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Pareceristas - Revista Poiésis 40
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2022-12-06T15:50:03Z
Revista Poiésis
Expediente - Revista Poiésis 40
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2022-12-06T15:50:03Z
Revista Poiésis
Características das emissões otoacústicas por transientes em programa de triagem auditiva neonatal
TEMA: as emissões otoacústicas (EOA) são consideradas como o principal método dos programas de triagem auditiva neonatal (PTAN). OBJETIVO: analisar as EOA de neonatos avaliados em PTAN. MÉTODO: foi realizada captação das EOA por transiente em 1000 lactentes. Os dados foram analisados por modelo de análise de variância multivariada (Manova). RESULTADOS: foram calculadas tabelas de referência para os níveis das EOA geral e por banda de freqüência, segundo o gênero e a orelha. A duração do exame na maternidade foi menor do que no ambulatório. CONCLUSÃO: o nível das EOA foi influenciado pelo gênero e orelha, exceto para 0,7kHz, porém não foi observada diferença entre as respostas dos neonatos sem e com risco auditivo.
2022-12-06T15:50:03Z
Durante,Alessandra Spada Carvallo,Renata Mota Mamede Costa,Fabiana Sanches da Soares,Jordana Costa
Amamentação de prematuros com menos de 1500 gramas: funcionamento motor-oral e apego
TEMA: amamentação de pré-termo. OBJETIVO: descrever a amamentação em bebês pré-termo de muito baixo peso e associações com disfunções orais e apego mãe-bebê. MÉTODO: estudo transversal com 48 bebês. Foram realizadas entrevista com as mães, avaliação oral e dos sinais de apego. Foi feita análise descritiva e Teste Exato de Fischer. RESULTADOS: as variáveis que se associaram estatisticamente à adequação da sucção nutritiva foram: postura no seio, preensão do mamilo, coordenação da sucção, respiração e deglutição, força e sua sustentação, ritmo e alerta. Doze díades tiveram suspeita de alteração do apego. CONCLUSÃO: componentes do sistema oral estão associados à qualidade da alimentação destes prematuros. Isto sugere que a avaliação precoce da amamentação pode detectar dificuldades que a colocam em risco.
2022-12-06T15:50:03Z
Delgado,Susana Elena Halpern,Ricardo
Processamento auditivo e audiometria de altas freqüências em escolares de São Paulo
TEMA: processamento auditivo e sensibilidade auditiva para altas freqüências. OBJETIVO: caracterizar os processos de localização, ordenação temporal, padrões auditivos e detecção de tons de altas freqüências, procurando relações entre elas. MÉTODO: 32 ouvintes, paulistanos, escolares (quarta série), submetidos à avaliação simplificada do processamento auditivo, teste de padrão de duração, audiometria de alta freqüência. RESULTADOS: três (9,4%) indivíduos mostraram transtorno do processamento auditivo (TPA), e em um coexistiu o rebaixamento auditivo em altas freqüências. CONCLUSÃO: TPA associado à perda da sensibilidade auditiva em altas freqüências deve ser esclarecido em novas pesquisas.
2022-12-06T15:50:03Z
Ramos,Cristina Silveira Pereira,Liliane Desgualdo
Comunicação oral de laringectomizados com prótese traqueoesofágica: análise comparativa pré e pós-treino
TEMA: treinamento fonoaudiológico para pacientes laringectomizados totais com prótese traqueoesofágica. OBJETIVO: comparar a qualidade da comunicação oral de pacientes laringectomizados, com prótese traqueoesofágica antes e depois de treinamento fonoaudiológico. MÉTODO: foram analisadas amostras de voz e fala de 17 pacientes laringectomizados, antes e depois de treinamento de voz e fala. As amostras pré e pós-treino foram misturadas ao acaso e apresentadas a fonoaudiólogos para avaliação. RESULTADOS: observada melhora significativa (Teste da Binomial) no conjunto dos aspectos avaliados. CONCLUSÃO: pode-se considerar que o treino proposto melhorou os padrões de fala inclusive a melodia e do canto.
2022-12-06T15:50:03Z
Oliveira,Iára Bittante de Costa,Claudiney Candido Chagas,José Francisco Salles Rochetti,Elaine Cristina Gonçalves Oliveira,Luciane Otranto de
A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
TEMA: consciência fonológica e alfabetização. OBJETIVO: verificar a influência da terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização. MÉTODO: 46 crianças foram submetidas à avaliação da leitura e escrita de palavras e pseudopalavras e da consciência fonológica; o grupo experimental foi submetido à intervenção. RESULTADOS: a terapia interferiu positivamente no desempenho das crianças do grupo experimental (76,47%) nas tarefas de consciência fonológica e em relação ao seu desempenho em leitura e escrita e somente as crianças alfabetizadas conseguiram realizar as tarefas de consciência fonêmica. CONCLUSÃO: a terapia de consciência fonológica facilita a aquisição do código alfabético.
2022-12-06T15:50:03Z
Paula,Giovana Romero Mota,Helena Bolli Keske-Soares,Márcia
Gravidade do distúrbio fonológico: julgamento perceptivo e porcentagem de consoantes corretas
TEMA: distúrbio Fonológico. OBJETIVO: aplicar o índice de gravidade de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) e verificar a correlação entre este índice e o aplicado perceptivamente pelos juízes. MÉTODO: calculou-se o índice de gravidade PCC de 50 sujeitos diagnosticados com distúrbio fonológico, após 60 juízes ouviram as provas de fonologia de cada sujeito e julgaram perceptivamente a gravidade. RESULTADO: o índice PCC aplicado aos sujeitos obteve uma variação entre 40% e 98%, com uma classificação predominante da população nos graus leve e levemente moderado. CONCLUSÃO: existe correlação entre o julgamento perceptivo dos juizes e os valores do índice PCC.
2022-12-06T15:50:03Z
Wertzner,Haydée Fiszbein Amaro,Luciana Teramoto,Suzana Sumie
Evolução da consciência fonológica em alunos de ensino fundamental
TEMA: consciência fonológica em alunos de ensino fundamental. OBJETIVO: analisar evolução de consciência fonológica em alunos do ensino público fundamental após programa de estimulação fonoaudiológica. MÉTODO: foram selecionados 20 alunos com piores resultados na avaliação inicial de letramento. Foram analisadas as provas de consciência fonológica no início e final do programa de estimulação. RESULTADOS: a maioria dos sujeitos demonstrou noção de atividades de consciência fonológica. CONCLUSÃO: os alunos apresentaram evolução, sugerindo eficácia do programa.
2022-12-06T15:50:03Z
Cárnio,Maria Sílvia Santos,Daniele dos
O distúrbio específico de linguagem em adolescente: estudo longitudinal de um caso
TEMA: estudo longitudinal de um caso com Distúrbio Específico de Linguagem. OBJETIVO: descrever a evolução da linguagem oral e escrita de um adolescente ao longo de 13 anos de intervenção. MÉTODO: sujeito do sexo mausculino, 16 anos, segunda série do Ensino Médio, avaliado ao longo dos anos com procedimentos variados em linguagem e audição. RESULTADOS: ainda apresenta alterações na linguagem oral e escrita, mas que não comprometem mais a inteligibilidade em nenhum dos níveis. CONCLUSÃO: o sujeito estudado apresentou evolução significativa da linguagem ao longo do processo terapêutico. Contudo, corroborando os dados da literatura não houve superação do quadro.
2022-12-06T15:50:03Z
Befi-Lopes,Debora Maria Rodrigues,Amalia
Avaliação funcional da mímica na paralisia facial central por acidente cerebrovascular
TEMA:avaliação funcional da mímica facial de pacientes com paralisia facial central por acidente cerebrovascular. OBJETIVO: avaliar os aspectos funcionais da musculatura facial em pacientes com paralisia facial central após acidente cerebrovascular. MÉTODO: foram avaliados nove pacientes do Serviço de Neurologia. A avaliação enfocou movimentos espontâneos, reflexos e voluntários. RESULTADOS: todos os pacientes apresentaram movimentação voluntária e involuntária das pálpebras e testa, mas a movimentação dos lábios e de nariz estava prejudicada em ambos os movimentos, dependendo da localização e extensão da lesão. CONCLUSÃO: a sintomatologia da paralisia facial central, na qual se espera a paralisia da movimentação da parte inferior somente para os movimentos voluntários, ocorre na minoria dos pacientes.
2022-12-06T15:50:03Z
Calais,Lucila Leal Gomez,Maria Valéria Schmidt Goffi Bento,Ricardo Ferreira Comerlatti,Luiz Roberto
Macrossomia e habilidades auditivas: estudo comparativo
TEMA:macrossomia é o desvio positivo dos padrões de crescimento normal. OBJETIVO: devido à escassez de estudos das habilidades auditivas nas síndromes macrossômicas, este trabalho objetivou verificar e comparar o desempenho auditivo de dois pacientes e correlacioná-los aos achados complementares. MÉTODO: anamnese, avaliação audiológica, de linguagem, psicológica e de neuroimagem em dois sujeitos do gênero feminino, de oito e dezessete anos. RESULTADOS: sujeito I - normal, sujeito II - alterado. CONCLUSÃO: há uma crescente necessidade em investigar a neurofisiologia da audição nessa população, visto que estudos fonoaudiológicos poderiam propiciar o diagnóstico precoce, favorecendo o processo de intervenção.
