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Movimento das representações sociais sobre campo de professores que atuam na educação por alternância no Peru e no Brasil
Esta Tese analisou, a partir da Teoria das Representações Sociais, as formas de pensar, sentir e agir sobre o campo de professores que atuam na Formação por Alternância no Brasil e no Peru. As escolas vinculadas à Pedagogia da Alternância possuem um projeto de escola contra hegemônico que se compromete com as questões do universo camponês e tensiona os professores a posicionarem-se. Dessa forma, o estudo foi orientado pela seguinte questão: quais são os desafios vivenciados pelos professores ao terem que lidar com o universo camponês em uma perspectiva de fortalecimento dos modos de produção e reprodução para manter a agricultura e o modo de vida camponês? Brasil e Peru possuem uma estrutura fundiária desigual, com uma disputa de projetos antagônicos para o campo, mas com características em comum, pois ambas são marcadas pela concentração de terras e pela negação de direitos. A disputa se faz porque são dois projetos que estão em tensão, criando propostas diferentes de acesso e uso da terra, empreendendo diferenciadas formas de luta, sendo que uma delas se relaciona à escola. Os camponeses reivindicam esse direito no lugar onde vivem e defendem um projeto de escola vinculado aos modos de produção e reprodução da vida no campo. Como resultado dessa luta emerge a Pedagogia da Alternância como alternativa concreta de vinculação entre o projeto de escola e o projeto de campo e de sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa dialogou com os referenciais da questão Agrária no Brasil e no Peru, com os paradigmas da PA e da Educação do Campo e com a Teoria das Representações Sociais - TRS, a partir do conceito de Representações Sociais em Movimento, que vem sendo discutido pelo Grupo de Pesquisa em Representações Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais. As análises estão centradas na apreensão e compreensão do movimento presente nas formas de pensar, sentir e agir dos professores a partir de suas experiências profissionais, pessoais e das suas relações, tanto com o objeto analisado, quanto com seus contextos sociais. A metodologia utilizada foi de base contrastiva, os dados foram coletados a partir de questionários semiestruturados e entrevistas narrativas com 12 professores, sendo 06 professores brasileiros e 06 peruanos. Os resultados contrastivos apontam para movimentos representacionais de reelaboração, de manutenção e de recusa. Este estudo contribui teoricamente com a compreensão da TRS a partir da perspectiva do movimento, a partir da análise de experiências sobre objetos comuns em diferentes contextos educativos geradores de mudança, com o fortalecimento da Educação do Campo enquanto Matriz de Referência para análise que pode ser utilizada em outras realidades e contextos. Contribui com informações que podem subsidiar políticas públicas de educação para o campo no contexto na Pedagogia da Alternância e em outros contextos educativos.
2022-12-06T15:44:23Z
Érica Fernanda Justino de Freitas
Avaliação dos registros de dispensação dos anti-retrovirais em indivíduos infectados pelo HIV em serviços de referência
Este estudo teve como objetivos avaliar os registros de dispensação de anti-retrovirais (ARV) por um período de doze meses após a primeira prescrição e determinar os fatores associados com a retirada irregular ou abandono em dois serviços públicos de referência para aids, Belo Horizonte (MG), Brasil. Participaram 323 pacientes infectados pelo HIV, virgens de tratamento, recrutados entre maio de 2001 a maio de 2002. Foram avaliadas a data da primeira e subseqüentes dispensações, esquemas de ARV dispensados, número de comprimidos, dose de cada medicamento e ocorrência de trocas. As retiradas dos ARV foram categorizadas em irregular, abandono ou regular, de acordo com o tempo e o número de comprimidos de cada dispensação. A magnitude das associações entre variáveis selecionadas e a retirada irregular ou abandono, comparado com a retirada regular, foi estimada pelo odds ratio (OR) com intervalo de confiança de 95%. Foi utilizado um modelo logístico multinomial multivariado para verificar o efeito independente das variáveis explicativas. Predominaram indivíduos do sexo masculino (67,2%), com menos de 35 anos (53,2%), cor da pele preta ou parda (73,4%), solteiros ou separados (64,4%), que moravam em Belo Horizonte (60,7%) e declararam ter renda familiar (83,4%). Verificou-se que 98 (30,3%) pacientes abandonaram a terapia e que 187 (57,9%) tiveram pelo menos uma retirada irregular de ARV. A análise multivariada mostrou que morar fora de Belo Horizonte (OR=3,21), ter contagem de linfócitos TCD4+ maior que 200 células /mm3 (OR=2,97) e fazer uso de esquema sem inibidor de protease (OR=2,76) estavam associadas com retirada irregular enquanto morar fora de Belo Horizonte (OR=2,91), ter contagem de linfócitos TCD4+ maior que 200 células /mm3 (OR=2,60), fazer uso de esquema sem inibidor de protease (OR=3,74), não fazer uso de outra medicação (OR=4,61) e ter registro de não-adesão no prontuário médico (OR=6,39) mostraram-se estatisticamente associadas com o abandono. A avaliação dos registros de dispensação da farmácia mostrou-se importante marcador de utilização de serviços de saúde como indicador indireto para identificar pacientes em risco de não-adesão à terapia ARV e deve ser incorporado à prática clínica. Estratégias de intervenções precisam ser desenvolvidas que priorizem a busca dos pacientes ausentes ou aqueles com retirada irregular para prevenir descontinuidade da terapia ou não-adesão.
2022-12-06T15:44:23Z
Raquel Regina de Freitas Magalhaes Gomes
Fotografia como arte da memória
Esse trabalho tem por objetivos desenvolver, por meio de pesquisa fotográfica comparativa, a percepção do aluno quanto à evolução e às perdas de coisas e pessoas do seu convívio. Para tanto, buscou-se ensinar noções elementares de fotografia básica aos alunos, como pesquisar a imagem fotográfica e poder detectar as possíveis manipulações. Elegeu-se uma metodologia de pesquisa em ensino de artes visuais que tem por base oferecer subsídios para que um grupo de alunos pudesse desenvolver um trabalho comparativo, pesquisando as memórias através da fotografia. Para a realização deste projeto de artes visuais, era preciso que os alunos tivessem noção de fotografia, do funcionamento de uma máquina fotográfica e da importância de saber utilizar a luz, que é fator primordial para a fotografia. Isso foi feito durante a oficina. Deve-se ter em mente que as fotografias representam pedaços da realidade, o que resta de um passado, é a testemunha de fatos e acontecimentos através do olhar do fotógrafo. A fotografia é uma atividade que deve ser desenvolvida combinando: reflexão (contextualização e pesquisa), apreciação (interpretação das imagens) e produção (tirar fotos). A fotografia promove a interdisciplinaridade no uso das imagens em diversos temas.
2022-12-06T15:44:23Z
Maria Jose Nogueira Coelho de Almeida
Análise crítica da construção do [projeto político pedagógico]: repensando a avaliação da aprendizagem nos anos iniciais
Avaliar é uma ação complexa e necessária no ambiente escolar. O presente trabalho, embasado teoricamente, aborda as finalidades e benefícios da avaliação formativa para a consolidação de um trabalho pedagógico que contribua para que o aluno seja agente de sua aprendizagem. A partir da análise crítica sobre a avaliação e o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública propõe-se uma reflexão acerca do papel da avaliação no processo educacional e sua relação com o Projeto-Político-Pedagógico.
2022-12-06T15:44:23Z
Ana Maria Souza Freitas
Desenvolvimento de um gerador síncrono a ímãs permanentes de alta rotação acionado por uma microturbina
A necessidade e oportunidade de aplicação de sistemas de geração microtérmicos são constantes, principalmente quando existe o acesso gratuito a um combustível, ou mesmo quando seu custo de aquisição é muito baixo. A carência de informações disponíveis a respeito de microturbinas a gás, principalmente pela dificuldade de se operar umamáquina elétrica em alta rotação, faz com que a tecnologia existente esteja protegida por patentes e segredo industrial. Este trabalho apresenta o projeto, a prototipagem e a validação, através de ensaios laboratoriais, de um gerador elétrico de alta rotação diretamente acoplado a uma microturbina. Visando um sistema simples, barato e com elevada densidade de potência, um turbocompressor automotivo foi utilizado em conjunto com uma máquina síncrona a ímãs permanentes. O dimensionamento eletromagnético foi realizado, utilizando elementos finitos, visando reduzir o fluxo de dispersão e otimizar a densidade de potência para uma dada geometria de estator e rotor. Em frequências elevadas, o núcleo de estator apresenta perdas muito altas, descaracterizando sua curva de magnetização, a qual foi refeita em todo o espectro de frequências de operação. Um protótipo foi construido visando esclarecer e reconhecer as possíveis variáveis responsáveis por gerar vibração no sistema, o que proporcionou um amplo conhecimento e conduziu a uma operação segura até 100.000 rpm em vazio. Ensaios laboratoriais foram conduzidos com o protótipo final, utilizando ar comprimido como fonte primária de energia suprindocorrente a uma carga puramente resistiva através de um retificador trifásico a diodos. A eficiência global desse sistema foi estimada com base na energia fluidodinâmica, com uma geração de até 3, 5 kW, em rotações variando até 70.000 rpm. Os resultados apresentadosindicam que algumas simples modificações nesse sistema permitiriam alcançar potências de cerca de 7, 2 kW, sem promover um aumento nas perdas ou aumento de temperatura, além daquelas já identificadas. Uma análise geral do trabalho demonstra que a grande barreira encontrada para promover o aumento da velocidade e da potência em máquinas elétricas está relacionada aos conceitos básicos de projeto de máquinas elétricas, no qual é, muitas vezes, empregada a metodologia de dimensionamento de máquinas de baixarotação, mesmo visando aplicação em sistemas de alta rotação.
2022-12-06T15:44:23Z
Thales Alexandre Carvalho Maia
Abstração do supervisor para sistemas com retrabalho visando a solução de um problema de planejamento
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-12-06T15:44:23Z
Franklin Meer Garcia Acevedo
A simplicidade como critério de hipóteses científicas: a abordagem naturalista de W. V. O. Quine
Na presente dissertação, tivemos como objetivo apresentar o tratamento dado por W. V. O. Quine ao problema da simplicidade das hipóteses científicas. Fundamentalmente, o problema de justificar a escolha de uma hipótese ou teoria científica a partir da determinação (comparativa) da simplicidade de suas postulações/afirmações. Buscamos compreender as explicações elaboradas por Quine para a adoção da simplicidade como um critério-chave para a avaliação de hipóteses rivais, além de discutir as definições e os métodos por ele apresentados para a mensuração da simplicidade. No primeiro capítulo, apresentamos os aspectos gerais do pensamento filosófico de Quine, com destaque especial para as posições que constituem o cerne de seu sistema filosófico e que servem de base ao tratamento do problema da simplicidade: isto é, o naturalismo e o holismo. No segundo capítulo, apresentamos uma resposta parcial para a questão sobre como avaliamos uma dada hipótese ou teoria científica, abordando os critérios dos quais nos servimos para essa avaliação, a saber: precisão, conservadorismo, modéstia, generalidade, refutabilidade e simplicidade. Por fim, no terceiro capítulo, argumentamos que a postura pragmática adotada por Quine dissolve a fronteira entre as explicações epistêmicas e as explicações pragmáticas para a adoção da simplicidade, na prática científica. Além disso, seguindo o seu naturalismo, discutimos diversas explicações neurobiológicas para a nossa propensão à simplicidade, as quais ressaltam a seletividade do aparato perceptivo e conceitual humano, inclinado ao reconhecimento de padrões simples, em detrimento dos complexos.
2022-12-06T15:44:23Z
Acrissio Luiz Goncalves
Fica Vivo! : estigmatização e território : análise de uma política pública de prevenção de homicídios
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-12-06T15:44:23Z
Angelina Moura Parreiras e Silva
O papel do bibliotecário no processo de recuperação da informação
Este trabalho aborda o papel do profissional bibliotecário no processo de recuperação da informação no ambiente de bibliotecas universitárias. O objetivo principal deste estudo é revisar na literatura o papel que o bibliotecário exerce como mediador informacional na educação e no desenvolvimento da competência informacional do usuário no processo de recuperação da informação. A proposta é fazer um link entre as competências desejáveis do profissional da informação e sua influência no processo de recuperação da informação pelo usuário. Para tanto, foi feita uma busca na literatura sobre a atividade de auxílio/orientação aos usuários, visando torná-lo usuário competente na recuperação da informação. O conhecimento do que a literatura recomenda no tocante às habilidades profissionais e o que se espera do bibliotecário pode contribuir para a adoção de uma postura mais ousada do bibliotecário, indo de encontro às expectativas do usuário no que se refere à recuperação da informação
2022-12-06T15:44:23Z
Miriam Cândida de Jesus Nina Cláudia Mendonça Campos de Miranda Celia da Consolação Dias
Geoquímica, geocronologia e contexto geotectônico do magmatismo máfico associado ao Feixe De Fraturas Colatina, estado do Espírito Santo
Diques máficos toleíticos de baixo-TiO2 da suíte Fundão encontram-se alojados no Feixe de Fraturas Colatina, embora, localmente, possam mostrar inflexão para outras direções de faturamento. Eles têm direções, preferencialmente, NNW-SSE. A maior parte das ocorrências situa-se nas proximidades das cidades de Santa Teresa, Fundão, Pendanga e Ibiraçu, no setor sul do Feixe Colatina. O embasamento, localizado na região de back-arc do orógeno Araçuaí, inclui paragnaisses do Complexo Nova Venécia, granitos das supersuítes G2 e G3 e plútons pós-colisionais da supersuíte G5. Os contatos dos diques máficos da Suíte Fundão são abruptos e mostram bordas de resfriamento rápido (chilled margins), evidenciando contraste térmico com as rochas encaixantes. O enxame de diques da suíte Fundão engloba um conjunto de rochas máficas constituído principalmente por diabásios, perfazendo 46% dos diques estudados. Aflorando em 37% dos diques estão os basaltos. Os gabros perfazem 17% dos afloramentos. As rochas máficas da suíte Fundão se inserem numa série subalcalina de afinidade toleítica de baixo-TiO2 pouco expandida (MgO= 7,50-3,60%), não foram encontradas amostras representativas de líquidos basálticos primários. Dados litogeoquímicos apontam para a existência de mais que uma suíte de baixo-TiO2 na área de estudo que teriam sido geradas por diferentes quantidades de assimilação crustal, indicando AFC (Assimilação concomitante a cristalização fracionada) sem mudança de assembleia fracionante, como o processo evolutivo mais provável para as suítes. Evidencias de campo sugerem dois eventos tectônicos: i) o alojamento dos diques teve início durante uma fase trativa, que originou juntas plumosas; ii) o segundo evento tectônico é indicado pela lineação strike de uma baixo rake impressas em fraturas preenchidas por carbonatos, clorita, quartzo, mica e/ou sulfetos e ao longo de contatos cisalhados dos diques. Idades U-Pb (SHRIMP e LA-MC-ICP-MS) em zircão e em cristais de titanita neoformada e recristalizada, sugerem cristalização magmática entre 490 Ma e 520 Ma. Grãos de zircão herdados registram toda a história do embasamento. Estes dados concordam com a evolução temporal da supersuíte G5 que representa um evento magmático pós-colisional (tarde orogênico) relacionado com o colapso gravitacional do orógeno Araçuaí. A Suíte Fundão é contemporânea a supersuíte G5, e representa um magmatismo basáltico, raso a intermediário, com contribuição do manto litosférico. Isso implica em uma rápida taxa de exumação, que tem sido citada na literatura. Dados Ar-Ar em rocha total e plagioclásio sugerem desequilíbrio isotópico provavelmente relacionado à abertura do Atlântico.
2022-12-06T15:44:23Z
Juliane Belem Figueiredo Fleck
Produção de textos: o medo de escrever como um bloqueador nas aulas de língua portuguesa
Este trabalho consiste na apresentação de um conjunto de fatores que interferem na atividade de produção de texto. Ao mesmo tempo, ele procura avaliar algumas estratégias utilizadas na sala de aula e apresentar possíveis soluções para amenizar um problema que é tão recorrente nas aulas de Língua Portuguesa: o medo de escrever.
2022-12-06T15:44:23Z
Lucimar Aparecida Teixeira
Otimização de leis de manobras de comportas de eclusas de navegação com uso de algoritmo genético
O uso de modelagem matemática tem se mostrado de grande valia em várias áreas de pesquisa científica. Associada à modelagem física, a modelagem matemática possibilita uma ampla análise do comportamento hidráulico durante uma operação de enchimento e esvaziamento de eclusas de navegação, possibilitando, assim, um anteprojeto ou mesmo alteração em obras já existentes que resultam em leis de manobras com um melhor comportamento hidráulico, sem colocar em risco a estrutura física e as embarcações em trânsito. A metodologia do presente trabalho compõe-se basicamente em duas frentes. A primeira é a calibração de um modelo de simulação desenvolvido a partir das equações da posição, velocidade e aceleração do nível dágua na câmara de uma eclusa de navegação obtidas por meio da solução numérica da equação geral do escoamento no seu aqueduto. A calibração ocorreu, em um primeiro momento, comparando o desempenho do modelo utilizando a transformada de Laplace com a aplicação do método de Runge-Kutta de quarta ordem e, em um segundo momento, por meio da escolha dos coeficientes de perda de carga de uma eclusa com comparação dos resultados e os dados obtidos em um modelo físico construído no Laboratório de Hidráulica Experimental e Recursos Hídricos (LAHE/RJ) de Furnas Centrais Elétricas. A segunda frente do trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de otimização para manobras de eclusagem por meio de algoritmo genético, o qual foi aplicado e comparado com os resultados obtidos para a eclusa de Promissão, localizada no rio Tietê, em São Paulo, com a utilização do método de programação linear sequencial, também chamado de Kelleys cutting plane method. O modelo de otimização desenvolvido é melhor aplicável a eclusas que possuem o servo mecanismo de abertura e fechamento das comportas com um número limitado de velocidades de operação, pois o algoritmo genético possui a característica de limitar a um número finito de valores a variável do problema. Adicionalmente, no método as restrições inseridas não têm a necessidade de serem lineares, sendo possível a inserção de restrições não-lineares. Esse modelo também foi utilizado para obtenção da lei ótima de manobra para o modelo físico de eclusa do LAHE/RJ.
A implementação da reforma curricular São Paulo Faz Escola: autonomia ou controle?
A reforma curricular São Paulo faz escola, implementada pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEE-SP e vigente na rede estadual paulista desde 2008, foi executada com intuito de reverter os baixos desempenhos paulistas em indicadores educacionais. Além de currículos padronizados orientadores para todas as disciplinas do Ensino Fundamental – ciclo II e Ensino Médio, são distribuídos bimestralmente nas escolas públicas materiais didáticos para alunos e professores. Mediante a realização de um “estudo de caso”, o objetivo desse artigo é compreender como implementação da reforma curricular São Paulo faz escola foi percebida por professores e coordenadores pedagógicos. Busca-se perceber se o processo reformista favoreceu a autonomia entre os sujeitos ou se, por outro lado, gerou controle nas práticas pedagógicas
Um sistema de recomendação para reparação de erosão arquitetural de software = A recommendation system for repairing software architecture erosion
Erosão arquitetural é um problema recorrente enfrentado por arquitetos de software. Embora um grande número de técnicas de conformidade arquitetural tenham sido propostas para detectar violações arquiteturais (por exemplo, modelos de reflexão, matrizes de dependência estrutural, linguagens de consulta em código fonte, linguagens de restrição, linguagens de descrição arquitetural e testes de desenho), a tarefa de reparação de violações arquiteturais ainda não tem o suporte adequado. Como consequência direta, desenvolvedores costumam corrigir violações arquiteturais de forma ad hoc e ainda sem o auxílio de ferramentas no nível arquitetural. Isso pode fazer com que desenvolvedores gastem um tempo considerável para descobrir como reparar as violações arquiteturais ou mesmo introduzam novas violações ao reparar violações existentes. Diante disso, esta tese propõe um sistema de recomendação de reparação arquitetural que provê diretrizes de correção para desenvolvedores e arquitetos encarregados de reverter processos de erosão arquitetural. Formalizou-se um catálogo de recomendações de reparação para corrigir violações detectadas por abordagens estáticas de conformidade arquitetural; elaborou-se uma heurística para determinar o módulo correto para entidades de código-fonte; desenvolveu-se uma ferramenta chamada ArchFix que automatiza as recomendações propostas; e avaliou-se a aplicabilidade da abordagem em um sistema de médio porte e em um sistema de grande porte. Para o primeiro sistema um sistema de gestão estratégica de 21 KLOC a abordagem proposta indicou reparações corretas para 31 das 41 violações detectadas pelo processo de conformidade arquitetural. Para o segundo sistema um sistema de atendimento a clientes de 728 KLOC utilizado por uma empresa de telecomunicações nacional a abordagem proposta sugeriu recomendações corretas de acordo com o arquiteto do sistema para 632 das 787 violações. Além disso, os arquitetos apontaram 80% dessas recomendações como tendo complexidade moderada ou alta.
2022-12-06T15:44:23Z
Ricardo Terra Nunes Bueno Villela
Geração de segundo harmônico em cristais bidimensionais de nitreto de boro
As propriedades físicas de materiais, em geral, dependem intrinsecamente de simetrias. Uma propriedade claramente dependente da simetria é a capacidade de materiais não centrosimétricos de gerar luz com o dobro da frequência incidente, o efeito denominado geraçãode segundo harmônico (SHG). O efeito não ocorre em materiais centrosimétricos. Nesta dissertação são apresentados resultados obtidos no estudo de cristais bidimensionais de nitreto de boro hexagonal (h-BN) por microscopia de geração de segundo harmônico. O h-BN é uma heterostrutura de nitrogênio e boro, cujas camadas ímpares não possuem simetria de inversão e por isso possuem a condição necessária para a geração do segundo harmônico. Apresentamos resultados para amostras que passaram por tratamento térmico e apresentam rugas. Mostramos que as rugas são formadas de junções do tipo origami, e seguem preferencialmente a direção cristalina armchair. Nossos resultados também mostram que a microscopia por geração de segundo harmônico possibilita acessar informações da topografia cristalina que não são percebidas facilmente por outros tipos de microscopia. Mostramos também resultados de variações da intensidade do SHG para amostras com poucas camadas e uma monocamada de h-BN. Apresentamos um estudo comparativo entre amostras com e sem tratamento térmico. Os resultados mostram que a intensidade do sinal SHG diminui com o aumento do número de camadas, mas a variação é diferente para cada tipo de amostras.
2022-12-06T15:44:23Z
Egleidson Frederik do Amaral Gomes
Os perigos e os usos táticos da institucionalização do direito à cidade mediante análise da pauta da mobilidade urbana (Tarifa Zero BH)
Ao partirmos do referencial teórico de Lefebvre, em que se atribui ao espaço, em substituição ao lugar fabril, produto e produtor da cidade e passa-se a centralizar as demandas e conflitos pela cidade dentro do espaço urbano, uma vez que cidades e zonas urbanas desempenham um papel cada vez mais considerável por conseguinte, algumas ciências passam a ter maior relevância nesse referencial teórico, as produtoras do espaço nas quais a ciência torna-se (como realidade urbana) meio de produção. Dentre as críticas a passagem do valor de uso para o valor de troca, ocorre o acompanhamento dos demais setores produtivos e produtores dessa lógica. A partir de críticas essencialmente ao urbanismo seria possível atribuir tais críticas a outras ciências, das quais nos interessa o direito (como institucionalização das demandas), em especial o direito urbanístico, pela atribuição do caráter neutro e científico em que cada ciência especializada recorta, no fenômeno global, um certo campo, um domínio: o seu. Considerando o direito à cidade como um significante vazio afirma-se que a institucionalização do direito à cidade (ou apropriação pela ciência parcelar do direito urbanístico), no contexto das lutas urbanas, é limitada por uma perspectiva restritiva do caráter científico. Nesse sentido, a pesquisa parte da seguinte da seguinte problemática que é identificar a partir da teoria de Lefebvre quais seriam os perigos, em que aqui é evidenciada uma análise marxista, e os usos táticos da institucionalização do direito à cidade no quadro das lutas urbanas perante uma teoria crítica do direito. Tendo o embate teórico como base e colocando luz à discussão, a proposta aqui é analisar o movimento Tarifa Zero-BH, assim acredita-se ser possível trazer a discussão à realidade brasileira e possibilitar o estudo do duplo movimento da análise institucional entre perigo e tática.
2022-12-06T15:44:23Z
Helena Carvalho Coelho
Integração de gestão do desenvolvimento de produtos e gestão do design em empresas nascentes de base tecnológica
O trabalho de pesquisa que aqui se apresenta explora possibilidades de integração entreGestão do Desenvolvimento de Produtos (GDP) e Gestão do Design (GD) em EmpresasNascentes de Base Tecnológica (ENBTs). Para tanto, inicialmente realizou-se revisãobibliográfica a fim de esclarecer o papel do design no processo de desenvolvimento de novosprodutos. A literatura relativa à Gestão do Design também é revisada, e assim como aliteratura relativa à Gestão do Desenvolvimento de Produtos, apresentada em diferentes níveisorganizacionais. Abordagens, métodos e técnicas particulares a cada um dos dois campos sãoevidenciados. Em seguida são discutidas possibilidades de integração entre GD e GDP nonível estratégico, assim como possibilidades de articulação entre as diferentes abordagens,métodos e técnicas particulares aos campos, situados nas diferentes fases de um Processo deDesenvolvimento de Produtos (PDP) genérico. A partir desta discussão são apresentadas trêspropostas de integração. Pressupostos são delineados a partir da organização destas propostasem relação a diferentes orientações do PDP. A robustez de cada uma das abordagenspropostas é discutida em termos dos tipos de projetos de desenvolvimento. As abordagens deintegração propostas são discutidas também no contexto de segmentos típicos de ENBTs deorigem acadêmica, e relacionadas a estes segmentos, completando assim os pressupostosdeste trabalho. A segunda parte do trabalho apresenta duas intervenções de integraçãorealizadas em ENBTs, pautadas pelos princípios da pesquisa-ação. Assim, duas dasabordagens de integração propostas são experimentadas, e seus resultados mais importantesapresentados de modo sintético. Por fim, apresenta-se uma discussão que confronta ospressupostos assumidos com a pesquisa de campo e o arcabouço teórico. Compreende-se queabordagens de integração que articulem somente métodos e técnicas voltados a falhas deconhecimento são insuficientes a formulações estratégicas e ao planejamento do processo dedesenvolvimento de produtos, e ainda, que diferentes orientações do processo dedesenvolvimento não são necessariamente excludentes e podem ser equilibradas de acordocom os interesses das ENBTs. Mesmo ajustadas, atividades de Gestão do Desenvolvimento deProdutos e de Gestão do Design não substituem efetivamente umas às outras, mas uma vezobservadas unidades de interesse de cada atividade, é possível articulá-las para que se apóiem,e sejam realizadas de modo paralelo e complementar.
Going Deep into Remote Sensing Spatial Feature Learning
Informações podem ser extraída da superfície terrestre através de imagens adquiridas por sensores aéreos. Mais que isso, hoje em dia, informações aprimoradas e detalhadas podem ser extraídas de imagens de alta resolução espacial, através de novas e avançadas tecnologias de sensores. Essa informação pode auxiliar tarefas de diferentes aplicações, como urbanização, manejo de culturas e florestas, etc. Embora muito usadas, é complexo minerar as informações sobre essas imagens, já que o primeiro e mais importante passo em direção a tal objetivo é baseado em codificar as características das imagens, uma tarefa desafiadora dadas as propriedades distintas de cada imagem. De fato, independentemente da tarefa, codificar as características espaciais de forma eficiente e robusta é fundamental para gerar bons modelos discriminativos. Mesmo que muitos descritores tenham sido propostos e usados com sucesso para codificar características espaciais de imagens de sensoriamento remoto, a maioria das aplicações exigem técnicas mais específicas. Aprendizado profundo é capaz de aprender, ao mesmo tempo, características e classificadores específicos e ajustando-os em tempo de processamento atendendo às necessidades de cada problema. Tal técnica conseguiu bons resultados, principalmente impulsionados pelo aprendizado de características, que permite ao método extrair características específicas e adaptáveis dependendo dos dados. Neste projeto, abordamos duas principais tarefas, a classificação de cenas e de pixels, usando aprendizado profundo para codificar características espaciais em imagens de sensoriamento remoto. Inicialmente, enfrentamos o problema de classificação de cenas, em que o desempenho final do modelo é dependente da qualidade das características extraídas. Com base em obras recentemente publicadas e após um conjunto de experimentos, a primeira contribuição foi uma arquitetura de rede convolucional, treinada especificamente para sensoriamento remoto. Experimentos mostraram que a arquitetura proposta superou algoritmos de última geração, demonstrando a eficácia de métodos de aprendizado profundo para codificar características, mesmo para o domínio de sensoriamento remoto. Em seguida, numa tentativa de amenizar as adversidades encontradas ao explorar redes convolucionais, foram avaliadas diferentes estratégias para melhor aproveitar os benefícios dessas técnicas no domínio de sensoriamento remoto. Três estratégias específicas foram avaliadas em três conjuntos distintos de dados. Experimentos mostraram que treinar a rede a partir de um ponto pré-treinado e ajustar seus filtros para o domínio específico é a melhor estratégia para explorar a rede convolucional. A segunda tarefa abordada é a classificação de pixels. Essa tarefa é interessante para a comunidade de sensoriamento remoto, visto que trata-se da criação automática de mapas temáticos que, por sua vez, podem ajudar a melhor compreender situações, como novas áreas urbanas e desmatamento. Considerando tal tarefa, a primeira contribuição é uma nova arquitetura da rede convolucional para realizar a classificação de pixels. Essa técnica é baseada em janelas de contexto, ou seja, pequenas imagens que carregam o contexto dos pixels centralizados e ajudam a entender os padrões espaciais em torno deles. Experimentos mostraram que a abordagem proposta proporciona melhorias significativas quando comparada as outros métodos. Com base nos problemas da técnica anterior e dos métodos existentes, propusemos uma nova abordagem que emprega uma versão evoluída da rede proposta anteriormente, bem como outras arquiteturas, para executar a classificação de todos os pixels da imagem de entrada (ao invés de classificar apenas o central). Esta nova técnica é capaz de agregar informação multicontexto sem aumentar o número de parâmetros. Os resultados mostraram que o algoritmo proposto fornece melhorias na classificação de pixel quando comparado aos métodos de estado da arte. Finalmente, a última contribuição é um novo método que, quando comparado a outras abordagens existentes, é capaz de melhor aprender algumas características visuais, como bordas e cantos, úteis para algumas aplicações e domínios, incluindo o sensoriamento remoto.Este método, chamado Rede Morfológica Profunda (DeepMorphNet), é capaz de realizar e otimizar operações morfológicas, que podem ser capazes de lidar melhor com algumas propriedades visuais dos objetos. Essa DeepMorphNet pode ser treinada e otimizada de ponta a ponta, utilizando técnicas tradicionais existentes, comumente empregadas no treinamento de abordagens de aprendizagem profunda, e pode ser usada em diversas aplicações, como classificação de imagens e pixels, detecção e outros. Uma avaliação sistemática do algoritmo proposto foi conduzida. Resultados mostraram que a DeepMorphNet é uma técnica promissora capaz de aprender características distintas quando comparadas àquelas aprendidas pelos atuais métodos de aprendizagem profunda.
A leitura literária em rodas de conversa na sala de aula da educação infantil
Este plano de ação refere-se ao trabalho que foi desenvolvido com uma turma de quatro e cinco anos de idade, da educação infantil, tendo como objetivo investigar a importância da leitura literária nas rodas de conversa, como fator de interação, socialização e suas implicações na sala de aula, visando à interação da criança com práticas de letramento. Através da oralidade as crianças tiveram a oportunidade de recontar e inventar suas histórias. Buscamos como referência os estudos de Leite (2008), Costa (2009), Soares (2010), dentre outros. Os resultados mostram como a leitura literária, especificamente relacionada à contação de histórias, pode propiciar para as crianças, a oportunidade de um aprendizado eficaz e prazeroso.
2022-12-06T15:44:23Z
Maria Dorotea de Almeida Jesus
A infância em disputa: escolarização e socialização na reforma de ensino primário em Minas Gerais 1927
Este estudo investigou o processo de escolarização em Minas Gerais nos anos finais da Primeira República. Utilizou como ponto de partida um evento o Primeiro Congresso de Instrucção Primaria realizado em Belo Horizonte, no período de 09 a 18 de maio de 1927, promovido pelo governo do presidente Antonio Carlos de Andrada e do secretário Francisco Campos, com a finalidade de respaldar a reforma do ensino primário que seria decretada em outubro do mesmo ano. Sob a perspectiva da micro-história, analisou os registros publicadosem três jornais diários o Minas Geraes, o Correio Mineiro e o Diario de Minas e na Revista do Ensino. Procurou recuperar a dinâmica do Congresso, identificar os congressistas que dele participaram, compreender as representações de escola que manifestaram e,especialmente, o modo como pensaram a socialização da criança nos espaços educativos tais como a escola, a família, o trabalho e a rua. Pretendeu demonstrar a tese de que, nesse momento da educação mineira, a infância foi percebida/tomada como objeto de disputa entreos representantes de três campos: o político, o médico e o pedagógico.
2022-12-06T15:44:23Z
Cleide Maria Maciel de Melo