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Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso
O livro Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso reúne vinte e cinco artigos – aprovados em avaliação cega por pares e produzidos por docentes e por pesquisadores de todos os níveis acadêmicos (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), da USP e de outras universidades brasileiras – que ilustram a diversidade de fundamentações teóricas e de procedimentos metodológicos no campo dos Estudos Discursivos e de suas áreas afins, para o exame de diferentes práticas de produção, distribuição, consumo e interpretação de textos, dentre as quais se destacam a escolar, a artística e a midiática (tradicional ou digital). As principais perspectivas que ancoram os estudos reunidos nesta coletânea consistem na Análise do Discurso de linha francesa, na Análise Crítica do Discurso, na Análise Dialógica do Discurso, na Teoria da Argumentação, na Semiótica, na Sociolinguística Interacional, na Linguística Funcional, na Linguística Cognitiva, na Linguística Aplicada, na Lexicologia e na Teoria Literária.
2019
Gonçalves-Segundo, Paulo Roberto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Pedro, Adriana Moreira; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Oliveira, Agildo Santos Silva de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Silva, Alexandre Marques; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Isola-Lanzoni, Gabriel; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Kobayashi, Sergio Mikio; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Weiss, Winola; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Footprints of foods and culinary preparations consumed in Brazil
This book presents a table with carbon, water and ecological footprints of foods and culinary preparations consumed in Brazil, a tool developed to enable the studies of a thesis named The food and its environmental impacts: approaches of national food guides and study of Brazilians diet , which was presented at the Global Health and Sustainability PhD Program of the Faculty of Public Health of the University of São Paulo. The book differs from the thesis by including an additional indicator (the ecological footprint), a different format to display the tables, and the description of basic concepts and methodological processes, which may encourage the researchers that will study the field of environmental impact assessment of foods, based on IBGE’s Household Budget Survey. Publishing the table of environmental footprints means facilitating the execution of integrated health, food and environmental studies. We sought to explain in a simple and objective way the nutritional aspects for those who are active in the environmental area and the environmental aspects for those who are nutrition researchers, facilitating the communication and arrangements for interdisciplinary work.
2020
Garzillo, Josefa Maria Fellegger; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Machado, Priscila Pereira; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Louzada, Maria Laura da Costa; Universidade Federal de São Paulo Levy, Renata Bertazzi; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Monteiro, Carlos Augusto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
O rendimento da escola brasileira em questão
Este livro é resultado do trabalho em colaboração de pesquisadores que se propuseram a escrutinar aspectos importantes em torno da noção de rendimento escolar. Trata-se de um termo utilizado já há bastante tempo para se referir àquilo que a escola produz ou deveria produzir em termos de aprendizagem dos alunos, formação de cidadãos, trabalhadores rentáveis à sociedade, entre outras possibilidades. Se bem que o escopo não tenha sido repertoriar o que, afinal, significa rendimento escolar, o conjunto dos capítulos aqui apresentados nos permite observar deslocamentos de sentido e tensões que acompanham os debates, bem como os anseios, quanto ao rendimento da escola. Tal compilação integra os esforços de investigação empreendidos, desde 2011, no âmbito do grupo de pesquisa “História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados”. Apresentar os eixos que organizaram a pesquisa até o momento e que nos levaram à opção por destacar, neste livro, o rendimento da escola como uma das questões fundamentais para compreensão da escolarização no Brasil, tem por intento não apenas mostrar como se chegou ao foco que integra os capítulos, como também vislumbrar a interlocução possível com outros pesquisadores, identificando parceiros de temática e animando novos pesquisadores.
2020
Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Lima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação
Campeonatos mundiais e copas do mundo de basquetebol: história, números e curiosidades
O livro traz à tona informações importantes sobre campeonatos mundiais e copas do mundo de basquetebol, repletos de fatos e personagens nacionais e internacionais relevantes, mostrando, com riqueza de detalhes, resultados de todos os campeonatos femininos e masculinos realizados de 1950 a 2019. O Brasil, parte importante dessa história, tem sua participação relatada por meio dos resultados de todos os jogos, resumo dos adversários e a relação completa dos atletas que nos representaram brilhantemente em 18 edições nos jogos masculinos e 16 nos jogos femininos. Esta obra é uma viagem ao mundo do basquetebol, recheado de histórias, números, fatos políticos e curiosidades.
