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Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia

O artigo trata da Psicologia do Esporte, um campo de atuação emergente do psicólogo no Brasil. Faz uma análise sobre o percurso histórico da Psicologia Esportiva apresentando os campos de atuação profissional (pesquisa, ensino e intervenção), o papel do psicólogo esportivo (pesquisador, professor e consultor) e o estado científico atual dessa especialidade psicológica. Mesmo com o vasto campo de trabalho, um elemento interveniente é a diversidade de conhecimentos necessários para esta subdivisão da Psicologia, fazendo com que a formação profissional seja insuficiente e a atuação profissional dividida em duas especialidades, a Psicologia Clínica e a Psicologia Educacional aplicada ao esporte. Finalizando, destaca-se a emergência da compreensão destes aspectos, fornecendo subsídios para o entendimento da importância da qualificação de profissionais da área da Psicologia para o contexto do esporte e do exercício físico.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Vieira,Lenamar Fiorese Vissoci,João Ricardo Nickenig Oliveira,Leonardo Pestillo de Vieira,José Luiz Lopes

A imagem digital como dispositivo de apropriação dos modos de subjetivação contemporâneos

O artigo "A imagem digital como dispositivo de apropriação dos modos de subjetivação contemporâneos" trata de problematizar a imagem digital como emblema dos atuais modos de produção de subjetividade. Na imagem digital, o tempo é resignificado na despotencialização de seus aspectos acumulativos vindo a ser integrado a uma temporalidade transitória e de confluência de encontros. A discussão proposta expõe dimensões do conceito de virtual afirmando-o como potência imaginativa, fruto de agenciamentos múltiplos e heterogêneos entre arte, tecnologia e ciência fundando novas interações entre sujeito e mundo. É justamente, desde uma leitura da realidade como pura transformação, não existindo essências e sim estados de coisas, que a simulação se torna adequada para pensar as relações entre imagem digital e subjetividade.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Kirst,Patrícia Beatriz Argôllo Gomes Fonseca,Tania Mara Galli

Validação do instrumento de indicadores de bem-estar pessoal nas organizações

O presente estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento de indicadores de bem-estar pessoal nas organizações que abarcasse mais detalhadamente a gama de indicadores que são listados na literatura e que pudesse ser aplicado no ambiente organizacional para ocupações variadas. A escala era inicialmente composta por 117 itens, tendo sido aplicada a 630 trabalhadores de diferentes organizações, públicas e privadas, com idade média de 35 anos. Destes, 65,5% eram homens e 34,5% eram mulheres. A análise fatorial revelou a existência de 10 fatores distribuídos em 61 itens. Tais fatores explicam 59% da variância do construto, possuem índices de alpha de Cronbach superiores a 0,75 e itens com cargas fatoriais superiores a 0,30. Conclui-se que os fatores identificados apresentaram boas qualidades psicométricas e corroboram os indicadores de bem-estar encontrados na literatura.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Dessen,Marina Campos Paz,Maria das Graças Torres da

Práticas da psicologia clínica em face do sofrimento psíquico causado pelo desemprego contemporâneo

Este estudo objetivou compreender as práticas da Psicologia Clínica em face do sofrimento psíquico causado pelo desemprego contemporâneo. Para tanto, foram entrevistados 8 psicólogos da região metropolitana de Porto Alegre, abordando os seus entendimentos sobre as temáticas de trabalho e desemprego, as suas consequências para a subjetividade dos pacientes, as intervenções utilizadas, o auxílio da abordagem teórica nessas intervenções e as possíveis contribuições da Psicologia em relação ao fenômeno estudado. Foi realizada análise de conteúdo para os dados coletados. Os enunciados foram agrupados em quatro temáticas, com as respectivas categorias: Trabalho, Desemprego, Intervenções sobre o desemprego na clínica e Lugar da Psicologia em face do desemprego. Os enunciados destacaram a falta de operadores clínicos para se lidar com esse fenômeno. Concluiu-se que o desemprego é uma temática da clínica psicológica contemporânea, e que esta necessita produzir operadores capazes de, na clínica, dar conta de fenômenos contemporâneos que estão emergindo, como o desemprego. Concluiu-se igualmente que são necessários mais estudos abordando essa temática.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Abs,Daniel Monteiro,Janine Kieling

A psicologia de crianças pré-escolares

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2022-12-06T15:50:15Z

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Lazaretti,Lucinéia Maria

Vigotski y Bajtin: historicidad y dialogo

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Formação de conceitos por crianças com necessidades especiais

