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O ensino da língua inglesa na escola pública: uma leitura psicanalítica do gozo
Esta dissertação tem como objetivo geral identificar e refletir sobre quais são os possíveis indícios de gozo dos professores de Língua Inglesa de escolas regulares públicas, apoiando-se nas teorias do discurso e da psicanálise, a fim de identificar por que os sujeitos mantêm sua prática nas escolas públicas apesar de queixas ao seu redor, de suas dificuldades ou mesmo infortúnios, e mesmo assim se mantêm animados e implicados no seu ensino. No capítulo teórico aborda-se a área de onde se desenvolveu esta pesquisa, a linguística aplicada ao ensino de língua inglesa (LI), área esta que abre a oportunidade de dialogar com a teoria do discurso franco-brasileira (AD) afetada pelo conceito de subjetividade psicanalítica. Esse afetamento possibilitou utilizar conceitos psicanalíticos, em especial aqueles relativos ao conceito de gozo para a compreensão das vicissitudes da formação de professores. Partiu-se, assim, da leitura de Freud feita por Lacan e outros conceitos psicanalíticos necessários à abordagem do assunto e ao desenvolvimento das análises, sendo estas calcadas em princípios da AD, que toma a materialidade linguística em função da memória discursiva. Acreditando que a psicanálise tem sua contribuição a oferecer ao formador e ao professor de LI, a escolha das enunciadoras deste trabalho foi baseada em uma tentativa de ouvir professores que aparentemente estariam vivificados pelo gozo feminino. Cientes de que as interpretações sempre podem ser outras, não se esgotando naquelas aqui realizadas, esta pesquisa teve o propósito de contribuir para que formadores e professores possam problematizar seus caminhos profissionais, questionar seus modos de gozo, seus desejos, sua implicação perante a profissão. Há um aspecto na constituição do sujeito que não é possível apreender em algumas poucas entrevistas e que é determinante nas suas relações com o objeto. Embora as professoras retirem ganhos secundários de situações mortificantes, é possível apreender que a relação com o objeto voz, através do encanto com a música na língua inglesa durante a infância e a adolescência, é determinante na relação vivificante que elas mantém com o seu ensino e com seus alunos.
2022-12-06T15:43:20Z
Marilene Pereira de Oliveira
Modelo logístico para localização de instalações destinadas à logística reversa de embalagens pós-consumo
O crescimento acelerado do consumo tem levado ao aumento do descarte de produtos no final de vida útil e das embalagens que os acondicionam. A destinação final dessas embalagens e dos produtos pós-consumo geram custos que, na grande maioria dos casos são arcados pelo poder público municipal, responsável legal, no Brasil, pelo gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos. Objetivando a redução dos custos para os municípios, muitos países têm adotado, como solução, a obrigatoriedade da responsabilidade estendida para os fabricantes e importadores por meio da Logística Reversa (LR). A implantação de Sistemas de Logística Reversa (SLR) de produtos pós-consumo propicia benefícios ambientais e econômicos, visto que aumenta o potencial da reciclagem. Entretanto, observa-se que ainda há dificuldades para viabilizar a implantação e a consolidação de SLR. Dentre as lacunas existentes, destacam-se os altos custos e a baixa expectativa de universalização da LR. Os SLR atendem prioritariamente os grandes centros urbanos devido à alta taxa de retorno de materiais. Nesta Tese é apresentado um modelo matemático de localização de instalações destinadas à logística reversa de embalagens pós-consumo, com alocação de Centros de Triagem (CT) e Centrais de Valorização (CV) com a finalidade de formar Arranjos Territoriais Ótimos que permitam a incorporação de municípios de pequeno e médio porte. O problema de otimização gerado objetivou alocar os CT e as CV mais estratégicas e os melhores fluxos entres os nós da rede logística, de forma a minimizar os custos do SLR e maximizar as receitas obtidas com a comercialização dos materiais recicláveis. O modelo foi aplicado