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Psicoterapia breve psicodinâmica preventiva: pesquisa exploratória de resultados e acompanhamento
Há escassez de estudos sistemáticos sobre processos de psicoterapia nas clínicas-escola brasileiras, inclusive os de caráter preventivo. A proposta focaliza Psicoterapias Breves Psicodinâmicas (PBPs) conduzidas por estudantes em contexto de clínica-escola. Tem como objetivo avaliar os graus de depressão e ansiedade e o neuroticismo em voluntários, estudantes de curso de psicologia (N=6), no início, no final e após seis meses do término das PBP (follow-up). As Escalas Beck de Depressão e Ansiedade (BD/BAI) e de Ajustamento Emocional/Neuroticismo foram os instrumentos empregados. As sessões foram semanais, num total de 10, gravadas em áudio e observadas em sala de espelho unidirecional. De modo geral foram constatadas mudanças em relação às variáveis analisadas, o que ficou mais evidente do início à 10ª sessão e quando as escalas BDI e BAI foram utilizadas como medidas. Os eventuais ganhos obtidos quando do término nem sempre foram mantidos no follow-up.
2022-12-06T15:50:15Z
Santeiro,Tales Vilela
Vivências pessoais e familiares de homossexuais femininas
O presente trabalho, teve como objetivo descrever as vivências pessoais e familiares de homossexuais femininas. Foram entrevistadas seis mulheres, residentes em Caxias do Sul e região, de 22 a 33 anos, cujos familiares conheciam sua orientação sexual. Todas eram solteiras e de nível socioeconômico médio, e exerciam alguma atividade profissional. Uma análise de conteúdo qualitativa das entrevistas gerou diversas categorias e subcategorias temáticas. Em geral, a homossexualidade foi considerada normal/natural, uma situação que trouxe felicidade para as participantes, apesar dos preconceitos enfrentados. Na percepção delas, a reação dos familiares quando da descoberta da sua orientação sexual foi negativa, tendo melhorado ao longo do tempo em alguns casos. Tais achados revelaram uma mudança social na forma de pensar e agir diante da homossexualidade feminina, porém ainda lenta e gradual. Ficou evidenciada a necessidade de atuação da psicologia através de programas de atendimento às famílias e às homossexuais.
2022-12-06T15:50:15Z
Palma,Yáskara Arrial Levandowski,Daniela Centenaro
Satisfação e composição da rede de apoio social a gestantes adolescentes
A presente pesquisa buscou estudar a percepção de adolescentes gestantes acerca da satisfação e da composição de sua rede de apoio social. O trabalho desenvolveu-se a partir de uma amostra de 100 adolescentes entre o 3º e o 9º meses de gestação que realizavam exame pré-natal em hospitais públicos de Porto Alegre - Brasil. Utilizou-se como instrumento uma entrevista para dados biodemográficos e gestação e o Social Support Questionnaire. Os resultados indicaram que as participantes encontravam-se satisfeitas com o apoio social recebido e que as principais figuras citadas foram a mãe, o companheiro, os amigos e o pai, nesta ordem. Observou-se também que as adolescentes que contavam com apoio social oriundo das figuras parentais são as que se mostravam mais satisfeitas. Tais resultados indicam que o suporte dos pais na gestação parece ser crucial para o sentimento de satisfação com o apoio social recebido.
2022-12-06T15:50:15Z
Moreira,Mariana Calesso Sarriera,Jorge Castellá
Adversidade familiar e problemas comportamentais entre adolescentes infratores e não-infratores
O presente estudo comparou adolescentes infratores e não-infratores com relação a dois aspectos: grau de adversidade familiar e grau de concordância entre a autopercepção e a percepção dos pais sobre problemas de comportamento dos jovens. Participaram deste estudo 40 adolescentes, 23 atendidos no Centro de Atenção e Apoio ao Adolescente (UNIFESP) e 17 adolescentes considerados infratores sob intervenção da Vara da Infância e da Juventude da comarca de Santos. Os instrumentos utilizados foram o Child Behavior Checklist (CBCL), Youth Self Report (YSR) e o Índice de Adversidade Familiar de Rutter. O Índice de Adversidade Familiar do grupo de adolescentes infratores foi significativamente maior. Os resultados apontaram ainda que, embora a diferença não tenha sido estatisticamente significante, a porcentagem dos escores de discordância nas percepções sobre problemas de comportamento foi maior entre os adolescentes infratores e seus pais.