Processos de formação de conceitos envolvem o estabelecimento de relações entre conhecimentos cotidianos e científicos. Nesse processo, a mediação do adulto e a utilização de materiais que facilitem a construção do conhecimento são essenciais, principalmente no caso de crianças que apresentam dificuldades. Desse modo, o presente estudo buscou observar e analisar a formação de conceitos em um trabalho temático sobre o "Corpo Humano" desenvolvido em um grupo de crianças de 7 a 12 anos com diagnóstico de deficiência visual (baixa visão), a maioria com outras alterações de origem orgânica e queixas de dificuldades escolares. Para a coleta dos dados, as sessões foram videogravadas, transcritas e analisadas. A análise de episódios contribuiu para a compreensão de como as crianças estabelecem relações entre conceitos cotidianos e científicos, para o planejamento dos recursos e materiais pedagógicos a serem utilizados por elas, e ressaltou a importância do contexto de grupo para o desenvolvimento infantil.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Carolina Molina Lucenti de Hueara,Luciana Batista,Cecília Guarnieri Laplane,Adriana Lia Frizsman de

Aquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectual

Esse estudo investigou o processo de aquisição do conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Dele participaram duas pessoas, respectivamente de idade 16 e 20 anos de idade, alunos de uma escola especial. Para avaliar o repertório inicial dos participantes utilizou-se um programa computacional baseado na noção de rede de relações entre estímulos e entre estímulos e respostas. Depois foram ensinadas as relações tidas como necessárias para a avaliação de repertório, seguidas de testes para avaliar as relações emergentes. Os resultados mostraram a eficácia do currículo informatizado sugerido e dos procedimentos de ensino utilizados, tendo sido constatada a aquisição do conceito de número em reduzido período de tempo. Uma rede de relações matemáticas foi formada a partir do ensino direto de apenas duas relações. O ensino informatizado otimizou o processo de ensino-aprendizagem, aumentou a confiabilidade dos dados e controlou as contingências, de forma a ensinar conforme o planejado.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Escobal,Giovana Rossit,Rosana Aparecida Salvador Goyos,Celso

Criando pré-escolares com autismo: características e desafios da coparentalidade

A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo como as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade de cinco casais (pai/mãe) com filhos com autismo, cujas crianças tinham entre 4 e 7 anos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com base em categorias de McHale sobre coparentalidade e categorias geradas pelo estudo. Os resultados demonstraram que as tarefas parentais não são compartilhadas de forma igualitária entre o casal e que isso ocorre em função das demandas próprias do autismo e da forma como a família se organiza para atender a essas demandas. A solidariedade e o apoio entre o casal ocorrem principalmente durante o processo de diagnóstico e de dificuldades comportamentais do filho. Finalmente, uma das maiores fontes de conflito entre pai e mãe são divergências quanto às práticas educativas, em especial a questão de superproteção/colocação de limites no filho.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Sifuentes,Maúcha Bosa,Cleonice Alves

"Parece um prezinho": famílias de classes populares e o novo ensino fundamental

Este artigo aborda parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em 8 turmas de primeiro ano de 5 escolas municipais, visando estudar a implementação do Ensino Fundamental (EF) de 9 anos. Desenvolvida em 2006 - ano de adoção do novo EF no município em que as escolas se encontram - a pesquisa compôs-se por conjunto de procedimentos metodológicos, dos quais destacamos as entrevistas semi-estruturadas com 58 familiares de alunos de 6 anos das turmas estudadas. As análises do material empírico permitiram evidenciar que a recepção do novo EF pelos entrevistados foi predominantemente favorável, decorrente de expectativas de alfabetização das crianças. Consequentemente, avaliaram de modo positivo atividades de leitura/escrita no primeiro ano, criticaram a baixa freqüência das mesmas no cotidiano escolar e opuseram-se à existência de outras atividades no currículo, sobretudo às atividades lúdicas. Com este estudo, pretende-se contribuir para reflexões sobre desafios a serem enfrentados na implementação do novo EF, focalizando, particularmente, as relações famílias-escolas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Rocha,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da

Desenho da figura humana e a avaliação da imagem corporal

O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social. Neste contexto, objetivou-se avaliar a representação da imagem corporal expressa no DFH (proposta de Machover) de adultos de diferentes índices de massa corporal (IMCs). Participaram do estudo 120 voluntários, de idades entre 18 e 55 anos, dos sexos masculino e feminino, saudáveis, residentes em Ribeirão Preto (SP), distribuídos em quatro grupos de IMC (abaixo do peso, peso normal, sobrepeso e acima do peso). Os desenhos foram classificados por juízes independentes, adotando-se o sistema proposto por Van Kolck. Os resultados indicaram poucas diferenças significativas entre os itens avaliativos do DFH e os diferentes grupos de IMC, apontando limites informativos na investigação da imagem corporal de adultos por meio desta técnica.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Saur,Adriana Martins Pasian,Sonia Regina Loureiro,Sonia Regina

Avaliação perceptiva da imagem corporal: história, reconceituação e perspectivas para o Brasil

As pesquisas em Imagem corporal têm crescido em número no Brasil, porém a avaliação da dimensão perceptiva da imagem corporal é um tema pouco explorado. O objetivo deste artigo é rever criticamente a história, as características, os fatores intervenientes da avaliação perceptiva e apresentar perspectivas para o Brasil.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Tavares,Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Campana,Angela Nogueira Neves Betanho Tavares Filho,Roberto Fernandes Campana,Mateus Betanho

Videogame e sua influência em teste de atenção

Esta pesquisa objetivou investigar a performance em cinco variáveis do Continuous Performance Test (CPT-II), um teste de atenção sustentada. Dela participaram 30 indivíduos, com idades entre 10 e 16 anos, envolvidos nas atividades de uma organização não governamental (ONG) para crianças carentes, organizados em dois grupos: um grupo de jogadores de videogame (JVGs) e um de não jogadores de videogame (NJVGs). Todos eles foram testados no CPT-II e o grupo de NJVGs foi treinado por 20 sessões em dois jogos de videogame. Os NJVGs foram retestados no CPT-II. Verificou-se que, inicialmente, o grupo de JVGs apresentou um desempenho melhor do que o grupo de NJVGs. Após a intervenção experimental constatou-se que este último grupo apresentou uma melhor performance nas variáveis avaliadas do teste. Os resultados mostraram que o regime de treinamento e os jogos de videogame utilizados foram eficientes para melhorar o desempenho de adolescentes NJVGs no CPT II.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Alves,Luciana Carvalho,Alysson Massote

Abandono do atendimento em uma clínica-escola de psicologia infantil: variáveis associadas

O objetivo deste estudo retrospectivo foi levantar taxas de desistência e abandono do atendimento em uma clínica-escola de psicologia infantil e identificar fatores de risco sócio-demográficos, clínicos e familiares para ambos os desfechos. Dados de 258 crianças foram obtidos nos prontuários. Desistiram do atendimento logo após a entrevista inicial 16% das famílias. Entre as famílias não desistentes, 49% interromperam o atendimento antes da alta. Foram comparados, quanto aos fatores de risco, os grupos desistente e não desistente. Além disso, no grupo não desistente, os subgrupos abandono (clientes que compareceram ao menos uma vez antes de interromperem o tratamento) e alta clínica (clientes que persistiram até o final do atendimento) também foram comparados. Famílias desistentes apresentaram mais crianças nas séries iniciais, com menos problemas de comportamento. O abandono foi associado a menor recurso cognitivo e menor idade da criança, pai mais jovem e maior exposição da família a estresse psicossocial.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Mantovani,Carina Cella Panaia Marturano,Edna Maria Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos

Regulação emocional: a construção de um instrumento e resultados iniciais

Este estudo descreve os passos da construção de um instrumento qualitativo para investigar estratégias de regulação emocional de estudantes brasileiros e relata os resultados iniciais obtidos com a aplicação do instrumento. Participaram 54 alunos de 3ª e 4ª séries de uma escola pública de Campinas. O instrumento é composto por uma entrevista com 24 questões relativas a quatro emoções: tristeza, raiva, medo e alegria, e oito pranchas com figuras de crianças expressando cada emoção investigada. As respostas dos estudantes foram submetidas à análise de conteúdo. Um sistema de categorização foi desenvolvido para cada questão. A consistência do processo de codificação foi avaliada por dois juízes independentes, alcançando valores aceitáveis. Os resultados indicam que o engajamento em atividades prazerosas foi a estratégia mais mencionada para lidar com a tristeza, a raiva e o medo e para manter a alegria. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com base no instrumento desenvolvido, tendo em vista contribuir para o seu refinamento.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Cruvinel,Miriam Boruchovitch,Evely

Adolescentes do sexo masculino: trabalho remunerado e construção da identidade

O objetivo deste trabalho é analisar o modo como adolescentes trabalhadores do sexo masculino vivenciam o ingresso no mercado de trabalho, o significado que atribuem às atividades aí desempenhadas e como estas contribuem para a construção de suas identidades. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas com dez adolescentes que frequentavam o Ensino Médio, de idade entre 16 e 18 anos, pertencentes às camadas populares de Ribeirão Preto-SP. A análise dos dados enfocou a construção da identidade como um processo psicológico, mas também atrelado ao contexto social. A identidade de trabalhador apresentou maior relevância em relação a outras identidades sociais, sendo associada pelos sujeitos à conquista de maior maturidade e autonomia. Assim, a aquisição dessa identidade contribui para estruturar representações e práticas também em esferas como a família e a escola.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Watarai,Felipe Romanelli,Geraldo

