RCAAP Repository

Sofrimento psíquico em trabalhadores de enfermagem de uma unidade de oncologia

Esta pesquisa focalizou a realidade de trabalho de técnicos de enfermagem do setor de oncologia de um hospital de Vitória - ES. A nossa hipótese foi que o cenário de múltiplas demandas - com profissionais que vivenciam uma expectativa constante de situações de emergência e de concentração de pacientes graves, sujeitos a internações prolongadas, isolamento e mudanças súbitas no estado geral - contribui para a criação de um ambiente de trabalho que gera sofrimento psíquico no trabalhador. Para a coleta dos dados utilizamos a técnica de observação participante e entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados segundo metodologia qualitativa. Os resultados encontrados indicam que estes fatores combinados contribuem para a criação de um ambiente de trabalho que se caracteriza como estressante e gerador de uma atmosfera emocional comprometida, evidenciando a necessidade de se criarem espaços onde se possa falar dos mais variados sentimentos que decorrem da rotina de trabalho e causam sofrimento psíquico.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Avellar,Luziane Zacché Iglesias,Alexandra Valverde,Priscila Fernandes

Os sentidos do trabalho de limpeza e conservação

À luz da perspectiva histórico-dialética, este artigo busca refletir sobre alguns sentidos de ser trabalhadora do setor de limpeza e conservação em uma empresa prestadora de serviços. O método de análise é progressivo-regressivo, destacando a objetivação das subjetividades e resgatando a particularidade no universal, numa dimensão que envolve passado, presente e futuro. Na gênese da busca desta profissão está, a necessidade econômica aliada à baixa escolaridade. Nos sentidos cotidianamente atribuídos ao trabalho destacaram-se aspectos desvalorizantes, contudo este demonstrou ser importante e central na vida destas mulheres. Sua positividade esteve associada ao sentido de "ser trabalhadora", ou seja, possuir um emprego amparado pela legislação trabalhista, deste prover o sustento familiar, e também, pelo trabalho propiciar contatos sociais extradomésticos amistosos. Quanto à dimensão de futuro, esta profissão foi sentida como pouco atrativa, e a mudança de emprego ocorre, na maioria dos casos, se surgir outra possibilidade de inserção profissional.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Diogo,Maria Fernanda

Redefinindo o significado da atividade profissional para as mulheres: o caso das pequenas empresárias

Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo que investigou como pequenas empresárias do Estado do Rio de Janeiro percebem a atividade profissional, a maternidade e a conciliação trabalho-família. Nossos resultados apontam para o fato de que, se antes a maternidade definia a vida da mulher, agora, apesar de ser vista como essencial para a completa realização da mulher, ela parece já não ser suficiente para sua plena satisfação pessoal. Desenvolver uma atividade profissional é, para elas, não apenas fonte de sustento, mas, em especial, algo extremamente importante em suas vidas, e que se fez presente, inclusive, nos projetos e planos por elas traçados. Assim, estas duas esferas de atuação, a família e o trabalho, que, num primeiro momento, parecem mutuamente excludentes, acabam por ser vividas e assumidas concomitantemente no cotidiano, o que traz conseqüências importantes para a vida da mulher atual.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Losada,Beatriz Lucas Rocha-Coutinho,Maria Lúcia

The systemic family assessment system: its validity with asthmatic children and their families

The construct and concurrent validity of the Systemic Family Assessment (SFA) system was tested. Participants were 11 asthmatic and 14 healthy Brazilian children (aged 5 to 9) along with their intact families. Measures included the SFA, the Family Colored Drawing Test with children (FCDT), and a semi-structured interview with parents (PI). Comparisons between families of asthmatic and healthy children yielded significant differences for all family dimensions of the SFA. The most affected dimensions for families of asthmatic children were the individuation process within the family, family conflicts, family integration and cohesion, roles, and quality of leadership within the family. Significative correlation between the SFA and the two independent measures were found. Results support the construct and concurrent validity of the SFA.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Peçanha,Dóris Lieth Lacharité,Carl

A constituição do sujeito na psicanálise lacaniana: impasses na separação

Este trabalho consiste em uma pesquisa teórica a respeito da constituição do sujeito no âmbito da psicanálise lacaniana. A vertente clínica que motiva esta pesquisa é o atendimento de crianças com problemas graves (psicose, autismo, deficiência mental, etc.) e suas mães, e das dificuldades encontradas num momento privilegiado de seu tratamento, em que ocorreria a separação estrutural entre ambas. Há dois modos pelos quais se constitui o sujeito: segundo o Estádio do Espelho e segundo a topologia da alienação e separação. Ambos são apresentados. Ao explicar a alienação, o estudo enfoca o surgimento do sujeito no inconsciente, distinto do eu, que é essencialmente imaginário. Este surgimento é apresentado de acordo com a leitura lacaniana do cogito ergo sum de Descartes. Os impasses encontrados na clínica quando da separação - especialmente o surgimento de sintomas físicos na mãe - são considerados e analisados à luz das teorias vigentes.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Bruder,Maria Cristina Ricotta Brauer,Jussara Falek

