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Adolescência, sexualidade e mídia: uma breve revisão da literatura nacional e internacional
Este trabalho teve como objetivo identificar a produção existente acerca dos temas adolescência, sexualidade e mídia. Para tanto foram realizados levantamentos em bases de dados internacionais e nacionais, utilizando termos descritores relacionados ao assunto. Nas referências encontradas foram identificados os temas mais investigados por seus autores, estando entre eles: papel informativo da mídia, o conteúdo sexual veiculado pela mídia, sua influência na sexualidade do adolescente e relação entre mídia e a preservação do paradigma dominante. Os veículos midiáticos mais explorados nos estudos são a televisão e as revistas. Foi possível também identificar autores de relevância, tanto no âmbito nacional quanto internacional, bem como livros e periódicos de referência na área. Constatou-se a exígua produção acerca desta temática, principalmente quando comparado ao número de trabalhos abordando os temas adolescência e sexualidade, em especial em âmbito nacional.
2022-12-06T15:50:15Z
Miguel,Raquel de Barros Pinto Toneli,Maria Juracy Filgueiras
Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
Participaram do estudo 180 adolescentes (90M e 90F) com idades variando entre 15 e 17 anos, alunos do ensino médio, pertencentes a diferentes classes sociais. Foram comparados gêneros e classes sócio-econômicas a respeito dos valores de beleza e de inteligência que adolescentes atribuem a si próprios e, numa situação hipotética e de forma mutuamente exclusiva, qual desses atributos foram mais valorizados para si mesmos e para possíveis parceiros. Os resultados mostraram que os rapazes de classe alta atribuíram-se maiores notas de inteligência. Adolescentes de ambos sexos pertencentes à classe baixa gostariam de possuir um maior nível de inteligência em detrimento da beleza, enquanto que adolescentes de classe alta preferem o equilíbrio entre beleza e inteligência. As moças valorizam mais a inteligência em seus parceiros que os rapazes, os quais valorizam mais a beleza em suas parceiras.
2022-12-06T15:50:15Z
Gomes,Gizelle Regina Caramaschi,Sandro
O bebê imaginado na gestação: aspectos teóricos e empíricos
Com base na literatura, discute-se neste artigo a construção do bebê imaginado feita pela mãe durante a gestação. São apresentados relatos de quatro gestantes que no início do estudo se encontravam no terceiro trimestre gestacional. Elas foram entrevistadas, no final da gestação e no terceiro e oitavo mês de vida do bebê. Nestas entrevistas abordavam-se os sentimentos e expectativas sobre a maternidade e sobre o bebê. A partir da teorização psicanalítica analisaram-se os relatos das gestantes sobre o bebê imaginado no qual a mãe investe a sua libido no intuito de constituir espaço subjetivo para receber o bebê da realidade. A partir deste estudo sugere-se que o bebê imaginado tem um importante impacto para a futura interação mãe-bebê.
2022-12-06T15:50:15Z
Ferrari,Andrea Gabriela Piccinini,Cesar A. Lopes,Rita Sobreira
Um estudo do nicho de desenvolvimento de um grupo de crianças em uma comunidade rural
Este trabalho adota uma perspectiva de desenvolvimento situado no contexto, empregando a noção de nicho de desenvolvimento, definido a partir de três subsistemas: ambiente físico e social, práticas de cuidado e psicologia dos cuidadores. Seu objetivo foi investigar as idéias e práticas de um grupo de mães e o ambiente físico e social que elas propiciam a seus filhos, em uma comunidade rural do Estado do Rio de Janeiro. Seis mães foram observadas com seus bebês em suas casas, e preencheram um inventário específico. A idade das mães variou de 19 a 32 anos e seu nível educacional de fundamental a médio. Os bebês tinham entre 1 e 21 meses. Em geral, os resultados sugerem, como previsto pelo modelo, uma interação entre os componentes do nicho. Explicitam, também, concepções de maternidade e desenvolvimento reveladas pelos membros dessa comunidade, e permitem considerações sobre o nicho de desenvolvimento das crianças estudadas.
