RCAAP Repository

Fkankenstein, monstros e o Ben 10: fragmentos da formação inicial em Educação Física

Em tempos de globalização e neoliberalismo, as relações entre o global e o local e entre o capital especulativo e o Estado têm gerado alterações no setor público e nas formas de regulação da conduta da vida privada. Esse jogo tem influenciado diretamente os cursos de Licenciatura e traz consequências para a educação. Se, por um lado, ela está presa aos ditames da grade econômica, por outro ela pode promover uma formação engajada com a afirmação da diferença e com a superação da desigualdade social. Essa luta acena para a necessidade de abordar a universidade e o currículo como formas de política cultural que incidem na constituição de identidades e marcação da diferença. Afinal, o que está em jogo é a identidade do sujeito-docente que formará as futuras gerações do país. Esta pesquisa problematiza como a maquinaria discursiva e a não discursiva presentes em um currículo de Licenciatura em Educação Física, pode subjetivar sujeitos e operar representações em meio aos discursos da cultura empresarial, como eficiência, flexibilidade, mérito, e caros à educação, como justiça social, reconhecimento e cidadania. Como referência, utilizo as contribuições que os Estudos Culturais têm proporcionado às investigações acerca do currículo e a escrita contundente de Stuart Hall a respeito da centralidade da cultura. A esse quadro discursivo acrescento a noção de governamentalidade formulada por Michel Foucault e as análises de Stephen Ball acerca das políticas curriculares, entre outros. Realizei um estudo de cunho etnográfico em uma IES privada no transcorrer de dois anos em tempos e espaços diferenciados: no âmbito da sala de aula, interessou-me a posição de sujeito assumida pelos discentes frente às situações didáticas e os conflitos decorrentes; com base no projeto pedagógico do curso de Educação Física, extraí os regimes de verdade das disciplinas e suas estratégias de negociação; e a partir do cotidiano da instituição inferi os modos de regulação da educação pelo mercado, que tencionam governar os sujeitos para adequarem-se à ordem econômica mundial. O resultado dessa maquinaria tem sido a formulação do Frankenstein (o currículo-criador) e a de suas criaturas (os alunos monstros-heróis), futuros docentes. Por objetivar os diferentes sentidos da intervenção do egresso em campos tão diversos quanto distintos, o currículo-criador hibridiza os discursos oficiais, as tendências pedagógicas, a história do componente, as transformações da educação e as do setor público. Por conta disso, seus sujeitos tornamse múltiplos, fragmentados e contraditórios que, ora ajustam-se à ordem do empreendimento pessoal e transformam-se em commodities a fim de atuarem em acordo com as normas do mercado, ora são perturbações da máquina que os criou, promovendo simultaneamente a crítica à formação docente inicial e novas estratégias para a sua captura.

Year

2011

Creators

Mário Luiz Ferrari Nunes

Possibilidades e limites do programa de aperfeiçoamento de ensino para a formação pedagógica do professor universitário

A presente pesquisa objetiva compreender de que modo o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) contribui com o processo formativo de futuros professores da educação superior, investigando as maneiras criadas por este programa para refletir, organizar e desenvolver o aprimoramento da formação pedagógica dos pós-graduandos. Assim, o interesse recai em compreender os elementos formativos trabalhados pelo PAE. O problema da pesquisa consiste em investigar em que medida o PAE da Faculdade de Educação da USP favorece a apreensão das bases teóricas do campo didático-pedagógico, nos processos de aprendizagem dos pós-graduandos, de modo a aliarem à competência científica a competência pedagógica na futura atuação docente. Diante desta questão, a escolha foi por um caminho investigativo capaz de disponibilizar instrumentos metodológicos adequados à análise do objeto de estudo em questão. O trabalho estrutura-se a partir de uma pesquisa de campo, com foco no estudo de caso, que busca constituir de modo amplo e detalhado conhecimentos a respeito deste programa, bem como das maneiras criadas para viabilizar o aperfeiçoamento do processo formativo do futuro professor universitário. O sistema investigativo adotado inclui pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturas. Os principais fundamentos teóricos do trabalho são as ações de formação pedagógica. A partir da análise de 47 relatórios de estagiários que participaram da etapa de Estágio Supervisionado do PAE na FEUSP, durante o ano de 2010, identificou-se como interlocutores, ex-alunos do PAE que estavam atuando como docentes em universidades públicas ou privadas e que aceitaram participar de entrevistas semiestruturadas, a fim de relatar suas trajetórias do PAE às salas de aula em instituições de educação superior. As entrevistas possibilitaram melhor compreensão do que o PAE/FEUSP, enquanto possível resposta ao processo de formação do professor universitário, viabiliza como experiência formativa. O desafio metodológico esteve centrado na articulação dos distintos elementos teóricos que se mostraram favorecedores da compreensão de como se constituem possíveis maneiras de inserção profissional e como se constrói a profissionalidade de docentes da educação superior egressos do PAE.