A trofolaxes grupal: transtornos narcísicos e reconstruções vinculares

O presente trabalho apresenta um conceito derivado da Biologia do Conhecimento aplicado metaforicamente aos grupos humanos. Trofolaxes denomina o processo de comunicação química utilizado por determinados animais, os insetos sociais, para comunicar uns aos outros as necessidades de sua comunidade, seja em termos de defesa, seja de alimentação ou de reprodução. Aplicada aos grupos, a noção de trofolaxes permite entender determinados mecanismos de regulação grupal pelos quais, através principalmente da linguagem, os indivíduos conseguem produzir a identidade grupal, as fronteiras delimitadoras do grupo e os elementos da dinâmica que possibilitam as interações interindividuais. Se aos insetos, a trofolaxes permite a comunicação, as alterações ontogenéticas e a adaptação filogenética, para os grupos humanos, a trofolaxes simbólica implica na possibilidade da geração da ontogênese específica das distintas psiques, necessárias ao convívio humano.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ávila,Lazslo Antonio

Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural

A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Tuleski,Silvana Calvo Eidt,Nadia Mara

Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho

A qualidade das relações estabelecidas na escola de educação infantil pode afetar o aprendizado. O objetivo do estudo foi investigar associações entre comportamento e desempenho nesse contexto, levando em conta o sexo da criança. Participaram 68 meninos e 65 meninas, com idades entre 5 e 7 anos, alunos de escolas públicas. Os professores responderam a uma escala avaliando a relação do aluno com a tarefa, os colegas e o professor. O desempenho foi avaliado por meio de uma sondagem de leitura e escrita. De acordo com os resultados, os professores avaliaram o comportamento das meninas mais positivamente. Para ambos os sexos, comportamentos nos três domínios - relação com a tarefa, com os colegas e o professor, nesta ordem - correlacionaram-se com medidas de desempenho. O desempenho escolar foi mais fortemente associado aos comportamentos interpessoais no grupo masculino. Discutem-se possíveis explicações para a maior vulnerabilidade dos meninos a dificuldades relacionais sugerida pelos resultados.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Gardinal,Elaine Cristina Marturano,Edna Maria

A construção do sujeito narrador: pensamento discursivo na etapa personalista

A narrativa é uma forma de pensamento discursivo que permite à criança pré-escolar construir progressivamente um sentido de si própria, enquanto se situa num mundo de relações e práticas sociais. Neste trabalho, conceitos de Wallon sobre o desenvolvimento e a linguagem na etapa personalista são utilizados como base teórica para discutir as contribuições de estudos sociointeracionistas contemporâneos sobre narrativas. O estudo do desenvolvimento da narrativa possibilita acompanhar o processo de incorporação, pela criança, de elementos dos outros e da cultura, ao mesmo tempo em que ela se diferencia como indivíduo, colocando-se como narradora e avaliando aquilo que conta. A apropriação de formas convencionais de contar histórias contribui para a organização e sofisticação do pensamento discursivo e da imaginação criadora, possibilitando que a criança desenvolva recursos cognitivos e afetivos para interagir com um mundo multidimensional, complexo e em constante processo de mudança.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Smith,Vivian Hamann Sperb,Tânia Mara

O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico

O presente trabalho teve por objetivo investigar, em um contexto psicogenético, as possibilidades de um jogo de regras ser introduzido no diagnóstico psicopedagógico, a fim de avaliar a construção da noção de classificação. Participaram dessa pesquisa 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 4 e 17 anos, que cursavam a Educação Infantil (Jardim II e Pré-primário) e Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries) de duas escolas públicas, sendo 10 de cada nível evolutivo: coleção figural, coleção não-figural, inclusão hierárquica de classe e raciocínio combinatório. Foram aplicadas as provas de classificação espontânea, inclusão hierárquica de classes e combinação de fichas de várias cores e, quatro partidas com o jogo "Descubra o Animal". Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo utilizado foi eficaz para auxiliar no diagnóstico psicopedagógico da noção de classificação.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Dell' Agli,Betânia Alves Veiga Brenelli,Rosely Palermo

