RCAAP Repository

Aplicações da programação dinâmica a análise de projetos interdependentes.

Esta pesquisa trata do desenvolvimento de um modelo de Programação Dinâmica para a análise de projetos interdependentes. As interdependências são causadas pela ocorrência de fluxo de material entre projetos integrados, fisicamente, em série. Sinergismos entre projetos consecutivos são também considerados. Tal modelo é chamado Básico. Três fases sequênciais são necessárias para gerar os dados e obter a solução ótima para o modelo Básico: análise do sistema físico, determinação de retornos e gastos de capital, e solução do problema d alocação de capital. Para esta última fase é desenvolvido um algoritmo de Programação Dinâmica baseado no enfoque de espaços de estado embutidos. Para cada uma das três fases é elaborado um programa de computador em FORTRAN IV. São, também, desenvolvidas variantes de decomposição do problema de alocação de capital, equivalentes ao modelo Básico no sentido de conduzirem à mesma solução ótima obtida com este modelo. A otimização das variantes emprega, fundamentalmente, o mesmo algoritmo do modelo Básico. Uma certa classe de variantes utiliza, adicionalmente, resultados da Programação Dinâmica Não-Serial. Um exemplo numérico é apresentado para ilustrar a utilização do modelo B´sico bem como de suas variantes. Finalmente, é feita uma extensão ao modelo Básico referente ao desenvolvimento de um modelo de Programação Dinâmica que considera interdependências entre quaisquer pares de projetos, e não só entre projetos consecutivos.

Year

1983

Creators

Antonio Rafael Namur Muscat

Modelo para integração de decisões sobre sistemas de operações.

O trabalho trata do desenvolvimento de uma metodologia que permita a integração de decisões com relação a sistemas de produção. Tal integração e condição necessária para que o sistema de produção seja competitivo, atenda aos objetivos e necessidades dos seus stakeholders e possa ser aperfeiçoado no decorrer do tempo. Propõe-se que a integração seja obtida através de quatro categorias: 1- entre níveis de decisão; 2- física; 3- ambiental e 4- temporal. Cada uma das categorias de integração é tratada no trabalho e as formas de obtê-las - os mecanismos de integração, são descritos e discutidos. Certas contingências são observadas para que os mecanismos possam ser adequados as situações que os demandam. A apreciação conjunta da quatro categorias de integração, denominada de integração total, é feita de forma a permitir a identificação de oportunidades de melhoria no sistema de gestão. Mecanismos para se realizar as melhorias são, também, apresentados. Os tópicos anteriormente descritos são desenvolvidos considerando-se a visão sistêmica da produção. Propõe-se, complementarmente, uma outra abordagem, para se diagnosticar a integração a partir da organização da empresa.

Year

1993

Creators

Antonio Rafael Namur Muscat

A introdução de novos produtos e o processo de difusão das inovações na estratégia das empresas: uma análise de bens duráveis.

O trabalho trata da difusão das inovações, explorando conceitos já discutidos pela literatura pertinente. A revisão dessa literatura foi feita tanto nos modelos qualitativos quanto nos quantitativos, o que permitiu verificar que o tema é bastante amplo e de grande importância para a sociedade e as empresas. Diferentes áreas como Sociologia, Antropologia, Marketing, Economia, Administração e Engenharia de Produção; foram analisadas para identificar como o fenômeno da difusão é estudado. A inovação é um tema presente em todas as corporações modernas, seja pela pressão mercadológica ou tecnológica, portanto, é considerada fundamental para o sucesso de uma organização. Assim, o trabalho explorou como as empresas tratam sua estratégia de inovar, quando e se incorporam conceitos sobre difusão das inovações na sociedade, de forma a aumentar as chances de sucesso de um novo produto. Foi estudado o comportamento da difusão dos seguintes bens duráveis nos domicílios brasileiros: televisores, rádios, geladeiras, freezer e filtros de água; e também a existência de canalização interna de água. Para suportar esse estudo, foram consultadas as diversas pesquisas realizadas periodicamente pelo IBGE, como Censos Decenais, PNADs, POF, seja na forma impressa ou em base eletrônica de dados, como na análise de microdados (resultados brutos das entrevistas), os quais foram processados com o auxílio de software estatístico SPSS. Foram identificadas as curvas de difusão dos itens citados, na seguinte seqüência: total do Brasil, segmentado em área urbana e rural e segmentando a população em cinco diferentes classes de renda. Em seguida os resultados foram submetidos à análise estatística de freqüência, de eventuais correlações entre os grupos de inovações, nas classes de renda e entre classes de renda, assim como a adesão de algumas das curvas de difusão em relação às propostas dos modelos teóricos. Os resultados permitem assumir que a classe de renda mais alta desempenha um importante papel no processo de difusão das inovações, podendo seu comportamento servir de indicador para o processo que ocorrerá nas outras camadas de renda. Complementarmente, e para suportar algumas das afirmações feitas ao longo do trabalho também foram realizadas pesquisas de preços de diferentes eletrodomésticos desde 1960, em seus valores históricos, corrigidos pelo índice IPC-FIPE SP e pela quantidade de salários mínimos vigentes na época. O trabalho resultou na proposta de dois modelos: um representando o papel da classe de renda mais alta em relação ao processo de difusão das inovações e um segundo, com base no primeiro, representando como incorporar o processo de difusão das inovações na estratégia das empresas. Como conclusão final é possível afirmar que os resultados devem auxiliar as empresas na administração de uma inovação, permitindo monitorar as tendências que deverão se projetar no restante do ciclo de vida do produto.

Year

2006

Creators

Clovis Eduardo Nunes Hegedus

Contribuições para o modelo de desenvolvimento de novos serviços: um estudo de caso em serviços de atenção básica à saúde.

O Desenvolvimento de Novos Serviços (DNS) tem recebido atenção crescente, tanto por parte de gestores de operações de serviço, quanto por parte dos acadêmicos do setor. Esta dissertação parte do pressuposto que os modelos DNS, desenvolvidos a partir de experiências com serviços em massa e loja de serviços, não abordam na sua totalidade os desafios de operações de serviços marcadas por maior dinamismo, especialmente serviços profissionais. Partindo de um referencial teórico montado com o objetivo de identificar quais são as características dos serviços profissionais que potencialmente influenciam positivamente ou negativamente o desenvolvimento de novos serviços, esta dissertação utiliza uma metodologia de pesquisa baseada em estudos de caso múltiplo para avaliar se o panorama teórico construído anteriormente é condizente com dois casos de inovação em serviço profissional público. A partir destas conclusões, destacamos algumas implicações práticas que pudemos observar e analisamos de que forma o modelo DNS proposto por Edvardsson et al (2000) está preparado ou não para lidar com estas questões.

Year

2007

Creators

Frederico Medeiros Quaggio

Características das empresas de serviços de engenharia e a criação de capacitações dinâmicas: o papel indutor da Petrobras.

O objetivo desta dissertação é analisar como se dá a construção das capacitações dinâmicas nas empresas fornecedoras de serviços de engenharia, tendo como premissa o papel indutor da Petrobras. A decisão de personificar a Petrobras nesta pesquisa deu-se a partir da participação da autora em um projeto realizado junto ao Ipea que, contratado pela Petrobras, analisou os impactos tecnológicos das ações da Petrobras nas empresas de serviços de engenharia. Os resultados do projeto mostraram que tais empresas tem papel de destaque quando comparadas às demais empresas do setor. Dados como o aumento do volume de empregos, da massa salarial ou da capacitação tecnológica e organizacional das empresas analisadas, comprovaram o alto impacto dos contratos da Petrobras nas relações de parceria e, principalmente, no desenvolvimento das competências das empresas do setor de serviços de engenharia no Brasil. A presente pesquisa foi desenvolvida a partir do estudo de múltiplos casos, realizados em duas etapas: a primeira etapa objetivou verificar as características das empresas de serviços de engenharia e sua evolução em decorrência dos contratos com a Petrobras; a segunda etapa objetivou verificar como as empresas de serviços de engenharia criam suas capacitações dinâmicas a partir das relações contratuais e pré-contratuais com a Petrobras. A literatura a respeito das capacitações dinâmicas, de modo geral, está atrelada ao conceito de rotina, que constitui a forma mais importante de estocagem do conhecimento específico da organização. Através da absorção e do acúmulo do conhecimento as rotinas existentes são modificadas, aperfeiçoadas, caracterizando assim uma forma dinâmica da reprodução do conhecimento, capaz de se moldar de acordo com o estado de complexidade do ambiente. Como resultado, apresentam-se dados que demonstram a evolução técnica e o crescimento estrutural nas empresas de serviços de engenharia que criaram suas capacitações através da estocagem do conhecimento sob a forma de rotina.

Year

2012

Creators

Simone de Lara Teixeira Uchoa Freitas

Impactos da adoção da gestão por processos em empresas seguradoras brasileiras.

Inúmeras organizações, em todo o mundo, estão adotando a gestão por processos como forma de aumentar sua produtividade e conseguir resultados mais eficazes com um tempo de resposta menor como forma a responder às ofertas da concorrência. Entre as empresas prestadoras de serviços, foi identificado que em função de suas complexas regras de contratos, o mercado segurador se destaca no mercado em que se encontra o maior crescimento de participação no PIB brasileiro. Com o propósito de observar o impacto que a implementação de software de gestão por processos pode efetuar em organizações que adotaram gestão por processos e seus benefícios, foram delimitadas pesquisas com as sete maiores seguradoras do mercado brasileiro. Utilizando-se de pesquisa com estudo de caso múltiplo, foram avaliados os impactos, benefícios e maturidade destas seguradoras e comparados entre elas de forma a ter a consolidação do entendimento se estas práticas estão condizentes com o que são propostos pelos diversos autores. Temos como conclusão que os resultados foram positivos nas organizações avaliadas, de forma a demonstrar a efetividade das ações, porém com limitações conforme o nível de maturidade encontrada.

Year

2010

Creators

Paulo Ivan de Mello

Contribuição aos critérios de projeto organizacional para inovação em empresas consolidadas de setores maduros - o caso da indústria petroquímica brasileira.

A indústria petroquímica brasileira, assim como outros setores consolidados e maduros, está acostumada a inovar incrementalmente em produtos e processos, mas para manter sua competitividade tem a necessidade de inovar mais e mais radicalmente. Tanto na literatura pesquisada quanto nos resultados dos estudos de caso realizados, há o conceito de que os Projetos Organizacionais para o desenvolvimento de inovações radicais e incrementais deveriam ser diferentes entre si. Mas a literatura não avança nesta questão, não apresentando recomendações ou prescrições assertivas. Por outro lado, sente-se a mesma dificuldade nas empresas, que entendem a necessidade de lidar com as inovações radicais de uma forma distinta das incrementais, mas acabam trabalhando em ambas da mesma forma, com estruturas distintas, porém com semelhante organização, com as mesmas ferramentas e práticas gerenciais. Este trabalho tem por objetivo contribuir com esta discussão, através da proposição de critérios para o Projeto Organizacional adequado ao desenvolvimento de inovações incrementais e radicais de forma sistemática em empresas consolidadas de setores maduros, aprofundando o que já foi proposto pela literatura, partindo do princípio de que não haveria um único modelo a ser prescrito. A pesquisa de campo foi realizada através do estudo de múltiplos casos em três empresas inovadoras do setor petroquímico brasileiro, onde foram avaliados onze projetos de inovação. O modelo aqui proposto oferece um conjunto de diretrizes e critérios para que cada empresa adapte suas estruturas e processos a cada diferente desafio encontrado pelos projetos de inovação em cada etapa de seu desenvolvimento.

Year

2010

Creators

Adriana Marotti de Mello

Digital games platforms: a literature review, an empirical assessment of quality and exclusivity in video-game market and a study on project management.

Digital games are part of the creative industries, which is based on value creation through ideas and creativity. This market has gained relevance due to technology development that attracted both new firms and users. The present dissertation aims to explore three themes: (1) video game market as a two-sided market; (2) the effects of characteristics and behavior of game titles on consoles sales; and (3) project management to develop digital games. Those themes were explored through three articles: the first is a literature review and a bibliometric study of the economic concepts on two-sided market, which focused at identifying main topics, research trends and avenues for futures research. The second text is an analysis on the simultaneous influence of games\' quality and exclusivity on console sales. The last one is a qualitative, multiple-case study to understand, explore and suggest improvements to game project management in the Brazilian market. Findings include: (1) the main authors and topics, trends and developments, from and avenues for future research; (2) combinations of quality and exclusivity can affect console sales either positively or negatively, (3) quality has a predominant effect on sales over games non-exclusivity; and (4) the use of agile methodologies and Design Thinking are diffused among game developers.

Year

2018

Creators

Marcelo Makoto Higuchi

Análise de práticas de compras sustentáveis aplicada à indústria química brasileira.

No contexto organizacional, o departamento de suprimentos exerce papel fundamental na melhoria dos desempenhos sociais e ambientais de uma cadeia. Dentre as atividades desempenhadas pela função de suprimentos está a seleção de fornecedores na qual são definidos os critérios utilizados para a escolha de um fornecedor. Sendo assim, pode-se afirmar que a função de suprimentos é capaz de estender a sua cadeia requerimentos econômicos, sociais e ambientais. Como objeto desse trabalho foi selecionada a indústria química, uma vez que trata-se de uma indústria base para diversas outras atividades econômicas e com grande importância na economia brasileira. Além disso, é um segmento marcado por acidentes ambientais bem como programas de apoio ambiental e social mundialmente reconhecidos como o Responsible Care. Diante desse contexto, esse trabalho buscou propor um modelo conceitual de seleção de fornecedores que incorpore critérios sociais e ambientais para a indústria química. A partir da revisão de literatura, elaborou-se a proposta de um modelo conceitual capaz de abranger organizações compradoras em diferentes níveis de maturidade para incorporação de critérios sociais e ambientais em seu processo de seleção de fornecedores. A primeira etapa proposta no modelo consiste na utilização de ferramentas simples como listagens, nessa primeira etapa o objetivo é proteger a organização compradora de um comportamento não adequado por parte do fornecedor à legislação pertinente. A segunda etapa do modelo consiste no desenvolvimento de uma base gerencial, estabelecimento de critérios sociais e ambientais e utilização de certificações para seleção de fornecedores. Através do método survey, por correio eletrônico, entre abril a setembro do ano de 2015, objetivou-se compreender as atitudes dos responsáveis por formular e implementar as estratégias de compras em direção às compras sustentáveis. A pesquisa demonstrou que há descompasso entre estratégia e execução no sentido de incorporar as perspectivas sociais e ambientais em um processo de seleção de fornecedores. O estudo indicou que as organizações ainda se encontram em estágios iniciais de seleção do fornecedor e compras em se tratando da inclusão de uma perspectiva socioambiental. As ações apresentam-se mais em termos de políticas e documentações, do que em nível operacional.

Year

2016

Creators

Mayara Sayuri Ide

O serviço de disponibilização de e-books pelas bibliotecas universitárias: análise do ponto de vista da gestão de operações de serviços.

As bibliotecas universitárias brasileiras procuram oferecer o acesso de livros eletrônicos (e-books) aos usuários, contudo, o uso de e-books está aquém do esperado em bibliotecas, esta situação nos leva ao problema de pesquisa: haveria problemas na produção do serviço de disponibilização de e-books na biblioteca universitária que afetem o uso de e-books nas bibliotecas? Que tipos de problemas podem estar relacionados? Esta pesquisa tem como objetivo analisar a gestão de e-books em bibliotecas universitárias, com o propósito de compreender melhor o uso de e-books na biblioteca e detectar possíveis problemas na produção do serviço. A partir de um estudo de caso de uma rede de bibliotecas de uma universidade pública brasileira e de revisão de literatura, constatou-se que há quatro principais tipos de problemas na gestão de e-books: comerciais, institucionais, organizacionais e conceituais, os quais estão diretamente relacionados com o baixo uso de e-books nas bibliotecas universitárias. A base teórica em gestão de serviços permitiu identificar a relação entre a necessidade de revisão do conceito de serviço de biblioteca acadêmica em conjunto com a solução de questões pontuais de gestão, avançando no entendimento do problema.

Year

2016

Creators

Bruna Bacalgini

Trajetórias ocupacionais de engenheiros jovens no Brasil.

Esta tese analisa 9.041 trajetórias ocupacionais de jovens engenheiros como empregados formais no Brasil entre 2003-2012, a partir da técnica de Optimal Matching Analysis (OMA). Estas trajetórias foram comparadas às de uma geração anterior de jovens engenheiros, tanto em seu período-base (1995-2002) como entre 2003-2012, a fim de identificar efeitos de idade e período. Os principais resultados são: (i) conforme esperado, trajetórias ocupacionais ligadas à gestão (em áreas correlatas à engenharia ou não) são as que oferecem remuneração mais alta em todos os períodos analisados; (ii) nos anos 2000, o terceiro padrão mais atrativo para os jovens daquela geração foi permanecer como engenheiro típico, caminho perseguido por praticamente metade deles, enquanto tal atratividade não foi verificada nos anos 1990; (iii) o salário de entrada dos jovens engenheiros subiu 24% em termos reais entre 1995 e 2003; (iv) há pouca mobilidade de trajetória ocupacional por parte da geração dos engenheiros de 1995 após 2003; (v) os jovens engenheiros de 1995 que permaneceram como engenheiros típicos durante os anos 2000 chegaram a 2012 ganhando apenas 14% a mais do que os jovens engenheiros de 2003 (com 8 anos a menos de experiência); para comparação, os gestores da geração 90 ganhavam em torno de 50% a mais do que os da geração 2000; (vi) há dois momentos de definição de trajetória ocupacional: um primeiro ocorre até 3 anos após o primeiro emprego, mas promoções a cargos de gestão podem ocorrer entre 8 e 10 anos. Estes resultados indicam que, se por um lado houve uma revalorização dos profissionais de engenharia na última década, por outro lado esta revalorização não trouxe engenheiros anteriormente formados a carreiras típicas em engenharia. Isto, aliado à baixa demanda pelos cursos de engenharia durante os anos 80 e 90, corrobora a hipótese de um hiato geracional entre os engenheiros, documentado em artigos anteriores.

Year

2016

Creators

Bruno César Pino Oliveira de Araujo

Métodos mono e multiobjetivo para o problema de escalonamento de técnicos de campo.

Um tema pouco estudado na literatura, mas frequentemente encontrado por empresas prestadoras de serviço, é o Problema de Escalonamento de Técnicos de Campos (Field Technician Scheduling Problem). O problema consiste em associar um número de tarefas - em diversos locais, com diferentes prioridades e com janelas de tempo - a uma quantidade de técnicos - com diferentes horários de expediente e com habilidades distintas - que saem no início do horário de trabalho da sede da empresa, para onde devem retornar antes do fim do expediente. Cada tarefa é atendida por um único técnico. Esse problema é estudado neste trabalho. A primeira parte do trabalho apresenta um modelo de programação linear inteira mista (PLIM) e, dada a complexidade do problema, heurísticas construtivas e meta-heurísticas foram desenvolvidas. Na função objetivo, procura-se principalmente maximizar o número ponderado de tarefas executadas em um dia de trabalho, de acordo com as suas prioridades. Em linhas gerais, as heurísticas construtivas ordenam as tarefas de acordo com um critério pré-estabelecido e, em seguida, designam cada uma a um dos técnicos capazes de realiza-la sem violar as restrições do problema. Tendo em conta o bom desempenho obtido em outros problemas semelhantes, foi adotado um Algoritmo Genético denominado Biased Random-Key Genetic Algorithms (BRKGA), que utiliza chaves aleatórias para codificar e decodificar as soluções. Codificadores e decodificadores adaptados ao problema foram desenvolvidos e testes computacionais são apresentados. As soluções obtidas em problemas de pequenas dimensões são comparadas com as soluções ótimas conhecidas e, para aprimorar a avaliação do desempenho nas instâncias médias e grandes, quatro procedimentos para obter limitantes superiores foram propostos. Testes computacionais foram realizados em 1040 instâncias. O BRKGA encontrou 99% das 238 soluções ótimas conhecidas e, nas 720 instâncias de dimensões médias e grandes, ficou em média a 3,8% dos limitantes superiores. As heurísticas construtivas superaram uma heurística construtiva da literatura em 90% das instâncias. A segunda parte do trabalho apresenta uma nova abordagem para o Problema de Escalonamento de Técnicos de Campo: um modelo biobjetivo, onde uma segunda função objetivo buscará que as tarefas prioritárias sejam realizadas o mais cedo possível. Uma versão multiobjectivo do BRKGA foi desenvolvida, considerando diversas estratégias para classificar a população do algoritmo e escolher as melhores soluções (estratégias de elitismo). Codificadores e decodificadores foram criados para o problema multiobjectivo. Os resultados computacionais obtidos são comparados com os resultados de um Algoritmo Genético conhecido na literatura, o Nondominated Sorting Genetic Algorithm II (NSGA II). Para instâncias de pequenas dimensões, os resultados da meta-heurística proposta também são comparados com a fronteira ótima de Pareto de 234 instâncias, obtidas por enumeração completa. Em média, o BRKGA multiobjectivo encontrou 94% das soluções da fronteira ótima de Pareto e, nas instâncias médias e grandes, superou o desempenho do NSGA-II nas medidas de avaliação adotadas (porcentagem de soluções eficientes, hipervolume, indicador epsílon e cobertura).

Year

2016

Creators

Ricardo de Brito Damm

Inovação e indústria da moda: um modelo de inovação em estilos e tendências.

Este trabalho tem como intuito propor um modelo de inovação para a indústria da moda feminina. O modelo visa compreender o comportamento de estilos e tendências determinados e difundidos pelas empresas. A construção deste modelo é justificada pela contribuição que um estudo sobre inovação pode proporcionar à indústria da moda, a qual enfrenta baixos padrões de competitividade no mercado externo e interno. Além disso, embora existam muitos artigos sobre o assunto, poucos foram os modelos de inovação para a indústria da moda encontrados por esta pesquisa. Uma avaliação destes modelos indicou que existe espaço para a proposta de um modelo que aborde o comportamento de estilos e tendências ao longo do tempo. A estrutura de composição do modelo é sustentada por três pilares conceituais: teoria econômica neoschumpeteriana, modelos de inovação e modelos de inovação para a indústria da moda. A característica central do modelo é avaliar se existem estilos que permanecem em moda de maneira contínua ou descontínua. Como existe similaridade conceitual entre os estilos, no que se refere à identidade de gênero (androginia e feminilidade), foi efetuada uma aglutinação de alguns estilos dentro desta denominação. Nem todos os estilos se encaixaram nesta classificação. Então, estes estilos foram denominados como neutros. Como a pesquisa tem abordagem fenomenológica, qualitativa e longitudinal, foi adotada a metodologia hipotética dedutiva para a construção do modelo. Para verificação da validade das hipóteses foi usada uma análise exploratória dos dados por meio de estatística descritiva e decomposição da estrutura de variabilidade através de uma análise de componentes principais (PCA). Ambas as análises forneceram evidências a respeito das hipóteses em questão, as quais também foram testadas através de um teste binomial e de uma análise de variância multivariada por meio de permutações. Os resultados comprovaram que existem estilos que permanecem em moda de maneira contínua e que existem períodos de polarização das aglutinações de estilo.

Year

2016

Creators

Adriana Bertoldi Carretto de Castro

Busca da P+L por meio da produção enxuta: estudo de casos múltiplos em indústrias de fundição.

Essa dissertação pretende identificar uma forma de fazer com que as indústrias incorporem objetivos de preservação ambiental aos seus sistemas de produção de forma mais fácil, rápida e sem perda da competitividade, para contribuírem mais significativamente com o esforço mundial pela sustentabilidade do planeta. Para isso, o trabalho se propõe a alcançar dois objetivos. O primeiro é organizar o conhecimento disponível até agora em torno dos modelos de produção com preocupação ambiental e fazer uma comparação entre eles, de modo a auxiliar o gestor interessado em adotá-los a fazer sua opção. O segundo objetivo é pesquisar a viabilidade da utilização de ferramentas de gerenciamento de produção simples e disponíveis a qualquer empresa, para obter uma melhoria de rendimento também no aspecto ambiental, além da melhoria da produtividade e da qualidade. A pesquisa foi feita com empresas do setor de fundição no Estado de São Paulo, por ser este um setor de grande importância na economia e apresentar um alto potencial de degradação ambiental. O método escolhido foi o estudo de casos múltiplos, com levantamento de dados em 10 empresas. Através de entrevista pessoal, foram avaliados quesitos referentes à aderência das empresas ao modelo da Produção Enxuta e ao modelo da Produção mais Limpa. O modelo da PE foi escolhido como objeto de estudo por ser um modelo muito difundido e suas práticas serem bem conhecidas. Além disso, baseia-se na redução de desperdícios, que tem uma identificação grande com a racionalização de recursos do modelo da P+L. Este modelo, por sua vez, foi selecionado a partir do resultado das comparações efetuadas na busca do objetivo 1. Por ser um modelo ligado mais diretamente aos processos de transformação, este modelo mostra-se mais adequado para ser adotado nos processos de produção. Os dados coletados serviram para responder a três questões de pesquisa, através da análise da correlação entre o grau de aderência aos dois modelos. Além dessa relação, foram estudadas a influência da certificação do sistema de gerenciamento ambiental e a necessidade de medidas complementares à PE para melhorar o rendimento ambiental. A conclusão da pesquisa mostrou que é possível alcançar metas de desempenho ambiental com a utilização de práticas de PE. Além de não implicar em aumento de custos, por não se tornar uma atividade extra, a empresa ainda se beneficia com o aumento da produtividade e da redução de desperdícios.

Year

2013

Creators

Ronaldo Manzan

O impacto da insuficiência no fornecimento de energia elétrica nas empresas brasileiras do setor de telecomunicações.

O sistema elétrico brasileiro utiliza o custo do déficit como parâmetro no seu planejamento da expansão e operação para indicar o custo econômico da escassez de energia elétrica para a sociedade. Para o desenvolvimento de um método confiável de cálculo deste parâmetro, é importante compreender a dependência do suprimento de energia nos diversos setores econômicos. Este trabalho apresenta e discute a percepção das empresas do setor de telecomunicações dos impactos resultantes de restrições no fornecimento de energia elétrica. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas: revisão da literatura referente aos métodos utilizados para o cálculo do custo do déficit no modelo brasileiro e na experiência internacional e, em seguida, pesquisa empírica com realização de estudos de casos em duas empresas de telecomunicações. As informações obtidas mostram que, no setor de serviços de telecomunicações, qualquer nível de interrupção ou restrição de energia tem impacto econômico para as empresas. Tendo em vista o caráter de serviço essencial para a população, as empresas investem em estruturas de contingenciamento que mitigam os riscos em caso de pequenas restrições ou interrupções curtas de energia. Indisponibilidade de energia acima da capacidade de contingenciamento prevista pelas empresas requer investimentos adicionais e implica em aumento dos custos operacionais para redução dos riscos de falhas na prestação dos serviços e suas consequentes sanções regulatórias. Em relação aos métodos para o cálculo do custo do déficit, concluiu-se que, baseado nas análises dos casos estudados, no perfil de consumo de energia e nas características de negócio do setor de telecomunicações, para pesquisas diretas ao consumidor, o método de preferência revelada é o mais adequado para este setor econômico e possivelmente outros com as mesmas características. Neste método o custo da insuficiência de energia é inferido através das decisões de investimento feitas pelo consumidor em equipamentos de contingência, tais como geradores de reserva.

Year

2017

Creators

Agnes Bess D'Alcantara e Amaral

Up-front design no desenvolvimento ágil de software centrado no usuário.

O Desenvolvimento Ágil de Software Centrado no Usuário refere-se à integração das abordagens de Desenvolvimento Ágil de Software e Design Centrado no Usuário. Esta integração ganhou interesse recente e se tornou uma tendência, porque as organizações estão progressivamente buscando capturar o melhor dos dois mundos: entregar projetos no prazo, dentro do orçamento, atendendo aos requisitos do negócio e, ao mesmo tempo, criando produtos ou serviços utilizáveis, úteis e desejáveis para o usuário final. A literatura aponta que ao longo do ciclo de vida de criação do produto existem quatro principais momentos nesta integração, sendo o mais utilizado deles o little design up-front, que se refere `as atividades realizadas logo antes do início do desenvolvimento, para definição dos requisitos para a equipe ágil e visão do produto. Ainda assim, pesquisas claramente evidenciam que apesar dos benefícios desta integração, o processo do little design up-front ainda é realizado de forma incipiente ou inadequada, pois não há uma definição clara do processo em si, quem são os participantes, como deve ser planejado, executado, quais são seus resultados e sua extensão. Além disso, existem evidências de que a equipe de projeto tende a desviar de práticas prescritas, uma vez que contingências do projeto acabam por influenciar a forma de gerenciar e executar estes processos com maior eficiência. O principal objetivo desta pesquisa, portanto, é propor uma estruturação clara, compreensível e replicável do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário com foco em suas atividades antes do início do desenvolvimento, orientando praticantes da área a planejar e executar o Up-Front Design (UFD) em diferentes contextos de projetos de software. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura no tema para conceituação dos principais tópicos em up-front design do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário e criação do modelo de pesquisa. Em seguida, foi realizado um estudo de caso com 27 processos de little design up-front em uma organização com 21 empresas diferentes, de forma a confirmar e/ou contrastar as consolidações e propostas feitas a partir da literatura com estudos de campo, alinhando teoria e prática. Os resultados obtidos permitem que acadêmicos e praticantes tenham uma visão holística do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário, com uma separação dos estágios de integração de acordo com diferentes finalidades e um processo cíclico com três alternativas diferentes de iteração, dependendo do objetivo de inovação e melhorias desejadas. Este trabalho também agrega para profissionais da área, propondo limites de tempo para o processo de little design up-front, uma configuração de equipe para processos desta natureza, e uma análise de como os fatores contingenciais influenciam os dois principais responsáveis por este processo: o sponsor e o lider do processo, de forma a auxiliá-los no melhor gerenciamento e execução do up-front design. Este trabalho contribui para o corpo de conhecimento do desenvolvimento ágil de software centro no usuário de forma a estimular a criação de softwares úteis, utilizáveis e atraentes.