2022-12-06T15:50:03Z
De Vitto,Luciana de Paula Maximino Abramides,Dagma Venturini Marques Campos,Carolina Ferreira Cruz,Mariana Sodário Feniman,Mariza Ribeiro Richieri-Costa,Antônio
Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar
TEMA: comunicação alternativa. OBJETIVO: avaliar a eficácia do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS) na comunicação de paralítico cerebral. MÉTODO: participou uma menina de 9a e 10m, com quadriplegia atetóide. Aplicou-se todas as fases do Pecs-Adaptado (Walter, 2000), usando figuras do PCS (Johnson, 1998), tendo como programa o currículo funcional (LeBlanc, 1991). Utilizou-se o delineamento experimental AB, tendo "o sujeito como seu próprio controle". RESULTADOS: a participante passou por todas as fases propostas e usou sua prancha de comunicação nas atividades curriculares escolares. CONCLUSÃO: o Pecs-Adaptado mostrou-se efetivo para melhorar as habilidades comunicativas e escolares da participante.
2022-12-06T15:50:03Z
Almeida,Maria Amélia Piza,Maria Helena Machado Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin
Reabilitação vocal em pacientes com doença de Parkinson: fatores interferentes
TEMA: reabilitação vocal de pacientes com doença de Parkinson idiopática. OBJETIVO: descrever os fatores interferentes na reabilitação vocal de cinco indivíduos com doença de Parkinson e apresentar as modificações na comunicação oral. MÉTODO: foram realizadas entrevistas e avaliações pré e pós-tratamento vocal pelo método Lee SilvermanVoice Treatment (LSVT<FONT FACE=Symbol>Ò</FONT>) RESULTADOS: observou-se melhora na articulação, intensidade e qualidade vocais, gerando satisfação em pacientes e família. CONCLUSÃO: a análise dos fatores que contribuíram ou dificultaram o processo terapêutico aponta os aspectos que devem ser levados em consideração para atingir resultados eficazes.
2022-12-06T15:50:03Z
Silveira,Denise Navarro Brasolotto,Alcione Ghedini
O ruído e sua interferência sobre estudantes em uma sala de aula: revisão de literatura
TEMA: a influência do ambiente acústico na aprendizagem. OBJETIVO: analisar alterações que podem ocorrer aos estudantes de uma escola que se encontre sob impacto de ruídos internos ou externos às suas instalações.Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre temas: processamento auditivo, percepção de fala, acústica em sala de aula, noções básicas de ruído. CONCLUSÃO: a escola se encontra sob forte impacto de ruídos diversos, que se tornam opositores invisíveis à aprendizagem, em um local onde a situação de escuta deveria ser muito privilegiada, e que os Fonoaudiólogos podem auxiliar uma equipe multidisciplinar no monitoramento destas áreas e na implantação de programas de conservação auditiva.
2022-12-06T15:50:03Z
Dreossi,Raquel Cecília Fischer Momensohn-Santos,Teresa
Artigo científico: do desafio à conquista
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2022-12-06T15:50:03Z
Bonatto,Maria Teresa Rosangela Lofredo Samczuk,Ingrid Bianchini
EDITORIAL
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2022-12-06T15:50:03Z
Andrade,Claudia Regina Furquim de
Emissões otoacústicas e sistema olivococlear medial: pacientes com zumbido sem perda auditiva
TEMA: zumbido. OBJETIVO: comparar os resultados das emissões otoacústicas transitório por estímulo (EOAT) e do funcionamento do sistema olivococlear medial, em indivíduos com sensibilidade auditiva normal, com e sem zumbido. MÉTODO: a casuística deste estudo foi composta por 60 sujeitos, com limiares tonais e medidas da imitância acústica dentro dos padrões da normalidade distribuídos em dois grupos: grupo um formado por 30 sujeitos com zumbido e grupo dois por 30 sujeitos sem zumbido, pareados por gênero e idade. Os dois grupos foram submetidos ao teste das EOAT com e sem ruído branco contralateral a 60dB NPS. Em 19 sujeitos que apresentavam zumbido unilateral comparou-se os resultados das EOAT e supressão em relação à variável lado, considerando-se o lado do zumbido. RESULTADOS: na comparação entre os grupos com e sem zumbido não houve diferença estatisticamente significante quanto à ocorrência das EOAT, à amplitude de resposta, e à ocorrência do efeito de supressão. Não se observou diferença estatisticamente significante entre as orelhas direita (OD) e esquerda (OE) no grupo com zumbido. Nos 19 sujeitos com zumbido unilateral, observou-se maior amplitude de resposta e maior ocorrência de supressão à direita e maior ocorrência de zumbido e menor ocorrência de supressão à esquerda. CONCLUSÃO: não houve diferença estatisticamente significante tanto na ocorrência e amplitude de respostas das EOAT quanto no funcionamento do sistema olivococlear medial entre os sujeitos, com sensibilidade auditiva normal, com e sem zumbido. Nos sujeitos que apresentaram zumbido unilateral, observou-se que a amplitude geral das EOAT foi maior na orelha sem zumbido e que o sistema olivococlear medial foi menos eficiente na orelha com zumbido de forma estatisticamente significante.
