RCAAP Repository
Uma ilha na monocultura: a reinvenção do campesinato pela Agroecologia
O panorama econômico que o Agronegócio hoje impõe ao morador do campo trouxe grandes rearranjos na situação de permanência e viabilidade social e econômica, levantando novos desafios inclusive aos Movimentos Sociais de Luta pela terra. Este estudo se propõe a compreender as transformações culturais sofridas por este estrato social, que a modernidade por vezes tentou interpelar e como novos paradigmas voltados à questão ambiental têm se tornado uma possibilidade de reprodução social e econômica do campesinato. Partindo da evolução do conceito de campesinato dentro do pensamento social brasileiro, é realizada uma reflexão sobre como esta camada foi pensada e atingida por políticas públicas na resolução das questões referentes à reforma agrária e resolução do problema da pobreza no meio rural, encontrando na Agroecologia, hoje bandeira de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, sua possibilidade de autonomia e reprodução social. Para pensar como isto se coloca na realidade, realizou-se uma pesquisa de campo de orientação pela observação participante com um grupo ecológico de produtores orgânicos no Assentamento Carlos Lamarca, a fim de compreender como se dá o rearranjo de valores culturais camponeses em contato direto com o Agronegócio. O assentamento, cercado por florestas de eucaliptos e pinus, se localiza em Itapetininga, cidade que segundo apuração feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com cálculo no último levantamento, ano base de 2009, mantém o maior PIB Agrícola do Estado de São Paulo. Esta realidade nos faz questionar como a agricultura familiar sobrevive espacialmente e culturalmente em relação direta com a grande Agricultura
2022-12-06T14:53:37Z
Thais Maria Souto Vieira
O percurso de Paulo Leminski em Vida: a biografia de uma autobiografia
O presente projeto de pesquisa debruça-se sobre o livro Vida (Companhia das Letras, 2013), de Paulo Leminski. Trata-se do volume que reúne as únicas quatro biografias escritas pelo poeta entre os anos de 1983 e 1986: Cruz e Sousa o negro branco (1983), Bashô a lágrima do peixe (1983), Jesus a.c (1984), Trótski a paixão segundo a revolução (1986). Os livros foram publicados esparsamente entre 1983 e 1986 pela editora Brasiliense. Os três primeiros compunham uma coleção chamada Encanto Radical, enquanto o último integrou a coleção Antologias & Biografias. A proposta da editora pedia um texto próximo a referências contemporâneas, capaz de conversar com seu tempo. Leminski fez isso a seu modo, poético e errático. O objetivo desta pesquisa é investigar os fragmentos autobiográficos presentes nas obras e com isso testar uma hipótese: poderia o livro Vida conter uma autobiografia fragmentária do poeta? Esta pesquisa deseja mapear o que há de cada biografado em Leminski, bem como o que há de Leminski em cada uma das biografias que escreveu. É possível que esse percurso nos dê pistas sobre a natureza do texto que o poeta produziu nestas obras, pois notoriamente não estamos falando de um texto biográfico convencional (seria Vida uma série de biografias poéticas, um conjunto de ensaios biográficos, uma biografia criativa, ou apenas breves perfis literários?)