Year

2013

Creators

Cinthia Gonçalves de Assunção

As estratégias de escolarização primária na cidade de Rio Claro - São Paulo (1889-1920)

O presente trabalho As Estratégias de Escolarização Primária na cidade de Rio Claro São Paulo (1889-1920), busca mapear as organizações escolares na primeira república, procurando analisa-las nas suas múltiplas estratégias de escolarização primária. A partir da lei da obrigatoriedade do ensino (1874), procuramos entender como as cidades do interior paulista se organizaram para atender a esta imposição legal. O recorte temporal (1889 1920) foi escolhido por tratar-se de uma fase de efervescência na república, principalmente na difusão da escola primária, em 1920, a Reforma Sampaio Dória é indicada como marco delimitador para observar como estas estratégias foram sendo forjadas, por se constituir em um projeto que vai redefinir a estrutura educacional paulista do período, diminuindo o tempo de escolarização oficial ampliando o número de alunos atendidos. Ao utilizarmos o recurso da micro-história e observar com uma lente de aumento as particularidades dessa cidade interiorana, foi possível identificar a criação dos grupos escolares, a expansão das escolas isoladas, as iniciativas particulares implementadas e os sujeitos que circularam nesses espaços. Desta forma, ficou evidente que a escolarização primária nas cidades do interior não estava centrada nos grupos escolares. Os municípios tiveram um papel importante no processo de escolarização e a as escolas isoladas, sejam estas municipais ou estaduais, assim como a iniciativa particular foram fundamentais para atender a população que estava nos locais mais distantes do centro urbano. Reconhecer o papel das organizações civis imigrantes, negros, operários etc e suas reivindicações educacionais, possibilitou discutir a escolarização em sentido mais amplo. Assim, foi possível encontrar uma multiplicidade de estratégias de escolarização primária em Rio Claro, abrindo novas perspectivas de estudos.

Year

2013

Creators

Daniela Cristina Lopes de Abreu

A reorganização e as ocupações das escolas da rede pública estadual de ensino paulista, em 2015: um registro de memória

Procurando dados sobre a reorganização das escolas estaduais de educação básica e sobre as ocupações, em 2015, em São Paulo, por entendê-las como fenômenos componentes de problema educacional a ser investigado, esta pesquisa qualitativa, de cunho analítico indutivo, que passa dos fatos às leis, mediante hipóteses, enfrentou o desafio de reunir documentos e reportagens que dessem suporte a um registro de memória, trazendo à tona os elementos a serem analisados acerca do evento sociopolítico, vinculado à educação paulista, suscitando inferências e constatações, ao longo da tese, sobre as implicações do ato governamental à educação. Destaca-se que foram utilizados, de forma contingencial, para melhor composição da análise, trechos de quatro entrevistas semiestruturadas. Nesta pesquisa, entende-se como relevante manter viva a experiência das ocupações, considerando que tal resistência dos estudantes do segmento em destaque representou uma intensa participação política pela melhoria da qualidade de ensino. Inscreve-se, ainda, neste estudo, com pouco aprofundamento, a insensibilidade governamental em face às demandas da educação básica pública e a decisão inédita dos manifestantes que, amparados na comunicação dinâmica, horizontal, mantiveram o foco em um mesmo objetivo, obtendo, finalmente, êxito no pleito, que era impedir a reorganização. Cabe ainda destacar que a inusitada reação dos estudantes em ocupar as escolas mediante ao anúncio governamental reinventou a tradição participativa dos movimentos sociais na sociedade brasileira e as formas de pensar a atuação política dos estudantes secundaristas. A intervenção política desses jovens, desde 2015 a 2019, tem sido incisiva, lutam efetivamente contra o desmonte educacional, principalmente do ensino médio e a favor do direito a uma educação pública gratuita e de qualidade.

Year

2019

Creators

Roseli Trevisan Marques de Souza

Educação adventista no Brasil: training school e a formação de obreiros

Este estudo trata-se de uma pesquisa histórica acerca da educação adventista e seu projeto de formação de obreiros por meio de Training School. A fim de contextualizar o início desse empreendimento no âmbito adventista, a pesquisa apresenta como se deu o surgimento da educação adventista e a sua relação com a formação do campo religioso denominacional. Para tanto, foi importante considerar as estratégias de circulação que a Igreja Adventista do Sétimo Dia promoveu a partir do Movimento Milerita, bem como a escrita hagiográfica de Ellen G. White e a conformação do seu lugar no contexto denominacional. Ao descrever as estratégias institucionais de formação de obreiros o estudo indica como o projeto de Training School no Brasil tem o Battle Creek College como referência modelar. No entanto, tal projeto se constituiu como uma apropriação denominacional cuja referência é o Oberlin College. Concernentes a essas estratégias de formação a pesquisa apresenta a gradual mudança das atividades agrícolas/manuais em direção à industrialização, além do que ressalta a configuração do discurso pedagógico institucional e a sua aproximação aos ideais cívico-patrióticos que vigoraram no Brasil, o que por sua vez contribuiu para perceber uma certa relatividade da pedagogia adventista. O pioneirismo de John Lipke se deu em estreita relação com as iniciativas de fundação de Training School no Brasil, de modo que nacionalidades e transversalidades são balizas importantes para compreendermos a definitiva mudança do Rio Grande do Sul para São Paulo. Ao considerar o programa de formação de obreiros e a cultura escolar que marcou as iniciativas de Training School, a pesquisa apresenta três modelos que podem ser referidos, são eles: paroquialista, tipográfico e seminarialista. A pesquisa teve fontes primárias e secundárias advindas da imprensa periódica (denominacional, institucional e pedagógica), Prospectos, Anuários e amparou-se em fundamentação teórica da História Cultural.

