RCAAP Repository

A exclusão do roteiro no financiamento da cadeia produtiva do filme no Brasil

A presente dissertação se dedica a mapear a organização do trabalho na atual cadeia produtiva do audiovisual na cidade de São Paulo, por meio da análise das atuais formas de produção do cinema e do atual modelo de financiamento do setor, com o objetivo de evidenciar seus principais elos e suas principais vulnerabilidades. Um setor identificado como vulnerável, porém, pouco evidenciado, está localizado no início da cadeia produtiva o desenvolvimento de projetos. Essa etapa, que inicia todo o processo do filme, está muito centrada na figura de um profissional o roteirista. Portanto, esta pesquisa está centrada na identificação da vulnerabilidade desse profissional, em suas relações de trabalho e seus níveis de relacionamento, em sua influência nos outros setores da cadeia produtiva, como também, na atual condição de trabalho que lhe é ofertada. Foram identificadas três questões centrais para justificar a atual vulnerabilidade da profissão de roteirista, que se desmembram em outros apontamentos, são elas: a disputa de autoria entre diretor e escritor no final dos anos 60 (cinema e literatura), as relações flexíveis impostas pelo novo modelo de trabalho apoiado na lógica da intermitência e fragmentação e por último, a falta de organização do profissional de roteiro enquanto categoria.

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2022-12-06T14:53:37Z

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André Meirelles Collazzi

Voz poética e voz política em Diário de um ano ruim de J. M. Coetzee

A presente dissertação dedica-se ao estudo da voz poética e da voz política no romance Diário de um ano ruim (2007) de J. M. Coetzee. Inicialmente, a investigação se detém na contextualização da produção literária e intelectual do autor, trabalhando com as categorias de campo, competência linguística e paratopia, com base nas leituras de As regras da arte (1992), A economia das trocas linguísticas (2008), de Pierre Bourdieu e O contexto da obra literária (2001), de Dominique Maingueneau, respectivamente. Em seguida, a pesquisa direciona a atenção para a obra Desonra e para a Segunda fase ficção australiana, destacando-se as características em Diário de um ano ruim que evidenciam a condução da voz física e narrativa para o desenvolvimento do romance. Entre os elementos analisados acerca da voz, evidencia-se a relação da voz com o corpo, com a autonomia do intelectual e a condição da voz feminina diante do poder masculino. Por fim, investigam-se os discursos proferidos pela vozes dos personagens JC, de um escritor envelhecido e de Anya, uma jovem imigrante filipina

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2022-12-06T14:53:37Z

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Carlos José Mendes Ribeiro

Identidade tirolesa em Santa Olímpia (Piracicaba/SP): festas, tradições e memória.

Este trabalho consiste de uma análise das festas e tradições dos descendentes de tiroleses do bairro de Santa Olímpia, em Piracicaba, interior de São Paulo, buscando entender seu papel na construção da identidade tirolesa em Piracicaba, por meio da história oral, da memória e da observação participante. De modo concreto, no recorte de pesquisa, cinco festas foram escolhidas: a de Nossa Senhora, em maio; a da Cuccagna, no Carnaval; a da Polenta, em julho; a da Imigração, em Novembro; e o Mercadín, em dezembro. Elas são objeto de estudo porque representam, em certa medida, a construção identitária do ser tirolês em Santa Olímpia. Para a compreensão da temática, além da participação nas festas, quinze descendentes foram entrevistados, a partir da lógica das redes de entrevistas. A base teórica utilizou-se das temáticas da imigração, das festas e da identidade, em uma análise crítica do processo migratório do grupo em questão, que se utiliza dos festejos para construir uma identidade tirolesa que nunca existiu, mas se faz presente nesse imaginário coletivo criado no bairro ao longo desses 120 anos de existência. Todo esse processo encontra na religiosidade uma forma de garantir certo controle e manutenção dos costumes da comunidade, em especial, por meio do poder que a igreja católica vem mantendo no bairro e na sociedade ao longo dos séculos. Como conclusões, tem-se que a imigração foi um dos incentivos para a formação de um país com diversas identidades e, ao mesmo tempo, garantiu a vocação agrária do país, até hoje discutida nas esferas macroeconômicas. Não há uma identidade tirolesa real, trazida pelos imigrantes e mantida ao longo do tempo, uma vez que esta foi sofrendo influências tanto do Brasil, quanto de outras nacionalidades, sendo que a cultura italiana é significativamente reivindicada pelos moradores de Santa Olímpia nesse contexto do ser tirolês. Essa identidade, permeada por uma italianidade e uma religiosidade fortíssimas, é uma construção recente, com finalidades específicas de autoafirmação, incentivo ao turismo e visando a coesão do grupo. As festas, por meio de seus mais diversos elementos, aqui analisados detalhadamente, são a principal forma de se perpetuar essa identidade idealizada e fortalecer as reivindicações de descendência e pertencimento a essa categoria cultural.

