RCAAP Repository
BABEL: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Poesia e música como aprimoramento da leitura no ensino fundamental
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar propostas para se trabalhar a poesia nas últimas séries do Ensino Fundamental, utilizando a música como estratégia para a revitalização do ensino dessa arte da palavra na sala de aula, e consequentemente, para o aprimoramento da leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em dois estabelecimentos da rede pública - Escola Municipal Dulce Maria Homem, de Belo Horizonte, e Escola Municipal Prefeito Sebastião Camargo, da cidade de Contagem - com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, este trabalho parte de questionários destinados a alunos e professores das escolas mencionadas, sondando a concepção que eles têm de poesia. Numa segunda etapa, tentamos fazer reflexões sobre a situação da poesia na escola destacando temas como os critérios de seleção de leitura, a mediação e o cabedal de leituras do professor, a utilização da poesia pelo livro didático, a aproximação da poesia com o contexto social como forma de apurar uma leitura crítica e como proposta de uma escola libertadora, o papel do leitor, a relação entre ler e escrever. Na terceira fase, buscamos destacar traços fundamentais da linguagem poética tais como o papel da poesia na sociedade contemporânea, a estrutura interna do poema (estratos fônicos, morfossintáticos, semânticos, a relação som e sentido, as imagens), a relação entre a poesia, o contexto social e a subjetividade. A partir daí, numa quarta etapa, partimos para a relação entre a música e a poesia, traçando um panorama da MPB e mostrando como esse gênero vai gradualmente se aproximando do poético. Tentamos demonstrar que alguns elementos musicais como as pausas, a oralidade, a voz, o ritmo, associados a traços da poesia como a disposição das palavras na página, os jogos vocabulares, as camadas óticas, fônicas, morfossintáticas e semânticas são instrumentos significativos para aprimorar o processo de leitura. A partir da relação da poesia com a música, destacando o papel da oralidade, concluímos que há uma necessidade do som e da voz para que se instaure o sentido, alavancando assim a leitura. Ainda nessa etapa, desenvolvemos algumas reflexões sobre a música em estado puro, com sua camada sonora, rítmica, conectadas à subjetividade. Exploramos, na quinta fase, em cinco oficinas, textos poéticos e canções da MPB. As oficinas permitiram aos alunos mergulhar na relação corpo-palavra-som-imagem, refletir sobre a estrutura interna (camadas fônicas, morfossintáticas, semânticas) e externa (contexto social) do poema, levando os estudantes a praticarem, com prazer, exercícios de poesia. Metodologicamente, a mediação das atividades das oficinas foi baseada no letramento literário defendido por Cosson (2014), pautado na Sequência Básica, composta das etapas: motivação, leitura (oralidade), introdução, interpretação interna, contextualização, interpretação externa - (expansão). No final do trabalho, foi feita uma comparação entre o questionário inicial e final.
2022-12-06T15:44:07Z
Elaine Aparecida de Oliveira Assunção
Histórias correm no corpo: o itinerário de Betty Coelho
A tese Histórias correm no corpo: o itinerário de Betty Coelho articula aspectos teóricos e fragmentos biográficos da professora, escritora e contadora de histórias, Maria Betty Coelho Silva, residente em Salvador - Bahia, focalizando a sua prática narrativa como ponto de convergência entre a voz e a letra, oralidade e a escrita, a tradição e a modernidade. Recorre, tendo em vista a organização de uma rede discursiva de viés memorialista, a testemunhos orais e fontes escritas, entre os quais cartas, depoimentos, produção de documentos subtraídos ao arquivo da biografada. Ancora-se em pressupostos oriundos principalmente da Poética da Oralidade, dos Estudos Culturais e da Estética da Recepção. A partir da abordagem da trajetória da contadora, pistas são oferecidas para uma reflexão mais ampla sobre o fenômeno do contador de histórias urbano e letrado na cena contemporânea.
2022-12-06T15:44:07Z
Maria Antonia Ramos Coutinho
Formação continuada de profissionais que atuam no ensino fundamental em prol da qualidade no ensino aprendizagem
Este trabalho parte de um problema atual a formação continuada em serviço, questionando a qualidade da formação teórica oferecida e as implicações na prática cotidiana do educador, bem como na construção de um perfil de profissional compromissado com sua prática docente. É neste sentido que se opta, neste trabalho, por problematizar, discutir e refletir acerca de tal temática.