2020
De Rose Junior, Dante; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Os caminhos da pesquisa em modelagem: história, ensino, conceitos e práticas: volume1
Este livro reúne trabalhos provenientes de projetos de pesquisa realizados por professores e pesquisadores na área de Modelagem do Vestuário, no Brasil e no exterior. Percebe-se a presença relevante em constante crescimento dessa área pelas pesquisas cada vez mais abrangentes que vêm ampliando as relações com outros campos, promovendo novos diálogos, além de estudos que estão inserindo a modelagem como instrumento significativo no contexto das práticas projetuais do design. As organizadoras entendem que esses importantes trabalhos devam ser compartilhados e divulgados, visando ampliar o conhecimento do campo. O objetivo é que a publicação seja um veículo para isso, visando informar aos inúmeros pesquisadores, professores, alunos e profissionais da Modelagem do Vestuário, os resultados de pesquisas inovadoras nas diversas vertentes da área, possibilitando a aplicação de conceitos, técnicas e práticas.
2020
Italiano, Isabel Cristina; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Souza, Patricia de Mello; Universidade Estadual de Londrina
Projeto de vizinhança hospitalar: hospital de amor, Barretos-SP
O Projeto de Vizinhança Hospitalar é o resultado de um projeto de pesquisa e extensão realizado por meio do convênio (n. 44735) entre o IAU-USP e a Fundação Pio XII (responsável pelo Hospital de Amor), elaborado por equipe interdisciplinar do Grupo PExURB (Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo). O objetivo central do Projeto é atribuir qualidade ao entorno do Hospital de Amor, localizado no bairro Doutor Paulo Prata (zona sul do município de Barretos-SP), com a finalidade de constituir espaços públicos inclusivos. Destina-se aos cidadãos usuários da vizinhança hospitalar e especialmente aos pacientes e seus acompanhantes, aos funcionários do hospital, aos comerciantes ali instalados e a todos os visitantes.
2020
Tavares, Jeferson C.; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Plano de urbanização e regularização fundiária do banhado: Jardim Nova Esperança - São José dos Campos-SP
O Plano de Urbanização e Regularização Fundiária do Banhado é uma experiência urbanística consolidada como instrumento técnico-político para a permanência segura e com qualidade de 460 famílias que residem no Jardim Nova Esperança, localizado no Banhado, região central do município de São José dos Campos-SP. A partir do Plano deve-se iniciar o processo de regularização fundiária e o desenvolvimento do projeto básico e executivo de urbanização da comunidade. O objetivo é consolidar o Jardim Nova Esperança na área central de São José dos Campos-SP por meio da apropriação da comunidade como estratégia de proteção ambiental da APA do Banhado, de permanência das atividades produtivas rurais em área urbana e da integração com o centro da cidade. O Plano foi elaborado conjuntamente pelos (as) Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP), cursos de Engenharia Ambiental (EESC-USP) e de Engenharia Civil (EESC-USP), Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Grupo Pitá, Veracidade, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Associação Comunitária do Banhado e Comunidade Jardim Nova Esperança.
2020
Tavares, Jeferson C.; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Banhado: plano popular de urbanização e regularização fundiária
Diante da iniciativa de remoção de 460 famílias assentadas no Banhado, o grupo de Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo (PExURB) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-UP) coordenou a elaboração de um plano de urbanização e regularização fundiária como estudo sobre a viabilidade de permanência segura da comunidade. Nesse plano, priorizou-se a valorização da água, o uso intensivo de infraestruturas e as diferentes escalas da inserção do trabalho na sociedade, articulando os interesses sociais aos ambientais. A parceria entre a academia e a comunidade na elaboração do Plano resultou na articulação interdisciplinar entre as áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e ambiental, planejamento urbano e regional e direito urbanístico, com intensa participação popular. As soluções, em síntese, buscam garantir uma infraestrutura ramificada orientada pelo zoneamento ambiental e pelos instrumentos legais de regularização fundiária que ordenam uma rede de serviços e atividades produtivas. O Plano se consolida como uma ponte entre a universidade e a sociedade para promover ensino e ação política pelo conhecimento técnico.