2022-12-06T14:53:37Z
Valcir Bellé Junior
Nudes como prática de expressão na contemporaneidade: relatos na comunidade Ousadia permitida do Facebook
O modo de ser e existir na contemporaneidade é marcado pelo aumento de necessidades, como o desejo de ampliar a própria visibilidade, caracterizando a dissolução das fronteiras entre público e privado. Diante da conjuntura em que imperam as novas tecnologias de comunicação no ambiente digital, novos comportamentos são fomentados, quando fenômenos como o nudes passam a merecer atenção. Nesse contexto, esta pesquisa abordou a temática da divulgação de relatos íntimos em plataformas de redes sociais, precisamente o Facebook, considerando a fragmentação da identidade do sujeito pós-moderno que se baseia na lógica da identificação. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as interações comunicacionais no grupo Ousadia permitida que tem como prática a postagem de imagens e relatos íntimos. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter descritivo-exploratório apoiada em revisão de literatura e pesquisa documental. Com relação ao trabalho de campo, a técnica da etnografia virtual foi adotada para a observação das interações no interior do grupo por um período de três meses. Por fim, foi aplicada uma enquete junto aos participantes e conduzidas entrevistas de tipo semiestruturada com administradores da comunidade Ousadia permitida. Como resultados da pesquisa, a comunidade estudada age como mecanismo para a construção de si pela postagem de selfies e nudes, as formas principais de interação. A intenção é alcançar visibilidade e aprovação do outro quando aglutinados em tribos no ciberespaço. A fundadora da comunidade, por sua vez, figura como a personificação desse sujeito contemporâneo em busca de um eu visível amado por seus pares, ao galgar seu espaço como celebridade
2022-12-06T14:53:37Z
Carolina Murad
O primeiro fim do MinC
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as razões que levaram o presidente Fernando Collor a impor, de forma abrupta e imediata, mudanças profundas no setor cultural. Ao tomar posse, em 15 de março de 1990, Collor, por meio de Medidas Provisórias, extinguiu o MinC, dissolveu inúmeras fundações e determinou o fim da Lei Sarney. A pesquisa parte da discussão sobre o processo de construção do MinC em 1985, as polêmicas em torno da pertinência ou não de sua criação, e a campanha presidencial de 1989, focalizando fundamentalmente o ano de 1990, quando o presidente eleito impôs uma verdadeira mudança na cultura. A extensão e o significado do impacto causado pelas medidas baixadas naquele ano por Collor que levaram à extinção do MinC e da Lei Sarney e à dissolução de inúmeras fundações, bem como as repercussões que essas mudanças causaram na vida de artistas, intelectuais e gestores culturais que vivenciaram esse desmonte, são objetos de análise na presente investigação. No estudo, além de pesquisa documental, foram utilizados como fonte de análise empírica quatro periódicos de circulação nacional: os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e O Globo. A investigação envolveu também a análise de entrevistas, algumas delas realizadas pelo pesquisador em 2010 para a série Produção Cultural no Brasil. Além disso, entrevistas de tipo semiestruturado foram realizadas pelo pesquisador com gestores culturais e lideranças políticas que, durante o período analisado, atuaram na coordenação de órgãos federais e estadual específicos. Essas entrevistas semiestruturadas tiveram o propósito de atender ao objetivo da pesquisa e aos seus pressupostos metodológicos
2022-12-06T14:53:37Z
Fabio Maleronka Ferron
A cidade sonhada e a cidade vivida: cultura, fé e trabalho de imigrantes senegaleses nos espaços públicos de São Paulo
Na última década, imigrantes senegaleses vêm assumindo uma presença significativa na cidade de São Paulo, historicamente caracterizada por fluxos migratórios. Esta pesquisa buscou identificar as diferentes formas de apropriação dos espaços públicos e equipamentos culturais por esta comunidade, partindo do pressuposto de que estes são lugares de trocas, de encontros e vivências múltiplas, essenciais para a construção da cidadania. A pesquisa teve como principal método a história oral, que viabilizou o registro de histórias dos próprios sujeitos que constituem esses grupos. A observação flutuante contribuiu como um método complementar. Foi possível identificar a maciça presença da comunidade no centro da cidade; a constituição de redes de fortalecimento comunitário; e o papel da cultura, da religião e do trabalho nas relações entre os senegaleses, em um contexto transnacional. Embora a comunidade ocupe alguns espaços da cidade, observa-se que a sua presença nos espaços públicos e equipamentos culturais pode ser intensificada, o que indica a necessidade de ações governamentais que façam com que os espaços públicos se constituam efetivamente como espaços de todos
