RCAAP Repository
Uma investigação sobre o relacionamento entre planejamento estratégico e sistemas de apoio à decisão
Atualmente as empresas estão testando continuamente sua capacidade de criação e investimentos que estão se tornando cada vez mais altos, como forma de se ajustarem às novas situações do mercado. Isto leva às organizações a necessidade de disporem seus recursos em novas tecnologias sempre voltadas às inovações, pois a competição entre as empresas está cada dia mais acirrada. Para uma organização alcançar seu espaço no mercado, um dos principais recursos que esta necessita, é a criação e uso de um bom planejamento estratégico organizacional. Com um plano estratégico, a empresa tem condições de criar um ambiente de mudanças quando necessário, obtendo de forma simples, uma visão mais segura de seu futuro e auxiliando o processo de tomada de decisão, onde normalmente estas decisões são tomadas baseando-se em comparações e tendências, sendo importante à realização de análises em diversas dimensões do negócio a fim de realizar planejamentos com base nos dados disponíveis pelos sistemas da organização. Neste caso, é possível relacionar que o planejamento estratégico empresarial estando consistente com os sistemas de informação da empresa, pode contribuir para o processo de tomada de decisão organizacional, auxiliado pelos sistemas de apoio à decisão, que são os responsáveis por oferecer as informações estratégicas da empresa, pré-definidas em um bom plano estratégico e apresentá-lo de maneira eficiente e fácil compreensão à alta administração permitindo a escolha da melhor alternativa para o sucesso de sua empresa. O presente trabalho tem como objetivo mostrar o relacionamento entre o planejamento estratégico e os sistemas de apoio à decisão, de modo a apresentar o que é necessário para que todo esse processo gere os melhores resultados a tomada de decisão organizacional.
2001
Luciana Maura Aquaroni
Uma análise sobre a adequação da gestão estratégia de custos na formação e gestão de empresas virtuais
A análise de custos tradicional apenas estuda os impactos financeiros das alternativas de decisão. Mas dentro de um ambiente de concorrência ágil, globalizada e cada vez mais acirrada, a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis torna-se fundamental e portanto, os elementos estratégicos devem ser agregados aos dados de custos. Os conceitos de dinamismo, vantagens competitivas, competências essenciais, acabam possibilitando novas concepções de arranjos organizacionais tais como as redes de cooperação de empresas denominadas Empresas Virtuais (EV), e se constituem em enfoques dos mais importantes. Também o conceito de estratégia, principalmente aplicado a gestão de custos/lucros é uma realidade trazida pelo novo contexto global. A aplicação da Gestão Estratégica de Custos (Strategic Cost Managemant - SCM) e de suas ferramentas está associada a todas as atividades das empresas, especialmente àquelas relacionadas com a gestão de custos e lucros. É objetivo deste trabalho estudar e discutir os critérios de funcionamento de um modelo de Gestão Estratégica de Custos e as possibilidades de sua aplicação em Empresas Virtuais. A meta é a obtenção de conclusões e conhecimento a cerca da administração de custos de uma maneira estratégica para o setor de Empresas Virtuais.
1998
Luciano Mitidieri Bento Garcia
Política industrial na reestruturação produtiva da cadeia automotiva nacional: da abertura econômica até o período recente
O processo de abertura da economia brasileira, intensificando nos anos 90, e a relativa estabilidade monetária conquistada com o Plano Real (1994), propiciaram reestruturações em grande parte do tecido industrial brasileiro e, conseqüentemente, em seus padrões de produtividade e competitividade. A cadeia automotiva instalada no Brasil é uma referência neste contexto. Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da política industrial implementada pelo estado sobre o processo de reestruturação produtiva da cadeia automotiva nacional, a partir do conhecimento disponível sobre esse processo, ocorrido durante o período que se inicia nos anos 90 (com a intensificação da abertura econômica) e segue até o final do ano de 2003. O presente trabalho analisa quais foram os instrumentos de política industrial utilizados pelo estado ao longo do período e se tais instrumentos geraram ganhos ou perdas no que se refere ao aumento da eficiência e eficácia econômica e produtiva na cadeia automotiva nacional.