Alcance e valor do nome-do-pai atualmente: algumas considerações

O objetivo desse artigo é discutir o alcance do conceito de Nome-do-Pai atualmente. No primeiro ensino de Lacan tal conceito era considerado o pilar fundamental do diagnóstico, pois sua presença ou ausência eram decisivas para estabelecer a diferença estrutural entre neurose e psicose, porém hoje em dia o Nome-do-Pai vem sofrendo ataques a partir de três vertentes - a teórica, a clínica e a sociológica - gerando no movimento analítico dúvidas quanto a sua validade e colocando em xeque a relevância da distinção estrutural. As três fontes que colocariam o conceito sob suspeita seriam: o último ensino de Lacan, que pluralizou os Nomes-do-Pai; a emergência dos novos sintomas, que desafiam um diagnóstico estrutural preciso; e a decadência das figuras de autoridade no mundo social. O artigo busca responder a algumas dessas críticas, defendendo a importância do conceito de Nome-do-Pai, embora restrinja seu domínio de validade.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Lustoza,Rosane Zétola Calazans,Roberto

Prática de parapente e comportamentos de risco: uma análise a partir do conceito de redoma sensorial

Este estudo analisa, a partir do conceito de redoma sensorial (Almeida, 2008), aspectos que permeiam a atuação dos praticantes da modalidade parapente. Foi possível verificar, através de uma pesquisa descritivo-exploratória, que o domínio da técnica e o uso de equipamentos adequados, apesar de imprescindíveis, não garantem o êxito desses atores. Muitas vezes as situações de risco vivenciadas agregam, num primeiro momento, um verdadeiro arcabouço de elementos sensoriais extraordinários, porém vivências diárias numa dada modalidade podem levar à banalização desses elementos por parte do praticante, transformando-se em elementos sensoriais ordinários. Na prática de modalidades de esporte de aventura tal transformação poderá influir negativamente, por exemplo, na manutenção da integridade física e emocional do praticante.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Paixão,Jairo Antonio Tucher,Guilherme Costa,Vera Lucia Menezes Gabriel,Ronaldo Eugenio Calçada

Transtornos alimentares: o papel dos aspectos culturais no mundo contemporâneo

Os transtornos alimentares são patologias caracterizadas primordialmente pelo medo mórbido de engordar. Vários são os fatores envolvidos tanto na etiologia quanto na manutenção e na gravidade dessas doenças, principalmente fatores individuais, familiares e culturais. Em relação a estes últimos, salienta-se o papel dos aspectos históricos, estéticos, midiáticos, transculturais, socioeconômicos, raciais e de gênero. Pesquisas atuais realizadas em diversas culturas demonstram a existência de uma relação entre esses fatores e os índices de anorexia nervosa e bulimia nervosa. A busca por um padrão estético globalizado (magreza), segundo a literatura, tem um papel central no aumento do número de casos. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão teórica acerca dos aspectos culturais envolvidos no aumento do número de casos de transtornos alimentares. Este trabalho pretende também destacar a necessidade de que profissionais de diversas áreas estejam atentos para os perigos do padrão de beleza atual, a fim de potencializar intervenções preventivas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Oliveira,Leticia Langlois Hutz,Claúdio Simon

A cultura do consumo: uma leitura psicanalítica lacaniana

O presente artigo pretende fazer uma leitura da cultura capitalista de consumo na contemporaneidade tomando como aporte a Teoria dos Discursos, desenvolvida por Jacques Lacan no seminário O Avesso da Psicanálise (1969-1970) e modificada na Conferência de Milão, proferida por ele em 12 de maio de 1972. O tema é abordado pela via do capitalismo, cujos desdobramentos levam ao consumo de produtos elevados à categoria de objetos-tampão da falta estrutural denominados latusas, de modo a estimular o excesso de gozo. A importância dessa leitura sustenta-se na atualidade do tema e nas consequências perigosas que podem advir ao sujeito quando do usufruto do gozo ilimitado acima das restrições fundadoras do desejo. Parte-se do pressuposto de que não há cura para a divisão subjetiva. Neste sentido, diante do engodo contemporâneo da completude o campo de impossibilidade de sutura do desejo é considerado o ponto de apoio para a clínica lacaniana.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Teixeira,Vanessa Leite Couto,Luís Flávio Silva