ao caso do estado do Espírito Santo, localizado na região Sudeste do Brasil, usando dados reais obtidos em uma pesquisa de campo. Para a análise de sensibilidade do modelo, foram construídos cenários baseados na participação da população e em critérios operacionais como a capacidade produtiva dos CT e CV, os custos de transporte e os valores de comercialização dos materiais recicláveis. Os resultados mostraram que a otimização por meio do modelo logístico desenvolvido pode levar a resultados em que a taxa de Receita/Custo seja superior a 100% e que a organização de municípios pode possibilitar a universalização desse serviço à população, com atendimento aos municípios de pequeno e médio porte, obtendo receitas que justifiquem os investimentos
2022-12-06T15:43:20Z
Maria Claudia Lima Couto
Estudo Hemodinâmico do Processamento Sensorial Auditivo na Toxoplasmose Congênita diagnosticada e tratada precocemente
Trata-se de estudo de abordagem quantitativa, observacional e descritivo com o objetivo de avaliar a associação entre a atividade hemodinâmica cortical e a estimulação auditiva por meio de diversas condições, focando no neurodesenvolvimento de crianças com e sem o diagnóstico de toxoplasmose congênita de 0 a 3 meses de idade. Os sujeitos foram crianças em acompanhamento no perído de outubro 2016 a janeiro de 2019 do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPAD), oriundas do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) que tiveram o diagnóstico de toxoplasmose congênita, outro grupo foi formado com as crianças saudáveis (sorologia negativa para a toxoplasmose congênita). O protocolo do estudo consiste na avaliação da atividade hemodinâmica cortical em resposta a estimulação auditiva por meios de três condições voz da mãe (conversa espontânea), voz do pesquisador (conversa espontânea) e voz controlada (voz leitura gravada), utilizando a técnica de espectroscopia de luz próxima ao infravermelho; e avaliação auditiva por meio da Imitânciometria, das Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT) e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). O consentimento informado, por escrito, dos pais ou responsável legal pelas crianças foi solicitado e o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG
2022-12-06T15:43:20Z
Ana Lívia Libardi Bertachini
Instrumentos na avaliação da fragilidade em idosos comunitários: uma revisão de literatura
INTRODUÇÃO: Não há consenso a respeito da avaliação de fragilidade. Devido a isso, a escolha do instrumento é dependente da definição a que se refere, assim como da variação populacional (BARRETO, 2012; KIM, 2014) O objetivo desta revisão foi buscar e descrever questionários e testes aplicados no diagnóstico e avaliação da Síndrome da Fragilidade. METÓDOS: Realizou-se uma busca sistemática nas bases de dados PubMed, LILACS e MEDLINE por meio dos descritores Frailty Syndrome combinado com Assessment e Elderly OR Aged OR Older. RESULTADOS: Obteve-se um total de 37 artigos. Foram encontrados como instrumentos fisiológicos: marcadores imunológicos, 25 hidroxivitamina D, proteína C-reativa e concentração de hormônios reprodutivos; e como instrumentos clínicos: The Marigliano Cacciafesta Polypathological Scale (MCPS), Study of Osteoporotic Fractures (SOF) index, Short Battery of Physical Performance, Groningen Frailty Index (GFI), Tilburg Frailty Index (TFI), Sherbrooke Postal Questionaire (SPQ), Cadiovascular Health Study (CHS) index, Edmonton Frailty Scale (EFS), CSBA index, The Frailty Trait Scale, FI-CGA, The Gill Frailty Index, Escala FRAIL, Frailty Index, Conselice Study of Brain Aging Score, Canadian Study of Health and Aging, Modified Short Emergency Geriatric, Clinical Global Impression of Change in Physical Frailty, Easycare Two-step Older persons Screening, Food Frequency Questionnaire, PRISMA-7, SMF-BIA, e Hubbard Scale. CONCLUSÃO: Dentre os instrumentos encontrados na busca, apenas o Food Frequency Questionnaire, Groningen Frailty Indicator, Tilburg Frailty Indicator e o Edmonton Frail Scale foram validados para o português-Brasil, havendo a necessidade de mais estudos que avaliem fragilidade na comunidade brasileira.
