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A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.
2018
Kirchof, Edgar Roberto Moro, Roberta Gerling
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
: O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.
2019
Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da
A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.
2018
Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da Cruz, Shirleide Pereira
A pesquisa na formação continuada de professores: desafios do programa de desenvolvimento educacional do Paraná
O objetivo deste trabalho é analisar a formação continuada, dos profissionais da educação básica do Estado do Paraná, no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), instituído como uma política de Estado. O PDE concebe no processo formativo, a “pesquisa e a produção do conhecimento” dos professores em articulação com os pesquisadores das universidades, superando modelos formativos tradicionais. Defende-se políticas públicas de pesquisa para a formação e trabalho dos profissionais da educação básica, como atividade necessária a produção do conhecimento pedagógico e exercício profissional crítico. A análise qualitativa expõe os avanços, contradições e desafios que apresenta o PDE para a materialização da pesquisa na escola. Ressalta-se que a pesquisa precisa ser pensada como uma política de formação e trabalho instituída e amparada no plano de carreira, com condições estruturais para ser desenvolvida.
Políticas públicas para formação de professores no Brasil: formação ou conformação ao ideário do capital?
A proposta desse artigo é analisar a política de formação destinada a professores que atuam na educação básica que nas últimas duas décadas vêm sendo oferecidas em sua maior parte pela iniciativa privada e via modalidade EaD (ensino a distância). Tendo por base os postulados do materialismo histórico e dialético contido na pedagogia histórico-crítica demarcamos nesse artigo a função social da escola, do professor e do currículo escolar no processo educativo. Asseveramos que as pedagogias hegemônicas que compõem o ideário pós-moderno, portanto, niilistas e pragmáticas ocupam os espaços acadêmicos e virtuais com teorias pedagógicas relativistas que privilegiam a adaptação dos indivíduos às exigências econômicas, políticas e culturais do capitalismo contemporâneo, comprometendo dessa maneira a formação docente.
2018
Malanchen, Julia Duarte, Rita de Cássia
Formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura: em perspectiva a gestão educacional e escolar a partir da resolução cne/cp nº 2/2015
Este artigo discute possíveis impactos da Resolução CNE/CP nº2 de 01/07/2015 na formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura, de modo específico, problematiza a atuação e a participação dos profissionais do magistério na gestão e na organização das instituições de educação básica. O objetivo é destacar a dimensão da gestão educacional e escolar presente na referida resolução, de modo a refletir sobre a introdução desta especificidade formativa para todos os cursos de licenciatura, visto que na resolução anterior, CNE/CP nº1 de 18/02/2002, não era uma temática contemplada. Discute-se, assim, o Modelo de Gestão Autônoma da Escola, como fundamento do debate da política e da gestão educacional no Brasil, bem como possibilidades e dificuldades que as universidades poderão enfrentar, em específico, a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
As transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização.
2019
Rodrigues, Adenir Carvalho Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante Sousa, Nilcelio Sacramento de
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
Observa-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.
2019
Anjos, Ana Paula Souza do Prado Martins, Nilza da Silva Pignata, Emilia Karla de Araujo Amaral
Apresentação
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Racionalidades em disputa: formação docente na esfera dos planos municipais de educação no Rio Grande do Sul
O texto discute concepções de formação docente expressas em Planos Municipais de Educação, a partir dos registros da lei, considerando a existência de dois modelos de racionalidade: a racionalidade técnica e a racionalidade prática ou crítica. A pesquisa foi conduzida por uma metodologia analítico-reconstrutiva, através do procedimento da análise de conteúdo, materializado a partir de uma base documental que considerou as leis dos PMEs dos 30 maiores municípios sul-rio-grandenses. Conclui que as estratégias apresentadas nos documentos examinados, quando imediatas e factíveis, são vinculadas a racionalidade técnica, todavia as estratégias mediatas ou com prazo indefinido são da seara da racionalidade critica. Assim, a disputa entre as duas concepções de racionalidade não se dá no campo do registro propriamente dito, mas no campo da possibilidade de efetivação real de uma estratégia ou ação de formação docente.