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2022-12-06T14:53:37Z

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André Bortolazzo Correr

Um estudo de classe e identidade no Brasil: Movimento Negro Unificado (MNU) - 1978 - 1990

Este trabalho teve como objetivo principal realizar uma análise do movimento negro brasileiro entre os anos de 1978 e 1990, expressando neste trabalho o caminho percorrido pelo Movimento Negro Unificado - MNU, que foi fundado em 18 de Junho de 1978, nascendo assim no seio do levante operário de 1978, e que existe até os dias atuais, e como objetivo específico de identificar quais foram as influências mais centrais em sua formação e na linha política que este tomou, tendo sido parte de um imenso movimento social, operário e popular, que se colocou contra a Ditadura Militar, sendo a conformação do MNU como parte e resultado deste processo de mobilização social. A partir desses objetivos foram levantadas as seguintes hipóteses: O MNU influenciou a formação da identidade negra no Brasil e a própria identidade dos entrevistados; contribuiu no Brasil para o debate de Raça e Classe; e recebeu influências externas á experiência vivida no Brasil. Foram feitos levantamentos bibliográficos sobre a história da luta antirracista no Brasil após a Abolição e das organizações oriundas dessa luta, que remontam desde as primeiras décadas do século XX, atravessam o Estado Novo e encontraram dentro do período da ditadura a resistência que dará forma ao Movimento Negro Unificado. Para analisar os processos que influenciaram este desenvolvimento, foram utilizados autores como Florestan Fernandes, Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Hamilton Cardoso e Clovis Moura. Para isso foram realizadas dez entrevistas com militantes e integrantes do movimento negro brasileiro que participaram próximos ou no MNU durante o período estudado, sendo estes entrevistados divididos em sete homens e três mulheres. Durante estas entrevistas foi constatado que o MNU teve como referência algumas organizações negras estadunidenses, que fizeram parte do Movimento pelos Direitos Civis, além dos movimentos de libertação de países africanos, com destaque aos países de língua portuguesa, como Moçambique e Angola. No território nacional, os integrantes do MNU foram influenciados pelas experiências vividas nas greves operárias contra a Ditadura e por intelectuais brasileiros que desmistificaram a ideia do negro pacífico, e entre os mais citados temos Abdias do Nascimento e Lélia Gonzalez. Essas influências e atuação política permitiram ao MNU se destacar no cenário político brasileiro no final dos anos de 1970 e durante 1980 como a principal organização do movimento negro brasileiro, porém sem romper com a confiança na burguesia paulista, não dando um caminho independente aos negros no Brasil, tendo expressado suas posições dentro de setores dos movimentos sociais, mas também em setores dos movimentos sindicais e no Partido dos Trabalhadores PT, que foi um grande conciliador de classes e atenuador das tensões nacionais. Desta maneira poderemos entender o papel Movimento Negro Unificado para a composição da identidade do negro brasileiro entre as décadas de 70 e 90, sua relação com o cenário de greves e atos contra a Ditadura Militar e como as pautas levantadas pelos negros foram incorporadas, muito parcialmente, a políticas públicas nos anos seguintes, que apesar de importantes somente foram conquistadas mediante anos de luta do movimento negro brasileiro

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2022-12-06T14:53:37Z

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Lourival Aguiar Teixeira Custódio

Pintura histórica no Salão do Centenário da Independência do Brasil

O centenário da independência do Brasil, comemorado em 1922, mostrou-se uma oportunidade excepcional para as elites brasileiras exporem projetos de identidade nacional, de predominância europeia, no que diz respeito à cultura, o que inclui considerações racistas, e de manutenção da estrutura social, calcada no capitalismo liberal. O presente trabalho tem por objetivo investigar como tais projetos impactaram as exposições, congressos, e outros eventos comemorativos. A Exposição Internacional e os congressos de História do Brasil e Internacional de Americanistas mostraram um país inserido na economia mundial, buscando os fatos e os personagens fundadores da nacionalidade, interessado em se aproximar dos demais países do continente e que considerava a miscigenação uma aliada para promover o branqueamento da população. O estudo também se volta ao mecenato estatal, cuja intenção de adquirir quatro quadros de assunto histórico, relacionados aos acontecimentos de 1822, estimulou alguns artistas a retomar a produção de tal gênero de pintura, porém algo distanciados dos cânones acadêmicos e incorporando questões e discursos em pauta naquele momento histórico. O juri encarregado selecionou, para aquisição, as obras: Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque; Primeiros sons do Hino da Independência, de Augusto Bracet; Tiradentes, o precursor, de Pedro Bruno; Minha terra, de Hélios Seelinger. Os eventos retratados, apesar da presença de personagens históricos, abordaram o direito de voto à mulher; a revisão do período monárquico e da figura de Pedro I; a trajetória do país de 1500 a 1889, sob a perspectiva da miscigenação e do branqueamento; o papel do Estado, enquanto instância de repressão.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Paulo de Vincentis

