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A criança, a matemática e a escola

Este trabalho discute as construções matemáticas que as crianças realizam na infância antes de entrar na escola, como por exemplo: seriação, classificação, contagem numérica, etc. Lançando um olhar para o ambiente escolar, mais especificamente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, percebemos que, muitas vezes, a prática docente vai de encontro às construções realizadas pelas crianças em interação com o meio. O texto traz algumas situações de sala de aula que são analisadas a partir de determinados referencias teóricos, como Psicologia e Sociologia da Infância.

Year

2008

Creators

Nogueira, Gabriela Medeiros

O idoso de classe média

É na classe média que certamente se encontra o equilíbrio cultural da sociedade, haja vista que aí se aglutinam os elementos mantenedores da economia do país em termos de mão-de-obra especializada e tecnicista. Embora não se constituindo na maioria da população, é a mais significativa, onde se podem buscar subsídios para analisar a família e a sociedade, já que dela emanam os caracteres responsáveis pela moral e os costumes. A proposta de análise do adulto velho de classe média se deve especialmente a isso. Espera-se uma resposta dirigida para a mudança de atitudes e valores familiares e sociais com respeito à velhice. A classe média pode proporcionar ao velho melhores condições de vida se houver uma maior compreensão e aceitação dessa fase do ciclo de desenvolvimento humano.

Year

2008

Creators

Porto, Ivalina

Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental

O presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes à esses níveis de ensino. Analisaremos de que maneiras as culturas infantis podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre ambos níveis de ensino. Para atingir tal objetivo, iniciamos este artigo contextualizando a pesquisa realizada em uma escola pública do município do Rio Grande e, logo após, propomos uma discussão acerca dos lugares ocupados pelos sujeitos infantis na contemporaneidade, buscando delinear os aspectos históricos e sociais que demarcam as infâncias tal como a percebemos na esfera social e, principalmente, nas instituições educativas. A partir dos achados da pesquisa e do referencial teórico (Sociologia da Infância) que subsidiou nosso estudo, bem como nossa concepção acerca das infâncias, procuramos discutir as possibilidades educativas de articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo da expressão das culturas infantis.

Year

2008

Creators

Protásio, Michelle Reinaldo de Albuquerque, Simone Santos de Albuquerque, Simone Santos

Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania

This research is a statement about experiences in environmental education activities realized by a group of the Program “University Solitary” from FURG-RG in February- 2000, in the district of Cajueiro (AL). The purpose of this task was to qualify multipliers about the environmental education in several areas of knowledge. The methodology used was an action with the participation of a group through a diagnostic of the community, pointing out the problems, establishing the priorities and elaborating the plan of action with the community. There was a priority in the environmental education among the group in all activities extending to areas of health, education, support, culture and leisure.

Year

2008

Creators

Pires, Pierre André Garcia Bromberger, Suzi Mara Teixeira

Formação do professor de sociologia sob uma nova perspectiva: a interdisciplinaridade como uma possibilidade

O artigo aborda a formação do Professor de Sociologia da Educação Básica, situando esse processo dentro da possibilidade de construção de um novo paradigma na formação de professores: a interdisciplinaridade.

Year

2008

Creators

Rinaldi, Rita de Cássia Grecco dos Santos Leandro Haerter, Leandro

Aprender como aprender: otimização da aprendizagem

O presente trabalho emerge de pesquisa envolvendo a temática neurociência e aprendizagem, tendo como foco reconhecer a importância atribuída por professores e alunos aos conteúdos advindos da neurociência como meio de otimizar a aprendizagem. O estudo envolveu alunos e professores de Biologia do ensino médio de escolas públicas e particulares do município do Rio Grande. Os achados da pesquisa indicam a necessidade de considerar a inserção de conteúdos carcterísticos da neurociência nos programas de Biologia no ensino médio.

Year

2008

Creators

de Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes Novo, Magda Suzana

Apresentação

No summary/description provided

Year

2008

Creators

Porto, Ivalina

Expediente

No summary/description provided

Year

2008

Creators

Porto, Ivalina

Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos

Este trabalho, fundamentado nos estudos da sociologia da infância, é resultado da tese de doutorado que teve como objetivo compreender como as crianças constituem suas culturas da infância, nas relações que estabelecem entre si e nas formas de ação social que constroem nos espaços-tempos do brincar. Neste recorte, inicialmente apresento as principais referências teóricas e a configuração metodológica da pesquisa. Em seguida, analiso a participação social das crianças no contexto da brincadeira coletiva, apontando as estratégias que elas utilizam para entrar em um grupo de brincadeira, assim como as ações de resistência ou aceitação às tentativas de entrada de uma criança.

Year

2008

Creators

Borba, Angela Meyer

La petite souris, ou les aventures d’un rituel enfantin

En France, la perte des dents de lait s’accompagne d’un rituel qui se déroule essentiellement la nuit : on dit que la petite souris passe prendre la dent tombée et glissée sous l’oreiller de l’enfant, pour y déposer en échange une pièce ou un bonbon. L’événement est l’occasion de deux phénomènes a priori contradictoires : il permet aux enfants de devenir grands en acquerrant leurs dents définitives et passant l’épreuve de la perte, mais il les plonge une dernière fois dans l’univers onirique de l’enfance à travers la croyance en un personnage imaginaire, la petite souris. Le rituel procède donc en même temps d’une culture enfantine et d’une socialisation de l’enfant visant son acceptation dans le monde des grands.