2022-12-06T15:50:15Z
Ruela,Sanya Franco Moura,Maria Lucia Seidl de
A relação entre a brincadeira de faz-de conta e o desenvolvimento de habilidades na aquisição de uma teoria da mente
Neste artigo estuda-se a relação entre algumas operações básicas no desenvolvimento de uma teoria da mente, como ferramenta de interação, e habilidades que baseiam a brincadeira de faz-de-conta. Entende-se por teoria da mente o conjunto de habilidades que permitem à criança compreender, fazer referências e considerar estados mentais próprios e dos outros e diferenciá-los, operando socialmente a partir desta compreensão. Por brincadeira de faz-de-conta entende-se um setting de ação lúdica em que a criança opera num domínio imaginário, que não se limita nem corresponde à realidade concreta. Com base em alguns pressupostos já abordados na literatura sobre a relação entre o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas e a aquisição uma teoria da mente, discute-se a observação e analise de uma interação comunicativa entre uma criança (3,9 anos) e sua mãe. Evidencia-se que os jogos de faz-de-conta constituem-se como setting para a flexibilização do pensamento e surgimento de habilidades primordiais no desenvolvimento de uma teoria da mente.
2022-12-06T15:50:15Z
Alves,Ana Claudia da Silva Dias,Maria das Graças Bompastor Borges Sobral,Avany Bernardino Corrêa
"Crianças 'impossíveis': quem as quer, quem se importa com elas?"
Este artigo articula a prática clínica com a teoria winnicottiana sobre comportamento anti-social. Entendendo o ato anti-social como um pedido de socorro e implicitamente uma esperança de ser esse pedido atendido por quem o percebe, analisamos o caso de uma criança com queixa de agressividade extrema e falta de limites a partir desse prisma. Winnicott postula que a base da tendência anti-social resulta de uma experiência inicial boa que foi perdida e o aspecto essencial desta é a criança ter alcançado a capacidade de perceber que a causa do desastre foi devido à falha do ambiente. Cabe ao terapeuta, nesses casos, sobreviver às investidas da criança e reconstruir com ela ritmo, fidedignidade e confiança - sentimentos perdidos por ela ao longo desse processo de desapossamento.
2022-12-06T15:50:15Z
Maia,Maria Vitória Campos Mamede Zamora,Maria Helena Rodrigues Navas Vilhena,Junia de Bittencourt,Maria Inês
Concepções e práticas sócio-educativas promotoras de autonomia no ensino fundamental
A pesquisa investigou relações entre práticas sócio-educativas e desenvolvimento da autonomia, avaliando níveis de entendimento inter-pessoal segundo Selman. A coleta de dados conduzida em duas escolas, uma particular e outra pública, utilizou observação naturalística e um questionário semi-estruturado, aplicados a docentes e a alunos de ensino fundamental. Na escola particular os resultados indicam: maior homogeneidade de níveis no entendimento inter-pessoal dos alunos, relacionados a concepções e às práticas sócio-educativas dos docentes e maior equilíbrio entre as estratégias de negociação e experiências inter-pessoais compartilhadas. Na escola pública houve maior colaboração entre as crianças. Nas duas escolas, a concepção docente sobre suas práticas foi positiva com atribuição elevada ao ensino de valores morais, porém com justificativas ainda unilaterais. Níveis superiores de adoção de perspectiva social correlacionaram-se inversamente com a freqüência de pronunciamentos coercitivos e heterônomos. Os dados confirmam a importância do desenvolvimento da autonomia discente na escola condicionada a intervenções de professores.
