RCAAP Repository

Communication and Technology: An Experience of "Flipped Classroom"

Apresentação do poeta Murilo Mendes, seguida de poemas e comentários

Year

2015

Creators

Citelli, Adilson Odair

Caminhos para a divulgação de ciência

Com 23 anos de carreira, a jornalista Jussara Mangini compartilha aprendizados adquiridos em doze anos de divulgação de ciência em diferentes instituições públicas - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordenou a assessoria de imprensa de 1999 a 2003, Universidade Federal do ABC (UFABC), que foi seu objeto de estudo na especialização em Gestão da Comunicação na ECA/USP, concluída em 2007, e atualmente na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde é assistente da gerência de comunicação. Ela também fala sobre a propagação de sites e blogs de ciência como alternativa ao encolhimento dos espaços editoriais sobre o tema na mídia tradicional. Essa tendência mundial tem se consolidado como uma oportunidade de atuação profissional e de ampliação de público. 

Year

2015

Creators

Mangini, Jussara

Educommunication and the POIE: Possible Approaches

This article tries to understand the relationship between work, curriculum guidelines and regulatory guidelines for the Advisor Teacher of Educational Computing - POIE - using the principles and educommunicative practices. We will analyze the function of this teacher arranged by SME-SP through Ordinance 2673 and the result will be considered with the precepts and practices of Educommunication, investigating some possible approaches. Perceptions will be presented on the proximity between the Educational Computing department and the project Nas Ondas do Rádio. Finally, we will construct some final considerations. 

Year

2015

Creators

Pereira, Michele Marques

child; communication; educommunication; media; society

Thinking children in contemporary society is to understand them as a social being dynamically interacting in society, influencing and being influenced by it, producing and being produced by their relations. These relationships go through interaction with different media. The media presents itself as a privileged space for dialogue and monologues about the childhood and youth, and also a space to the children themselves think about the society and their environment/representation in it. Thus, it is necessary to reflect on how the world of communication and the world of the child converge, and what relationships, meanings and experiences emerge from this confluence.

Year

2016

Creators

Rimoli, Ariane Porto Costa

Paulo Freire, communication and democracy

The objective of the first part of this article is to resume the discussion on the conceptual basis and Freire’s theoretical framework underlying the interrelationship communication/education or the neologism, educational communication. Above all, let us be guided by Venício A. de Lima study about contributions on Paulo Freire’s ideas. In the second part, we fulfill the objective of presenting the articles and the authors of this edition of Communication & Education.

Year

2015

Creators

Fígaro, Roseli

What is telenovel?

This paper discusses concepts of author, authorship, co-authorship, text-work-creation and collaborative writing and model viewer in the field of soap operas produced in Brazil. Thus, based on Umberto Eco works The Reader Model (1969), Walter Benjamin The Author as Producer (1994), Roland Barthes The Death of the Author (1984), Antonie Campagnon The author (1999), Motter Fiction and reality: Construction Of Daily Life in the Soap Opera (2003), among others, and also based on the Brazilian Copyright Law (2011), it analyzes the concepts of originality and adaptation of the literary work for television drama. The discussion of the concepts suggests later studies, as is not limited to what has been considered here.

Year

2016

Creators

Brizola, Marines Boncoski Mattes, Marlene Gonçalves

O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros

A proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme blockbuster (Dias de Trovão, 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (Carros, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.

Year

2015

Creators

Venancio, Rafael Duarte Oliveira

Educommunication for women’s citizenship

Alicerçada no pressuposto da inter-relação entre os campos da comunicação e do feminismo, este artigo pretende demonstrar que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) — que têm na internet a sua maior expressão — não são um fim, mas um instrumento para a transformação social. Com a revolução das TIC, o avanço do trabalho pela equidade das relações sociais de gênero depara-se com o desafio da mudança de mentalidade. Concomitantemente com a revolução tecnológica, ocorrem as revoluções do aprendizado e da expressão pessoal e interpessoal, acarretando outras formas de representação da mulher em função das novas dinâmicas comunicacionais. É por meio de ações educomunicativas e pela comunicação a distância que se vislumbra um caminho de reformulação da agenda feminista, com novas estratégias de intervenção política e de atuação

Year

2016

Creators

Vieira, Vera de Fátima

The Program “Mais Educação” and Media Critics: challenges and capabilities

This paper is a result from a survey about School Newspapers workshops, from the program “Mais Educação” of Ministry of Education, developed in a public school in Pelotas (RS). The program offers activities in extra time in ten macrofields, including Communication and Media Usage. This macrofield involves communication projects to stimulate critical reading of media through the appropriation by students of production techniques, mobilizing the concept of Educommunication. The workshops would be interactional devices, potentially critical, that create a social interaction system about the media, placing the issue of Critical Reading of Communication in the framework of media circulation in a society with high media coverage. We sought to investigate this process and its potential in the relationship between Communication and Education.

Year

2016

Creators

Lemes, Eduarda Schneider Fiegenbaum, Ricardo

Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.

We analyse the interface between communication and education as a key element to build proactive environmental sense among urban citizens. Through multi-referenced theoretical ballast and with support on field data, we seek to understand how environmental communication is handled in the dynamics of the city. These findings suggest the need to generate, potentialize and allow circulation/interpretation — in a feedback system — (of) links to make the citizens of human conglomerates reflect and act facing the circumstances that reduce their life quality.

Year

2015

Creators

Citelli, Adilson Falcão, Sandra Pereira

Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas

 Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional.

Year

2015

Creators

Almeida, Maria do Carmo Souza de

Relações de Gênero na Ficção Televisiva Ibero-Americana

A resenha apresenta uma síntese dos principais pontos abordados no Anuário OBITEL 2015 - “Relações de Gênero na Ficção Televisiva”, coordenado por Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Guillermo Orozo-Gomez. Resultado de pesquisas de caráter colaborativo, o Anuário oferece um mapeamento da produção ficcional da televisão aberta em doze países, com análises de natureza quantitativa e qualitativa, desenhando o panorama da ficção televisiva no contexto ibero-americano. No ano de celebração dos 10 anos do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva, o anuário apresenta também uma discussão sobre as relações de gênero nas narrativas de TV.

Year

2015

Creators

Castilho, Fernanda

Sergio Adorno: reflexões sobre a violência e a intolerância na sociedade brasileira

Referência nos estudos sobre violência, Sérgio Adorno é cientista social e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, França. Atualmente é professor titular e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenador científico do NEV - Núcleo de Estudos da Violência da USP. É também representante da Comunidade Científica no Conselho Deliberativo do CNPq. Nesta entrevista, Adorno reflete sobre questões que incomodam a sociedade brasileira: o crescimento exacerbado da violência e da intolerância, em todas as esferas; a ambiguidade dos meios de comunicação nesse processo; a discussão em torno da redução da maioridade penal, e o papel da escola. Para ele, a situação da violência no país é grave e tende a piorar, por falta de planejamento estratégico do Estado.

Year

2015

Creators

Nonato, Claudia

Histórias de vida: da educação para a comunicação

The historian, educator, author of educational books and activist Conceição Oliveira defines herself, above all, feminist and feminine. Born in Santos, from a northeastern migrants family, she has more than twenty years of experience in teaching. Her experience with educational books yielded two Prêmios Jabutis in the category "Didactic and paradidactic for primary and secondary education", with the collections "Paratodos-História" (Editora Scipione) in 2005 and "História em Projetos" (Editora Ática), in 2008. Worried about the adversities of the contemporary world, she created in 2004 the blog Maria Frô2, which analyzes and discusses journalism, politics, African and African-Brazilian cultures, among other passions that are narrated in this testimony.

Year

2015

Creators

Oliveira, Conceição

Entre palavras e imagens. Onde fica mesmo o índio na fundação do Brasil? Uma discussão a partir dos filmes: Palavra e Utopia (2000) e Anchieta, José do Brasil (1977).

A proposta dessa resenha é discutir a partir dos filmes: Palavra e Utopia, do cineasta Manoel de Oliveira e Anchieta, José do Brasil, de Paulo César Saraceni, as complexas relações entre os colonizadores e os indígenas do Brasil. Tendo a palavra como o elemento central das reflexões, pensei em dois filmes que mostram através das imagens a força da palavra e a ambiguidade dos sentimentos dos colonizadores em relação ao Brasil e aos aborígines. A proposta aqui não é abordar os textos e os filmes sob a ótica do afeto, mas da ambiguidade contidas nos afetos e nos discursos dos padres José de Anchieta e Antonio Vieira. 

Year

2015

Creators

Magno, Maria Ignes Carlos

Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias

Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.

Year

2015

Creators

Kellner, Douglas Kahn, Richard

Práticas Educomunicativas e a redução da violência no contexto escolar

This paper proposes to address the issue of educommunicative practices such as actions of conflict mediation based on the promotion of dialogue and on rapprochement between various social actors present in the educational process. Our scope is the school locus, where the Educom.Rádio project was implemented, to the extent that the actual direction of Educommunication to public policy — at that time (2001-2004) — occured because São Paulo public shools needed innovative alternatives that could promote the reduction of violence in that context. After more than a decade of the end of that project, we consider appropriate to examine the effectiveness of the actions of educommunicators in reducing school violence. This can be identified mainly with the improvement of interpersonal and intergroups dialogical relationships and with the promotion of Culture of Peace.

Year

2015

Creators

Consani, Marciel A. Maccagnini, Maria Carolina Aguilera

Precisamos discutir o idadismo na comunicação

O Brasil, considerado por longo tempo um país jovem, apresenta hoje percentuais decrescentes de adultos e idosos. Este progressivo amadurecimento da nossa população resulta da conjugação entre a expressiva redução nas taxas de natalidade e de mortalidade infantil, aliada ao significativo aumento da longevidade. Tais dados refletem o envelhecimento da população mundial, fato que torna importante o debate a respeito da velhice do idadismo, forma ainda pouco discutida de preconceito, baseado na idade, que ocasiona a discriminação contra as pessoas vistas como idosas e contribui para a sua marginalização e eventual exclusão social. Diante deste cenário em transformação, este artigo traz uma reflexão sobre a velhice, promovendo uma discussão sobre o preconceito motivado pelos estereótipos associados à figura do velho em nosso meio social. 

Year

2015

Creators

Castro, Gisela G.S.

A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica

A educomunicação apresenta-se como um paradigma, um conceito orientador de caráter sócio-político-educacional a partir da interface Comunicação/Educação. O fato permite e facilita um diálogo permanente entre os que buscam dar respostas às questões vitais anunciadas e descritas nas diretrizes propostas pelo poder público quanto às “experiências escolares” inovadoras e multidisciplinares, previstas na reforma do ensino básico, em nosso país. Sendo assim, a primeira parte deste artigo está relacionada às diretrizes curriculares nacionais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, elaboradas ao longo das últimas duas décadas. A segunda parte é dedicada à apresentação dos artigos e autores presentes na atual edição.

Year

2015

Creators

Soares, Ismar De Oliveira