Integralidade e indígenas urbanos: análise dos relatos de profissionais e usuários de uma unidade básica de saúde no município de São Paulo

Analisamos a possibilidade de oferta de ações integrais em saúde em um serviço de Atenção Primária na região oeste do município de São Paulo. Esse serviço atende à uma comunidade indígena da etnia Pankararu, residente na favela Real Parque no bairro do Morumbi, através de uma equipe específica da Estratégia Saúde da Família (ESF). Verificamos em que medida o exame de relatos de profissionais e usuários indígenas deste serviço básico de saúde poderia identificar a atenção integral às necessidades de uma comunidade específica. Utilizamos a metodologia qualitativa e examinamos 05 entrevistas realizadas a sujeitos chave, contendo profissionais e usuários indígenas, liderança indígena e profissionais não indígenas. Estas entrevistas foram realizadas por pesquisadores da pesquisa \"Caminhos da Integralidade\" e sua utilização foi autorizada para nosso estudo. Na análise e interpretação dos dados utilizamos a análise de conteúdo segundo BARDIN. Classificamos o material em quatro categorias pré-definidas segundo os sentidos atribuídos à noção de Integralidade: 1) como boa Medicina, 2) como modo de organizar as práticas de saúde, 3) como demandas específicas e 4) como construção de projetos de felicidade. Identificamos nos relatos expressões favoráveis e desfavoráveis para uma atenção integral à saúde em cada categoria. Destacamos como variáveis favoráveis: o acesso \"diferenciado\" dos indígenas aos serviços de saúde; a importância da formação profissional e o interesse individual de aproximação com a cultura indígena; e a possibilidade de articulação entre serviços de atendimento ao indígena nos diferentes níveis de atenção. Como variáveis desfavoráveis: a equipe de saúde indígena tomada como \"privilégio\"; a falta de abertura para expressões culturais no encontro entre profissional e usuário indígena e na relação entre profissionais indígenas e não indígenas; a falta de conhecimento sobre a etnia assistida; dificuldades entre as especificidades da equipe indígena e os protocolos seguidos pela equipe Estratégia Saúde da Família. Constatamos um paradoxo essencial em nossa pesquisa: a presença da equipe de saúde indígena facilitou o acesso dos Pankararu às ações de saúde, mas nem sempre, os profissionais consideraram a diversidade cultural na abordagem individual/coletiva ou a inclusão do sistema tradicional indígena de cura (Encantados) na assistência a esse grupo étnico. Percebemos também que os profissionais dessa equipe não dispunham de protocolos e de uma padronização específica da rotina de trabalho para a atenção ao indígena. Defendemos que identificar variáveis que apontam distanciamento das práticas de saúde da ideia de integralidade é essencial para investirmos nas mudanças necessárias para uma boa prática em saúde. Concluímos que a integração e a coordenação de diferentes saberes é um bom caminho para construir projetos de felicidade e encontros interativos em serviços de saúde.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Juliana Gonçalves Fidelis

O prestígio na literatura: um estudo do campo literário brasileiro através do Portugal Telecom

Esta dissertação se propõe, em um primeiro momento, analisar o campo literário brasileiro a partir do prêmio literário Portugal Telecom. Por meio do estudo do prêmio, identificam-se alguns elementos que expandem a compreensão do campo, como a posição dos agentes culturais, quais sejam, escritores, editores, curadores, críticos e administradores culturais. Parte-se do pressuposto que o campo é um lugar de disputas, e que cada um desses agentes atua de forma a adquirir ou manter a posição de prestígio. Além disso, os romances premiados no Portugal Telecom fornecem pistas que permitem delinear as tendências narrativas da literatura brasileira do séc. XXI. A hipótese é a de que o prêmio ajuda a consolar um prestígio já adquirido por seus agentes, funcionando duplamente como instrumento de legitimação e confirmação do prestígio

