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Estudos de defeitos em camadas de grafeno usando a dinâmica molecular por primeiros princípios
No presente trabalho, investigamos as propriedades eletrônicas e estruturais de alguns defeitos estáveis em grafeno encontrados em cálculos de dinâmica molecular por primeiros princípios, baseados na Teoria do Funcional da Densidade com a aproximação do pseudopotencial, para o comportamento do efeito de Knock-on sobre os átomos de carbono numa camada de grafeno. Através de nossos cálculos observamos a formação de um defeito estável conhecido como para adátomo-vacância em uma de nossas simulações. A energia de formação deste defeito é de 10,4 e V. O defeito apresentou uma polarização de spin total nula e poucas alterações na densidade de estados próximo ao nível de Fermi. Outro defeito estável encontrado foi a mono-vacância. Este apresentou alterações significativas na densidade de estados próximo ao nível de Fermi, resultando em uma possível criação de estados magnéticos devido ao momento de dipolo magnético total não-nulo. Estudos teóricos recentes têm mostrado que alguns defeitos em camadas de Grafeno podem induzir magnetismo, concordando com o que foi previsto em nosso trabalho. A caracterização de outros defeitos como a formação de adsorção de um átomo de carbono ou de uma cadeia pequena de átomos de carbono em camadas de grafeno, com ou sem vacância, também será mostrada neste trabalho.
Recursos musicais aplicáveis à saúde da criança e do adolescente: contribuições da musicoterapia á clínica pediátrica
Esta tese apresenta uma investigação sobre sete recursos musicais encontrados em atividades musicais praticadas na sociedade ocidental, focalizando seu potencial como recurso terapêutico. Os sete recursos musicais, identificados por seus materiais e procedimentos, são os seguintes: jogos e brincadeiras musicais; apreciação musical; canto; instrumentos musicais; criação musical; expressão corporal e dança; e ensaio e apresentação musical. Foi feito um estudo exploratório-descritivo da aplicação destes recursos a crianças e adolescentes em atendimento terapêutico em diferentes ambientes de saúde. A construção dos dados baseou-se na observação sistemática do oferecimento dos sete recursos musicais a 54 crianças e adolescentes com idades entre 1 e 20 anos e com diferentes diagnósticos e diferentes capacidades psicomotoras, em atendimento em três espaços de saúde; e na entrevista aberta feita com seus cuidadores e técnicos, perguntando-lhes que alteração de comportamento eles percebiam em sua criança/adolescente a partir do contato com cada recurso musical. A variedade de idades e diagnósticos das crianças e adolescentes buscou estabelecer a acessibilidade e benefícios dos recursos musicais a pacientes com diferentes capacidades de resposta afetiva, motora e cognitiva. A variedade de espaços de saúde (consultórios de Musicoterapia da Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, Sala de Medicação Infantil do Hospital Borges da Costa e Setor de Terapia Ocupacional do Hospital Bias Fortes) visou conhecer formas de oferecimento das práticas musicais em diferentes ambientes terapêuticos sem comprometer a dinâmica própria de cada um deles. O resultado desta tese é um mapeamento dos recursos musicais aplicáveis à saúde de crianças e adolescentes, apresentando suas especificidades, atividades possíveis de serem desenvolvidas, e benefícios resultantes de sua aplicação terapêutica, em consonância com os pressupostos das teorias da Musicoterapia. Por ser parte da cultura humana e estar ligada a atividades prazerosas e significativas, a música é familiar à criança/adolescente, que já faz uso dela, adaptando-a às suas capacidades psicomotoras, mesmo prejudicadas pela doença. Nesta pesquisa, ela é aceita a priori pela criança/adolescente e por seu cuidador. Apresentando-se no imaginário destes como uma chance de melhorar o ambiente de saúde, ela insere-se facilmente em suas rotinas. Por sua diversidade de formas, a música é acessível a crianças/adolescentes com comprometimentos de saúde diversos, se adequa às suas condições físicas e mentais, lhes oferece experiências de sucesso e lhes estimula desenvolvimento psicomotor. Seduzindo cuidadores e técnicos, a música cria uma rede prazerosa de participação que enriquece o ambiente de saúde e estimula a criança/adolescente a dedicar-se ao seu processo de saúde. A observação sistemática dos recursos musicais em sua aplicação ao processo de saúde de crianças e adolescentes mostra que a especificidade de cada um deles tem muito a oferecer aos pacientes. Os jogos e brincadeiras musicais tiram as crianças/adolescentes da letargia, tornam-nas alertas e participativas, e lhes oferecem conhecimentos e o compartilhamento de momentos prazerosos com o outro. A apreciação musical lhes dá acesso à expressão de diferentes tempos, espaços e visões de mundo, e à evocação e reelaboração de suas próprias vivências, emoções e fantasias. O poder narrativo e mnemônico do canto lhes ajuda a seguir seqüências complexas e memorizar informações, lhes propicia o aprimoramento