2022-12-06T15:43:20Z
Jessica Paola Souza Lima
Estratégias de intervenção educativa para controlar a hipertensão arterial em Unidade Básica de Saúde Estação
A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença cardiovascular, crônica, não transmissível. Ocupa lugar de destaque no contexto da transição epidemiológica, constituindo um dos principais fatores de risco para o aparecimento das doenças cardíacas. O controle da HAS está diretamente relacionado ao grau de adesão do paciente ao regime terapêutico, seja ele medicamentoso ou não. Este trabalho tem como objetivo estabelecer ações de promoção à saúde e prevenção de agravos para a redução da morbimortalidade em um grupo de risco pertencente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Estação do município de Carandaí Minas Gerais. A metodologia utilizada foi a elaboração de um projeto de intervenção a partir de um PES ancorado numa revisão bibliográfica utilizando-se de artigos publicados nas bases de dados SciELO e Biblioteca Virtual da Saúde(BVS) além de documentos municipais. Como critério de inclusão para seleção dos artigos foram usados textos publicados em português a partir de 2003 com os seguintes descritores hipertensão arterial, risco cardiovascular aumentado, fatores de risco para hipertensão e tratamento da hipertensão, educação em saúde. A prática da educação em saúde pela Equipe Saúde da Família vem aumentando o nível de conhecimento dos portadores de HAS sobre sua patologia e os agravos que os acometem. Portanto, neste estudo foram realizadas entrevistas individuais, semanais, com os pacientes portadores de HAS, assim como foram agendados encontros em grupo, de 15 em 15 dias, com no máximo 20 pacientes por encontro buscando promover esta pratica educativa. Ainda foram realizadas reuniões com a Equipe de Saúde da Família, para reavaliação das ações e aperfeiçoamento das práticas realizadas no atendimento aos portadores de HAS da comunidade em questão.
2022-12-06T15:43:20Z
Olga Lidia Menendez Rodriguez
Jamming and percolation of dimers in restricted-valence random sequential adsorption
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-12-06T15:43:20Z
Alexandre Penteado Furlan Diogo Carlos dos Santos Robert M. Ziff Ronald Dickman
Fatores de riscos para o desenvolvimento de úlcera por pressão em idosos hospitalizados
Este estudo teve como objetivo identificar os fatores de risco que ocasionam o aparecimento de úlcera por pressão em idosos hospitalizados. A revisão foi realizada no período de 2003 a 2013, onde foi obtida uma amostra de 06 artigos. Trata-se de uma revisão integrativa que permite que pesquisas anteriores sejam sumarizadas e conclusões estabelecidas a partir da análise criteriosa do delineamento metodológico e dos resultados acerca do tema investigado. Constatou-se que tem havido uma maior preocupação com o tema nos anos recentes, certamente em função do fenômeno mundial de envelhecimento da população, o que evidencia quando hospitalizado um risco elevado de desenvolver úlcera por pressão, fazendo-se necessária o conhecimento dos fatores de risco para que se adote medidas para preveni-las e melhorar o cuidado de enfermagem.