2020
Tavares, Jeferson C.; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Faces da utopia: inferno ou paraíso?
O livro aborda três faces da palavra "utopia" . É importante ressaltar, segundo os autores, que quando usada na oralidade ou na escrita, a palavra utopia suscita ressonâncias distintas no ouvinte ou leitor, nem sempre coincidentes com o sentido que lhe é atribuído por quem a pronuncia ou escreve. Em seu conjunto, os três textos que compõem a obra dão conta de um modo de tratamento contraditório da complexidade do fenômeno utópico, embora se atendo a dimensões distintas. Alberto Filipe Araújo, a partir dos estudos do imaginário, põe em evidência traços da ilha e da cidade utópicas imaginadas por Tomas More - filósofo e advogado, autor do clássico Utopia -, que fazem delas expressão do "mito do paraíso". Joaquim Machado de Araújo, no capítulo "Faces da utopia - Esperança e responsabilidade de um mundo melhor", realça algumas caraterísticas da cidade utópica descrita por More como sendo discutíveis já para o próprio autor e que vieram a ser glosadas em muitas narrativas que, na modernidade, mostram a face negativa das utopias. Finalizando, no terceiro capítulo, Rogério de Almeida em "Utopia e distopia no imaginário cinematográfico contemporâneo", ancora a abordagem ao cinema em seus fundamentos educativos (o cognitivo, o filosófico, o estético, o mítico, o existencial, o antropológico e o poético).
2020
Araújo, Alberto Filipe; Universidade do Minho, Instituto de Educação Araújo, Joaquim Machado de; Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação
A constituição de uma sociabilidade republicana paulista nos tempos da propaganda (1876-1885)
Trata-se de uma tentativa de avaliar a construção de interpretações sobre o propalado atraso das instituições políticas e sociais brasileiras, constatadas, em grande medida, pela acreditada inadequação das políticas educacionais do Estado Monárquico, no interior das forças republicanas paulistas que acabaram de formar-se depois da Convenção de Itu de 1873. A perspectiva adotada procurou observar os temas, escolhas e filiações ideológicas, políticas e pedagógicas de alguns de seus integrantes em um ângulo que privilegia a formação educacional, profissional e política de tais atores, acompanhando sua convivência em determinados espaços de atuação na cena pública. Pormenorizadamente, buscou-se a recomposição dos itinerários de um grupo de cerca de uma dezena de pessoas, núcleo consolidado no decorrer das duas décadas que antecedem a Proclamação da República, mas que, por intersecções múltiplas, aproveita-se de experiências compartilhadas de seus membros que retroagem até o final da década de 1850, quando da formação intelectual e profissional de vários deles na Academia de Direito de São Paulo.
2020
Menezes, Roni Cleber Dias de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Grandes primatas mantidos sob cuidados humanos
A obra é o fruto da dedicação das autoras na busca de realizar melhorias para a vida de grandes primatas. Ressalta-se que a semelhança física e comportamental com o ser humano desperta um grande interesse e curiosidade sobre os grandes primatas, grupo composto por gorilas (Gorilla gorila e Gorilla beringei), orangotangos (Pongo pygmaeus, Pongo abelii, Pongo tapanuliensis), chimpanzés (Pan troglodytes) e bonobos (Pan paniscus). O livro afirma que o crescimento da população humana e o contato direto com essas espécies gerou desequilíbrios como destruição do habitat, caça predatória para alimentação, tráfico de animais, crenças que envolvem partes dos animais em rituais, entre outras causas. A espécie humana é atualmente o maior predador dos grandes primatas. Em contrapartida, temos diversas instituições que visam conservar e cuidar dessas espécies, cada vez mais raras em natureza. A evolução da medicina veterinária de grandes primatas depende do empenho e dedicação de inúmeras instituições que estão rompendo barreiras na busca do bem-estar desses animais.