da fala e a adoção de uma linguagem expressiva, lhes ajuda a afirmar sua individualidade acima da doença. O efeito tônico dos instrumentos musicais impulsiona as crianças/adolescentes ao movimento organizado, à construção elaborada e à participação prazerosa em conjuntos instrumentais. A criação musical lhes faculta a construção de uma identidade positiva, o afloramento de uma criatividade inesperada em meio a suas dificuldades psicomotoras, e uma via adequada e valorizada de expressão de seus sentimentos e idéias. A dança os leva a enriquecer sua imagem corporal e a aprimorar suas habilidades ambulatórias. Os ensaios e apresentações musicais lhes possibilitam apresentar-se diante do outro de forma positiva, mostrando sua força, sua alegria e suas capacidades. Tendo como sujeitos crianças e adolescentes sem autonomia, muito dependentes de seu cuidador e em alguns aspectos parecendo formar uma unidade com ele, esta investigação teve sua atenção chamada para o intenso grau de adesão do cuidador às práticas musicais, tanto para melhor direcioná-las à sua criança/adolescente, como para deleite próprio. Isto é extremamente importante quando se sabe que a adesão do cuidador ao tratamento da criança/adolescente sem autonomia é determinante de seu sucesso. Atuando em conjunto com técnicos de outras áreas da saúde, esta pesquisa notou também o envolvimento do técnico não-musicista, adotando rapidamente o oferecimento dos recursos musicais ao seu paciente, e fazendo música como fruição pessoal. Isto mostra a possibilidade de que também ele, sujeito ao trabalho estressante em ambientes pautados pela doença, use os recursos musicais em benefício próprio e se sinta seguro em explorá-los em seu trabalho. Embora a presença de um musicoterapeuta coordenando o oferecimento das atividades musicais no ambiente de saúde garanta maior riqueza musical e melhor direcionamento dos recursos musicais aos objetivos de saúde de cada paciente, como a música é uma prática comum à maioria das pessoas, e é acessível a não-musicistas, as atividades musicais mostraram-se possíveis de desenvolver-se entre pacientes, cuidadores e técnicos, dentro de suas possibilidades, com práticas musicais acessíveis aos seus conhecimentos, sugeridas por eles e valorizando suas histórias de vida, resultando em ganhos para todos.
2019-08-10T01:48:38Z
Maria Eugenia Castelo Branco Albinati
Avaliação de desempenho de uma estação de tratamento de efluentes da indústria têxtil
Neste trabalho foi elaborado um estudo na Estação de Tratamento de Efluentes da Cia. de Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira, localizada na cidade de Sete Lagoas/MG no período de janeiro à dez/2008. Foram avaliados os parâmetros de monitoramento, entrada e saída da ETE e comparados com a legislação ambiental em vigor. Dentre os itens avaliados, destaca-se a eficiência na remoção de DQO, valores da ordem de mais de 90%. Verifica-se que a partir da fixação do parâmetro de lançamento de DQO em 250 mg/L estabelecido pela Deliberação Normativa COPAM/CERH no 01 de maio de 2008, o atendimento a legislação ambiental ficou prejudicado já que a empresa otimizou o consumo de água em seu processo industrial e seus efluentes possuem alta concentração de carga.
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomates
2019-08-14T12:26:17Z
Flávia Rejane de Oliveira Cruz
Do apito da Fábrica aos sons da orquestra: percurso histórico-musical da Corporação Musical Cachoeira Grande
As bandas de música têm sido uma constante nos trabalhos¹ acadêmicos atuais, abordadas nos diferentes âmbitos que envolvem tal prática, como em questões sociais e históricas, processos de ensino e aprendizagem, análise de acervo documental, características e transformações no repertório, dentre outros. Adentrando acerca de tal relevância e inspirada pela minha atuação no grupo enquanto maestrina e saxofonista, a presente pesquisa trata do percurso histórico-musical da Corporação Musical Cachoeira Grande, da cidade de Pedro Leopoldo MG. Tal percurso foi construído por meio da intersecção de documentos e narrativas orais, do estudo do modo como as relações sociais tangenciam o fazer musical da banda e enriquecidos pela análise imagética e de repertório. Por fim, o cenário atual da corporação levanta pontos acerca da manutenção da tradição na banda civil e inovação da prática, contrapondo a tradicionalidade e memória afetiva que tais efetivos carregam consigo e a busca por novas experiências musicais, que no caso in voga, resultaram na criação da orquestra. O estudo das características identitárias e inerentes a corporação, fazem com que a mesma seja uma soma de valores agregados e específicos relativos ao fazer musical, tangenciando questões comportamentais, musicais e contextuais; sendo compreendida enquanto complexo banda. A pesquisa foi embasada nos preceitos da etnomusicologia, sociologia e musicologia histórica, visando compreender ainda de que modo a música vem sendo produzida na Corporação Musical Cachoeira Grande, as inter-relações existentes e o como fenômeno musical elucubra tradições, identidades, correntes estéticas e políticas.