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2022-12-06T14:53:37Z

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Camila Mazi Dacome

José de Alencar e a edição de romances no Brasil do século XIX

Esta dissertação tem por finalidade discutir o início da regulamentação da atividade literária no Brasil a partir dos contratos de Alencar e de outros romancistas com o editor Garnier, considerando o incipiente mercado editorial do século XIX. Além disso, valorizar os prólogos, como importantes no desenvolvimento de um debate acerca do romance nacional, com ênfase em Benção Paterna prefácio de Alencar ao romance Sonhos douro (1872), por meio do qual é possível perceber a consolidação desse gênero e o estatuto que o autor queria elevar o ofício de romancista. Por fim, apresentamos uma leitura do Projeto de Lei de Direitos Autorais, de 1875, de autoria de José de Alencar, formalizando uma busca do escritor pelo reconhecimento da atividade literária e afirmação da obra como propriedade passível de se auferir lucros, mas sem perder o seu valor estético. O objetivo, portanto, da nossa pesquisa é mostrar como o escritor militou a favor da profissionalização do escritor brasileiro, considerando o mercado editorial, os prólogos e o projeto de lei.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Aline Alves Ferreira

Ritmos sociais e biológicos em crianças cegas e com baixa visão: uma abordagem histórico-cultural

Nesta pesquisa, analisei o padrão temporal de sono e as atividades cotidianas realizadas por duas crianças cegas e quatro crianças com baixa visão, na faixa etária entre 3-4 a 7-8 anos, por meio de diário de sono e de atividades preenchido ao longo de três semanas, com o objetivo de investigar se crianças cegas ou com baixa visão, sendo algumas com múltipla deficiência, apresentam padrão de ciclo vigília/sono alterado em função da dificuldade de percepção da mudança do ambiente pelo comprometimento do sentido da visão. Parti da hipótese de que a percepção dos ciclos e a organização temporal na espécie humana, principalmente nos centros urbanos das sociedades atuais, estão cada vez mais vinculadas aos compromissos sociais, em geral relacionados ao trabalho e à escola, e cada vez menos à observação da mudança do ambiente causada por eventos geofísicos, como é o caso do ciclo claro/escuro. Ao analisar os resultados, percebemos evidências indiretas de privação de sono nos dias da semana compatíveis com os dados existentes em pesquisas sobre ritmicidade biológica na espécie humana de modo geral, o que confirma a nossa hipótese inicial de organização temporal baseada no ritmo social cada vez mais independente do ciclo claro/escuro geofísico. Porém, evidencio a nossa sugestão em relação a uma identidade temporal singular para cada indivíduo, construída com base em aspectos sociais e biológicos. Assim, a partir de uma análise dialética, concluímos que a questão sobre sincronização de ritmos supera a dicotomia social-biológico e se desloca para as possibilidades diversas de interações entre os sinais temporais do ambiente e a forma como eles atingem singularmente cada sujeito em uma estrutura histórico-cultural

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2022-12-06T14:53:37Z

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Cláudia Rodrigues do Espírito Santo

A memória de moradores da Vila Padre Manoel da Nóbrega sobre a prática de manifestações culturais afro-brasileiras: a presença negra na Vila

O presente estudo tem como objetivo registrar as memórias sobre as manifestações culturais afro-brasileiras praticadas na Vila Padre Manoel da Nóbrega, em Campinas, como a capoeira e o afoxé, e sobre a presença do terreiro de Candomblé e Umbanda. A pesquisa teve como referência dois espaços: o terreiro de Mãe Iberecy e o Instituto Baobá Ibaô, Ponto de Cultura e Memória, presentes no local, respectivamente desde os anos 1980 e 2007, que representam a espacialização das práticas de matriz africana e se relacionam à formação identitária do grupo social envolvido. O estudo baseia-se em entrevistas de história oral realizadas com dez moradores, praticantes e não praticantes selecionados de acordo com o seguinte critério: ser morador do bairro desde sua fundação, o que variou de acordo com as fases de entrega dos imóveis, entre 1975 e 1982. Os entrevistados narraram suas trajetórias e suas memórias acerca das práticas culturais no bairro, entre elas as manifestações afro-brasileiras. Os conceitos de memória, identidade e cultura são norteadores da presente pesquisa, que tem a história oral como metodologia. O contexto da criação do bairro, dentro de uma política de habitação que vigorava nos anos 1970, e o processo de urbanização no município, foram considerados dentro de um modelo de exclusão das camadas populares dos centros das cidades para as periferias, com a criação dos conjuntos habitacionais. O tema do racismo também se revelou presente, relacionado à temática da intolerância religiosa sofrida. A recuperação das manifestações culturais afro-brasileiras ocorre também como parte de um processo de resistência cultural que as comunidades envolvidas empreendem visando legitimar e afirmar sua identidade cultural

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2022-12-06T14:53:37Z

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Marcela Bonetti

Permane (sendo) na Cidade: valores, atores e ações de Permacultura no Município de São Paulo

