RCAAP Repository

Contos de fadas: um histórico-literário das imagens da mulher

Essa dissertação de mestrado interpreta quatro obras da literatura infanto-juvenil, focando sua análise nas personagens femininas. Busca-se aqui entender porque determinadas narrativas tornaram-se atemporais e clássicas, constituindo uma base para a construção de outras narrativas. Assim, além de um levantamento histórico da vida social feminina e discussão da construção narrativa do conto de fadas, o estudo está pautado em uma interpretação psicanalítica das obras participantes do corpus.

Year

2009

Creators

Renata Zuolo Carvalho

Singular e plural: os vários \"eus\" de Beleléu: uma análise da performance como linguagem nos primeiros discos de Itamar Assumpção

A proposta desta dissertação é analisar os aspectos relacional, performático e experimental na obra de Itamar Assumpção músico, compositor, instrumentista, arranjador, ator e performer , que chegou à cidade de São Paulo ainda na década de 1970 e trouxe à cena musical brasileira a desenvoltura do showman. Seu trabalho, ligado a uma atitude de renovação estética e de independência, ficou conhecido por romper com as formas tradicionais de compor, interpretar e, principalmente, de apresentar suas canções. Além de as diversas camadas de significação que iam desde as textuais até às sensoriais , sua obra apresentou também importantes aspectos cênico e performático, tornando marcante a presença de vários personagens em seu cancioneiro. Considerado inadvertidamente maldito por não se submeter às regras \"disciplinantes\" da indústria cultural, Itamar Assumpção permaneceu à margem e desconhecido do grande público durante toda a sua carreira, mas graças à sua autonomia intelectual e criativa pôde construir uma obra multiculturalista e polissêmica. Na primeira parte desta dissertação, exploramos pontualmente os aspectos performáticos de seu trabalho especialmente em seus primeiros três álbuns , como sua voz, suas canções, sua banda e seus personagens, bem como a relação que estabeleceu com o público e a crítica. Na segunda parte, mapeamos algumas de suas principais influências culturais e artísticas, além de investigar como Itamar Assumpção se relacionava com a contemporaneidade e suas identidades em trânsito. Por sim, aproximamos seus trabalhos experimentais da década de 1980 às produções contemporâneas do movimento Afrofuturista.

Year

2012

Creators

Rita de Cassia da Cruz Silva

Um poeta português também do Brasil: Joaquim Nabuco leitor de Camões

Nesta monografia, elegeram-se objeto de estudo os textos que Joaquim Nabuco escreveu sobre Camões, analisados numa perspectiva que privilegiou a articulação entre o assunto literário e a questão da nacionalidade. Parcela muito pouco conhecida da obra nabucoana, o ensaio Camões e Os Lusíadas, publicado em 1872, o discurso pronunciado por ocasião do tricentenário de morte do poeta quinhentista e as conferências The place of Camoens in literature, Camoens, the lyric poet e The Lusiads as epic of love, pronunciadas no biênio 1908-09, constituem registro de como o autor pernambucano pensou a cultura e a identidade brasileiras frente à história colonial e à presença da literatura portuguesa no contexto oitocentista no País, em período de consolidações nacionalistas. O fato é que a poesia camoniana motivou Nabuco a afirmar os laços culturais entre ex-colônia e ex-metrópole, propondo um Camões luso-brasileiro, em 1872 e 1880 (o primeiro desses anos, também um centenário, o de publicação dOs Lusíadas), e, em 1908-09, um Camões podemos dizer pan-americanista, ou a serviço da propaganda monroísta, causa abraçada pelo então embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Esta monografia também discute as concepções literárias de Joaquim Nabuco, especialmente no que tange ao exercício da crítica, bem como levanta hipóteses a partir das quais se procurou explicar o porquê de o abolicionista ter escolhido Camões como tema de certa recorrência e importância dentro de sua dedicação à literatura.

Year

2012

Creators

Adriano Lima Drumond

A representação do oriente na obra poética de Alberto Osório de Castro

O presente trabalho tem por objetivo averiguar como o mito do Oriente aparece na obra poética de Alberto Osório de Castro (1868 1946). Seu eixo central é o diálogo que seus poemas estabelecem com os temas e as formas da tradição oriental, em especial a indiana. Com isso, pretende-se delinear o orientalista que se encontra na obra do poeta português, partindo do pressuposto de que Osório de Castro inventa ali um Oriente. Busca-se averiguar a especificidade dessa invenção, identificando suas estratégias e possíveis intenções.