2022-12-06T14:53:37Z
Wendy Fabiana Pereira Arevalo Villalobos
Movimento Slow Travel no contexto cultural do turismo no Brasil: desafios e perspectivas
O presente trabalho discute a transformação rítmica e ideológica pela qual a sociedade vem passando, especialmente a partir da consolidação de valores ligados à industrialização. Entre esses, destacam-se: mercantilização, mecanização, urbanização, massificação e, em especial, o culto à velocidade. Além disso, discorre sobre a ascensão e consolidação do setor de Turismo e sua relação com tais valores. Analisa ainda a emersão de movimentos socioculturais contestatórios à lógica industrial, especialmente no contexto da globalização socioeconômica contemporânea, com destaque ao chamado Slow Movement e sua influência à cultura de viagens. Por fim, aponta os principais desafios e perspectivas de aproveitamento urbano e turístico do citado movimento no Brasil, a partir da análise de estudos de caso realizados em três municípios brasileiros que se candidataram - sem sucesso - à obtenção da chancela do Movimento Cittàslow: Santa Teresa (ES), Antônio Prado (RS) e Tiradentes (MG). O diagnóstico apresentado se baseia em entrevistas semiestruturadas realizadas in loco com representantes públicos turísticos dos citados municípios. Entre os principais resultados destaca-se a desarticulação conceitual e prática dos atores envolvidos nas respectivas candidaturas e o atual interesse das lideranças governamentais locais e do citado Movimento em retomar tal discussão
2022-12-06T14:53:37Z
Rafael Chequer Bauer
A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
A produção de materiais audiovisuais por crianças tem aumentado nos últimos anos e, por isso, as formas de produção de cultura infantil ganharam nova roupagem. No campo da ciência, os vídeos desenvolvidos por crianças e publicados no Youtube poderiam ter, a princípio, o papel de divulgação científica. Mas nem sempre essa é a realidade e as produções podem trazer, na prática, objetivos de outra natureza. Tendo isso em vista, o objetivo dessa pesquisa foi analisar vídeos denominados científicos por seus produtores e que tenham crianças como protagonistas a fim de verificar se seus conteúdos têm o intuito de promover ciência ou se há outros objetivos por trás dessa produção. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso na análise e comparação de dois vídeos de canais diferentes, apresentados por crianças, com a temática das ciências da natureza, na rede social Youtube. O conteúdo foi analisado do ponto de vista da análise do discurso, da argumentação e da cultura de mídia. Concluímos que, nos dois casos, as produções estão mais a serviço da autopromoção da criança e da lucratividade com a rede social do que fazendo o papel de divulgação científica. Apesar disso, podem ser utilizados como conteúdo para instigar a curiosidade das crianças e despertar o anseio pela busca de respostas para explicar os fenômenos naturais que as cercam
2022-12-06T14:53:37Z
Shaila Regina Herculano Almeida Maximo
Cronobiologia e Musicoterapia: uma composição de ritmos?
Esta pesquisa resultou de um diálogo interdisciplinar entre Musicoterapia e Cronobiologia, no cenário dos Estudos Culturais, considerando as interações com o entorno social. Avaliei a intervenção musicoterapêutica na infância, pretendi esclarecer em que medida os ritmos circadianos de crianças se fazem presentes na experiência musical em sessões de musicoterapia nas primeiras fases do desenvolvimento. Por não ter encontrado estudos que relacionem fatores endógenos e exógenos da ritmicidade circadiana com a musicoterapia, pretendi elucidar se esses ritmos biológicos em crianças se associam ao prosseguimento das intervenções da musicoterapia. Minha hipótese foi que os avanços propiciados ao longo das sessões de musicoterapia estão associados ao aumento da potência dos componentes de 24h nos casos de evolução positiva do tratamento musicoterapêutico e contribuir para o enriquecimento do processo terapêutico da musicoterapia. A amostra foi formada por 39 crianças - 19 meninas e 20 meninos - com idades entre 3 e 5 anos, alunos de duas escolas de educação infantil nas cidades de São Paulo e São Caetano do Sul. Utilizamos os seguintes instrumentos para a coleta de dados durante quatro semanas consecutivas: actímetros, diários de sono e de atividades, questionário de cronotipo infantil - QCI. Nos resultados observamos que a melhor resposta à intervenção musicoterapêutica dependeu da hora do dia, houve aumento da amplitude do ritmo de atividade motora, a potência de 24 horas aumentou para 83% das crianças, sugerindo a influência da construção social nesses ritmos. Esses resultados não são conclusivos, mas há indícios da influência da Musicoterapia na ritmicidade circadiana
2022-12-06T14:53:37Z
Maria Cristina de Lucca
Patrimônio histórico, memória e turismo: o legado da Força Expedicionária Brasileira. Uma reconstrução possível?
