é de grande importância na história da crítica nacional, pois, através dele, as questões da arte brasileira ganharam uma dimensão universal e uma consistência cultural nova. Embora não tenha sido contemplado em seu todo, este museu tem aberto a possibilidade de reconstrução de narrativas, até, então, silenciadas e reprimidas; de linguagens e conhecimentos subalternizados pela ideia de totalidade definida pela racionalidade moderna europeia.
2022-12-06T15:50:03Z
Araújo Soares de Souza, Ana Cecília
Um cubo mofado
A partir da investigação de trabalhos de arte contemporânea que incorporam fungos como matéria de sua composição, o texto discute o apodrecimento dos nossos corpos na epistemologia ocidental. Considerando o imaginário das pinturas de natureza-morta e do cubo branco modernista, alguns artistas apontam ironicamente para a tradição da decadência da carne em prol da ascensão de uma condição de humanidade. A colaboração e incorporação da presença dos fungos é ameaça para a chave dicotômica que opõe natureza e cultura, humano e animal. Artistas que dão espaço para a interação com esses seres e que pensam socialmente seus corpos indicam a possibilidade de existência do não humano.
2022-12-06T15:50:03Z
Ponte, Mônica Coster
"Esse universo dos sons que a gente não escuta”: entrevista com Cildo Meireles
Desde janeiro de 2019, temos tido a oportunidade de realizar uma série de entrevistas com Cildo Meireles, além de outras visitas ao ateliê do artista. Esta entrevista, a primeira da série, trata do sonoro em diversas obras de Cildo Meireles, desde o final da década de 1960 até a década de 2010. O desenrolar da entrevista se dá entremeado por reticências que contemplam conversas paralelas à questão sonora e também muitas risadas com o artista e seus assistentes.
2022-12-06T15:50:03Z
Leite, Caroline Alciones de Oliveira
Editorial - Poiésis 36
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2022-12-06T15:50:03Z
UFF, PPGCA
Relação de Pareceristas - Poiésis 2019-2020
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2022-12-06T15:50:03Z
UFF, PPGCA
Expediente - Poiésis 36
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2022-12-06T15:50:03Z
UFF, PPGCA
Games-rituals at the Crossroads: Performative Research between Decolonial Feminisms and Ancestry
This article deals with a performance research in the process of creating ritual games, intertwining daily experiences with decolonial feminisms, ritual performance and symbols of the number three intrinsic to Exu. From a continuous letter addressed to Gloria Anzaldúa, it is discussed how decolonial theoretical concepts are connected with collective performance actions and the principles of the orisha. The present work investigates the crossroads as an expansion of the possibilities of being a woman, using the need for self-enunciation being so urgent to think about art, politics and daily life in the contemporary Latin scene.
2022-12-06T15:50:03Z
Cezar, Mariana de Queiroz
Senses of the Thread: Dialogues with the Artists Simone Moraes and Sonia Gomes
This text presents the transcripts of the interviews conducted with the artists Simone Moraes and Sonia Gomes for the documentary Sentidos do fio, a project of one documentary about the motivations and reflections carried out by contemporary Brazilian artists whose research touches the investigation with thread as materiality and concept in this art. The interviews present an overview of the artists' relations with textiles, the insertion of practices, originally restricted to domestic spaces, in the contemporary art scene, the deconstruction and undoing of uses and expansion of language.
2022-12-06T15:50:03Z
Guimarães, Mariana de Souza Gasos, Evângelo Leal
Neonormal Dictionary
Dicionário Neonormal is a collective and collaborative work developed by students of the Arts undergraduate course at Universidade Federal Fluminense, Niterói, between November and December 2020 which, in its version for Revista Poiésis, is presented in the form of textual entries.