Year

2019

Creators

Francisco Luiz Gomes de Carvalho

Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências

Esta pesquisa objetiva discutir uma Formação Docente que promova o desenvolvimento de competências para o trabalho com a Educação Maker, sob a influência do Movimento Maker. Entende-se por Educação Maker toda e qualquer ação ou atividade que, com viés educativo e utilizando-se das Tecnologias, conduza a um processo de prototipação, construção ou restauração de um produto, físico ou digital, relacionando tal processo a um conteúdo científico. Ela tem ocorrido, geralmente, embora não exclusivamente, em ambientes de fabricação digital, chamados espaços makers ou Fab Labs. Deste modo, a pesquisa inicia-se no levantamento bibliográfico sobre a Formação de Professores com Tecnologia e Educação Maker, e os dados desta tese procedem de um estudo de campo realizado entre 2015 e 2019, no Programa Fab Lab Livre de São Paulo e, ainda, de imersões em espaços Makers educacionais, nos Estados Norte-Americanos de New York e Califórnia, este último propiciado por um estágio de doutorado sanduíche na Stanford University, atuando como Visiting Student Researcher na Graduate School of Education, para o ano acadêmico de 201718. Por meio de entrevistas com professores, técnicos de laboratórios, tinkers e makers, e, ainda, na observação do trabalho destes sujeitos nos espaços pesquisados, buscou-se entender como docentes poderiam, no desenvolvimento de seu trabalho num espaço escolar maker, conduzir uma aprendizagem criativa e significativa do currículo. De tal modo, nos capítulos de análise de dados, primeiro propõe-se uma discussão sobre o que significa gerir uma sala de aula maker, chegando então, com base em Vasconcellos (2003), a quatro pontos fundamentais desta gestão: o tempo, o espaço, o currículo e as relações interpessoais. A partir do olhar atento aos quatro pontos no campo de pesquisa, e ancorada em Perrenoud (1999), Freire (1996) e Papert (1980), a tese parte para a discussão e formulação das competências necessárias à prática educativa e maker. Por fim, no desafio de desenvolver tais competências, dá-se a discussão sobre como proporcionar uma Formação Docente que possa concebê-las, gerando como consequência um professor Maker. Em meio a estas discussões, a tese apresenta e valida a hipótese de que as experiências educacionais no processo de produção com tecnologia, desenvolvidas em espaços makers, exigem uma nova conduta do trabalho docente e das competências do professor, provocando por sua vez um repensar sobre a formação docente, abrangendo um ensino criativo e significativo do currículo. Como resultado deste estudo, vê-se que os professores têm pouco e precariamente conduzido atividades maker em sua prática, e, quando o fazem, raramente relacionam tal processo ao currículo escolar. Tal conduta acaba por reforçar a cultural distância existente entre a escola e as tecnologias, porém, não há como responsabilizar apenas o professor por tal cenário, já que esta pesquisa também verifica que as formações pouco têm preparado o docente para uma prática com tecnologias. Por fim, pensando nisso, e baseada nas novas competências necessárias à prática educativa e maker, a pesquisa conclui acenando a uma nova Formação Docente que corrobora para reaver a utilização pedagógica de elementos tecnológicos contemporâneos no desenvolvimento de uma práxis transformadora.

Year

2019

Creators

Éliton Meireles de Moura

Os planos de carreira docente em São Paulo: configurações do ensino público nas diferentes esferas administrativas

Esta pesquisa teve por objetivo investigar, descrever e analisar de forma comparativa os planos de cargo, carreira e remuneração dos professores da educação básica das três esferas administrativas públicas municipal, estadual e federal circunscritas ao Estado de São Paulo. Tomou-se para exame os modelos adotados por essas esferas administrativas, de modo a identificar aqueles que oferecem maiores possibilidades de mobilidade na carreira, levando em conta os anseios dos professores e busca de satisfação pessoal, harmonizados com a qualidade e as condições de trabalho e as perspectivas de melhoria profissional. Buscou-se compreender a implicação desses planos no processo de individualização dos professores, com vistas a analisar os modos pelos quais o plano de carreira acaba por se tornar um instrumento que molda a estrutura individual e relacional dos docentes, regulando-os de forma a mantê-los motivados e satisfeitos com seu trabalho. Para o desenvolvimento desse argumento foi utilizada a noção de configuração de Norbert Elias e sua dinâmica relacional/funcional de interdependências sociais. A pesquisa combinou dois tipos de procedimentos metodológicos: um documental, baseado na recolha de normas e leis que regulam os planos de carreira; e outro de natureza qualitativa, composto por entrevistas realizadas com professores do quadro do magistério das três redes de ensino tomadas para estudo, cujas experiências e situações descritas permitiram aprofundar o exame da legislação. Em sua organização, a tese se inicia pela apresentação de um panorama sobre a organização da educação escolar no Brasil e das políticas públicas relacionadas às formas de recrutamento e de ingresso na carreira docente. A seguir, detém-se na análise das estruturas dos planos de carreira e dos aspectos de mobilidade profissional da categoria e sua relação com o desenvolvimento profissional. A análise das carreiras docentes recai sobre cinco aspectos, a saber: a formação mínima exigida e formas de ingresso; a estrutura e as formas de movimentação na carreira; a composição da jornada de trabalho; os componentes da remuneração e dispersão salarial; e os incentivos para a formação continuada. O propósito principal foi o de compreender como os planos de carreira intervêm nas condições de trabalho docente e nos interesses dos professores, isto é, naquilo que desejam para sua vida pessoal e profissional, seus objetivos, inclinações e aspirações. A investigação levou a perceber que as diferentes características dos planos de carreira e as condições de trabalho fazem com que as motivações e expectativas dos professores sejam desiguais dependendo da configuração social em que cada um está inserido. Os planos de carreira trazem fortes implicações para o processo de individualização do docente durante seu percurso profissional e tendem a reconhecer aspectos relevantes para o processo de fazer e ser docente, mas devem estar alinhados a outros processos relacionados à melhoria das condições de trabalho e ao reconhecimento profissional.