2018
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Valdocir Antonio
Gerencialismo e formação de professores nas agendas das organizações multilaterais
A introdução da lógica gerencial nas políticas públicas há décadas apresenta desdobramentos na atual conjuntura atingindo as políticas docentes. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental analisando as críticas ao gerencialismo na educação desenvolvidas na década de 1990, suas transformações na virada do milênio e problematizamos as medidas anunciadas nas agendas de Organizações Multilaterais para as próximas décadas. Neste artigo abordamos as recomendações do Banco Mundial e da Unesco para as reformas educativas em que se destacam as investidas do setor privado na educação, estratégias de redução de gastos com professores e sua desintelectualização.
Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente: em foco as alterações de 2015
A presente pesquisa analisa os avanços, divergências ou convergências ocorridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores a partir das Resoluções de 2002 e 2015 do Conselho Nacional de Educação. Evidenciamos por meio da análise dos documentos que estes mais convergem em relação às orientações para formação docente do que divergem e que, as atuais diretrizes transcende a de 2002, sendo mais minuciosa em suas informações. No tocante à formação pedagógica para graduados não licenciados, a Resolução de 2015 diverge da Resolução de 2002 ao propiciar a atuação de bacharéis e tecnólogos como docentes da Educação Básica, contrariando assim os pressupostos defendidos pelos cursos de licenciatura. Destacamos que, essas alterações somente se concretizarão mediante mudanças nas políticas públicas voltadas à educação que priorizem a profissionalização docente.
2018
Carvalho, Christina Vargas Miranda Silveira, Hélder Eterno da
Educação infantil, governamento da infância e produção de capital humano
O artigo tem como propósito problematizar, através de uma análise de sites de instituições privadas que oferecem a Educação Infantil, os objetivos dessa etapa educacional. Partimos da hipótese de que na Contemporaneidade a infância ainda é entendida como um investimento para o futuro, sendo sua escolarização uma estratégia biopolítica para produzir sujeitos alinhados às necessidades da governamentalidade atual. A partir das análises, foi possível afirmar que as instituições de Educação Infantil que compuseram o corpus da pesquisa estariam voltadas para o crescimento do capital humano de seus alunos, orientando-os para que se portem como empresários de si mesmo, o que potencializa suas chances futuras de sucesso profissional, justificando o investimento das famílias.
2019
Novakowski, Lutiane Saraiva, Karla
Eu sou agitado/a: a medicalização na educação
Este artigo trata da temática medicalização e educação escolar. Objetiva analisar criticamente o processo exacerbado de crescente medicalização da subjetividade e os impactos provocados por tais intervenções no campo da formação escolar. O delineamento metodológico dessa investigação se sustenta nas contribuições analíticas advindas da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Assim, as análises aqui propostas indicam que a medicalização crescente do processo educacional exige um posicionamento intelectual crítico de educadores e demais profissionais da Educação para o desenvolvimento de atitudes de resistência e de compreensão da produção de uma existência limitada na contemporaneidade. Concluindo, apresentamos elementos que apostam no pensamento crítico no que se refere aos processos de subjetivação contemporâneos, buscando outras percepções acerca do fenômeno medicalizante, apontando que a escola pode ser um lugar de resistência e que o professor vise experiências significativas.
Cuidado de si em sites de redes sociais: apontamentos sobre uma estética da existência no Twitter
Este artigo busca discutir a publicação de conteúdo criado pelo próprio usuário em sites de redes sociais (SRS) a partir dos conceitos foucaultianos de resistência e cuidado de si. Valemo-nos de uma revisão à obra do autor, particularmente das obras que discutem as estratégias de cuidado de si praticadas na antiguidade grega. Buscando contextualizar a discussão, trazemos a experiência da escritora estadunidense Peggy Orenstein, narrada em seu artigo I tweet, therefore I am. Discutimos as práticas de cuidado de si considerando-as como uma ação que se toma em busca de uma melhoria de si mesmo. As publicações nos SRS, por outro lado, prescindem do caráter meditativo presente destas práticas ao serem destinadas a uma audiência. O pensamento foucaultiano coloca-se então possibilidade para se pensar usos subversivos dos SRS.