Year

2013

Creators

Angela Raposo de Medeiros Goldstein

Os pactários - forma e sentidos da formação em narrativas breves de América hispânica e África portuguesa no século XX

Este trabalho trata de descobrir os sentidos da formação literária na periferia (América hispânica e África portuguesa) por meio da análise de formas narrativas breves (contos) e de seus correspondentes processos sociais. Dividido em quatro partes, o presente estudo se inicia com uma abordagem comparativa dos conceitos de forma e formação segundo as teorias de Antonio Candido e Ángel Rama, da qual se depreenderá uma análise das condições em que se concretizou certo realismo vanguardista entre as décadas de 1930 e 1960. A segunda e a terceira partes investigam, por meio da análise das obras literárias de Jorge Luis Borges, Alejo Carpentier e Gabriel García Márquez, em América hispânica, bem como de José Luandino Vieira e Luis Bernardo Honwana, em África portuguesa, a relação entre forma narrativa e processo social com vistas à elucidação do sentido da formação segundo essas mesmas obras. Por fim, a quarta e última parte é composta por um breve ensaio sobre algumas das principais tendências da cultura brasileira contemporânea, marcada pelo horizonte da pós-formação, e em diálogo com as criações artísticas e os conceitos teóricos mobilizados ao longo das três partes anteriores.

Year

2019

Creators

Fabio Salem Daie

Como um \'sexopata\' diz \'eu te amo\': masculinidade em João Vêncio: os seus amores

Este trabalho tem por objeto o estudo das relações entre a masculinidade e o poder, por meio da análise do discurso amoroso. Baseados em teóricos de História da Cultura como Foucault e de teóricos dos estudos de gênero como Judith Butler e Connell, tentamos examinar o conceito de gênero, de masculinidade e a produção de violência a partir dar relações de gênero. Tentamos demonstrar como o colonialismo atuou nos territórios africanos de língua portuguesa contribuindo para a produção de hegemonia e subalternidade nas relações entre masculinidades e como o protagonista de João Vêncio: os seus amores, de Luandino Vieira, se afigura como um contramodelo à hegemonia, produzindo violência de gênero, mas também encerrando possibilidades de subversão dentro da ordem de gênero.

Year

2018

Creators

Andrea Maria Carvalho Moraes

No fundo do mato virgem nasceu uma literatura: história e análise de obras direcionadas para crianças e jovens em Mato Grosso

Esta tese focaliza a formação do campo literário direcionado a crianças e jovens, em Mato Grosso e perfaz o surgimento de um cânone contemporâneo. Para isso, adotamos os estudos teóricos de Bordieu (1996, 2012) e Candido (2000). As implicações do postulado teórico desses críticos foram valiosas, a partir do momento que nos permitiu perceber a posição do autor literário e avaliar o valor e a pertinência de suas obras em determinadas configurações sociais. Primeiramente, apresentamos um estudo sobre a História da Literatura infanto-juvenil mato-grossense, a partir dos primeiros textos literários direcionados a esse público, publicados em periódicos como A Juventude (1916 a 1917), ou em jornais escolares como O Pequeno Mensageiro (1920) e O Liceu (1930), os quais foram responsáveis por ações e pela representação da criança dentro desse universo da escrita. Além disso, foram mapeadas mais de 70 obras infanto-juvenis para se chegar a um primeiro quadro de 26 (vinte e seis) publicadas por editoras em Mato Grosso. Levamos também em conta as obras de autores que publicaram fora do Estado como Antônio de Pádua e Silva e Aclyse de Mattos. Análises mais profundas foram feitas a partir do que consideramos marcos da produção local, a saber: Dunga Rodrigues, Uma aventura em Mato Grosso (1984); Maria da Graça Campos, As meninas e o sabiá (1987), primeiras obras da literatura infanto-juvenil mato-grossense após a divisão do Estado, e Lucinda Persona, A cidade sem Sol (2000) e Ivens Scaff, Uma maneira simples de voar (2006), representativos da produção contemporânea. Foram verificadas as tendências estéticas, os temas, as formas e os recursos visuais que moldaram essas obras, assim como a incidência dos níveis estéticos e utilitários. Suporte teórico fundamental, neste último capítulo, são os estudos de Mendes (1994), necessários para detectar os nossos parâmetros de análise. A conjunção da História e da Crítica literária, embasada nas análises de obras direcionadas ao público infanto-juvenil, é a força motriz deste estudo