2004
Fernando da Silva Pereira
Auxílio do Data Warehouse e suas ferramentas à estratégia de CRM analítico
Atualmente, uma das grandes vantagens competitivas que uma empresa possui em relação a seu concorrente é a informação sobre seu cliente. As estratégias de Customer Relationship Management (CRM), propiciam o profundo conhecimento do cliente, para que a empresa possa tratá-lo de forma personalizada e reconhecê-lo como seu principal patrimônio. Segundo TAURION (2000) e DW BRASIL (2001), para suportar essa tecnologia, é necessário que as empresas possuam um repositório de dados históricos de clientes. O Data Warehouse (DW) possui diversas características que utilizam, de forma adequada e eficiente, ferramentas de desenvolvimento de modernos bancos de dados. Através da ferramenta Data Mining (DM), é possível descobrir novas correlações, padrões e tendências entre informações de uma empresa pela extração e análise dos dados do DW. A análise dos dados também pode ser feita através de sistemas On Line Analytical Proccess (OLAP), os quais ajudam analistas a sintetizar informações sobre as empresas, por meio de comparações, visões personalizadas, análise histórica e projeção de dados em vários cenários. Diante deste contexto, parece possível afirmar que o DW, juntamente com o OLAP, podem proporcionar grande suporte à estratégia de CRM. Desta forma, esta pesquisa apresenta como objetivo identificar e analisar as principais contribuições que o DW e suas ferramentas podem dar à estratégia CRM Analítico.
Organizações virtuais e empresas virtuais: aspectos econômicos/financeiros a serem considerados na sua criação e manutenção
Atualmente, a utilização de alianças estratégicas por empresas tem aumentado muito, devido a grande concorrência nos mercados nacionais e internacionais. Entre os tipos de alianças estratégicas comumente utilizadas estão os Consórcios, as Joint Ventures e as Organizações Virtuais (por meio da criação de Empresas Virtuais). Vários são os fatores que levam as empresas a utilizarem essas formas de aliança, entre elas a redução de custos, o aumento de participação de mercado, a aquisição de capacitação tecnológica. Para que tais uniões se concretizem com sucesso, metodologias de avaliação vêm sendo estudadas e adaptadas a essas diferentes formas de aliança com o intuito de minimizar os riscos de união envolvidos em tais processos. Entre esses estudos, pode-se destacar as ferramentas de análise econômica/financeira, que de certa maneira, já vêm sendo empregadas nos Consórcios e Joint Ventures. No que se refere às Organizações Virtuais e Empresas Virtuais existe uma lacuna no que diz respeito a esse assunto. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar as principais contribuições e limitações geradas pela inclusão de procedimentos de análise econômica/financeira nos processos de formação de Organizações Virtuais; manutenção de Organizações Virtuais; formação de Empresas Virtuais e manutenção de Empresas Virtuais.
Representação e análise de cadeias de suprimentos: uma proposta baseada no mapeamento do fluxo de valor
Este trabalho propõe um método de representação e análise de cadeias de suprimentos que visa permitir a identificação e conseqüente eliminação dos desperdícios que ocorrem ao longo de uma cadeia produtiva. Fundamentado nos conceitos de gestão da cadeia de suprimentos, produção enxuta e modelagem de empresas, este trabalho tem como principal justificativa a necessidade de se desenvolver mecanismos que possibilitem a integração entre empresas, melhorando os níveis de coordenação e sincronização dos fluxos de materiais e informações. O mapeamento do fluxo de valor, técnica de modelagem desenvolvida por ROTHERS & SHOOK (1998), visa auxiliar a obtenção de sistemas produtivos enxutos e foi utilizada como base para o desenvolvimento do método. Dois aspectos são levados em conta para a proposição do método: o primeiro diz respeito ao conteúdo de informações dos modelos e o segundo ao procedimento de aplicação. A principal característica do método é a decomposição em três níveis de mapeamento, indo de um nível mais genérico para um nível de maiores detalhes. Uma ilustração de um caso hipotético de aplicação é fornecida como exemplo. Como conclusões são expostas as vantagens e limitações percebidas no método. Os trabalhos futuros sugeridos se referem à avaliação, aplicação e complementação do método.