2019
Margarites, Ana Paula Freitas Rodrigues, Carla Gonçalves
Mulheres, saberes e comunidade: outra epistemologia
Nestes ritos iniciais, vou apresentar a reflexão a que se propõe este texto em três grandes eixos e, ao final, tentar uma síntese dos mesmos. O objetivo desse texto é traçar uma linha histórica epistemológica no intuito de mostrar que essa não permite a produção significativa para outras epistemologias no trabalho com mulheres da floresta. O primeiro tópico do texto tem a ver com o conceito Clássico de Epistemologia e de como, ao conhecê-lo, podemos refutá-lo com o intuito de reinventá-lo, de acordo com Paulo Freire. O segundo tópico discute acerca desses outros conceitos e dessa outra epistemologia, baseando-se na dialética, método que, ainda hoje, os filósofos da ciência insistem em dizer que não produz conhecimento. Já o terceiro momento trata-se de como essas outras epistemologias se articulam com a educação para autonomia das mulheres da Floresta como modo de vida comunitário. O objetivo é gerar novas sínteses epistemológicas como forma de produção de conhecimentos tendo as mulheres como protagonistas desse processo.
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil
Em meio às histórias muitas vezes invisibilizadas de lutas das mães pelo acesso à escola para seus filhos, encontraremos neste texto narrativas que nos mostram os caminhos percorridos quando elas carregam embaixo do braço o diagnóstico da criança com Transtorno do Espectro Autista. Lutas cotidianas em busca de processos inclusivos para crianças que freqüentam a Associação de Pais e Amigos do Excepcional/APAE, no município de Pirapetinga/MG. Nesse tecer de histórias, memórias e narrativas, a professora narra sobre suas reflexões provocadas pela presença das mães em sala de aula e nos processos de aprender e ensinar com os sujeitos da educação. O ato de incluir vai além da presença física, incluir é “estar junto” em um comprometimento ético, político e estético diante dos sujeitos da educação. Usamos a narrativa como recorte metodológico.
2018
Callai, Cristiana Silva, Edna Rodrigues
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica
Resumo Com o intuito de melhor compreender os caminhos pelos quais o Teatro se desenvolveu dentro do âmbito educacional, este artigo busca nos principais documentos legais, tais como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) que discorrem sobre arte e educação como a Lei nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), traçar um paralelo entre as discussões de autores da área, como Barbosa e Santana e as principais mudanças e caminhos no qual o Teatro, e em consequência a Arte, sofreu ao longo de tantos anos, buscando deslumbrar possíveis encaminhamentos sobre possibilidades de enfrentamentos e novas perspectivas para a área sem sínteses téoricas em coerência com a dialética negativa proposta pela Teoria Crítica. Palavras-chave: Teatro; Legislação; Teoria Crítica
2019
Castro, Leonardo Augusto Madureira de Ferreira, Isabella Fernanda
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
Este artigo discorre sobre um projeto de produção de avatares, com acadêmicos de graduação, professores e acadêmicos do programa de Pós-Graduação em Educação-UFSM. O desenvolvimento desse trabalho objetivou mobilizar os envolvidos para projetarem-se como super-heróis universitários, potencializando seu poder de “criação”, através do imaginário social para que possíveis mudanças possam ser repensadas no âmbito educacional. Dessa forma, a invenção do super-herói universitário, instigou a elaboração de um manifesto grafo poético, um texto crítico para a área da educação, aonde os participantes deveriam formular um apelido-verbete, suas qualidades visuais, sua predestinação, seu oponente, seu ponto forte e fraco, seu instrumento de poder, por meio de metáforas que imaginavam um campo alegórico para a Universidade. Assim, a partir desta experiência foi possível pensar sobre as questões postas na formação de professores pelo viés do imaginário social, especialmente sobre as significações imaginárias dos acadêmicos e professores acerca da universidade e de seu papel na sociedade.
2019
Facco, Samara Deus, Ana Iara Silva de Oliveira, Valeska Maria Fortes de