RCAAP Repository

Feminino e psicanálise: um estudo sobre a literatura psicanalítica

Apresentaremos os resultados de uma pesquisa sobre mulher e feminino na literatura psicanalítica realizada a partir da análise de artigos publicados em dois períodos: no auge do feminismo e na atualidade. Ao longo da pesquisa, verificamos que os artigos escritos no auge do feminismo permaneciam apegados à lógica fálica (do ter ou não ter) no tocante ao desenvolvimento psíquico da mulher, e que os artigos da atualidade apresentaram uma maior multiplicidade de aspectos, o que inclui questões envolvendo o complexo de castração, com sua implícita lógica fálica. O discurso do auge do feminismo, ao buscar estabelecer um lugar para a mulher diferente do lugar de negativo do homem, mostra a relevância atribuída, então, à lógica binária fálica, enquanto o discurso dos textos mais atuais busca o estabelecimento de um campo próprio e de uma positividade para a mulher na psicanálise.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Moraes,Gisele Cristiane Senne de Coelho Junior,Nelson Ernesto

Psicanálise e neurociências: um mapa dos debates

Este artigo pretende apresentar um mapa panorâmico dos debates em torno da relação e da possível articulação entre a psicanálise e as neurociências. No campo psicanalítico são identificados três grupos principais, definidos a partir de seus pressupostos: (1) hibridação, (2) isolamento e (3) interlocução. O primeiro grupo entende ser necessária a construção de um campo híbrido, já que as neurociências poderiam fornecer à psicanálise fundamentos e instrumentos metodológicos e conceituais mais sólidos sobre o funcionamento psíquico. Esta proposta vem sendo desenvolvida com a fundação da neuropsicanálise. Já o segundo grupo, marcado fortemente pelo discurso lacaniano, é refratário a qualquer forma de articulação, por considerá-las todas epistemologicamente inviáveis, resultando necessariamente em uma submissão da psicanálise aos ditames cientificistas atuais. Por fim, o terceiro grupo entende ser a interlocução, sem a hierarquização dos modelos em jogo, fonte fértil para a formulação de novas hipóteses teóricas e para a revisão do edifício conceitual da psicanálise.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Davidovich,Marcia Moraes Winograd,Monah

Tendências do neurofeedback em psicologia: revisão sistemática

Neurofeedback é uma modalidade não invasiva de condicionamento operante que visa produzir melhoras em quadros clínicos e aumento da performance ou sensação de bem-estar em pessoas normais, através da indução de alterações plásticas cerebrais. Os objetivos do estudo consistiram em gerar um panorama geral da literatura indexada no PubMed e Scopus e revisar a literatura em déficit de atenção e aumento da cognição, performance e sensação de bem-estar em sujeitos normais. Constatou-se que existem 156 artigos completos publicados em periódicos indexados no PubMed, 249 na Scopus e 310 ao todo. O uso para tratamento de déficit de atenção está bem-estabelecido na literatura, ao passo que o uso para condições não clínicas permanece em franco desenvolvimento.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Dias,Álvaro Machado

Temperamento e desenvolvimento da criança: revisão sistemática da literatura

O temperamento é uma variável da pessoa que interage com variáveis ambientais e pode assim influenciar as trajetórias de desenvolvimento da criança. O presente estudo teve por objetivo revisar de forma sistemática estudos empíricos, publicados de 2001 a 2006, sobre o tema temperamento e sua relação com o desenvolvimento da criança. Foram selecionados 50 estudos empíricos indexados nas bases de dados PsycINFO, MEDLINE e LILACS por meio de levantamento bibliográfico sistematizado.Verificou-se que a abordagem teórico-conceitual mais adotada pelos estudos foi a abordagem psicobiológica de Rothbart. O temperamento foi avaliado predominantemente por meio de questionários respondidos pelas mães. Os resultados dos estudos indicaram que crianças com o temperamento caracterizado por alto nível de humor negativo, medo, timidez e raiva encontram-se, do ponto de vista do desenvolvimento, suscetíveis de apresentar problemas de desenvolvimento. O temperamento com alto nível de controle com esforço, que indica a capacidade de superar tendências comportamentais e motivacionais dirigidas pelo afeto e reprogramar seu comportamento em situações de conflito de interesses associa-se a resultados desenvolvimentais positivos.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Klein,Vivian Caroline Linhares,Maria Beatriz Martins

Resolução de problemas interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola

O presente trabalho relata uma pesquisa-intervenção que objetivou implementar e avaliar o impacto de um programa adaptado, já existente na literatura, em Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais. Participaram 30 crianças de 6 e 7 anos do 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Minas Gerais. O estudo envolveu pré e pós-avaliação com a utilização do instrumento SSRS-BR e observações não sistemáticas realizadas pelas pesquisadoras e professoras. De forma complementar, foram realizadas reuniões e orientações aos responsáveis e professoras das crianças. Os resultados comparativos da pré e pós-avaliação das crianças indicam um incremento de algumas habilidades, como empatia, assertividade, expressão de sentimento positivo, civilidade e responsabilidade, concordando com os dados das observações realizadas. Observou-se maior sensibilização por parte dos pais e professores quanto às estratégias educativas e manejo de comportamentos indesejáveis. Foi possível constatar, também, uma maior abertura quanto às práticas preventivas da psicologia escolar no contexto educativo.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Rodrigues,Marisa Cosenza Dias,Jaqueline Pereira Freitas,Márcia de Fátima Rabello Lovisi de

Avaliando a avaliação escolar: notas escolares e inteligência fluida

Segundo o ENEM, o ensino deve promover o desenvolvimento da inteligência (competências). Este artigo discute a qualidade de duas avaliações escolares enquanto indicadores desse princípio. Foram realizados dois estudos. O primeiro analisa dados de 230 estudantes de uma escola da rede federal de Ensino Médio de Belo Horizonte e o segundo faz o mesmo procedimento em relação a 273 estudantes do ensino médio de uma escola particular da mesma cidade. Foram empregados os mesmos instrumentos e métodos de coleta e análise de dados nos dois estudos, para fins de comparação dos resultados. Foram analisadas relações entre inteligência fluida, notas escolares e uma competência escolar geral. Foi utilizado o modelamento por equações estruturais. Os resultados indicaram que as avaliações escolares dos dois estudos se relacionaram aos princípios do ENEM. As implicações são analisadas e discutidas.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Gomes,Cristiano Mauro Assis

Impactos do isolamento conjugal sobre a rotina da mulher do emigrado

Segundo a literatura, o isolamento social tende a favorecer o surgimento de problemas relacionados à saúde física e emocional, independentemente de gênero, idade e estado civil. O presente estudo procura conhecer as implicações do processo emigratório sobre o cotidiano de mulheres residentes em Governador Valadares - MG cujos parceiros se encontram no exterior como imigrantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual realizadas 247 entrevistas domiciliares com mulheres residentes na cidade de Governador Valadares cujos parceiros residem no exterior na condição de imigrantes há pelo menos três meses. Os dados revelaram que a partir deste isolamento as mulheres tornaram-se menos sociáveis, deixaram de participar de atividades usuais de lazer e distanciaram-se de amigos, enfraquecendo sua rede de apoio social. O isolamento conjugal, além de provocar significativas mudanças na rotina da mulher, produz mudanças em sua autopercepção e no modo de avaliação de seu relacionamento conjugal.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Boechat,Clarisse Sousa Dias,Carlos Alberto Matos,Emilliane de Oliveira Almeida,Agnes Rocha de Coelho,Adilson Rodrigues

Conselhos tutelares e psicologia: políticas públicas e promoção de saúde

Este artigo busca refletir sobre o papel do conselho tutelar na sociedade a partir de uma experiência de estágio curricular em Psicologia Jurídica nos cursos de graduação em Psicologia no Brasil. As atividades do estágio foram observações do cotidiano de um Conselho Tutelat (CT), plantão de Psicologia Jurídica junto à população e discussão dos casos atendidos com conselheiros e a coordenação de um grupo de adolescentes encaminhados por uma escola da região do Estudo. Este artigo pretende mostrar que o conselho tutelar é uma instituição que denuncia os conflitos subjacentes em uma sociedade excludente; além disso, o trabalho aponta caminhos para que esse órgão possa funcionar como um aparato de promoção de saúde.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Sequeira,Vânia Conselheiro Monti,Manuela Braconnot,Fernando Marques Oliveira

Relatório da gestão 2010

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Tuleski,Silvana Calvo Borges,Marta Eliane Echeverria

Preparação psicológica e o estresse de crianças submetidas a cirurgias

Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa que avaliou os efeitos da preparação psicológica pré-cirúrgica sobre o estresse de crianças submetidas a cirurgias eletivas em que foram utilizados dois programas distintos de preparação. A pesquisa foi realizada com 30 participantes, divididos em dois grupos, usuários de um hospital infantil, e nela utilizou-se a Escala de Estresse Infantil (ESI). A pesquisa compreendeu três etapas distintas: a) aplicação da ESI antes da preparação, no dia anterior à cirurgia; b) a preparação propriamente dita, sendo ambos os grupos submetidos aos diferentes programas de preparação; e c) a reaplicação da ESI, depois da preparação. Os resultados mostraram que há significativa redução do nível de estresse depois da preparação, embora não tenha havido diferença significativa quanto ao tipo de programa utilizado. Há implicações práticas no atendimento psicológico das crianças em situação pré-cirúrgica e limitações a serem consideradas quando se pesquisa esta área da psicologia pediátrica.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Broering,Camilla Volpato Crepaldi,Maria Aparecida