2002
Mário de Oliveira Andrade
Sistemas computacionais de suporte à medição de desempenho: proposição de critérios para análise, comparação e aquisição de sistemas
A gestão do desempenho organizacional tem assumido grande importância nos últimos anos. O surgimento de diversas metodologias de medição, as experiências de remodelagem de sistemas de medição em empresas e o aumento da produção científica mostram esse fato. Ao mesmo tempo, com o avanço das tecnologias de informação, diversos sistemas computacionais, oferecidos por empresas de informática e consultoria, se propõem a dar suporte à medição do desempenho organizacional. Observa-se porém que a taxa de falhas e insatisfação com o uso de sistemas de medição de desempenho, por parte dos executivos e gerentes, é alta. Assim, nesse trabalho são pesquisadas diversas propostas de sistemas de medição de desempenho, envolvendo arquiteturas, conceitos e ferramentas de tecnologia da informação (como os conceitos relacionados ao uso do Data Warehouse) e são especificados critérios para a análise, comparação e aquisição de sistemas. Para a realização desse trabalho é feita uma ampla revisão bibliográfica, a partir da qual são levantados conceitos e uma listagem de características desses tipos de sistemas e são realizados estudos com empresas clientes e fornecedoras de soluções de informática para o suporte ao processo de medição de desempenho, validando a listagem de critérios levantada e as análises realizadas. Assim, este é uma contribuição para o uso mais eficaz e eficiente da tecnologia da informação no processo de medição de desempenho.
Avaliação de modelos e proposta de método para representação da visão do produto na gestão ágil de projetos
A visão do produto sempre foi identificada como fator fundamental para o sucesso de projetos de desenvolvimento. O surgimento da abordagem denominada gerenciamento ágil de projetos, veio recuperar a importância do tema. Os autores da área propõem práticas e modelos para a criação e representação da visão do produto, e sugerem que defini-la seria uma forma de simplificar a etapa de iniciação. Ao analisá-los, percebe-se, porém, que são melhor adaptados ao desenvolvimento de software, não diferem significativamente da prática de GP tradicional e que os autores não consideraram o uso dos modelos de representação de produtos, presentes na literatura de gestão de desenvolvimento de produto, para concebê-los. O presente trabalho apresenta uma compilação dos modelos de representação existentes e, como objetivo principal, propõe um método para apoiar a criação e registro da visão do produto no gerenciamento ágil de projetos. Foram analisadas as áreas de gestão de projetos, planejamento estratégico, gerenciamento ágil de projetos, gestão de desenvolvimento de produtos e metodologia de projeto, de forma a considerar a contribuição da literatura de desenvolvimento de produtos. O pesquisador propôs um método, (procedimento) inicial, por meio da síntese da literatura, avaliou-o e aprimorou-o por meio de tentativas sucessivas de uso em exemplos teóricos. Uma vez estabelecido, procedeu-se a uma primeira verificação em caso de aplicação em laboratório, configurando-se como pesquisa de campo do tipo participante observador. Por fim, apresenta-se o resultado da aplicação do método, relatando sua viabilidade quando comparada a forma tradicional de declaração da visão. Essa demonstração indica que o método proposto conseguiu unir potencialidades dos modelos de representação pesquisados e que ainda abrange aspectos positivos como simplificação e desburocratização do processo. Apontam-se também necessidades de melhoria e temas para pesquisas futuras.
2009
João Luís Guilherme Benassi
Proposta de um método de gestão econômica para os sistemas produtivos tendo como base teórica os pressupostos que sustentam a contabilidade de ganhos da teoria das restrições e os princípios da produção enxuta
A produção enxuta tem provocado mudanças significativas nas empresas, mudanças estas que não vêm sendo acompanhadas pelos sistemas de gestão econômica, desenvolvidos sobre pressupostos equivocados da produção em massa que defendem que as otimizações locais isoladas conduzem à otimização global da empresa. Deste modo, pode-se afirmar que a contabilidade de custos não é capaz de prover as informações necessárias à correta tomada de decisão nas empresas enxutas. Por outro lado, constata-se uma coerência entre os princípios da produção enxuta e os pressupostos que sustentam a contabilidade de ganhos da teoria das restrições. Sendo assim, o objetivo desta tese é propor um método de gestão econômica tendo como base teórica os pressupostos que sustentam a contabilidade de ganhos e os princípios da produção enxuta, o qual será denominado de método do ganho médio. Embora os sistemas produtivos enxutos sejam os grandes motivadores para a proposição do método do ganho médio, este também se aplica aos sistemas produtivos tradicionais. Além das etapas de aplicação do método do ganho médio, são apresentadas, ainda, as regras que orientam as tomadas de decisão no mesmo e um modo de precificação. A aplicação do método do ganho médio em uma empresa enxuta consolidada fez com que esta passasse a compreender a importância do tratamento diferenciado das restrições e das não-restrições, bem como a necessidade de sempre orientar a sua tomada de decisão pelo ganho por unidade de restrição dos produtos. Porém, o mais importante foi que com a aplicação do método do ganho médio a empresa passou a medir os resultados da implementação enxuta por meio de um método de gestão econômica coerente com os princípios da produção enxuta.
2006
José Antonio de Queiroz
Gestão da pequena unidade de produção familiar de citros: uma análise dos fatores influentes no sucesso do empreendimento do ponto de vista do produtor de Bebedouro (SP).
Este trabalho visa identificar os fatores influentes no sucesso da gestão da pequena produção familiar citrícola sob o ponto de vista do pequeno produtor de Bebedouro, norte paulista. Inicialmente se apresenta a evolução da citricultura, a posição sócio-econômico da pequena produção de citros e a visão sistêmica do negócio. Posteriormente, os fatores externos e internos condicionantes da gestão e a racionalidade desses produtores em relação aos objetivos e recursos disponíveis para se adaptar às influências do meio em que se inserem. A amostra foi estratificada em dois grupos de produtores segundo o tamanho da propriedade, pois o volume da área pode conotar limitação de recursos e diferentes pontos vista, ainda que no conjunto sejam considerados pequenos. Verificou-se que os principais fatores externos são o clima e a política governamental, os internos são as finanças e os custos. O pequeno citricultor familiar gere o negócio e reage às contingências ambientais pela sua experiência e restrições, recorre eventualmente à orientação técnica e se caracteriza como agricultor tradicional. Nota-se uma lacuna no serviço de extensão rural pela falta do trabalho contínuo que o oriente técnica e administrativamente; e falta de união de produtores e órgãos representativos em torno de objetivos comuns que propiciem a essas famílias perspectivas de continuidade no campo e na citricultura.