2022-12-06T15:43:20Z
Devanir Araújo Ferreira
A violência de gênero como experiência trágica na contemporaneidade: estudo de "Insubmissas lágrimas de mulheres", de Conceição Evaristo
Este trabalho discute a violência de gênero no livro de contos Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. O ponto de partida desta discussão é o pressuposto de que a condição de submissão imposta às mulheres pelo patriarcado nos inícios da civilização é trágica (segundo a concepção de trágico de Raymond Williams) e que tem sido eternizada pelas estruturas de poder, a partir do habitus androcêntrico, cuja principal estratégia de manutenção do status quo masculino é o controle do sistema simbólico, O trabalho identifica, no texto de Evaristo, encenações trágica, onde vozes femininas combatem a opressão
2022-12-06T15:43:20Z
Simone Teodoro Sobrinho
Retórica das lágrimas: sermões e orações fúnebres na Bahia do século XVII
Esta tese apresenta um estudo de sermões e orações fúnebres proferidos na Bahia do século XVII, sob uma perspectiva que procura articular essa prática discursiva à organização de conjunto da sociedade de que ela fez parte. O trabalho de pesquisa nela desenvolvido realizou-se em duas direções: por um lado, procuramos definir a especificidade e as regras do gênero estudado, com objetivo de expor a sua forma de construção e o seu funcionamento; por outro, confrontamos a parenética fúnebre com outros gêneros discursivos da época para, no cruzamento dos vários discursos, esboçar uma imagem daquela sociedade e, nela, o lugar conferido pelos coetâneos ao sermonário fúnebre. Sendo assim, realizamos uma pesquisa de cunho historiográfico, em que o método consistiu na descrição das práticas que determinaram um certo objeto: os sermões e orações fúnebres proferidos na América Portuguesa e publicados posteriormente.A grande celebração em torno da figura de Vieira, embora merecida, parece ter ofuscado quase completamente os outros sermonistas de sua época. Por isso mesmo, optamos por trabalhar com obras de outros pregadores, sem ressuscitar velhos preconceitos, recolocando-as no painel das letras do período colonial no Brasil, como um documento-monumento de um tempo e de certo fazer letrado, que, embora atualmente em evidência nos estudos da literatura brasileira, ainda se ressente de maior pesquisa e da divulgação de obras quase desconhecidas.
2022-12-06T15:43:20Z
Valeria Maria Pena Ferreira
A construção do conhecimento pela análise de inteligência na Crise dos Mísseis de Cuba
A presente pesquisa estuda a atividade de análise de inteligência que consiste na construção de conhecimento sobre um ator adverso ao Estado. Para isso, aborda-se a prática da atividade nos Estados Unidos de modo a perceber suas características principais desde a Segunda Guerra Mundial. Parte-se da premissa que a análise de inteligência nesse país baseou seus métodos nos parâmetros positivistas de ciência, de forma que para uma melhor consideração de como se desenvolve atualmente, propôs-se estudá-la a partir dos parâmetros da epistemologia científica. Para isso, foi observado como se deu o desenvolvimento da análise de inteligência na crise dos mísseis de Cuba de 1962 de forma a reconstruir os procedimentos de coleta, tratamento e análise de informação, e perceber se crenças e pressupostos afetaram a produção analítica. Verificou-se então que a concepção positivista de ciência demandou que todas as informações fossem processadas antes que chegassem aos profissionais responsáveis pela elaboração de análises estratégicas, o que atrasou o fluxo informacional. Da mesma forma, a concepção positivista bloqueou a formulação de novas hipóteses para a questão. Além disso, as pré-concepções estavam presentes e influenciaram a produção analítica, entretanto, elas não foram explicitadas ou questionadas já que a formulação teórica da análise de inteligência advogar que os analistas se mantivessem livre delas.
2022-12-06T15:43:20Z
Rodrigo Fileto Cuerci Maciel
Modelo lógico teórico, validado por especialistas, de um serviço de gerenciamento da Terapia Medicamentosa
O serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa (GTM) foi estruturado com o objetivo de otimizar a farmacoterapia do paciente. Nesse, o farmacêutico atende a demanda social de prevenção e resolução dos problemas relacionados ao uso de medicamentos relacionados a indicação, efetividade, segurança e conveniência. Quanto a implementação de GTM como serviço de saúde, não há condições pré-estabelecidas ou um modelo para direcionar todo o processo. Assim, o objetivo deste trabalho foi a construção de um modelo lógico teórico de serviço de GTM para suprir tal lacuna. Para tanto, usou-se de rodadas de Método de Delphi para obtenção e analise de consenso a partir de opinião de especialistas que trabalham com GTM nas áreas de ensino, gestão, pesquisa e prática. Como resultado, foi elaborado um modelo com 51 itens consensuais e com encadeamento lógico, podendo servir de base teórica para construção de serviços de gerenciamento da terapia medicamentosa em diferentes cenários do sistema de saúde.
2022-12-06T15:43:20Z
Samuel Rodrigues Almeida e Sousa
Caracterização mineralógica e propriedades eletrocinéticas de hematitas do Quadrilátero Ferrífero
Os óxidos e hidróxidos metálicos, tais como os óxidos de ferro, tornam-se carregados quando dispersos em meio aquoso. As alterações na superfície de óxidos e a formação de interfaceeletricamente carregada entre as partículas e o meio aquoso são controladas pelo pH e força iônica da solução em que são dispersos. Com o objetivo de entender melhor o potencial zeta em amostras de hematita com diferentes morfologias e texturas pretendeu-se neste trabalho: caracterizar mineralogicamente hematitas compacta, especular e porosa originárias do Quadrilátero Ferrífero; e medir, comparativamente, suas propriedades eletrocinéticas. Avaliando os sistemas estudados e o comportamento eletrocinético das partículas de hematita, identificaram-se as espécies iônicas que exercem controle fundamental na carga superficial do mineral e no potencial de superfície de uma fase dispersa como sendo os íons H+ e OH-, que são os íons determinadores de potencial. As espécies iônicas utilizadas como eletrólito indiferente tiveram a função de controlar a extensão da camada difusa, e não se envolveram em interações específicas com a superfície.A principal fase identificada nas amostras é a fase mineral hematita. Entretanto, a amostra hematita compacta tem quartzo em baixa ocorrência, a amostra hematita especular tem outros silicatos (caulinita e moscovita) em baixa ocorrência e a amostra hematita porosa tem gibbsita e goethita também em baixas ocorrências. A hematita porosa apresentou área superficial específica maior (2,327 m2/g), devido à presença de um volume maior de poros, a área superficial medida da amostra compacta foi 1,604 m2/g e da amostra especular foi 0,617 m2/g. Os pontos isoelétricos que mais se aproximaram da literatura foram aqueles determinados pela técnica microeletroforese, através da medição do potencial zeta. Os eletrólitos com os íons nitrato foram mais adequados do que os eletrólitos com os íons cloreto para a hematita: -nitrato de sódio pela técnica de eletroforese: hematita porosa apresentou valor do ponto isoelétrico (PIE) em pH 6,5, as hematitas compacta e especular apresentaram valores de PIE mais baixos (pH 6,2 e 6.3, respectivamente); -nitrato de potássio pela técnica de eletroforese: hematita compacta apresentou valor do ponto isoelétrico (PIE) em pH 6,1, as hematitas compacta e especular apresentaram valores de PIE pH 6,0 para ambas; -nitrato de sódio pelo método de Mular e Roberts: hematita compacta apresentou valor do ponto isoelétrico (PIE) em pH 6,7, hematita especular pH=6,8 e hematita porosa pH=7,2 no PIE.
2022-12-06T15:43:20Z
Andréia Bicalho Henriques
O instrumento imaginário: o paradigma instrumental na criação musical
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-12-06T15:43:20Z
José Henrique Padovani Velloso
Produção e avaliação de probiótico de bactérias lácticas crescida em vinho para a alimentação de suínos recem-desmamados e adultos.
A produção de alimentos saudáveis e nutritivos em grande quantidade tem se tornado um desafio para todos os profissionais que trabalham com toda a cadeia produtiva alimentícia. A produção mundial de suínos cresceu e o Brasil teve um aumento significativo nas exportações de carne suína. Para que a atividade de criação de suínos se mantenhaprodutiva, com a geração de lucros, promotores de crescimento têm sido incorporados às rações, com objetivo de melhorar o processo digestivo e o desempenho zootécnico dos animais, resultando em maior ganho de peso e redução do número de doenças. Entretanto,nos últimos anos tem aumentado a conscientização sobre o uso excessivo destes produtos, bem como se tornado evidente os possíveis transtornos à saúde destes animais e do homem, como conseqüências desta suplementação. As alternativas disponíveis para substituição dosantimicrobianos na suinocultura incluem a utilização de probióticos, prebióticos, simbióticos e agentes fitoterápicos. Quanto aos Sistemas Agroindustriais (SAG) existentes no Brasil, sabe-se que o sucroalcooleiro se destaca pela importância social, econômica epolítica. O aumento da produção de álcool acarretará um problema ao meio ambiente, devido à maior quantidade de vinhoto, resíduo produzido em grande volume. Seguindo esta linha de raciocínio, este trabalho propôs realizar a prospecção de microrganismos probióticos e testar o vinhoto descartado nas usinas de álcool e alambiques de cachaçacomo veículo ou meio de cultivo para microrganismos em formulações probióticas a serem utilizadas em suinocultura. Pelos resultados obtidos, foi possível avaliar e constatar, que é possível produzir um preparado probiótico de bactérias lácticas a base de vinhoto para aalimentação de animais monogástricos (suínos) recém-nascidos e terminados. Verificandose neste caso, até o presente momento, que a melhoria dos processos de multiplicação celular em vinhoto visando à máxima produtividade a custos aceitáveis para a sua produçãoem larga escala se faz necessário. Bactérias lácticas podem ser utilizadas para uso como probiótico utilizando como critério a sua capacidade de sobrevivência e crescimento no vinhoto, deixando evidente, em alguns momentos, a possibilidade limitada de outrasaplicações como a fertirrigação devido ao elevado valor de DBO alcançado no resíduo líquido pós-cultivo de Lactobacillus devido à suplementação obrigatória à multiplicação celular. Em função dos resultados obtidos, concluiu-se que o probiótico estudado não apresentou diferenças significativas sobre os demais tratamentos testados em suínos, embora fosse constatado a não existência de problemas decorrentes do consumo de vinhoto e que nos testes de colonização do trato gastrointestinal, de adesão, antagonismo in vitro eex vivo, susceptibilidade antimicrobiana e exames histopatológicos, os resultados se mostrem promissores e refletem a necessidade de novos testes no futuro.
2022-12-06T15:43:20Z
Flavio Henrique Ferreira Barbosa
Interferência das adições de água e de uréia na qualidade do leite cru refrigerado
A qualidade do produto final advém da qualidade do leite cru, baseado nisto algumas indústrias tem adotado o pagamento do leite por critérios de qualidade da matéria-prima fornecida. A proteína é um componente geralmente de maior valorização nos planos de pagamento por qualidade. Este trabalho teve como objetivo avaliar a interferência causada pela fraude de adição de uréia e água ao leite em diferentes concentrações (hipótese de fraude), visando bonificação para teor de proteína. Foram coletadas amostras provenientes do tanque de refrigeração da Fazenda Modelo - UFMG. Foram realizadas sete coletas em diferentes semanas. As amostras foram submetidas às análises de CCS, CBT, gordura, lactose, ST, ESD, proteína por EIVM e proteína bruta por Kjeldahl, acidez titulável, pH, densidade relativa e estabilidade ao álcool alizarol. Os resultados mostraram que houve uma alteração na composição físico-química em todos os tratamentos onde ocorreu adição de água. A adição de uréia provocou um aumento nos teores de proteína, ESD, uma diminuição no teor de gordura, o teor de lactose não foi afetado. Resultados considerados suspeitos pelo EIVM, como proteína acima de 3,4, acidez titulável baixa e o índice crioscópico alto deve ser solicitado a análise pelo método de referência, ou análise para detecção de uréia no leite.