Fruto da junção dos ideais e da contração das palavras \"agricultura\" e \"permanência\", a Permacultura é uma filosofia que consiste em um conjunto de princípios de design para a \"criação permacultural do espaço\", baseando-se no manejo altamente eficiente e, ao mesmo tempo, ético e ambientalmente sustentável da terra, em assentamentos humanos. A Permacultura é baseada na união de técnicas ancestrais com as novas tecnologias, que promovem a autossuficiência de comunidades, por meio do plantio agroecológico, bioconstrução, captação e tratamento da água da chuva, produção e uso de energias sustentáveis, entre outras ações que compõem a gama de princípios e técnicas práticas da Permacultura. No Brasil, o movimento teve início oficial em 1992, a partir da realização do primeiro curso de formação de Permacultura por Bill Mollison e Scott Pittman, em Porto Alegre, na ECO 92, na mesma década em que também se consolidou no mundo. Frente a uma notável importância social e cultural que a Permacultura vem conquistando ao longo dos últimos anos, para além de sua esfera ambiental e política, no Brasil e no mundo, a pesquisa objetivou verificar como ocorre e é praticada a Permacultura, enquanto cultura alternativa e, no caso, urbana - pelas organizações e grupos presentes e atuantes no Município de São Paulo. A metodologia consistiu em: breve revisão bibliográfica sobre os Estudos Culturais, sobre o processo histórico de expansão urbana do Município e da revisão conceitual sobre o próprio objeto de estudo: a Permacultura; na compilação do Estado da Arte da Permacultura no Brasil, clareando como e em quais linhas as pesquisas nacionais na área estão caminhando; no levantamento de dados e formulação de um quadro das organizações e grupos de Permacultura atuantes no Município, o qual foi a base para o mapa online interativo que foi elaborado e para a realização de entrevistas semi estruturadas abertas e registro em diário de campo com 6 das 38 organizações identificadas, as quais foram registradas em audiovisual, possibilitando também a produção de um mini documentário sobre a Permacultura no Município de São Paulo. Assim, a ocorrência de um fenômeno sociocultural de contracultura foi confirmada, baseando-se em valores compartilhados e traços de identidade cultural que, ao se convergirem, se conectam e se materializam por meio de ações no espaço urbano, fortalecendo vínculos entre atores e a formação de uma rede que promove a expansão do movimento de Permacultura em São Paulo

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2022-12-06T14:53:37Z

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Bárbara Machado Mazzetti

Conhecimento científico e divulgação científica: uma aproximação produtiva em busca do empoderamento e da emancipação

A ciência tem sido profundamente legitimada como produtora de conhecimentos que devem ser transmitidos e assimilados pelos sujeitos. No entanto, o déficit de compreensão de temas científicos pelo público geral é enorme; o conhecimento científico não está igualmente distribuído, nem integrado a outros saberes e, quando se faz presente, muitas vezes, não tem aplicação na vida cotidiana. Esta dissertação tem por objetivo, a partir da análise dos resultados de entrevistas realizadas com docentes do ensino médio que atuam em uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo, investigar como ocorre a interação entre o professor e os materiais de divulgação científica, os critérios utilizados para seleção, as vantagens, desvantagens, impedimentos do uso, bem como compreender como esses materiais, trabalhados na última etapa da educação formal, pelo viés dos Estudos Culturais, podem contribuir para a democratização do conhecimento científico, para a ampliação cultural e inserção do cidadão na cultura científica. A seleção das categorias de análise: (1) consumo de informação científica, (2) aspectos metodológicos e (3) relevância da divulgação científica, justifica-se pelo interesse em investigar como o consumo de informações científicas reflete na prática pedagógica e a importância de se trabalhar com a divulgação científica agregada à diversidade epistemológica, na educação formal, de maneira a democratizar o conhecimento científico e a possibilitar ao estudante uma aprendizagem significativa. O procedimento de análise adotado consistiu na análise de conteúdo categorial temática proposta por Bardin (2010) e o recorte realizado foi a nível semântico, no qual os principais temas foram identificados. Os resultados das análises possibilitaram verificar os principais meios de obtenção de informação científica pelos respondentes, os recursos utilizados para divulgação do conhecimento científico, os critérios de seleção, os principais propósitos de ensino para o uso dos materiais de divulgação, bem como as representações sociais que os professores têm sobre o que significa divulgação científica. Além disso, observamos que sendo compreendida como a veiculação de informações científicas e tecnológicas ao público em geral, a divulgação científica pode ser um meio eficiente para socializar e disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, aliada ao ensino formal e ao letramento científico, empoderando o cidadão para identificar silenciamentos, obscuridades e contribuir com o combate à disseminação de fake news; constituindo-se um espaço fértil de investigação na medida em que pode constituir um elemento para impedir que o conhecimento seja sinônimo de dominação e poder ou fique concentrado nas mãos de uma minoria, neste caso, aqueles que dominam o conhecimento científico