2020
Minko, Elisa Tiberio; Fundação Lymington Santos, Anna Cecília Leite; Zoológico do Rio de Janeiro Pizzutto, Cristiane Schilbach; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética
Este livro foi engendrado como uma bússola a orientar nossos alunos de graduação e pós-graduação a guiarem-se pelos territórios do imaginário, buscando atender a questões muito precisas: por onde começar? Qual livro leio primeiro? Onde encontro este ou aquele conceito? Como compreendo esta ou aquela noção? Não foi pensado, entretanto, como um livro didático, mas como um mapa que carregamos conosco tão logo empreendemos viagem. Por essa razão, não pode ser confundido com um dicionário ou enciclopédia, apesar dos verbetes - eles funcionam como fio de Ariadne, são as marcas espalhadas pelo caminho, fios que se entretecem em uma rede complexa, para fazer jus à dinamicidade própria do imaginário.
2020
Ferreira-Santos, Marcos; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
O imaginário trágico de Machado de Assis: elementos para uma pedagogia da escolha
Com esse livro, que merece ser lido e discutido, Rogério de Almeida se lança no texto e na crítica machadianas sem qualquer expectativa de encontrar uma rede de proteção no final do mergulho. Ao encarar aquilo para que as melhores narrativas machadianas parecem apontar – o nada, sem mais nem menos –, surpreende, enfim, um Machado plenamente trágico. Para o Machado que ressalta dessas páginas, não há leis naturais, apenas formulações estabelecidas pela razão. Por isso mesmo elas são precárias, instáveis, falíveis, na medida em que a razão não é capaz de apreender a realidade. É dessa incapacidade fundamental, aliás, que surgiria, segundo Clément Rosset, a necessidade generalizada no pensamento ocidental de pressupor a insuficiência da realidade, e de inventar sistemas que expliquem suas origens ou a transcendam, seja por meio da ontologia, da metafísica ou da invenção de utopias. Na contramão de tudo isso, o Machado de Rogério de Almeida constrói uma obra que produz uma relativização incessante dos fatos, indicando que não há nada tão fixo a sustentar a realidade, a não ser a imaginação dos interessados em atribuir significação à realidade, um modo de aplacar a angústia causada pela falta de sentido da vida.
2020
Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume II
O livro Tópicos para o Ensino de Biblioteconomia: volume II prossegue no objetivo de contribuir com a área da Biblioteconomia, no que se refere ao ensino, formação e exercício profissional de bibliotecários. Em um compromisso de responsabilidade acadêmica os autores deste volume apresentam conteúdos dos programas de disciplinas lecionadas no curso de graduação em Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A proposta reflete tanto a lógica do esforço centrado na qualidade do ensino de biblioteconomia quanto a valorização do apoio e do enriquecimento provido pela pesquisa. Os textos abordam temas como: a biblioteca digital, a representação descritiva sob norma da RDA (Recurso: descrição e acesso), os aspectos conceituais das humanidades em ambientes digitais, a biblioteconomia e lógica, a análise documentária, além de tópicos de ação cultural no enfoque dos quadrinhos e na perspectiva das políticas e dos indicadores culturais. O livro não esgota os temas tratados e a proposta dos organizadores é desenvolver uma obra aberta e contínua, que deve incluir tópicos atualizados e inerentes aos desafios da Biblioteconomia no século XXI.
2020
Silva, José Fernando Modesto da; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Paletta, Francisco Carlos; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Sólon de Atenas: a cidadania antiga
O assunto tratado nessa obra foi objeto de pesquisas para a tese de doutoramento Sólon, uma Paideia para a Cidadania, apresentada à Faculdade de Educação da USP em 1973, mas mereceu, para a atual publicação, um reexame mais abrangente, tanto no que se refere à bibliografia quanto à forma. Assim, simplificamos o texto original, reelaborando-o, às vezes deixando de lado observações mais adequadas a um trabalho que visava, então, à obtenção de um grau acadêmico. Na verdade, com essa iniciativa, desejamos estimular uma reflexão específica sobre o tema "Cidadania e Educação", que, em nosso modo de ver, pode ser iluminada com a leitura dos autores antigos, a começar por Sólon, o ateniense.