Year

2019

Creators

Lucas Baraças Figueiredo

Proposta de uma metodologia de medição e priorização de segurança de acesso para aplicações WEB.

Em um mundo tecnológico e globalmente interconectado, em que indivíduos e organizações executam transações na web com frequência, a questão da segurança de software é imprescindível, ela é necessária em diversos nichos: segurança das redes de computadores, dos computadores e dos softwares. A implantação de um sistema de segurança que abrange todos os aspectos é extensa e complexa, ao mesmo tempo em que a exploração de vulnerabilidades e ataques é exponencialmente crescente. Por causa da natureza do software e de sua disponibilidade na web, a garantia de segurança nunca será total, porém é possível planejar, implementar, medir e avaliar o sistema de segurança e finalmente melhorá-la. Atualmente, o conhecimento específico em segurança é detalhado e fragmentado em seus diversos nichos, a visão entre os especialistas de segurança é sempre muito ligada ao ambiente interno da computação. A medição de atributos de segurança é um meio de conhecer e acompanhar o estado da segurança de um software. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma abordagem top-down para medição da segurança de acesso de aplicações web. A partir de um conjunto de propriedades de segurança reconhecidas mundialmente, porém propriedades estas intangíveis, é proposta uma metodologia de medição e priorização de atributos de segurança para conhecer o nível de segurança de aplicações web e tomar as ações necessárias para sua melhoria. Define-se um modelo de referência para segurança de acesso e o método processo de análise hierárquica apoia a obtenção de atributos mensuráveis e visualização do estado da segurança de acesso de uma aplicação web.

Year

2014

Creators

Regina Maria Thienne Colombo

Privatizações das empresas brasileiras de distribuição de energia elétrica: resultados de longo prazo e novas propostas.

O Brasil passou por diversas reformas econômicas durante os anos 90, dentre elas, a reforma do setor elétrico, que incluiu a privatização da maior parte do segmento de distribuição, com o objetivo de alívio fiscal e melhoria da qualidade do serviço. Entre 2016 e 2018 o governo federal privatizou as distribuidoras sob controle da estatal federal Eletrobras, e em 2020 o governo do Distrito Federal privatizou a distribuidora CEB-D. Desta forma remanesceram apenas cinco distribuidoras estatais de porte relevante, controladas pelos seus respectivos estados. Depois de 25 anos do início das privatizações, ainda não existe consenso de que estas mudanças tenham gerado impactos positivos para o consumidor e parte da opinião pública ainda se mostra desfavorável às privatizações. Neste trabalho realizou-se estudo comparativo entre as empresas de distribuição de eletricidade privatizadas no período de 1995 a 2000 e as empresas que foram mantidas sob controle estatal, através dos principais indicadores técnicos e econômicos utilizados pelo órgão regulador, de modo a se verificar os impactos de longo prazo dessas políticas. Os resultados indicam que o grupo das empresas privatizadas apresenta melhores resultados técnicos e econômico-financeiros. As estatais de economia mista com elevada participação privada possuem indicadores técnicos próximos das empresas privatizadas, embora seus indicadores de lucratividade e custos sejam piores. Do ponto de vista do fluxo para o acionista, a maioria das estatais não gerou dividendos aos controladores nos últimos 10 anos, portanto o setor público teve poucos benefícios na manutenção destas empresas. O trabalho conclui, portanto, que os governos estaduais deveriam avaliar a privatização das estatais remanescentes devido aos potenciais ganhos de qualidade para o consumidor e alívio fiscal. Os recursos advindos da venda de ativos poderiam ser utilizados para o pagamento de dívidas e investimentos em políticas públicas.

Year

2021

Creators

Renan Bergonsi Muller

Fatores determinantes para a adoção das governanças de dados e de informação no ambiente big data.

No ambiente big data, as organizações se preocupam em extrair valor dos dados e das informações com o intuito de obter vantagens competitivas. No entanto, são necessários esforços organizacionais com relação aos ativos de dados, incluindo a definição de responsabilidades com relação ao uso dos dados, a garantia da qualidade dos dados, dentre outros aspectos contemplados pelos modelos de governança de dados ou de informação. Deste modo, esta pesquisa investigou como as organizações podem adotar as governanças de dados ou de informação no ambiente big data e, para tanto, foram contemplados estudos de casos multisetoriais para identificar os fatores determinantes para a adoção das governanças de dados ou de informação no ambiente big data. Foram investigados os elementos e os conteúdos dos modelos de governança de dados ou de informação e analisados os aspectos dos modelos com relação à inteligência de negócios e ao big data analytics. Notou-se que as ações organizacionais com relação à governança de dados ou de informação são pouco consolidadas, mas conhecidas pelas organizações. Além disto, os modelos de governança de dados ou de informação são adotados por organizações com diferentes níveis de capacidades analíticas. Tais modelos contemplam a definição dos objetivos estratégicos da governança e domínios como o gerenciamento da qualidade dos dados ou das informações, o gerenciamento dos dados (em especial meta-dados), a transformação da mentalidade organizacional com relação aos dados e as informações e necessitam de competências de colaboração e comunicação dos stakeholders. Foram identificados oito fatores determinantes para a adoção das governanças de dados ou de informação no ambiente big data, os quais contemplam práticas estruturais, relacionais e operacionais do modelo de governança: 1 - Organizações grandes, globais, difusas, com estruturas descentralizadas de negócios e portfolio complexo de produtos ou serviços; 2 - Apontar um C-level, definir gerentes na estrutura e determinar data owners e data stewards; 3 - Estabelecer comitê de dados ou outros meios para reunir a alta cúpula e os principais líderes da organização; 4 - Atuação do departamento de TI nas atividades de gerenciamento de dados ou de informação, viabilizando e executando atividades operacionais com relação aos dados e as informações dentre as bases de dados e sistemas de informação; 5 - Atuar ativamente na transformação cultural da organização para data-driven; 6 - Promover a comunicação e a colaboração interna; desenvolver a comunicação com relação à eficácia das políticas e a necessidade de adequação dos stakeholders; 7 - Definir, gerenciar e controlar metadados; 8 - Definir os padrões, as exigências e o controle sobre a qualidade dos dados. A pesquisa oferece uma consolidação teórica relevante para o campo da governança de dados ou da informação, contemplando vasta lista de variáveis da literatura de de dados e governança de informação. Foi também possível expandir o modelo de governança de dados ou de informação englobando os domínios relativos à colaboração e comunicação, mudança cultural. Propõem-se uma expansão na conceituação geral dos termos governança de dados e governança de informação.

Year

2018

Creators

Patrícia Kuzmenko Furlan

Inteligência competitiva: uma proposta de monitoramento ambiental através de simulação dinâmica de mercados.

No estudo recente da Inteligência Competitiva (IC), aponta-se a necessidade de se obter uma compreensão mais quantitativa do ambiente de negócios e suas relações entre os diversos agentes econômicos com o propósito de desenvolvimento de ferramentas úteis aos profissionais de IC. Nesse sentido, o pleno entendimento da dinâmica competitiva se apresenta como alicerce fundamental na qual os produtos de IC devem ser ancorados para cumprir com seu papel nas organizações. Sob essa perspectiva, o presente trabalho se apresenta como uma proposta à compreensão do papel da IC nas organizações sugerindo um meta modelo da dinâmica competitiva. Inicia-se com foco em identificar e delimitar o papel da IC nas organizações tendo como base o constructo de modelo de negócios que tem obtido destaque na literatura, conhecido como Modelo Canvas, e como resultado é proposto um modelo do papel da IC, obtido a partir da triangulação dos métodos de pesquisa survey e desenvolvimento teórico-conceitual. Na sequência, visando a compreensão quantitativa da dinâmica competitiva, aprofundam-se as discussões microeconômicas de interação entre os agentes econômicos e, para isso, adota-se o conceito neoclássico de Equilíbrio Walrasiano e projetam-se as influências recíprocas dos agentes no ambiente de negócios a partir dos conceitos de equilíbrio da Teoria dos Jogos. Como exemplo, é realizada a discussão e a modelagem matemática desta interação para a estrutura de mercado de oligopólio na qual se obtém um meta modelo para construção de cenários de decisão. Desta forma, essa tese representa uma evolução na construção da teoria de IC, em seu sentido mais quantitativo que ainda é pouco explorado na literatura. Com isso, espera-se que este trabalho estimule novos esforços no sentido quantitativo com vista ao desenvolvimento de melhores ferramentas à prática da IC.

Year

2018

Creators

Olavo Viana Cabral Netto