Year

2014

Creators

Renata Beatriz B. Rolon

La noire de... em novela e filme: uma visão da identidade cultural senegalesa

Na África francófona muitos intelectuais usaram a literatura e o cinema como veículos de exaltação aos valores culturais da terra, de transformação social e política. O escritor e cineasta Sembène Ousmane pode ser considerado um destes intelectuais, uma vez que por meio de uma vasta produção literária e cinematográfica abordou temas recorrentes à sociedade na qual pertencia, fazendo dessas duas artes importantes aliadas no seu percurso de militante. A presente pesquisa visa estudar de que maneira a novela e o filme homônimo La noire de... exprimiram a visão do escritor e cineasta sobre de identidade cultural do Senegal. Para tanto, discutiremos o projeto literário e cinematográfico de Sembène, levando em consideração o contexto político do Senegal e da França. Além disso, discutiremos também o conceito de pós-colonialismo, por entender que esse campo teórico é imperativo para se pensar a identidade cultural senegalesa.

Year

2015

Creators

Glaucia Regina Fernandes de Oliveira

Discurso hegemônico e contra-hegemônico: as contradições de classe a partir das vozes sociais presentes no romance \"Levantando do Chão\" de José Saramago

O objetivo deste trabalho é estudar as conformações discursivas polêmicas presentes na obra Levantado do Chão, de José Saramago. Tendo por formulação teórica inicial o processo dialógico da linguagem, contata-se que, a partir de diferentes vozes sociais apresentadas pelo romance, acaba o autor por apresentar a partir do campo ficcional as tensões sociais que se desenvolvem ao longo do século XX em Portugal, na região de Monte Lavre. Comparativamente, a partir destas construções discursivas problematizamos os enunciados dos camponeses e dos proprietários rurais que, ao longo da narrativa, acabam por nos apresentar sob a perspectiva dialética um quadro concreto da dimensão histórica do período retratado.

Year

2012

Creators

Eduardo Kawamura

Tédio, conflito de superfície e teatralidade: uma leitura das formas em A+B e Esaú e Jacó

O objetivo deste trabalho é a realização de uma análise do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Para isso, buscou-se investigar qual o sentido da construção da obra apoiada em um enredo tedioso, cujo conflito - um antagonismo entre irmãos gêmeos não é estabelecido em profundidade. O modo de atuação do narrador no que diz respeito à construção dessa aparência de conflito, juntamente com a sua relação - ou desdobramento - com a figura do Conselheiro Aires, a personagem que alega e propala tédio à controvérsia, é um dos focos principais de observação nesta pesquisa. Este viés de observação sugeriu a aproximação analítica com a série A+B, grupo de sete crônicas em forma de diálogo, publicadas na Gazeta de notícias por Machado de Assis. A série reproduz um princípio formal semelhante ao encontrado no romance, um narrador distanciado que conduz uma encenação do procedimento das elites brasileiras durante a passagem do Império à República. Os problemas formais discutidos pelas obras literárias foram considerados numa relação dinâmica com as movimentações históricas trazidas pela modernização conservadora do Brasil no século XIX.

Year

2012

Creators

Ludmylla Mendes Lima

Narrativas de morte na literatura e no cinema para crianças: Angela Lago e Tim Burton

A presente dissertação visa a analisar a forma como a temática da morte é abordada na produção para crianças e jovens; para tanto nosso trabalho se propõe à leitura de duas obras de campos narrativos diversos: um livro e um filme. Para realizar esse exercício, tomamos por fundamentos instrumentais dos Estudos Comparados de Literatura, perspectiva interdisciplinar que opera com a comparação e com os diálogos que podem ser estabelecidos entre diferentes literaturas, literaturas e outras artes e literatura e outros saberes. Serão utilizadas as relações estabelecidas entre literatura e outras artes, como o cinema, para focalizar como a morte vem sendo tratada na narrativa literária e fílmica. Assim, partiremos do conceito de literatura comparada, intertextualidade e dialogismo, fundamentais para estabelecer relações comparativas entre ambas as narrativas, demonstrando como os recursos próprios do cinema, bem como sua inter-relação de códigos e linguagens, concorrem para a construção de sentidos. O tema revelou-se interessante para o trabalho de pesquisa, tendo em vista que a morte é um ingrediente da vida humana, por isso, a escolha do corpus promoveu a divisão do estudo em dois momentos: a apresentação da morte na cultura ocidental e a representação da morte nas narrativas literária e fílmica para crianças e jovens. O corpus da pesquisa é composto pelas obras De morte! Um conto pagão do folclore cristão (1992), livro infantil escrito por Angela Lago e, A noiva cadáver (2005), filme produzido por Tim Burton.