A II Guerra Mundial foi um conflito de proporções únicas, deixando remanescentes materiais e imateriais em todos os países envolvidos. No Brasil, sua herança se apresenta principalmente através da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Apesar de conquistar vitórias importantes contra um regime ditatorial, o grupo foi desfeito antes mesmo do retorno ao Brasil, o que levou os combatentes do heroísmo ao esquecimento rapidamente. A exclusão e a desvalorização que sofreram por parte do governo e do Exército causaram trauma e ressentimento nos veteranos, que hoje temem que a falta de apoio e interesse levem sua história ao completo esquecimento. Este trabalho tem como objetivos entender qual o impacto desta desvalorização no que se sabe sobre a FEB atualmente e identificar o que o público em geral da cidade de São Paulo e, mais especificamente, os professores de história da rede pública, conhecem sobre o grupo. Visa ainda apresentar casos em que o Turismo Cultural, através do patrimônio histórico, tenha sido utilizado como instrumento de reconstrução da memória de grupos desvalorizados, cujos modelos possam ser aplicados aos remanescentes da FEB. Para isso, foram feitos estudos documentais, entrevistas quantitativas com o público em geral e qualitativas com os professores de história. Através das pesquisas e entrevistas realizadas, foi concluído que os professores de história não têm conhecimento aprofundado sobre a FEB e, consequentemente, o assunto é reproduzido superficialmente aos alunos em sala de aula, o que justifica o fato de a maior parte do público em geral não conhecer o grupo. Observou-se que a omissão de sua história, de seus feitos e de suas tradições pelos detentores de poder, numa tentativa de manter o regime ditatorial vigente e a estrutura do Exército, fizeram com que o grupo passasse a ser historicamente invisível. Ao estudar casos em que o Turismo Cultural foi utilizado como instrumento para reconstrução da memória de grupos desvalorizados, conclui-se que as mesmas estratégias podem ser utilizadas para a reconstrução da memória da FEB
2022-12-06T14:53:37Z
Mariana Moreira de Amorim
Ernani Silva Bruno e o Fichário da Casa Brasileira: materialidade e representações
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise, dentro do âmbito da Cultura Material, do Fichário dos Equipamentos, Usos, e Costumes da Casa Brasileira (FECB), criado pelo primeiro diretor do Museu da Casa Brasileira (MCB) Ernani Silva Bruno, ao longo do período de 1970 a 1979. O caminho seguido se inicia com uma apresentação sobre a trajetória de Silva Bruno, se destacando o momento de entrada de Silva Bruno na fundação do MCB, com o intuito de realizar uma breve discussão sobre como o embate entre diferentes concepções de Cultura presentes à época influenciaram nas diretrizes do Museu. Segue para uma discussão metodológica acerca de Cultura Material e para uma análise, com base nisto, do Fichário propriamente dito. Se encerra com uma discussão sobre os desdobramentos do Fichário e na sua conexão com diferentes visões historiográficas. Por fim, se discute brevemente, como conclusão, sobre os impactos que revisitações atuais ao fichário podem ter, dentro de uma perspectiva historiográfica
2022-12-06T14:53:37Z
Julia de Paranaguá Braga
O Manguebeat entre o global e o local: a disputa na cena cultural pernambucana nos anos 1990
A preocupação com uma noção de cultura, que contribuísse para a definição de uma identidade cultural brasileira, norteou diversos estudos desde os anos 1920 no Brasil. A região nordestina, por contar com expressivas manifestações populares, é considerada, por diversos estudiosos como sendo o local de surgimento dessa cultura. Foi a partir dessa premissa que autores como Gilberto Freyre e Ariano Suassuna, desenvolveram todo um ideário que buscasse preservar o que eles consideravam ser a essência dessa cultura. Dessa forma, boa parte da produção cultural da região passou a ser influenciada por essa noção que visava, na busca de elementos da cultura popular, a produção de uma cultura erudita. No final da década de 1980 e início dos anos 1990, a cidade de Recife ainda se encontrava com um quadro econômico e social instável, o que aliado a insatisfação com essa visão tradicionalista de cultura, acabaram por contribuir para o surgimento do movimento Manguebeat. Nesta sentido, este estudo se propõem a analisar a relação que se estabeleceu na cena cultural pernambucana na década de 1990 entre o movimento Manguebeat e o movimento Armorial, tomando como princípio que uma relação de oposição entre estabelecidos e outsiders pode ser encontrada ali naquele momento. A partir dos conceitos desenvolvidos por Norbert Elias em seu livro Os estabelecidos e os Outsiders e os conceitos de campo desenvolvidos por Bourdieu em diversas de suas obras, trataremos de averiguar de que forma o hibridismo do Manguebeat o posiciona naquela cena e como essa característica fornece elementos que o permitiu subverter a ordem estabelecida pelo movimento Armorial.
2022-12-06T14:53:37Z
Ana Paula Pacheco Godoy
A cultura no discurso dos livros didáticos
O objetivo deste trabalho é caracterizar a apresentação dos conteúdos culturais nos livros didáticos destinados aos anos iniciais do ensino primário, além de investigar as orientações destinadas às professoras sobre como transmitir essa cultura. Para isso, foi feita a análise de 21 livros didáticos da área de língua portuguesa, de 1912 a 2012, organizados em 3 grupos de acordo com o critério de autoria dos textos literários nesses materiais: os livros cujos textos foram produzidos pelo próprio autor do livro didático, aqueles que foram produzidos por autores da literatura brasileira e aqueles livros que trazem tanto textos de outros autores quanto do autor do próprio livro. Por meio da perspectiva dos Estudos Culturais e da análise do discurso tal como proposta por Michel Foucault (2017), observou-se o que é legitimado enquanto cultura nesses materiais e quais são as orientações dadas ao docente para sua transmissão. Escolheu-se o livro didático como objeto da pesquisa devido à sua relevância no ensino brasileiro, ao seu alcance na educação formal e à sua característica de representante do currículo seriado. Investigando tal objeto, colabora-se com a caracterização da cultura escolar brasileira. A partir da análise do que está presente nos livros didáticos, também foi possível identificar quais referências culturais ficam de fora deles e, desse modo, colaborar para a compreensão dos efeitos normativos da cultura escolar, tema recorrente nos Estudos Culturais. Além disso, o trabalho refletiu sobre o governo da cultura por meio de um material escolar legitimado por regulamentações do Estado como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Descobriu-se que os livros didáticos participam do processo civilizador, selecionando e transmitindo valores culturais, civis, morais e nacionais, além de legitimarem a cultura neles transmitida, instituindo um governo a distância com relação ao ensino e à aprendizagem na escola. Essa cultura transmitida é a do cânone literário, representada e preservada pelos diversos gêneros literários, sobretudo a poesia, mas também a cultura infantil, pela apresentação de outros gêneros como as cantigas, palavras-cruzadas, histórias em quadrinhos, ilustrações, dentre outros, além da cultura da mídia que aparece nos livros mais recentes por meio de imagens e referências. O trabalho também mostra que a seleção dos conteúdos culturais feita nos livros didáticos é regulada por leis e parâmetros curriculares, assim como pelos valores desejados pela sociedade a que se destinam
2022-12-06T14:53:37Z
Lara Chaud Palacios Marin
Por dentro da quebrada: a heterogeneidade social de Ermelino Matarazzo e da periferia
Esta pesquisa analisou um distrito periférico da Zona Leste de São Paulo: Ermelino Matarazzo. A abordagem microssocial permitiu relacionar vários fenômenos que caracterizaram a periferização da cidade de São Paulo como a industrialização, imigração, migração, loteamento, autoconstrução, formação de favelas e como tais fenômenos incidiram na segregação social na periferia a partir de um distrito. Discutiu-se o valor simbólico da periferia leste e a hierarquização dos espaços, à luz da formação dos agentes ali inseridos para discutir a heterogeneidade social local. Comprovou-se a hipótese da diferenciação interna de Ermelino Matarazzo a partir de três processos distintos pelo qual o distrito passou a partir da instalação da primeira indústria na década de 1940. Foram propostas três regiões: a dos loteamentos que foi caracterizada pela urbanização a partir de loteamentos/autoconstrução até a década de 1970; a região das ocupações que foi formada pelo surgimento de favelas a partir da década de 1970; e, por fim, a região das construtoras que constituiu uma região por empreendimentos imobiliários que venderam casas construídas a partir de 1980. Um dos resultados desta heterogeneidade social pôde ser percebido pela forma como foram distribuídas espacialmente em Ermelino Matarazzo as escolas públicas e privadas, ao longo das décadas, cujas dependências administrativas privilegiaram ora uma ou outra região. A pesquisa utilizou-se de dados estatísticos da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria da Educação; dados qualitativos que resultaram da realização de vinte entrevistas com antigos moradores e um líder local, além de observação participante em movimentos sociais atuantes em Ermelino Matarazzo. Recorreu-se também ao uso fotografias e mapas. Este estudo contribuiu para entender como se constroem as clivagens sociais, como elas se objetivam no espaço local e como são tomadas simbolicamente pelos indivíduos.
2022-12-06T14:53:37Z
Adriana Santiago Rosa Dantas
Retornando à casa: o culto aos antepassados okinawanos
Este trabalho analisou o culto aos antepassados okinawanos Sosen Suuhai, procurando compreender seus significados à construção identitária dos okinawanos no Brasil. Para isso, as entrevistas e os dados de campo foram trabalhados sob duas perspectivas: 1. Uma histórica: que analisou as relações entre o governo e a sociedade brasileira, na Era Vargas, especialmente, durante o período do Estado Novo. 2. Uma de análise do culto baseada no animismo e xamanismo, cujos rituais de manipulação do corpo complementam os significados do Sosen Suuhai. Percebeu-se que a simbologia do corpo (sangue e sêmen) mostra-se concatenada à percepção de sagrado e profano no culto, que, por sua vez, repercute na distinção de papéis sociais a partir de dicotomia de gênero. Nesse caso, pode-se dizer que essa simbologia reflete a importância da patrilinearidade na sucessão do butsudan e a importância das mulheres na comunicação, tanto no sentido religioso, quanto na perpetuação da tradição e da memória familiar. Também foi possível notar que o pertencimento okinawano, movido pelo culto, opera a partir de dois pontos de vista: a religiosidade e a história. Em algumas famílias, o butsudan representa a comunicação com os ancestrais e as crenças no poder de influência deles na vida familiar. Em outras famílias, porém, o butsudan seria visto muito mais como um lugar da memória, reverência à historicidade dos ancestrais, o que coloca em evidência as especificidades okinawanas no processo de imigração ao Brasil. Essa forte presença da historicidade nos discursos dos interlocutores relaciona-se à construção de uma identidade okinawana no Brasil que busca exaltar suas características de expansão e alegria em contraposição às características de reserva e frieza dos japoneses. Essas diferenças, construídas no discurso identitário, foram lidas na baila da cultura, em que hábitos e costumes nativos passam a ser acionados como estratégia de afirmação e de reconhecimento do grupo na sociedade
2022-12-06T14:53:37Z
Samara Konno
\"Delicada e sensível como bonecas de porcellana\": corpo feminino e ciência nos manuais de ginástica feminina e rítmica
Esta pesquisa teve por objetivo analisar como certas práticas e representações das ciências influenciaram a concepção de corpo feminino presente nos primeiros livros brasileiros de Ginástica Feminina e Rítmica, objeto circunscrito, assim, pelas temáticas de gênero, corpo feminino e história da ciência. A ciência, considerada como elemento cultural na sociedade, tematizando, influenciando e sofrendo influência da cultura, pode tanto agir sobre a concepção de corpo como produzi-la, através de um discurso prescritivo. Antes tratado somente em comparação ao homem, o lugar do corpo feminino pode ser realçado a partir da Ginástica Feminina e Rítmica, prática corporal elaborada originalmente para as mulheres. A análise de cunho histórico dos primeiros manuais da modalidade no Brasil, de meados do século XX, incluindo a investigação de seus enquadramentos contextuais e de elementos das trajetórias de suas autoras, permitiu a compreensão da influência de algumas visões de ciência sobre expectativas a respeito do corpo feminino e das formas de intervenção sobre ele. Além de notar a presença de aspectos relacionados a ideias e conteúdos de determinadas ciências, como noções de evolução e experimentação, mostramos como os manuais analisados partem de uma certa visão de ciência para almejar sistematicidade, estruturar sua argumentação e empregar imagens. Nos manuais, a mulher, seu corpo e o feminino são representados como dotados de uma essência natural, mas que é passível de intervenção e cuidado por meio da Ginástica Feminina e Rítmica
2022-12-06T14:53:37Z
Larissa Corat Fernandes
A presença do compositor brasileiro em recitais de piano na cidade de São Paulo (1925-1965)
A partir da análise comparada do repertório de recitais para piano, apresentados em jornais da cidade de São Paulo nos anos 1925, 1935, 1945, 1955 e 1965, tentamos identificar qual era o gosto musical da época no que concerne ao piano, objetivando também qual era o espaço ocupado pelos compositores nacionais nestes recitais. Em consequência, foi possível perceber a presença de um grupo de compositores e pianistas nacionais nesses recitais tendo Mário de Andrade como mentor intelectual do grupo. Os dados levantados sugerem que a frequência desses compositores não superou em nenhum momento um terço do repertório no período, o que nos leva a conjecturar que o compositor nacional ocupava um lugar marginal na cena musical erudita da época.
2022-12-06T14:53:37Z
Nina Rosa de Almeida Lopes Fernandes
Conselho Nacional de Políticas Culturais: análise de sua efetividade deliberativa
A presente pesquisa busca analisar a efetividade deliberativa no Conselho Nacional de Política Cultural no que condiz ao seu papel de instituição híbrida que contribui para o fortalecimento democrático no Brasil. O atual Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) iniciou sua trajetória em 2007, como instituição deliberativa, consultiva e normativa com o papel de formular, deliberar e exercer controle público acerca das políticas culturais no Brasil, como órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Por apresentar caráter deliberativo em suas ações, a análise da atuação desse Conselho incorpora referências à democracia deliberativa em seu percurso, para compreender melhor o papel de seus integrantes da sociedade civil nos processos deliberativos. O decurso da pesquisa apresenta o processo histórico dos Conselhos Nacionais na história recente do país; também um panorama sobre teoria democrática deliberativa pautada em princípios normativos que subsidia a análise empírica do Conselho Nacional de Políticas Culturais, contando com entrevistas com ex- conselheiros para traçar um perfil crítico que acaba por indicar que a efetividade do conselho é parcial e limitada
2022-12-06T14:53:37Z
Daniela Aparecida Fatoreto Assofra
Teatro e transformações sociais: arte e política semeando a cena periférica
A arte é resultado do desenvolvimento histórico-social e sempre esteve ligada às transformações sociais de modo geral. Compreender esse processo de formação e seus desdobramentos é de fundamental importância para entender como e quais os caminhos a arte dramática tem trilhado em cada tempo histórico. E mais, como essas mudanças tem, de certa forma, impulsionado novas formas de expressão em um contexto internacional marcado pelo aprofundamento das políticas neoliberais, os avanços da chamada globalização e a consecutiva disputa por discursos e espaços de representação a partir das periferias. Dentre esses grupos protagonistas que lutam por reconhecimento, o movimento teatral tem se posicionado de maneira contundente na busca por espaços e afirmação das identidades periféricas. No entanto, o teatro em comunidade tem suscitado grandes interesses, em especial, na América Latina onde tem ampliado as perspectivas dos grupos e coletivos teatrais e das comunidades a partir da ideia de empoderamento, da justiça social e do trabalho em rede. É a partir desse universo, do desenvolvimento histórico-social do teatro, suas transformações e a consecutiva apropriação dos grupos das regiões periféricas das cidades diante de uma prática denominada teatro em comunidade que nos debruçamos para tentar explicar o importante caráter desse trabalho realizado nas periferias das cidades da América Latina. Direcionando esse olhar para a periferia da Cidade de São Paulo, no bairro Cidade Tiradentes para o grupo Pombas Urbanas, suas histórias e suas ações, procurou-se apresentar, ao longo desse processo, as transformações significativas que ocorreram na forma-teatro ao longo de sua trajetória, os possíveis desdobramentos na busca por uma concepção estética até o surgimento da prática de Teatro em Comunidade. O contato do Pombas Urbanas com essa prática e os resultados obtidos nos últimos anos, tendo como ponto de partida uma contextualização radical à luz das teorias dos Estudos Culturais e do pensamento crítico latino-americano, buscou-se compreender de que forma a atuação na periferia, a partir da prática de teatro em comunidade, pode operar transformações sociais significativas
2022-12-06T14:53:37Z
Eduardo Salles Ulian
A experiência do Cursinho Popular Mirna Elisa Bonazzi, da Rede Emancipa: reflexões em torno da educação popular como pedagogia descolonial
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o caso do Cursinho Popular Mirna Elisa Bonazzi (Taboão da Serra, SP, Brasil) que faz parte da Rede Emancipa. Para isso, propõe-se uma experiência em campo de caráter etnográfico e fundamentada na Investigação-ação Participativa e uma análise que se enquadre em, mas não se limite a, o que é denominado perspectiva ou pensamento descolonial. Isto com o fim de abordar a pedagogia descolonial nos processos de educação popular, que permanecem no percurso da proposta de Paulo Freire. O caso particular do cursinho é relevante no contexto onde está localizado, Taboão da Serra, pois ao pertencer a uma organização de caráter nacional, a Rede Emancipa, consegue articular-se com organizações de base nos territórios, trabalhar na formação de lideranças, debater sobre as opressões concretas e subjetivas, assim como conceber projetos de emancipação. Fazer uma análise do caso, a partir de uma revisão teórica e trabalho de campo, permite contribuir ao debate da pedagogia descolonial, com base em uma fundamentação empírica
2022-12-06T14:53:37Z
Julián David Cuaspa Ropaín
Don Juan de Lord Byron: estudo descritivo das traduções, tradução, comentários e notas
Este trabalho de tradução e sobre tradução de Don Juan de lorde Byron pode ser dividido em duas partes: a primeira cuida das especificidades de autor, sua vida, obra, fortuna crítica, assim como o tratamento do mito de Don Juan na obra byroniana, além de um estudo descritivo das traduções de Don Juan de lorde Byron publicadas no Brasil. A segunda, compõe-se de comentários à guisa de introdução à tradução de Don Juan, e da tradução dos Cantos I, II, III e IV para a língua portuguesa, feita em versos, na mesma estrutura estrófica do original, abalizada por uma pletora de notas a respeito do texto e dos vieses tradutórios.
2022-12-06T14:53:37Z
Lucas de Lacerda Zaparolli de Agustini