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2022-12-06T14:53:37Z

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Cristiane Imperador

Tia Maria do Jongo: memórias que ressignificam identidades das atuais lideranças jongueiras do grupo Jongo da Serrinha

Esta pesquisa mostra, a partir das memórias de oito lideranças jongueiras atuais do grupo Jongo da Serrinha, que as ressignificações dos elementos identitários do jongo, existem tanto como forma de preservação como de resistência. As memórias de Tia Maria do Jongo, a atual matriarca do grupo, se destacam, reafirmando os valores africanos de respeito e cuidado com os sujeitos mais velhos da comunidade. A opção por entrevistar somente essas oito jongueiras deve-se ao fato bastante peculiar de haver somente mulheres na liderança desse grupo posição normalmente exercida apenas por homens ou por homens e mulheres em outros grupos de jongo. As diferentes motivações de cada uma dessas mulheres, suas necessidades para continuar naquela posição e suas diferentes identidades jongueiras aparecem através dos relatos de suas memórias. O jongo é uma forma de trabalho para o grupo, que tem uma estrutura profissional para manter seus participantes. O meio urbano, no qual o Jongo da Serrinha está inserido, favorece a uma maior disputa entre as tradições e o mercado cultural

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2022-12-06T14:53:37Z

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Aline Oliveira de Sousa

Desordem e retrocesso: os discursos científicos e cientificistas acerca da Guerra de Canudos na imprensa

A Guerra de Canudos ocorreu no sertão baiano, entre novembro de 1896 e outubro de 1897, figurando como um dos episódios mais sangrentos da história do Brasil. Ao mesmo tempo em que se desenrolava a tragédia, o País estava se urbanizando, industrializando-se, e, em certo sentido, modernizando-se. Interessava às elites que o Brasil adentrasse o quanto antes no que viam como a marcha do progresso e se configurasse como nação moderna, com uma identidade assentada em valores ocidentais. A comunidade de Canudos, percebida na contramão desses valores, significava uma ameaça ao poder local e ao poder republicano. Essa cidadela se organizava a partir de uma divisão social do trabalho que não se baseava na exploração. Também, esses sertanejos praticavam a religião cristã reinterpretada; concebiam Antônio Conselheiro como um salvador que lhes dava esperanças de uma vida melhor na terra e nos céus. O modo de vida canudense era apresentado, nos jornais da época, como uma vergonha para a civilização e uma ameaça â nação brasileira, amplificando boatos que acusavam Canudos de ser um reduto monarquista. A reação a o Conselheiro e a seus seguidores foi tanto material quanto discursiva: foram organizadas quatro campanhas que destruíram o arraial de Canudos, e circularam na imprensa e nos espaços públicos discursos que caluniavam os sertanejos e os tratavam como bandidos, incivilizados, atrasados e retrógrados. Nossa intenção, nesta dissertação, é apresentar os discursos que possuíam uma natureza cientificista que, a partir de conceitos evolucionistas e positivistas, contribuíram para a campanha que apresentava os conselheiristas como elementos de desordem e de retrocesso e representavam a instituição republicana como o fundamento da constituição do Brasil em uma nação moderna, promotora da ordem e do progresso e, sobretudo, civilizada. Para isso, analisamos textos que circularam no jornal O Estado de S. Paulo, apresentando os discursos científicos e cientificistas os quais visavam representar e interpretar a Guerra de Canudos. Há um destaque para os artigos de Euclides da Cunha, publicados sob o título de Diario de uma expedição. Oferecemos, também, um breve estudo da imprensa de fins do século XIX, das principais fontes dos discursos cientificistas (positivismo e evolucionismos) e do papel da ciência no contexto de modernização do Brasil. A situação do sertão, onde houve secas devastadoras, movimentos messiânicos e resistência à ordem social e moral imposta pelas elites locais, também é apresentada. Os principais resultados deste trabalho identificam o uso de discursos científicos e cientificistas em notícias, reportagens e artigos publicados na imprensa, que contribuíram para a construção da opinião pública que se posicionou, de modo geral, em favor do governo republicano e contra os sertanejos