2002
Vanda Marques Burjaili Romeiro
Proposta de uma metodologia de gestão de mudanças: aplicação em uma empresa desenvolvedora de software
A sistematização do PDS (processo de desenvolvimento de software) é reconhecida como um fator chave para o desempenho competitivo das empresas, pois assim garante-se a repetibilidade e a qualidade dos projetos de desenvolvimento. A sistematização do PDS é um dos projetos de mudança que possui um grande impacto na melhoria do processo, uma vez que a definição do processo estabelece o padrão de trabalho, como também as ferramentas de apoio ao processo. Esse projeto de melhoria deve ainda estar inserido no contexto mais amplo da gestão de mudanças das empresas, pois seu impacto pode afetar todas as áreas da empresa. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma metodologia de gestão de mudanças desenvolvida, com ênfase no relato de experiências práticas de sua aplicação, na institucionalização do processo de venda e desenvolvimento de software sob encomenda (PV&DS) de uma empresa desenvolvedora de software, que está inserida em uma rede de colaboração. A metodologia proposta sintetiza as melhores práticas dos seguintes métodos de gestão de mudança: SSM (Soft Systems Methodology); Modelo Ideal (Initiating, Diagnosing, Acting, Establishing e Learning ); DMAIC (Define, Measure, Analyze e Control) do Six Sigma; metodologia de transformação TransMeth; e metodologia de transformação do PDP. Três projetos de mudanças foram implantados: instanciação do PV&DS; implantação da fase de vendas; e implantação da fase planejar projeto. A utilização da metodologia de gestão de mudança proposta mostrou ser uma adequada ferramenta para a implantação de mudanças. Ela serviu como um guia para a customização e institucionalização do novo processo da empresa, proporcionando aos colaboradores um espírito de confiança e otimismo quanto aos resultados da mudança.
2006
Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
O meio ambiente e a organização: um estudo de caso baseado no posicionamento de uma empresa frente a uma nova perspectiva ambiental
O presente trabalho tem por objetivo as motivações que tencionam as organizações empresariais a adotar práticas de gestão ambiental, bem como o modo de internalização dessas práticas. Para a realização de tal intento, o projeto foi dividido em três partes principais. Na primeira parte, levou-se a cabo uma revisão da literatura pertinente, com a apresentação de um panorama histórico acerca do tratamento das questões ambientais, a apreciação dos conceitos e abordagens teóricas que a gestão ambiental empresarial vem assumindo e, o tratamento dado pela teoria econômica sobre o assunto. Na segunda parte, empreendeu-se um estudo de caso de uma organização com postura ambiental diferenciada, no qual procurou-se elucidar os aspectos relativos aos modos e motivações que levaram a instituição a adotar tal comportamento. As informações, obtidas durante o processo de coleta de dados, salientam que, apesar do posicionamento ambiental adequado da empresa, a internalização da variável ambiental é principalmente motivada por fatores econômicos-financeiros. Num primeiro instante, a empresa resguarda-se da aplicação dos dispositivos legais vigentes; em uma etapa posterior, com a visualização de oportunidades de retornos financeiros decorrentes dos ganhos em eficiência operacional como também da melhoria da imagem institucional, a empresa passa a ser mais atuante.
2007
Fernando Hagihara Borges
Governança corporativa e otimização de portfolios: a relação entre risco e retorno e boas práticas de governança
O objetivo deste trabalho é verificar se ações de companhias que adotam boas práticas de governança corporativa proporcionam maiores retornos e menor risco aos investidores ao compará-las com ações de empresas que não se comprometeram a adotar tais práticas. Para cumprir este objetivo são utilizados três modelos de otimização de portfolios. O primeiro modelo, o modelo Maxmin, maximiza o menor retorno mensal, enquanto o segundo maximiza o retorno anual. Já o terceiro modelo minimiza o desvio médio absoluto da carteira, que é considerado como uma medida de risco. Todos os modelos serão solucionados por métodos de programação linear (PL), em que não é considerado o número de ações da carteira, e de programação inteira mista (PIM), em que são inseridas restrições nos modelos que permitem especificar o número mínimo e máximo de ações. Os modelos são aplicados para uma carteira composta por ações que estão no IGC e para uma carteira formada por ações que estão no IBOVESPA. Os resultados obtidos para as duas carteiras são comparados, buscando evidenciar a idéia de que a boa governança corporativa está relacionada com maiores retornos e menores riscos. Neste sentido, o presente trabalho busca verificar empiricamente se, realmente, as ações de empresas com boa governança proporcionam maiores retornos e menor risco aos acionistas e, desta forma, fornecer novas informações que contribuam com o conhecimento e maior desenvolvimento do tema. Os resultados deste trabalho evidenciam o melhor desempenho da carteira formada pelas ações do IGC, que apresentaram maiores retornos e menores riscos. Diante destes resultados, há indícios de que o compromisso com práticas adicionais de boa governança corporativa pode estar proporcionando maior retorno e menor risco.