Year

2015

Creators

Marcelita Negrão Trindade Vilela

Reflexos de Moçambique na narrativa para crianças e jovens: um estudo da obra O homem que não podia olhar para trás

Esta dissertação pretende analisar, sob a perspectiva dos Estudos Comparados, a obra O homem que não podia olhar para trás, do escritor moçambicano Nelson Saúte, destacando a hibridez do texto, tecido por vários diálogos que se entrelaçam entre as marcas da tradição oral e os aspectos estilísticos e estéticos da narrativa, em constante articulação com a pintura de Roberto Chichorro. Essa combinação de linguagens, trazendo à tona reminiscências deixadas pelo mito de Orfeu, remete a aspectos importantes da história de Moçambique.

Year

2015

Creators

Regina Celia Ruiz

Amar, verbo intransitivo: conjugações

Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparado entre o livro Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade e os roteiros jamais filmados ou publicados que o professor, roteirista e crítico de cinema Paulo Emilio Salles Gomes fez a partir do livro. A proposta da dissertação é comparar roteiros e livro, tendo como base um estudo da problemática da focalização, de modo que se busque um sentido para o conjunto de diferenças verificadas na passagem do livro aos roteiros. É central, neste projeto, tentar entender a que tipo de leitura do romance as modificações promovidas pelos roteiros servem, sobretudo no que diz respeito à construção da voz narrativa. Com isso, esperamos contribuir para os estudos da obra de Paulo Emilio Salles Gomes, bem como esmiuçar a específica leitura que os roteiros fazem do texto (e do contexto) de Mário de Andrade.

Year

2014

Creators

Carla Moreira Kinzo

Sofrimento, solidão e desordem: a representação trágica como meio político no cinema de Leon Hirszman

Esta tese tem como objetivo analisar três narrativas do cineasta Leon Hirszman: A falecida (1965), S. Bernardo (1972) e Eles não usam black-tie (1981) a partir do conceito de tragédia moderna, de Raymond Williams. A comparação sistemática entre as obras fez surgir o que se chamou nesta tese de trágico desalienante, uma vez que ao observar a maneira adotada pelo diretor, sobretudo, ao conduzir as suas personagens, evidenciou-se sua preferência por expor o sofrimento e a desordem dentro das narrativas com o intuito de produzir o conhecimento da realidade. Com isso, pôde-se constatar que o tom trágico empregado foi a opção estética de Leon Hirszman para levar adiante o seu projeto cinematográfico, fincado na ideia de cinema como instrumento político. Porém, em contraposição à valorização do trágico, muito em consonância com o contexto histórico repressivo imposto pela ditadura civil-militar no Brasil, vale apontar, com a reorganização do cenário nacional, uma retomada da perspectiva romântica, no sentido defendido por Michel Löwy e Robert Sayre, em Eles não usam black-tie, que se não recuperava o romantismo revolucionário proposto por Marcelo Ridenti ao analisar as obras produzidas no Brasil no começo dos anos 1960, resgatou a representação da esperança arrefecida com os anos de governo militar. Nessa direção, no cotejo das obras, atenta-se para o contexto histórico em que os filmes foram produzidos considerando-o como elemento estruturante de sua forma. Assim, se em A falecida, de 1965, começo do período ditatorial, há ainda espaço para um sutil humor que, de alguma forma, atenua o seu tom trágico; S. Bernardo, elaborado em 1972, no auge da repressão militar, impera o aniquilamento dos homens e a tragédia se instala sem respiro; por fim, como foi dito, em Eles não usam black-tie, realizado em 1981, período de abertura política e maciça insurreição dos movimentos populares, a perspectiva trágica cede espaço para a imagem da força da coletividade e, portanto, restaura certa visão romântica do mundo.