Year

2020

Creators

Andressa Christina Trevizan Missaki

A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.

Esta dissertação pretende, mediante a análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2005 - Plano Nacional do Livro Didático, trazer à luz discussões a respeito dos gêneros narrativos ficcionais nas escolas hoje. O trabalho se inicia com o levantamento e discussão das principais correntes teóricas acerca da narrativa e teorias da narratividade. A partir daí, buscando conceituar gêneros do discurso e tipos de texto, eixo norteador desta pesquisa, apresentamos elementos da discussão recente sobre o assunto entre os pesquisadores na área de ensino de língua portuguesa. Em seguida, procuramos analisar a forma como esses conceitos aparecem nos documentos oficiais - PCN e PNLD. Por fim, apresentamos a análise de duas coleções didáticas (Português: Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e Português: Uma proposta para o letramento de Magda Soares) dirigidas a alunos do Ensino Fundamental II à luz das discussões anteriores. Com a discussão teórica sobre a presença dos gêneros do discurso e tipos de texto nos documentos oficiais e livros didáticos e a análise do livro didático de Português para o Ensino Fundamental II, pretendemos levantar questões sobre a importância da produção do texto narrativo ficcional na escola hoje.

Year

2007

Creators

Joao Nemi Neto

A estratégia como invenção: as políticas públicas de educação na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 e 1935.

Esta pesquisa foi dedicada à abordagem das estratégias de reforma da educação pública na capital federal do Brasil entre os anos de 1922 e 1935. Ela teve como objetivo compreender as iniciativas de implementação de políticas públicas na área da educação, então acionadas na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal. Em especial, propôs-se a investigar as ações que Carneiro Leão no quadriênio 1922- 1926, Fernando de Azevedo entre 1927 e 1930 e Anísio Teixeira de 1932 a 1935 desenvolveram nessa instância da prefeitura do Rio de Janeiro. Para tanto, pesquisou uma série de textos produzidos no âmbito da administração pública. Relatórios, atas e legislação, bem como correspondências e até publicações em periódicos informaram acerca das várias tentativas de controle das práticas escolares e seus óbices. Igualmente, foram fontes para o estudo da administração central do ensino no Distrito Federal as memórias e parte da produção intelectual de seus principais componentes. Ao final da análise, concluiu-se que toda uma inconfessa atividade de improvisação e invenção cotidiana contribuiu para a reforma da educação pública no período. No estudo dos serviços educacionais e de sua burocracia, sobretudo, interessou mostrar as estratégias de controle e organização do funcionamento escolar como uma incessante invenção de subterfúgios e artifícios da ação administrativa. Para além disso, importou considerar o modo de administrar a educação pública segundo suas formalidades, a partir das suas normas regulamentares. Nesse sentido, predominou uma preocupação com os desdobramentos que, por meio das estratégias de reforma do ensino, a ação sobre os espaços e temporalidades da escola, sobre a carreira docente e sua especialização e sobre as populações escolares logrou alcançar à época. Em virtude dessas relações, a pesquisa, por um lado, ocupou-se da inventividade da ação administrativa e, por outro, das políticas públicas de educação que a Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal gerou entre 1922 e 1935.

Year

2007

Creators

Andre Luiz Paulilo

Cartografia de aprendizagem significativa e o ensino de geografia: técnica de mapeamento conceitual e contribuições para as práticas avaliativas

Esta tese investigou as potencialidades pedagógicas que podem ser atribuídas ao mapeamento conceitual (Novak) para a visibilidade do protagonismo da aprendizagem significativa dos alunos (Ausubel). É resultado de pesquisa descritivo-explicativa do registro de relações da técnica de mapeamento, aprendizagem significativa e novas práticas de avaliação. Tais relações foram contempladas com a revisão de literatura (documentos da legislação educacional brasileira; banco de teses e dissertações; artigos publicados em periódicos; livros de formação docente e em eventos específicos sobre o tema). A opção metodológica adotada para entender a operacionalização da técnica de mapeamento provocou pesquisa na realidade escolar. A observação sistemática durante um ano letivo desta técnica no ensino de Geografia revelou uma cartografia da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, importante e essencial para as reflexões docentes sobre mudanças inovadoras nas práticas avaliativas. A vivência docente exigiu investimento permanente em reflexões, sínteses, organização e planejamento das aulas. Desde a fase de uso da papelaria tradicional comum nas escolas públicas até o requinte de uso de computadores com o software CmapTools. As análises realizadas sobre os mapas criados em temas complexos contribuíram para fundamentar as questões didáticas do ensino de Geografia. Reafirmaram a importância do planejamento com ênfase em estratégias colaborativas e também digitais. Os resultados indicam caminhos possíveis para ampliar a visibilidade do protagonismo dos alunos e a função social do professor, na sua relação com práticas de avaliação importantes à aprendizagem significativa em Geografia. Limitações em relação ao uso da técnica possibilitaram refletir sobre sua visibilidade impostas, tanto pela ausência de formação docente sobre ela, como pelas condições de infraestrutura, de tempo e de desvalorização do trabalho docente nas instituições. Elas podem justificar a escassa produção sobre o tema. O planejamento do professor para elaboração dos mapas conceituais e a análise crítica devem ser fundamentados por teorias como a da aprendizagem significativa. Destaca-se a importância da pesquisa na prática docente, pressuposto essencial à fundamentação de transformações nas práticas avaliativas tanto da aprendizagem como do ensino.

Year

2019

Creators

Leandro Fabrício Campêlo

Do encontro arte-museu-educação: uma perspectiva arqueogenealógica

Mediante o fenômeno das visitações massivas aos espaços expositivo-institucionais de arte na atualidade, compreendido como uma das ocorrências que atestariam a propagada noção de democratização do acesso aos bens artístico-culturais, o presente estudo, ao mesmo tempo em que mantém a referida noção sob suspenso, move-se em direção ao questionamento da associação veridictiva entre as práticas museais e a arte, trazendo à baila a hipótese de que a vitalidade de tal associação teria a ver menos com a factualidade, ou não, da missão edificante que a anima, e mais com a apreensão generalizada da necessidade que se deveria ter dela. Tendo em vista, igualmente, o alastramento das investidas museais desde, pelo menos, a década de 1980, entende-se que o que aí se assiste é, antes, à eficácia de um governamento de feições pedagogizantes que tem no encontro arte-museu-educação um de seus braços fortes. Nesse diapasão, caberia à arte, historicamente vista como uma prática transcendente à processualidade das relações cotidianas, garantir ao intento educativo certo contrabalanceamento, contribuindo sobremaneira para o alcance de sua estratégia nuclear: a funcionalização de condutas que, na medida mesma de seu franco assujeitamento à ordem, se autoimputam a pecha de contraconduta. Por conseguinte, uma fina atenção do olhar dirige-se à pedagogização da arte no encontro arte-museu-educação, tendo em vista a inelutável eficácia que este assume ao operar, em um mundo crivado por um acentuado ensejo de musealização, a sustentação de uma incompatibilidade que, afinal, lhe é fundamental: a de manter crível um ideal de liberdade enquanto o faz em nome de mais governo. Assim, a arqueogenealogia foucaultiana foi eleita como balizamento teórico-metodológico do presente estudo, de maneira que o gesto arquivístico por ela acionado abarcou um conjunto de periódicos acadêmicos dos campos da arte, da museologia e da educação, bem como catálogos de exposições, revistas e jornais de época. Tratou-se de viabilizar um tipo específico de análise dos discursos de artistas, curadores, críticos de arte, museólogos, educadores etc. englobando um arco temporal necessariamente amplo, com vistas a inventariar, à luz da concepção foucaultiana de governamentalidade, os deslocamentos históricos pertinentes ao processo de pedagogização da arte, eminentemente identificados no que despontava como conflito, problema, descaminho etc. O saldo da imersão analítica do estudo aponta para a contramão da hegemonia das narrativas concernentes ao encontro arte-museu-educação ao demonstrar ser possível decompor a semantização corrente de alguns enunciados que lhes são basilares como liberdade, revolução, participação, resistência e inclusão em favor da visibilização da processualidade histórica que os permitiu se constituírem como nexos veridictivos de práticas a serviço de um aguerrido governamento de si e do outro.

Year

2019

Creators

Adriana Pedrassa Prates

Gestão escolar e gênero: análise do trabalho de diretoras(es) no contexto das reformas educativas

O propósito desta pesquisa foi realizar um estudo qualitativo sobre o trabalho de diretoras(es) escolares a partir da perspectiva de gênero, considerando o contexto das reformas educacionais, particularmente as políticas de avaliação padronizada e estabelecimento de metas para as escolas. A pesquisa foi orientada pelos seguintes questionamentos: o trabalho de direção escolar pode ser analisado a partir de uma perspectiva de gênero? Quais significados de gênero podem estar associados à função de diretor(a) escolar? Quais mudanças as políticas de avaliação educacional provocam no trabalho realizado por diretoras(es)? Foram realizadas entrevistas com seis diretoras(es) da rede municipal de educação de São Paulo. A partir da análise das entrevistas, são discutidos aspectos como: as múltiplas formas de articulação entre aspectos considerados femininos e masculinos; diferentes formas de adesão e crítica às políticas de avaliação e às propostas de responsabilização; a maneira como as concepções e práticas das(os) diretoras(es) se aproximam ou distanciam da perspectiva gerencial. Foi possível identificar tensões e contradições entre aspectos da atividade de direção considerados femininos e masculinos e diferentes formas de apropriação destes significados por parte das(os) entrevistados. A pesquisa trouxe diversos elementos para discussão sobre a relação entre gênero e trabalho de direção no contexto das reformas educativas de orientação gerencial.

Year

2019

Creators

Ivana Gonçalves de Oliveira

Literatura infantil e o politicamente correto: dimensões éticas, estéticas e mercadológicas

Esta dissertação apresenta os resultados de pesquisa que buscou analisar as implicações do fenômeno politicamente correto na produção atual de livros infantis no Brasil, avaliado em suas dimensões ética, estética e mercadológica. Tendo sido realizada na Faculdade de Educação e, sendo a escola a principal via de aproximação da criança brasileira com a leitura, tem como eixo orientador a interação entre literatura e educação. Tomando a leitura como prática social que contribui para a constituição da subjetividade da criança, e considerando o uso histórico da literatura infantil como ferramenta pedagógica de transmissão de valores e normas sociais, discutem-se: (i) conceito social de infância, seus aspectos particulares na contemporaneidade, formação moral e educação para valores (ARIÈS, 1978; PIAGET, 2003, 1994); (ii) literatura infantil e as transformações por que passa a partir dos anos 1970 (HUNT, 1992, 2006, 2010; NODELMAN, 2008; NIKOLAJEVA, 2005, 1996, 2010; PERROTTI, 1986, 1990); (iii) usos ideológicos da linguagem, funcionamento do campo literário e cultura de massas (BOSI, 1996,1977; ORWELL, 1946, 2009; BOURDIEU, 2006, 2003, 2004; ARENDT, 2016, 2013); (iv) percurso histórico e manifestações do fenômeno politicamente correto (HUGHES, 2010, WILSON 1995). Tendo como base esta conceituação teórica, são analisados livros de literatura infantil publicados no Brasil em anos recentes, com foco em questões de gênero e representação de personagens femininas em contos de fadas (COLOMER 1994, 2009; ZIPES, 1993, 2006, 2012; TATAR 2015, 1999, 1987; HAASE, 2004), buscando avaliar o impacto das exigências do politicamente correto no mercado editorial brasileiro e os efeitos da mediação de leitura na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A partir da distinção entre livros politicamente corretos e politicamente comprometidos, que tratam de temas sociais sem abrir mão da qualidade literária, defende-se a necessidade de conjugar ética e estética na literatura infantil contemporânea.

Year

2019

Creators

Vita Ichilevici

Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil: a construção de um instrumento de apoio para professores(as) e gestores(as) de escolas

Esta Tese resulta de um projeto de construção de um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) para a versão em papel e lápis da Provinha Brasil (PB), focado na avaliação da proficiência em leitura. O teste da PB Leitura, apesar de possuir elementos de ordem técnica e conceitual para a constituição de uma avaliação educacional e de seu amplo uso por professores dos anos iniciais do ensino fundamental, apresentava limitações que poderiam ser superadas por testes adaptados aos perfis de aprendizagem dos estudantes e com resultados mais fidedignos para apoiar as decisões pedagógicas de professores(as) e gestores(as) escolares. Assim, buscou-se responder à questão: É possível construir um TAI para a versão impressa da PB Leitura que seja ponto de apoio para professores(a) na avaliação de alunos(as) dos anos iniciais do ensino fundamental?. Para a construção dessa ferramenta TAI da PB Leitura foi necessário articular engenheiros de softwares, elaboradores de testes, pesquisadores e profissionais da educação de 15 escolas públicas do município de São Paulo. Para que pudessem participar da construção da ferramenta e da validação dos resultados obtidos, foi realizada formação de professores(as) e gestores(as) educacionais sobre medida educacional, leitura e avaliação. Após a verificação de que os aspectos psicométricos dos itens da versão impressa poderiam ser mantidos para a versão informatizada, o TAI da PB Leitura foi aplicado e os resultados indicaram que ele permitiu testes personalizados aos domínios dos(as) alunos(as), mais rápidos e de menor comprimento, sem prejuízo da precisão. Por apresentar resultados embasados em uma escala com importante interpretação pedagógica, o TAI da PB Leitura se revelou capaz de apoiar a prática avaliativa de professores(as) e gestores(as) e o trabalho pedagógico na alfabetização e no letramento inicial. Esse apoio foi potencializado com o acréscimo de uma regra ao critério de parada do TAI, utilizada em testes que visam a classificação do respondente em níveis de resultado. Verificouse também a necessidade de aprofundar as investigações sobre: a formação de professores(as) na temática da medida e avaliação; a ampliação do banco de itens, com a finalidade de controle de taxas de exposição e balanceamento de conteúdo, e a produção de relatórios pedagógicos.

Year

2019

Creators

Érica Maria Toledo Catalani

Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas

O livro didático assume múltiplas funções e características. Constitui-se como uma referência de conteúdos para alunos e professores, guia orientador das atividades em sala de aula e como padrão de organização e sistematização do currículo. Porém, encontra-se sujeito às influências do contexto histórico e político em que se situa, estando impregnado dos valores e concepções desse contexto. Para compor a identidade do livro didático soma-se ainda a sua importância no mercado editorial. O livro didático é analisado, então, conforme as dimensões: suporte de conteúdos e métodos de ensino, veículo de valores, produto cultural e mercadoria. A partir desse cenário, será analisada a interação dessas várias dimensões na constituição do papel desempenhado pelo livro didático de Matemática para o Ensino Fundamental II, ao longo do período de 1971 a 2006, caracterizado pelo Ensino Fundamental com duração de oito anos. De modo a completar o estudo, foram analisados alguns livros didáticos de Matemática utilizados no período.

Year

2010

Creators

Daniel Romao da Silva

Quando o professor é notícia? Imagens de professor e imagens do jornalismo

Esta investigação buscou depreender o momento em que o professor torna-se notícia no jornalismo brasileiro, com o objetivo de analisar, a partir do fato noticioso qual é imagem construída do professor da educação básica, uma vez que prevalece no jornalismo um modo de ler e escrever que ignora a presença do inconsciente nos sujeitos da escrita. Para cumpri-lo, reunimos como corpus matérias jornalísticas, incluindo notícias e artigos, publicadas entre janeiro de 2009 e janeiro de 2010 no jornal Folha de São Paulo e também notícias publicadas, entre 2006 e 2011, em veículos de informação variados. Pensando na insistência do jornalismo profissional em se apresentar como porta-voz da realidade e de como, para nós, tal insistência decorre de um deslize ideológico próprio de uma concepção de linguagem que ignora o sujeito do inconsciente, analisamos os textos a partir do conceito de Ideologia (HERBERT, 1995), que depois foi reelaborado no quadro da Análise do Discurso por Michel Pêcheux (2010). Ao deparar-nos com a complexidade do material analisado, buscamos referências teóricas para sustentar nossa análise em diferentes campos do saber, além daquele da Análise do discurso. Portanto, considerou-se neste trabalho a contribuição da Análise Crítica do Discurso, da Sociologia da Comunicação e da Psicanálise, de orientação Lacaniana. Para recuperar o diálogo que se dá no processo de constituição da imagem do professor no discurso da mídia, primeiramente identificamos, quantificamos e qualificamos as fontes de informações que foram utilizadas com maior frequência na composição do texto jornalístico, de modo a observar a prevalência do discurso dos especialistas do campo da educação. Assim, partindo dessa materialidade, recuperamos as imagens do professor construídas no discurso jornalístico e a relação dessas imagens com os modos de ler e escrever no jornalismo que constituem também imagens sobre o próprio jornalismo. A análise levou-nos a identificar uma prática jornalística que tenta apagar a presença do inconsciente na escrita e acaba por reduzir as possibilidades de reflexão, resultando em homogeneização da imagem do professor. Mostramos que se há de fato no jornalismo uma pretensão de tomar a realidade como expressão não dialetizável de suas crenças, essa é reforçada na identificação do discurso dos especialistas em educação. Nossa pesquisa observou um processo de identificação que marca a relação do jornalista com o especialista consultado. Tal processo permite ao primeiro legitimar sua fala pelo traço com o qual se identifica ao outro, limitando a pluralidade e colaborando para que o discurso jornalístico engendre-se em um discurso reacionário e moralizante. Concluímos que a leitura e a escrita no ensino de jornalismo deve cada vez mais enfocar a insustentabilidade teórica da objetividade e possibilitar novos modos de contextualizar a cobertura em educação. Em nossa avaliação, se o momento atual é de perda das referências cristalizadas a respeito do que é ser um professor, também poderá ser um momento extremamente criativo para encontrarmos novas formas de apresentação do sujeito professor no âmbito da imprensa e, consequentemente, pode ser um momento muito criativo para o jornalismo.

Year

2012

Creators

Katia Zanvettor Ferreira

Impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores de matemática

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o objetivo de fomentar a iniciação à docência, a fim de qualificá-la, por meio de projeto específico para o desenvolvimento de atividades dos licenciandos bolsistas junto às escolas públicas parceiras do programa. Ao tomar o PIBID como objeto de estudo, esta pesquisa teve por objetivo principal investigar, junto a licenciandos bolsistas dos subprojetos de Matemática, se a estrutura e o funcionamento do programa impactam na sua formação inicial de professores de Matemática. Os referenciais da pesquisa são compostos por revisão documental relativa às diretrizes para a formação de professores da Educação Básica e do PIBID, e por revisão bibliográfica relativa à formação de professores; à Teoria da Cognição Situada; e a aspectos dos saberes docentes. O desenvolvimento deste trabalho respaldou-se na análise dos referenciais da pesquisa e nos dados levantados por meio de questionário e entrevistas. Como principais resultados, destacam-se: as evidências de que a participação no PIBID proporciona aos licenciandos de Matemática, aprendizados relevantes para ser professor, por meio da participação e vivências no contexto escolar, bem como da problematização de questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem; e a percepção dos licenciandos bolsistas, quanto a impactos do programa na sua formação inicial de professores de Matemática.

Year

2015

Creators

Danielle Christiane dos Santos Canteiro

Por uma reapropriação da ideia de homem

Esta tese se insere na temática da crise dos grandes discursos, reconhecendo que ao contrário do colapso ou do fim das metanarrativas, eles se abriram, possibilitando a reapropriação de uma outra ideia de homem. Uma ideia que traz como base a gramática trágica. Trágico, aqui, é o que vislumbra o real como idiota, simples, aprovador de todos os acontecimentos, suficiente para reconfigurar a imageria contemporânea e identificar, no âmbito de sua gramática, a presença do sujeito idiotès (vulgar e idiota), uma presença que foi negligenciada ao longo de toda modernidade. Para tratar dessa reapropriação do homem e do sujeito , este estudo se desenvolve a partir de três esferas de observação: a) o advento da racionalidade e a construção de um modelo de sujeito forte, que se tornará a base de uma tradição; b) a crise deste modelo e o seu encontro com o pensamento fraco (Vattimo); e c) o reordenamento da gramática moderna que, intensificando-­se idiota, aponta para um outro imaginário. Na primeira, exponho a preferência da racionalidade moderna por um homem e um sujeito fortes e sua consequente reprovação das narrativas que desprezam a noção de natureza ou afirmam o homem vulgar, fruto do acaso e da idiotia humana; na segunda, analiso a época contemporânea apontando para uma reconfiguração conceitual que, a partir da crise das noções de ser e de natureza (impostas por Nietzsche), aponta para o surgimento do pensamento fraco/débil; no terceiro, com foco na filosofia trágica rossetiana, fixo os desdobramentos de suas noções de acaso, de convenção, de aprovação, de um real idiotès, para a constituição do sujeito contemporâneo. Por fim, aponto para a liberação da imageria trágica e sua expressão idiota, que aproximam o homem de sua condição mais humana: essa idiotia. Ou seja, o objetivo é reapropriar-­se de uma gramática e de um homem que nunca apareceram como aspiração no âmbito dos discursos hegemônicos e que agora evidenciam-­se no campo da contemporaneidade.

Year

2015

Creators

Louis José Pacheco de Oliveira

Intervenções do orientador na escrita: efeitos na formação do futuro pesquisador

Esta tese de doutoramento volta-se à formação do pesquisador e à escrita acadêmica contemporânea. Busca dar visibilidade aos efeitos de constituição da escrita decorrentes do trabalho de um professor orientador implicado no compromisso de formar pesquisadores. A pergunta de pesquisa que norteia a investigação é: quais os efeitos das intervenções executadas por um orientador para que um pesquisador em formação, em contexto universitário, chegue a redigir um trabalho que por sua clareza, adequação e por seu rigor na escrita, possa contribuir para sua área de formação e ser legitimado pelos pares da comunidade científica? Para depreendê-los, a investigação tomou como objeto as intervenções textuais feitas por uma orientadora nas versões que precederam quatro dissertações de mestrado da área da educação. O corpus foi constituído por 1040 manuscritos, relacionados à constituição da escrita acadêmica, tais como: capítulos das dissertações, trabalhos das disciplinas cursadas pelas informantes e eventos de que participaram, incluindo bilhetes ou e-mails trocados entre elas e a orientadora e textos teóricos lidos no percurso. Esse material integra o banco de dados do projeto coletivo Movimentos do Escrito, do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise GEPPEP. Para estudar os efeitos da orientação docente, primeiramente depreendemos quais as principais dificuldades das mestrandas para escrever em contexto acadêmico e, na sequência, categorizamos o escopo dos efeitos que as intervenções proporcionaram ao longo das versões escritas pelas informantes. A partir de um referencial teórico que articulou educação e psicanálise de orientação lacaniana, foi possível constatar que, ao longo do processo de formação, as pesquisadoras passaram por transformações subjetivas que tiveram efeitos em três aspectos: 1) na relação com o saber referido à mudança de uma postura passiva diante da elaboração do trabalho para uma mais ativa; 2) na elaboração intelectual relacionado ao deslocamento de uma posição predominantemente de falta de raciocínio lógico para a consideração da perspectiva alheia no cálculo dos potenciais efeitos de sentido dos textos que escreviam; e 3) na formulação do texto referido a um cuidado de darem consequência a uma dada escolha lexical, sintática, estilística. Fundamentalmente, a orientadora ajudou as pesquisadoras a diferenciar uma escrita calcada no discurso comum para conquistar outra mais ancorada no discurso científico. Concluímos, portanto, que uma formação universitária, dependendo do modo como for conduzida e vivenciada pelo pesquisador, pode levar quem dela se beneficia a sofrer uma transformação no modo como se relaciona com sua palavra e com o saber.

Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores

Esta tese apresenta uma reflexão sobre o processo de construção de uma proposta de avaliação de professores desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental I localizada na Asa Norte de Brasília. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura, a qual indicou como elementos importantes a serem considerados: o envolvimento dos professores no processo de elaboração da proposta; a utilização de diversos instrumentos avaliativos; a atenção com a viabilidade, confiabilidade, validade e utilidade da proposta; o estabelecimento de objetivos claros e amplamente divulgados; a utilização de critérios previamente estabelecidos; e a consideração do contexto em que os professores estão inseridos. Além dessas indicações, o trabalho de campo baseou-se nos preceitos da metodologia colaborativa, em que os diversos sujeitos da pesquisa colaboram com a sua elaboração, ao passo que a pesquisa deve colaborar com o seu desenvolvimento (no caso, profissional). Assim, o trabalho buscou contribuir não apenas com a produção do conhecimento sobre o tema, como também com o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos participantes da pesquisa e, ainda, com a elaboração de novas propostas de avaliação de professores no sentido de indicar caminhos que possam ser percorridos por interlocutores qualificados de diferentes escolas e redes de ensino no processo de construção e aplicação de suas próprias propostas, ainda que resultando em desenhos diferentes dos apresentados nesta tese. A experiência relatada indica que é possível e necessário disputar os rumos das políticas de avaliação de professores no Brasil de modo que elas se tornem verdadeiros instrumentos em favor do desenvolvimento desses profissionais e da melhoria da qualidade da educação.

Year

2015

Creators

Nathalia Cassettari