RCAAP Repository

Editorial

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Year

2005

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho Baccega, Maria Aparecida

Dez anos a serviço da construção do campo comunicação/educação

Recupera a proposta editorial da revista e seus pressupostos firmados sobre o campo comunicação/educação, de 1994. Naquele momento, “Destaca que a publicação proporcionará aos leitores instrumentais para a compreensão dos mecanismos utilizados pelos meios de comunicação para a edição do mundo. Conhecimentos fundamentais a serem tratados em sala de aula, pois  colaboram para a formação do receptor crítico, permitindo-lhe o exercício da cidadania”.

Year

2005

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e O João de Barro

Observamos atualmente uma crescente utilização do audiovisual na produção de materiais educativos, porém, quase sempre, sem a contrapartida de uma reflexão sobre o alcance pedagógico da imagem em movimento. Interessados sobretudo no conteúdo a ser passado, os vídeos educativos, em geral, acabam reproduzindo a estética da televisão e do cinema industrial, que raramente permite o estabelecimento de uma relação de aprendizagem satisfatória com os filmes. Este artigo analisa dois filmes educativos do cineasta Humberto Mauro: Azulão (1948) e O João de Barro (1956), produzidos pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). A partir de uma investigação sobre o método do cineasta, tentamos entender como ele representa a natureza em seus filmes. Buscamos com isso contribuições para uma discussão mais aprofundada a respeito da aprendizagem com imagens, avançando algumas sugestões para a produção contemporânea de vídeos educativos.

Year

2005

Creators

Gruzman, Eduardo Leandro, Anita

Tecnologia e sociedade: entre os paradoxos e os sentidos possíveis

O texto apresenta uma reflexão sobre as possíveis formas de incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas sociedades atuais. Busca destacar a tensão entre organizações sistêmicas e o ato criativo no uso dessas tecnologias. Através da análise das relações de poder, especialmente a partir de referências propostas por Michel de Certeau, pretende pensar a utilização do potencial tecnológico para a reinvenção das atuais relações humanas dentro de uma economia capitalista.

Year

2005

Creators

Josgrilberg, Fabio B.

Para começar um projeto de pesquisa

This article, addressed to beginners in research, comments on the constructive initial movements to develop a project. After proposing that the usual claim for research hypothesis may lead to flaws in qualitative research, it emphasizes the preliminary work of constructing the research problem. It lists basic characteristics of an adequate problem, discarding nonpromising types. Upon that basis, it proposes some topics on problem construction, by means of a five steps exercise. Finally, it suggests a relationship between the plan of observation (the investigation itself) and the construction of the problem.

Year

2005

Creators

Braga, José Luiz

De um mundo da escola para uma escola do mundo: reflexão sobre meios e sobre fins

O presente texto ressalta a relevância do papel da instituição escolar na sociedade contemporânea, destacando, porém, alguns desafios que cercam os educadores neste novo milênio, principalmente quanto à necessidade de reconhecimento e de aproveitamento das inúmeras aprendizagens que ocorrem além dos muros da instituição escolar, aproximando o discurso didático-pedagógico de linguagens  constitucionalmente não-escolares.

Year

2005

Creators

Moraes, Carlos Vinicius Oliveira de

Era uma vez, para a alma: uma revisão dos efeitos do storytelling nas tradições religiosas

Stories are among our most basic units of communication. We are socialized through       narrativity, though we can be educated through rationality. The role of stories in a social explanation was analyzed in fields as diverse as psychology,sociolinguistics,political sciences, history, anthropology,law and communication. Human beings think, perceive, imagine and make moral choices according to their narrative structures. However the effects of sharing narratives have been well documented for children in educative environments, as culture carriers, and for the sick people, relatively small academic attention was focused on how listening to narratives affects the members of traditions and spiritual communities. Though, storytellers themselves have recognized for long time the power of narratives to take the listeners from the pain in a moment to the “and they all lived happily ever after”. Oral tales came before written texts in all spiritual traditions. To focus the discussion, three terms are clarified: spirituality, faith and religion. Here, an intersection is given to frame the discussion of stories: attention is given to the use of oral stories inside spiritual practices, to goals that generate faith and to religious institutions. People have a basic necessity of spirituality to help them in giving sense to the world and frame their choice on what to believe or reject, determine what to valorize and guide to behavioral choices. Religions offer more specific structure, support and foundation for a central spiritual need. Storytelling is a vital tool for reaching these necessities and goals.

Year

2005

Creators

Sunwolf, J. D.

Dez anos de Comunicação & Educação

Principais momentos da mesa redonda realizada em comemoração aos dez anos da revista Comunicação & Educação. Foram reunidos os idealizadores e os colaboradores mais próximos da revista para um encontro memorável, no qual se registraram relatos sobre o projeto editorial da revista, sua proposta multidisciplinar que alia teoria e prática e o processo de produção em parceria com editora comercial. Os participantes também destacaram a importância da rede de colaboradores que se  formou para dar sustentação à revista, bem como o papel de Comunicação & Educação na consolidação de uma área de pesquisa e trabalho acadêmico que se desenvolveu em toda a América Latina a partir dos anos 1990.

Year

2005

Creators

Fígaro, Roseli

As Invasões Bárbaras e Adeus, Lênin! A (des)construção do sonho no cinema atual

O artigo propõe uma reflexão sobre dois filmes recém-lançados em DVD, As Invasões Bárbaras, de Denys Arcand, e Adeus, Lênin!, de Wolfgang Becker, exibidos anteriormente nas salas brasileiras de cinema e que tematizam de maneiras distintas as transformações experimentadas com a queda do muro de Berlim, o desmantelamento da União Soviética e a ascensão hegemônica do capitalismo globalizado. Os filmes têm ainda em comum o fato de terem como protagonistas filhos lidando com seus respectivos pai e mãe gravemente enfermos. A presença das duas gerações marca metaforicamente a passagem de um estágio a outro da história recente. A autora observa a pertinência da temática na cultura contemporânea e a relativa escassez de obras cinematográficas a respeito. Por remeterem a questões fulcrais do momento em que vivemos, não obstante, o tempo da recepção é lento e requer a elaboração de complexos processos cognitivos que ocorrem em ritmo próprio, alheios à aceleração dos fluxos do capitalismo pós-industrial que parecem estar a reconfigurar os ritmos da existência nesta modernidade tardia. Para a autora, os filmes analisados afirmam o afeto e a cultura como antídotos contra o niilismo e a indiferença para com o que se passa à nossa volta.

Year

2005

Creators

Castro, Gisela G.S.

Sete palavras sobre mil imagens

O depoimento de FernandoScavone reconstrói sua relação com a fotografiaa partir dos objetos com os quaisconviveu. A familiaridade com máquinasjá fora de uso, as quais desmontava, feznascer a intimidade que seria determinantena orientação do campo no qual viria aatuar profissionalmente. O relato dessatrajetória mescla a curiosidade infantil e o processo de descoberta. Paulatinamente,as lembranças da infância e adolescênciase entrelaçam com a história do desenvolvimentotecnológico da máquina fotográficae da fotografia, num traçado emque a realidade sugerida pela aparentefusão entre fotografia e objeto fotografadocede lugar, com o sistema digitale a conseqüente redução de custos, àvisibilidade dos recursos de manipulaçãoda imagem e à “consciência do meio” naprodução da fotografia.

Year

2005

Creators

Scavone, Fernando

Das escavações à sociedade: a divulgação científica sob a ótica das crianças de Peirópolis

Trough manipulation of images such as drawings, the use of graphic animation and video making resources for scientific publishing, a group of teenagers who attend 6th level of elementary school at Frederico Peiró rural school situated in Peirópolis community, 30 km far from Uberaba in Triângulo Mineiro county, express their spontaneous scientific conception regarding the geologic formation of the Earth, the arising of dinosaurs, reproduction and feeding of rural animals and the understanding of pollution in their community. The spontaneous conception of those teenagers about scientific themes associated to different activities proposed resulted in three videos for scientific publishing: Dinossauros, Águas de Peirópolis and Mundo Rural. The videos were idealized and produced between july/2000 and july/2001, under technical and research support of Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão at Universidade de Uberaba in Minas Gerais.

Year

2005

Creators

Bortoliero, Simone Bejarano, Nelson Rui Ribas Hinkle, Érika

O poeta da revolução

O poeta, dramaturgo, agitador cultural Vladmir Maiakovski nasceu em 7 de julho de 1893 no pequeno lugarejo de Bagdadi, na Geórgia. Produziu uma das mais significativas obras poéticas do nosso tempo. Engajado desde o primeiro momento na revolução russa de 1917, seria um dos líderes da renovação literária e artística na recém-criada URSS. Inspirado nas posições futuristas e cubofuturistas, procurou integrar novas formas de composição poética aos temas com os quais trabalhava. Ao final entrou em choque com as posições stalinistas que predicavam uma arte de cunho naturalista, de pouca capacidade inventiva. Com a máxima “não há conteúdo revolucionário sem forma revolucionária”, Maiakovski sinalizou com um tipo de criação em dissonância com o caráter panfletário que tomou conta da arte soviética no período. Suicidou-se em Moscou no dia 14 de abril de 1930. Tinha 37 anos.

Year

2005

Creators

Citelli, Adílson Odair

Tempos e linguagens. Representações e inter-relações

The author observes that the rationality built along the XVIII and XIX centuries perfected our look in perspective and lead us to understand the knowledge in a fragmentary way. The more sciences deepened their studies bringing advances and benefits in different areas and languages, the more the distance between these subjects and the possibility of understanding them as parts of a whole and perceive their interferences in the knowledge process was increased. To perceive these connections, this article proposes the work with three motion pictures that will allow an exercise relating historical periods, artistic languages and themes: Girl with a Pearl Earring (XVII century), by Peter Webber; Mary Shelley’s Frankenstein (XIX century), by Kenneth Branagh; and Blade Runner, by Ridley Scott (XX century). Other approaches and comparisons suggested by the author are the conception of time and space in these pictures and the specific languages in each of them. Plastic arts, literature and cinema become a way of knowing history and revealing the human nature.

Year

2005

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos

Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3

A autora propõe a atividade com o objetivo de discutir o ato de contar histórias como uma poderosa ferramenta de comunicação, que utiliza diferentes estruturas, desde o início da humanidade, e o efeito delas sobre o ser humano quando as ouve. Essa questão é abordada no artigo de Sunwolf – Era uma vez, para a alma –, que trata das narrativas nas tradições espirituais. A segunda atividade tem como tema gerador a imagem em movimento na construção do conhecimento. Para fundamentá-la, foram escolhidos os artigos Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e o João de Barro e Das escavações à sociedade: a divulgação científica sob a ótica das crianças de Peirópolis, que trata da relação entre Arte e Ciências, na perspectiva da produção de vídeos para a divulgação científica e como instrumento facilitador da educação científica dos jovens, desde que possa ser idealizada por eles em seu cotidiano. Na terceira atividade, o tema gerador é a humanidade da era virtual diante de si mesma, em que é proposta uma discussão sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação nas sociedades atuais. Abordam-se questões como a inclusão digital nas atuais relações sociais e as redes nas escolas e sociedades. O artigo de referência é Tecnologia e sociedade: entre os paradoxos e os sentidos possíveis, de Fabio B. Josgrilberg.  

Year

2005

Creators

Itacarambi, Ruth Ribas

Editorial

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Year

2006

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho

A linguagem entre a comunicação e a educação

Apresenta como coloca-se à escola o desafio de trabalhar num universomarcado pelas linguagens complexas dos meios de comunicação. As sociabilidades singularizadoras da existência dos jovens que acorrem à escola estão marcadas por novos modos de ver, sentir e compreender.Aponta que esse contexto tem motivado a promoção de pesquisas, reflexões e práticas por parte de comunicadores e educadores. Surge assim o conceito de ecossistema comunicativo. A questão do redesenho dos modelos educadores deve ser vista e entendida como decorrência das novas formas de perceber e mesmo sentir o mundo. No entanto, é preciso,igualmente, apreender tal processo em suas ligações com as mudanças ocorridas nos instrumentos de produção, nas características que vão reconfigurando as forças produtivas e, sobretudo, nas estratégias organizadoras do capital no mundo contemporâneo.

Year

2006

Creators

Citelli, Adilson

Discurso e suas condições: vestígios de dizer

A presente reflexão, resultado das reuniões de estudo entre profissionais dediferentes áreas, levanta questões sobre a prática pedagógica, discutindo a escola como lugar de produção de alunos e professores. Nesse lugar, onde se trabalha com a palavra, ainda circulam os “discursos de máscaras”, há apropriação das idéias do outro, impedindo o avanço do conhecimento. Seguindo o curso da palavra e do seu silenciamento em sala de aula, o artigo levanta pistas na relação do dizer com sua exterioridade, suas condições deprodução, na linha da análise de discurso, da Escola Francesa.

Year

2006

Creators

Vitorio, Benalva da Silva

Retórica dos títulos em reportagens impressas

Este artigo aborda o papel persuasivo e sedutor desempenhado pelo título nas reportagens das revistas de informação geral: a escolha das expressõese da estrutura é orientada pela expectativa de vender não só a revista, mas também a reportagem. Assim, a persuasão é desenvolvida por meio de uma retórica que apóia a racionalidade da argumentação objetiva na sensibilidade da razão estética. Se a conjugação desses aspectos orienta quem escreve, também serve de ponto de partida para quem lê. Na área educacional, o conhecimento dessas estratégias de persuasão pode ajudar a desenvolveruma leitura de melhor qualidade.

Year

2006

Creators

Dittrich, Ivo José

A televisão e a prática do zapping: interatividade com a audiência

O presente trabalho discute a interatividade da audiência com a televisão a partir da tecnologia da TV a cabo. O grande número de canais aliado ao controle remoto deixou o telespectador mais ansioso. Com base no resultado de uma pesquisa qualitativa, feita com a técnica de grupo focal, e nos depoimentos de profissionais que trabalham com televisão, percebe-se que parte da audiência deixou de assistir a programas inteiros e passou apassear pelos vários canais sem se prender a nenhum deles. Este artigo mostra que a interatividade se destaca como traço característico da audiência, parecendo resultar das possibilidades técnicas oferecidas pelos novos meios e induzindo a condutas fragmentárias ou intermitentes.

Year

2006

Creators

Andrelo, Roseane