Year

2008

Creators

Delalande, Julie

La petite souris: reflexões em torno de uma socioantropologia da infância

Neste número da revista Momento apresentamos o artigo “La petite souris, ou les aventures d’un rituel enfantin”, de Julie Delalande1, gentilmente cedido pela autora para publicação e divulgação no Brasil. A pesquisadora francesa tem realizado pesquisas com crianças, com forte inspiração no chamado novo paradigma para os estudos sociais sobre a infância, que propõe, centralmente, a compreensão da infância como construção social e as crianças como atores sociais e protagonistas ativos de sua socialização.

Year

2008

Creators

Delgado, Ana Cristina Coll Marchi, Rita de Cássia

Um cofre de recordações: lembranças da infância e da educação na narrativa de João Simões Lopes

O texto apresenta exemplos da produção memorialista de João Simões Lopes, destacando seus aspectos mais importantes e considerações sobre a educação. A autobiografia, inscrita sob outros nomes, é hoje considerada tanto documento literário quanto documento histórico. Estabelece-se a idéia de que a memória do narrador e os instrumentos de análise e interpretação do pesquisador são elementos que se imbricam e complementam para melhor compreender a realidade em estudo.

Year

2008

Creators

Arriada, Eduardo

O pedagogo e o cientista da educação

O objetivo deste texto é desenvolver uma abordagem sobre a relação entre pedagogia e ciência, discutindo o campo de atuação profissional do pedagogo e os requisitos para que ele possa ser concebido como cientista da educação. Tendo isso em conta, não se abonam, por exemplo, as concepções tradicionais sobre conhecimento puro e conhecimento aplicado, teoria e prática, assim como a especialização disciplinar. O texto é construído procurando tratar o fenômeno abordado em sua totalidade.

Year

2008

Creators

Leite, Ivonaldo Neres

O ratinho, ou as aventuras de um ritual infantil

Na França, a perda dos dentes de leite é acompanhada de um ritual que se desenvolve essencialmente à noite: diz-se que o ratinho pega o dente caído e escondido sob o travesseiro da criança e troca-o por uma moeda ou um doce. O acontecimento é ocasião de dois fenômenos a priori contraditórios: ele possibilita às crianças se tornarem grandes ao passar pela prova da perda e adquirirem seus dentes permanentes, mas ele as mergulha uma segunda vez no universo onírico da infância através da crença em um personagem imaginário, o ratinho. O ritual procede, portanto, ao mesmo tempo da cultura infantil e de uma socialização da infância visando a sua aceitação no mundo dos mais velhos.

Year

2008

Creators

Delalande, Julie

Expediente

No summary/description provided

Year

2008

Creators

Porto, Ivalina

Apresentação

No summary/description provided

Year

2008

Creators

Porto, Ivalina

VISUAL ARTS, TECHNOLOGY AND EDUCATION: PEDAGOGICAL EXPERIENCES WITH THE PROJECTOR IN THE CLASSROOM

This article discusses a survey on the use of technology in schools through experiments with projector technology used as an investigative study in the discipline of Visual Arts, with groups of adolescents in public schools in Pelotas, RS. Despite being a projector old technology, we observed its underuse in school, being still unknown for students and teachers. Through the research of materials, students experienced the aesthetic possibilities of the discovery of light, transparency and opacity, exercising the expression and creativity in the proposals made. Transcending its conventional use, the projector was valued reframe and its potential.

Year

2011

Creators

Neves, Ângela Balzano Zamperetti, Maristani Polidori

EXPERIENCE STORIES: COMMENTS IN PRACTICAL THE PEDAGOGICAL IN THE TRAINING SUPERVISED IN PHYSICS

In this article, we report a pedagogical experience at Physics high school classroom, from its planning to the praxis in itself. The preceding process was part of the subject of Supervised Apprenticeship in Physics at the Federal University of Rio Grande - FURG - and which was done in a public state high school in the city of Rio Grande in Rio Grande do Sul - RS. Besides showing reports about the beginning of the teaching activity of an academic of the Physics course, this paper also brings reflexive actions about how to act and proceed in certain situations within a classroom. There is, too, the objective to demonstrate the planning process of the apprenticeship through a structuring issues.

Year

2011

Creators

Araújo, Rafaele Rodrigues de Mackedanz, Luiz Fernando

Os jovens em comunidades do Orkut: as culturas juvenis expressas neste ambiente

The growing participation of adolescents in the social network Orkut and in its communities makes it possible for us to learn about youth cultures expressed by adolescents in their communications, providing us with a rich context for investigations in the fields of psychology and Education. This study presents two Case Studies comprising the communities entitled “Teenagers Suffer” and “I love being a teenager”. The data that led to the choice of these communities, after a research using the word adolescent, are described. The Case Studies show a significant interaction within the scope of the Forums, comprising games created by the members of the community themselves. The titles of the communities are treated mainly in the Polls, such as, for example, the complaints manifested by adolescents about this period of their lives in the community “Teenagers suffer”. The importance of schools and their appropriation of this knowledge of what adolescents think and the ways adolescents interact nowadays is pointed out, as adolescence is changing very quickly, influenced by different sociocultural factors.

Year

2010

Creators

Rapoport, Andrea