RCAAP Repository

Editorial - Poiésis 34

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Capa - Poiésis 34

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Relação dos/as Pareceristas - Poiésis v. 20, 2019.

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Expediente - Poiésis 34

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Capa - Poiésis 35

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Imagem da capa

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Folha de rosto - Poiésis 35

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Editorial - Poiésis 35

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Relação de Revisores/Pareceristas - Poiésis 2019-2020

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Expediente - Poiésis 35

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Oliveira, Luiz Sérgio de

Do fogo às origens: um museu para pensar a arte brasileira

Este artigo trata de uma pesquisa inicial cujo objetivo é revisitar uma demanda crítica inerente às raízes da arte brasileira a partir do pensamento de Mário Pedrosa, com foco no projeto do Museu das Origens. Sob muitos aspectos, Pedrosa é de grande importância na história da crítica nacional, pois, através dele, as questões da arte brasileira ganharam uma dimensão universal e uma consistência cultural nova. Embora não tenha sido contemplado em seu todo, este museu tem aberto a possibilidade de reconstrução de narrativas, até, então, silenciadas e reprimidas; de linguagens e conhecimentos subalternizados pela ideia de totalidade definida pela racionalidade moderna europeia.

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Araújo Soares de Souza, Ana Cecília

Um cubo mofado

A partir da investigação de trabalhos de arte contemporânea que incorporam fungos como matéria de sua composição, o texto discute o apodrecimento dos nossos corpos na epistemologia ocidental. Considerando o imaginário das pinturas de natureza-morta e do cubo branco modernista, alguns artistas apontam ironicamente para a tradição da decadência da carne em prol da ascensão de uma condição de humanidade. A colaboração e incorporação da presença dos fungos é ameaça para a chave dicotômica que opõe natureza e cultura, humano e animal. Artistas que dão espaço para a interação com esses seres e que pensam socialmente seus corpos indicam a possibilidade de existência do não humano.

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Ponte, Mônica Coster

"Esse universo dos sons que a gente não escuta”: entrevista com Cildo Meireles

Desde janeiro de 2019, temos tido a oportunidade de realizar uma série de entrevistas com Cildo Meireles, além de outras visitas ao ateliê do artista. Esta entrevista, a primeira da série, trata do sonoro em diversas obras de Cildo Meireles, desde o final da década de 1960 até a década de 2010. O desenrolar da entrevista se dá entremeado por reticências que contemplam conversas paralelas à questão sonora e também muitas risadas com o artista e seus assistentes.

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Leite, Caroline Alciones de Oliveira

Editorial - Poiésis 36

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

UFF, PPGCA

Capa - Poiésis 36

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

UFF, PPGCA

Relação de Pareceristas - Poiésis 2019-2020

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

UFF, PPGCA

Expediente - Poiésis 36

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

UFF, PPGCA

Games-rituals at the Crossroads: Performative Research between Decolonial Feminisms and Ancestry

This article deals with a performance research in the process of creating ritual games, intertwining daily experiences with decolonial feminisms, ritual performance and symbols of the number three intrinsic to Exu. From a continuous letter addressed to Gloria Anzaldúa, it is discussed how decolonial theoretical concepts are connected with collective performance actions and the principles of the orisha. The present work investigates the crossroads as an expansion of the possibilities of being a woman, using the need for self-enunciation being so urgent to think about art, politics and daily life in the contemporary Latin scene.

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Cezar, Mariana de Queiroz

Senses of the Thread: Dialogues with the Artists Simone Moraes and Sonia Gomes

This text presents the transcripts of the interviews conducted with the artists Simone Moraes and Sonia Gomes for the documentary Sentidos do fio, a project of one documentary about the motivations and reflections carried out by contemporary Brazilian artists whose research touches the investigation with thread as materiality and concept in this art. The interviews present an overview of the artists' relations with textiles, the insertion of practices, originally restricted to domestic spaces, in the contemporary art scene, the deconstruction and undoing of uses and expansion of language.

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Guimarães, Mariana de Souza Gasos, Evângelo Leal

Neonormal Dictionary

Dicionário Neonormal is a collective and collaborative work developed by students of the Arts undergraduate course at Universidade Federal Fluminense, Niterói, between November and December 2020 which, in its version for Revista Poiésis, is presented in the form of textual entries.

Year

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

et al., Amanda