2019-08-14T17:19:54Z
Ana Carolina Malaquias
Análise microgenética de processos de ensino-aprendizagem em aulas de Física conduzidas em ambientes de aprendizagem colaborativa
Com base na lei genética geral do desenvolvimento cultural, de Vygotsky, e outros conceitos da teoria sociocultural, investigou-se estratégias cognitivas cujas descrições pudessem apontar modos de socialização do conhecimento em atividades de aprendizagem colaborativa. Aportes de natureza teórica consideram que os ambientes de aprendizagem colaborativa, como aqueles circunscritos por tutoriais de Física introdutória, estimulam o protagonismo dos estudantes por promoverem uma intensificação das negociações sociais de sentidos pessoais, atribuídos aos artefatos culturais mediadores. Nesse contexto, definiu-se como objeto de pesquisa as relações intersubjetivas que se estabelecem nas redes de significação sociogenéticas, mediadas por artefatos culturais. Com essa definição, coloca-se em segundo plano a preocupação com a aprendizagem enquanto produto de estratégias pedagógicas específicas, voltando-se o interesse de pesquisa aos processos e não aos produtos da aprendizagem. Como consequência, buscou-se investigar processos no domínio microgenético das relações intersubjetivas. Para se ter acesso a eventos neste domínio do desenvolvimento humano, propôs-se uma estrutura teórico-metodológica baseada na teoria sociocultural e na análise microgenética. Com essa orientação, investigou-se o contexto de aulas de Física, circunscritas por tutoriais desenvolvidos com base em resultados de pesquisa em ensino de Física. A pesquisa foi conduzida no segundo trimestre letivo de 2015, em uma escola da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, em Belo Horizonte, Minas Gerais, em uma turma da segunda série do curso técnico de Automação Industrial. As aulas de Física, cujo tópico foi o eletromagnetismo, eram conduzidas com os estudantes trabalhando em grupos, tanto no laboratório quanto nas aulas de classe. Dois desses grupos foram selecionados para a análise com base na assiduidade de seus membros. Providenciou-se registros fotográficos dos cadernos dos estudantes, de classe e de laboratório. Com apoio na teoria sociocultural e no conceito de redescrição representacional, de Michael Tomasello, propôs-se uma estrutura de análise para delimitar episódios de potencial interesse, composta de um evento de inflexão e de um evento de redescrição representacional associado a determinados mecanismos subjacentes de cognição compartilhada. Esta estrutura, chamada episódio de cognição cultural, constituiu-se como o principal artefato cultural mediador das ações dos pesquisadores. Transcreveu-se e comentou-se cada episódio de cognição cultural, caracterizando eventos de inflexão e mecanismos de cognição compartilhada com indicadores construídos durante a fase inicial da pesquisa. Com a análise do material empírico, mostrou-se que os mecanismos de cognição compartilhada representam alguns modos de ação com os quais os agentes, envolvidos em sociogênese, respondem às demandas dos outros e da própria atividade. Nas considerações finais, defende-se, por meio de reflexões decorrentes das respostas dadas às questões de pesquisa, a importância da aproximação entre pesquisa e ensino, indicando uma possível agenda de pesquisa. Apresentam-se argumentos em favor da adoção da análise microgenética com o objetivo de fundamentar estratégias de ensino baseadas nas ações e respostas de estudantes diante de problemas enfrentados em situações específicas; apresenta-se como exemplo descrição minuciosa das dificuldades de raciocínio espacial enfrentadas pelos estudantes ao estudar campos magnéticos produzidos em espiras e solenoides. No campo teórico, defende-se o aprofundamento de estudos que visem avaliar a viabilidade do uso do episódio de cognição cultural como unidade de análise e o processo de redescrição representacional como princípio explanatório, considerando ambos no domínio microgenético da atividade humana, desenvolvida em ambientes de aprendizagem colaborativa.
