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Entre a literatura e a imprensa: percursos de Maria Archer no Brasil
A literatura de autoria feminina nos países que se comunicam através da língua portuguesa conta com excelentes representantes. Um olhar, ainda que superficial sobre essa produção revela que notadamente a partir da última metade do século passado, década de 40-50, ela veio gradativamente chamando a atenção de pesquisadores e conquistando, cada vez mais, o prestígio do público-leitor. Maria Archer, no entanto, parece encontrar-se em quase completo esquecimento De 1955 a 1977, Maria Archer (1899- 1982),escritora portuguesa, veio cumprir um largo exílio em terras brasileiras. Aqui, como nos continentes luso-africano, tornou-se um dos nomes de mulher mais importantes pela contribuição à imprensa de Língua Portuguesa. O objetivo primeiro deste trabalho é ressaltar as experiências e a contribuição desta escritora para a imprensa de Língua Portuguesa, problematizando-as à luz da hegemonia masculina que marcou a produção de conhecimentos e a reflexão pública sobre a resistência dos portugueses à ditadura do regime salazarista vigente no Portugal da época.
Vamos jogar RPG?: diálogos com a literatura, o leitor e a autoria
O presente trabalho é resultado da investigação envolvendo Roleplaying game, literatura e sociedade. As estruturas ficcionais e as formas do conto maravilhoso, presentes nas narrativas interativas, propiciam um resgate e reatualização da produção contemporânea na perspectiva da criação coletiva do enredo e na elaboração das personagens no fluxo de ficções. Foram utilizados como corpus as discussões nos fóruns do gênero, registros de jogadores sobre casos felizes e resultados infelizes no uso das regras da gramática da ficção. A prática que torna o leitor um cuidadoso manipulador da ficção, sujeito e criador de narrativas, pode ser observada na experiência com autoria e educação realizada numa escola pública. Finalmente, as narrativas interativas são um indicativo da necessidade de criação do ser humano ao relatar os feitos de suas personagens e os caminhos de suas histórias; denunciam não apenas as estruturas literárias e ficcionais em jogo, mas a presença de um leitor habilidoso na manipulação do universo cultural que o rodeia, cujas regras elementares são as da autoria.
2008
Edson Ribeiro Cupertino
Micropolítica do feminino e estética de confrontamento em Patti Smith e Ana Cristina Cesar
Unindo crítica cultural à pesquisa acadêmica, pretendemos mapear a poesia de Patti Smith e Ana Cristina Cesar, partindo de seus respectivos contextos da década de 1970 o movimento punk nova-iorquino, nos Estados Unidos, e a poesia marginal, no Brasil , para então explorar seus pontos de convergência, no que tange a uma micropolítica do feminino e a uma estética de confrontamento. Pensamos ambas as poetas como cartógrafas de uma época e das transformações intrínsecas a essa época, mapeadas por elas no fazer poético, no corpo da linguagem, por meio de uma política-estética; por elas somos levados à política como estética; à política menor, do eu mínimo, de Deleuze, em caráter contingente, de subjetividade e feminilidade. Discutimos também como, a voz do feminino localizado em Patti e Ana C. dá vazão à abertura de um novo tipo de experimentalismo que se integra a uma genealogia de arte/cultura e ao legado da poesia moderna travando diálogo com elementos catalisadores do pós-moderno que desembocariam no contemporâneo.
2013
Paulo Ricardo Pereira e Alves
Olhar indígena e olhar indigenista para a literatura infantil brasileira: representações da temática indígena por Ciça Fittipaldi e Daniel Munduruku
Esta dissertação pretende analisar, sob uma perspectiva comparatista, as obras: Kabá Darebu e As peripécias do jabuti, de Daniel Munduruku, e Pequena história de gente e de bicho, de Ciça Fittipaldi, tendo em vista as especificidades culturais de cada autor e a maneira como elas se refletem em suas produções, bem como destacar características de seus projetos ideológicos e estéticos. Levando em conta os preceitos dos estudos comparados, outro foco de análise será os diálogos estabelecidos entre cada escritor com outras áreas de conhecimento, como: antropologia, artes plásticas e educação, considerando a formação acadêmica de ambos e sua atuação profissional. Levando-se em conta as ponderações de Antonio Candido com relação às influências do contexto social e político na produção literária, este trabalho também abordará a Lei 11.645 - a qual institui o ensino das contribuições culturais e sociais dos povos africanos e indígenas nas escolas brasileiras - e a possibilidade de reflexo da mesma na produção literária de temática indígena desses autores.
