RCAAP Repository
Fundamentos da garantia constitucional do duplo grau de jurisdição
O estudo proposto tem como objetivo central investigar qual a posição ocupada pelo direito ao recurso no processo civil contemporâneo. Parte-se da verificação de um disseminado discurso que vem repercutindo na produção legislativa, referente ao fato de que a sistemática recursal representaria, na atualidade, um resquício inconveniente da história do direito e um entrave à celeridade e à efetividade do processo. Para averiguar a veracidade dessa premissa, buscou-se desenvolver, inicialmente, um compêndio da evolução teleológica do processo civil, direcionado a delinear tanto a sua conformação normativa e axiológica no ordenamento jurídico quanto a valoração adequada da celeridade no contexto desse panorama. Em seguida, cuidou-se de conhecer os fundamentos, justificativas e críticas dirigidas pela literatura, nacional e estrangeira, ao direito ao recurso. A efetividade do processo, examinada principalmente nas obras de Barbosa Moreira, constitui o marco teórico desta pesquisa, que tem raízes, também, em um modelo garantista e constitucional de processo, subsidiado, dentre as mais valiosas contribuições, pelas obras de Ítalo Andolina, Luigi Ferrajoli e Serio Galeotti. A hipótese lançada é a de que o duplo grau de jurisdição, posto que funcione como reconhecido fator de prolongamento do tempo do procedimento, constitui, diante dos imperativos contemporâneos do processo efetivo, garantia constitucional fundamental e, como tal, deve ser respeitado pelo ordenamento jurídico brasileiro. Pretende-se, afinal, oferecer um estudo que sirva como alerta à comunidade jurídica para o risco de se patrocinar reformas que, obnubilando o necessário referencial valorativo do Estado Democrático de Direito, propugnem a resolução imediata de problemas de celeridade, com o correspondente enfraquecimento das conquistas civilizatórias amplamente consolidadas pelas garantias constitucionais do processo.
Sujeitos da educação de jovens e adultos da UFMG e o acesso à informação no mundo digital e na prática cotidiana: desafios
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2021-01-26T14:47:38Z
Eliane Apolinário Vieira Avelar
Estudo comparativo do perfil lipídico e de marcadores inflamatórios em pacientes com angina estável e síndrome coronariana aguda
Introdução: A inflamação desempenha um papel fundamental em todas as etapas do processo aterosclerótico coronariano, inclusive nas manifestações clínicas agudas. Fatores de risco cardiovascular iniciam o processo inflamatório e promovem o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Células endoteliais, bem como células do sistema imune produzem citocinas, quimiocinas, moléculas vasoativas e fatores de crescimento, determinando um processo inflamatório contínuo e de baixo grau. Citocinas pró-inflamatórias, por sua vez, estimulam a produção de proteínas de fase aguda, como a proteína C reativa (PCR). Níveis séricos circulantes de uma série de moléculas inflamatórias vêm sendo reconhecidos como úteis na identificação da doença arterial coronariana (DAC). O objetivo desse estudo observacional foi correlacionar as concentrações séricas das interleucinas 6, 8, 10 (IL-6, IL-8, IL-10), PCR e molécula de adesão da célula vascular-1(VCAM-1), em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA), comparados a pacientes com angina estável. Fatores de risco para DAC também foram correlacionados entre os dois grupos. Métodos: O estudo envolveu 45 pacientes, dos quais 11 com SCA e 34 com angina estável e comprovação angiográfica de DAC. Amostra de sangue venoso foi coletada em jejum, antes da realização do angiograma coronariano. Interleucinas e VCAM-1 foram dosadas por ELISA, e PCR por nefelometria. A avaliação do perfil lipídico incluiu colesterol total, LDL, HDL, VLDL, triglicérides, além das apolipoproteínas A-1 e B. As variáveis clínicas e laboratoriais foram comparadas entre os dois grupos, através de análises univariada (teste t ou qui-quadrado / teste exato de Fisher) e multivariada (regressão logística múltipla). Resultados: A análise univariada mostrou que os dois grupos foram semelhantes quanto às características demográficas e fatores de risco para DAC, exceto para tabagismo, baixos níveis de HDL e apoproteína A-1, e altos níveis de triglicérides e VLDL, mais prevalentes no grupo de pacientes com SCA. A IL-8 foi significativamente mais elevada entre os pacientes com SCA (p = 0,002). Nenhuma diferença entre os grupos foi evidenciada em relação aos demais marcadores inflamatórios. Na análise multivariada, IL-8 e VLDL mantiveram a significância estatística. Conclusão: Os níveis séricos da IL-8 foram significativamente mais elevados em pacientes com SCA, em relação aos pacientes com angina estável, sugerindo que essa citocina possa ter um papel na fisiopatologia da instabilidade da placa coronariana. A mensuração e a inibição da IL-8 poderão constituir um futuro direcionamento diagnóstico e terapêutico na abordagem das formas instáveis da DAC.
2019-08-11T23:41:22Z
Manoela Figueiredo Bertozzi de Oliveira
Seleção de métodos biológicos para a avaliação toxicológica de efluentes industriais
Os métodos biológicos para a avaliação de toxicidade de efluentes industriais constituem importantes ferramentas na prevenção, caracterização e controle da poluição que atinge os ecossistemas aquáticos. A avaliação de toxicidade é realizada através da execução de ensaios biológicos diversos. O principal objetivo deste trabalho foi realizar a seleção de métodos de ensaio biológicos utilizados na avaliação toxicológica de efluentes industriais. Em especial visou-se a detecção de testes padronizados utilizados para o ensaio crônico. Buscou-se a identificação de organismos-teste que pudessem ser mais eficientes na detecção da toxicidade de efluentes em níveis sub-letais ou crônicos. Dentre estes se faz destaque para os ensaios que utilizam microcrustáceos Daphnia sp e Ceriodaphnia sp; e os que utilizam bactérias fotoluminescentes como Vibrio fischeri.
2019-08-10T06:07:30Z
Carla Ferreira Rubinger
Formação de professores de música na Argentina: concepções e modelos de formação docente
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Modelos e algoritmos para problemas de atribuição de capacidade e roteamento em redes de comunicação
O problema conjunto de determinar rotas e as capacidades de cada arco em uma rede de comunicações é tratado. Uma abordagem alternativa para alguns modelos que foram propostos para o problema de atribuição de capacidades discretas e contínuas e roteamento em redes de computadores é adotada. A topologia da rede e as características de tráfego são considerados como sendo dados conhecidos. O objetivo é obter uma solução viável com o mínimo custo total, onde o custo total inclui tanto os custos de instalação de capacidade quanto os custos de congestionamento. Algoritmos heurísticos com desempenho garantido baseados em limites inferiores e na separabilidade da função objetivo são propostos. Um destes algoritmos é adaptado para considerar problemas com roteamento não-bifurcado. Um algoritmo exato baseado no método de enumeração implícita é proposto para resolver o problema de expansão de capacidade. Experimentos foram realizados para verificar o desempenho e confirmar a eficiência dos algoritmos propostos.
2019-08-13T09:49:24Z
Ricardo Poley Martins Ferreira
A socialização em grupos religiosos católicos: repercussões nas trajetórias escolares longevas nos meios populares
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a influência da inserção em grupos religiosos católicos na constituição de percursos escolares longevos de estudantes universitários de origem popular. Os sujeitos da pesquisa foram quinze graduandos dos variados cursos da Universidade do Estado da Bahia UNEB - que frequentam grupos religiosos católicos na Diocese de Caetité Bahia. Para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho, adotou-se uma metodologia fundamentada nos pressupostos qualitativos de pesquisa e utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a análise documental. A análise dos dados apoiou-se no diálogo com autores que discutem a socialização do indivíduo (BOURDIEU, 1998, 2001; ELIAS, 1994; LAHIRE, 2002, 2007) e que pesquisam a longevidade escolar nos meios populares (LAURENS, 1992; VIANA, 2007; LACERDA, 2006; SOUZA e SILVA, 2003; PORTES, 1993, 2001; SOUZA, M., 2009; ZAGO, 2005). Os resultados obtidos revelam que as experiências socializadoras vivenciadas pelos jovens nos grupos religiosos se constituem fator de significativa influência na definição de uma escolarização de sucesso. A interpretação das trajetórias escolares, realizada a partir de análise transversal e na verticalização de um caso, permitiu constatar que a inserção desses jovens em grupos religiosos católicos possibilitou uma tessitura de condições favoráveis à longevidade escolar. Condições materiais e subjetivas, advindas da ampliação de uma rede de relações interdependentes, permitiram a construção e atualização de disposições sociais ligadas ao conhecimento de si, à autoestima, ao comprometimento social, à autonomia e planificação, bem como disposições ligadas ao horizonte temporal de futuro, importantes recursos para a escolarização longeva.
2019-08-14T21:31:22Z
Anna Donato Gomes Teixeira
Fazendo história: possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da educação básica
O artigo discute a pertinência da abordagem, por professores da Educação Básica, de alguns conceitos e procedimentos relativos à construção do conhecimento histórico pelos historiadores. Defende-se o potencial desta abordagem para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para que os estudantes reconheçam a diversidade de discursos sobre o passado e, ao mesmo tempo, tornem a sua percepção sobre a realidade presente mais complexa. Apresentamos uma experiência docente com turmas de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, na qual foram abordados alguns conceitos fundamentais do trabalho do historiador, como memória, fontes históricas, tempo histórico e narrativa. Como resultado, o artigo sugere possibilidades didáticas adaptáveis a diferentes contextos escolares para a problematização teórica da pesquisa histórica em sala de aula. Por fim, mostra-se como este tipo de abordagem vai ao encontro das premissas e dos objetivos do ensino de História previstos na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental.
2022-06-27T23:30:38Z
Alessandra Soares Santos Paula Miranda de Oliveira
Atenção primária à saúde e puerícultura: uma proposta de intervenção
Este trabalho tem como objetivo descrever uma proposta de intervenção incluída nas ações de puericultura de crianças de zero a um ano e três meses completos de uma comunidade situada na periferia do município de Patos de Minas/MG. Será descrita a utilização de Grupos Operativos como ferramenta principal para o controle e avaliação do desenvolvimento dos diagnósticos pediátricos gerais. A proposta foi aventada pelo autor por deparar-se com um declínio persistente dos indicadores de saúde da população infantil de sua comunidade adscrita. Correlacionou-se essa evidência com o controle inadequado dos diagnósticos pediátricos gerais dessa população, como por exemplo, cobertura vacinal incompleta, ganho de peso e altura inadequados, associados à alimentação incorreta para a idade e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Após a revisão bibliográfica e tendo como base a teoria de Grupos Operativos criada pelo psiquiatra suíço Pichon-Rivière, foi elaborada a proposta de utilização dessa ferramenta para melhora da assistência à saúde da criança. O grupo Operativo é multidisciplinar e contempla tanto ações em saúde como educação em saúde para a população. O cenário da atividade será composto por quatro estações: estação (1) ACS; estação (2) equipe de enfermagem; estação (3) médico de família; estação (4) nutricionista. Cada profissional ficará responsável pela organização da sua estação para que iniciem as atividades. A ESF foco está convicta da importância da implantação desse Grupo Operativo e credita que a Atenção Integral à Saúde da Criança somente se plenifica ética e tecnicamente quando inclui, nos papéis de todos os membros da equipe, a doutrina e a prática da Puericultura.
2019-08-10T08:22:00Z
Jonatha Cajado Menezes
O trabalho humano sob a ótica acadêmica: um olhar sobre a categoria trabalho na formação em psicologia
Pesquisa, de caráter qualitativo, privilegiando a produção de conhecimento na via da intersubjetividade, sob o aporte teórico da Psicossociologia (linha francesa), tem como tema A emergência da categoria trabalho na formação acadêmica em Psicologia. Visa, em sentido geral, compreender como se engendra o processo de produção de conhecimentos sobre o trabalho humano no espaço acadêmico da psicologia, tendo em vista que, historicamente, o trabalho tem sido relegado a planos inferiores na formação em psicologia. No entanto, partindo do estatuto de centralidade desta categoria na constituição do sujeito, observando-se os fenômenos produzidos na relação capital-trabalho - que repercutem sobre a saúde psíquica -, destaca-se a necessidade de assegurar o conhecimento acerca desta categoria, dado o seu aspecto fundamental na práxis em psicologia. O panorama geral da formação, representado pelas cinco instituições pesquisadas na região metropolitana de Belo Horizonte, aponta para processos positivos de transformação, em que a categoria tem sido contemplada de forma mais ampla, especialmente através das atividades acadêmicas que articulam trabalho e clínica. Tendo em vista os imperativos da dinâmica social, o campo do trabalho se mostra mais consolidado no universo acadêmico, em conseqüência das produçõescientíficas nesta área, resultantes da qualificação do corpo docente
2019-08-12T02:50:11Z
Luciana Rodrigues Martins
Investigação das concepções dos estudantes do ensino fundamental sobre ciência e sobre o fazer científico
O ensino de ciências com a abordagem investigativa traz novas possibilidades, mudanças de paradigmas e de papeis diante do ensino não dialógico tradicional em nossa escola. Favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais na formação de um indivíduo para atuar de forma consciente e responsável nas suas escolhas pessoais e na sociedade. Este trabalho teve como objetivo proporcionar aos estudantes o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e assim construírem seus conceitos e conhecimentos. Também favorecer a construção do conceito de ciência como uma cultura dinâmica, crítica e atemporal por meio de uma atividade investigativa sobre alimentação e estilo de vida. Foram verificadas as concepções dos estudantes do 2º ano do 3º ciclo (extinta 7ª série) do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Contagem-MG. Assim, procurou-se responder as seguintes questões (i) Quais são as visões de ciência e de cientistas que os estudantes trazem consigo? (ii) Como eles compreendem o fazer científico e o processo de produção de conhecimento sendo protagonistas de uma atividade investigativa sobre alimentação e estilo de vida? Desta forma, foi aplicado um questionário estruturado para a sondagem sobre os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do trabalho científico e de como eles idealizam a figura de um cientista. Posteriormente, foi exibido um vídeo motivador para uma maior compreensão e aproximação da ciência praticada pelos cientistas daquela ensinada nas escolas, relatando as trajetórias de vida e de pesquisas de Carlos Chagas, médico mineiro sanitarista responsável pela descrição de todo ciclo da parasitose conhecida como Doença de Chagas. Por fim, os estudantes protagonizaram uma pesquisa exploratória com enfoque investigativo. E, para a construção das concepções acerca do fazer científico, a turma aplicou uma atividade junto a outras duas turmas de mesmo ano e ciclo, a fim de investigar quais as relações entre alimentação, estilo de vida e índice de massa corpórea entre os estudantes daquelas turmas. Os resultados obtidos demonstram que essa proposta pedagógica, além de inovadora na escola, foi bem aceita. A maior parte dos estudantes reconheceu sua atividade como próxima daquela desempenhada pelos cientistas, desmistificaram e alteraram suas concepções acerca do perfil de um cientista, e de como a ciência se dá. Entretanto, a figura do cientista atrapalhado, desastrado e velho ainda persiste no imaginário da maioria dos estudantes.
2019-08-10T02:14:05Z
Roberta Enae Rodrigues de Melo
Projeções dos impactos econômicos decorrentes das mudanças demográficas no Brasil para o período de 2010 a 2050
Uma das possíveis consequências do processo de transição demográfica e epidemiológica que a população brasileira tem vivenciado é a mudança no padrão de consumo das famílias. Empiricamente, observa-se que as despesas de consumo se alteram significativamente ao longo do ciclo de vida, logo a compreensão das modificações nos padrões de consumo associados ao envelhecimento da população é essencial devido aos seus impactos sobre a estrutura produtiva do país. Neste contexto, o objetivo desta tese é analisar as mudanças de longo prazo na estrutura produtiva e na composição setorial no Brasil, decorrentes da mudança do padrão de consumo. Para analisar esses efeitos, este trabalho propõe uma metodologia para desagregar o gasto em bens e serviços (que estão disponíveis na Pesquisa de Orçamento Familiar POF 2002/2003) por grupos etários: adultos (entre 15-49 e 50-59 anos), crianças (entre 0-4, 5-9 e 10-14 anos) e idosos (entre 60-69 e de 70 anos ou mais). Assim, em primeiro lugar, estimou-se o efeito da idade sobre o gasto para 15 bens e serviços provenientes da POF. Isso foi feito por meio do método semiparamétrico Censored Least Absolute Deviation. Em seguida, as semielasticidades das tipologias domiciliares foram usadas para transformar o vetor de consumo das famílias, provenientes da matriz insumo-produto, em vetores desagregados por grupos etários. Posteriormente, a partir dessa desagregação, foi possível trabalhar com cenários demográficos usando um modelo de equilíbrio geral computável. Este modelo permite evidenciar todos os efeitos de encadeamento setoriais que as modificações no vetor de consumo decorrentes das mudanças demográficas vão desencadear na economia brasileira até 2050. Os resultados das projeções indicaram um aumento na demanda por alguns produtos e serviços, sobretudo por serviços de saúde (medicamentos, atendimento hospitalar e plano de saúde), além de serviços prestados às famílias e consumo de energia; e uma redução em outros, principalmente nos setores de alimentação e educação.
2019-08-11T17:55:20Z
Flaviane Souza Santiago
Desafios do enfermeiro na educação em saúde de cuidadores de idosos
Este estudo teve por objetivo identificar os desafios enfrentados pelo enfermeiro na Educação em Saúde para familiares e cuidadores de idosos em risco de doenças crônicas. Optou-se pela revisão integrativa da literatura, como referencial metodológico para elucidar o tema dessa pesquisa. Para garantir a abrangência e responder a questão norteadora do estudo realizou-se a busca de publicações sobre o tema pesquisado disponíveis nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Bibliografia Brasileira de Enfermagem (BDENF); Medical LiteratureAnalysisandRetrievalSistem on-line (MEDLINE) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). O estudo apontou que o cuidador percebe a falta de recursos humanos e de habilidade técnica e/ou psicológica para lidar com o idoso com presença de estresse e deficiência de atividades de lazer. No entanto, a necessidade de capacitação do cuidador não é percebida como prioridade. O estudo apresenta que a educação desenvolvida é realizada desconectada da realidade na qual se encontra inserida essa população. As sugestões dos seis artigos enfatizaram a necessidade do desenvolvimento das práticas educativas e que os profissionais devem passar confiança para que, sob um prisma humanizado, possam conquistar os cuidadores e, assim, ocorrer um diálogo claro e construtivo entre educador-educando. Enfatizam ainda a necessidade de um plano educativo para esse cuidadores
2019-08-11T10:14:03Z
Teresinha de Jesus Souza Botelho
O registro inicial do documentário mineiro: Igino Bonfioli e Aristides Junqueira
Neste trabalho o universo é o documentário no cinema mudo, o tema é o ineditismo do documentário de Igino Bonfioli e Aristides Junqueira, contemporâneos na atuação cinematográfica. Ao buscar informação sobre eles, abordouse um aspecto específico do documentário, estudo da linguagem histórica no cinema foi feito um inventário inicial dasinformações preservadas ou arquivadas destes cineastas pioneiros em Minas Gerais.A pesquisa em cinema no Brasil é descontinua, difícil. E Minas Gerais não foge a regra. O Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG guarda um importante acervo cinematográfico. Para dar continuidade ao trabalhar de estudo e prospecção destes documentos e filmes, criouse o projeto Imagens de Minas1, cujo legado maior é o acervo Bonfioli, que tem documentos preciosos como esboços desenhos animados, manuscritos dadécada de 20 e razoável material fotográfico. Há muitos filmes e temas que ainda podem ser estudados.O objetivo básico deste estudo é sistematizar e analisar os documentos da pesquisa, focando o que se preservou do trabalho de Bonfioli e Junqueira, sobretudo os episódios do documentário Minas Antiga , de Igino Bonfioli e Minas Liberal de Aristides Junqueira, além de fragmentos de filmes documentais destes cineastas.E a despeito das técnicas rudimentares e do escasso material preservado foram estudados os mecanismos utilizados por estes cineastas para, ora ilustrar com imagens as encomendas históricas, como em Inconfidência Mineira ou Emboabas e Paulistas, ora arriscar pela via ficcional. Cada qual realizou suas fitas com conhecimentos próprios e engenhosos. Esta é a história de artesãos, cinegrafistas, visionários.A documentação pesquisada neste trabalho pertence ao Projeto Imagens de Minas. Este projeto foi criado em 1970 no Departamento de Fotografia Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG Universidade Federal de Minas Gerais. Foi desenvolvido pelos professores José Tavares de Barros, José Américo Ribeiro, Silvino Santos, Luiz Gonzaga e Evandro da Cunha Lemos. O objetivo principal era criar um trabalho continuo de pesquisa sobre o cinema em MinasGerais desde os primórdios, através do trabalho de diversos cineastas inclusive os cineastas pioneiros que aqui são abordados.
2019-08-12T13:55:21Z
Alexandre Pimenta Marques
Sala de espera do exame citopatológico do colo do útero na Unidade de Saúde da Família Grajaú - Brumadinho
Trata-se de um estudo sobre sala de espera do exame citopatológico do colo do útero na Unidade Saúde da Família (USF) Grajaú, no município de Brumadinho-MG no ano de 2012. Teve por objetivos, realizar revisão bibliográfica sobre a utilização de sala de espera para ações educativas em saúde e contribuir para otimização da sala de espera do exame citopatológico do colo do útero na USF Grajaú, visando alcançar a meta pactuada pelo município. Foi realizada revisão bibliográfica da literatura nas bases de dados LILACS e MEDLINE no período de 1997 a 2012. Assim, foi possível perceber que é de suma importância a utilização do ambiente da sala de espera para a realização de práticas educativas na prevenção do câncer do colo do útero. Como também a educação continuada, a disponibilidade de materiais adequados e incentivos financeiros.
2019-08-12T07:02:25Z
Harine Aguiar Monteiro Friche
Vitória-Minas: análise do discurso jornalístico sobre o único trem de passageiros cotidiano no Brasil
Neste trabalho analisamos discursos sobre o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a partir de textos publicados entre 2005 e 2007 nos jornais Hoje em dia, O Tempo e Estado de Minas, todos de Belo Horizonte (MG). O principal objetivo desta pesquisa foi descobrir qual é a representação do trem de passageiros da EFVM veiculada pelo discurso jornalístico. Para isso, no primeiro capítulo, relatamos um pouco da história desse trem de passageiros, operado pela Vale. Ainda no capítulo I, tratamos do referencial teórico da Análise do Discurso que embasou nossa análise; principalmente, os estudos e reflexões de Bakhtin/Voloshinov, Ducrot, Faria, Fiorin e Orlandi. No capítulo II realizamos a análise, partindo do levantamento dos percursos semânticos no intradiscurso dos textos jornalísticos, enfatizando os temas e figuras que fazem parte de cada percurso e destacando as estratégias lingüísticas de persuasão ideológica, a partir da seleção lexical, dos implícitos, dos explícitos e do silenciamento Os percursos semânticos identificados no intradiscurso foram: 1- o percurso semântico da relação entre o viajante e o entorno da viagem (PSE); 2- o percurso semântico da relação entre o viajante e a ferrovia (PSF); e 3- o percurso semântico da relação do viajante com outros viajantes (PSV).Em segundo lugar, com base nos percursos semânticos intradiscursivos, identificamos as relações interdiscursivas. Depois disso, estabelecemos a representação do trem de passageiros da EFVM no discurso da imprensa comercial de Minas Gerais. Realizamos uma comparação entre os discursos no que diz respeito representação do trem de passageiros da EFVM. Por fim, respondemos às questões propostas no início desta pesquisa (Introdução, 1.1) e concluímos que o trem de passageiros da EFVM é representado como um transporte seguro, econômico, de baixo custo e que proporciona prazer aos passageiros, no discurso dos três jornais analisados; e que o jornal O Tempo, apesar de também representar o trem predominantemente dessa forma, expõe problemas e desvantagens desse transporte.Concluímos também que os aspectos lingüísticos e ideológicos a respeito do trem de passageiros influenciam na construção da memória coletiva dos leitores de forma positiva, porém silenciando sobre a desativação de ferrovias que já existiram no Brasil e sobre apossível revitalização de linhas férreas, principalmente em Minas Gerais.
Trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFMG: inserção institucional e superação da subalternidade
Apesar de ser uma categoria plural e heterogênea, a contribuição dos trabalhadores técnico-administrativos em educação para a consecução dos objetivos da Universidade vem sendo, historicamente, considerada de forma secundária, homogênea e quantitativamente, ou seja, como um meio necessário para atingir determinados fins, quais sejam o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa constatação, na prática, irá fazer com que o servidor sofra uma perda de referenciais de inclusão no cotidiano institucional e que o seu trabalho não tenha, um significado tangível, não percebendo uma relação objetiva e causal entre o que fazem o os objetivos institucionais. Essa exclusão também é parte do processo de constituição da própria Universidade e das relações de poder que se constituem em seu interior. A partir dos anos 80, no contexto do processo de redemocratização do Brasil, os servidores da área de educação e os técnico-administrativos em particular, buscam reestruturar suas entidades de caráter associativo para um papel mais sindical e propositivo, formulando questões a respeito da questão educacional no país e do papel que cabe às Universidades para a superação do enorme débito social, político e econômico deixado como herança do governo autoritário do período anterior. Nesse processo, havia igualmente a compreensão de que era indispensável formalizar instrumentos que, sistematizando as concepções do movimento, pudessem também se constituir em orientadores estratégicos dos embates internos e externos às Universidades. Elabora-se então de forma coerente e articulada - um projeto para a universidade - Universidade Cidadã para os Trabalhadores - e um projeto de carreira dos trabalhadores em educação. Tendo como principal referência teórica o ativista e comunista Antonio Gramsci, o projeto, se apropriando de conceitos do marxista italiano como grupos subalternos, hegemonia, estado ampliado, intelectuais orgânicos, suas implicações e conexões, pretende uma compreensão da forma particular de constituição do corpo de servidores técnico-administrativos em educação da UFMG e suas consequências para os desdobramentos posteriores, tanto na compreensão de seu papel, na construção de sua identidade, na disputa de projetos, como na (possível) superação de sua subalternidade. Se propõe também a investigar como o segmento dos trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFMG buscou, historicamente, se legitimar como sujeito do processo de construção da Universidade, a partir das reflexões que fizeram sobre o seu trabalho e o significado deste, a partir das reflexões, críticas, diagnósticos, propostas feitas pelos servidores sobre o seu próprio trabalho e o significado deste e identificar se esta produção garante legitimidade a estes trabalhadores, de modo a que se insiram na instituição universitária de forma a que esta os reconheça como sujeitos do processo de ensino, pesquisa, extensão e da própria administração da organização.
2019-08-11T07:19:08Z
Arthur Schlunder Valle
Estudo da eficiência produtiva na indústria moveleira brasileira
O objetivo deste estudo foi identificar as características encontradas nos grupos eficientes e ineficientes de empresas. São abordadas empresas industriais do setor moveleiro, que têm como características uma ampla gama de condicionantes internos e externos ao seu desempenho, bem como o fato de aglomerarem-se espacialmente, o que implica grande diversidade cultural entre as empresas do país. Estudos anteriores demonstraram que a indústria de móveis enfrentam sérios problemas de gestão e aplicação dos recursos, incluindo fatores como o uso de equipamentos de diferentes gerações, a integração vertical de produção e de convivência das linhas de produção no mesmo espaço. Assim, para o setor moveleiro, a compreensão de desempenho comparativo se torna ainda mais necessária, com o desenvolvimento de ações que facilitem o uso eficiente dos recursos, maximizando o retorno do mesmo, e possibilitando o desenvolvimento das empresas existentes. O método de Análise Envoltória de Dados (DEA), mais especificamente, o escore de eficiência técnica das empresas. Posteriormente, a análise descritiva foi aplicada para explorara as características de três grupos: o primeiro composto por empresas eficientes, o segundo constituído por empresas ineficientes cujos escores ficaram acima da média da amostra, e o terceiro com empresas consideradas ineficientes com escores inferiores à média da amostra. Os resultados mostraram que apenas 21% das empresas foram consideradas eficientes, sendo que destas 74% eram de porte médio, indicando que para esta indústria, o tamanho é um componente importante. A eficiência da escala também indica que a maioria das empresas operam em rendimentos crescentes de escala, com apenas 8 com rendimentos constantes. O tempo de mercado para empresas consideradas eficientes foi significativamente menor (-15%), o perfil inovador delas foi maior, bem como os seus rendimentos, que aumentaram quase 85% mais do que as outras empresas analisadas (2008 a 2010). As empresas eficientes indicaram maior foco no custo, mas eles avaliam quase a mesma importância para o quesito qualidade. No entanto, elas mantiveram o maior índice para a cobertura de estoque, indicando que empresas eficientes trabalham coma produção empurrada para uma resposta rápida ao mercado. Em suma, pode-se dizer que as empresas de pequeno porte da indústria moveleira brasileira apresentam restrições mais graves no âmbito da gestão da produção, particularmente no âmbito da determinação da capacidade produtiva e no nível de ociosidade das instalações. Estas empresas estão em partes preparadas para valer-se do crescimento que vem passando o setor, com incorporação em ritmo elevado de novos consumidores adivindos das classes E, D e C ao consumo mais regular de móveis. Este estudo foi limitado pela utilização dos dados de apenas um ano (2010), pela diferença do número de empresas avaliadas em cada polo, e pela impossibilidade da utilização da análise DEA em dois estágios.
2022-06-30T21:43:59Z
Rebecca Impelizieri Moura da Silveira
Uso de técnicas de modelagem e análise espacial na seleção de áreas ideais para construção de aterros sanitários em regiões metropolitanas densamente povoadas
No Brasil cerca de 80 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são descartadas de forma inadequada todos os dias, correspondendo a mais de 40% do lixo coletado. Mesmo com aumento de 6,2% ao ano no volume de resíduos dispostos de forma adequada, esse índice tem evoluído a passos lentos, e o volume absoluto de resíduos dispostos de forma inadequada tem aumentado gradativamente. Do ponto de vista econômico, os Aterros Sanitários são a solução ambientalmente correta mais viável, uma vez que são dotados de tecnologias que previnem principalmente a contaminação do solo e dos recursos hídricos subterrâneos. No entanto, a escolha da área para a construção dos mesmos ainda é um dos maiores entraves à sua disseminação. Esta pesquisa científica tem como objetivo determinar áreas ideais para a construção de aterros sanitários na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O método proposto se baseia no método de análise multicritério e num ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para selecionar áreas potenciais para a construção de aterros sanitários. Para isso, serão examinados os critérios preconizados na legislação vigente e nas normas construtivas deste tipo de empreendimento. A partir da combinação de variáveis ambientais, sociais e econômicas, de ordem restritiva e fatorial, o modelo proposto localizou 14 áreas potenciais para a instalação de aterros sanitários na RMBH. Adicionalmente, realizou-se uma análise da qualidade do mapa temático gerado por meio de processo empírico e amostral, sendo considerados satisfatórios os resultados obtidos.
Lazer e convívio social: possibilidades de melhorar a qualidade de vida e diminuir a violência
No Programa de Saúde da Família (PSF) é necessário conhecer a realidade das famílias em suas características econômicas, culturais e sociais para identificar os problemas de saúde e situações de risco da população para oferecer assistência integral à saúde dessa comunidade. A assistência multidisciplinar desenvolvida pelo PSF propicia um tratamento mais humanizado e busca construir junto com a comunidade uma sociedade melhor, resgatando os valores de família, respeito, amizade, confiança. Neste contexto, observa-se em nosso trabalho diário, o crescente aumento no bairro Céu Azul/BH, dos índices de violência e o alto número de óbitos ocorridos no bairro, no período de 2006 a 2008. Os dados confirmam a existência de um problema de abrangência nacional, já constatado por várias pesquisas, e que gera estudos e necessidade de criação e implementação de projetos sociais em todo o país: a violência. A violência pode ser entendida como um fenômeno que nasce e se perpetua por meio de problemas sociais e serve como um indicador negativo da qualidade de vida. Nessa visão atual ampliada de saúde, reconhecendo a violência como resultante das condições de vida e pela magnitude que representa como causa de morbidade e mortalidade passou a ser considerada como um problema de saúde pública. Neste contexto, os profissionais de saúde se vêem na posição não só de atender às vítimas da violência social, mas também com o papel de elaborar estratégias de prevenção e superação de tais ocorrências, interagindo com a sociedade civil e com outros campos institucionais como a educação, os serviços sociais, a justiça, a segurança pública, com os movimentos sociais, etc, visando à promoção de uma sociedade cujos valores sejam firmados no respeito ,cidadania e humanidade. Nesse trabalho, foi realizada uma revisão teórica sobre os temas violência e qualidade de vida, e analisadas algumas experiências de êxito onde os investimentos em segurança e educação foram usados como forma de reduzir a violência na população. Também foi realizado uma proposta de investimento financeiro em projetos sociais para o bairro, Céu Azul iniciando com uma sensibilização da comunidade local sobre os riscos pessoais e comunitários da violência em todas as suas formas - familiar, urbana, sexual, principalmente contra crianças, idosos e adolescentes e levando o conhecimento sobre as possíveis conseqüências físicas e psicológicas da violência, para buscarmos juntos as soluções possíveis em nosso ambiente de convívio. Concluímos que podemos implementar os poucos recursos já existentes, mas também criar um espaço de convivência utilizando uma área abandonada para construção, com apoio e participação ativa da comunidade, com trabalho voluntário e/ou remunerado, de um centro de convivência que possa oferecer a toda a população um espaço para promoção de atividades sociais, culturais, recreativas, ocupacionais, esporte e lazer, em um bairro tão carente destas iniciativas.
2019-08-10T02:36:19Z
Tereza Cristina Figueiredo