2022-12-06T15:50:15Z
Sônego,Roselaine Vieira Zamberlan,Maria Aparecida Trevisan
Práticas de educação: relato de mães usuárias de um serviço público de saúde
Este estudo investigou as práticas educativas maternas a partir do relato oral de mães de crianças até 12 anos, obtido por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas. Objetivou-se identificar as dificuldades enfrentadas na educação dos filhos e as práticas educativas maternas. Os relatos maternos foram submetidos à análise de conteúdo temática categorial, e revelaram que as dificuldades apontadas foram o ciúme e os conflitos relacionados às regras familiares. As práticas educativas maternas observadas foram as estratégias indutivas; de distração; de evitação dos conflitos e as de força coercitiva. Os parâmetros para o uso dessas estratégias foram as influências familiares, as experiências com o primeiro filho e a busca pela melhor maneira de agir. Constatou-se a atribuição de importância a estes parâmetros para a qualificação do cuidado parental, contudo as mães relataram fazer uso de estratégias de força coercitiva, caracterizando situações de violência física e/ou psicológica nas relações com os filhos.
2022-12-06T15:50:15Z
Oliveira,Débora Silva de Rabuske,Michelli Moroni Arpini,Dorian Mônica
Avaliação da eficácia adaptativa de mulheres e homens inseridos num programa de fertilização in vitro
Objetivo: avaliar a eficácia adaptativa de homens e mulheres inseridos em programa de fertilização in vitro (PFIV). Método: Foram avaliados 57 casais inférteis, de Centro de Reprodução Humana, no período de março a outubro de 2002. Questionário foi empregado para avaliar os dados sócio-demográficos. A Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO) foi utilizada para o diagnóstico da adaptação. Para a análise estatística foram utilizados os testes T Student e Qui-quadrado. Adotou-se nível de significância de 5%. Resultados: apesar das dificuldades, homens apresentaram melhor adaptação do que as mulheres, segundo itens da EDAO. No diagnóstico, 64.9% dos homens e 52.6% das mulheres foram classificados nos grupos "Adaptação Ineficaz Leve" e "Adaptação Ineficaz Severa", respectivamente (p=0.000). Verificou-se que 20.2 % dos sujeitos estavam em crise, sendo 8,8 % dos homens e 31,6 % das mulheres (p=0.002). Concluiu-se que os homens possuíam melhor eficácia adaptativa em relação às mulheres durante PFIV. Sugere-se acompanhamento psicológico preventivo e intervenções específicas, para os momentos de crise.
2022-12-06T15:50:15Z
Corrêa,Káthia Regina Ferreira D'Campos Vizzotto,Marília Martins Cury,Alexandre Faisal
Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
É o objetivo principal do artigo focalizar características sócio-emocionais do superdotado. Nota-se que essa dimensão, apesar de sua importância, vem recebendo menor atenção dos estudiosos da área do que habilidades cognitivas e necessidades educacionais do superdotado. Entre outros aspectos, a assincronia entre distintas dimensões do desenvolvimento, o perfeccionismo, a hipersensibilidade, o subrendimento são discutidos, apresentando-se fatores a eles associados bem como estudos nos quais distintas características sócio-emocionais do superdotado foram investigadas. O artigo finaliza apontando a necessidade de orientação ao superdotado e a sua família e de um sistema educacional que reconheça e atenda as necessidades desse aluno nas distintas esferas - intelectual, social e emocional.
2022-12-06T15:50:15Z
Alencar,Eunice M. L. Soriano de
Mascaras da violência: fendas na relação especular
À luz de um caso clínico, o clássico caso das irmãs Papin, a violência - suportada pela ilusão de onipotência - na trajetória constitutiva da subjetividade, foi sumariamente discutida. Tomamos como fundamento para essa discussão, algumas idéias lacanianas, no que trata da relação especular. Nesse sentido, apontou-se para um confronto entre o efeito de espelho e o efeito de corte, confronto que seria constitutivo da subjetividade e que fora realçado pela via do fracasso, através do caso focalizado, mostrando, com maior nitidez, uma dimensão singular da violência.