2013
Andréa Castelaci Martins
Chinua Achebe e Castro Soromenho: compromisso político e consciência histórica em perspectivas literárias
No exercício de comparativismo literário entre as obras Things fall apart, do escritor nigeriano Chinua Achebe (1958), e Terra morta, do angolano Castro Soromenho (1949), é possível estabelecer aproximações e distanciamentos que dialogam entre si e podem trazer reflexões relevantes para o estudo das literaturas africanas. Enquanto a primeira oferece uma visão inédita a respeito do funcionamento interno da sociedade Ibo na Nigéria diante da situação colonial, a segunda transparece as frágeis relações dos colonos portugueses nas instituições políticas, econômicas e sociais do império na região da Lunda em Angola. Já por esse aspecto, os romances convergem para um panorama em comum ao apresentarem tanto o colonizado em Things fall apart quanto o colonizador em Terra morta de maneira distante dos estereótipos retratados pelas figuras coloniais, justamente por problematizarem questões internas e clivagens sociais e históricas. Assim, ao evidenciaram as fraturas internas, contribuem com a crítica sobre o sistema colonial ao mesmo tempo em que ajudam a construir outras visões históricas sobre o tema. Desse modo, as duas obras distanciam-se abertamente quanto aos contextos coloniais, que exigem, diante de uma leitura comparativa, um arcabouço teórico-crítico múltiplo que abarque as diferenças existentes nas dinâmicas coloniais e em seus contextos africanos específicos. O fato de os dois romances trazerem à cena regiões específicas na Nigéria habitada pelo povo Ibo e em Angola determinada como o espaço Lunda - e apresentarem uma multiplicidade de questões étnicas, raciais, sociais e identitárias, acaba distanciando os dois livros em perspectiva comparatista. Em termos aproximativos, no entanto, a problematização dos espaços e personagens retratados nas narrativas e a figura do narrador que assume posições políticas que se aproximam da categoria do autor implícito (BOOTH, 1983), permitem também uma leitura analítico-comparativa entre os romances. Se, por um lado, os contextos sociais e históricos distanciam os escritores e seus produtos literários; os romances se aproximam não apenas pelas categorias narrativas de personagens e espaço, mas também pela posição político-ideológica assumida por seus narradores. A consciência histórica e o compromisso político diante dos fatos narrados estão presentes na representação literária como uma tentativa de entender o funcionamento e apresentar uma crítica aos diferentes processos coloniais.
A selva: viagem do descobrimento
Este trabalho pretende mostrar como Literatura, História, Memória e Testemunho se cruzam no percurso de Euclides da Cunha e Ferreira de Castro na Amazônia. A \"terra sem história\" e os homens sem voz se fazem presentes nos Ensaios Amazônicos (1905) e n\'A selva (1930); mais do que assuntos, são motivos da produção textual. Procura-se demonstrar como os dois autores, movidos por objetivos distintos acabam por apresentar semelhanças de abordagem.
2007
Vander da Conceição Madeira
Mobilidades culturais e alteridades em Relato de um certo oriente e sua pré-tradução árabe
Esta tese tem como objetivo discutir as variadas manifestações de mobilidades culturais e suas consequentes relações de alteridades no romance Relato de um certo oriente de Milton Hatoum, partindo do suposto de que a alteridade é parte constituinte da subjetividade e da relação humana de diferença e identidade com o Outro; e, ao mesmo tempo, analisar o processo intercultural da pré-tradução para a língua árabe de quatro capítulos do Relato de um certo oriente. Nesse sentido, este trabalho está focado em dois lócus das mobilidades culturais das alteridades: a narrativa de memória da imigração e a tradução literária.
2012
Maged Talaat Mohamed Ahmed El Gebaly
O sagrado na literatura infantil e juvenil em processo de transformação: da ordem humanista/religiosa das origens na colonização para o novo homem em processo em nosso tempo
Desde os primórdios, a literatura infantil e juvenil tem acompanhado as transformações do homem e da sociedade e tem servido de palco para essas mudanças. Em diferentes épocas e lugares, podem-se observar produções literárias que reproduzem a experiência humana e tudo o que com ela se relaciona. Dentre essas relações está o sagrado, que se apresenta como um vínculo orgânico e universal. Nesta pesquisa, ao observar a trajetória do sagrado na literatura, identificam-se mudanças no modo como ele se manifesta, o que torna possível avaliar os elementos que projetaram essas transformações. Não se trata de um movimento linear, mas de um movimento espiralado que incorpora os elementos das modificações e, ao mesmo tempo, se projeta. Assim, propõe-se avaliar as transições do sagrado ao longo da história da literatura infantil e juvenil a partir de uma análise das principais manifestações literárias desde o período da colonização portuguesa no Brasil à contemporaneidade a fim de compreender como as transformações, ocorridas ao longo desse período, se refletem na sua configuração atual. Ao revisitar o ontem da literatura, pode-se compreender melhor o hoje, uma vez que o presente apresenta marcas do passado. Além de analisar excertos da produção literária da época da colonização ao início do século XIX, no período dos precursores da literatura infantil e juvenil brasileira, no período dos ideais do modernismo, na explosão da literatura infantil nos anos 1970 e na contemporaneidade, a pesquisa envolve, sobretudo, a análise comparada das obras dos autores Sophia de Mello Breyner Andresen (Portugal) e Bartolomeu de Campos Queirós (Brasil). Ao compará-las, verifica-se uma nova configuração do sagrado em suas articulações.
Dialéticas das formas literárias: uma interpretação de O Livro da Dor, Godido e Outros Contos e Chitlango, Filho de Chefe
Este trabalho tem como pressuposto de que as formas literárias visadas são conteúdos sedimentados que se consolidaram no processo colonial. Neste processo, considera-se o entrelaçamento entre uma cultura letrada alienígena e uma cultura oral autóctone, sendo uma dominante e outra dominada. Constatamos que a compreensão das fissuras, problemas e dilemas verificáveis nos textos em análise permitirá apreender os mecanismos, quer literário, quer sociais, que engendraram formas impregnadas de características situacionais e contextuais. Supomos que, em O Livro da Dor de João Albasini, Godido e Outros Contos de João Dias e Chitlango, Filho de Chefe de Chitlango Khambane e André-Daniel Clerc, as formas engendradas se resumem ao assimilado, resultante da hegemonia cultural produzida em situação colonial.
2016
Elídio Miguel Fernando Nhamona
Caminhos da ficção cabo-verdiana produzida por mulheres: Orlanda Amarilis, Ivone Aida e Fátima Bettencourt
As produções literárias de Orlanda Amarílis, Ivone Aida e Fátima Bettencourt, sob a forma de conto, constituem o objeto central dessa pesquisa e, a partir do corpus selecionado, buscamos identificar e compreender as opções de construção de personagens e de narração que definem, nas coletâneas Cais-do-Sodré té Salamansa, Vidas vividas e Semear em pó, respectivamente, representações sociais de gênero e características do Bildung (formação da personagem), com base numa hermenêutica do cotidiano cabo-verdiano no arquipélago e na diáspora. No primeiro capítulo, procuramos estabelecer um campo teórico, de largo espectro, que pudesse dar suporte às nossas ilações, para tanto aplicando os vários conceitos que orientaram a nossa visada sobre o objeto da pesquisa, como: entre-lugar, póscolonialismo, hermenêutica do cotidiano, diáspora, Bildungsroman feminino; em seguida passamos a uma incursão no contexto histórico, na biobibliografia das autoras e na conformação das coletâneas, pretendendo situar as obras para o nosso leitor. Iniciamos o processo de análise, logo na primeira parte do segundo capítulo, procedendo a uma investigação sobre os títulos dos contos e sua representação na diegese. Na segunda parte, buscamos investigar com mais detalhe os processos de estruturação das personagens, empreendidos pelas três escritoras, com vista a compreendermos os diversos modos de apreensão e representação do universo cabo-verdiano, especialmente o de vivências femininas de submissão, resistência e emancipação. O terceiro capítulo, que complementa o de panorâmica da construção das personagens, será dedicado a examinar, de forma sucinta, a atuação dos(as) narradores(as), que, em conjunto com as personagens, revelam a mundividência que as escritoras querem registrar na ficção, no intuito de introduzir uma ótica feminina e, por vezes, feminista, ao cânone literário cabo-verdiano, predominantemente masculino. O quarto capítulo foi dedicado a uma sistematização das conclusões.
Entre a poesia e o banco escolar: algumas tensões entre a arte e a cultura escolar no Brasil
Este trabalho busca investigar e analisar o ensino da literatura e, em específico, o gênero poético na cultura escolar brasileira, particularmente em manuais didáticos utilizados como ferramentas pedagógicas. Pretende-se verificar mais detidamente as particularidades e as características do tratamento do gênero poético para jovens leitores das últimas séries do ensino fundamental. Como exemplo, procura-se analisar a concepção de literatura no novo documento que estabelece os parâmetros curriculares no Brasil, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e no documento curricular das escolas públicas da cidade de São Paulo. Para isso, averígua-se o contexto histórico da instituição escolar brasileira, a instalação de uma cultura escolar e as transformações políticas, sociais e ideológicas ocorridas na sociedade. Busca-se analisar como tais mudanças refletiram na literatura destinada a esse público leitor. Assim, empenha-se em compreender quais seriam o espaço, a concepção e a função da literatura, em específico da poesia, no ensino de jovens leitores e discutir a importância de tal arte na formação de jovens em fase escolar. Nesse sentido, investigam-se algumas tensões entre a prática escolar do ensino de literatura e a formação de leitores literários propriamente dita. Para tanto, utilizam-se como fundamentação os estudos comparatistas da literatura bem como a historiografia desenvolvida por estudiosos das áreas de Letras e Educação
De silêncios e de vozes: uma análise do processo narrativo em Boaventura Cardoso
Esta dissertação visa a análise dos narradores dos romances Maio, Mês de Maria (1997) e Noites de Vigília (2012), do escritor angolano Boaventura Cardoso. Por meio de método comparativo, foram examinados três recursos literários que auxiliam a composição das personagens narradoras, a saber: as situações narrativas - focalização e voz -, as formas de citação do discurso e o uso de imagens animistas. O uso desses recursos distingue-se em cada obra, de forma que a análise comparativa foi utilizada para destacar a adequação de cada estrutura literária a seu contexto. Em ambas as produções, as lacunas do discurso oficial são articuladas de maneira diversa. Maio, Mês de Maria apresenta uma narrativa permeada de boatos e presságios, que guiam a busca do protagonista pelos jovens desaparecidos, evento que alude à repressão ao 27 de Maio de 1977 angolano. Já Noites de Vigília articula os depoimentos de variadas personagens que narram memórias do passado colonial e da Guerra Civil angolana, em um debate que tenciona a pluralidade de vozes, mas não alcança o dialogismo
2020
Felipe de Oliveira Puritta
Sobre voltas e abandonos: literatura infantil/juvenil, reprodução e renovação de valores sociais
Este estudo, fundamentado numa perspectiva comparatista, estabelecendo conexões entre Literatura Infantil/Juvenil e sociedade, procura apresentar possíveis relações interdiscursivas e intertextuais existentes entre a parábola A Volta do Filho Pródigo, As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi, Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato, Eu & Mim Mesmo de Flávio e de Souza e Tchau de Lygia Bojunga. Por meio desses textos, que se mostram como narrativas simbólicas, pretendeu-se examinar a maneira pela qual a literatura para crianças vem a imbricar processos de reprodução e renovação de valores sociais, enfatizando os processos discursivos, em especial, os processos que colocam em discussão valores provenientes de uma educação que privilegia a moral exemplar. O trabalho encontrou suporte nas ideias sobre dialogismo de Mikhail Bakhtin, levando em conta questões de ordem interacionista e aquelas referentes aos diálogos intertextuais, procurando evidenciar princípios morais e ideológicos veiculados por tais textos, traços do discurso monológico e polifônico, elementos que contribuem para confirmar o fato de que a Literatura para crianças e jovens não se apresenta como uma arte inocente, mas desempenha papel significativo na sociedade como instrumento transmissor de ideologias, assumindo grande relevância na construção de identidades e na maneira de pensar e apreender o mundo.
2012
Adriana Falcato Almeida Araldo
A cidade fictiva: visões e mundos da cidade em contos contemporâneos brasileiros, chilenos e portugueses
Esta pesquisa propõe o conceito de \"cidade fictiva\", entendida como a cidade que nasce especificamente da construção estética literária. Tal conceito permite descobrir os alicerces da cidade na literatura a partir dos primeiros textos de criação literária do Ocidente (Enuma Elish, Epopéia de Gilgamesh), para detectar suas principais características e examinar omo estas constituem elementos de construção em contos contemporâneos rasileiros, chilenos e portugueses nos quais se percebe uma idéia de \"conto citadino\". O estudo da cidade fictiva estabelece alguns paradigmas observados em diversos textos, como: La Ciudad está Triste, do escritor chileno Ramón Díaz Etérovic; \"Timotu Kalu\", de Orígenes Lessa; \"Passeio Noturno I e II\", de Rubem Fonseca; e \"A tua véspera de Natal\", do escritor português David Mourão-Ferreira. Junto a esses paradigmas são estabelecidos alguns mundos possíveis da cidade fictiva, surgidos da análise comparativa entre os contos: \"Amor\", de Clarice Lispector, e \"La Elegida\", da chilena Lilian Elphick; \"Una señora\", do chileno José Donoso, e \"Sem Remédio\", de Luiz Ruffato; \"Busca\", de João Antônio, e \"A Bota\", do português José Rodrigues Miguéis.
2007
Paula Andrea Vera Bustamante de Lima
Os caminhos literários de Carolina Maria de Jesus: experiência marginal e construção estética
Análise da obra da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), em particular dos livros Quarto de despejo diário de uma favelada (1960); Casa de Alvenaria diário de uma exfavelada (1961); Pedaços da fome (1963) e Diário de Bitita (1986). Investigamos aspectos da edição do primeiro livro publicado, analisando a intervenção do editor na construção do estereótipo da escritora favelada e o impacto que isso representou na trajetória discursiva da autora. Nosso objetivo foi analisar a internalização da experiência histórica da margem ao campo da dicção da obra literária, superando a introdução da temática, quase inédita na produção literária brasileira, da favela e da sobrevivência urbana marginal. A obra caroliniana, muitas vezes reduzida a mero documento de interesse sociológico, se realiza com contornos estéticos próprios a escrita é parte fundante de sua constituição subjetiva, pois a autora estetiza a si, cria para si identidade e alteridade, constrói sua subjetividade através da palavra escrita, tornando-se autora, narradora e personagem de si mesma.
2013
Fernanda Rodrigues de Miranda
Iracema no cinema: nação e identidade na passagem do literário para o fílmico
Iracema no cinema: nação e identidade na passagem do literário para o fílmico busca responder a uma interrogação principal bastante simples: como o cinema brasileiro se apropriou de uma das personagens mais importantes da literatura brasileira: a Iracema de José de Alencar? A pesquisa busca entender como tal personagem, chave na construção da ideia de nação no século XIX, foi ressignificada por outra forma artística, o cinema, em outro tempo e em outro contexto histórico e social. Trata-se, portanto, de um estudo comparado de textos da língua portuguesa: texto literário, Iracema (José de Alencar, 1865), e textos fílmicos, Iracema (Carlos Coimbra, 1974), Iracema (Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974) e Cine Tapuia (Rosemberg Cariry, 2002), que, além de propor um modelo para análise da adaptação de obras literárias para o cinema, visa entender como se deu a projeção de temas e personagens do romance fundador para além do seu tempo histórico.
Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo: laços africanos em vivências femininas
O presente trabalho propôs-se a investigar a escritura literária de autoria feminina nas obras Ventos do Apocalipse (2006), de Paulina Chiziane, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, no sentido de estabelecer um diálogo com o espaço da experiência perceptiva e cultural geradora de imagens libertárias da consciência feminina nos contextos moçambicano e brasileiro. A opção por pesquisar obras produzidas em espaços sociais e políticos distintos reflete a preocupação em demonstrar que as mulheres continuam buscando formas de se fazerem ouvir, no campo do literário, criando discursos e estratégias enraizadas nas experiências femininas em Moçambique e no Brasil. O fato de este estudo ter buscado suporte interdisciplinar, na linha dos estudos culturais, sobretudo a reflexões históricas, sociológicas e até psicanalíticas, deriva de considerarmos a escrita literária de autoria feminina como um nicho relevante, a partir do qual as mulheres reinventam a sua identidade plural e atuam como agentes de conscientização e de transformação das relações sociais de gênero nos contextos em que suas obras se inserem.
Literatura & psicanálise: estudo comparativo sobre a perversidade nos contos de fada, nas obras de Adília Lopes e Paula Rego
O presente estudo tem como objetivo primeiro o da perversidade contida nas paráfrases verbo-visuais dos contos de fada, por meio da análise de algumas das obras da escritora portuguesa Adília Lopes e da artista plástica de origem lusitana Paula Rego. Utilizando de um estudo comparatista embasado principalmente num arcabouço teórico transdisciplinar com a psicanálise freudiana, junguiana e lacaniana, este trabalho procura conceituar o termo perversidade para, posteriormente, demonstrar processos pelos quais determinados textos podem assumir versões cuja perversidade nas relações das personas / personagens são materializadas, em função de diferentes momentos sócio-político-culturais, além de conservarem subjacentes elementos de ordem subjetiva ao dialogarem com seus leitores. A fim de melhor compreensão da nossa análise, expomos sucintamente, parte da base teórica prática de suporte que respondeu a questão: - Quais mecanismos envolveriam o processo analítico e do sentido narrativo engendrados a partir dos textos para interpretar os signos verbais e não verbais? Partindo de um breve estudo entre as obras e suas relações com a sociedade e a política, também este trabalho precisou lançar mão considerações fundamentais do processo de conhecimento: a cognição.
Excelentíssimas estátuas: uma análise comparativa de O outro pé da sereia e Yaka
A presente dissertação tem o objetivo de analisar nos romances O outro pé da sereia (COUTO, 2006) e Yaka (PEPETELA, 2006) a representação da situação colonial e os resultados da dicotomia colonizador e colonizado nas sociedades moçambicana e angolana, ficcionalizadas por Mia Couto e Pepetela nessas obras. Objetiva-se, ainda, verificar a forma como os romances mergulham no passado colonial de seus países de origem para problematizar questões acerca das sociedades citadas, avaliando as perspectivas que figuram no tempo presente. Estabeleceu-se, então, uma leitura a partir de um processo histórico comum, a colonização portuguesa, para explicitar as contradições resultantes desse período. Para tanto, nos apoiamos no diálogo entre literatura e história, presente nos romances estudados, para identificar e destacar as contradições coloniais, sobretudo em relação às representações da violência e do racismo nas duas obras.
2013
Damaris Santos Roberto da Silva
De São Bernardo a Casa na Duna: caminhos do (neo)realismo no macrossistema literário de língua portuguesa
A presente dissertação tem como objetivo ressaltar os caminhos dos fluxos literários estabelecidos dentro do macrossistema literário de língua portuguesa a partir dos romances São Bernardo, de Graciliano Ramos e Casa na Duna, de Carlos de Oliveira. A análise de ambos os romances é empreendida buscando destacar a codificação artística fruto de um rigoroso trabalho estilístico em correlação com a realidade social de ambos os escritores, evidenciamos assim a concepção (neo) realista da obra de arte como uma unidade sensível de forma e conteúdo que propicia um conhecimento do mundo dos homens sob a sociedade capitalista através dos destinos de Paulo Honório e Mariano Paulo. Buscamos também destacar elementos que evidenciam a apropriação que ambos os autores operam da tradição literária deste macrossistema, constituindo assim uma atualização do realismo como método de composição literária.
2013
Miguel Makoto Cavalcanti Yoshida