2019-08-12T15:19:39Z
Joao Paulino Vale Barbosa
Sentidos escolares da escrita nas práticas de produção de texto em uma sala de aula do quinto ano da rede municipal de Belo Horizonte - MG
Os modos como os indivíduos se relacionam com a leitura e a escrita, nos mais diversos domínios da vida em sociedade, na família, escola e trabalho, são alvos de expectativas dos demais atores que compõem esses domínios: pais e/ou responsáveis, a gestão e o corpo docente, o governo. O estudo dos usos da leitura e da escrita leva-nos à percepção dos lugares ocupados pela escrita em um determinado grupo social, considerado que, em uma sociedade heterogênea, esses lugares não são únicos nem homogêneos. Essa percepção, por sua vez, não pode ser considerada fora das relações de poder, uma vez que existem modos de se relacionar com a escrita que são considerados mais adequados, o que lhes confere maior poder, em relação aos demais. A escola, sendo a instituição responsável pelo ensino da leitura e da escrita, é legitimada como a principal agência de letramento. Nesse sentido, existe uma valorização do letramento difundido pela escola, visto como dominante, em relação aos demais letramentos. É nesse contexto que este estudo foi delineado e tem como objetivo central analisar os sentidos escolares da escrita nas práticas de produção de textos escritos no quinto ano de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os objetivos específicos foram definidos com o intuito de investigar as estratégias utilizadas pelos sujeitos para a construção de sentidos nas atividades de produção de texto, relacionando-as às práticas de leitura e de escrita projetadas como expectativas escolares para os estudantes desse ano escolar. A revisão de literatura buscou tratar temas relevantes para a pesquisa, elencando estudos que tratam de questões referentes às relações estabelecidas entre escolarização e letramento; oralidade e escrita; texto, leitura e escrita; a sala de aula e as interações; a sala de aula como espaço de diferentes culturas. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de fevereiro e dezembro de 2019 por meio da observação participante, com uso de notas de campo, vídeos, fotografias, entrevistas e análise documental. As conclusões apontam que as práticas de escrita relacionadas à produção de textos são significadas a partir das possibilidades de participação, acesso e apropriação da escrita no espaço da sala de aula e a partir das interações ocorridas em torno do texto escrito, corroborando a ideia de que o processo de construção de texto é uma atividade discursiva, visto que quem escreve ou fala, o faz considerando as condições de produção e as possibilidades e limites que os usos da língua lhe impõem, especialmente no contexto escolar. Quanto aos estudantes e a sua relação com a leitura e a escrita, os resultados mostraram que estes sujeitos significam essas ações conforme os usos que fazem delas e diante do grau de dificuldade que encontram para realizá-las, expressando certa preocupação em entregar para o leitor-professor um bom trabalho ou uma produção aceitável. Os resultados mostram, ainda, que existem diferentes expectativas circulando entre as diferentes esferas da vida em sociedade, acerca do modo como os estudantes produzem textos escritos e que essas expectativas são tensionadas na escola, espaço tido como responsável pelo letramento.
2021-04-22T11:55:59Z
Sílvia Carolina Pereira Lima de Souza
Efeito dos exercícios multimodais na prevenção de quedas em idosos ativos revisão de literatura
As quedas são uma síndrome geriátrica que afetam a qualidade de vida de muitos idosos. Elas podem causar tanto morbidades quanto mortalidade. Aproximadamente 30% dos idosos com mais de 60 anos caem ao menos uma vez ao ano. O que influi em prejuízo da funcionalidade nas atividades da vida diária, laboral e no lazer. O presente estudo teve como objetivo averiguar se os exercícios multimodais previnem as quedas em idosos ativos que vivem na comunidade. Nesta revisão de literatura, foram incluídos estudos com idosos de ambos os sexos, ativos e que não fossem institucionalizados. Foi realizada uma busca nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval Systyem Online (MEDLINE), Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e Cochrane. A busca foi restrita a publicações em Inglês, espanhol ou Português, porém sem restrição a data de publicação. Foram utilizados os descritores fall, elderly, prevention, exercise, multi-component exercise, physical therapy e seus equivalentes em português e espanhol. Foram encontrados 10 estudos que utilizavam o treinamento multimodal como forma de prevenir quedas em idosos. Foi verificado que após o uso das intervenções dos exercícios multimodais, associadas às orientações comportamentais em relação a fatores de risco para prevenção de quedas, foi possível prevenir quedas entre os idosos ativos que vivem na comunidade. O ganho de força muscular, melhora de equilíbrio e melhora da marcha mostram-se importantes para prevenção de quedas. Desta forma foi verificada pela presente revisão de literatura que os exercícios multimodais podem ser utilizados na prevenção de quedas em idosos.
2019-10-18T14:55:15Z
André Luís Monteiro de Castro Finamore
Cantá pras alma: a reza cantada do ritual de Encomendação das Almas
A Encomendação das Almas é uma manifestação típica do catolicismo popular que chegou ao Brasil em meados do século XVI a partir de um trânsito de caráter migratório juntamente com a religiosidade e devoção dos colonizadores portugueses. Este trabalho trata-se, portanto, de um estudo acerca das rezas cantadas presentes no ritual, sobretudo, nas ocorrências do rito durante as Quaresmas de 2015 e 2016 nos povoados Bocaina, São Bento e Machadinho, localizados no entorno do município de Cláudio, no estado de Minas Gerais. Partindo de um levantamento bibliográfico sobre recorrências e correspondências no âmbito deste rito no Brasil e também em Portugal, este trabalho apresenta um pouco de sua história, relacionando-a com temáticas e conceitos pertinentes ao campo onde se desenvolveu a pesquisa etnográfica. A fim de aproximar o leitor da atmosfera sonora da Encomendação das Almas são apresentadas transcrições e análises musicais, bem como recursos intermidiáticos relacionados ao contexto de ocorrência dessa prática ritual, objetivando representar o ato cantá prás alma e seus principais elementos musicais, performáticos e culturais, apresentando a relação existente entre tradição, os procedimentos ritualísticos e estrutura das celebrações com rezas cantadas, entoadas durante cada realização desta manifestação religiosa que ainda [r]existe na cultura popular das regiões estudadas.
2019-08-13T19:52:23Z
Vinícius Eufrásio de Oliveira
Análise contrastiva de marcadores discursivos em uma abordagem modular: o md por isso que
Este trabalho de pesquisa apresenta uma análise contrastiva francês-português de alguns marcadores discursivos da obra LÉvangile selon le spiritisme e sua tradução em português. Investigamos algumas passagens das duas versões dessa obra em que marcadores do francês foram traduzidos pela expressão por isso que, tomando como referencial teórico- -metodológico o Modelo de Análise Modular do Discurso (MAM). Partimos da hipótese de que essa expressão atua na organização do discurso enquanto marcador discursivo, MD, que conecta segmentos textuais e informações estocadas na memória discursiva. Em função do corpus selecionado para esta pesquisa e estando nosso interesse centrado na descrição e explicação do funcionamento discursivo de por isso que, analisamos nossos dados do ponto de vista da dimensão hierárquica e da forma de organização relacional. Nossas análises apontaram que por isso que, de fato, funciona como um marcador discursivo ou conector, e que ele sinaliza relações textuais de justificação em relação ao segmento que o precede.
2019-08-14T21:37:11Z
Lucas Eugenio de Oliveira
O programa PDE Escola na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais: uma análise dos desafios e contribuições para a gestão pedagógica
O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola), identificando as possíveis contribuições e os desafios para a gestão pedagógica de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino deMinas Gerais(RPEE-MG), localizada em Belo Horizonte. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico, pesquisa documental sobre PDE Escola, avaliação educacional e financiamento, seguidade pesquisa de campo realizada por meio de estudo de caso. Como instrumento de pesquisa elegeu-se a aplicação de questionários junto aos professores e entrevista semiestruturada com profissionais da escola e, por fim, observação participante nas reuniões pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolveu dados quantitativos obtidos por meio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2009, 2011 e 2013 das escolas priorizadas com o PDE Escola em 2012. O estudo do PDE Escola considerou como marco histórico a reestruturação realizada em 2007 por meio do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os resultados obtidos indicam que as escolas priorizadas pelo PDE Escola em 2012 apresentaram melhores resultados no IDEB de 2013 em relação aos índices de 2009 e 2011, em especial, a escola selecionada para esta pesquisa porque obteve crescimento igual a 84%, o maior índice de crescimento observado entre as escolas contempladas pelo programa em 2012. Identificaram-se duas características no programa: a primeira, PDE Escola como tecnologia educacional que mobiliza e impacta o cotidiano escolar por meio do financiamento do Governo Federal para melhoria da infraestrutura física e gestão pedagógica da escola e, a segundacomo política pública educacional, voltada para a gestão escolar, que enfatiza o protagonismo dos profissionais na elaboração, implementação e execução das ações priorizadas no plano. Identificou-se ainda o desafio da participação coletiva no desenvolvimento do plano devido a rotatividade dos profissionais, condições de trabalho e diferentes concepções e práticas de avaliação.