2022-12-06T15:50:15Z
Guerra,Alba Gomes Carvalho,Glória Maria Monteiro de
Uma análise das duas revoluções cognitivas
Desde os anos cinqüenta, o enfoque cognitivo tem assumido um papel fundamental na pesquisa psicológica. Revolução Cognitiva é a designação do movimento intelectual que iniciou uma nova área de estudos conhecida como ciência cognitiva. De outra forma, um novo movimento chamado de segunda revolução cognitiva enfatiza a importância das práticas discursivas para os processos mentais humanos. O principal objetivo deste trabalho é caracterizar e comparar as duas revoluções cognitivas. Com base numa revisão da literatura e em uma discussão histórica sobre ambos movimentos, os autores consideram o impacto da primeira revolução cognitiva, bem como as limitações da segunda revolução cognitiva. O propósito desta análise não é contestar a importância dos enfoques discursivos e construtivistas. Em contrapartida, os autores afirmam que tais processos são insuficientes para caracterizar uma segunda revolução no âmbito das ciências cognitivas.
2022-12-06T15:50:15Z
Vasconcellos,Silvio José Lemos Vasconcellos,Cristiane Teresinha de Deus Virgili
Reich e o movimento de higiene mental
Este estudo visa investigar se a atuação do psicanalista dissidente Wilhelm Reich no cenário científico-cultural da primeira metade do século passado permite associá-lo ao movimento de higiene mental. A fim de cumprirmos tal objetivo, duas direções de pesquisa foram assumidas. A primeira envolveu escritos sobre as origens e as orientações definidoras da moderna saúde pública, do higienismo e, em especial, do movimento de higiene mental. A segunda diz respeito a um levantamento na obra reichiana - artigos, livros, capítulos de livros, cartas e entrevistas - de forma a observar: a) referências diretas ao movimento de higiene mental; b) análises ou relatos de ações do autor vinculadas a esse movimento; c) uso de linguagem característica de tal movimento. Como conclusão, foram formuladas linhas de entendimento sobre a participação de Reich no cenário científico-cultural da primeira metade do século passado, no que tange à associação desse autor com o movimento de higiene mental.
2022-12-06T15:50:15Z
Albertini,Paulo Siqueira,Flávia Zanni Tomé,Luciano Aparecido Machado,Tânia Lisboa
Agenciamentos coletivos de enunciação em o homem que copiava
Neste artigo, procedemos ao debate do conceito de produção de subjetividade segundo formulação de Guattari (1985). Com base numa leitura do filme O homem que copiava, de Jorge Furtado, argumentamos a favor de uma abordagem que privilegie os agenciamentos coletivos de enunciação, em substituição à concepção de um sujeito individualizado da enunciação. Para tal fim, partimos da articulação entre saber e poder, numa ótica foucaultiana, para, a seguir, tematizar a distância entre cópia e invenção; finalmente, o debate se centra na questão da subjetividade, enfatizando-se o que denominamos "técnica de mosaico", a qual deverá corresponder à fragmentação do sujeito como alternativa a uma ótica que privilegie um modelo de sujeito cartesiano.
2022-12-06T15:50:15Z
Rocha,Décio
Análise dos itens do mayer-salovey-caruso emotional intelligence test: escalas da área estratégica
O presente estudo objetivou analisar os itens da Área Estratégica do Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intellligence Test - MSCEIT, a fim de investigar a consistência interna dos sub-testes, a correlação item-total e a correção das respostas dos itens do instrumento. Para tanto, fizeram parte deste estudo 522 participantes com idade média de 23,78, tendo variado entre 16 e 65 anos (DP = 7,543). Dentre esses, 281 (F=53,3%) eram do sexo feminino e 238 (F=45,2%) do masculino. A aplicação do instrumento se deu de forma coletiva, tendo sido realizada por diferentes aplicadores, treinados para a tarefa, e foi realizada em universidades e empresas do interior do estado de São Paulo, com duração média de 45 minutos. Os resultados indicaram que no geral, os sub-testes apresentaram níveis de consistência interna aceitáveis considerando os padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, embora alguns problemas tenham sido encontrados; e que o método de correção por consenso, de alguma forma, dificulta a criação de itens difíceis.
