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Futuros e utopias da Modernidade
O autor faz uma reflexão sobre a Modernidade e a Modernidade-mundo, discutindo como suas criações filosóficas, científicas e artísticas caminham entre a razão e a fabulação, entre o desencantamento e o reencantamento do mundo à medida que o contexto histórico-social é marcado pela esperança no futuro e a crença na utopia. Explica essa sua reflexão tomando como exemplo as principais idéias que circularam e circulam em cada momento histórico: do Renascimento, do Iluminismo, do Romantismo, do Relativismo e do Globalismo. Conclui deixando para reflexão a hipótese de que o Globalismo pode ser o momento da história em que o Socialismo começa a formar-se enquanto modo de produção.
Cultural industry: Bourdieu and the classical theory
The article aims al analyzing Pierre Bourdieu’s book Sobre a televisão (About television). This reflection also traces a parallel between this author ‘s contributions to classical theory authors, Adorno/Horkheimer and Edgar Morin, in discussing the cultural industry phenomenon. We consider the book Sobre a televisão a recovery of the theoretical reading of these authors, updating them by naming the domination mechanisms based on the symbolic power concept.
2001
Setton, Maria da Graça Jacintho
Ética e estética da programação infanto-juvenil
Neste texto, de caráter ensaístico, busca-se examinar os produtos de comunicação como diversão e entretenimento, mas também como um dispositivo pedagógico. De modo específico, coloca-se em discussão a relação de curiosidade entre a mídia e as crianças. Oportunamente, recuperamos alguns trechos de uma pesquisa que engendrou uma tese de doutorado em Ciências Sociais, intitulada As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira. A tese, defendida em Soborne, no inverno de 1995, teve a orientação do Prof. Michel Maffesoli. O presente texto propõe um debate sobre as relações intertextuais entre a literatura e a televisão; depois estimula uma reflexão sobre a ética e a estética da ficção televisiva e, finalmente, coloca em perspectiva a obra de Monteiro Lobato, O sítio do pica-pau amarelo, adaptada para a televisão, e discute os problemas do encantamento, assédio e possível esclarecimento do público infanto-juvenil face à mídia eletrônica.
2001
Paiva, Claúdio Cardoso de
Aplicações da História em Quadrinhos
Wrongly considered simply as uncommitted entertainment or sob-literature for children, the Comic Strip has qualities that its critics never even thought of. To use the comic strip in the learning process, for example, is a viable, necessary and important resource that has been poorly explored. Thus, this text aims at presenting the teaching and learning resources the comic strip has.
2001
Santos, Roberto Elísio dos
Um professor de Matemática na ECA
The text is the speech delivered by Professor Dr. Osvaldo Sangiorgi during the public ceremony in which he received the title of Emeritus Professor of the School of Communications and Arts (ECA-USP). In this speech, Sangiorgi emphasized the role the Professor has in giving the student a humanistic background, most especially nowadays, a period in history in which new technologies give people unlimited access to information and in which education, distance, and so-called virtual schools are gaining space. The Emeritus Professor also highlights the importance his professors – from the old College of Philosophy, Sciences and Letters – had in his background and brings up his professional trajectory as a Professor, Mathematics textbook writer and reseacher.
Comunicação: identidade e identidades em Portugal
Portugal’s stabilization and entrance in the European Union in 1986 changed substantially, the socioeconomic characteristics in force there, allowing greater social mobility anchored on the expasion of a middle cjass that is based in metropolitan coastal cities. Simultaneously, the country is witnessing as amassment of the school system (including in higher education), a restructuring process in the industries, contracting and subcontracting of economic processes that promote new occupations and means of work. The privatization of the media and the inauguration, already back in the 1990's,of two private television channels are factors that are inserted in this context. Within ten years, the communication and information panorama were radically changed in Portugal.The strategies inherent to the Public Service conception (regardless of its vices and dependencies) are substituted by business competition and consumption strategies.Since these phenomena may be generalized to Europe as a whole and are inherent to economic and symbolic globalization, they are seen with much apprehension by a few sectors of the Portuguese intellectuals due to how quickly the processes have been taking place.
Um artista de verdade (Entrevista com Mário Lago)
Mário Lago, ator e autor de teatro, rádio e televisão, poeta e escritor, autor de sucessos da música popular brasileira tais como: Nada além, Amélia, Atire a primeira pedra, fala, em entrevista à Comunicação & Educação, sobre sua formação musical, sua trajetória como artista de teatro, do rádio, da televisão e do cinema. Conta sua experiência no Teatro de Revista, fala sobre a vida cultural do Rio de Janeiro dos anos 30 e 40, de sua opção política e os períodos das ditaduras. A importância dos diferentes movimentos teatrais no Brasil, seu relacionamento com os colegas de boêmia e seus trabalhos mais recentes como ator e escritor.
2001
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
Cabrião: humor e paródia política
Resumo: O artigo trata da publicação do livro com os fac-símiles das edições do semanário humorístico Cabrião, jornal que circulou na cidade de São Paulo entre os anos de 1866 e 1867. O autor retoma as origens do jornal, inspirado no personagem Cabrion de Os mistérios de Paris, folhetim de Eugène Sue; e analisa seu perfil humorístico e paródico dos costumes, da política e do clero da cidade. O Cabrião foi editado por Ângelo Agostini, Américo de Campos e Antônio Manoel dos Reis por um curto período , mas representou um momento da construç!ão das linguagens verbal e visual do humorismo brasileiro.
Caminhos de uma repórter
The article presents the statement of journalist Neide duarte on why she opted for journalism and on why she opted for journalism and on her professional trajectory. The author comments on how she developed a unique work approach to edit image and text in her reports. She points to the importance of the word for one to read the meaning of the image and talks about her current position as the diretor of the Caminhos e Parcerias (Paths and Partnerships) Program, at TV Cultura – SP.
Proposta de leitura e escrita de melodias
O artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças.
2001
Matte, Ana Cristina Fricke
Uma escola com projeto pedagógico
Diretora e orientadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Izaura da Silva Vieira, Itapira, São Paulo, elaboram projeto pedagógico para orientar trabalhos dos professores em sala de aula nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, projeto ao qual denominaram de construindo o saber, conscientes do fazer. No período de agosto a dezembro de 1998, trabalharam em torno de diversos temas, dois dos quais foram relatados neste artigo: Vivenciando a cultura popular e Ler e aprender. Ambos trouxeram resultados concretos para toda a escola, inclusive através de atividades que envolveram toda a comunidade, tais como a semana da cultura popular e o Jornal da Escola Izaura em Ação.
2001
Santa Lúcia, Maria Fernanda Venturini Bertini, Sumaia Barizon Peres
Habitado, Junco, Cepas
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Por que o MAM deu certo
The São Paulo Modern Art Museum – MAM – has become, at least in the past six years, one of the most fervent cultural poles in the country. It developed its vocetion to preserve and exhibit 20th Century Brzilian and international art and, in fact, became a live museum, turned to the propagation of culture, supported by a long term project. Estabilished in 1948 by Cicillo Matarazzo, the MAM adopted as of the second half of the past decade, a professional management, that took-on its commitment with the society. Strutured on na interdisciplinary project, the institution is now a laboratory of ideas at the service of community.
Escrita como tema de pesquisa
A seção Videografia apresenta três filmes para o trabalho em sala de aula: Ninguém escreve ao coronel, Central do Brasil e Trem da vida. Com os dois primeiros filmes, a autora propõe um trabalho de pesuisa que tenha temas a escrita e a realidade latino-americana. Com o terceiro filme, propõe um exercício que se inicia com a elaboração de perguntas sobre os temas tratados no filme e, posteriormente, orienta os alunos para simularem o papel do professor e elaborarem um projeto de pesquisa com os temas do filme Trem da vida.
2001
Magno, Maria Ignês Carlos
Atividades com Comunicação & Educação n. 22
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Editorial
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Comunicação: interação emissão/ recepção
A autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo.
Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação
This work aims at understanding how, in Latin America and in the United States, the public policies (especially those aimed at the "technological mediations in education") and the teaching practices (especially projects directed at "education for communication") have lead the Communication/Education interrelation to constituting a new interdisciplinary social intervention area, deeply connected to projects that defend and promote citizenship, implemented through the perspective of "democratic management of communication."
2002
Soares, Ismar de Oliveira
Política cultural na contemporaneidade
O autor discute aspectos polêmicos e importantes para a promoção de uma política cultural. Inicia discutindo o papel do intelectual na produção de cultura para ressaltar a importância de atores sociais como Estado, setor privado e sociedade civil. Defende a presença do Estado na formulação de políticas culturais, destacando seu papel regulador entre os interesses democráticos do conjunto da sociedade, os direitos da coletividade e os interesses mercantis privados. Destaca a importância da escola e das entidades da sociedade civil, defendendo o equilíbrio de uma política cultural que leve em conta o global e o local, a tradição e o novo, nunca se esquecendo de que uma política cultural deve buscar abranger a diversidade de manifestações da sociedade.
2002
Rubim, Antônio Albino Canelas
Violência e globalização
The article discusses the terror attacks against the U.S. on September 11, having as its context the globalization of violence. This aspect calls the reader’s attention to the changes that took place internationally regarding American power and the role Nation-states have in expansionist disputes. The author also highlights the institutionalization of a discursive apparatus that disseminates the language of lack of safety, a way to make violence legitimate worldwide.