2022-12-06T15:50:15Z
Silva,Maria Delfina Farias Dias Tavares da Farias,Maria Aznar Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos Arantes,Mariana Castro
Intervenção com famílias como estratégia de prevenção de problemas de comportamento em crianças: uma revisão
O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre trabalho com famílias visando à prevenção de problemas de comportamento infantil. Dentre os modelos de intervenção parental existentes, o presente artigo apresenta estudos de três programas estrangeiros que têm sido reconhecidos pelos seus resultados de efetividade e estruturação do corpo teórico e prático, a saber: Oregon Social Learning Center, Incredible Years e Positive Parenting Program (Triple P). Em relação ao contexto brasileiro, são apresentadas algumas pesquisas que elaboraram e avaliaram ações junto a famílias. Finalmente, é considerado o fenômeno do baixo engajamento de famílias de baixa renda em programas de intervenção parental. O artigo aponta para uma maior necessidade de desenvolvimento de pesquisas no Brasil com vista a ampliar o corpo teórico e prático de trabalho com famílias, bem como para a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que procurem estudar o envolvimento das famílias de baixa renda nos programas.
2022-12-06T15:50:15Z
Rios,Karyne de Souza Augusto Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
Experiência de mulheres com linfedema pós-mastectomia: significado do sofrimento vivido
O linfedema de braço acomete cerca de 40% das mastectomizadas, com esvaziamento axilar, aumentando o peso e volume do membro, causando prejuízos nas áreas profissional, doméstica, sexual e psicossocial. O objetivo deste estudo foi analisar a experiência de mulheres que apresentavam linfedema pós-mastectomia, tendo como finalidade compreender o sentido que estrutura, para elas, o significado do sofrimento vivido. Fundamentamo-nos na abordagem antropológico-interpretativa e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Participaram 14 mulheres que freqüentavam um núcleo de reabilitação de mastectomizadas, onde as autoras atuam profissionalmente. Para as participantes, o linfedema significou preocupação com o tratamento e sua manutenção, dificuldades no cotidiano e no trabalho, alterações emocionais, mudanças de hábitos, caracterizando-se como um problema estigmatizante. Identificaram instituições - ciência, trabalho, serviços de saúde e sociedade - que promoveram questionamentos, preconceito, isolamento, constrangimento. A família e o serviço de apoio que freqüentavam foram instituições que possibilitaram uma aproximação social.
2022-12-06T15:50:15Z
Panobianco,Marislei Sanches Mamede,Marli Villela Almeida,Ana Maria de Clapis,Maria José Ferreira,Cíntia Bragheto
Relações conjugais de parceiros HIV soropositivos concordantes: uma visão masculina
Tomando como ponto de partida a vulnerabilidade feminina à infecção por HIV e a conseqüente feminilização da epidemia de aids, este estudo buscou identificar algumas representações de relações conjugais tendo como referência homens que transmitiram o HIV à companheira. Entrevistas semi-estruturadas com dez homens HIV-soropositivos que contaminaram a parceira permitiram a identificação de conteúdos relacionados com algumas categorias temáticas: a) provedor masculino, que relega o trabalho da mulher à condição de um complemento no orçamento doméstico; b) dialética passivo-ativa, que contrapõe o caráter contemplativo dos papéis femininos à iniciativa, característica do masculino; c) naturalização da infidelidade masculina, com conteúdos sobre assimetria de gêneros relacionada à liberdade do homem nas questões sexuais; d) feminilização do cuidado, que destaca o caráter continente do feminino, naturalizado pelas atribuições domésticas da mulher. Estes resultados poderão oferecer subsídios importantes para a concepção de programas de orientação sobre relações conjugais e questões de gênero, dentro do contexto da feminilização do HIV/aids.
