RCAAP Repository
O modelo de Baxter-WU Spin-1
Este estudo trata do comportamento crítico, multicrítico e de primeira ordem do modelo Baxter-Wu Spin-1 com um campo cristalino. Empregamos a aproximação de grupo de renormalização de campo médio e simulações de Monte Carlo extensivas usando o algoritmo de Metropolis aliado à técnica do histograma. Obtemos o diagrama de fases global, o qual mostra que o sistema possui a mesma classe de universalidade do correspondente modelo Baxter-Wu com Spin-1/2, e exibe um ponto multicrítico separando uma linha de transição de fase de segunda ordem de uma linha de primeira ordem. A distribuição de probabilidades da magnetização no ponto pentacrítico é também determinada.
Neo-tecnicismo no currículo por competências: a experiência da escola do SEBRAE
Esta investigação busca contribuir para a compreensão do processo de mudanças na organização e no trabalho pedagógico em uma escola de educação profissional de nível técnico face às demandas de adoção da lógica das competências. Tendo por base que há atualmente no mundo empresarial e no mercado de trabalho um grande apelo ao uso da lógica das competências, que algumas das reformas educacionais dos anos 90 têm nesta noção um de seus pilares e que isto visa obrigar os sistemas educacionais e as escolas a fazerem uma mudança paradigmática na organização dos currículos, nos processos de ensino-aprendizagem e na avaliação educacional, buscou-se verificar se: a escola tem efetivamente operado a mudança imposta por esse novo referencial em seus currículos, processos de ensino-aprendizagem e de avaliação; que tipo de relação ela estabelece com as normas do Estado e com a lógica empresarial a esse respeito e, caso não esteja operando tais mudanças, que fatores e relações a faz resistir ao uso dessa noção. Para tanto, analisar-se-á a implementação da reforma da Educação Profissional dos anos 90, na ETFG (Escola de Formação Gerencial) do SEBRAE-MG, a fim de verificar seus níveis de autonomia, resistência e conformação na relação da escola com as determinações do Estado, além de caracterizar o processo de discussão e (se houver) de implementação do novo paradigma na escola.
Mortalidade fetal: um estudo para os óbitos evitáveis ocorridos no município de Belo Horizonte, 2008-2010
Introdução: A análise da mortalidade por causas com base nas causas múltiplas de morte permite desvendar não apenas o padrão de mortalidade de uma população, mas também o de morbidade, de forma mais completa. Objetivo: Descrever e analisar os óbitos fetais evitáveis ocorridos em Belo Horizonte no triênio 2008-2010, sob a perspectiva de causas múltiplas e com base na Lista Brasileira de Causas Evitáveis, a qual foi utilizada como ponto de partida para a categorização das causas de morte. Resultados: Foram analisados, no total, 1.369 óbitos fetais, que corresponderam a 546 óbitos fetais evitáveis, segundo classificação obtida da Lista Brasileira de Causas Evitáveis. Para 546 óbitos evitáveis, a análise das causas múltiplas de óbito fetal indicou que os óbitos fetaispor causas evitáveis (62,1%) foram representados por 45,7% de óbitos evitáveis reduzíveis por adequada atenção à mulher na gestação; 47,5% de óbitos evitáveis reduzíveis por adequada atenção à mulher no parto; 6,2% de óbitos evitáveis reduzíveis por adequada atenção ao feto; e 0,6% óbitos evitáveis reduzíveis por ações adequadas de diagnóstico e tratamento. As causas maldefinidas representaram 31,1% do total e 6,8% do total se constituíram das demais causas de morte. Além disto, constatou-se, com base no método Two- Step Cluster, aplicado para 898 óbitos fetais evitáveis, que três clusters representavam bem o fenômeno da mortalidade fetal. O primeiro cluster foi composto principalmente pelas causas evitáveis reduzíveis pela atenção ao partoe ao feto, o segundo cluster se constituiu pelas causas evitáveis reduzíveis pela atenção à gestação e causas mal-definidas e o terceiro cluster foi formado pelas demais causas de morte, de difícil evitabilidade. Discussão: A categorização das variáveis com base na utilização da lista brasileira de evitabilidade apontou os principais problemas que os serviços de saúde devem enfrentar para a prevençãodo óbito fetal. A elevada proporção de mortes evitáveis mostra a necessidade de melhoria da assistência pré-natal e ao parto, bem como de políticas de saúde que enfoquem o atendimento integral à mulher e ao parto.
Itinerante Futebol Clube: a desconstrução do torcer e as relações entre os clubes e as torcidas
A proposta deste estudo foi compreender o processo de (des)configuração e (re)configuração do torcer nas duas cidades: Betim (MG) e Ipatinga (MG), e como se estabeleceu a relação das torcidas com o Ipatinga FC / Betim EC. Procurou-se entender como os torcedores reagiram a essas mudanças territoriais, as tensões provocadas e as possíveis consequências no cenário, em que um clube se instaloue outro deixou de existir bem como se configurou o torcer nas cidades, e como se deu o processo de (re) apropriação ou (des) apropriação do clube pelos torcedores. Além disso, buscou-se investigar as razões que levaram esse(s) clube(s) a mudarem de nome, camisa, escudo, ou seja, sua identidade e sua sede. Na cidade de Ipatinga foram aplicados 108 formulários junto aos torcedores do Ipatinga FC. Na cidade deBetim, foram entrevistados seis torcedores do Betim EC que acompanharam o time durante o período em que esteve na cidade. Os gestores dos municípios de Ipatinga (MG) e Betim (MG) e o gestor do clube foram entrevistados e fizeram apontamentos diversos em relação à situação itinerante vivenciada pelo clube. Para a organização e análise, os dados contidos nos formulários foram tabulados com a utilização dosoftware SPSS para Windows, versão 21. Já na organização e análise dos dados qualitativos (as entrevistas semiestruturadas) foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Sobre a torcida do Ipatinga, os dados analisados apontam para um descontentamento com a saída do clube da cidade e uma expectativa do seu retorno apesar da desconfiança gerada pela situação de migração do clube. Contudo, continua sendo uma marca importante de pertencimento territorial que tem no clube um instrumento que reforça esses laços de afetividade. Já os dados obtidos nas entrevistas com os torcedores do Betim, apontam para a criação de um vínculo com o território em que o clube se instalou e que projetou no clube a possibilidade de envolvimento e o início da formação de uma identificação com o time ao longo dos momentos de lazer vivenciados principalmente nos finais de semana. Já, com os gestores, foram encontradas evidências de que uma administração ineficiente, em consonância com excessiva dependência de recursos públicos, foi a causa da= crise que culminou com a saída do clube de Ipatinga. Em Betim, o clube não alcançou as parcerias que almejava com os setores público e privado, gerando uma crise que culminou com o seu retorno para Ipatinga
A reescrita como instrumento avaliativo e de intervenção pedagógica
Este trabalho buscou identificar o valor da reescrita nos anos iniciais da escolarização, visando sua utilidade como instrumento de avaliação e como recurso de intervenção pedagógica. Foi feita uma revisão bibliográfica buscando estudos sobre a prática de reescritas, usos de rascunhos e assuntos afins. Além da revisão bibliográfica, foi realizada uma atividade denominada Oficina de Textos que serviu de material de pesquisa para análise e observação das diferenças entre a primeira ea última versão de um texto. Durante a Oficina de Textos foram feitas intervenções pedagógicas gerais (aula expositiva) e individuais (atendimento individual para leitura e reflexão sobre a produção do texto a fim de torná-lo mais adequado).
A implantação do auto cuidado como forma de adesão ao tratamento medicamentoso, nos idosos hipertensos
Com as mudanças demográficas acontecendo em todo o mundo nos deparamos com uma grande população idosa, crescendo a cada dia, que nos deixa satisfeitos por estarmos vivendo mais, mas por outro lado surge a preocupação se estamos realmente preparados para enfrentar a atual realidade. Com o crescimento da população idosa surgem doenças crônicas como a hipertensão arterial, com alta morbimortalidade, de difícil controle e assintomática, que requer uma mudança no estilo de vida e um comprometimento no uso da medicação. No entanto, deparamos com idosos poli fármacos, sedentários, fumantes, alguns fazem uso de bebida alcoólica, a maioria são obesos, e muitos analfabetas, que tem dificuldade em aderir ao tratamento medicamentoso anti-hipertensivo, correndo um sério risco de acometimento de órgão alvo e de complicações. Com este trabalho de revisão de literatura queremos demonstrar o idoso hipertenso e a dificuldade em se aderir ao tratamento anti-hipertensivo e mostrar que com a implantação do autocuidado, através da teoria de Orem, poderemos mudar os conceitos dos idosos em relação à saúde e à doença e quem sabe conseguir a aderência ao tratamento medicamentoso anti-hipertensivo.
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa
Este trabalho apresenta um estudo narrativo sobre experiências de ensino de inglês de quatro professoras duas de uma escola pública e duas de uma escola particular, tendo como foco a agência humana. O objetivo da pesquisa é documentar e descrever as relações que subjazem às escolhas e decisões das professoras em sala de aula, buscando uma compreensão contextualizada da ação docente que revele a complexidade do ensino e aprendizagem de LI. O estudo fundamenta-se no conceito de experiência de Miccoli (MICCOLI, 1997-2013) e na Teoria do Caos/Complexidade (LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; LEFFA, 2006, 2009, PAIVA, 2006, 2009a, 2009b, entre outros). O construto agência humana é discutido a partir de estudos na área da Antropologia (AHEARN, 2001, 2013), Psicologia (BANDURA, 2006, 2008), Filosofia (JUARRERO, 1999, 2000) e Linguística Aplicada (LANTOLF & THORNE, 2006; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; VAN LIER, 2008; PAIVA, 2013a e RESENDE, 2009) e a agência é concebida como um sistema adaptativo complexo (MERCER, 2011, 2012). Na metodologia de pesquisa adotou-se abordagem quantitativa e qualitativa para análise e apresentação dos resultados. Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, entrevistas e anotações de campo, em contexto de observação participante, e analisados com base na pesquisa narrativa. Os dados obtidos possibilitaram a ampliação e refinamento da Categorização de Experiências de Professores (MICCOLI, 2007c), dando origem ao Marco de Referência de Experiências de Professores, que orientou a análise das narrativas. Os resultados indicam que as ações e decisões das professoras em sala de aula são moduladas pela inter-relação de elementos nos domínios contextual, inter e intrapessoal e temporal da agência. As implicações deste estudo, para o ensino e aprendizagem de inglês na escola, estão na compreensão dos elementos que modulam a agência de professores, bem como na documentação preliminar dos impactos da agência de professores em outros sistemas, principalmente os de aprendizagem uma área que merece ser mais pesquisada.
Contribuição para melhoria do atendimento odontológico aos idosos no município de Ribeirão das Neves, Minas Gerais
Mediante a realidade do país quanto ao crescimento da população idosa, observa-se que há necessidade de enfrentamento de tal demanda, incluindo aquelas relacionadas à saúde bucal, especialmente devido ao fato de que essa parcela da população esteve historicamente excluída dos serviços nessa área da saúde. Estetrabalho teve como objetivo elaborar propostas, à luz da literatura disponível, para enfrentamento dos problemas de saúde bucal vivenciados pela população idosa de Ribeirão das Neves, organizando e qualificando o processo de trabalho atualmente existente no município para essa parcela da população. Os dados para este estudo foram buscados na BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), por meio de busca nas bases dos dados LILACS e MEDLINE, por publicações datadas no período de 1997 a 2012, na língua portuguesa, na forma de artigos, usando as palavras chave saúde do idoso e atenção à saúde bucal. Documentos oficiais sobre o tema também foram pesquisados e ao total foram selecionados 14 trabalhos para leitura e análise. Estes apontam que a organização exige o envolvimento de especialistas,compreendendo a necessidade de atender não só ao processo fisiológico do envelhecimento, mas principalmente devem ser adotadas práticas preventivas e promotoras de saúde. Tais trabalhos possibilitaram organizar propostas de planejamento da atenção à saúde bucal do idoso, desenvolvidas pelas equipes de saúde bucal implantadas nas equipes da estratégia saúde da família e nas clinicasde referencias odontológica da atenção primária no município de Ribeirão das Neves, MG.
Avaliação multicritério das alternativas energéticas do Brasil para produção de hidrogênio por eletrólise alcalina da água para o setor automotivo
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Associação de imagens a um sistema musical interativo
Desenvolver um sistema musical interativo associado a imagens, objetivo desta pesquisa, ofereceu uma oportunidade única de manipular mecanismos, ideias e conceitos relacionados ao uso e processamento "ao vivo" de áudio e vídeo, em uma experiência que resultou na peça-protótipo Teste nº1. Buscar um sistema pequeno e eficiente, para ser utilizado principalmente por um músico e seu computador pessoal, envolveu uma série de posturas e questionamentos, descritos sucintamente na introdução, ao nos depararmos com a delicada associação entre linguagens, com a conceituação de "sistemas musicais interativos" e com decisões de escolhas de softwares.Dois capítulos tratam dos principais estágios conceituais envolvidos: a captação de dados e seu posterior processamento. Articulando-os, (separando e unindo, ao mesmo tempo) temos um Intermezzo abordando o pragmatismo das dimensões do tempo e da escrita, heranças da música ocidental incontornáveis em nosso trabalho.
Avaliação neutrônica de uma camada transmutadora em um sistema Tokamak
O sistema ITER- International Thermonuclear Experimental Reactor- foi simulado usando o código MCNP5, para diferentes geometrias. A primeira parede do sistema, submetida ao maior fluxo de nêutrons, foi avaliada considerando duas ligas diferentes, baseadas em W e Be. O fluxo de nêutrons e as taxas de reações nas diferentes camadas foram obtidos e avaliados. Os resultados permitiram determinar o melhor modelo para estudar o sistema, o melhor material a ser usado na primeira parede do sistema, considerando o objetivo de transmutação e a localização da camada transmutadora.
Cicatrização de anastomoses traqueais após uso tópico de Mitomicina C em ratos
A ressecção traqueal seguida da reconstrução término-terminal é a escolha principal no tratamento de diversas doenças benignas e malignas da traqueia. As principais complicações dessa terapia incluem granuloma na linha de anastomose, deiscência da sutura e estenose que, apesar de incomuns, levam a grande morbidade. Para reduzir alguns desses obstáculos preconiza-se a utilização de diversos fármacos e envoltórios. A Mitomicina C, uma droga anti-neoplásica, é capaz de modular a cicatrização, inibindo a proliferação de fibroblastos, portanto, modulando a resposta inflamatória. O objetivo deste estudo foi avaliar a interferência de esponja gelatinosa hemostática embebida em Mitomicina C na cicatrização da traqueia de ratos. Foram utilizados 18 ratos Wistar machos de peso e idade semelhantes distribuídos em três grupos de seis animais. No grupo controle (C), foi feita a desvascularização da traqueia, com intuito de dificultar a cicatrização, seguida de traqueotomia e reconstrução da via aérea. O grupo esponja (E) foi submetido à desvascularização seguida de traqueotomia e reconstrução da traqueia, com envolvimento da anastomose com tira de esponja hemostática. O grupo Mitomicina C (M) foi submetido à desvascularização seguida de traqueotomia e reconstrução da traqueia com envolvimento da anastomose por tira de esponja hemostática embebida em Mitomicina C, na concentração 0,4mg/ml. Os animais foram mortos após quatorze dias de acompanhamento. Observou-se tendência à diminuição da estenose da traqueia no grupo M (aumento do percentual da área traqueal), apesar de maior grau inflamação e de hiperplasia epitelial, além de presença de deiscência da anastomose em dois animais. Concluiu-se que a Mitomicina C pode ter um papel importante na modulação da cicatrização da traqueia, com diminuição das chances de estenose pós-operatórias, porém suas complicações agudas impedem sua utilização indiscriminada. Novos estudos com concentrações e tempo de exposição diferentes devem ser considerados.
Análise da legislação municipal relacionada ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Questões em vários âmbitos vêm direcionado as tomadas de decisão dos administradores com relação ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, cabendo ao setor público o aprimoramento de instrumentos que visem modificar o comportamento dos diversos atores sociais envolvidos. Dentre estes instrumentos pode-se citar a questão legal, na qual se formaliza e fiscaliza as ações. A legislação referente aos resíduos sólidos é um instrumento de grande importância para políticas de gestão, seja no âmbito federal ou nos estaduais e municipais. Desta forma, os resíduos sólidos representam um importante objeto de discussão e estudo por parte dos governos. A participação da população e de instituições vinculadas a esferas de governos municipais, estaduais e federal pressuposto do Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (GIRSU). Neste contexto, o estudo da legislação ambiental de municípios integrantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) permite retratar a construção de políticas públicas voltadas para o estabelecimento de normas e padrões visando ao gerenciamento participativo dos resíduos sólidos urbanos. A análise dos dados fornece um contexto de avaliação da situação geral de GIRSU em cada município. O presente trabalho tem por objetivo analisar as legislações relacionadas ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos em alguns municípios da RMBH e suas interfaces com o tema, de modo a oferecer subsídios às autoridades locais para melhorar este gerenciamento. A análise conjunta da legislação na RMBH, adquirida através de contato com os municípios, permitiu concluir que a mesma, apesar das deficiências, não é ruim. Dados levantados pela pesquisa evidenciam detalhes das leis e pontos que colaboram para o gerenciamento dos resíduos sólidos. No entanto, ainda existe um número considerável de legislações antigas e que não abordam pontos importantes, como as iniciativas de minimização e reciclagem dos resíduos sólidos. Percebe-se que, principalmente com a instituição das políticas estadual a nacional de resíduos sólidos, há uma grande necessidade de reformulação das leis.
Mulheres quilombolas e culturas do escrito: voz e letra na comunidade quilombola do Mato do Tição/MG
Esta dissertação expõe os resultados da pesquisa sobre os modos de participação nas culturas do escrito de um grupo de mulheres que apresentam diferentes papéis na comunidade e diferentes experiências com escolarização da Comunidade Quilombola do Mato do Tição, localizada em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (Minas Gerais). Essa comunidade está estabelecida na tradição oral, entretanto, há a presença de novos atores sociais, construídos pela ampliação da interação com a prática escolar e com as novas configurações da legislação quilombola, o que engendra melhor diálogo com o poder público, Organizações Não Governamentais (ONGs), universidades, movimentos sociais, dentre outros consequentemente, novos usos da escrita, diferentes daquelas de sua prática cotidiana. Estas definem os contornos do processo de letramento dessas mulheres e a relação com a oralidade e com as práticas tradicionais realizadas, principalmente, pelos mais velhos. Analisamos os funcionamentos da oralidade, os modos de usar a escrita, a relação entre oralidade e escrita e suas implicações nas práticas sociais, na constituição e na manutenção de uma identidade quilombola. A pesquisa é fruto de uma etnografia, por meio da qual procuramos identificar as interações dos sujeitos com a escrita e o funcionamento das práticas de oralidade. Observamos que as novas configurações políticas decorrentes da Constituição Federativa do Brasil de 1988 e de seus desdobramentos, que implicaram o reconhecimento quilombola, provocaram mudanças nas maneiras de se produzir e de se transmitir conhecimentos e, muitas vezes, nas maneiras pelas quais os atores sociais ressignificam seu papel na cultura, sua identidade e os conteúdos culturais da comunidade, processo que se deu atravessado pelas relações com as culturas do escrito.
Feature enrichment in human activity recognition
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Curupirá: uma poética cênica cartográfica entre comicidades ameríndias na Amazônia
Esta tese existe em escrita e cena, conhecimento encorporado. É constituída por uma poética cênica, Curupirá, e por escritos inventados junto com a cena. Curupirá é encenado pela atriz.pesquisadora onçada e seus parentes, a desenhar rastros de cobra em território amazônidade floresta profunda, em busca de comicidades ameríndias. Em diferença intensiva, camada sobre camada de transformações, compreendo Curupirá como Ato de Traquinagem, em que crio com risos de floresta, operando decolonização de meu corpo cômico, na fronteira entre xamanismo e teatro. Nesta pesquisa, meu desejo é cartografar a criação de Curupirá, poética cênica entre comicidades ameríndias amazônidas. No percurso, busquei pesquisar pistas de comicidade ameríndia entre escritos teóricos e poéticos, voltados para o assunto e suas zonas de vizinhança; pesquisar indutores poéticos para peitopensar a criação, em uma perspectiva decolonial, devorando escritos e experiências vivenciais junto a comunidades indígenas; e criarum Ato de Traquinagem a partir da encorporação de comicidades ameríndias e das sensibilidades xamânicas de mundo que as produzem e são por elas produzidas. Para tanto, faço cartografia.ofídia, método e atitude de vida que assumo, adotando a cobra como ente através do qual meu corpo verticalizado horizontaliza-se, rastros devém as linhas do mapa e o verbo cartografar devém serpentear. No percurso, encorporo três encantados amazônidas, que atuam como procedimentos metodológicos. São eles: Curupira, Mapinguari e Matintaperera. Os escritos são apresentados como um emaranhado de rios, poeticamente divididos em afluentes do rio principal que é Curupirá. Os afluentes são noções acionadas no e a partir do processo de criação, comunicando sua concepção e desdobramentos. São eles: Cobra, Makunaimação, Comicidades Ameríndias, Onçar, Cosmodramaturgia, Narrativas, Chão e Sedimentos, este último consistindo em algo que o leitor pode compreender como uma conclusão. Para o leitor, há liberdade de seguir a ordem que eu proponho, ou inventar uma ordem pessoal, conforme o desejo. A tese é, ainda, composta por uma versão filmada e editada de Curupirá, que é tese, tanto quanto os escritos, disponibilizada em pendrive.
Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
O presente trabalho se propõe a analisar sob o contexto histórico, político e musical as amostras de onze programas musicais-educativos transmitidos pela rádio, através dos Informativos Culturais do extinto Projeto Minerva, denominados Brasil de Todos os Cantos. Eles foram veiculados pela Rádio Bandeirantes de São Paulo nas décadas de setenta à oitenta. O radialista mineiro J. da Silva Vidal, que possui uma história dinâmica no cenário radiofônico-cultural, foi responsável por produzir, pesquisar e apresentar uma parte destes programas. Ele utilizou para isto seu acervo particular de discos vinis e fitas cassetes, enfatizando sempre o que ele considera como a autêntica música brasileira. Para fazer a análise desses programas, foram utilizadas teorias interdisciplinares das áreas de comunicação, história da música popular brasileira, antropologia e etnomusicologia. A etnografia ocorreu principalmente na audição dos programas feita na presença do radialista, utilizando a técnica da história oral. O Projeto Minerva foi um projeto do governo federal exibido em cadeia nacional, propondo um modelo de educação à distância e interferindo diretamente na história da educação, da cultura e na identidade difundida nos programas. A análise do repertório, que reverencia alguns compositores e estilos musicais, omitindo outros, mostra-nos como e quanto o mercado cultural tem influenciado, desde o início da história radiofônica, no conceito de verdadeira música popular brasileira para os ouvintes de todos os cantos do país.
Versos em preto e branco no colorido universo africano: uma chamada para reflexão e reconstrução do pensamento
O reconhecimento da influência que a imagem exerce, na inegável desvalorização e depreciação do negro e de tudo que se refere ao continente africano, no Brasil, principalmente pela mídia e outros veículos de comunicação de massa, foi o detonador de questionamentos que levaram a este trabalho de pesquisa e ação. Inicialmente a proposta é fazer o caminho inverso, apresentando imagens positivas, que potencializam a África, os africanos e sua cultura, comparadas às imagens que nos são apresentadas diariamente, associados a leitura e produção de poemas. Aposta-se na sensibilidade como geradora de reflexões. Acreditando na capacidade de envolvimento e prazer que a poesia propicia, e que, o debate de idéias e pensamentos podem resultar em obras de forte expressão, capazes de desconstruir esteriótipos e promover o senso crítico, é que este trabalho acredita na leitura e construção coletiva de poemas à partir da observação de imagens de uma África nunca vista no cotidiano de nossas escolas.
Física e masculinidades: microanálise de atividades de investigação na escola
O estudo investiga um conjunto de dimensões latentes nas interações sociais ocorridas em aulas de física que interferem na aprendizagem individual e coletiva em sala de aula. Com base no fato de que as identidades sociais construídas em torno da física são tradicionalmente associadas aos homens e à masculinidade, defende-se a tese de que, nessas aulas, existe uma interferência recíproca entre representações de física, configurações de masculinidade e oportunidades de aprendizagem. As questões fundamentais que o estudo se propõe a responder são: que manifestações de masculinidade se revelam nas representações de física que despontam nas interações em sala de aula? Como as masculinidades manifestadas por diferentes alunos interagem nas situações em que aquelas representações de física se apresentam? Que interferências se observam sobre as configurações de masculinidade à medida que os alunos vivenciam diferentes oportunidades de aprendizagem da física? Que interferências se observam sobre a maneira que os alunos vivenciam as oportunidades de aprendizagem da Física em função das diferenças de suas configurações de masculinidade? A metodologia de investigação articulou o referencial analítico de uma teoria de gênero com acompanhamento de eventos de sala de aula com perspectiva etnográfica para a investigação das configurações das experiências e práticas masculinas nas interações em sala de aula. Esse referencial analítico possibilitou a identificação de dinâmicas de poder, padrões de resistência, subordinação e marginalização presentes nas relações e práticas de gênero que se configuram em situações de aprendizagem. Três turmas de primeira série do ensino médio foram acompanhadas durante todas as aulas de física, 2007 e 2008. Ao longo desse período, realizou-se a filmagem de várias aulas e gravaram-se conversas ocorridas durante a realização de atividades em grupo. Com base no acompanhamento das aulas traçou-se o perfil de representações de física de cada aluno e aluna. Uma microanálise etnográfica de eventos analisou a correlação entre manifestações de masculinidade e representações pessoais de física durante a vivência de oportunidades de aprendizagem. Os resultados indicam que diante de diferentes representações de física as interações nos grupos de aprendizagem ocorreram segundo os perfis de masculinidade-feminilidade manifestados por alunos e alunas. Nessas interações configuraram-se padrões de resistência, relações de poder e colaboração que influenciaram diretamente no desenvolvimento dos grupos e de seus membros. Identificaram-se nuances do modelo de masculinidade hegemônica ocidental latentes nas diversas relações que se estabeleceram nos grupos que inibiram a relação colaborativa, a valorização da diversidade e o respeito mútuo. Nas aulas em que todos os alunos e alunas vivenciaram oportunidades de aprendizagem, as representações de física se manifestavam, mas ao mesmo tempo se modificavam em função dessa vivência. Nesses momentos as predisposições hegemônicas deram lugar a relações de colaboração. As tensões identificadas neste estudo são representativas de tensões latentes no cotidiano da sala de aula e podem ocorrer em outras situações de aprendizagem
Métodos Contraceptivos: uma revisão bibliográfica
No Brasil, a prevalência do uso de contraceptivo é elevada, no entanto, ainda há um percentual significativo de gravidezes indesejadas, abortos provocados e mulheres que não querem mais ter filhos ou querem tê-los mais tarde, porém não estão usando métodos contraceptivos. O uso de métodos contraceptivos é reconhecido como a variável intermediária de maior importância na determinação dos níveis de fecundidade. Em relação à assistência em anticoncepção no Brasil, naPesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 1996 o método contraceptivo por laqueadura tubária representou 40% dos casos e a pílula anticoncepcional, 21%. A maioria das mulheres submetidas à laqueadura se encontra dentro das classes de menores índices de escolaridade e nível econômico. Estas taxas de prevalência do uso de anticoncepcionais são similares àquelas dos países desenvolvidos. Oobjetivo desta monografia é fazer uma revisão bibliográfica sobre os tipos de métodos contraceptivos e o uso correto, indicações, contra-indicações e reversibilidade dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pelas mulheres jovens adultas na faixa etária de 20 a 39 anos. Foram revisadas as publicações mais relevantes do Medline, Lilacs e Scielo sobre o tema e selecionados vários artigos originais em revisão não sistemática. As informações referem-se ao período de 2000a 2009.