2022-12-06T15:44:07Z
Shirlei Cristian Correa Ferreira
Em busca de um consenso jurídico acerca da limitação de hidratação e nutrição nos cuidados com fim da vida
O presente artigo tem por objetivo analisar as possibilidades ética e jurídica de limitação de hidratação e nutrição nos cuidados com o fim da vida. Para tanto, diferencia as situações em que nutrição e hidratação artificiais constituem modalidade de cuidado paliativo básico ou tratamento extraordinário, bem como as situações de suspensão de tais suportes vitais em doenças terminais e em estado vegetativo persistente. à luz dos conhecimentos científicos atuais, verifique que, consistindo a hidratação e nutrição tratamento extraordinário ou fútil, não contribuindo para a qualidade de vida do paciente, sua suspensão é medida que se admite ética e juridicamente como prática de ortotanásia. Ressalva a possibilidade de o médico responsável referenciar o caso a outro profissional apto à realização da suspensão, em caso de objeção de consciência.
2022-12-06T15:44:07Z
Luciana Dadalto Carla Vasconcelos Carvalho
A arte e o segundo giro copernicano na Filosofia de Theodor W. Adorno
O presente trabalho trata da posição filosófica de Theodor W. Adorno acerca da fundamentação do conhecimento filosófico e a relação desta com a estética. Para tal, abordaremos as críticas do referido autor às posições filosóficas que - ainda dependentes do conceito de verdade como adequação da tradição - hipostasiam um âmbito da reflexão, propondo um conjunto de princípios, conceitos ou axiomas, como independentes do conteúdo, historicamente determinado, e, mais que isto, fundamentando tal conteúdo. Para opor-se a este modo de tratar o conhecimento e conseguir um conhecimento em intrínseca mediação com o conteúdo, a tese demonstrará que Adorno propõe outra forma de conhecimento e que esta só é possível a partir da reflexão filosófica sobre a arte.
2022-12-06T15:44:07Z
Sara Juliana Pozzer da Silveira
De aprendiz a mestre da palavra: tornar-se lia-na'in nos anos de luta e restauração da independência em Timor-Leste (1975-2002)
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Amblyomma cajennense - (Fabricius, 1787) (Acari: Ixodiae): estudo da partenogênese sob condições controladas
Alguns aspectos reprodutivos do estádio adulto de Amblyomma cajennense forma estudados no presente trabalho. Para tanto, foi avaliada a capacidade de fêmeas virgens desta espécie em se reproduzirem por partenogênese, quando inoculadas sem machos soltas sobre o dorso de um eqüino (Equus cabalus) ou dentro de câmaras de alimentação fixada ao corpo deste e, quando alimentadas em sacos de alimentação presos às orelhas de um coelho (Oryctolagus cuniculus). Foi também avaliada a possibilidade de ocorrência de cópula fora do hospedeiro entre fêmeas virgens e não alimentadas e machos pré-alimentados de A. cajennense. As fêmeas desafiadas em ambos os experimentos quando se ingurgitaram, apresentaram maiores períodos de alimentação e menores pesos corporais do que aquelas que foram fertilizadas sobre o hospedeiro. Algumas dessas fêmeas, não copuladas ou fertilizadas fora do hospedeiro, realizaram posturas com pequeno número de ovos, os quais não apresentaram desenvolvimento embrionário e, conseqüentemente, eclosão de larvas. Por outro lado, as fêmeas inseminadas no hospedeiro produziram grande quantidade de ovos, que se desenvolveram normalmente em larvas viáveis. Não foi verificada a ocorrência de partenogênese e cópula fora do hospedeiro em fêmeas de A. cajennense, nas condições em que foram realizados os experimentos.