2022-12-06T15:50:15Z
Figueiredo,Marco Antonio de Castro Terenzi,Natália Maria
The knowledge and perceptions of HIV positive children and their parents or responsibles about AIDS
In this study knowledge and perceptions of parents and/or responsibles and of their HIV infected children and adolescents in a national health clinic of pediatric Aids were investigated. Observation techniques and semi-structured interviews were used before the installation of a playroom to investigate: the discovery of the HIV infection by the family, their social conditions, access to prevention and treatment and their perception of the disease. Results show that a significant number of relatives interviewed (n=28) realized that they were also HIV-carriers when their children's health deteriorated (14 or 50.0 %); the death of the spouse occurred (6 or 21.4%) and by the symptoms of the disease in themselves (8 or 28.6%). Among the 32 children interviewed, 28 (87.5%) were not aware of their diagnosis and 18 (56.3%) were not enroled into school. Out of the 14 different schools frequented by 14 (43.8%) children, only 7 (50%) of these institutions knew about the children's diagnosis. Analysis of drawings and general playroom activities indicate that the playroom is a promising environment for the promotion of health information and continued dialog, stimulating adhesion to treatmet.
2022-12-06T15:50:15Z
Drummond,Ivana Pinto,Jorge Andrade Mesquita,Júlia Duarte Schall,Virginia Torres
Agressividade infantil no ambiente escolar: concepções e atitudes do professor
Ao se abordar o tema da agressividade infantil no ambiente escolar é preciso considerar a participação dos envolvidos neste fenômeno: pais, crianças e professores. Tal abordagem vem sendo conduzida em projeto de pesquisa mais amplo, do qual o presente estudo representa um recorte, ao enfocar apenas o ponto de vista dos professores. O objetivo é analisar as concepções e atitudes relacionadas à expressão da agressividade infantil na escola. Realizou-se uma avaliação qualitativa, por meio de entrevistas individuais semidirigidas com 15 professores de uma escola pública da periferia de São Paulo. As atitudes mais citadas como agressivas envolvem rebeldia e agressão física entre alunos, sendo esta última a queixa que mais motiva o encaminhamento para ludoterapia. Em relação às estratégias de manejo, predominam atitudes envolvendo diálogo e compreensão. Os dados sugerem que subsiste preocupação do professor com as crianças, o que desperta nelas a esperança de obter atenção e cuidado.
2022-12-06T15:50:15Z
Souza,Maria Abigail de Castro,Rebeca Eugênia Fernandes de
Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais
O artigo relata pesquisa que visou, entre outros objetivos, identificar a presença do estresse, a sintomatologia e as fases apresentadas pelos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas estaduais de uma cidade do Interior de São Paulo. Participaram do estudo 175 professores, perfazendo, aproximadamente, 70% dos profissionais de Ensino Básico I (PEB-I) em atuação no município. Para obtenção dos objetivos foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o ISSL (Inventário de Sintomas de Estresse) e um questionário para caracterizar a população pesquisada. A pesquisa revelou que 56,6% dos professores estão experimentando estresse, cujos principais sintomas presentes são: sensação de desgaste físico constante, cansaço constante, tensão muscular, problemas com a memória, irritabilidade excessiva, cansaço excessivo, angústia/ansiedade diária, pensar constantemente em um só assunto e irritabilidade sem causa aparente.
2022-12-06T15:50:15Z
Goulart Junior,Edward Lipp,Marilda Emmanuel Novaes
Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
A pesquisa teve como objetivo a análise dos múltiplos domínios envolvidos na leitura e escrita de crianças e adolescentes. Foram investigados 162 sujeitos, de ambos os sexos, com idades variando entre 08 e 16 anos, cursando a 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da rede pública de uma cidade do interior do Nordeste. O desempenho cognitivo das crianças foi analisado através de atividades que envolviam leitura e ditado de palavras e de pseudopalavras, consciência fonológica, processamento auditivo e visual e velocidade de processamento. Os resultados revelaram atraso no desenvolvimento das habilidades avaliadas, com imprecisão e distorções no uso das rotas fonológica e lexical. Conclui-se que é preciso delinear projetos de intervenção visando desenvolver as habilidades de consciência fonológica, processamento auditivo e velocidade de processamento em crianças nas fases iniciais da aquisição da leitura e escrita.
2022-12-06T15:50:15Z
Araujo,Monilly Ramos Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
Comportamento exploratório de bebês nascidos pré-termo em situação de brincar
O presente estudo teve por objetivo avaliar o comportamento exploratório em situação de brincar de 20 bebês nascidos pré-termo com muito baixo peso, aos 10 meses de idade cronológica corrigida, em grupos diferenciados quanto ao risco para problemas de desenvolvimento. A amostra foi dividida em dois grupos, de acordo com o desempenho no Teste de Denver-II, sendo oito bebês em risco de atraso no desenvolvimento (MBPR) e 12 bebês com desenvolvimento normal (MBPN). Foi realizada a observação sistemática da latência de resposta e dos comportamentos exploratórios dos bebês diante de brinquedos padronizados. Os resultados mostraram semelhanças entre os grupos quanto ao tempo de latência de resposta para explorar os brinquedos, a direção do olhar e vocalização. No entanto, os bebês MBPN olharam significativamente mais para a observadora, sorriram mais e permaneceram mais estáveis na posição sentada do que os bebês MBPR, o que facilitou a exploração dos brinquedos.
2022-12-06T15:50:15Z
Lopes,Daniela Vincci Martinez,Francisco Eulógio Linhares,Maria Beatriz Martins
Estranhos interiores: a loucura em triste fim de Policarpo Quaresma
Escritor fervoroso, suburbano, negro, aguerrido, irônico, combativo, maldito e incompreendido por seus contemporâneos. Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) desceu ao inferno, conhecendo o desprezo de críticos e a indiferença familiar pela sua vocação literária. Inquieto na dor, ríspido com os hipócritas, teve diante de si a tragédia da loucura, do alcoolismo e do preconceito. O artigo investe nas relações entre a trágica loucura de João Henriques, pai de Lima Barreto, e o personagem Major Quaresma, do romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma". Mescla de fantasia e realidade, literatura e confissão, explora-se um fato doméstico citado pelo seu biógrafo: a alienação mental de seu pai e a família esquartejada por longas e intermináveis crises neurastênicas. Tais temas orientam-se pela construção de uma estética da existência em que a vida em questão é analisada como uma obra de arte.
2022-12-06T15:50:15Z
Arantes,Marco Antonio
Construção e validação da escala de percepção de invulnerabilidade
O presente estudo teve como objetivo construir e validar a Escala de Percepção de Invulnerabilidade (EPI). Os itens foram formulados a partir de elaborações teóricas já propostas na literatura internacional. Foram elaborados 58 itens, que passaram pelo crivo de juízes em sua validação semântica. A validação fatorial foi realizada a partir de 350 questionários aplicados contendo a versão-piloto do instrumento. Utilizou-se neste processo a análise dos componentes principais e PAF (Principal Axis Factoring), com rotação ortogonal. Os resultados alcançados demonstram a existência de três fatores com propriedades psicométricas adequadas, abarcando desde bons índices de confiabilidade até a consistência semântica consoante com a abordagem teórica, sugerindo assim boa validade interna da escala. A versão final contém 14 itens, distribuídos em três fatores. Também são tratadas aqui as possibilidades de aplicação e as limitações da pesquisa.
2022-12-06T15:50:15Z
Chiuzi,Rafael Marcus Siqueira,Mirlene Maria Matias
Percursos da pesquisa qualitativa em psicologia
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Vergara,Alcides José Sanches Molina,José Artur
Envelhecimento: um processo multifatorial
O envelhecimento é um processo do desenvolvimento normal, envolvendo alterações neurobiológicas estruturais, funcionais e químicas. Também incidem sobre o organismo fatores ambientais e socioculturais - como qualidade e estilo de vida, dieta, sedentarismo e exercício - intimamente ligados ao envelhecimento sadio ou patológico. Este estudo teórico tem como objetivo ressaltar tópicos relevantes para o envelhecimento sadio e o envelhecimento doentio, fundamentados em resultados recentes da pesquisa em neurociências. Conclui-se que o aumento da idade não significa necessariamente adoecer; com medidas preventivas pode-se manter o idoso em condições saudáveis nos domínios físico e cognitivo, mantendo a autonomia de vida por longo período. Contudo, na presença de disfunções, o diagnóstico e a intervenção precoces podem propiciar uma melhor qualidade de vida ao paciente e sua família.