2022-12-06T15:50:03Z
Mor,Rita Azevedo,Marisa Frasson de
Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais
TEMA: a mordida aberta é uma anomalia complexa e de difícil tratamento. Comumente são vistos resultados insatisfatórios e a recidiva de tratamento na clínica ortodôntica. OBJETIVO: associar disfunções orofaciais e hábitos orais deletérios à mordida aberta anterior, reunindo evidências que colaborem para o melhor entendimento da etiologia e do desenvolvimento da mordida aberta anterior e sua potencial associação a alterações miofuncionais na amostra estudada. MÉTODO: estudo exploratório, derivando medidas de associação entre as condições clínicas, hábitos de sucção e alterações miofuncionais de 130 escolares. Estudo realizado em duas etapas, sendo a primeira a devolução de um questionário remetido ao responsável sobre hábitos bucais e a segunda caracterizada pelo exame clínico odontológico e fonoaudiológico dos menores autorizados. RESULTADOS: na amostra, o padrão de má-oclusão mais prevalente foi a mordida aberta anterior, que se associou com o padrão de crescimento vertical da face (risco relativo 3,12; intervalo de confiança 1,20 - 9,90) e com a classe II de Angle (p-valor = 0,01). Associação entre a mordida aberta anterior e interposição lingual (RR 2,44; IC 1,13 - 5,27). O mesmo não foi verificado para as deficiências na fonoarticulação (RR = 0,80; IC 0,20 - 2,30). CONCLUSÃO: há uma correlação etiológica da mordida aberta anterior com hábitos orais deletérios e algumas alterações das funções orofaciais. Foi identificada associação entre o histórico de hábitos parafuncionais e a ocorrência de interposição lingual em deglutição e a deficiência fonoarticulatória. É notória a necessidade da interação entre ortodontistas e fonoaudiólogos no atendimento integral do paciente portador de mordida aberta. Ressalta-se o papel reabilitador da terapia fonoaudiológica, através da terapia miofuncional oral, enfatizando o posicionamento da língua durante a deglutição, a fala e quando em posição habitual.
2022-12-06T15:50:03Z
Maciel,Cristina Tostes Vieira Leite,Isabel Cristina Gonçalves
Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
TEMA: o zumbido pode provocar muitos prejuízos na qualidade de vida dos pacientes. A avaliação de quanto a qualidade de vida é prejudicada pelo zumbido pode ser útil para o melhor conhecimento do paciente em relação às limitações impostas por este sintoma, a programação terapêutica e a verificação da eficácia terapêutica, quando aplicado antes e após o tratamento. OBJETIVO: adaptar culturalmente o Tinnitus Handicap Inventory (THI) para aplicação na população brasileira e avaliar a sua reprodutibilidade. MÉTODO: a adaptação cultural do THI (Newman et al., 1996) seguiu as etapas indicadas por Guillemin et al. (1993), que incluem a tradução do idioma Inglês para o Português, adaptação lingüística e revisão das equivalências gramatical e idiomática. Realizou-se, também, a avaliação das reprodutibilidades inter e intra-pesquisadores deste questionário. Participaram 30 pacientes com zumbido, dos sexos feminino 19 (63,3%) ou masculino 11 (36,7%), com idade entre 39 e 79 anos (média 56,8 anos), encaminhados a partir de ambulatório específico em otoneurologia. RESULTADOS: o THI foi adaptado para ser aplicado na população brasileira, denominado THI Brasileiro. Não houve diferença estatisticamente significante quanto à reprodutibilidade inter-pesquisadores nos resultados obtidos à aplicação da versão brasileira deste questionário, bem como da reprodutibilidade intra-pesquisadores. Verificou-se prejuízo da qualidade de vida em relação aos aspectos emocionais, funcionais e/ou catastróficos em todos os pacientes avaliados. CONCLUSÃO: o THI foi traduzido e adaptado culturalmente para ser aplicado na população brasileira, mostrando-se um instrumento confiável para verificação do prejuízo causado pelo zumbido na qualidade de vida.
2022-12-06T15:50:03Z
Ferreira,Paula Érika Alves Cunha,Fabiana Onishi,Ektor Tsuneo Branco-Barreiro,Fátima Cristina Alves Ganança,Fernando Freitas