RCAAP Repository

Meio ambiente como tema transversal

The article reports on the performance of two projects developed with third-grade children in a public school setting. The experience privileged the transversal environment theme, through book-reading, lectures and interviews carried out by the students, and through a visit made to an energy company. The results, according to the author, were excellent and the students presented better performance in school and more sociable behavior.

Year

2000

Creators

Rodrigues, Maristela Ortolan

Jornal como proposta de educação para a cidadania

The article describes the experience of a Santos, São Paulo, municipal school-teacher, through which it was possible to put together a newspaper in the classroom. The news, gathered from newspapers and magazines, was discussed and used as reference to elaborate collective texts that would then be placed on murals. Over and beyond this discussion phase, in which the students learnt a little bit about newspaper production, there was the research and newspaper text elaboration part for the class paper.

Year

2000

Creators

Barros, Miriam da Rocha

Os estatutos do homem

Thiago de Mello - Nascido em 1926, na cidade de Barreirinha,interior do Amazonas, Thiago de Mello é autor de algumas das mais expressivas obras da literatura amazonense e brasileira. Iniciou seus estudos em Manaus, mas depois transferiu-se para o rio de Janeiro, onde cursou até o quarto ano da Faculdade de Medicina. dividido entre a arte poética e a ciência médica, optou pela primeira. Publicou seu primeiro livro Silêncio e palavra, em 1951. Thiago foi um dos intelectuais perseguidos pela ditadura militar de 1964. viveu um longo período no exílio, permanecendo no chile até a derrubada do governo socialista de Slavador Allende. Entre suas obras,podemos destacar: Narciso cego (1952), Faz escuro mas eu canto (1965) e Os estatutos do homem (1977).

Year

2000

Creators

Mello, Thiago de

LAPIC: Espaço lúdico de conhecimento sobre TV/criança

The article presents an abstract on history, on the goals of the LAPIC -Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicações (Infancy, Imaginary and Communications Research Laboratory) -, a production and socialization center on knowledge on the TV/Child relationship linked to the University of São Paulo School of Communications and Arts. The author, who is the coordinator of the laboratory, begins commenting on her own trajectory towards the study of the child/imaginary/TV relationship. She emphasizes the research, seminars, symposia and other activities organized by LAPIC, highlighting the importance of discussing the theme, especially in current reality, in which TV is an ever-growing part of people's day-to-day lives.

Year

2000

Creators

Pacheco, Elza Dias

Vídeo no Museu de Anatomia e Veterinária da USP

The article deals with the proposal to use the video as an informative complement in museums for specialized collections. In MAV's case, veterinary anatomical pieces. In the absence of the operational body that may respond to visitor questions, questionnaires were set up to map visitor expectations and, as a result of these, the informative content used in the video aims at supplying, at least in part, answers to a few of these questions.

Year

2000

Creators

Ceravolo, Suely Moraes Mariana, Arani Nanci Bomfim

Editorial

No summary/description provided

Year

2001

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Comunicação/educação: conhecimento e mediações

No summary/description provided

Year

2001

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Comunicação e educação: a perspectiva do receptor

A autora lembra o problema da perda da hegemonia do indivíduo social na contemporaneidade para destacar a importância do aluno como receptor ativo, parte do diálogo necessário entre emissor/professor-receptor/aluno no processo educativo. Salienta que a instituição escola não pode continuar enclausurada no discurso autoritário. Ela precisa abrir-se às experiências concretas vivenciadas pelos jovens. Tais experiências são, cada vez mais, mediadas pelos meios de comunicação. Daí a importância da inter-relação comunicação/educação e de o professor/emissor estar aberto ao diálogo com o aluno/receptor, pois a permanência desta barreira só acentua a ineficiência da instituição escolar.

Year

2001

Creators

Guimarães, Margaret de Oliveira

Mundo do trabalho e educação a distância

Os autores discutem como as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, devido às novas tecnologias e ao aumento da exploração do conhecimento como mercadoria, refletem-se na educação. Eles fazem uma breve análise das posições de Adorno, Horkheimer e Habermas sobre a comunicação, cultura e educação no capitalismo, com o objetivo de criticar a instrumentalização da educação para o trabalho. Destacam ainda a importância do trabalho intelectual na contemporaneidade e alertam sobre sua apropriação pelo capital. Fazem, ainda, a crítica aos usos da educação a distância como subtração do trabalho intelectual, mas chamam a atenção para como as tecnologias de comunicação podem ser utilizadas de maneira libertadora, à medida que possam ser horizontalizadas e estendidas a todas as camadas da população.

Year

2001

Creators

Lima, Maria de Fátima Monte Bolaño, César Ricardo Siqueira

Jornal escolar: inter-relação criativa

O autor trata da importância do trabalho pedagógico a partir da imprensa escrita. Salienta a dinamicidade e a interação que o jornal propicia entre o aluno e os grandes temas da atualidade. Destaca também que este trabalho não pode ser desenvolvido de forma ingênua, tomando o jornal da mesma forma que se toma o livro didático. É preciso que o professor tenha consciência dos processos de edição dos fatos e que, assim como o livro didático, cada jornal transmite um ponto de vista sobre a realidade. O autor ressalta, ainda, ser exatamente este o trabalho mais importante que o professor tem a fazer, ou seja, portar-se como mediador cultural entre os anseios de seus alunos e a complexidade dos fatos sociais.