2020
Barros, Gilda Naécia Maciel de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Por onde anda você? Where have you been? Mapeamento dos egressos do curso de engenharia de alimentos da Universidade de São Paulo (MECEA 2019)
A obra é o registro do Mapeamento dos Egressos do Curso de Engenharia de Alimentos (MECEA) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo, relativo a 2019, e realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Estratégia de Coordenação Vertical (GEPEC) da referida Faculdade. O MECEA se tornou um projeto bianual, cuja equipe procura realizar uma análise descritiva que elucida muito fortemente as características da formação de Engenharia de Alimentos da FZEA, servindo de inspiração para os alunos, mas também para quem trabalha em seu desenvolvimento. Esta edição reafirma a grande amplitude de atuação dos engenheiros de alimentos da USP, propondo reflexões como os desafios profissionais que cercam o mercado de trabalho moderno. Os engenheiros de alimentos certamente irão contribuir para alimentar o mundo, não somente com impressoras 3D e farinha de grilos, mas também com sonhos, paixão e muito trabalho.
2020
Silva, Vivian Lara dos Santos; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Freire, Maria Teresa de Alvarenga; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Makishi, Fausto; Universidade Federal de Minas Gerais
Linguagem, cognição e interações
"A obra lida com uma tríade ainda pouco explorada: linguagem, cognição e interação. Estamos diante de um livro interdisciplinar, em que são abordadas questões ligadas a conceitos como razão, consciência, afeto, emoção, sentimentos, língua de herança, migração, diversidade e mudanças linguísticas, que são temas e contextos os quais, outrora ostracizados e rejeitados pela academia, passam a ser revisitados e legitimados com a análise holística de um olhar mais plural."
2020
Defendi, Cristina Lopomo; Instituto Federal de Educação Vicente, Renata Barbosa; Universidade Federal Rural de Pernambuco Marçalo, Maria João; Universidade de Évora Lima-Hernandes, Maria Célia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 4.ed
O Manual de orientação para normalização da documentação de Teses e Dissertações da USP, atendendo às demandas e necessidades da comunidade USP, é a versão atualizada e composta por quatro partes distintas, elaboradas de acordo com padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da International Organization for Standardization (ISO), American Psychological Association (APA) e Vancouver Style. Esse documento apresenta a 4ª edição revisada, ampliada e modificada das Diretrizes, de acordo com a norma ABNT atualizada.
2020
Funaro, Vânia Martins Bueno de Oliveira; Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia Calabrez, Ana Paula; Universidade de São Paulo, Prefeitura do Campus de São Carlos Aguiar, Giseli Adornato de; Universidade de São Paulo, Instituto de Relações Internacionais Dziabas, Maria Cristina Cavarette; Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos Laet, Maria Aparecida; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Nascimento, Maria Marta; Universidade de São Paulo, Instituto de Relações Internacionais
Imaginário africano e afro-brasileiro
A obra trata de questões sobre a existência, sobrevivência, continuidade e transformação das culturas africana e afro-brasileira em seus elementos sociais e históricos, pretendendo contribuir para uma discussão que, ao contrário do pensamento de exclusão que caracterizou parte da formação da cultura no ocidente monoteísta, convida a conversar e conhecer as diversas formas de ser e estar no mundo dessas culturas, tanto do ponto de vista social quanto mítico e simbólico, abordando aspectos que formam e sedimentam a estrutura sobre a qual assentamos tradições milenares.
2020
Pitta, Danielle Perin Rocha; Universidade Federal de Pernambuco Boaro, Júlio César; Centro Universitário Sumaré Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação
Pesquisas em design, gestão e tecnologia de Têxtil e Moda: volume 8
O presente volume é parte da coleção "Pesquisas em Design, Gestão e Tecnologia de Têxtil", tendo como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento cientifico, tecnológico, social, cultural e artístico em Têxtil e Moda. Esse trabalho, somado aos volumes anteriores, vem se tornando importante veículo de divulgação do desenvolvimento e dos resultados de pesquisas na área, a partir de trabalhos desenvolvidos em nível de pós-graduação no Brasil e no exterior. A coleção apresenta métodos e abordagens interdisciplinares e inovadores, com potencial de utilização tanto no âmbito acadêmico e de pesquisa quanto fora deles.
2020
Italiano, Isabel Cristina; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Marcicano, João Paulo; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Ramos, Júlia Baruque; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades De Held, Maria Sílvia Barros; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Sanches, Regina Aparecida; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades