RCAAP Repository
Entre a vivência do conforto e do desconforto em cabines de aeronaves: uma abordagem baseada na atividade.
Nos últimos anos, inúmeros trabalhos têm investigado como avaliar a percepção de conforto e desconforto no transporte aéreo. A literatura mostra que o conforto é um construto de natureza subjetiva, de difícil mensuração e, por este motivo, a avaliação de aspectos de desconforto é sugerida em alguns estudos. O objetivo geral desta pesquisa foi aprimorar os métodos de análise do conforto e do desconforto vivenciado pelo passageiro ao considerar as atividades realizadas durante um voo típico, contribuindo com o projeto de poltrona e de cabine de aeronaves. Para tal, este estudo propõe um método dividido em três fases: mapeamento de pressão de posturas estáticas, mapeamento contínuo de pressão e mapeamento de posturas típicas. O intuito da primeira fase foi identificar as contribuições e limitações dos métodos e técnicas descritos na literatura por meio de um experimento utilizando mapeamento de pressão de interface entre o ocupante e a poltrona em de posturas estáticas e um questionário de avaliação da poltrona. A segunda fase analisou as atividades de repousar e ler em um simulador que representa o interior de uma aeronave, com o apoio da técnica de medição contínua de pressão de interface em conjunto com observação de pesquisadores e relato pós-experimento. Após a realização dos ensaios, a equipe do projeto participou de sessões brainstorming onde melhorias do ambiente vivencial do passageiro foram identificadas e prototipadas em um segundo momento. A última fase avaliou a percepção de desconforto em cada parte do corpo em posturas pré-definidas que representaram as posturas mais utilizadas nos ensaios da fase anterior. Os resultados da pesquisa mostraram que cada fase que compõe o método possui um olhar diferente sobre a poltrona e o ambiente da cabine, mas que no conjunto se complementam com o intuito de identificar oportunidades de melhoria do projeto desses elementos. Além disso, uma mudança ocorreu também no time de concepção que, a partir da reflexão sobre a experiência vivida, se sensibilizou para aspectos de projeto que anteriormente passavam despercebidos, permitindo a geração de soluções que atendessem não somente aos requisitos de certificação e de produto, mas também propiciassem condições mais favoráveis para a realização de atividades em voo.
2012
Flavia Renata Dantas Alves Silva Ciaccia
Processos de socialização e sistemas de gestão de conhecimento em empresas KIBS.
Este trabalho possui como objeto de estudo a gestão de conhecimento dentro das firmas de Serviços Empresariais Intensivos em Conhecimento ou KIBS (Knowledge- Intensive Business Services), empresas especializadas que fornecem serviços para outras firmas ou organizações. Serviços de TI, serviços de P&D, consultoria técnica, consultoria legal, consultoria financeira e consultoria gerencial são típicas empresas KIBS. Dado o grau de especialização dessas empresas, a gestão de conhecimento passa a afetar uma parcela importante do desenvolvimento de suas atividades, bem como as ferramentas ou mecanismos estabelecidos para gerenciar as práticas relativas à criação e transferência do conhecimento. Nota-se, também, que o sistema de gestão de conhecimento nessas empresas se cria e desenvolve de maneira distinta da que ocorre em outras organizações. Portanto, buscou-se entender como as organizações KIBS gerenciam seu conhecimento, em especial a experiência (na forma de conhecimento tácito), investigando os mecanismos que se estabelecem para tal fim; e como a memória organizacional e os processos de socialização específicos são criados e desenvolvidos no interior dessas organizações, tendo como objetivo entender como os Sistemas de Gestão de Conhecimento evoluem através do relacionamento entre esses processos. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa. Ela foi realizada por meio de um estudo de casos múltiplos em três empresas KIBS. Para tanto, um modelo teórico foi formulado e, posteriormente, avaliado na fase de pesquisa de campo. As observações finais demonstram que o papel dos especialistas dentro das empresas KIBS é fundamental para a evolução do seu Sistema de Gestão de Conhecimento e que os processos de socialização favorecem ou diminuem suas possibilidades de fornecer requisitos de desenvolvimento.
2012
José Manuel Cárdenas Medina
Desenvolvimento e aplicação de um modelo para o Pollution Routing Problem.