2022-12-06T15:50:15Z
Noronha,Ana Paula Porto Primi,Ricardo Freitas,Fernanda Andrade de Dantas,Marilda Aparecida
I'implication personnelle: un outil psychosocial pour comprendre le lien population-objet
Le but de cet article est de présenter l'implication personnelle en tant qu'outil permettant une meilleure compréhension des relations entre un objet et une population. Dans cette étude, nous avons pris en compte deux variables indépendantes : la nationalité Brésilienne ou Française) et la religion (catholique ou sans religion). La mesure utilisée a été l'implication des participants par rapport à un objet fictif (une distribution de repas effectuée par l'Eglise). Les résultats indiquent que nos deux variables indépendantes (appartenance nationale et religieuse) n'ont pas le même effet sur chacune des dimensions de l'implication (la proximité, la valorisation de l'objet et la possibilité perçue d'action). Au vu de ces résultats, on a discuté l'intérêt de cette mesure pour une meilleure compréhension des phénomènes sociaux.
2022-12-06T15:50:15Z
Gurrieri,Chloé Wolter,Rafael Pecly Sorribas,Estelle
Psicologia, educação e a formação da personalidade humana
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Toledo,Cézar de Alencar Arnaut de Barboza,Marcos Ayres
A formação do psicólogo
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Boarini,Maria Lucia
El fenómeno del acoso laboral entre los trabajadores de la universidad
El objetivo del artículo es realizar una descripción del fenómemo mobbing -acoso laboral- en el contexto de la universidad. Los trabajos realizadossobre este problema no son muy prolíficos lo que puede explicar la gran dificultad para caracterizar el fenómeno en el ámbito universitario. En el presente trabajo presentamos los niveles de incidencia del acoso laboral entre la población universitaria, los tipos de acoso más frecuentes y los efectos producidos en las víctimas, con la finalidad de caracterizar y definir el problema. Al mismo tiempo, intentamos conocer la influencia de determinadas variables como la edad, género y tiempo de victimización. En este sentido, y de acuerdo con otros estudios realizados, encontramos diferencias estadísticas en función del género de las víctimas. Del mismo modo, los resultados apuntan que la frecuencia y duración del acoso laboral afectan negativamente a las víctimas provocando un empeoramiento de los efectos derivados del acoso.
2022-12-06T15:50:15Z
Justicia,Fernando Justicia Benítez Muñoz,Juan L. Fernández de Haro,Eduardo Berbén,Ana G.
Dispositivos de transformação do sofrimento em adoecimento numa empresa
O dispositivo como mecanismo institucional alcança nova ordem e disposição para atingir um fim. Identificamos instrumentos transformadores do sofrimento em adoecimento. Entrevistamos trabalhadores, gestores e profissionais da saúde do setor de serviços, em Belo Horizonte. O mascaramento do sofrimento, a sustentação e regulação da morbidade e a construção da identidade de doente constituíram alguns dispositivos. Esses mecanismos articulavam-se com o desenvolvimento das neurociências. O sentido clássico da cura é substituído pela psiquiatrização, através de uma interpretação individualizante e medicalização abusiva. Concluiu-se que esses instrumentos inseriam-se na transição das "sociedades disciplinares" para as "de controle". Os dispositivos utilizados na gestão do trabalho, embora permitissem avanços profissionais, agudizavam o controle sobre o corpo, o domínio dos espaços da vida privada e a culpabilização dos trabalhadores pelo processo saúde-doença-cuidado, favorecendo a transformação do sofrimento em adoecimento.
2022-12-06T15:50:15Z
Brant,Luiz Carlos Minayo-Gómez,Carlos