Year

2001

Creators

Ijuim, Jorge Kanehide

Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal

Este artigo apresenta e discute, ainda que brevemente, o recente impasse gerado no interior da Igreja Católica no Brasil: aceitar a realidade do pluralismo religioso e optar pelo diálogo com as igrejas evangélicas através, inclusive, da democratização dos espaços comunicacionais, ou empenhar-se por vencer a concorrência religiosa (sobretudo pentecostal e neopentecostal), investindo na produção de um marketing católico. 

Year

2001

Creators

Marques, Luís Henrique

Desafios da comunicação global

The author discusses the complex relationship there is between the globalized world and the constant advances made in communication technologies and the restrictions the world populations confront to have access to such technologies. The main emphasis is on the fact that these new technologies are concentrated in the hands of transnational companies that, often, have more decision-making power than the national States themselves. The need for transnational company regulation aiming at a responsible and democratic media action is stressed in the article. Such regulation depends, increasingly, on global institutions such as non-governmental organizations- NGOs. The article presents a perspective the need for education and literacy for the media.

Year

2001

Creators

Biernatzki, William E.

Sociedade da informação: políticas da União Européia

The article discusses the main policies and programs developed by the European Union (EU) aiming at attending to the needs imposed by the information society. It traces a panorama of this society, propelled by advanced information and communications technologies. The author observes market redimensioning and the changes in territorial spaces as a result of the globalization process, and how the new configurations highlight the technological sector. Considering this, the author comments on a few of the aspects contained in the main reports and documents elaborated by the European Union in the 1990's, as well as on a few programs created especially to capacitate teachers and students, giving priority to education and to the information society. According to the article if, on one hand, there are great investments being made in the technological sector, on the other great concern must be given to the social consequences of the process.

Year

2001

Creators

Murciano, Marcial Reis, Hiliana

Educação: os valores e as pessoas (Entrevista com Nílson José Machado)

Nílson José Machado, professor doutor da Faculdade de Educação da USP, em entrevista exclusiva a Comunicação & Educação, fala de sua trajetória intelectual, de seu interesse pela Matemática, pela Filosofia e, principalmente, pela Educação. Discute a natureza da crise do sistema educacional e afirma que grande parte do problema está na falta de clareza e de discussão, com a sociedade, sobre os valores e o projeto que se quer para a Educação. Critica o excesso de documentos que pretendem orientar a ação do professor em sala de aula e realça a importância de a escola estar enraizada em sua comunidade. Destaca, ainda, a valorização profissional do professor, do ponto de vista do regime de trabalho e do salário, como caminho para a melhoria da qualidade do ensino. Ele apóia a promoção automática dos alunos, mas discorda da forma como tal medida foi implantada. Para ele, a Educação para o trabalho deve pautar-se pela importância da formação integral, abrangente, condenando a especialização. Finaliza suas declarações falando sobre cidadania e os pontos importantes a serem levados em conta pela Educação para o terceiro milênio.

Year

2001

Creators

Paulino, Roseli Aparecida Fígaro

Impasses na música popular brasileira

The author writes about Rede Globo television's initiative to try to revive the major Brazilian Popular Music Festivals, common in the 1960's and 1970's, by promoting, in September 2000, its Brazilian Music Festival. According to the organizers, the objective was to map interests and tendencies in order to bring new airs to the impasse created by the market model saturation created by the phonographic industry. The article criticizes the results that were reached and stresses the need there is to invest in new artistic and musical teaching and to establish the limits between market demands. It also considers diffusion mean manipulation and what is hoped for the future of musical and cultural expression, so important for the country.

Jornalismo versus pensamento único

A autora traça um paralelo entre os fundamentos do jornalismo - que, segundo destaca, são necessários para permitir e estimular maior envolvimento e participação dos cidadãos na construção da realidade social – e a realidade cotidiana da prática jornalística, que acaba se rendendo às imposições mercadológicas. Observa a relação decisiva existente entre as condições de produção jornalística e a qualidade do que é produzido. Para ela, o jornalismo cultural é uma abordagem aprofundada, mais humana e crítica, que permite a prática de um jornalismo mais próximo dos interesses coletivos e da construção da cidadania. Lembra que o jornalismo hegemônico pauta-se apenas pela eficácia mercadológica. Conclui afirmando que o profissional de comunicação não pode continuar reproduzindo este modelo. É preciso dar voz a outros discursos, fugir da homogeneização e romper com o pensamento único.

Year

2001

Creators

Oliveira, Claúdia Barcellos de

Auto-estima para apropriação do saber

Professora da primeira série do ensino fundamental trabalha para elevar a auto-estima das crianças, criando ambiente favorável – sensível, positivo, amigável – e com isso melhorar a apreensão dos conteúdos disciplinares, relacionando-os com a vida concreta. A professora desenvolve seu projeto ao longo do ano letivo e o apresenta, de forma criativa, na Mostra de Ciências e Cultura da escola.

Year

2001

Creators

Rodrigues, Lúcia de Fátima Pereira Santos

A Internet na escola: o site da Estação Ciência

The author treats the computer and the Internet as teaching tools to be used in the classroom, and claims that the main barriers to their greater usage are related to budgets and training. She argues that these resources can lead to distance learning, since the virtual space that the Internet allows for, brings students and teachers closer together. Through it experiences can be simulated and exercises can be monitored in real time. She also emphasizes the Estação Ciência site that belongs to USP's Culture and University Extension Pro-Rectorship's Scientific, Technological and Cultural Diffusion Center. The domain is http://www.eciencia.usp.br

Year

2001

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho