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Imagens da guerra: do horror à sedução

A autora procura mostrar como as guerras, especialmente as atuais, como a de Kosovo, são apresentadas ao público pelos meios de comunicação. Analisa os recursos utilizados para envolver o espectador e levá-lo à armadilha do presentismo, expressão criada por Hobsbawn para designar o processo pelo qual imagens fragmentadas e repetitivas "formulam" a explicação dos problemas. Entrando no espaço educativo, critica a forma como esse processo é trabalhado em sala de aula, concluindo que, em lugar da participação virtual como se as imagens da guerra fossem um jogo de videogame, é necessária a identificação de sujeitos e intenções, e a compreensão do conjunto de relações sociais e políticas nas quais estamos inseridos, sendo informados e formados para também interferir e formar o mundo.

Year

2000

Creators

Rovai, Marta Gouveia de Oliveira

Ética e meios de comunicação

A autora relata o projeto que desenvolveu com alunos de oitava série do ensino fundamental em torno do tema ética e os meios de comunicação. No intuito de adequar-se às novas demandas da educação institucional, apresenta o percurso feito, as leituras que ofereceram base para os debates, a análise crítica de telejornais, textos publicitários, programas de auditório e telenovela. Apresenta alguns textos produzidos pelos alunos, bem como as etapas futuras que o trabalho pretende desenvolver. 

Year

2000

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos

Telenovela e educação: um processo interativo

O artigo trata da integração da telenovela no espaço educativo. Faz a crítica aos preconceitos existentes em relação ao gênero e à falta de instrumentos e referenciais de análise, e aponta os aspectos positivos que esse tipo de ficção passou a apresentar a partir da década de 70. Destaca a necessidade de professores e pais atentarem para as questões colocadas por esse produto que afeta expressiva parcela da população brasileira, essencialmente os jovens, uma vez que mecanismos de repercussão o difundem para toda a sociedade.

Year

2000

Creators

Motter, Maria Lourdes

Audiência: uma abordagem sociológica da comunicação

O artigo discute como as audiências têm sido subestimadas por profissionais, intelectuais e pesquisadores que pensam os meios de comunicação e trabalham neles. Essa subestimação resulta, principalmente na TV, na falta de respeito à qualidade da programação, às mudanças na grade e no horário, e está baseada na concepção segundo a qual a audiência é uma massa indistinta, e não formada por cidadãos que devem ter respeitados os seus direitos. O autor afirma também que esse tipo de subestimação está ligado ao atraso dos estudos sobre os meios de comunicação na Itália e, ainda, à falta de formas avançadas de tratar a comunicação/educação nas escolas. Com essa postura, os italianos deixaram de abordar os meios de comunicação como objetos sociais complexos, que têm relevância estratégica para o funcionamento das instituições fundamentais: o mercado, a democracia e a formação.

Year

2000

Creators

Bechelloni, Giovanni

Educação para os meios na Itália

A autora faz um traçado histórico em que mostra como os meios de comunicação, em particular a televisão, se imbricam no cotidiano da Itália. Discute a resistência da cultura humanística européia à oferta da indústria cultural de massa e enumera os principais fatores que deram aos meios de comunicação um lugar proeminente na formação de uma cultura de mídia. Destaca, diante da evidente importância de a escola preocupar-se com a formação de estudantes e de professores com o uso das novas mídias, as iniciativas para o desenvolvimento do campo da comunicação/educação, cujo princípio fundamental é a integração da multiplicidade de experiências diversas, fator propulsor de qualquer projeto de formação.

Year

2000

Creators

Salvadori, Chiara

Recepção infantil da obra teatral

O artigo contém a descrição e a análise dos resultados de uma pesquisa sobre a recepção infantil do espetáculo teatral. A partir dos resultados, a autora pôde tirar conclusões com relação ao distanciamento e à interação do público infantil com a obra, que, na sua complexidade, é vista como uma situação na qual, a todo instante, se produzem estímulos lingüísticos, sonoros, visuais, gestuais e plásticos (cada qual pertencente a um sistema de códigos distinto), que suscitam um prazer de tipo sensorial. A partir dos desenhos realizados pelos sujeitos da pesquisa, a autora concluiu também que há forte envolvimento e mobilização perceptiva por parte das crianças, inclusive de faixas etárias mais baixas.

Year

2000

Creators

Gagliardi, Mafra

Uma nova linguagem para a telenovela (Entrevista com Lauro César Muniz)

Lauro César Muniz talks about the beginning of his career, about the amateur theater days, and about his beginning in professional theater. He explains his failed attempt to participate in the "Teatro de Arena" group and about his performance in USP's Escola de Arte Dramática (EAD). He reports on how censorship during the military regime rendered his work in the theater impossible, leading him and other dramaturges to search for the television alternative. Talking about this experience, he reveals the Brazilian soap opera trajectory, most especially in Rede Globo, the birth of new authors, the boom in the 1970's, when the mode reached its peak, allowing it to be critical even during the dictatorship, and the surfacing of the farce and fiasco in the 1980's. In the 1990's, according to him, after the fall of the Berlin wall and the advent of globalization, the world became a supermarket that includes the soap opera as a product, something that indicates the need to recover the soap opera's artistic dignity and quality. Muniz concludes by telling how, when confronted with the public's changes in expectation, the Globo dramaturgy nucleus intends to confront the competition of the new directions opened by other channels, recovering the author's importance and producing shorter soap operas. 

Year

2000

Creators

Paulino, Roseli Aparecida Fígaro

Linha direta com quem?

Eugênio Bucci analisa Linha direta, uma alternativa mais elaborada da Rede Globo a programas do estilo. O autor chama a atenção para o jogo dramático de encenação, luzes e sons, que leva o espectador à interação com o que está sendo mostrado (a reconstituição de crimes praticados e sem solução até o momento), na tentativa de conduzi-lo ao ato essencial - a delação - para o qual ele tem à disposição meios de comunicação e garantia de anonimato. Ele define o programa como uma estratégia policial para arrebanhar colaboradores, politicamente uma estratégia autoritária que busca a conversão de todos em agentes do poder. 

Year

2000

Creators

Bucci, Eugênio

Dez anos nas ondas do rádio

João Antônio Batista conta sua trajetória de estagiário a produtor de programas para as Rádios Cultura FM e AM. Faz um breve histórico das duas emissoras, fala de seu prazer trabalhando como radialista e dos programas que pôde produzir e dirigir na rádio, tais como: As músicas que fizeram sua cabeça (1991); Nossa Língua Portuguesa (1992); Letra e música (1994); Trilha Brasil (1994) e Dramaturgia eletrônica - uma reflexão sobre a telenovela brasileira (1999). Destaca ainda as possibilidades de criação artística permitidas pela linguagem radiofônica.

Year

2000

Creators

Batista, João Antônio

Poesia e meio ambiente

O artigo relata um trabalho interdisciplinar desenvolvido com alunos de quarta série da rede estadual de ensino em São José dos Campos (SP). Estudando temas ambientais, os alunos tiveram a oportunidade de ler diversos textos, assistir a filmes, analisar poemas e letras de músicas, fazer visitas e entrevistas referentes ao assunto. Discutiram conceitos das várias disciplinas do currículo e vivenciaram atividades de leitura e produção de texto que culminaram com a organização e a publicação de um livro de poemas intitulado Planeta Terra sua poesia não pode acabar.

Year

2000

Creators

Carvalho, Sibéria Regina de

Jornal na escola: conhecimento e auto-estima

An elementary school teacher, from the Vale do Ribeira region, in São Paulo, reports on an experience carried out with fourth-grade students, who, by manipulating newspapers, researching and exercising with verbal languages (informative), both graphic and plastic, produced the Classroom Newspaper (Jornal da classe) and the Sugarcane Newspaper (Jornal da cana), the main economic activity in the region. The multidisciplinary work contributed to student involvement with building knowledge in a happy and creative manner. The results demonstrate that the students profited well and that their self-esteem went up because of the project.

Year

2000

Creators

Campanhão, Izilda Bueno Barrios

Manifesto 2000

No summary/description provided

Year

2000

Creators

não mencionados, autores

Trabalho e desigualdade

A autora faz a apresentação do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), seus princípios norteadores e ações desenvolvidas. Ressalta a experiência da instituição nestes últimos anos evidenciando a inexistência, no universo educacional, de uma metodologia que permita a transformação das relações marcadas por desigualdades de tratamento e de oportunidades no cotidiano escolar. Passa, em seguida, a uma descrição esquemática dos projetos da entidade, descrevendo os objetivos, metodologias e resultados de cada um.

Year

2000

Creators

Bento, Maria Aparecida Silva

Brasil: 500 anos de que História?

No summary/description provided

Year

2000

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos

Editorial

No summary/description provided

Year

2000

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Novas tecnologias, novas sensibilidades

O artigo discute as mudanças na cultura contemporânea, advindas do processo de globalização, e como essas mudanças têm suscitado a discussão sobre as crises de identidade, principalmente aquelas calcadas no Estado nacional, evidenciando novas formas de se vivenciar a identidade de pertencimento a um território. Isso se dá ao mesmo tempo em que as novas tecnologias, a facilidade do fluxo de informações e a comunicação criaram novas sensibilidades, novos modos de as pessoas, principalmente os jovens, se relacionarem. Fato que tem aprofundado os desafios que a escola e o professor têm que enfrentar. A autora ressalta a importância, neste contexto, de se compreender essas novas tecnologias e os meios de comunicação a partir do ponto de vista da recepção, pois seus significados se constroem no cotidiano.

Year

2000

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Novas tecnologias no contexto escolar

O artigo discute as mudanças geradas pelo avanço das tecnologias da informação e da comunicação na sociedade contemporânea e a conseqüente alteração de conceitos educacionais. Faz uma reflexão sobre a construção de uma outra forma de perceber a realidade, principalmente a partir das tecnologias denominadas inteligentes. Destaca a necessidade de a escola considerar estas tecnologias enquanto produtoras de conhecimento. Discute, por outro lado, fatores como a centralização dos meios de informação e comunicação além da exclusão e do desemprego gerados pelas formas de apropriação centralizadas da tecnologia. A autora, diante deste quadro, apresenta o desafio da construção de um currículo numa lógica hipertextual, através do qual o educador crie possibilidades para troca de idéias, de informações, de saberes múltiplos, diferentes e, por isso mesmo, ricos. Os conteúdos trabalhados no interior deste currículo deixam de ser aqueles direcionados por um poder hegemônico centralizado, para ser um conteúdo que responda inicialmente às exigências dos diferentes grupos sociais e, em seguida, possibilite a inserção dos membros destes grupos no mundo globalizado de forma crítica.

Year

2000

Creators

Morais, Gelcivânia Mota Silva

Rádio a serviço da comunidade

The article stresses the importance of using the radio to transmit health education programs. The Health Ministry initiative, through the Information Coordination, in a partnership with the Brasília University Communications College, produced, between 1994 and 1995, a series of radio programs on health education aimed at poor communities in Northeastern Brazil. The author stresses the project's concern in not repeating previous errors in the conception, formatting and transmission of educational programs on the radio. It discusses how it is possible to get commercial radios and the community to adhere to institutional project transmissions and it deals with the importance of opening an effective communication channel with the community. Thematic programs, in the magazine format, lasted 15 minutes and had breaks and spots that allowed for the stations to have greater freedom to air the project. In the evaluation stressed the importance of professional production, in tune with the community needs and with the vehicle's own language demands. It was concluded that most stations that aired the programs considered the experience positive since they were successful among the listeners.

Year

2000

Creators

Bianco, Nélia R. del

TV comunitária nos EUA

Community TVs in the United States are an authentic and extremely representative social movement. Media Centers support community channels through the production of programs and team training. These activities are financed by resources coming from the companies that detain the municipal monopoly on cable service exploitation, from local government and from other entities. The PEG tripod, with public channels (community), educational and governmental channels, all on the municipal scale, has direct repercussion on changing local relations and on the formal and non-formal educational processes.

Year

2000

Creators

Wainer, Júlio