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Contribuições da habilidade de atenção conjunta para a cognição social infantil
O objetivo desse artigo é demonstrar a importância da habilidade da atenção conjunta e suas repercussões na cognição social e na aquisição da linguagem. Defende-se especificamente a ideia de que, no primeiro ano de vida, os bebês desenvolvem, através de atividades compartilhadas e da inserção na cultura, uma forma de comunicação intencional, alicerçada nas primeiras trocas intersubjetivas estabelecidas com adultos. Os debates em torno dessa temática recaem em pontos de vista divergentes. Discute-se, nesse aspecto, qual seria o marco evolutivo a partir do qual a criança se tornaria capaz de estabelecer períodos de atenção conjunta, bem como o momento em que tal habilidade estaria consolidada. Ressalta-se a necessidade de estudos que investiguem a atenção conjunta no primeiro ano de vida da criança, objetivando uma maior compreensão dessa habilidade, dadas as suas implicações no desenvolvimento comunicativo e da linguagem.
2022-12-06T15:50:15Z
Aquino,Fabíola de Sousa Braz Salomão,Nádia Maria Ribeiro
Sentimento de gratidão em crianças de 5 a 12 anos
Apresentam-se resultados de um estudo sobre o desenvolvimento do sentimento de gratidão na infância. Os participantes foram 12 crianças, igualmente distribuídas em três grupos etários (5-6, 7-8 e 11-12 anos) e por sexo. Utilizaram-se três histórias sobre situações hipotéticas, as quais enfocam diferentes tipos de ação benevolente. Após cada história, realizou-se uma entrevista clínica com a criança. Os resultados sugerem uma diferença entre os grupos etários quanto aos tipos de sentimento positivo atribuídos ao beneficiário da ação. Embora pouco referida pelos participantes, a consideração da mudança do estado sentimental do beneficiário parece contribuir para a compreensão da gratidão. Os resultados indicam ainda que existem diferenças significativas entre os três grupos etários quanto ao tipo de relação estabelecido entre a satisfação experienciada pelo beneficiário e o benfeitor. Os dados encontrados, discutidos à luz da literatura, sugerem novas questões de pesquisa.
2022-12-06T15:50:15Z
Freitas,Lia Beatriz de Lucca Silveira,Paula Grazziotin Pieta,Maria Adélia Minghelli
Indeterminação, multidimensionalidade e relevância do processo de construção de significados
Expressões frequentemente utilizadas em nossos discursos, como "internalização", "intersubjetividade" e - objeto deste estudo - "processo de construção de significados", embora discutidas e presentes há décadas, não são bem definidas como parecem. Em face disso, nosso principal objetivo foi propor uma composição para o PCS a partir de análises realizadas por diferentes autores e áreas. As discussões, neste sentido, postulam o envolvimento de três componentes, mais a coparticipação da linguagem, e de diferentes dimensões para este processo, além de evidenciarem a importância do tema para a investigação da mente e da constituição social desta. A cognição relaciona-se a todos os fenômenos vinculados à produção do conhecimento, colocando o PCS - inerente a este - como objeto de estudo da Psicologia. Esta capacidade de empregar funcionalmente os signos, a qual nos diferencia de outros animais, no entanto, tem sido pouco compreendida pela Psicologia.
2022-12-06T15:50:15Z
Correia,Mônica F. B.
Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
Considerando as implicações de problemas de aprendizagem e de comportamento sobre no desenvolvimento saudável de adolescentes, o presente estudo teve como objetivos: (1) caracterizar o desempenho social de adolescentes com e sem problemas de aprendizagem; (2) comparar os adolescentes do sexo masculino com os do sexo feminino quanto ao desempenho social dentro de grupos com e sem problemas de aprendizagem. 848 adolescentes de diferentes escolas de Portugal responderam a um questionário sobre seu estilo de vida e dados sociodemográficos. Os resultados mostraram que: (a) adolescentes sem dificuldades de aprendizagem relataram maior aceitação pelos pares, apresentaram mais habilidades assertivas e menos problemas de comportamento; (b) não houve diferenças entre os sexos para habilidades assertivas e problemas de comportamento; (c) meninos relataram maior aceitação pelos pares e maior tendência a apresentar dificuldades de aprendizagem do que meninas. Discutem-se desafios para o cumprimento da função socializadora da escola e para políticas de saúde e bem-estar.
2022-12-06T15:50:15Z
Feitosa,Fabio Biasotto Matos,Margarida Gaspar de Del Prette,Zilda A. P. Del Prette,Almir
Psiquiatria, saúde mental e biopoder: vida, controle e modulação no contemporâneo
O trabalho consiste em uma análise sobre os impasses que enfrentam atualmente as instituições de saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica brasileira. Os dispositivos de saúde mental podem funcionar como uma nova expansão da psiquiatria no espaço extramuros, agindo com métodos mais sutis de controle e operando tanto a partir das instituições de saúde quanto da própria subjetividade dos usuários. São utilizadas referências do campo da filosofia na construção de uma clínica transdisciplinar capaz de incluir os aspectos políticos envolvidos no atendimento em saúde mental, superando os impasses que levam a práticas redutoras e estigmatizantes.
2022-12-06T15:50:15Z
Rauter,Cristina Peixoto,Paulo de Tarso de Castro
Psicólogos no processo de reforma psiquiátrica: práticas em desconstrução?
Esse trabalho é resultado de uma investigação realizada com psicólogos da rede de CAPS do município de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo feita a partir de entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas orientadas por um olhar cartográfico. Os focos da investigação foram: a relação entre a formação acadêmica recebida nos cursos de graduação e as demandas de trabalho, e um mapeamento das atividades realizadas no cotidiano dos serviços. No primeiro eixo encontrou-se um distanciamento entre os conteúdos discutidos na universidade e as questões presentes no cotidiano do serviço, apontando para as fragilidades da formação dos profissionais para atuação nestes espaços. As principais atividades realizadas foram: acolhimento dos usuários, triagens, coordenação e participação de oficinas diversas, grupos operativos e terapêuticos, além de atendimentos individuais, sendo esse último alvo de análise
2022-12-06T15:50:15Z
Sales,André Luis Leite de Figueiredo Dimenstein,Magda
Considerações acerca da avaliação psicológica das comorbidades psiquiátricas em obesos
Pretende-se neste artigo apresentar uma revisão teórica sobre avaliação psicológica, obesidade e comorbidades psiquiátricas mais frequentes na população obesa. A obesidade é uma doença clínica de múltiplas causas, e atualmente é considerada uma epidemia; assim seu adequado entendimento deve envolver uma equipe composta por diversos profissionais de saúde, incluindo o psicólogo. Serão abordadas questões pertinentes ao tema de obesidade, como etiologia, incidência e a relação entre obesidade e transtornos psiquiátricos. Serão propostos alguns instrumentos com o objetivo de estruturar informações necessárias ao tratamento e à demanda do paciente obeso, e reflexões referentes à avaliação psicológica em obesos e a prática do profissional de psicologia.
2022-12-06T15:50:15Z
Costa,Fabiana Silva Bandeira,Denise Ruschel Trentini,Clarissa Brilmann,Mirian Friedman,Rogério Nunes,Maria Angélica
Rastreamento cognitivo de idosos institucionalizados no município de Jequié-BA
O presente estudo tem como objetivo avaliar o estado mental de idosos institucionalizados no município de Jequié-BA. O rastreamento cognitivo foi realizado com a utilização do Miniexame do Estado Mental - MEEM (Mini-mental State Examination-MMSE). A amostra se constituiu de 60 idosos compreendidos na faixa etária de 60 a 80 anos (58,3%) e acima de 80 anos (41,7%). 40% dos entrevistados apresentavam funções cognitivas preservadas e 60% demonstravam alguma alteração cognitiva não sugestiva de déficit. Destes últimos, 50% estão compreendidos na faixa de 26 a 24 pontos, 33,4% na de de 30 a 26 pontos e 16,6% distribuídos na faixa de 23 pontos ou menos. Nesta perspectiva acredita-se que quanto mais subsídios se tenham sobre o processo de envelhecimento saudável, mais se poderá trabalhar para a prevenção de uma demência, como também para identificar precocemente sinais desta.
2022-12-06T15:50:15Z
Reis,Luciana Araújo dos Torres,Gilson de Vasconcelos Araújo,Carla Cristina de Reis,Luana Araújo dos Novaes,Lana Karina Nascimento
Hipnose, dor e subjetividade: considerações teóricas e clínicas
O presente artigo visa propor uma abordagem clínica e qualitativa para a compreensão das relações entre hipnose e dor a partir da noção de subjetividade. Partindo de uma crítica às metodologias estatísticas, três pontos são discutidos nesse sentido. Primeiramente, a dor é concebida como um processo subjetivo organizado em termos de configurações, sentidos, emoções e significados que são construídos a partir das ações do sujeito em seus respectivos cenários de inserção social. Em seguida, é ressaltada a relação entre hipnose e dor, conferindo-se destaque aos processos intersubjetivos da comunicação e da relação entre terapeuta e sujeito. O terceiro tópico destaca a importância da singularidade, que deve abranger tanto a compreensão da dor quanto a construção das intervenções hipnóticas. O artigo é concluído enfatizando a relevância das noções de subjetividade e sujeito no que se refere às complexas relações entre dor e hipnose no contexto clínico.
2022-12-06T15:50:15Z
Neubern,Maurício da Silva
Estigmatização e conjugalidade em casais sem filhos por opção
O casamento contemporâneo não necessariamente envolve um projeto de filiação e descendência. Tal fenômeno só é possível em função das mudanças que foram ocorrendo na transição do modelo tradicional de família para as novas configurações, nas quais observamos variadas facetas do desejo de procriação, representadas seja pela busca de um filho quando não existem possibilidades biológicas de concepção, seja por seu inverso, a escolha voluntária por não ter filhos. O objetivo deste artigo é refletir acerca do estigma e conjugalidade presentes na opção de casais por não ter filhos. O método empregado na pesquisa foi o clínico-qualitatitvo, sendo realizadas entrevistas com quatro casais heterossexuais, sem filhos por opção, na região metropolitana de São Paulo. De acordo com os resultados coletados, todos os casais relataram, de forma espontânea, sofrer ou ter sido submetidos à pressão social e sentir-se estigmatizados em função de suas escolhas. Cada um dos casais é impactado de uma maneira singular, reagindo a esse fenômeno de diferentes formas, a depender do tipo de vínculo conjugal estabelecido.
2022-12-06T15:50:15Z
Rios,Maria Galrão Gomes,Isabel Cristina
A aquisição de linguagem na criança com Autismo: um estudo de caso
O processo de aquisição de linguagem da criança com autismo tem sido descrito em termos de défices e analisado de forma individual. Na tentativa de se contrapor a esse olhar patologizante, considerado reducionista, esse trabalho objetivou analisar longitudinalmente a aquisição da linguagem de uma criança com diagnóstico de síndrome autística, a partir de processos dialógicos e de uma abordagem discursiva, durante o período de dois anos e seis meses. O resultado de tal análise evidenciou que a criança sujeito desta pesquisa sempre esteve presente "na língua", e sua ecolalia é a evidência dessa presença. Seus gestos e sua fala, considerados em função de situações interativas estabelecidas com uma fonoaudióloga, permitiram acompanhar o seu processo de aquisição de linguagem, bem como a sua mudança como sujeito da linguagem, a qual é tomada como atividade constitutiva do sujeito e da própria linguagem.
2022-12-06T15:50:15Z
Delfrate,Christiane de Bastos Santana,Ana Paula de Oliveira Massi,Giselle de Athaíde
Revisão de literatura sobre a aplicação da entrevista motivacional breve em usuários nocivos e dependentes de álcool
Este artigo apresenta os elementos necessários para a compreensão do uso da Entrevista Motivacional Breve em usuários nocivos e dependentes de álcool através de uma revisão da literatura sobre sua estrutura metodológica e efetividade. O edstudo inclui a revisão e discussão sobre o uso desta abordagem no Brasil. Foram selecionados 18 estudos internacionais e nacionais e seus resultados foram discutidos a partir da apresentação de duas tabelas com os principais resultados. A Entrevista Motivacional Breve consiste numa abordagem eficaz para usuários nocivos e dependentes de álcool; possui uma metodologia prática e objetiva, que permite ser ela aplicada por qualquer profissional treinado, podendo ser utilizada sozinha, acoplada a outras técnicas ou mesmo como prelúdio, preparando uma base motivacional para outros tratamentos. No Brasil m ais pesquisas são necessárias para que se encontrem meios eficientes, eficazes e de baixo custo para tratar indivíduos que se encontrem e qualquer dos diferentes estágios desta doença.
2022-12-06T15:50:15Z
Sales,Cristiane Martins Baía Figlie,Neliana Buzi
O impacto psicológico de um acidente químico ambiental com óleo diesel
O acidente ocorrido em Porto das Caixas, Itaboraí/RJ, com o trem que descarrilou e despejou 60 mil litros de óleo diesel em uma região habitada, resultou em impacto ambiental e humano. O principal objetivo deste trabalho foi investigar o impacto psicológico que o acidente causou na população. A população estudada constituiu-se de 28 pessoas de ambos os sexos expostas ao óleo diesel, com idade entre 18 e 60 anos. O instrumento utilizado na investigação das estratégias de enfrentamento do estresse foi o Inventário de Estratégias de Coping. Foi observado que a estratégia mais utilizada foi fuga e esquiva e a menos utilizada foi a de confronto. O que se constata é que existiu um impacto psicossocial em função do acidente naquela comunidade e que danos oriundos de um evento estressor podem ser observados em momentos diferenciados e seus efeitos prejudiciais podem se estender ao ambiente e à saúde da população do entorno.
2022-12-06T15:50:15Z
Lino,Carina Rodrigues Garcia Pacheco-Ferreira,Heloísa
Psychological exhaustion and disorders of health in psychology students
El objetivo del estudio fue analizar los niveles de Desgaste psíquico y Desencanto en estudiantes de Psicología, la Sobrecarga y su relación con los Problemas de salud. Participaron 154 estudiantes universitarios de Psicología de 3º (48%) y 4º (52%) grado. Desgaste psíquico y Desencanto se evaluaron mediante el Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo, Problemas de salud mediante una escala de once ítems y Sobrecarga mediante un ítem. Los estudiantes de cuarto percibían significativamente mayores niveles de Sobrecarga, Desgaste psíquico y Desencanto que los de tercero.
2022-12-06T15:50:15Z
Figueiredo-Ferraz,Hugo Cardona,Sara Gil-Monte,Pedro
Adulto sobrevivente de câncer infantil: uma revisão bibliográfica
Este artigo caracteriza-se como estudo bibliográfico e objetivou investigar, na literatura científica do período de janeiro de 2000 a abril 2007, artigos que abordam a temática de adultos sobreviventes a câncer infantil, a fim de traçar um panorama do que está sendo pesquisado e publicado na área, verificando a existência de tendências e possíveis lacunas. A coleta de dados foi realizada através da busca eletrônica de artigos indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus/Sibi, Scielo, Medline, PsycInfo a partir das palavras: "adult and survivor and child and cancer". As 36 publicações trabalhadas delinearam-se em quatro enfoques: aspectos psicossociais, abrangendo estudos sobre qualidade de vida, estresse pós-traumático, sequelas psicológicas e hospitalizações psiquiátricas; saúde física/comprometimento físico; segunda neoplasia; e fertilidade e reprodução. A maioria dos artigos objetiva conhecer o funcionamento psicossocial do sobrevivente de câncer infantil. Percebe-se uma tendência apontando que os sobreviventes apresentam funcionamento psicossocial sem nenhum tipo de comprometimento.
2022-12-06T15:50:15Z
Teles,Shirley Santos Valle,Elizabeth Ranier Martins do
Temporalidade e espacialidade na estrutura do self nas abordagens semiótica e dialógica
O artigo apresenta uma análise comparativa e crítica de duas abordagens comunicacionais do fenômeno self: a teoria dialógica e a teoria semiótica. Argumenta-se que as diferenças de ênfase na dimensão espaçotemporal do self em cada teoria implicam duas epistemologias e ontologias distintas. As duas perspectivas trabalham com o signo, que é a percepção de sentido conversacional (ou dialógica) e a funcionalidade (ou pragmática) da expressão. A perspectiva semiótica volta-se para a funcionalidade do fenômeno e recorta um contexto de pesquisa inserido na psicologia dos processos básicos, apoiando-se em uma ontologia evolucionária do self como gerador de signos. A perspectiva dialógica volta-se para a aplicabilidade do conceito e recorta um contexto de pesquisa aplicada direcionada para a psicologia clínica e para as relações interpessoais, apoiando-se em uma ontologia metafórica e romântica e mais preocupada com o diálogo entre as posições do self.
2022-12-06T15:50:15Z
Souza,Mariane Lima de Gomes,William B.
O tempo vivido na perspectiva fenomenológica de Eugène Minkowski
Este artigo tem como objetivo abordar as concepções de tempo assimilado ao espaço e de tempo vivido, especificando seus elementos estruturais e os fenômenos a eles relacionados, com base na perspectiva de Eugène Minkowski. Para tal, evidencia algumas conceituações a respeito do tempo em Santo Agostinho e em Henry Bergson", assim com em alguns aspectos biográficos de Minkowski, que contribuíram para a compreensão a respeito do fenômeno tempo. Como meta, pretende oferecer subsídios para a reflexão dos profissionais de saúde no encontro clínico.
2022-12-06T15:50:15Z
Costa,Virginia E. Suassuna Martins Medeiros,Marcelo
Cognição e emoção na dinâmica da dobra afetiva
Tradicionalmente, a psicologia tem considerado emoção e cognição como dois domínios separados, seguindo a tradição ocidental, que pensa a cognição como abstrata e desencarnada e a emoção como um fator predominantemente extracognitivo com base evolutiva. Este trabalho tem como objetivo repensar essa suposta separação e contribuir para o entendimento da produção conjunta da emoção e da cognição. Utilizamos como fundamentação teórica as ideias de Francisco Varela e Natalie Depraz sobre a dinâmica da dobra afetiva. De acordo com tal perspectiva, o eixo afetivo e pré-reflexivo se dobra ao constituir-se um segundo eixo, o qual se desdobra nas emoções e nos conteúdos cognitivos propriamente ditos. A emoção e o conteúdo cognitivo que a acompanha são atravessados por forças afetivas e o plano afetivo que atravessa o plano cognitivo-emotivo conecta cognição e emoção num coengendramento imanente.
2022-12-06T15:50:15Z
Rocha,Jerusa Machado Kastrup,Virgínia
Um olhar sobre o amor no ocidente
Compreender a vivência amorosa como um acontecimento modificado conforme os diferentes arranjos históricos leva a considerar diferentes concepções de amor. Este artigo destaca concepções hegemônicas sobre o amor no Ocidente, desde os clássicos até a contemporaneidade, tendo como objetivo central investigar nas obras de Sartre e Beauvoir uma concepção acerca desse sentimento. Esta foi uma pesquisa de cunho bibliográfico cujas fontes utilizadas para estudo referem-se à literatura que retrata a historização do amor no Ocidente, bem como à análise de algumas obras de Sartre e Beauvoir. Como resultado, destaca-se a análise destes autores a respeito das diferentes concepções amorosas hegemônicas caracterizando-as como propiciadoras de experiências sadomasoquistas aos sujeitos, cerceadoras dos movimentos de objetivação e subjetivação de seus anseios. Por outro lado, pôde-se perceber a proposta dos autores de uma compreensão de amor e de relacionamento amoroso a partir de conceitos como projeto de ser, projeto comum, reciprocidade, comprometimento e liberdade.
2022-12-06T15:50:15Z
Pretto,Zuleica Maheirie,Kátia Toneli,Maria Juracy Filgueiras
A oficina terapêutica como intercessão em problemáticas de sujeitos constituídos por foraclusão
O presente estudo é uma reflexão crítica sobre um estágio realizado para pensar o dispositivo Oficina na Atenção Psicossocial (CAPS), levantando, a partir da teoria psicanalítica lacaniana, questões que permitiram desenvolver um trabalho sobre o laço social de Lacan para refletir a posição de estagiários e usuários dentro da oficina e problematizar a melhor maneira de trabalhar quando tratamos de sujeitos constituídos pela foraclusão. A forma de trabalhar o sofrimento mental também é discutida a partir da clínica ampliada, que coloca a doença entre parênteses para enxergar o sujeito. A criação de uma oficina, destinada a sujeitos constituídos pela foraclusão, trabalha com a hipótese de reestruturação psíquica através da criação artística. Funcionaria como delírio para a saída do desmoronamento foraclusivo e na diminuição do gozoOutro. Considera-se a dimensão da enunciação, sempre atenta ao surgimento de significantes, com o objetivo de dar maior suporte aos usuários da instituição. O Dispositivo Oficina seria o lugar onde se realizaria esta importante forma de subjetivação.
2022-12-06T15:50:15Z
Hainz,Carine Goto Costa-Rosa,Abílio