2019-08-11T23:31:47Z
Leise de Paula Reis Lima
O mútuo controle em processos avaliativos: um exercício crítico dos momentos de interação entre organização e comunidades
O estudo apresentado nesta dissertação busca compreender os processos de avaliação acionados por uma empresa para recuperar um momento de interação com o público comunidade. Foi escolhida uma audiência pública para efeito de licenciamento ambiental como circunstância privilegiada onde formalmente um público e organização se deparam e estabelecem uma interlocução. A discussão sobre avaliação apoia-se no conceito de mútuo controle, por meio do qual se analisa de que forma as partes envolvidas conduzem o relacionamento entre elas e, posteriormente, em que medida a empresa constrói uma visão sobre este encontro. O estudo se fundamenta no conceito de públicos dentro de uma matriz relacional, de maneira a entendê-los como formados por meio da ação. Um estudo de caso é utilizado para investigar de forma balizada o fenômeno escolhido para o trabalho, tomando para observação empírica o processo de prolongamento da rodovia SP083, localizada entre as cidades de Campinas e Valinhos, no estado de São Paulo.
2019-08-10T15:06:00Z
Martha Nogueira Domingues
Exame anatomopatológico da placenta: contribuições para o diagnóstico clínico
A placenta é um importante órgão responsável pela nutrição, trocas gasosas e eliminações de excretas fetais; estando a mesma exposta à influências do ambiente intra-uterino e inúmeras agressões de natureza diversa que atingem o feto. O exame anatomopatológico ou biópsia da placenta pode ser definido como a análise de tecidos realizada através de microscopia óptica convencional, podendo diagnosticar lesões quando existentes. Neste contexto, este estudo teve como objetivo estudar, a luz da literatura, as contribuições do exame anatomopatológico da placenta para auxílio ao diagnóstico clínico. Foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual foram analisados 10 artigos originais e 02 revisões bibliográficas, publicadas entre os anos de 2002 a 2012. Os estudos reforçam que a fisiologia placentária ainda é um campo complexo e que inexistem protocolos governamentais para a indicação da realização deste exame. Todos os trabalhos analisados apresentam dados que justificam maior questionamento antes de desprezar uma placenta, uma vez que ela contém dados relevantes relacionados à saúde do recém nascido e pode contribuir para o acompanhamento de novas gestações. Neste enfoque, surge a necessidade da discussão da elaboração de novas rotinas institucionais sobre a indicação de estudos macro e microscópio da placenta, após sua a dequitação.
2019-08-10T19:35:41Z
Elisangela Reis Mantovani
Avaliação de infoquímicos presentes em ovos e larvas de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) como atraentes e/ou estimulantes de oviposição para grávidas co-específicas
A escolha do criadouro adequado por fêmeas Aedes (Stegomyia) aegypti é influenciada por estímulos visuais, físicos e químicos. Buscou-se avaliar a influência de estímulos químicos (infoquímicos) provenientes de imaturos co-específicos no comportamento de oviposição de A. aegypti que, se identificados, apresentam potencial uso em armadilha para captura do vetor. Os objetivos do estudo foram avaliar: (a) extratos de larvas (L3 e L4) de A. aegypti como estimulantes de oviposição; (b) extratos de larvas de A. aegypti na armadilha adesiva MosquiTRAP® como atraentes de oviposição; (c) ovos de A. aegypti de diferentes idades como estimulantes de oviposição e (d) comparar o perfil químico de extratos de larvas e de ovos com infoquímicos já identificados. Os testes com estimulantes de oviposição foram realizados em gaiolas (30x30x30 cm) em laboratório onde foi observada uma única fêmea grávida por teste. Foram avaliados como estimulantes de oviposição extratos: (1) água de criação de larvas (EAL); (2) hexânicos de água de criação de larvas (EHAL) e (3) metanólicos do corpo de larvas (EMCL), nas concentrações de 0,5; 2,0; 3,0 e 6,0 larvas/mL de água destilada, além de (4) 150 ovos de A. aegypti de 0, 2, 7, 15, 30, 90 ou 180 dias. Em campo, foram realizados testes com armadilhas iscadas com: (1) água de torneira; (2) infusão do capim Panicum maximum a 10%; (3) água com alimento; (4) água de criação de larvas com alimento (8 larvas/mL); (5) água de criação de larvas sem alimento e (6) água de criação de larvas sem alimento associada à infusão. Extratos de larvas e ovos foram submetidos à cromatografia gasosa e comparados com padrões sintéticos de estimulantes e atraentes de oviposição (ácido dodecanóico, ácido tetradecanóico e n-heneicosano). Os resultados demonstraram que os extratos de larvas (0,5 larvas/mL) estimularam a oviposição (Qui quadrado, p > 0,05) e ovos com 2, 7, 15 e 30 dias estimularam a oviposição (p < 0,05). Verificou-se a presença de n-heneicosano em EHAL e em extrato hexânico do corpo de larvas, enquanto os ácidos dodecanóico e tetradecanóico foram encontrados nos extratos metanólicos de ovos. Nos testes de campo, o número de fêmeas de A. aegypti capturadas nas armadilhas com água de criação de larvas sem alimento foi similar ao da infusão (Kruskal Wallis, p > 0,05). Testes com água de criação de larvas associada a infusão não aumentaram significativamente a captura (p > 0,05). Conclui-se que infoquímicos produzidos por larvas e ovos interferem na oviposição de co-específicos dependendo da concentração de manutenção das larvas e da idade dos ovos.
A (in)evitável didatização do livro infantil através do livro didático
O processo de didatização dos textos apropriados dos livros infantis através dos livros de alfabetização foi o objeto de estudo desta pesquisa que se centrou nas transformações de natureza grafo-plásticas, textuais, lingüísticas e contextuais que neles ocorrem, tendo em vista a sua escolarização. Tomando como corpus inicial, os doze livros de alfabetização recomendados pelo Guia de Livros Didáticos 1a. à 4a . séries. PNLD/ 98, todos os textos apresentados para atividades de leitura foram classificados segundo seus suportes de origem, revelando a diversidade textual presente nesses livros e nesta, apontando maior quantidade de textos apropriados dos livros infantis, seguidos, de perto, pelos textos didáticos - escritos pelos próprios autores dos livros, com objetivos de ensinar a ler e escrever, acompanhados dos textos apropriados do folclore e da tradição oral, de jornais, revistas e de diversos outros suportes que circulam no meio social. Feito o recorte pelos livros infantis, evidenciou-se a predominância da poesia sobre a narrativa e outros do gênero, o que permitiu a hipótese, depois confirmada, que os poemas são mais didatizados por serem curtos e representarem de forma singular a sonoridade das palavras, sendo considerados mais adequados aos alunos em fase inicial da alfabetização. Novo recorte se deu pelos autores e textos mais didatizados que passaram a constituir o corpus de análise, no caso, os textos do poeta Vinicius de Moraes e Elias José e os textos narrativos de Ana Maria Machado e Ruth Rocha. A análise revelou que as alterações ocorrem mais pelo tratamento que os textos recebem no contexto discursivo em que se encontram. A função que o texto passa a ter nos livros de alfabetização modifica sua leitura, imposta, também, pelas atividades que se encontram prescritas ou apresentadas como sugestões para serem desenvolvidas em sala de aula, centradas na aquisição do sistema de escrita. As transformações de natureza grafo-plásticas são inevitáveis pela mudança de impresso e à medida que passaram a compor o livro didático alteraram a forma que os textos foram dados para serem lidos; as textuais, ocorreram em menor proporção nos poemas, apresentados, em sua maioria, de forma integral e mais nas narrativas que sofreram encurtamento e fragmentações. Observou-se ainda que, contrariamente, as narrativas apresentam uma proposta de trabalho mais significativa. Desta forma, os textos apropriados dos livros infantis, apresentados e entendidos pela escola como texto literário, transformam-se em texto escolar porque didatizados com objetivos de se ensinar os saberes instituídos, em detrimento das características que os identificam no campo artístico: autoria, estilo, época, contexto histórico e social, gênero, linguagem.