2022-12-06T15:44:07Z
Carolina Maria Vianna de Freitas
Mecanismos da regulação transcricional de Rasgef1b, um gene induzível por receptores do tipo Toll
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
As relações entre a qualidade de vida, a autopercepção de saúde e atividade física de adolescentes do município de Manhuaçu - MG
A presente dissertação de mestrado teve o objetivo de analisar as relações entre qualidade de vida, autopercepção de saúde e atividade física de adolescentes do município de Manhuaçu-MG. A apresentação da dissertação contempla projeto de pesquisa, artigo de revisão e artigo original de pesquisa. O projeto de pesquisa apresenta o delineamento do estudo analítico transversal com amostra aleatória estratificada por escola, composta por adolescentes com idade entre 15 e 18 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes do Ensino Médio da área urbana do Município de Manhuaçu, incluindo escolas de financiamento público e privado. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários de caracterização dos sujeitos, autopercepção de saúde, qualidade de vida (PedsQL Versão 4.0) e atividade física (IPAQ Forma Curta). O primeiro artigo contempla revisão de literatura a respeito de três eixos temáticos importantes na fase da adolescência: qualidade de vida, autopercepçãode saúde e atividade física. O objetivo do estudo foi descrever e analisar produções científicas relevantes sobre o tema e reunir informações importantes do conhecimento científico produzido nos últimos dez anos a fim de possibilitar reflexões e contribuir para a atuação dos profissionais na área da educação e saúde em geral. A pesquisa bibliográfica foi realizada em base de dados da ADOLEC, LILACS e IBECS incluindo artigos publicados a partir do ano de 2002, utilizandodescritores em português, inglês e espanhol, relacionados à qualidade de vida, autopercepção de saúde e atividade física. Foram encontrados 20 artigos que preencheram os critérios da pesquisa. O levantamento realizado na pesquisa bibliográfica permitiu verificar que existe relação positiva entre a prática de atividade física e benefícios para a qualidade de vida e autopercepção de saúde na fase da adolescência. Ainda apresenta-se no presente trabalho artigo original de pesquisa que analisou a associação entre qualidade de vida, autopercepção de saúde e atividade física de adolescentes do município de Manhuaçu por meio de estudo observacional, analítico e transversal com amostra aleatória estratificada por escola composta por 334 alunos do ensino médio das escolas de financiamento público e privado da área urbana do município. Destaca-se que a maioria dos adolescentes avaliou sua saúde como boa e a nota média atribuída à saúde foi 7. A qualidade de vida dos adolescentes foi considerada positiva e obteve média 0,432. Os melhores valores foram atribuídos ao domínio social e físico e o pior resultado para o emocional. O sexo feminino apresentou-se como grupo mais vulnerável para a maioria dos aspectos da qualidade de vida, para autopercepção de saúde e para nível de atividade física. A atividade física não apresentou associação com significância estatística com a qualidade de vida e a autopercepção de saúde para a amostra estudada. O presente estudo contribui para o avanço da discussão na área da promoção da saúde com vistas à melhoria da qualidade de vida da população ainda em idades precoces.
2022-12-06T15:44:07Z
Ledsônia Gomes Santana de Sousa
Avaliação gastrotóxica e toxicológica pré-clínica da alga Lithothamnion calcareum
Lithothamnion calcareum é uma alga vermelha que pertence à família das coralináceas. Essas algas têm como principal característica a precipitação de carbonato de cálcio e magnésio em suas paredes celulares, sob a forma de cristais de calcita. Além desses dois principais componentes, as algas calcárias são compostas por mais de 20 oligoelementos. L. calcareum é comercializada no Brasil e no exterior como suplemento nutricional de cálcio e outros minerais com o nome Vitalidade + 50® pela empresa Phoster Algamar. Devido ao potencial de utilização dessa alga na terapia na inflamação, foram realizados estudos de gastrotoxicidade, utilizando-se o produto acabado baseado em L. calcareum (nas doses de 30, 120 e 480 mg/kg), uma vez que um dos maiores efeitos colaterais que acometem usuários de anti-inflamatórios são os distúrbios gastrintestinais. Somado a isso, estudos com objetivo de se avaliar a toxicidade pré-clínica desse produto também foram conduzidos, visto que é uma exigência das agências regulatórias de todo o mundo. Foi realizado o teste de toxicidade aguda na dose de 2000 mg/kg, onde não foram observados sinais clínicos de toxicidade. O teste de toxicidade sub-crônica (90 dias) foi realizado nas doses de 1000 e 2000 mg/kg em ratos. Para esse modelo foi realizado ainda estudo com grupo satélite para verificação de reversibilidade de possíveis danos ocorridos. A alga L. calcareum, apesar de não ter exercido grande papel na proteção da mucosa gástrica em ratos, também não causou aumento da irritação gástrica, fato que ocorre com a utilização de anti-inflamatórios não esteroides. Quanto aos estudos de toxicidade de L. calcareum foi mostrado que essa alga pode causar algumas alterações nos parâmetros bioquímicos no teste de toxicidade sub-crônica. Houve redução sérica dos níveis de albumina e proteínas totais e cálcio e aumento da creatinina, sugerindo assim possível dano renal associado ou não a dano hepático, sendo que não houve reversibilidade para a maioria desses parâmetros. Entretanto, a maior parte das alterações foram observadas na dose de 2000 mg/kg que é uma dose excessivamente alta em relação à faixa de dose que está sendo estudada (10 a 100 mg/kg) para estudos anti-inflamatórios. Esses dados confirmam a segurança do produto, devendo, porém, o referido estudo ser continuado (ensaio crônico) para verificação da ocorrência de insuficiência renal ou hepatopatia e para possível elucidação dos mecanismos de toxicidade pré-clínica.
Programa de educação permanente para agentes comunitários de saúde: projeto de interveção
A expansão da Estratégia Saúde da Família põe em destaque os Agentes Comunitários de Saúde como ator social importante, necessário e viável para o desenvolvimento das ações do cotidiano da unidade de saúde. Sendo este de tal importância, o mesmo deveestar ativo, presente e assumir seu compromisso com as necessidades existentes da unidade. A falta de capacitação e motivação dos Agentes Comunitários de Saúde resulta em uma baixa na qualidade do serviço e atendimento prestado pela unidade. Em razão disso, observou-se a necessidade de desenvolver este projeto de intervenção voltado acapacitação e motivação dos agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família Lagoa Bonita, com intuito de engaja-los aos problemas da unidade a fim de obter um atendimento que comprometa a ajudar o usuário e atingir o que ele necessita
Atendimento educacional especializado na Zona Rural
O presente trabalho foi construído a partir das demandas referente ao atendimento educacional especializado da zona rural em função das dificuldades identificadas na construção do Projeto Político Pedagógico. Tendo como objetivo propor ações que promova uma educação que atenda todos(as) os(as) educandos com necessidades especiais com qualidade, o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Maria daConceição Ataíde foi reelaborado buscando a participação de toda comunidade escolar neste sentido.
2022-12-06T15:44:07Z
Eliane do Amparo Dias Braga
Minha Casa Minha Vida : análise de desempenho térmico pela NBR 15.220-3, NBR 15.575, Selo Casa Azul e RTQ-R
A pesquisa proposta neste trabalho é a avaliação de desempenho de uma unidade habitacional unifamiliar típica do Programa Minha Casa Minha Vida PMCMV. O questionamento central abordado é a produção em série de habitações pelo PMCMV sem uma adequação aos contextos do sítio de implantação. O estudo de caso escolhido para esse trabalho foi uma unidade habitacional unifamiliar, projetada segundo as especificações mínimas para esta tipologia e viabilizada segundo critérios e fomentos do PMCMV para a população com faixa de renda de 0 a 3 salários mínimos. Definiram-se sete tipos de sistemas construtivos de parede e cinco de cobertura para caracterização das envoltórias do estudo de caso. Foram realizadas avaliações de desempenho para o estudo de caso nas zonas bioclimáticas a partir de instrumentos regulamentadores subsidiados atualmente pelo governo. Aplicou-se método que consiste em três etapas de avaliações. A primeira consiste em avaliação segundo estabelecido para desempenho térmico de envoltórias da NBR 15.220-3, NBR 15.575; Selo Casa Azul, e avaliação dos pré-requisitos da envoltória de transmitância térmica, capacidade térmica e absortância solar das superfícies do RTQ-R. A segunda etapa consiste na avaliação das envoltórias segundo o Método Prescritivo do RTQ-R. A terceira etapa na simulação computacional da unidade habitacional, para avaliação conforme Método de Simulação prescrito pelo RTQ-R. Os resultados apontaram que os sistemas construtivos que possuem cerâmica em sua composição e cores externas claras, bem como lâmina de alumínio sob as telhas apresentam os melhores níveis de desempenho. O que têm concreto em sua composição apresentaram níveis inferiores de desempenho. O sistema construtivo composto unicamente por concreto moldado em forma de parede foi reprovado em todas as zonas bioclimáticas. Os níveis de eficiência notados pela avaliação do método prescritivo e de simulação são baixos, sendo C o nível máximo obtido. Pelo método prescritivo predomina-se o nível D, e pelo método de simulação o nível E.
2022-12-06T15:44:07Z
Ana Cecilia Rodrigues Moreno
Gravidez na adolescência: projeto de intervenção para promover o conhecimento sobre os métodos contraceptivos
A iniciação sexual evidencia-se cada dia mais cedo entre os adolescentes. Portanto, esta proposta de intervenção surge como um meio de intervir na realidade dos adolescentes, promovendo o conhecimento sobre os métodos contraceptivos na área adscrita da UAP do Bairro Marimbá-Betim MG. Foi feita uma revisão de literatura sobre o tema, com pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, considerando as revistas indexadas na biblioteca virtual em saúde (BVS), no Scientific Eletronic Libray Online (SCIELO). A população nbeneficiada com o projeto é do Bairro Marimbá onde reside cerca de 9.000 pessoas, em sua maioria, carentes e de baixa escolaridade. O método usado para realização desta proposta foi o método planejamento estratégico situacional (PES) composto por 10 passos. Espera-se que o projeto venha contribuir para ampliar o conhecimento dos adolescentes sobre métodos contraceptivos e ampliar o trabalho em rede entre unidade de saúde e escola.
Estudo comparativo entre sistemas de limpeza de gases de alto-forno em siderúrgicas não-integradas a carvão vegetal e alternativa de reaproveitamento do pó do balão
A indústria siderúrgica não-integrada á carvão vegetal tem sua predominância no estado de Minas Gerais, concentrando 106 altos-fornos, com capacidade de produção de cerca de 5.500.000t.ano-1. No ano de 2001, foi promulgada pela COPAM - Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais, a Deliberação Normativa DN n°49/2011 que possibilitou a regularização ambiental do setor e criou mecanismos de controle. Após oito anos emvigor, foram realizadas duas dissertações de mestrado por técnicos do órgão ambiental objetivando atualizar dados, propor indicadores de performance ambiental, além de pesquisar sobre aproveitamento energético do gás de alto-forno. Ênfase foi dada a questão de emissões atmosféricas notadamente ao sistema de limpeza de gás do alto-forno. Segundo dados levantados nos referidos estudos, o sistema delimpeza de gases realizado a úmido, com implantação de lavadores de gases, apresentava a mesma eficiência do sistema de limpeza a seco, via coletores inerciais e ciclones conforme resultados apresentados no programa de auto-monitoramento enviado ao órgão ambiental pelas unidades do setor. Em face de inconsistência dos dados dos monitoramentos referidos, foi proposto então um estudo através de amostragens isocinéticas objetivando determinar a concentraçãode material particulado emitido pelos sete altos-fornos da siderúrgica Metalsider Ltda.. As amostragens foram realizadas com os altos-fornos operando com o sistema a seco, balões coletores e, posteriormente, com sua substituição por lavadores de gases. As mudanças de sistema de limpeza foram realizadas paulatinamente à medida que os fornos atingiam seu final de campanha. Os resultados obtidos demonstraram que o sistema a úmido, adotando lavadores de gases tipo Venturi, apresentaram maior eficiência de remoção de material particuladoindicando ser o equipamento mais adequado para limpeza dos gases nos altos-fornos, visando principalmente o seu aproveitamento energético. Uma alternativa de utilização do pó do balão recolhido no coletor primário, do sistema de limpeza dos gases, foi estudada com objetivo de avaliar o percentual de adição de 3% do resíduo na argila, para fabricação de tijolos. O resultado obtido indicou que a adiçãodo pó do balão, nesta proporção, não altera a classificação da argila garantindo a inertização dos eventuais metais pesados presentes no resíduo. Em face destes resultados, sugere-se, a criação de uma Deliberação Normativa específica sobre a possibilidade de reaproveitamento deste material visto que nesta porcentagem deaproveitamento, a argila não tem sua classificação alterada conforme a ABNT NBR 10.004.
2022-12-06T15:44:07Z
Eduardo Delano Leite Ribeiro
Interações medicamentosas em pacientes hospitalizados: exposição, relação com indicadores de internação e intervenção
Introdução: Interações medicamentosas (IM) são um importante problema de saúde uma vez que podem levar a eventos adversos, incluindo reações adversas a medicamentos. O risco de ocorrência de interações está associado a vários fatores, entre os quais o número de medicamentos prescritos e a idade do paciente. Objetivos: Verificar a frequência de interações medicamentosas potenciais em ambiente hospitalar e identificar os fatores associados a estas; estudar a associação entre exposição às IM e desfechos hospitalares e avaliar o impacto de um sistema eletrônico de monitoramento prospectivo acoplado à intervenção farmacêutica na redução da frequência de interações. Métodos: Prescrições de pacientes adultos admitidos no Hospital Geral de Vitória da Conquista, Bahia, foram avaliadas quanto à presença de interações medicamentosas em um estudo retrospectivo cobrindo o período de um ano (2007). Resultados desse estudo de base, quando o sistema de monitoramento eletrônico não estava disponível, foram comparados com aqueles provenientes de um estudo prospectivo de quatro meses de duração (2009-2010) para avaliar diferenças na frequência de interações. Adicionalmente, fatores associados às IM e a influência dessas no tempo de permanência hospitalar e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mortalidade e readmissão hospitalar foram também investigados no estudo de base. Resultados: Um total de 7.480 interações foi identificado nas duas fases do estudo, resultando em uma média de 3,2 eventos por internação e 40 eventos a cada 100 prescrições. Disponibilizar um sistema de monitoramento eletrônico acoplado à intervenção farmacêutica resultou em redução estatisticamente significante da incidência de IM. A razão da densidade de incidência (medida por regressão de Poisson) foi de 0,47, significando que a presença da intervenção diminuiu a taxa de IM em 53%. De acordo com a regressão múltipla de Cox, IM foram associadas com permanência hospitalar e em UTI prolongadas no estudo de base. Regressão logística múltipla também indicou que interações medicamentosas foram associadas com chance maior de readmissão e que a mortalidade dos pacientes foi similar nos grupos com e sem interações. Conclusão: Pacientes são submetidos a um alto risco de interações medicamentosas potenciais em hospital e estes deveriam ser continuamente monitorados a fim de identificar tais eventos. Um programa de monitoramento eletrônico acoplado à intervenção farmacêutica produziu significativa redução na frequência de IM. Essa abordagem pode levar a muitos benefícios e representa um importante aspecto para a segurança do paciente.
2022-12-06T15:44:07Z
Cristiano Soares de Moura
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental
Este trabalho teve como objeto de investigação a identificação dos conhecimentos mobilizados pelos docentes geógrafos quando do trabalho com o conteúdo relevo e suas dinâmicas, nos anos finais do Ensino Fundamental. Trabalhos cujo tema central sejam os conhecimentos do professor enquadram-se no campo de estudos referentes à Formação Docente. Nos últimos vinte anos pôde-se observar a implementação de um conjunto de reformas voltadas para reorganização do sistema educacional brasileiro. Tais medidas frutificaram na elaboração e vigência de políticas e ações, das quais decorreram reformas educativas. A abrangência dessas reformas se faz visível através do estabelecimento da nov Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBN 9394/96, do estabelecimento de avaliações do sistema educativo, da avaliação e distribuição de livros didáticos, entre outras, voltadas à democratização do ensino básico. Tais ações reverberam na prática docente, portanto, diante de um cenário de revisões e medidas, o professor ganha visibilidade. A formação docente não fica isenta das críticas e revisões. Considera-se que essas devam pautar-se em investigações que façam vir à tona as posturas e compreensões docentes. Assim, assume-se fundamental investigar como o docente se desloca frente ao conhecimento que ensina. Apoiado nessas ideias buscou-se através do desenvolvimento de entrevista, da investigação em livros didáticos e do perene diálogo com a literatura especializada, identificar quais são os conhecimentos sobre o conteúdo relevo assumidos pelos professores como mais relevantes a serem abordados, junto aos alunos do final do Ensino Fundamental. Buscou-se também identificar sob quais bases se estruturam as seleções docentes frente a esse conteúdo. Os dados levantados indicaram uma tradição respaldada por aspectos oriundos da formação inicial do professor.
2022-12-06T15:44:07Z
Valeria de Oliveira Roque Ascencao
A sequência didática como estratégia metodológica para o ensino de gramática e produção de texto na escola
Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de ensino de língua materna que favorecesse o estudo de gramática na perspectiva do texto. Buscou-se contribuir para que os alunos produzissem textos mais coesos, com a pontuação adequada, bem estruturados e adequados à situação comunicativa proposta. Para isso, tomou-se o gênero textual artigo de opinião como objeto de estudo. As atividades foram planejadas em uma sequência didática, considerando as necessidades dos alunos, apontadas em uma avaliação diagnóstica. Foram realizadas atividades de análise dos elementos estruturais do texto, o conteúdo temático abordado, aspectos linguísticos e discursivos do gênero estudado. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Os resultados apontaram que, como o texto foi tomado como unidade de ensino, os estudantes conseguiram fazer muitas reflexões sobre o uso da língua, observaram questões gramaticais relevantes ( como o emprego das conjunções, advérbios e das vírgulas) refletiram a respeito da necessidade de seu uso e conseguiram aplicá-las em suas produções de texto.
2022-12-06T15:44:07Z
Ilma Pereira Nunes Moreira
A perspectiva sociológica da resolução de conflitos no estudo do comportamento frente às instituições
Em todas as sociedades existem meios para a Resolução dos Conflitos originados das disputas pessoais. Em alguns países, os Meios Alternativos de Resolução de Conflitos são usados como instância obrigatória, prévia ao tribunal ou, em outros, como alternativa ao sistema de justiça tradicional, como é o caso brasileiro. A Mediação de Conflitos, que é um dos meios alternativos, raramente tem sido fundamentada teoricamente para além da Teoria dos Conflitos. Assim, este estudo veio de encontro à necessidade de se entender e explicar o procedimento à luz das Teorias Sociais do Conflito e da Resolução de Conflitos, perpassando pela dimensão da Transformação do Conflito, tendo sido fortemente fundamentado pelos trabalhos de Bush, Folger e Lederach. A despeito de, no Brasil, a maioria das experiências de Mediação de Conflitos estar sendo desenvolvida pelas instituições, observou-se que, em estudos realizados por Annette Lareau sobre o posicionamento das pessoas frente às instituições, nem sempre estas têm um posicionamento ativo e crítico, denotando um sentimento restritivo de direitos. Pressupõe-se que, portanto, este tipo de comportamento prejudicaria os participantes da Mediação de Conflitos a transformarem positivamente seus conflitos. Este estudo teve como lócus de pesquisa dois Núcleos de Mediação de Conflitos MEDIAR, da Polícia Civil de Minas Gerais, com o objetivo de verificar a hipótese de que Não ter um Posicionamento Passivo frente à Instituição, em um contexto de Mediação de Conflitos, possibilita a Transformação do Conflito. Os dados coletados foram analisados por meio de pesquisa qualitativa documental e de análise de conteúdo. Apesar de não se ter a pretensão de analisar a efetividade do procedimento realizado pela instituição seja quantitativamente, pelo número de atendimentos e se estão atingindo seus objetivos; seja qualitativamente, pelo grau de satisfação das pessoas atendidas; nem tão pouco foi objeto deste estudo análise quantitativa de identificação de quais variáveis estariam influenciando os resultados acima - o que será foco de trabalho futuro - verificou-se que a Transformação dos Conflitos foi atingida mesmo sendo realizada por meio do procedimento da Mediação de Conflitos institucional.
2022-12-06T15:44:07Z
Adriana Maria da Costa