O transporte rodoviário é uma das atividades econômicas do homem que mais contribuem para a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Sabe-se que a emissão de CO2 está diretamente vinculada ao consumo de combustível. Por isso, é possível encontrar uma série de trabalhos que objetivam diminuir as emissões por meio da redução do consumo de combustível dos veículos. A otimização de rotas é uma importante ferramenta para essa redução e, consequentemente, possibilita minimizar as emissões dos veículos. Esta pesquisa tem como objetivo aplicar em uma empresa líder na distribuição de revistas no país o PRP, que é um modelo de minimização do consumo de combustível/emissão de GEE por meio de ajustes das variáveis como velocidade média, quantidade de carga transportada, distância percorrida e inclinações das vias. Como a maioria das metodologias de estimativa de combustível existentes na literatura não considera a inclinação das vias nos seus cálculos, neste trabalho foi necessário desenvolver uma metodologia para incluí-la no modelo. Testes foram efetuados com variações nas janelas de tempo, e o modelo mostrou-se sensível a cada uma das variáveis analisadas, gerando economias em 100% das rotas estudadas.
2015
Anderson Oliveira de Ornelas Paschoal
Dois estudos de caso sobre centralização e descentralização de atividades de engenharia.
O tema desta dissertação é a organização da Engenharia em empresas com múltiplas unidades. Discutimos a centralização e a descentralização das atividades de Engenharia utilizando o conceito da organização como sistema de processamento de informações. A partir desse ponto de vista, comparamos duas empresas multinacionais de diferentes setores industriais. Concluímos que as organizações procuram um arranjo organizacional que equilibre as suas necessidades de processamento de informações com a respectiva capacidade de processamento que possuem. Concluímos também que a descentralização das atividades de Engenharia é influenciada pela complexidade da interface entre do produto com o usuário.
Gestão do conhecimento e serviços profissionais: um estudo em empresas de consultoria.
O conhecimento é visto por muitos como o principal ativo das organizações na atualidade. Entre as empresas que primeiro tiveram essa percepção e se lançaram ao desenvolvimento e uso de práticas de gestão do conhecimento estão as empresas de consultoria. Essas empresas, genericamente designadas como empresas de serviços profissionais, além do pioneirismo na gestão do conhecimento, enfrentam uma série de mudanças internas e externas, da mesma forma que muitas das demais empresas de serviços profissionais. O tema desta tese explora a intersecção dos dois temas: discutindo aspectos da gestão do conhecimento em empresas de consultoria. O ponto de partida escolhido é o modelo estratégia - aprendizagem - competências. Em poucas palavras, o modelo advoga que as estratégias da organização moldam as suas competências, que por sua vez guiam as suas escolhas estratégicas. O vínculo é estabelecido através da capacidade de aprendizagem que a organização possui. Tomando esse argumento, este trabalho elabora sua discussão em dois estágios. No primeiro parte-se de uma proposição encontrada na literatura que argumenta que a estratégia de produto/mercado de uma organização guia sua estratégia de gestão do conhecimento. Essa proposição é analisada à luz de um estudo qualitativo em sete empresas de consultoria. Dado o apoio limitado que se encontrou, desenvolveu-se um segundo estágio de pesquisa, com o desenvolvimento de um quadro de análise mais abrangente para se entender o uso dos processos de gestão do conhecimento. Esse quadro foi avaliado através de um segundo estudo qualitativo em três grandes empresas de consultoria, que usa entrevistas com 29 profissionais de escritórios localizados em dois países. Os resultados indicam que as competências existentes na organização são tão influentes no uso de práticas de gestão do conhecimento quanto suas escolhas estratégicas.
Consórcio modular e condomínio industrial: elementos para análise de novas configurações produtivas na indústria automobilística.
O objetivo deste trabalho é analisar dos novos arranjos produtivos encontrados na indústria automobilística brasileira - o consórcio modular e o condomínio industrial. Essas novas configurações envolvem novas formas de relacionamento entre montadoras e fornecedores: no condomínio industrial, fornecedores de primeiro nível constroem instalações próximas às plantas da montadora, em alguns casos no mesmo terreno, de onde partem entregas de componentes ou subconjuntos em esquema just in time ou just in time seqüenciado. No consórcio modular, os fornecedores de primeiro nível e a montadora operam sob um mesmo edifício, e toda a montagem do veículo é realizada pelos fornecedores - ou \"parceiros\". A montadora não possui mão-de-obra direta e os investimentos são compartilhados. Discutimos, neste trabalho, os \"comos e porquês\" de tais arranjos: que lógicas levam ao surgimento dos consórcios e condomínios; que produtos e empresas fornecedoras são escolhidos como participantes; que vantagens e desvantagens podem ser obtidas para montadoras e fornecedores. Como pano de fundo, mostramos as políticas globais de escolha de fornecedores adotadas pelas montadoras nos anos 90 - o global e o follow sourcing. Como conclusão geral, temos que tais arranjos são frutos de uma lógica de redução de custos via melhoria da cadeia de suprimentos; que, em geral, como os condomínios e consórcios as montadoras podem obter muitas vantagens de curto prazo, enquanto as maiores vantagens para os fornecedores serão alcançadas em prazos mais longos; que a questão do poder das montadoras na cadeia produtiva é central, porque elas coordenam toda a formação dos arranjos, definindo quem e como participa; e que, devido às características intrínsecas a tais configurações, cada vez mais os fornecimentos diretos são restritos a empresas multinacionais, deslocando as empresas nacionais a posições mais afastadas do topo da cadeia produtiva.
1998
Ana Valéria Carneiro Dias
Identificação de variáveis que impactam o sucesso de projetos nas empresas brasileiras.
Nos tempos atuais, cada vez mais as organizações têm executado projetos, seja para solucionar problemas técnicos, seja para promover mudanças e direcionar seus esforços para melhores ou novos negócios. Tradicionalmente, metas de prazo, custo e qualidade, conhecidas como triângulo de ferro, são utilizadas como critérios para medição de sucesso de projetos. Nas últimas três décadas, muitos estudos foram publicados na tentativa de entender os fatores e variáveis que levam a projetos bem sucedidos ou fracassados. Na tentativa de contribuir com esses estudos, esta tese busca analisar as relações entre aspectos organizacionais e aspectos específicos dos projetos (internos) com o sucesso dos projetos executados por organizações brasileiras, avaliado por meio da visão tradicional: conformidade com orçamento (custo); cronograma (tempo); especificações técnicas (requisitos do produto/serviço); e atendimento às demandas dos clientes. Para confirmar ou refutar as proposições de pesquisa estabelecidas, esta pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, com um levantamento (survey) junto a 336 (trezentos e trinta e seis) profissionais da área. Para a coleta de dados, foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário) com base na literatura acerca do tema. Os resultados apontam diferenças estatisticamente significativas para quatro variáveis que, quando presentes, influenciam positivamente o sucesso dos projetos nas empresas brasileiras. As variáveis são: recursos necessários para o projeto disponibilizados (pela alta administração); utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos; aplicação de atividades de coordenação em projetos; e maturidade em gerenciamento de projetos. A conclusão da pesquisa revela que as proposições de estudo não se confirmaram de forma plena. Não foram encontradas variáveis ou equações explicativas que levassem ao sucesso total dos projetos (atendimento pleno do triângulo de ferro). Os resultados confirmaram apenas diferenças estatisticamente significativas que levam ao sucesso parcial.
2011
Fernando Tobal Berssaneti
Contribuição da abordagem enactivo-incorporada da ação operatória na atividade de trabalho: ontologias da realidade nos sistemas complexos de operações.
Este trabalho analisa, em detalhe, a cognição como ação incorporada nos processos de trabalho. Os operadores não representam um mundo externo mas pensam e agem de forma interdependente. O ponto chave neste texto é que, sem nada como uma representação interna, trabalhadores (operadores) se engajam na atividade de trabalho numa coordenação sensório-motora em resposta para mudanças ambientais. Não há ruptura na experiência entre perceber, sentir e pensar. Esta pesquisa busca responder como os processos social e cultural são demandados para desenvolver esquemasimagem e esquemas-incorporados, os quais podem realizar pensamento abstrato usando suas capacidades para percepção e resposta motora. Este trabalho postula que as expressões lingüísticas e os processos cognitivos de nível superior evidenciam padrões dinâmicos de experiência corporal recorrente denominados esquemasimagem. Este trabalho afirma que estes padrões podem ser estendidos a estruturas de experiências não-tácita, não-física e não-visual.
Avaliação do impacto dos programas de acreditação nas instituições de saúde brasileiras: contribuições de um estudo bibliométrico e de uma pesquisa de avaliação.
No Brasil, é crescente o número de instituições de saúde que estão buscando a certificação da qualidade dos seus processos por meio da acreditação e está em aprovação um projeto de Lei que visa tornar obrigatória a obtenção de uma certificação para todas as instituições de saúde. Entretanto, as pesquisas sobre acreditação demostram a existência de lacunas sobre os seus reais benefícios e que não há uma abordagem única para a introdução do programa no mundo. O objetivo do estudo foi avaliar o impacto dos programas de acreditação nas instituições de saúde brasileiras, com foco em hospitais. O projeto de pesquisa foi desenvolvido em duas etapas: revisão da literatura e pesquisa empírica com a adoção de abordagem quantitativa, empregando o método pesquisa de avaliação (survey). O questionário foi elaborado a partir da revisão da literatura, outras pesquisas empíricas e opinião de especialistas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Parecer 1.416.014). A pesquisa foi realizada pela internet utilizando o software SurveyMonkey®, no período de fevereiro a maio de 2016. Do total de 161 respostas recebidas, 141 foram consideradas válidas, sendo 74,47% (105/141) provenientes de hospitais e 23,53% (36/141) de outras instituições do setor de saúde, tais como ambulatórios, laboratórios, entre outros. A amostra foi não-probabilística, podendo ser classificada como por conveniência. Participaram da pesquisa instituições de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal. Quanto ao perfil dos participantes, a idade média foi de 40 anos, 88% eram pós-graduados, 81% ocupavam posições gerenciais e 75% tinham mais de 10 anos de experiência profissional. Para avaliação dos resultados foram realizadas as análises de correlação de Spearman e de regressão logística. Os resultados demostraram que, na amostra analisada, há evidência de correlação significativa (? = 5%) e moderada entre o status da acreditação e as atividades de segurança do paciente (coeficiente de correlação = 0,537), de gestão da qualidade (coeficiente de correlação = 0,590), de planejamento - políticas e estratégias (coeficiente de correlação = 0,629) e envolvimento dos profissionais com os programas de qualidade (coeficiente de correlação = 0,430). A relação entre o status da acreditação e o envolvimento dos pacientes foi significativa (? = 5%), porém fraca (coeficiente de correlação = 0,252) o que sugere que o tema deveria ser tratado com uma política própria. Foram identificados 13 impactos organizacionais da acreditação relacionados, principalmente, aos processos internos, cultura, capacitação, imagem da instituição e diferencial competitivo. Na dimensão financeira, não foi confirmado como relevante o impacto da acreditação nos resultados, porém foi validada a necessidade de investimento em infraestrutura, inovação tecnológica e tecnologia da informação na etapa de preparação. Foi realizada a avaliação de confiabilidade e validade do instrumento de pesquisa, demonstrando que a estrutura do questionário estava adequada. Adicional à avaliação dos impactos da acreditação, a pesquisa identificou aspectos importantes que podem contribuir, na etapa de planejamento, com as instituições que pretendem adotar a acreditação.
Modelo para o desenvolvimento conceitual de produtos de tecnologia assistiva para o setor de transporte aéreo.
A demanda por soluções de acessibilidade e de tecnologia assistiva (TA) é crescente frente ao envelhecimento e ao crescimento da população mundial previstos para as próximas décadas. Especificamente no setor de transporte aéreo, acessibilidade e soluções de tecnologia assistiva são questões críticas e, muitas vezes, complexas de serem adotadas devido a fatores como, por exemplo, os espaços restritos das aeronaves, normas rígidas dos órgãos de aviação, questões de segurança de voo e segurança nos aeroportos, e envolvimento de diversos stakeholders. Ao mesmo tempo, no campo de gestão de desenvolvimento de produtos, há poucas pesquisas em relação ao processo de desenvolvimento de soluções de tecnologia assistiva e não foi encontrado nenhum modelo específico durante a revisão de literatura. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de referência para o desenvolvimento conceitual de produtos de tecnologia assistiva para o setor de transporte aéreo. O modelo proposto é focado no desenvolvimento conceitual para gerar conceitos de produtos que possam resultar na seleção de conceitos para o desenvolvimento detalhado. O trabalho analisa dois projetos de desenvolvimento de soluções de tecnologia assistiva para o setor de transporte aéreo e utiliza a metodologia Design Research Methodology (DRM) como base de pesquisa para a criação de um modelo de referência para o desenvolvimento conceitual de produtos de tecnologia assistiva. Ao sistematizar a experiência acumulada na área de DP de TA para o setor de transporte aéreo, este trabalho propõe um modelo para o desenvolvimento conceitual de produtos de tecnologia assistiva para o setor de transporte aéreo, de forma que o processo possa ser replicado em outros projetos e em outros centros de pesquisa. Outro resultado deste trabalho é a criação de um método de análise de requisitos de usuário para auxiliar a equipe de projeto no processo de escolha das personas e soluções a serem desenvolvidas na etapa inicial de projeto.
2017
Alexandre Machado Rocha
G2: um gráfico de controle por atributos no monitoramento da variabilidade de processos.
Quando há interesse em monitorar a variância de uma característica da qualidade de interesse através de gráfico de controle por variáveis, o gráfico S2 é a alternativa mais usual. Entretanto, há situações onde mensurar a característica da qualidade é caro, consome mais tempo por unidade de inspeção, requer maior esforço dos operadores quanto à obtenção dos dados ou envolve ensaios destrutivos. Nestes casos, a classificação da variável contínua em categorias através de um dispositivo torna-se uma alternativa interessante. A avaliação pode ser mais rápida, a análise e o equipamento utilizado podem ser mais simples, de modo que o custo final da inspeção seja menor. O objetivo do trabalho é propor um gráfico de controle por atributos para monitoramento da variabilidade. Para tanto a estatística GS2 é calculada e gráfico sinaliza se GS2 > LC, LC limite de controle determinado de modo que minimize o ARL1, fixado um valor de ARL0. Como resultado a performance do gráfico GS2 é comparada ao gráfico S2 em termos de ARL1.
Integração vertical e financeirização: o caso da agroindústria processadora de grãos no Brasil.
Esse trabalho se propôs a conhecer as justificativas para utilização da integração vertical no setor agroindustrial diante da presença de movimentos recentes e contrários de desverticalização a essa estratégia. A principal motivação do estudo partiu da busca pela compreensão da relação entre a estratégia de integração vertical e o fenômeno denominado financeirização que tem exercido, entre outros fatores, influência em decisões relacionadas à imobilização de capital. O método selecionado para o trabalho foi o estudo de casos múltiplos, sendo que devido às dificuldades de acesso às empresas selecionadas optou-se por desenvolver apenas dois casos, mas que representam as maiores agroindústrias instaladas no Brasil. Os principais resultados foram agrupados em cinco partes: relacionados à discussão teórica, destacando-se a percepção de influência da financeirização em ambas as estratégias (integração vertical e desverticalização) existindo alguma incidência maior do fenômeno em mercados que se comportam de forma desverticalizada; relativos ao comportamento setorial, no qual foram constatados argumentos históricos e características específicas do setor agroindustrial que justificam a manutenção de negócios no segmento de fertilizantes como forma de otimizar as operações no segmento de grãos; descrição das razões para a estratégia segundo a perspectiva do ambiente de operações; justificativas para a verticalização segundo a perspectiva do ambiente de negócios; e uma síntese conclusiva. Percebeu-se no estudo, entre outras conclusões, que a estratégia, caso não esteja sujeita ao fenômeno da financeirização, pelo menos atende aos seus requisitos, sendo que a forma como ela ocorre e os resultados (financeiros e operacionais) decorrentes garantem os aspectos demandados pelo movimento Shareholder Value. Enfim, ao final do estudo são relatadas as principais limitações do trabalho, assim como algumas propostas de continuação do mesmo.
2007
José Francisco Dias de Souza
Spin-offs da ciência: terras raras do empreendedorismo acadêmico brasileiro?
O objetivo principal do trabalho foi analisar o surgimento de spin-offs acadêmicos, com foco específico naqueles que tiveram como origem as pesquisas desenvolvidas nas áreas das ciências naturais (com ênfase na física e na química), a fim de se compreender as semelhanças e as particularidades dessas empresas, tomando-as como um grupo idiossincrático dentro do conjunto de empresas nascentes de base tecnológica. Para tanto, através de uma abordagem exploratória qualitativa, foram realizados três estudos de caso em empresas nas áreas de química e física fundadas entre a década de 1990 e os dias atuais, criadas por pesquisadores graduados em instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo, e que estão ou estiveram incubadas. Assim, foram realizadas análises do contexto ligado à ciência, à tecnologia e à inovação e da evolução da missão da Universidade, bem como das políticas públicas e das instituições ligadas à C,T&I no Brasil. Desse modo, foi possível elencar a importância das iniciativas de estímulo ao relacionamento Universidade-Empresa, à transferência/licenciamento de tecnologias e à criação de spin-offs, além da necessidade de estruturação dos NITs, das incubadoras e dos parques tecnológicos, enquanto instituições formais de fomento e suporte ao empreendedorismo no meio acadêmico. Para que esse contexto pudesse ser tratado em conjunto com o desenvolvimento fundamental da ciência, a revisão bibliográfica tratou das formas de produção do conhecimento, assim como dos modelos de estruturação da pesquisa acadêmica. Além disso, foi realizada uma exposição dos conceitos ligados ao empreendedorismo acadêmico, bem como das definições, modelos de desenvolvimento e fatores que impactam o processo de criação e desenvolvimento de spin-offs acadêmicos. Assim, através de estudos de múltiplos casos, foi possível concluir que existem particularidades ligadas ao empreendedor e à sua empresa, relativas ao seu processo de criação e desenvolvimento, à importância dos recursos, à constituição societária e formação da equipe, ao processo de desenvolvimento de produtos e à articulação do seu modelo de negócios, que impactam sobremaneira o seu crescimento. No contexto das ciências naturais, apesar da importância da geração de spin-offs (no processo de transferência do conhecimento da universidade ao mercado) e da notoriedade científica de pesquisadores acadêmicos e de grupos de pesquisa no Brasil, ainda são poucos os casos de empreendedores de sucesso. Esses casos são importantes no estímulo à carreira empreendedora entre os acadêmicos e profissionais dessas áreas, como exemplos que favorecerão à criação de uma cultura para geração de novas empresas de origem acadêmica nesse meio.
Análise do desempenho em inovação das empresas brasileiras produtoras de têxteis e confeccionados e seu impacto no desempenho exportador.
As empresas têxteis e de confecção cada vez mais vem perdendo competitividade nos mercados interno e externo. Elas se encontram em um hiato no mercado global, onde não conseguem competir com os preços praticados pelos países asiáticos nos produtos de menor valor agregado e, dentre os artigos de alto valor agregado, concorrem pelos mesmos mercados com grandes marcas europeias e norte-americanas já consolidadas internacionalmente. Diante deste cenário, considera-se a participação no mercado internacional uma relevante alternativa para a sobrevivência de empresas que enfrentam a competição global, pois competir por mercados mais exigentes capacita as empresas a oferecerem melhores produtos e eleva o nível de inteligência empresarial, ou seja, um ambiente desafiador, característico de um mercado global, contribui para a evolução das empresas. Numa economia globalizada caracterizada pela alta competitividade, qualidade dos produtos e concorrência acirrada, cada vez mais o êxito empresarial depende da capacidade da empresa inovar, principalmente, tecnologicamente, lançando novos produtos no mercado, a um preço menor, com uma qualidade melhor e a uma velocidade maior do que seus concorrentes. A fim de avaliar o quanto as empresas estão preparadas para enfrentarem esta competição e se inserirem cada vez mais no mercado internacional, esta dissertação procurou identificar os fatores formadores de valor presentes nas empresas brasileiras produtoras de têxteis e confeccionados que impactam nos seus desempenhos em inovação para, então, analisar como tal desempenho pode influenciar na competitividade internacional, identificando possíveis gargalos e entraves. Para a obtenção dos resultados foi realizada uma pesquisa de avaliação (survey) com uma amostra de 63 empresas dos segmentos têxteis e de confecção participantes do Programa Texbrasil da Abit, exportadoras e não exportadoras. Para a coleta dos dados, foi elaborado um instrumento de - 7 - pesquisa (questionário estruturado) com base na literatura sobre o tema. Para complementar o trabalho, foi realizada uma etapa qualitativa, a partir de entrevistas semi-estruturadas com especialistas do setor. Os resultados indicam que o desenvolvimento de inovações tem relação positiva com o desempenho da amostra estudada no mercado internacional. As empresas exportadoras estão mais estruturadas em relação à presença de fatores facilitadores para o desenvolvimento de inovações, quando comparadas às empresas não exportadoras. Os testes de regressão linear demonstraram que os aspectos relacionados ao porte das empresas, definição e compartilhamento da estratégia, estabelecimento de parcerias e o lançamento de produtos inovadores são fatores que vem impactando positivamente na participação dessas empresas no mercado internacional. Contudo, elas ainda apresentam práticas incipientes com relação à estrutura de gestão para uma estratégia competitiva baseada em inovações. A baixa qualificação da mão de obra; o pouco conhecimento e uso de regras de propriedade intelectual; a ausência de recursos físicos e financeiros; a baixa atividade de P, D & I, e o pouco conhecimento e uso dos recursos públicos destinados ao apoio a inovação, são considerados entraves para o desenvolvimento de inovações nas empresas estudadas, tanto exportadoras, como não exportadoras, sendo este cenário mais evidenciado nas empresas de menor porte e pertencentes ao elo de confecção.
2014
Karine Liotino da Silva
Meta-heurística BRKGA aplicada a um problema de programação de tarefas no ambiente flowshop híbrido.
O presente trabalho aborda o ambiente de produção conhecido como flowshop híbrido. Devido a crescente complexidade dos sistemas de produção, este ambiente é frequentemente encontrado em situações reais de manufatura. No caso estudado existem estágios em série e em cada estágio existe um número de máquinas idênticas em paralelo. Os tempos de processamento em cada estágio são dependentes da tarefa, já a rota através do sistema é a mesma para todas as tarefas. O objetivo é minimizar o atraso total, ou seja, a soma do atraso de todas as tarefas. Um modelo de programação linear inteira mista é apresentado para este problema e, dada a sua complexidade, ele é abordado através de uma meta-heurística relativamente nova e que, conforme revisão da literatura, nunca foi aplicada a este problema. Conhecida por BRKGA (Biased Random-Key Genetic Algorithm), este método codifica as soluções de maneira a obter um melhor desempenho em comparação com algoritmos genéticos tradicionais. Com o objetivo de avaliar a melhor estratégia, são propostas diversas versões de BRKGA para o problema considerado. Estas versões buscam explorar características das melhores heurísticas construtivas da literatura, dentre estas: ordens direta e inversa de programação das tarefas dentro do ambiente produtivo, identificação do estágio gargalo e diferenciação da programação do gargalo dos demais estágios. Experimentos computacionais foram realizados com 432 problemas teste de grande porte. Os métodos apresentados são comparados entre si e os resultados mostraram que uma versão do BRKGA se destaca frente às demais, visto que ela atingiu o melhor resultado em 61% dos problemas. Destaca-se que o método de melhor desempenho da literatura obteve a melhor solução em apenas 15% dos problemas. Devido às dimensões dos problemas teste da literatura, não foi possível encontrar suas soluções ótimas. Deste modo, este trabalho propõe um novo limitante inferior para o mínimo atraso total. Além disso, 576 novos problemas teste de menores dimensões são propostos e seus resultados ótimos são utilizados para aprofundar as comparações. Os resultados deste experimento indicaram que o BRKGA proposto apresentou um bom desempenho visto que, na média, seus resultados estão apenas a 2,4% dos resultados ótimos.
2014
Guilherme Barroso Mainieri
Criação de valor estratégico através de digital analytics
A Internet mudou a competição entre as empresas, alterou produtos, cadeias de valor e até mesmo os mercados. Sua democratização aumentou o poder dos consumidores; esta mudança pode ser uma ameaça para as corporações. No entanto, o conhecimento emergente derivado de Digital Analtics gerou uma série de benefícios como a personalização de serviços, o impulso à inovação e a promoção de um diálogo com o consumidor em tempo real. O conceito de Digital Analytics inclui o monitoramento, a coleta, a análise e a elaboração de relatórios de dados digitais com a finalidade de entendimento e otimização da performance dos negócios. Esse estudo objetiva entender como as empresas brasileiras implementam Digital Analytics para atingir seus objetivos de negócios e, por consequência, suportar uma vantagem competitiva. Uma survey exploratória e múltiplos estudos de caso compõem a pesquisa de campo dessa tese.
2012
Claudio Luis Cruz de Oliveira
Proposta de um referencial de seleção de PMO alinhada à maturidade de gestão de projetos: avaliação em estudo de casos múltiplos.
As práticas de gerenciamento de projetos podem ajudar a alcançar objetivos estratégicos e aumento do valor dos projetos nas organizações. O escritório de projetos mostra-se como um fator-chave para integrar a organização, assegurando a efetiva aplicação em busca da excelência no gerenciamento de projetos. Nesta dissertação, é destacado o tema Project Management Office(PMO), traduzido do inglês como Escritório de Gerenciamento de Projetos, e a importância estratégica do PMO e do gerenciamento de projetos nas organizações. A revisão de literatura aponta o tema PMO como foco de interesse no âmbito acadêmico e corporativo, pois os resultados encontrados ainda não chegaram às respostas necessárias para ajudar os profissionais a resolverem seus questionamentos. Nos últimos anos, a criação de escritórios de projetos foi intensificada nas organizações, devido a maior aceitação dos executivos, sendo o ponto central de apoio dentro da organização. Alguns autores ratificam a importância do PMO e sua estrutura para o gerenciamento de problemas em organizações (AUBRY, 2015; AUBRY e BRUNET, 2016). Nesta dissertação, a revisão da literatura é apoiada pela análise bibliométrica. Esta análise servirá para mapear a produção científica que identificará autores com maior densidade de citações e as palavras-chave mais empregadas nos artigos e textos da área, permitindo compreender as características dos modelos comumente citados na literatura e nas organizações. A partir da bibliografia consultada neste projeto, entende-se que o PMO é uma estrutura organizacional criada para promover e melhorar a prática de gestão de projetos, sendo adotado através de metodologias apropriadas para atingir níveis competitivos nas organizações. Contudo, está dissertação tem por objetivo propor um REFERENCIAL de seleção do tipo de PMO em diferentes tipos de organizações, alinhada à maturidade de gerenciamento de projetos que melhor se adequa a realidade/necessidade da instituição.
2021
Fernando Nunes dos Santos
Compartilhamento de carros elétricos: análise de incertezas em iniciativas públicas de mobilidade urbana.