2022-12-06T15:43:20Z
Denise Araujo de Oliveira
Metáforas no pensamento e no discurso: uma análise cognitivo-discursiva da fala de aprendizes de inglês língua estrangeira sobre sua experiência de aprendizagem
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as metáforas envolvidas na fala de indivíduos aprendizes de inglês, bem como suas conceptualizações acerca de aspectos envolvidos no processo de aprendizagem desta língua, tais como suas motivações para a aprendizagem da língua inglesa, sua percepção dessa língua estrangeira, o papel do professor de idiomas, possibilidades de intercâmbio, etc. Adotamos uma perspectiva teórica e analítica de dois quadros teóricos que, a nosso ver, se complementam, isto é, em nossa investigação, utilizamos tanto a teoria cognitiva da metáfora quanto sua abordagem discursiva para analisarmos a fala de aprendizes de inglês língua estrangeira. Por usar o método de estudo de caso e a técnica de grupo focal para coleta de dados, isto é, por sua natureza metodológica e técnica de coleta de dados, e dado seu caráter explanatório, descritivo e interpretativo para a abordagem de nosso objeto, esta pesquisa se insere no paradigma qualitativo-interpretativo. Nosso corpus constitui-se de dois grupos focais, formados por seis indivíduos cada. Os participantes desta pesquisa foram doze alunos do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, aprendizes de inglês como língua estrangeira, seis alunos do nível básico e seis do nível avançado. Os registros em áudio e vídeo das entrevistas com os grupos focais foram transcritos em unidades entonacionais (CHAFE, 1994) seguindo as orientações de transcrição de Stelma e Cameron (2007). Realizamos uma análise cognitiva com base na Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2003[1980], 1999; JOHNSON, 1987, 2007; GIBBS, 2005), para examinar as metáforas cognitivas e outras figuras de pensamento que surgiram nos dados coletados. Fizemos também uma análise do discurso à luz das metáforas (CAMERON, 2003, 2007b; CAMERON et al., 2009; CAMERON; MASLEN, 2010) da fala de alguns aprendizes de inglês língua estrangeira com o intuito de investigar as metáforas discursivas e fenômenos como esquemas-imagéticos e metonímias (JOHNSON, 1987; GIBBS, 1994, 2005) que emergiram no discurso deles. Concluímos que esquemas pré-linguísticos, como FORÇA, OBJETO, CONTATO, ORIGEM-CAMINHO-META e CONTÊINER estruturaram algumas expressões linguísticas referentes à experiência de aprendizagem de inglês. Identificamos metáforas conceptuais tais como MOTIVAÇÃO É FORÇA, LÍNGUA É OBJETO, APRENDIZAGEM DE INGLÊS É VIAGEM, PROFESSOR COMO CONSTRUTOR, subjacente às expressões linguísticas usadas para falar sobre Tópicos como motivação para aprender inglês, língua inglesa, aprendizagem de inglês e professor de inglês respectivamente. No âmbito discursivo, verificamos a emergência das metáforas sistemáticas MOTIVAÇÃO PARA APRENDER INGLÊS É SER FORÇADO PELA SOCIEDADE, A LÍNGUA INGLESA É UM OBJETO QUE VOCÊ POSSUI e AÇÕES DO PROFESSOR SÃO FORÇAS IMPULSIONADORAS OU FORÇAS INIBIDORAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, por exemplo, sobre os Tópicos motivação para aprender inglês, língua inglesa e professor de inglês respectivamente.
2022-12-06T15:43:20Z
Thiago da Cunha Nascimento
Gestão democrática: a administração pública e financeira de uma instituição escolar
O presente estudo sobre gestão democrática analisa a Escola Municipal Irma Avelino Menezes, localizada em Ribeirão das Neves - MG, que atende crianças de 1º e 2º períodos da educação infantil e 1° ano/9 do fundamental. O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre o processo de administração escolar e financeiro que visa a melhoria da qualidade da aprendizagem das crianças atendidas na instituição. A partir da realização do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola, durante o curso de especialização, e de um trabalho de investigação cientifica foi possível discutir esses aspectos da gestão e nota-se um aumento da participação nos processos de tomadas de decisão na Escola Irma Avelino Menezes e de desenvolvimento das crianças atendidas pela instituição. Este estudo usará como referências teóricos João Ferreira de Oliveira, Karine Nunes de Moraes e Luiz Fernandes Dourado (2010), Heloísa Luck et al (2005), entre outros.
2022-12-06T15:43:20Z
Tatiane Souza da Silva
Infraestruturas, narrativas e imaginários algorítmicos : tecnografando o preço dinâmico da Uber
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Tecnologia lítica: análise diacrônica dos níveis mais antigos do sítio arqueológico Bibocas II, Jequitaí - MG
O presente trabalho apresenta as análises tecnológicas sobre o material lítico escavado dos níveis mais antigos do sítio arqueológico Bibocas II, localizado no município de Jequitaí, MG. Através da análise dos vestígios pétreos, praticamente o único registro representativo das ocupações pré-históricas encontrado na escavação, pretende-se construir interpretações acerca das possíveis atividades de lascamento e a forma como as matérias-primas líticas foram geridas. A análise tecnológica e a montagem de cadeias operatórias são integrantes centrais desta proposta, pois pretende-se identificar e delimitar as mudanças e continuidades ao longo da estratigrafia. Dessa forma é possível construir interpretações sobre as formas de uso e ocupação do abrigo ao longo do tempo.
2022-12-06T15:43:20Z
Luis Felipe Bassi Alves
Avaliação da funcionalidade em crianças e adolescentes com acidente vascular cerebral e paralisia cerebral: Um estudo exploratório
O acidente vascular cerebral (AVC) e a paralisia cerebral (PC) promovem deficiências nas estruturas e funções do corpo, limitações nas atividades e restrição na participação. Os fatores ambientais podem influenciar a funcionalidade das crianças ou adolescentes com AVC e PC positivamente (facilitadores) ou negativamente (barreiras). Objetivos: 1) desenvolver uma checklist e dar início ao processo de validação, a partir de uma perspectiva biopsicossocial, de um sistema de avaliação da funcionalidade de crianças e adolescentes com PC e AVC, usandoa Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como referência; 2) realizar uma primeira avaliação da aplicabilidade da checklist; 3) Comparar o perfil de funcionalidade entre crianças ou adolescentes com diagnóstico de PC, AVC e controles. Métodos: O processo para desenvolver uma checklist de avaliação envolveu três etapas: 1) revisão da literatura sobre a utilização da CIF emcasos de AVC e PC; 2) conexão dos core sets da CIF para o AVC com o Estatuto da Criança e do Adolescente; 3) seleção das categorias a partir dos resultados da etapa 1 e 2 pelos pesquisadores do estudo. Em seguida a checklist elaborada foi utilizada para avaliar a funcionalidade de controles e crianças ou adolescentes com diagnóstico de AVC e PC. Resultados: Foram selecionadas 58 categorias de segundo e terceiro nível da CIF (18 de estruturas e funções do corpo; 15 de atividade e participação; 25 de fatores ambientais). A avaliação com os controles(N=34), casos de AVC (N=16) e casos de PC (N=29) em crianças e adolescentes, entre 5 e 19 anos, permitiu verificar a aplicabilidade da checklist elaborada e identificar diferenças significativas entre os três grupos em relação às deficiências (funções mentais, sensoriais, da voz e da fala e dos sistemas cardiovascular, hematológico, neuromusculoesquelético e geniturinário) e limitações nas atividades(aprendizagem e aplicação do conhecimento, tarefas e demandas gerais, comunicação, mobilidade, cuidado pessoal, vida doméstica, áreas principais da vida e vida comunitária, social e cívica). Considerações Finais: A checklist elaborada favorece a operacionalização da proposta biopsicossocial e permite registrarinformações sobre a funcionalidade e fatores contextuais relacionados com crianças e adolescentes com diagnóstico de AVC e PC. Estudos são necessários para validar a checklist desenvolvida e para elaborar instrumentos de avaliação conforme a terminologia e processo de funcionalidade e de incapacidade da CIF.
2022-12-06T15:43:20Z
Peterson Marco de Oliveira Andrade