Year

2017

Creators

Anna Carolina Botelho Takeda

Representações dos discursos da FRELIMO na literatura moçambicana: análise de O regresso do morto, de Suleiman Cassamo e Orgia dos loucos, de Ungulani Ba Ka Khosa

O presente trabalho busca estabelecer diálogos entre os discursos produzidos pela FRELIMO, durante o processo de independência e os primeiros anos de governo, e duas obras literárias, nomeadamente O regresso do morto (1989), de Suleiman Cassamo e Orgia do Loucos (1990), de Ungulani Ba Ka Khosa. Ao longo de sua constituição enquanto movimento de resistência ao colonialismo e, após a independência, como partido político, a FRELIMO estabeleceu diversas diretrizes de governo visando a construção de uma nação moçambicana que repudiasse os mecanismos de exploração colonial e promovesse a igualdade e o respeito entre todas as populações moçambicanas, possibilitando assim melhorias na qualidade de vida dessas populações. As duas obras estudadas, no entanto, pertencem ao movimento literário promovido pela publicação da revista Charrua, que procurava promover reflexões sobre a situação de Moçambique após quase uma década de independência, permitindo a observação de problemáticas e contradições relacionadas à realidade social do país, refletindo sobre o quanto essa realidade se aproxima ou se distancia dos objetivos propostos pelo partido. Para observar estas contradições, foram utilizados ao longo da pesquisa alguns discursos proferidos por Samora Machel, tais como A libertação da mulher é uma necessidade da revolução, garantia de sua continuidade, condição de seu triunfo, de 1973, e Educar o homem para vencer a guerra, criar uma sociedade nova e desenvolver a pátria, também de 1973, além de diversas pesquisas de historiadores, cientistas políticos e antropólogos. Em O regresso do morto podemos observar uma certa anuência aos discursos frelimistas no que tange a um ideal de nação proposto durante o processo de independência e ao longo dos primeiros anos de governo. Por meio de narrativas que transmitem a esperança do surgimento de um país livre e independente, forjado por meio dos esforços individuais de cada moçambicano, Cassamo reafirma possibilidades de convivências harmoniosas entre as populações e a superação de obstáculos advindos do duro processo colonial, de acordo com preceitos já estabelecidos nos discursos frelimistas. Por outro lado, Khosa opta por construir, em suas narrativas, tramas que apontam para a insuficiência desses discursos na nova sociedade moçambicana, destacando as fragmentações impostas pelos anos de colonialismo, a burocratização do estado, bem como o distanciamento do governo moçambicano da realidade social do país, dificultando o acesso das populações moçambicanas à serviços básicos e a uma vivência plena de suas culturas e diferenças.

Year

2017

Creators

Laíz Colosovski Lopes

Imagens e enigmas na literatura para crianças

As relações palavra&imagem na literatura para crianças e jovens são investigadas pela perspectiva de suas estruturas e jogos intercódigos, anotando como se engendram e favorecem, ou não, a recepção criativa das obras contemporâneas. O estudo dá evidência aos aspectos materiais da linguagem e dos signos verbal e visual, estabelecendo quinze critérios para apreciação e análise, que resultam da arquitetura lógica de três categorias (1) as condições contextuais ao campo da autoria, (2) as marcas do uso do suporte-livro e do projeto gráfico, (3) as relações espaciais palavra&imagem, propriamente ditas cada uma delas permitindo a divisão em três subcategorias. A última categoria abarca os níveis de montagem por justaposição, sobreposição e fusão palavra&imagem, que se deixaram filtrar por três subdivisões, possibilitando perceber e identificar mais detidamente sua franja de detalhes. Para tanto, foi necessário lançar mão de exemplos que principiam, factualmente, no período da Era de Ouro da Ilustração, a partir das últimas décadas do século XIX, na órbita dos países europeus, com destaque a Walter Crane e Arthur Rackham, dois marcos na história do livro para crianças. Em um percurso que não é estritamente cronológico, à experiência do passado vieram somar a reflexão e a experimentação de autores brasileiros na atualidade. Outro nível de discussão promoveu o mapeamento das dificuldades de definir conceitos e nomes para os próprios objetos literários no decurso da produção cultural para infância e, deste modo, colocaram-se à berlinda categorias como ilustração, livro de imagem e livro ilustrado. Esta é a visão geral do trabalho, em sentido inverso porque, antes de tudo, era necessário conhecer as formulações e abordagens teóricas de outras pesquisas acadêmicas, em razão de poucas obras de referência publicadas, que abraçaram o desafio de compreender a relação palavra&imagem na literatura infantil, em diferentes áreas: artes, comunicação, design, semiótica, psicologia, educação e estudos literários, desde 1980 aos dias de hoje (2008). Nossa tarefa tem sido obrigatoriamente mais descritiva, colecionando fatos, informações, idéias a fim de correlacioná-los e criar uma nova proposta aberta para as possibilidades de decifração literária em ritmo de jogo e re-invenção estética por parte do leitor-criança. Deste modo, para o último capítulo, escolheram-nos três obras singulares dos escritoresilustradores Angela Lago e Roger Mello, mais a parceria José Saramago e João Caetano, com as quais se brinca no diagrama das relações espaciais palavra&imagem.