2019-08-12T05:46:34Z
Ana Maria da Silveira Bossi
Efeitos de um modulador alostérico negativo do receptor metabotrópico de glutamaco do subtipo 5, na obesidade induzida por dieta e no comportamento de compulsão em camundongos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A estrutura de valor para o cliente pessoa física no varejo bancário brasileiro: desenvolvimento de uma escala de mensuração
Conquistar a fidelidade do cliente por toda a sua vida útil de consumo está no escopo de toda empresa que pretenda se tornar efetiva no mercado. Nesse sentido, uma abordagem que vem ganhando cada vez mais destaque nos ambientes acadêmico e mercadológico é a identificação dos atributos mais valorizados pelos clientes em uma empresa, produto ou serviço. Dessa forma, torna-se possível desenvolver e implementar estratégias que possibilitem conquistar,de forma duradoura, a preferência de consumo do cliente, focando seus negócios atuais e futuros. O mercado financeiro se notabiliza por ser um dos mais competitivos e dinâmicos no mercado. No Brasil, esse setor vem passando por mudanças significativas a partir dos anos 1990, notadamente em função da redução dos índices inflacionários, aumento da concorrência, ampla modernização tecnológica e elevação da população bancarizada. Esse quadro é particularmente marcante quanto aos bancos de varejo. Nesse contexto, entender e suprir os interesses e necessidades do cliente torna-se essencial. Entretanto, há carência de estudos sobre a percepção de valor pelo cliente, principalmente quando se quer tratar de determinado setor da economia, de segmentos de consumidores ou de uma região geográfica específica. O objetivo é desenvolver um modelo que represente a Estrutura de Valor para o Cliente, ou seja, atributos que o consumidor perceba como importantes e significativos para que ele se mantenha fiel a determinado fornecedor. Com vistas a obter maior foco e precisão estratégica, o modelo foi desenvolvido junto a uma amostra ampla de clientes pessoas físicas de bancos de varejo instalados no Brasil e testado empiricamente junto a um segmento específico. A metodologia aplicada tem como base o processo de triangulação, em que a abordagem qualitativa funciona como base robusta para a quantitativa. Nesse sentido, foi desenvolvida uma escala inédita, a partir de entrevistas por grupos de foco e posterior análise estatística por meio de análise fatorial. A escala passou por dois processos de purificação, sendo aprovada em diversos testes de confiabilidade e validade. A metodologia, cujo modus operandi está detalhadamente descrito, pode ser considerada tão relevante quanto a própria escala, já que pode ser utilizada para outros estudos que visem a Estrutura de Valor para o Cliente, de acordo com a especificidade definida. Ao final do trabalho, são apresentadas as limitações do estudo e sugestões de novas pesquisas.
2019-08-11T21:32:42Z
Joao Carlos Neves de Paiva
Enfrentando o establishment : partidos desafiantes de esquerda na América Latina
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Análise numérica de estruturas de aço, concreto e mistas em situação de incêndio
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e implementação de modelos numéricos nãolineares, para a análise térmica e mecânica de estruturas de aço, concreto e mistas de aço e concreto em situação de incêndio. Procedimentos para análise de transferência de calor, com base no método das diferenças finitas e elementos finitos, ao nível da seção transversal, fornecem a distribuição de temperatura da qual se pode obter a degradação das propriedades dos materiais submetidos ao incêndio. Um novo procedimento para análise da resistência de seções arbitrárias de vigas, colunas e lajes em situação de incêndio é apresentado. Um elemento de viga tridimensional, capaz de simularestruturas submetidas ao incêndio é implementado e testado. Para simular lajes de concreto em altas temperaturas, um elemento de casca composto por camadas com um modelo constitutivo de dano é introduzido. Finalmente, um elemento de mola para ligações semi-rígidas em situação de incêndio é desenvolvido e acoplado aos elementos de viga. Os modelos numéricos são validados por comparações com resultados numéricos e experimentais encontrados na literatura.
2019-08-11T08:54:38Z
Rodrigo Barreto Caldas
Modelagem a parâmetros distribuídos de cabos de potência utilizados em acionamentos elétricos
Os programas do tipo EMTP ('Electromagnetic Transients Program') disponibilizados comercialmente, em sua grande maioria, apresentam modelos para cabos tanto no domínio dos modos quanto no domínio de fases. No entanto, estes modelos são destinados para a análise de transitórios eletromagnéticos em cabos de alta tensão, localizados abaixo ou acima do solo. Esta Dissertação possui o intuito de apresentar, desde a formulação matemática até a implementação, um modelo computacional para cabos de potência localizados sobre o solo a parâmetros distribuídos e dependentes da freqüência no domínio dos modos, usualmente utilizados em acionamentos elétricos. Desta forma, este trabalho contempla a síntese de um modelo para cabos de potência tetrapolar utilizando o programa PSCAD/EMTDC, constituindo-se numa ferramenta importante e de fácil utilização para o estudo de sobretensões transitórias em motores elétricos de indução acionados por inversores PWM ('Pulse Width Modulated'). A validação do modelo desenvolvido é corroborada por meio de medições realizadas no LAI (Laboratório de Aplicações Industriais) e no LEAT (Laboratório de Extra-Alta Tensão) do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais.
2019-08-14T18:18:21Z
Thiago de Fernandes e Lourenco Milagres