2022-12-06T15:50:15Z
Santos,Flávia Heloísa dos Andrade,Vivian Maria Bueno,Orlando Francisco Amodeo
A drogadicção na adolescência contemporânea
Este artigo, fundamentado na Psicanálise, visa analisar a questão da drogadicção na adolescência contemporânea, mostrando quanto a dimensão de desamparo, com toda a complexidade que comporta, tem sido determinante no incremento deste fenômeno. Aborda o tema do desamparo tendo como pano de fundo uma instituição que, como outras instituições tradicionais, encontra-se hoje absolutamente enfraquecida e fragilizada: a família. É neste campo que os sujeitos adolescentes emergem e vêm a se desenvolver. Seria a drogadicção uma das respostas defensivas possíveis a essa situação de desamparo? Esta e uma das questões que norteiam o nosso percurso, no qual será também realizado um estudo da noção de transmissão psíquica, noção que nos permite estabelecer significativas relações entre os diversos elementos envolvidos na questão que nos ocupa.
2022-12-06T15:50:15Z
Savietto,Bianca Bergamo Cardoso,Marta Rezende
Grupo multifamiliar: espaço para a escuta das famílias em situação de abuso sexual
Apresentamos uma pesquisa de avaliação de como famílias que foram intimadas e encaminhadas pela Justiça participam nos Grupos Multifamiliares. As famílias integradas nesses grupos passaram pelo estudo psicossocial em função de terem uma criança ou adolescente em situação de abuso sexual. Vinte e oito famílias foram contatadas, mas somente conseguimos entrevistar oito. Nosso objetivo foi enfocar a relação desenvolvida entre as famílias, entre os membros internos de cada unidade familiar e entre as famílias e os profissionais presentes nas sessões dos Grupos Multifamiliares. Buscamos conhecer benefícios e limites desta intervenção psicossocial. As mudanças avaliadas se deram nos relacionamentos com maior contato físico com as crianças, em uma maior conversação entre os membros da família e na aceitação de orientações de profissionais. Os resultados apontaram ainda a necessidade de criar oportunidades de lazer com as crianças/adolescentes vítimas de abuso e de se ter disponibilidade e atenção para ouvi-las.
2022-12-06T15:50:15Z
Costa,Liana Fortunato Almeida,Mara Campos de Ribeiro,Maria Alexina Penso,Maria Aparecida
A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
O presente artigo se propõe uma análise dos estágios do desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural. Nele são apresentados os princípios ou fundamentos que devem sustentar a periodização do desenvolvimento na perspectiva de Vigotski, buscando-se evidenciar o caráter histórico e dialético das proposições do autor. São também apontadas, de forma breve, algumas das importantes contribuições de Leontiev e Elkonin a essa temática. Discute-se inicialmente a importância de uma abordagem histórica do desenvolvimento da criança, enfatizando-se a relação criança-sociedade e as condições históricas concretas como determinantes do processo de desenvolvimento infantil. Em seguida, são apresentados os fundamentos da periodização das idades na perspectiva vigotskiana, destacando-se a relação entre as proposições do autor e os princípios do método dialético. São então apresentados os estágios do desenvolvimento infantil provisoriamente identificados por Vigotski e, por fim, a análise de Leontiev e Elkonin sobre a periodização do desenvolvimento apoiada na categoria de atividade principal.
2022-12-06T15:50:15Z
Pasqualini,Juliana Campregher
Considerações a respeito do conceito de real em Lacan
O presente trabalho visa elucidar a noção de real em Lacan no período que vai dos primeiros escritos ao Seminário, livro III, As psicoses, de 1955/1956. A discussão gira em torno das relações entre o imaginário e o real e entre o simbólico, o imaginário e o real. Lacan, primeiramente, atrela o imaginário ao real permeado pelo termo imago, cunhado por Freud. Logo em seguida, privilegia o simbólico e define a experiência psicanalítica como pertencente a esta ordem. No momento anterior,o real da experiência psicanalítica será da ordem do imaginário e nesse segundo instante será da ordem do simbólico. Tem-se aí a famosa tríade simbólico, imaginário e real. Mais à frente, em seu pensamento, o real vai ser definido como o que escapa ao simbólico. Tratar-se-á do impossível da relação sexual.
2022-12-06T15:50:15Z
Chaves,Wilson Camilo