Year

2008

Creators

Pedro Luís Campos Sagae

A formação inicial do professor de língua portuguesa e a lei 10.639/03 em quatro IES privadas do estado de São Paulo: literatura no Quarto de Despejo?

A presente dissertação tem por objetivo central investigar, na grade curricular dos cursos de Licenciatura em Letras de quatro universidades privadas do estado de São Paulo, se a formação de professores de Língua Portuguesa, que atuarão com ensino de literatura na educação básica, foi impactada pela lei 10.639/03, após mais de uma década de sua promulgação. Assim, sob uma perspectiva sócio-histórica, tratou-se da condição brasileira de sociedade estruturada pela dominação racial, a branquitude, e sua relação com as desigualdades sociais e as políticas de ação afirmativa que determinam o ensino das literaturas africanas e afro-brasileira ou negra em todos os níveis de ensino no Brasil. Também se procurou articular, por meio de abordagem histórica e conceitual, um panorama sobre a complexa relação que envolve literatura, currículo, cânone escolar, ensino de literatura e formação inicial docente na educação brasileira. Dados provenientes do uso de metodologia qualitativa de pesquisa, pautados em entrevistas semidirigidas com os coordenadores de curso de Letras da modalidade presencial dessas universidades, foram analisados e permitiram concluir que o desafio de tornar efetivo o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira ou negra no Brasil, além de enfrentar o preconceito e o racismo, também precisa lidar com os desgastes e contradições pertinentes ao campo do ensino de literatura e do cânone escolar, que hoje se debatem com concepções de educação mais voltadas ao tecnicismo e, portanto, menos afeitas à humanização.

Poetas do Povo e da Periferia: um estudo sobre as ações e as poéticas de Solano Trindade e de Sérgio Vaz

Estética e ética, a despeito de acepções bastante restritas, podem concernir a significados muito comuns em se tratando de literatura. A propósito, determinadas condições histórico-culturais ensejam que as preocupações sociais e as inquietações poéticas se imbriquem de modo que ambas pareçam ser tão somente uma. Os Poetas do Povo e da Periferia, epítetos pelos quais são conhecidos, respectivamente, Solano Trindade e Sérgio Vaz, emergem de extratos sociais empobrecidos e, ao mesmo tempo, contextos culturais enriquecedores. A despeito de distantes no tempo e no espaço, as trajetórias específicas de cada um deles conduzem-nos a mobilizar proposições similares de arte. Solano Trindade cresce em um contexto de efervescência cultural popular e, a partir de suas experiências pessoais, engendra uma arte do povo pelo povo, valorizando tradições brasileiras, africanas, afrobrasileiras. Sérgio Vaz cresce em um contexto de tensões sociais (vulnerabilidade econômica e violência exacerbada dos grandes centros urbanos) e transição entre a cultura popular e a cultura de massa e, a partir dessas experiências de vida, concebe uma arte da periferia pela periferia. Trata-se, em ambos os casos, de poetas que se tornam mais do que intelectuais; viram artistas-cidadãos; isto é, encarnam os Poetas do Povo e da Periferia um tipo específico de intelectualidade, aquela que, por meio do compartilhamento de arte, visa à partilha de saberes e a transformações sociais. Ancorado nos fundamentos dos estudos de Literatura Comparada, zarpa esta pesquisa em reflexões atinentes à formação de uma Paideia, por ambos os poetas - na história da Literatura Brasileira -, que não apenas inova no modo como se tematiza o excluído (sobretudo, pobres, negros, nordestinos, mulheres), alcançando-o ao protagonismo, tornando positivas características que lhe são peculiares, mas na maneira como se (re)estiliza a linguagem do povo nas composições poéticas que produzem. Para tanto, discorrer-se-á acerca de como Solano Trindade e Sérgio Vaz tornam-se referência para leitores, outros literatos, pesquisadores e ativistas (culturais e sociais). Destarte, por um lado, tratar-se-á de seus ativismos, por outro de seus poemas; no caso da produção literária, o enfoque convergirá ao tratamento ético e estético acerca da mulher, da criança e do adolescente e, enfim, da humanidade na figura do homem.