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2022-12-06T14:53:37Z

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Ester Sanches Ribeiro

O processo de implementação do feriado 20 de novembro no ABC Paulista

Esta dissertação tem o objetivo de analisar a implementação do feriado municipal de 20 de novembro, denominado Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem ao Herói Nacional Zumbi dos Palmares. A simbologia histórica do Quilombo dos Palmares traz a problemática da subalternidade imposta às populações negras em África e na diáspora atlântica. O trabalho discute através das contribuições das Ciências Humanas, a integração social da população negra brasileira. Os movimentos sociais negros são discutidos à luz das teorias dos chamados novos movimentos sociais. Uma pesquisa documental analisa as legislações que implementaram o feriado 20 de Novembro no ABC Paulista. Posteriormente, uma pesquisa empírica com ativistas anti-racistas da região retrata o contexto político e a movimentação dos atores sociais favoráveis e contrários ao feriado.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Leon Santos Padial

Sexo designado antes de nascer: imagens fetais como tecnologia de produção de gênero

Provocadas pelo fenômeno do Chá Revelação, possibilitado pela designação do sexo fetal via ultrassonografia, nossa indagação inicial foi: tal tecnologia biomédica estaria relacionada a uma ruptura discursiva de marcadores de gênero? A hipótese é a de que, após a emergência da fotografia do feto astronauta na capa da revista Life de 1965 seguida de larga difusão de imagens de embriões e fetos operando para humanizá-los, a ampliação do uso ultrassonografia obstétrica a partir da década de 1990 no Brasil generificou-os. Nosso objetivo, portanto, foi o de indicar a relevância das tecnologias de visualidade na objetivação e subjetivação dos corpos fetais e infantis relativas ao gênero. Para tanto, inspiramo-nos nos procedimentos arqueogenealógico foucaultiano e na arqueologia da imagem didi-hubermaniana com o propósito de analisar imagens e textos das publicações periódicas brasileiras A Cigarra, Revista Feminina, Vida Domestica e Pais & Filhos em um recorte temporal de 100 anos até os dias atuais, numa tentativa de diagnosticar o presente. Por meio dessas quatro revistas, identificamos a construção da maternidade científica e do pré-natal como a priori histórico da humanização e consequente generificação fetal. Forjamos, para dar conta de nossa proposta, a noção de imagem-acontecimento que, somada a marcadores de gênero em corpos infantis encontrados nas revistas cortes de cabelo, furos nas orelhas, roupas, cores rosa e azul , possibilitou-nos demonstrar que as imagens produzidas pela ciência e as imagens que circulam nos meios de comunicação sobre corpos fetais e infantis compõem os jogos de saber e poder constituidores do regime de verdade que os generificam cada vez mais precocemente. Nesse embate discursivo, frente à prevalência de forças conservadoras, tal qual o movimento que cunhou a expressão ideologia de gênero, compreendemos a urgência de provocar uma circulação discursiva desgenerificadora dos corpos

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2022-12-06T14:53:37Z

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Bruna Lavinas Jardim Falleiros

\"Eu nunca pintei sonhos. Eu pintei a minha própria realidade\": um mapeamento dos imaginários em torno de Frida Kahlo

A dissertação tem como proposta principal mapear os imaginários construídos por mulheres detentoras de objetos que reproduzem a imagem da artista Frida Kahlo, de modo a compreender quais atributos identificados na artista tornam-se significativos para essas interlocutoras. Como objetivos específicos, o estudo busca estabelecer uma comparação com os imaginários discutidos pela literatura em torno do fenômeno da Fridamania nos anos 1980, e, ainda, verificar como esses imaginários vinculam-se ao feminismo. Metodologicamente, o estudo é descritivo-exploratório, baseado em pesquisa bibliográfica e em trabalho de campo que combina a aplicação de questionário on-line à realização de grupos focais com mulheres respondentes do formulário. Por meio do questionário, houve uma identificação do perfil das respondentes, dos objetos que possuem da artista, da relação que estabelecem com Frida Kahlo e de como elaboram sua associação ao feminismo. Os grupos focais, por sua vez, aprofundaram e qualificaram as respostas obtidas via questionários. Como resultado da pesquisa, verificou-se que os imaginários em torno de Frida Kahlo se concentram, principalmente, no rompimento de padrões (estéticos, sociais e artísticos), na força e liberdade emanadas de sua personalidade, nas ideias de resiliência, sofrimento e autenticidade. Constatou-se que os imaginários estão em consonância com as temáticas atuais ligadas à pós-modernidade, como a busca por autenticidade e realidade, mas ao mesmo tempo retoma imagens veiculadas pela Fridamania dos anos 1980, como a de representatividade. Para a maioria das entrevistadas, a artista pode ser considerada um símbolo do feminismo, sobretudo por seus conflitos e trajetória de vida, busca por reconhecimento artístico e desafio a paradigmas impostos pela sociedade à época. A partir disso, o feminismo pode ser interpretado como uma tecnologia imaginal e, aliado à cultura material, propicia a elaboração de imaginários em torno de Frida Kahlo que impulsionam imagens e fortalecem vínculos que unem as mulheres