Vinte anos do MST: a psicologia nesta história

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completou vinte anos em 2004. Ao longo de sua existência vem despertando o interesse de pesquisadores de diversas áreas, principalmente da Educação e da Sociologia. No entanto, ainda existem poucos trabalhos na Psicologia sobre o MST. Mapear a produção científica geral sobre o MST e analisar a produção específica da Psicologia sobre esta temática é o que se propôs esta pesquisa. Com esse objetivo, foi realizada uma busca online no banco de teses da Capes, abrangendo o período de 1987 a 2004. Todos os resumos encontrados foram impressos e categorizados. Através dos resumos foram identificadas as teses e dissertações desenvolvidas em programas de pós-graduação em Psicologia, as quais, por sua vez, foram lidas em sua totalidade, buscando-se identificar as questões orientadoras, principais resultados e conclusões das pesquisas. Destaca-se a necessidade de estudos sobre a infância, desterritorialização e sofrimento psíquico e saúde mental no campo.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Domingues,Eliane

A questão social da terra como desafio para a psicologia

O artigo discute os processos de problematização da questão social da terra na sociedade brasileira, de forma a questionar seus desdobramentos atuais para os estudos em Psicologia. A partir da noção de "espaço de coexistência", o autor elabora uma reflexão que objetiva identificar oposições conceituais concernentes à análise da questão social da terra e suas implicações para o entendimento das modernas lutas sociais, no campo. Nesse contexto, indica perspectivas para pensar os modelos de racionalidade e subjetividade em disputa nesses processos e os desafios epistemológicos e metodológicos que se colocam para a atuação dos psicólogos.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Lopes,José Rogério

"Fazem um PSF lá de cima...": a case study

O presente trabalho objetiva mapear a implantação da mais recente unidade do Programa Saúde da Família de um bairro da periferia de Natal, aprofundando-se nos problemas e dificuldades identificados junto aos membros das quatro equipes que a conformam. Por meio da observação participante, do diálogo direto e de grupos focais com os membros das equipes, tem sido possível a criação de um espaço de construção conjunta de conhecimentos. Orientadas pela perspectiva da Psicologia Social, entendida como uma ferramenta de reflexão crítica e principalmente autocrítica sobre o universo simbólico que permeia as práticas de saúde, mostraremos e discutiremos ações e posicionamentos que são verdadeiros dilemas no dia-a-dia, tentando destacar a teia de interdependências envolvida. Esperamos contribuir para uma melhor compreensão da complexidade que envolve a atenção primária à saúde no Brasil, bem como propiciar possibilidades de formas de ação diferenciadas nesse campo.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Traverso-Yépez,Martha Bernardino,Jhoseanne Magalhães Gomes,Lílian Oliveira

Psicoterapia e bioética: aproximando conceitos, aperfeiçoando práticas

O presente artigo traz alguns questionamentos sobre a aproximação entre Psicologia, psicoterapia, formação e Bioética. Esta discussão surge por esta última disciplina estar em evidência nos tempos atuais, em virtude dos avanços tecnológicos da ciência como um todo. Desta forma, considera-se pertinente falar em Bioética em todas as especialidades que, de algum forma, têm o ser humano como centro. A Psicologia, por trabalhar com pessoas, representa uma especialidade capaz de concorrer grandemente para a solução dos dilemas encontrados na Bioética e contribuir com essa área do saber. A partir daí, da mesma forma, procura-se entender como os princípios bioéticos podem ser transpostos para o processo psicoterapêutico. O artigo propõe reflexões sobre questões como dilemas éticos que podem surgir no trabalho do psicólogo, o uso do Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) no processo psicoterápico, a formação profissional e outras. Pretende-se, no artigo, tornar presentes alguns questionamentos pouco trabalhados, fazendo uma contribuição reflexiva, mas não determinante.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ludwig,Martha Wallig Brusius Redivo,Luciana Balestrin Jorge,Hericka Zogbi Müller,Marisa Campio

O tratamento odontológico como gerador de ansiedade

A situação de tratamento odontológico é potencialmente ansiogênica para todos os envolvidos. Do ponto de vista do paciente, aspectos clínicos - em especial os invasivos, tais como a injeção da anestesia - e aspectos relacionados aos comportamentos do profissional podem gerar ansiedade e respostas de esquiva ao tratamento. Para o cirurgião-dentista, a necessidade de lidar com a ansiedade do paciente, que requer, muitas vezes, estratégias diferenciadas de manejo do comportamento, além de toda a exigência pela perfeição técnica e atualização de conhecimentos clínicos, pode tornar estressante sua rotina de trabalho. A situação se agrava na medida em que a formação do profissional de odontologia seja deficiente na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a relação profissional-paciente e estratégias de manejo de comportamentos.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Possobon,Rosana de Fátima Carrascoza,Karina Camillo Moraes,Antonio Bento Alves de Costa Jr,Áderson Luiz

Reversão dos efeitos da história de incontrolabilidade sob contingências de variação comportamental

A exposição a eventos incontroláveis produz dificuldade na aprendizagem de novos comportamentos. O presente estudo investigou o papel da instrução e da exposição à controlabilidade na reversão dos efeitos da história de incontrolabilidade. No treino, estudantes universitários foram expostos à controlabilidade (grupo CC) ou à incontrolabilidade (grupos IC, ICi, II, IIi). Na "terapia", os grupos CC, IC e ICi foram expostos à controlabilidade, enquanto os grupos II e IIi continuaram expostos à incontrolabilidade. Os grupos ICi e IIi receberam uma instrução de incontrolabilidade/controlabilidade. No teste, todos os grupos foram expostos a controlabilidade. Os participantes expostos apenas à incontrolabilidade (grupos II e IIi) apresentaram maior persistência do responder do que aqueles expostos à "terapia" (grupos IC e ICi), os quais não diferiram dos participantes expostos apenas à controlabilidade (Grupo CC), a despeito da instrução. O procedimento de "terapia", portanto, foi mais efetivo do que a instrução para reverter os efeitos da história de incontrolabilidade.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Motta,Karina de Guimarães Souto e Abreu-Rodrigues,Josele Sanabio-Heck,Elisa Tavares

WISC-III e WAIS-III na avaliação da inteligência de cegos

Diante da escassez de pesquisas nacionais e de testes psicológicos destinados a avaliar pessoas cegas, desenvolveu-se um estudo psicométrico com as escalas verbais dos testes WISC-III e WAIS-III. Após as adaptações de alguns estímulos e das instruções, os testes foram aplicados em crianças (N = 120) e adultos (N = 52) residentes em Belo Horizonte. Os resultados indicaram que as escalas verbais modificadas apresentam uma boa consistência interna (alfa> 0,80). Além disso, a investigação da validade fatorial identifica a presença clara de apenas um componente. Este componente explica 81% e 64% para o WISC-III e WAIS-III, respectivamente. Conclui-se que as adaptações a que se procedeu não afetaram a estrutura fatorial das escalas. Deste modo, os profissionais poderão utilizar as escalas modificadas para avaliar a inteligência de pessoas cegas.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Nascimento,Elizabeth do Flores-Mendoza,Carmen Elvira

Intervenção em grupo: experiência com mães de crianças com câncer

Neste trabalho tentamos demonstrar a possibilidade de uma intervenção que, mesmo sem ter objetivos psicoterapêuticos em uma concepção mais estrita, produziu efeitos equivalentes aos da psicoterapia, uma vez que propiciou aos participantes a possibilidade de entrar em contacto com seu mundo interno e de lançar mão de recursos até então desconhecidos para eles. Este tipo de percepção deu aos participantes mais instrumentos para lidar com a situação difícil que representa uma criança portadora de câncer. Ao relatar experiência realizada com um grupo de mães de crianças submetidas a transplante de medula óssea, além da apresentação de uma forma peculiar de intervenção que se mostrou efetiva, e do aprendizado resultante da experiência, propomos ao leitor a possibilidade de reproduzir este modelo em outros tipos de grupos e instituições.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Campos,Elisa Maria Parahyba Rodrigues,Avelino Luiz Machado,Patricia Alvarez,Margareth

Avaliação de programas preventivos: relato de experiência

A análise criteriosa de um projeto permite refiná-lo identificando seus aspectos dificultadores e facilitando a inclusão de estratégias efetivas para correção dos problemas. Alguns autores sugerem que a avaliação de programas preventivos seja feita considerando-se as etapas: análise do problema, delineamento do programa, realização de teste-piloto, realização de teste avançado, disseminação ou ampliação para outros contextos. O presente artigo, observando as referidas etapas, procurou avaliar um projeto preventivo que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 6 a 8 anos. Constatou-se que o projeto analisado tem vários aspectos positivos: promove mudanças sutis no comportamento das crianças e sensibiliza os pais para que estimulem condutas pró-sociais. Por outro lado, permitiu detectar que a não-utilização de uma estratégia efetiva de recrutamento e retenção dos participantes pode comprometer a transformação deste projeto em um programa.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Löhr,Suzane Schmidlin Pereira,Ana Carina Stelko Andrade,André Luiz Monezi Kirchner,Luziane de Fátima

A loucura no leito de procusto

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Costa,Paulo José da