2007
Aieda Batistela de Sirqueira
Comunicação e gestão da informação com o uso de TI: estudo multicaso em pequenas empresas do setor de informática de Ribeirão Preto - SP
O objetivo deste trabalho é identificar os recursos de TI e analisar de que forma as pequenas empresas podem utilizá-los para realizar a comunicação e a gestão da informação, privilegiando o uso de computadores para esta finalidade. A criação e o surgimento de recursos baseados na tecnologia da informação permitiram uma nova abordagem para estes aspectos. A realização da comunicação e a gestão da informação por meio de recursos baseados na tecnologia da informação impactaram de maneira significativa na forma com que o trabalho era realizado nas empresas. A importância do uso de recursos que possibilitem a realização do processo de comunicação mediada por computador, aliada à necessidade de se obter informações tempestivas e corretas, se tornaram variáveis associadas à melhoria da competitividade organizacional. A metodologia empregada nesta pesquisa foi o método qualitativo-exploratório, em que o estudo multicaso, proporcionou vivenciar a realidade com base no referencial teórico apresentado na pesquisa bibliografia. O trabalho de campo contou com a colaboração de três pequenas empresas do setor de informática da cidade de Ribeirão Preto-SP, nas quais foram possíveis a identificação dos recursos contemplados na pesquisa bibliográfica, e a análise de sua utilização em cada uma das empresas pesquisadas.
2007
Alexandre Henrique Felcar
Um modelo para planejar, implementar e acompanhar a estratégia de CRM (Customer Relationship Management)
Inseridas num cenário altamente competitivo, as organizações primam pelo alcance da vantagem competitiva sustentável (VCS), embora essa última seja, cada vez mais, efêmera. Nesse contexto, surge o customer relationship management (CRM) como estratégia de negócio. Fundamentado no marketing de relacionamento personalizado e na infra-estrutura da tecnologia de informação, o CRM representa uma solução para viabilizar o alcance da VCS. Entretanto, deve-se enfatizar a relevância dos processos organizacionais e das pessoas, visto que eles compõem a empresa que adota a estratégia do CRM. Por outro lado, observa-se que o assunto sobre a gestão do relacionamento com o cliente destaca-se nos ambientes da academia e do mercado. Desse modo, esta pesquisa tem como objeto de estudo a estratégia de CRM, apresentando como objetivo geral a proposta de um modelo para planejar, implementar e acompanhar a estratégia de CRM. Este trabalho caracteriza-se como sendo uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo como procedimentos para o alcance do seu objetivo geral. Nota-se que, inicialmente, a pesquisa bibliográfica aborda os aspectos gerais sobre o CRM e, mais adiante, o enfoque representa os modelos e/ou abordagens da literatura sobre o planejamento, a implementação e o acompanhamento dessa estratégia. A partir da revisão bibliográfica e da pesquisa preliminar de campo, foi desenvolvido o protótipo do modelo final que, em seguida, foi submetido às críticas, sugestões e considerações de especialistas, durante a segunda etapa da pesquisa de campo, conforme o método de pesquisa apresentado. Sendo assim, a consistência e a aplicabilidade do modelo foram constatadas, considerando-se o modelo proposto (um conjunto de etapas seqüenciais) um método para planejar, implementar e acompanhar a estratégia de CRM. Porém, algumas limitações foram observadas e, por último, foram sugeridas algumas atividades futuras, percebendo-se a vanguarda do CRM e a carência do mercado.
2007
Maria Isabel Franco Barretto
Monitoramento de operações de retificação usando fusão de sensores
O presente trabalho trata da análise experimental de um sistema de monitoramento baseado na técnica de fusão de sensores, aplicado em uma retificadora cilíndrica externa. A fusão é realizada entre os sinais de potência e emissão acústica para obtenção do parâmetro FAP (Fast Abrasive Power) através do método desenvolvido por Valente (2003). Através da simulação de problemas encontrados nos processos de retificação (falha de sobremetal, colisão, desbalanceamento e vibração), foram captados os sinais de potência e emissão acústica e a partir destes gerado o parâmetro FAP, comparando seu desempenho, na detecção dos problemas, com os outros dois sinais. Para a análise foram construídos os gráficos das variações dos sinais em relação ao tempo de execução do processo e os mapas do FAP e acústico. O sistema de monitoramento avaliado tem como característica baixa complexidade de instalação e execução. Os dados experimentais revelam que o FAP apresenta uma velocidade de resposta maior que a potência e levemente amortecida em relação à emissão acústica. O nível do seu sinal é igual ao da potência mantendo-se homogêneo durante o processo, ao contrário da emissão acústica que pode ser influenciada por diversos outros parâmetros, tais como geometria da peça, distância do sensor, montagem do sensor, entre outros, que independem da interação ferramenta-peça. O resultado é uma resposta dinâmica e confiável, associada à energia do sistema. Estas características são interessantes para o monitoramento de processos de retificação (excluindo a dressagem) sendo superiores àquelas apresentadas isoladamente pelos sinais de potência e emissão acústica.
2007
Luciano Alcindo Schühli
Gestão do conhecimento na pequena empresa: a modelagem organizacional como ferramenta para gerir o conhecimento e o capital intelectual
A presente dissertação tem como objetivo geral estudar de que forma a modelagem organizacional EKD pode auxiliar a pequena empresa a gerar e gerir seu conhecimento e seu capital intelectual. Saber da importância do conhecimento no mundo dos negócios atualmente é pré-requisito fundamental para qualquer gestor. Para tanto é necessário saber administrá-lo, buscá-lo de modo contínuo e utilizá-lo da melhor forma possível. Tais ações auxiliam os gestores de empresas a enfrentarem um ambiente cada vez mais turbulento e instável. As empresas de uma forma geral, e, especificamente a pequena empresa, necessita de ferramentas que a auxiliem nesta atividade de coletar, armazenar, analisar e utilizar este conhecimento, que circula dentro das organizações. Através da revisão bibliográfica dos temas envolvidos e das inquietações da pesquisadora, foram formuladas as variáveis e as questões desta pesquisa. Por meio de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, foi possível levantar as principais especificidades da pequena empresa que afetam sua gestão, principalmente sob o enfoque de gestão do conhecimento individual e coletivo. No trabalho de campo foram estudadas cinco empresas de pequeno porte da cidade de Ribeirão Preto, de vários segmentos. O resultado deste trabalho é a proposta de utilização da ferramenta de modelagem organizacional EKD para contribuir na sistematização e operacionalização do processo de gestão do conhecimento na pequena empresa considerando suas particularidades.
2007
Helcimara Affonso de Souza
Avaliação da influência dos estilos cognitivos no perfil do aluno de educação a distância
Com o significativo crescimento da Educação a Distância (EAD) surge uma preocupação, que é a validação da qualidade dos cursos e da aprendizagem dos alunos. Uma alternativa promissora é a criação de cursos mais customizados, mas para isso é necessário conhecer as preferências individuais dos alunos, e uma das ferramentas é a identificação de seus estilos cognitivos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência dos estilos cognitivos no perfil do aluno de cursos da modalidade a distância. Optou-se por uma pesquisa exploratório-descritiva, visando obter maior familiaridade com o problema e possibilidades para descrever o fenômeno dos estilos cognitivos na EAD, utilizando um instrumento psicométrico traduzido. A amostra foi constituída por 103 alunos, distribuídos entre os cursos de Administração, Tecnólogo em Gestão Financeira e Computação. Os resultados confirmam que os alunos possuem estilos cognitivos diferentes, o que reforça a necessidade de cursos mais individualizados, com estratégias de aprendizagem diversificadas, respeitando e valorizando as características individuais dos estudantes. São discutidas as implicações dos achados, bem como as diferenças significativas entre os estilos cognitivos e o perfil dos alunos nos três cursos estudados.
2007
Elaine Maria dos Santos
Os processos de desenvolvimento de software: uma investigação sobre a qualidade
As realizações e atividades desenvolvidas pelo homem em qualquer segmento produtivo são geradas pela percepção de suas necessidades, pelo acompanhamento da evolução tecnológica e pela adequação aos cenários e aos comportamentos da sociedade, seguindo uma abordagem global. Questões relacionadas aos programas de melhoria da qualidade na indústria do software, hoje caracterizadas como competências qualificadoras para a competitividade, tornar-se-ão um conjunto de exigências básicas para a sobrevivência de longo prazo no mercado internacional. Esta realidade faz parte das empresas do mundo todo, principalmente da empresa brasileira, dada a meta de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida estabelecida para a sociedade. Neste contexto, o mercado em que atuam as empresas de pequeno porte é extremamente competitivo. Em se tratando de melhoria de desenvolvimento de software, o CMM (Capability Maturity Model), desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Software, da Universidade de Carnegie Mellon, por solicitação do Departamento de Defesa Norte Americano, tem como objetivos: avaliar o nível de maturidade das empresas desenvolvedoras de software e propor melhorias para seus processos. Este modelo apresenta cinco níveis crescentes de maturidade: inicial, repetível, definido, gerenciado e em otimização. O objetivo desta dissertação é apresentar uma contribuição às empresas desenvolvedoras de software, em especial às de pequeno porte, que desejam aumentar a qualidade de sues processos de desenvolvimento, utilizando um modelo o qual fora desenvolvido originalmente para grandes empresas e projetos. A investigação exploratória sobre a qualidade nos processos de desenvolvimento de software será enriquecida através de uma aplicação, a qual será realizada em uma empresa desenvolvedora de soluções de software localizada no município de São Carlos, interior de São Paulo.
2001
Angelita Moutin Segoria
Desenvolvimento de um modelo para estágio integrado Universidade-Empresa
A proposta deste trabalho é apresentar um modelo desenvolvido para um programa de Estágio Integrado Universidade-Empresa, cujo objetivo é o aprimoramento de universitários de modo que estes cheguem ao mercado de trabalho apenas para atenderem suas exigências. Estende-se que, para atender a estas exigências, o profissional deve possuir uma postura condizente com o ambiente de trabalho, ter uma visão holística e sistêmica do mercado de trabalho e da empresa e estar capacitado para adquirir, aplicar e transmitir o conhecimento no ritmo em que elas foram surgindo. A metodologia utilizada para formar este tipo de profissional é baseada em um sistemas dual (cíclico), onde o aprendiz passa períodos na empresa, buscando entendê-la e conhece-la, e tentando descobrir quais são as suas carências e necessidades de formação, e os períodos na Universidade, realizando atividades que supram estas carências e atendam as suas necessidades, desenvolvendo-o, assim, profissionalmente. Entende-se que o desenvolvimento profissional está dividido em duas fases que se complementam: 1) o aperfeiçoamento do conhecimento técnico, realizado através da integração Universidade-Empresa e 2) a realização de um projeto. Para tal, serão apresentados, além de um modelo, os programas de estágio integrado que foram realizados, juntos com a revisão bibliográfica, para dar suporte ao desenvolvimento do Modelo.