Year

2021

Creators

Fabio Roberto Ferreira Barreto

Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil

A veiculação de uma perspectiva comunitária voltada para a aproximação/integração dos países latino-americanos recebeu destacada importância nas produções culturais brasileiras das décadas de 1960 e 1970. Especialmente no âmbito das manifestações artísticas, novas articulações em torno de uma identidade latino-americana surgiam na pauta dos debates político-culturais. A partir deste contexto, o presente trabalho visa refletir sobre a importância do ideal americanista para a poesia brasileira do período, dando destaque à produção poética de Ferreira Gullar e Thiago de Mello. A escolha por estes dois autores justifica-se pela intensidade e dramaticidade com que suas obras encarnaram as esperanças e contradições da época, tanto no que se refere aos dilemas formais inerentes a uma concepção poética disposta a atuar politicamente na realidade social, transformando-a, como no espaço que oferecem à representação de uma união solidária entre os países da América Latina. A partir da leitura de seus poemas buscamos matizar a posição da fulguração americanista dentro de um projeto político e estético mais amplo, bem como os lugarescomuns que acompanham sua concretização formal. Damos especial atenção aos eventos e personagens que, a nosso ver, catalisam o viés comunitário daquele período, tornando-se protagonistas de vários poemas e confundindo-se simbolicamente com o próprio desejo de aproximação solidária: a Revolução Cubana, a celebridade de Pablo Neruda e Che Guevara e o exílio dos poetas brasileiros em países da América Latina, destacadamente no Chile de Allende, onde testemunharam a euforia construtiva e a frustração traumática do projeto socialista. Por fim, propomos um balanço crítico das limitações desta tendência, sem desconsiderar a importância de tais ensaios supranacionais em um país pouco sensível ao diálogo com culturas e sociedades afins, como tem confirmado a história brasileira. Encerramos a pesquisa vasculhando os escombros do discurso americanista nas obras mais recentes dos poetas De uma vez por todas (1996) e Campo de Milagres (1998), de Thiago de Mello, e Muitas Vozes (1999) e Em alguma parte alguma (2010) de Ferreira Gullar publicadas na última década do último século e na primeira do século corrente. Num contexto marcado pela consolidação da chamada globalização neoliberal e de crise dos discursos utópicos que sustentavam a aspiração comunitária procuramos identificar e examinar novos arranjos discursivos e, a partir deles, sugerir o lugar (ou não-lugar) da América Latina no rol de preocupações da poesia brasileira contemporânea.

Year

2012

Creators

Marcelo Ferraz de Paula

Entre vôos, pântanos e ilhas: um estudo comparado entre Manoel de Barros e Eduardo White

Esta tese apresenta um estudo comparado entre dois autores de Literaturas de Língua Portuguesa: Manoel de Barros - Brasil - e Eduardo White Moçambique. Do primeiro poeta escolhemos as obras: Gramática expositiva do chão, de 1966 e Livro de précoisas, de 1985, e do segundo a atenção se voltou para Poemas da ciência de voar e da engenharia de ser ave, de 1992 e Janela para o Oriente, 1999. No cerne do trabalho crítico e investigativo destas obras se concentrou o objetivo de verificar a intersecção do espaçotempo mítico, como um dos fatores determinantes da revisão dos limites e fronteiras dos gêneros literários e a contribuição desses procedimentos poéticos para o campo das discussões teórico-críticas na modernidade. Alguns dos vetores presentes no processar poético desses autores são: o uso da metalinguagem, do poema em prosa e prosa poética como princípios norteadores da proposta de revisão de gêneros.

Year

2008

Creators

Marinei Almeida Lima