Sobre os diagnósticos das doenças sem explicação médica

O artigo apresenta a evolução histórica dos diagnósticos médicos ligados às doenças sem lesão, ressaltando quão problemáticos têm sido esses quadros na história da medicina, que muitas vezes contrariam os protocolos de construção de evidências clínicas. Abordam-se as classificações utilizadas para esses quadros ao longo do séc. XIX, de acordo com os paradigmas da irritabilidade, do arco-reflexo e do sistema nervoso central. No tocante ao século XX são focalizados o paradigma psicogenético e as transformações pelas quais passaram esses diagnósticos nas diversas edições do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Por fim, abordam-se algumas das denominações paralelas que as doenças e sintomas sem lesão adquiriram na atualidade, como o conceito de síndrome funcional e o dilema da (i)legitimidade no qual essas doenças estão imersas.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Zorzanelli,Rafaela Teixeira

Doença mental: representações de usuários e de profissionais da saúde

A diversidade de concepções sobre saúde e doença determina diferentes expectativas que causam defasagens entre necessidades avaliadas por profissionais e usuários dos serviços de saúde. Objetivou-se uma revisão de artigos que discutissem conteúdos, crenças e valores dos profissionais e dos usuários dos serviços de saúde mental em relação à doença mental. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em indexadores de produção científica, cobrindo o período 2001 a 2008, incluindo-se apenas trabalhos nacionais. Foram analisados os pontos de contato e de divergência entre representações de usuários dos serviços de saúde mental e dos profissionais da área. Os resultados indicaram semelhanças e divergências nas concepções referentes duas questões: 1) definição de doença mental, suas causas e cura; e 2) o profissional psicólogo e a busca por atendimento psicológico. Concluiu-se que as diferenças de significados entre profissionais e usuários justificam a necessidade de mais estudos para que as práticas em saúde mental respondam às demandas mais ampliadas.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Prebianchi,Helena Bazanelli Falleiros,Gabriela Giacometti

A vivência da maternidade de mães de crianças com autismo

O estudo teve como objetivo compreender como as mães de crianças com autismo vivenciam a maternidade. Participaram da pesquisa quatro mulheres com filhos na faixa etária infantil que apresentam diagnóstico de autismo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente e analisadas conforme a Análise Textual Qualitativa. Os resultados apontam que esta vivência é uma experiência desafiadora. Estas mulheres renunciam à carreira profissional, à vida social e às relações afetivas em prol dos cuidados maternos. Surgem com isso sentimentos como incerteza, tristeza e desamparo. Conclui-se diante disso que é necessário possibilitar a estas mães um espaço onde elas possam ser escutadas, trocar experiências e amenizar suas angústias. Por fim ressalta-se que a psicologia pode funcionar como rede de apoio a estas mulheres e contribuir para a preservação da saúde mental de famílias que possuem um componente com diagnóstico de autismo.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Smeha,Luciane Najar Cezar,Pâmela Kurtz

As saídas para o trabalho psíquico da adolescência

O processo de adolescência coloca em questão o trabalho psíquico da elaboração do Édipo, do narcisismo e da problemática de separação. Como se desenvolvem estes processos ao longo do tempo e aonde é que eles chegam? A partir de romances propondo retratos da adolescência e de romances de juventude, de diários e de cartas da adolescência, mas também de pesquisas feitas com a metodologia projetiva junto a adolescentes e a criadores, o autor questiona o que se entende por « crescimento psíquico » e interroga o destino destas elaborações.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Emmanuelli,Michèle

Psicoterapia baseada na mentalização de crianças que sofreram maus-tratos

Este estudo investigou a possibilidade de desenvolvimento da capacidade de mentalização na psicoterapia de crianças que sofreram maus-tratos. Com base na vertente psicanalítica da teoria do apego e nos estudos sobre função reflexiva e capacidade de mentalização, foi realizado um estudo qualitativo, pautado pelo método clínico. O procedimento adotado foi o Estudo de Casos Múltiplos, e os participantes, duas meninas de 10 e 12 anos de idade e seus cuidadores. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, hora de jogo, Teste das Fábulas e Manchester Child Attachment Story Task - MCAST, além das sessões de psicoterapia. O MCAST foi reaplicado após as 20 primeiras sessões de psicoterapia. Os principais resultados apontaram vínculos afetivos do tipo de apego inseguro, capacidade de mentalização limitada antes da psicoterapia e mudanças na capacidade de mentalização após as 20 primeiras sessões de atendimento das crianças participantes.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ramires,Vera Regina Röhnelt Godinho,Lucia Rech

Mídias e a imagem corporal na adolescência: o corpo em discussão

O presente artigo busca discutir a influência da mídia sobre as imagens advindas dos modelos contemporâneos de valorização da adolescentização das idades e a organização da imagem corporal do jovem. Entende-se como adolescentização o processo de valorização de características tipicamente adolescentes, como a apropriação e a construção de uma identidade corporal e a experimentação de novas referências corporais. A partir dessa discussão, pretende-se propor análises do jovem na contemporaneidade e de seus modos possíveis de construir uma imagem corporal que favoreça seu bem-estar na relação com os outros. O presente estudo apresenta uma reflexão teórica de cunho especulativo a partir de autores clássicos que abordam a adolescência, como Aberastury e Knobel, Kehl e outros.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Frois,Erica Moreira,Jacqueline Stengel,Márcia

Propagandas institucionais televisivas e resistência

Esse é um estudo exploratório-qualitativo referente ao uso de propagandas institucionais televisivas e discursos na mídia de massa (formas simbólicas) mediadas por agentes do governo e por uma instituição privada em favor da privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Apoiado pela Hermenêutica de Profundidade e nos Estudos Críticos do Discurso (ECD), o objetivo do estudo foi demonstrar como essas formas simbólicas podem servir para estabelecer e reforçar relações de dominação. Considerando-SE que as mídias de massa têm a responsabilidade legal de informar e educar todos os cidadãos e que as propagandas televisivas institucionais em foco somente estimulam e valorizam a política neoliberal pró-privatização, conclui-se que essas formas simbólicas podem estar reforçando as relações de dominação.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Roso,Adriane Gass,Rosinéia Luisa Romanini,Moisés

Proposição bakhtiniana para análise da produção em psicologia

O texto visa apresentar possibilidades de uso da Filosofia da Linguagem de Bakhtin na análise de documentos, na pesquisa em história da psicologia e em outros campos. Observa-se que as proposições bakhtinianas não devem ser utilizadas como um conjunto de regras fixas e imutáveis a serem aplicadas a um objeto visando encontrar seu enunciado, visto que sua proposta envolve indeterminação, duplicação e ambiguidade. Assim, em cada investigação o caminho e o objeto devem ser construídos. O texto apresenta, de forma concisa, não só as idéias centrais da Filosofia da Linguagem, mas também as questões de autoria, temas e formas discursivas, bem como os riscos das formas de tematização estática e/ou deslocada.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Castro,Alexandre de Carvalho Portugal,Francisco Teixeira Jacó-Vilela,Ana Maria

Prática de privação de liberdade em adolescentes: um enfoque psicossociológico

O Estatuto da Criança e do Adolescente contém artigos reguladores da prática do ato infracional e dos procedimentos socioeducativos que conduzem o adolescente à reflexão sobre o ato infracional cometido e seu futuro retorno ao convívio sociofamiliar. Objetivou-se apreender as representações sociais dos adolescentes em conflito com a lei acerca da prática socioeducativa com privação de liberdade. Participaram do estudo 50 adolescentes, os quais responderam a entrevistas com profundidade, as quais posteriormente foram submetidas à Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram sete categorias empíricas: concepção da prática socioeducativa de privação de liberdade; descrição da instituição; imagem dos profissionais; percepção da imagem de si; experiência de vida; e manifestações biopsicognitivas e projeto de vida. As representações sociais apontaram que a prática não socializadora prevaleceu sobre a socializadora. Os participantes demonstraram que, se for justa e humanizada, a prática socioeducativa privativa de liberdade poderá obter êxito na ressocialização do adolescente e na superação da sua condição excludente.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Coutinho,Maria da Penha de Lima Estevam,Ionara Dantas Araújo,Ludgleydson Fernandes de Araújo,Lidiane Silva

Psicologia escolar na educação superior: atuação no distrito federal

A atuação da Psicologia Escolar tem se expandido para outros contextos educativos, como a Educação Superior. Buscando contribuir para essa expansão, teve-se como objetivos mapear as Instituições de Educação Superior do Distrito Federal que possuem psicólogo escolar e conhecer e analisar o trabalho realizado. Participaram oito instituições com psicólogo escolar e que tinham, na internet, informações sobre os Serviços de Psicologia Escolar. A análise qualitativa destas informações indicou que estes serviços baseiam-se na atenção a dificuldades vivenciadas pelos alunos e na promoção do desenvolvimento acadêmico e humano; realizam atividades coletivas e individuais, tanto de natureza tradicional quanto emergente. Entre essas últimas, realizam ações de desenvolvimento pessoal e profissional, de avaliação institucional e de acompanhamento dos egressos. A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior está se construindo sobre ações preventivas, institucionais e mais abrangentes do que historicamente caracterizou a intervenção neste nível educativo.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Bisinoto,Cynthia Marinho-Araújo,Claisy Maria