O objetivo da dissertação é entender como os gestores lidam com as incertezas presentes no projeto de implantação de serviços públicos de compartilhamento de carros elétricos (carsharing) no Brasil. Esta é uma iniciativa emergente no Brasil, também observada ao redor do mundo. Os projetos pesquisados têm uma natureza inovadora e, por isso, carregam consigo incertezas que impactam as atividades dos stakeholders associados ao carsharing. Deste modo, a partir de estudos de caso, uma pesquisa exploratória foi guiada com o intuito de contribuir com a literatura sobre a análise de incertezas, focando àquelas ambientais inseridas em projetos de políticas públicas. Para a prática, a contribuição desta pesquisa está no auxílio que a identificação de incertezas pode oferecer na dinâmica de desenvolvimento do serviço e de outras iniciativas semelhantes. A pesquisa empírica foi realizada por meio do mapeamento das incertezas e da análise dos modos como os gestores têm as considerando na gestão dos projetos públicos. Percebe-se que os gestores têm se apoiado em esforços de comunicação; desenvolvimento de estudos por meio de Procedimentos de Manifestação de Interesses (PMIs); alianças com outros atores envolvidos no desenvolvimento do sistema; e relações contratuais, ora rígidas, ora flexíveis. Ainda admite e discute, nesta dissertação, o fato dos planos serem construídos embasados em suposições por vezes não explícitos dentre os stakeholders. Por fim, aponta-se para as implicações que o reconhecimento das suposições e dos objetivos dos projetos podem trazer a progressão das iniciativas.
2017
Lidyane Stephane da Silva Barros
A relação entre as capacidades de tecnologia da informação e a gestão do conhecimento: uma visão sob a perspectiva da resource-based view.
No contexto da resource-based view, que é uma das principais abordagens estratégicas associada com os fatores internos de uma organização, a tecnologia da informação aparece como um recurso que pode ter impactos positivos sobre a performance de uma organização. Diante de algumas tipologias identificadas na literatura, alguns autores dividem os recursos de tecnologia da informação em três grupos: recursos tangíveis de TI, recursos humanos de TI e recursos intangíveis habilitados pela TI. Nesse último grupo é destacado que o conhecimento pode ser viabilizado por meio da TI, e deve ser considerado um ativo que a empresa poderia usufruir por meio da TI para se diferenciar de seus concorrentes. Dessa forma pode-se afirmar que existe uma influência das capacidades de TI (infraestrutura de TI, operação de TI e recursos humanos de TI) sobre a de gestão do conhecimento, uma vez que elas podem viabilizar uma melhor eficiência sobre os processos de gestão do conhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar a relação das capacidades de tecnologia da informação sobre a gestão do conhecimento, levando em consideração os seguintes fatores: o impacto estratégico da TI no presente e no futuro, e o estilo de gestão de conhecimento voltado pra o conhecimento explícito, com o intuito de verificar se esses fatores afetam a intensidade da relação principal foco do estudo. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa seguindo uma abordagem quantitativa, por meio de um levantamento survey. Foram identificadas evidências empíricas de que a capacidade de TI tem um impacto positivo sobre a gestão do conhecimento conforme já destacado na literatura, além desse resultado foi constatado que os fatores moderadores influenciam positivamente essa relação. As grandes contribuições para a teoria foram o incremento de mais três novos processos compondo as dimensões da gestão do conhecimento, e a inclusão dos efeitos moderadores (o estilo de gestão do conhecimento voltado para o conhecimento explícito, o impacto estratégico da TI no presente e no futuro) no modelo de pesquisa proposto.
2017
Henrique Takashi Adati Tomomitsu
Governança da informação: viabilizadores e inibidores para adoção organizacional.
A Governança da Informação (GI) é uma nova abordagem para a governança dos ativos informacionais nas organizações, resultando de desafios como o crescimento exponencial de dados, novas e mais complexas regras do negócio e de um contexto competitivo mais regulado e litigioso. O objetivo principal da pesquisa foi investigar como fatores organizacionais, relacionais e de Tecnologia da Informação (TI) podem atuar como viabilizadores, inibidores ou componentes da adoção da Governança da Informação em instituições. Alicerçada na revisão de literatura, foi feita uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, baseada em vinte e um estudos de caso de empresas brasileiras escolhidas por apresentarem alta intensidade de utilização de informações em seus processos, produtos e serviços. A pesquisa apresenta como contribuições teóricas a proposta de dois modelos: uma Matriz para Comparação entre Governanças Institucionais, usada para diferenciar aspectos das Governanças Corporativa, da Informação, de TI e de Dados; e uma Matriz de Fatores Viabilizadores e Inibidores, com fatores derivados da teoria e das observações dos estudos de caso. As contribuições práticas compreendem: diferentes visões sobre o impacto dos fatores previstos em teoria, principalmente considerando-se a atuação dos entrevistados, a segmentação econômica e os portes das empresas; e fatores não previstos na teoria, como a falta de alinhamento entre TI e áreas de negócios, a cultura da empresa, os avanços da tecnologia e a gestão de mudanças. A comparação entre teoria e prática sugere maior polarização em fatores como: cultura de acumulação de dados; práticas e políticas organizacionais; comunicação entre áreas; e, educação dos usuários. Como conclusão destaca-se que a GI é entendida nas empresas como uma disciplina específica dos negócios, fundamental para atribuir sentido aos estudos empresariais e para suportar projetos e processos coerentes e eficazes.