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2022-12-06T14:53:37Z

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Carolina Vieira da Costa

Veículos de comunicação comunitários e jornais de bairro na cidade de São Paulo

A pesquisa tem como objetivo mapear experiências de comunicação local em São Paulo, ou seja, veículos comunitários e jornais de bairro, e analisar sua atuação nos territórios em que estão inseridos. Para isso, foi realizado um levantamento técnico e duas análises de conteúdo dos veículos selecionados. Como resultado, nota-se que os veículos comunitários não são apenas um fenômeno dos anos 1970 e que os coletivos que atuam com comunicação na cidade não são necessariamente ligados a movimentos sociais, associações de moradores ou ONGs. Além disso, não têm participação popular ampla, ainda que haja moradores na gestão e redação/ produção de conteúdo, especialmente de jovens ativistas de comunicação. Possuem também grande envolvimento com as redes digitais, sites e blogs. Em relação aos jornais de bairro, estes não estão migrando para o meio digital. Ainda que possuam sites e versão online, os impressos continuam sendo um fenômeno importante nos territórios. Há o surgimento de novos formatos, como os portais online de bairro, com novas lógicas envolvendo a publicidade e a participação de leitores e de jornalistas. Não possuem conteúdo meramente informativo, mas também trabalham com pautas que incentivam a mobilização popular, em parte com valores conservadores. Conclui-se que, apesar das diferenças entre eles, os veículos de comunicação locais vêm atuando como canais com relevante discussão política, desafiam a crise do impresso e reinventam as formas de se fazer comunicação local, o que demonstra a necessidade de mais estudos sobre a produção e a recepção dos mesmos

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Luiza Giovancarli

As seleções de futebol multiculturais da União Europeia

O principal objetivo desta pesquisa será apresentar a evolução histórica das seleções multiculturais da União Europeia (UE) nas disputas da Copa do Mundo, principalmente no período entre 1990 e 2014, e compreender como fatores sociais e imigratórios influenciaram no crescimento destes selecionados, mostrando que a evolução de atletas com essas características não foi algo surpreendente, e sim reflexo das mudanças pelas quais passaram os países europeus e das conquistas sociais alcançadas por minorias nesse período. A utilização de futebolistas de origem estrangeira pelos selecionados europeus acontece desde a primeira edição dos Mundiais, porém, a partir da década de 1990, vem registrando-se um aumento de jogadores deste perfil. Estas equipes já estão difundidas no cenário futebolístico e a tendência é que cresçam cada vez mais, visto que as atuais seleções são um espelho da sociedade multicultural da UE. Os selecionados também ajudam a buscar uma maior compreensão sobre estas novas identidades nacionais vigentes, que são reflexos das transformações étnicas, culturais e migratórias pelas quais a Europa vem passando desde o século XX. Mesmo sendo razoavelmente internacionalizado, o futebol europeu ainda registra casos de intolerância e preconceitos devido ao choque entre as tradicionais e as novas identidades. O futebol, sendo uma das principais atividades da cultura popular, pode contribuir para entender melhor como este multiculturalismo se reflete nas identidades no contexto da União Europeia, bloco que completou 60 anos em 2017

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Guilherme Silva Pires de Freitas

Migrantes bolivianas e a gravidez: saúde pública na zona leste, trajetórias e especificidades

\"Migrantes Bolivianas e a Gravidez: Saúde Pública na Zona Leste, Trajetórias e Especificidades\" é uma pesquisa dos estudos culturais, que tem como eixo norteador entrevistas realizadas com gestantes migrantes bolivianas nos bairros da Penha e Cangaíba.O foco da pesquisa são mulheres bolivianas gestantes e seu relacionamento com as políticas públicas de maternidade dentro das Unidades Básicas de Saúde -UBS. O objetivo é conhecer as experiências vividas pelas mulheres bolivianas desde sua trajetória, o momento que se reconhece como migrante e como a sua condição de gênero interfere nesse processo. Bem como assimilar os padrões da inserção territorial desse grupo específico, sendo fundamental para interpretar os processos de exclusão e segregação da cidade. Pretende-se compreender as especificidades da experiência de migrar sendo mulher e como as diferenças culturais e identitárias afetam esse processo. Para isto, realizou-se uma análise qualitativa de 15 entrevistas, tendo resultados que sinalizam sobre a inserção das bolivianas na Penha e o quanto as diferenças de gênero redefinem o processo da imigração

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Tatiana Solimeo