RCAAP Repository

Sistemas de medição fasorial sincronizada: aplicações para melhoria da operação de sistemas elétricos de potência.

A presente dissertação de mestrado investiga as aplicações dos Sistemas de Medição Fasorial Sincronizada na monitoração e no controle dos Sistemas Elétricos de Potência. Esta tecnologia de medição pode trazer ganhos extremamente significativos para a operação dos sistemas elétricos. Entretanto, por ser ainda recente, constitui campo aberto a investigações, principalmente no que diz respeito ao uso dos fasores sincronizados. Visando contribuir nesta direção, este trabalho apresenta um texto estruturado de forma a se tornar uma referência para aqueles que se iniciam no tema. São discutidas as aplicações já registradas na literatura, identificando os fundamentos teóricos nos quais estas se sustentam, e são apresentadas propostas para viabilizar a implementação de sistemas fasoriais nas empresas. Exemplos de aplicação das propostas são incluídos no trabalho.

Year

2019

Creators

Sonia Ribeiro Campos Andrade

Paisagens pessoais: doze ensaios expandidos para o mundo

Na dissertação que se segue narro algumas experiências na condição de alguém afetada pela paisagem. Escrevo sobre a experiência vivida, mais do que propriamente esclareço o que é paisagem. Trata-se de uma escritura ensaística, onde ficções, intuições, experiências pessoaisse juntam a poetas, artistas e teorias da arte. Imagens verbais são construídas a fim de fazer acessar a visualidade.Faz-se o exercício de um olhar sobre as coisas do mundo. Assim, sobre a paisagem fazem-se dois recortes: o de natureza e o de contemplação. Interessa a natureza como uma condição de existência das coisas, como algo inerente e que envolve tudo, sem controle. A presença deuma potência latente. E contemplação como a presença do homem, aquele que marca, que olha, enquadra e revela, percorre e transforma. Realizo dois modos de experiências espaciais: percursos e transformações, pela efetivação de diversas ações. Os espaços para tal são desde interiores domésticos, até grandes planícies, bosques ou cidades. A dissertação é composta por doze ensaios, frequentemente abertos por sonhos e se desdobrando em representações arquitetônicas, artísticas, geográficas ou espirituais, cada qualconformando, em si, um conteúdo paisagístico.

Year

2019

Creators

Louise Marie Cardoso Ganz

Inserção da odontologia no pré-natal das gestantes do Centro de Saúde Pilar

O objetivo geral desse trabalho é inserir a odontologia no pré-natal das gestantes do Centro de Saúde Pilar, desenvolvendo nessas gestantes a importância da saúde bucal nessa fase que se encontram. Desenvolvimento: o pré-natal com a participação da odontologia incluirá a assistência e o controle da saúde bucal da gestante ,o aconselhamento das manobras orientadoras e preventivas para a manutenção da saúde do bebê ,com vistas na integralidade dos dentes , equilíbrio da boca e harmonia da face.Inicialmente , a equipe de saúde da família Pilar II junto à equipe de saúde bucal ,elaborou o seguinte planejamento :assim que a gestante procurar o centro de saúde ,a mesma será encaminhada para a enfermeira que lhe pedirá os exames necessários.De posse desses exames a gestante retornará à enfermeira de sua equipe e nesse momento será agendada para a ginecologista e para o dentista.A avaliação do projeto será feita após um 1 ano e serão utilizados os seguintes critérios:Número de gestantes incluídas e que permaneceram no programa,condições de saúde bucal na última consulta do programa(comparação do INTO inicial e final) e condição de saúde bucal da criança.

Year

2019

Creators

Magda de Araujo Marra Netto

Os reflexos do neo-marketing para o incremento das exportações da Fiat Automóveis

A competitividade tem estado enfaticamente presente no atual cenário empresarial. As empresas buscam maior lucro e market share através de vantagens competitivas, criadas em planos estratégicos cada vez mais diversificados. O presente estudo monográfico tem como fito, apresentar novas propostas e técnicas no segmento do marketing, objetivando incrementar as operações exportadoras de veículos da Fiat Automóveis do Brasil S/A. Torna-se importante frisar que, de um universo de vendas totais de veículos, seja no mercado doméstico ou para o mercado internacional, as exportações representam aproximadamente 10% apenas das vendas da Empresa. Destarte, esse número se apresenta de forma tímida e o estudo visa encontrar mecanismos, procedimentos e/ou soluções que possam otimizar as exportações da Empresa. Com efeito, de todos é sabido que o fenômeno da globalização traz consigo uma competitividade bastante acirrada entre as sociedades empresárias em todo mundo; fazendo com que os empreendedores diversifiquem e atualizem de forma constante os seus produtos e serviços. Dessa forma, a monografia em apreço buscará apresentar os aspectos de natureza comercial, estratégica, evolutiva e em consonância com a legislação, que permitam a Empresa alcançar sua meta de crescimento das atividades exportadoras

Year

2019

Creators

Suellen Silva Santos

Neurociências, hipnose e vidas passadas

A hipnose tem sido utilizada como ferramenta diagnostica e terapêuticapara evocação de memórias em pacientes portadores de estresse póstraumático, incluindo evocação de eventos que parecem relacionados a outras vivências que não às do próprio paciente, caracterizando uma regressão à vidas passadas. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura, utilizando pesquisa bilbiográfica nas bases de dados Scielo, PubMed, Portal da Capes, no período de 1974 a 2007, para verificar as bases biológicas da hipnose, da memória e assim propor um método de investigação que possa verificar o fenômeno de regressão à vivências passadas. A literatura apresenta dados consistentes sobre os mecanismos neuroanatômicos, neurofisiológicos e comportamentais da hipnose e da memória, estudadas, em humanos, por métodos de imageamento cerebral. Assim, nosso trabalho permitiu a proposição de um estudo ou experimento que utiliza um equipamento de imageamento cerebral, para a verificação de quais são as áreas cerebrais ativadas durante o relato de memórias evocadas em uma sessão de hipnose em voluntários, através da técnica de regressão à vidas passadas.

Year

2019

Creators

Rodrigo Eduardo Pereira Ferretti

Avaliação escolar x Projeto Político Pedagógico

O objetivo deste estudo foi mostrar o resultado da analise do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas MG, dando ênfase à avaliação escolar. Este trabalho ressaltou os aspectos essenciais da avaliação educacional e o seu papel como instrumento no processo de ensino aprendizagem. Além disso, mostrou que a avaliação é um processo indispensável em toda a atividade humana e, portanto em qualquer proposta de educação. Ela é imprescindível durante todo o processo educativo e que se realize em um constante trabalho de ação e reflexão. A pesquisa constatou que a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. O ato de avaliar consiste em verificar se os educandos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudá-los a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Assim, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo. Sendo tão importante no processo educativo, a avaliação educacional deve ser tratada no PPP de forma bastante democrática.

Year

2019

Creators

Denise de Figueiredo Silva

Avaliação comparativa entre águas residuárias de serviços de saúde e águas residuárias urbanas: um estudo em Montes Claros - MG

Atualmente é corrente a preocupação associada aos resíduos de serviços de saúde, especialmente as frações sólidas. No entanto, menos se tem estudado acerca das suas frações líquidas. A prática do lançamento dessas frações líquidas em redes públicas de esgotossanitários, sem tratamento prévio, é comum e disseminada pelo país. As preocupações com o meio ambiente são crescentes na sociedade atual, obrigando que ações de controle sejam adotadas pelo governo. Assim, surgiram exigências da ANVISA, obrigando os serviços desaúde a tratarem previamente os efluentes líquidos, antes do lançamento nas redes públicas ou no corpo receptor, caso essas redes não disponham de tratamento. O objetivo do presente trabalho é comparar as características físicas, químicas e bacteriológicas dos dois esgotos, através de análises de parâmetros previamente definidos, com ênfase naqueles tradicionalmente pesquisados em esgotos sanitários. Foram amostrados três pontos, sendo dois de esgotos de hospitais e um do esgoto doméstico de Montes Claros, sem despejos deestabelecimentos assistenciais de saúde. Os resultados apontaram que, quanto aos parâmetros analisados (físicos, químicos e bacteriológicos), não existem diferenças substanciais entre osdois esgotos. As análises estatísticas dos resultados demonstraram que, as diferenças significativas entre os dois esgotos, quando encontradas, apontavam para uma maior concentração nos esgotos domésticos. Outro ponto a ser considerado é a grande diluição quesofre o esgoto do hospital ao ser lançado no esgoto municipal. A princípio, portanto, não se justifica, técnica e cientificamente, o tratamento dos esgotos hospitalares, em razão dos parâmetros analisados, antes do seu lançamento na rede pública de coleta, tendo essa tratamento ou não. Quanto aos microorganismos patogênicos, o não tratamento dos esgotos hospitalares deve ser cercado de cuidados especiais, uma vez que a pesquisa não abrangeu a sua análise laboratorial. Por fim, com base nos resultados encontrados, recomenda-se: a) dada à escassez de estudos acerca do tema, em função das peculiaridades desses esgotos, se faz necessário aprofundar os conhecimentos sobre a questão; b) em função da existência de legislações que obrigam o tratamento dos esgotos hospitalares, a definição de parâmetros específicos para regulamentar oficialmente o seu lançamento na rede pública e em corposreceptores é outra necessidade patente; c) a implementação dos estudos da influência das concentrações dos microorganismos patogênicos presentes nos esgotos hospitalares, quandodo seu lançamento na rede coletora do esgoto doméstico, para que se possa conhecer os seus limites e apontar as melhores formas de tratamento e controle.

Year

2019

Creators

Elder Vinicius Ribeiro Guedes

Clarinetas em Si Bemol e em Lá: diferenças acústicas e interpretativas

As clarinetas em Si bemol e em Lá têm coexistido nas atividadesprofissionais de qualquer clarinetista atuante numa orquestra ou em música de câmara. Ambos os instrumentos podem ser executados com a mesma boquilha e palheta, são cromáticos e compreendem o mesmo registro, com a diferença única do semitom mais grave da clarineta em Lá. Este trabalho investigou as reais diferenças tímbricas entre os dois instrumentos a partir de um estudo comparativo baseados em experimentos de percepção. Foi também feita uma análise dos espectros de freqüência de notas de ambos os instrumentos. Observou-se que os participantes dos experimentos foramincapazes de identificar com segurança diferenças tímbricas entre asclarinetas em Lá e Si bemol e as análises demonstraram grandesimilaridades entre os timbres destes instrumentos.

Year

2019

Creators

Gabriel Gagliano Pinto Alberto

Saberes científicos da Biblioteconomia em diálogo com as Ciências Sociais e Humanas

O campo da Biblioteconomia possui uma longa trajetória histórica. A origem das primeiras bibliotecas ainda na Antiguidade conduziu ao início de uma constituição précientífica da Biblioteconomia, marcada pelos conhecimentos empíricos; passando, na Modernidade, a ser intitulada de Biblioteconomia protocientífica, em decorrência de uma maior produção de livros e manuais voltados às bibliotecas e aos bibliotecários. No século XIX, a Biblioteconomia se instituiu como científica dentro de um contexto de consolidação das Ciências Sociais e fruto também de sua maior sistematização, sendo nomeada desde então de Biblioteconomia científica. As pesquisas panorâmicas sobrea produção do campo apontam uma concentração em torno de questões práticas, empíricas, direcionadas ao âmbito profissional. Assim, visando contribuir para uma diminuição da lacuna ou para suprir certa escassez de pesquisas teóricas, objetivouse empreender uma compreensão acerca dos saberes da Biblioteconomia a partir desua produção discursiva. Convocando-se para compor a análise dos discursos um total de nove livros que versassem sobre a própria Biblioteconomia. Foram selecionados, intencionalmente, três livros de cada país: Estados Unidos da América, Brasil e México, a saber: Butler, 1971; Shera, 1990; Lankes, 2015 (EUA); Milanesi, 1986; Almeida Júnior, 1997; Fonseca, 2007 (BRA); Brown César, 2000; Rendón Rojas, 2005; Alfaro López, 2010 (MEX). Dessa forma, a análise do discurso de MichelFoucault e, em particular, o momento da Arqueologia, conjuntamente a Pierre Bourdieu, subsídios teóricos foram fornecidos para se pensar, tanto os saberes, os discursos quanto o conceito de campo científico. Os livros dos autores supracitados foram analisados e, a partir da leitura sistemática, foram extraídas as seguintes categorias: Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Usuário, Informação, Conhecimento e Documento. Tais produções não estão descoladas ou desvinculadasdas discussões realizadas pelas Ciências Sociais e Humanas, campo este em que a Biblioteconomia se insere como modalidade específica do pensamento. Dessa maneira, foi possível realizar um enlace dos discursos da Biblioteconomia com as Ciências Sociais e Humanas, com base em três correntes de pensamento: Ordenamento do social; Contradição do social; Construção do social, que marcam um modo distinto de olhar a realidade, os fenômenos sociais e biblioteconômicos. Portanto, a Biblioteconomia, partindo de um olhar do ordenamento social volta-se à integração e à lógica do sistema social. A contradição do social está concentrada no social desde as contradições e conflitos que o perpassam e estruturam a sociedade. A construção do social se concentra nas teorias que enfeixam análises que têm em comum o fato de tomarem os indivíduos como ponto de partida de suas investigações e de uma visão de construção social da realidade. Os discursos revelam marcas teóricas de filiação, de maneira implícita ou explícita, buscando lançar luz à compreensão dos fenômenos sociais. Ademais, através das relações estabelecidas com as Ciências Sociais e Humanas, espera-se ter contribuído para o entendimento verticalizado desse campo do saber e ao fortalecimento da Biblioteconomia como uma Ciência Social e Humana.

Year

2019

Creators

Gabrielle Francinne de Souza Carvalho

Tensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso

No contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos, investiguei como foi vivida, por um grupo de crianças, a transição de uma escola de educação infantil para uma de ensino fundamental em Belo Horizonte. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se nas abordagens da sociologia da infância (CORSARO, 2005) e da etnografia interacional (CASTANHEIRA, CRAWFORD, DIXON e GREEN, 2001). Os dados da pesquisa incluíram anotações no diário de campo; gravações em vídeo das salas de aulas; gravações em áudio de entrevistas informais e semi-estruturadas com professoras e crianças; e artefatos escritos usados e/ou produzidos nas salas de aulas. Ao longo do processo investigativo, buscou-se apreender a multiplicidade dos contextos que informavam as práticas educativas: a cultura de pares, a cultura escolar e dos professores e o sistema educacional. Compreende-se que, portanto, as interações entre os sujeitos nos contextos locais são negociadas em relação a contextos globais. Verificou-se que as práticas educativas que assumiram centralidade na educação infantil e no ensino fundamental estruturaram-se em torno da brincadeira e do letramento, ambas situadas diferencialmente nos dois segmentos. Argumento que a falta de diálogo presente na organização do sistema educacional brasileiro em relação aos dois primeiros níveis da educação básica refletiu-se no processo de desencontros vivenciados pelas crianças pesquisadas na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Nesse sentido a investigação, ao ter como foco o registro da experiência infantil na transição entre os dois segmentos, evidenciou a necessidade de uma maior integração entre o brincar e o letramento nas práticas pedagógicas da educação infantil e do ensino fundamental, ambas dimensões fundamentais para as crianças, dentro e fora das escolas.

Year

2019

Creators

Vanessa Ferraz Almeida Neves

Previsão de fornecimento de energia elétrica: um estudo de caso do ponto de vista do barramento

Informações de consumo de energia elétrica minutos ou mesmo horas à frente, são de grande importância para as empresas envolvidas no setor elético (desde concessionárias ao operador nacional do sistema, ONS). Com esses dados, pode-se operar de forma otimizada e com melhor qualidade, a energia gerada, transmitida e distribuída aos vários pontos do sistema. Isso, em parte explica o recente interesse pelo tema de previsão de consumo de energia elétrica. Neste trabalho, ao invés de usar diretamente os dados de enerfia medidos - quem têm uma forte componente sazonal- será usada uma série denominada 'série de resíduos", onde a componente sazonal é muito menos evidente.

Year

2019

Creators

Daniela Dias Rodrigues

Investigações acerca do conceito de arte

No último século foram apresentadas tantas formas inovadoras do que pode ser designado pelo termo arte, que esse conceito se tornou relativo e problemático. Até o século XIX, os materiais e modos de representação tradicionais operavam como indicadores que anunciavam algo como uma obra de arte. O alargamento dessas configurações e o abandono dos principais padrões da arte tradicional são acontecimentos históricos, que conduzem naturalmente a questões como: o que há em comum entre essa diversidade de dados para que ainda possam ser agrupados sob o nome arte? É possível encontrar uma definição para a arte? A que nos referimos quando utilizamos essa palavra? Mais ainda, diante do mercado de investimentos em arte e da proliferação de museus, críticos e curadores: o que entendemos por "arte" se resume ao conjunto de obras de arte reconhecidas historicamente e institucionalmente como tal? Defenderemos a tese de que arte é uma palavra que circunscreve dois conceitos relacionados, porém distintos. Um é mais restrito, pois trata da arte como obra de arte, circunscrita na história da arte, feita por artistas e na maioria das vezes localizada em instituições artísticas; o outro é mais amplo, pois concebe a arte como o conjunto de atos criadores ou inovadores presentes em qualquer cultura humana. Os filósofos em geral desenvolvem suas teorias tendo em vista um dos dois conceitos. Interpretaremos a teoria de Arthur Danto como um exemplo de filosofia da arte que busca definir o conceito restrito de arte. A seguir, interpretaremos a filosofia de Vilém Flusser como exemplo de um pensamento sobre o conceito amplo de arte. Essa tese, porém, é sobretudo a respeito dessa dupla possibilidade e do modo como cada uma delas concebe o papel da arte na sociedade.

Year

2019

Creators

Debora Pazetto Ferreira

Escritas de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM: um estudo na perspectiva das Representações Sociais em Movimento

O presente trabalho de pesquisa investigou as Representações Sociais de Escrita de graduandos de Licenciatura em Educação do Campo-Curso Linguagens e Códigos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Localizando-se no campo da Psicologia Social, a pesquisa evidencia conhecimentos que consideram a Teoria dasRepresentações Sociais (base em Moscovici, Jodelet e Antunes-Rocha), as Teorias de Linguagem de base Sociointeracionistas Discursivas (Bakhtin e Bronckart) e os pressupostos da Educação do Campo. Tem-se como suposto que os sujeitos convivendo com situações que os colocam sob pressão à inferência podem realizar movimentos no sentido de manter, alterar ou refutar as Representações Sociais já constituídas. E sãoexatamente esses movimentos que se quer identificar, entender e analisar nas representações sociais de escrita desses graduandos. A abordagem metodológica que se adotou foi de base qualitativa, valendo-se de análises documentais a partir dos pressupostos da Análise do Discurso, tendo sido utilizados os instrumentos: Questionários e Entrevistas Narrativas. A análise documental considerou os contextos históricos e de formação dos sujeitos campesinos, com vistas ao entendimento dessaspopulações em uma perspectiva social, política e educacional; o questionário possibilitou uma visão geral dos estudantes do Curso Licenciatura em Educação do Campo- Linguagens e Códigos, no sentido de identificar as características gerais desses estudantes e as entrevistas narrativas possibilitaram a recuperação das trajetórias de vida e dos contextos em que se encontram inseridos os quinze sujeitos, informantes da pesquisa. As análises desenvolvidas têm na Teoria das Representações Sociais, nas Teorias do Discurso e da Linguagem e na Educação do Campo a base de condução do olhar da pesquisadora. Finalmente, justifica-se a realização da pesquisa, considerandose que a escrita tem sido vivida e sentida como um momento de significativos conflitos e tensões pelos(as) estudantes que adentram na universidade

Year

2019

Creators

Elizabeth Moreira Gomes Barroso

Envelopes de memórias: o relato como dispositivo de registro da performance

Os diversos dispositivos de registro da arte oferecem uma gama de possibilidades de reflexões sobre seus impactos e sua capacidade de revelar as experiências proporcionadas pelo contato com a mesma. Neste texto apresento o relato dos públicos das performances como um dispositivo que atravessa essas experiências. E que através do olhar dos públicos que presenciam as ações, onde toco a memória, as experiências de passagens imaginárias e ainda a possibilidade da permanência e impermanência da performance, partindo dos públicos que presenciaram a ação até os públicos terciários, aqueles que têm conhecimento da performance através do relato do outro, através do círculo de contatos que se forma. O texto divide-se em dois momentos: o primeiro é uma tentativa de resposta à pergunta que gerencia a presença de conceitos como oralidades, palavras e paisagens imaginárias. Já o segundo momento se compromete em dialogar com questões que perpassam a memória, o tempo e a narrativa, o que tange o registro e suas potencialidades.

Year

2019

Creators

Maria Clara Martins Rocha

Uma discussão sobre regionalismo e acordos preferenciais de comércio internacional como estratégia de inserção internacional dos países da América Latina em um "mundo multiplex"

A partir da discussão do conceito de “Mundo Multiplex”, desenvolvido pelo professor Amitav Acharya em seu livro The End of American Order (2014), para explicar a ordem mundial emergente, que neste início de século substitui a ordem internacional hegemônica liberal liderada pelos EUA desde o final da Segunda Guerra, o objetivo deste trabalho é responder às seguintes perguntas: como o regionalismo na América Latina (AL) e os acordos preferenciais de comércio internacional, realizados pelos países dessa região, vêm sendo usados como estratégia de inserção internacional nesse “Mundo Multiplex”? Como eles influenciam e auxiliam no redesenho das instituições e regras de governança global? Em outras palavras, como o “Mundo Multiplex” baseia-se na ideia de que a ordem global sob a hegemonia norte-americana chegou ao fim, há múltiplos e importantes atores, cultural e politicamente diversos, a interdependência global alcança níveis sem precedentes e a ordem emergente é descentralizada e pluralista, busca-se discutir de que forma o processo de regionalismo e os acordos de comércio de natureza preferencial dos países da AL vêm sendo usados como parte da sua estratégia de inserção internacional no momento em que governos populistas descontentes com as consequências da globalização são eleitos em todas as regiões do mundo? A partir de uma pesquisa qualitativa, identifica-se que dezenas de acordos preferenciais de comércio foram aprovadas nas últimas décadas ou estão em negociação pelos países latino-americanos e diversos processos regionalistas caracterizam seu sistema fragmentado de governança regional. A análise a seguir mostra que os países da AL os veem como forma de reagir à ordem anterior, cujo sistema privilegiava as grandes potências ocidentais, as quais abusavam das normas e regras existentes, e resistiam às reformas das instituições multilaterais. Além disso, são percebidos pelos governos latino-americanos como oportunidades para promover seu desenvolvimento, ampliar a sua posição na economia global e fortalecer a governança regional.

Year

2021

Creators

Patrícia Nasser de Carvalho

Integrating corpora with language classroom: online corpus as an editing tool

Este trabalho é um estudo de caso com objetivo de integrar o uso de corpus a uma aula de Inglês como segunda língua para ajudar alunos a melhorarem aspectos léxico-gramaticais da escrita através de consultas em um corpus online. Baseia-se em Johns (1994), Chang (2010), O'Keefee, McCarthy, Carter (2007), Boutlon (2012), Tartoni (2012) e Frankenberg-Garcia (2012), que apresentaram os benefícios da integração do uso de corpus em sala de aula para melhorar habilidades de escrita na segunda língua (L2). O corpus escolhido para essa pesquisa foi o Corpus of Contemporary American English (COCA). Os participantes desse estudo foram graduandos e pós-graduandos de diversos cursos da UFMG, como engenharia, ciências da computação, biologia, economia, design, cursando a disciplina Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). As atividades baseadas em corpus foram apresentadas como parte das tarefas relacionadas ao gênero acadêmico Statement of Purpose (SoP). Antes de começar as atividades baseadas em corpus, os alunos tiveram um contato geral com o gênero estudado. A coleta de dados foi feita em quatro encontros de uma hora e quarenta minutos, cada encontro, com atividades específicas que envolviam coletar os textos dos alunos antes e depois da consulta ao COCA. A experiência dos alunos, ao usarem as ferramentas enquanto escreviam, foi registrada através do uso de questionários do Google Forms. Alguns erros foram marcados e editados pelos alunos. Os resultados mostram que 79.25% das tentativas de correção tiveram sucesso. Em alguns casos, a estratégia de alguns alunos foi de evitar o erro (15,38%) ou nenhuma alteração foi feita (16,67%). Os resultados encontrados nesta pesquisa evidenciam que aprendizes podem melhorar sua escrita através de consultas no corpus e descobrir por eles mesmos padrões léxico-gramaticais frequentes.

Year

2019

Creators

Katherine Nunes Pereira Oliva

Leituras no passado, leituras no presente: a apropriação de impressos por jovens leitores

O que sabemos das práticas culturais das crianças de hoje? O que podemos afirmar de suas práticas de leitura? O objetivo desta pesquisa é investigar a leitura de crianças do Segundo Ciclo de Formação Humana, estudantes de uma Escola de Ensino Fundamental, em Belo Horizonte. Questões relacionadas ao porquê, como, quando, onde e ao quê se lê podem ser exploradas mais verticalmente em estudos nos quais se investiguem a leitura, os leitores, os usos que fazem dos diferentes materiais dados a ler, contribuindo com os trabalhos da História Cultural, da História do Livro e da Leitura, da História da Cultura Escrita, os quais fundamentam esta investigação. Pesquisas sobre alfabetização e letramento, círculos de leitura e letramento literário também inspiram o estudo. Para desenvolver a pesquisa, realizou-se o levantamento inicial do que leem as crianças, por meio da aplicação de um questionário, com perguntas sobre suas práticas culturais mais gerais, a respeito de suas práticas de leitura e convívio com materiais escritos. Após a análise das respostas recolhidas por meio do questionário, serão selecionados/as, para entrevistas, estudantes que leem revistas, a fim de aprofundar a investigação sobre a leitura desse tipo de impresso. As entrevistas serão realizadas com os participantes da investigação ao final de sua formação no Segundo Ciclo, no 6º ano escolar. Observações preliminares nas turmas de 4º ano indicam que as revistas de histórias em quadrinhos são os impressos prediletos de crianças nessa etapa de escolarização, na sala de aula ou na biblioteca. Neste contexto, alguns questionamentos permanecem: ao chegar ao 4º ano escolar, por que as crianças, geralmente, prefeririam esse tipo de impresso para ler? Quais seriam suas outras opções de leitura? Suas escolhas e preferências relacionadas ao ler permaneceriam ao final do Segundo Ciclo? Como, onde, quando e por que as crianças leem o que leem?

Year

2021

Creators

Juliana Ferreira de Melo

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais: 90 anos de um organismo em evolução

A explosão informacional e as transformações ocorridas devido à expansão tecnológica vêm impactando no cotidiano das bibliotecas universitárias. A desintermediação no processo de acesso à informação colocou a relevância das bibliotecas universitárias em risco. Os usuários começaram a ser mais críticos quanto à necessidade de ir ou não à biblioteca, afinal, a evolução dos serviços e sistemas de informação possibilitou o acesso à informação científica sem a mediação do bibliotecário. Entretanto, muitos pesquisadores e estudantes de pós-graduação não conhecem efetivamente as potencialidades da biblioteca universitária como coprodutoras de conhecimento científico. Neste artigo apresenta-se como o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem se empenhado para ocupar um espaço mais central no suporte ao processo de produção e comunicação da ciência e na dinâmica do ensino-aprendizagem da sua comunidade. Ao longo da sua história de 90 anos, mesmo com a manutenção dos papéis essenciais e tradicionais, este Sistema reconhece a multiplicação de suas funções, participa dos impactos trazidos pelas novas tecnologias e apropria-se das funções educativas com o intuito de acompanhar o novo perfil ambicionado para as bibliotecas universitárias e seus usuários na contemporaneidade. Nesse sentido, através de várias administrações têm sido realizadas ações e projetos para inovar produtos e serviços, reafirmando a vivacidade das bibliotecas da UFMG, notadamente manifesta em sua vertente enquanto elemento substancial ao processo de construção do saber científico.

Year

2022

Creators

Wellington Marçal de Carvalho Anália Das Graças Gandini Pontelo Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes

O sistema clima urbano do município de Belo Horizonte na perspectiva têmporo-espacial

O município de Belo Horizonte apresenta peculiaridades naturais e sociais que formam um universo de análise extremamente favorável ao estudo do clima urbano. Possui feições geográficas que contribuem não só para diferenciações topo e mesoclimáticas em espaços relativamente próximos, como para a exacerbação de problemas ambientais resultantes dos processos de urbanização e industrialização. Este trabalho teve como objetivo conhecer a evolução do clima belorizontino através do mapeamento das unidades climáticas naturais e urbanas. Para reconstituir os climas passados foram utilizados dados meteorológicos de 1910 a 1920. As condições topo e mesoclimáticas atuais foram avaliadas por aferições locais realizadas em três experimentos de campo. No primeiro e segundo expenmentos foram distribuídos abrigos meteorológicos ao longo de um transecto longitudinal norte-sul, abarcando tipologias de uso do solo e unidades morfológicas diferenciadas. No terceiro, a coleta foi realizada no hipercentro com intuito de observar as flutuações têmporo-espaciais da ilha de calor no núcleo mais verticalizado e impermeabilizado da cidade. Em todos os experimentos coletaram-se dados horários da temperatura do ar, umidade relativa, direção e velocidade dos ventos. A análise da evolução dos principais elementos climáticos entre 1911 a 2009 constatou mudanças significativas no comportamento de alguns parâmetros, notadamente a temperatura mínima e umidade relativa. Os dados apontaram para um ligeiro aquecimento da atmosfera local e um decréscimo nos valores hígricos. Os experimentos de campo permitiram identificar três núcleos de aquecimento contínuo: o primeiro engloba o hipercentro e os locais situados na periferia da Regional Centro-Sui; o segundo se estende da região central da Regional Venda Nova até o extremo oeste da Regional Norte, e o terceiro abarca uma pequena área localizada entre as regionais Pampulha e Noroeste. Os resultados também apontaram para um aumento do número e diversidade de topoclimas e mesoclimas, entre as condições atmosféricas observadas no início do século e aquelas registradas pelos trabalhos de campo. De modo geral as ilhas de calor (ICs) coincidiram com os locais mais adensados e impermeabilizados do município. Estas foram registradas tanto no período seco como no chuvoso, sendo que no período seco os gradientes térmicos horizontais foram mais intensos. No entanto, sob atuação de sistemas atmosféricos instáveis, com ocorrência de chuvas e ventos moderados, as ICs desapareciam, diminuindo também as amplitudes térmicas entre os pontos amostrais espalhados na cidade. Por fim, foi elaborada uma proposta de síntese climática para o município de Belo Horizonte, sob a forma de mapa, com a representação das principais unidades climáticas urbanas.

Year

2019

Creators

Wellington Lopes Assis

A melhora dos níveis de glicemia por meio do controle dos fatores de risco: uma proposta de intervenção

A Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível que afeta grão parte da população mundial trazendo grandes custos nos sistemas de saúde do mundo. O envelhecimento, a urbanização crescente, a adoção de modos e estilos de vida pouco saudável e o pouco conhecimento das pessoas sobre as doenças crônicas não transmissíveis são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência da doença. Sabendo dessa situação foifeito um trabalho de intervenção educativa para conhecer e elevar o nível de conhecimento sobre os fatores de risco, as complicações e o tratamento não medicamentoso da Diabetes Mellitus, o cenário para o estudo foi o Posto de Saúde da Família 1 no município Santa Cruz de Minas, estado Minas Gerais, o estudo realizou-se durante o mês de dezembro do ano 2014 até o mês de julho do ano 2015, o universo estive constituído por 285 pacientes diabéticos, cadastrados em nosso posto de saúde, deste foram extraídos ao azar 95 pacientes para a realização de nosso estudo com prévio consentimento informado aos participantes. A obtenção dos dados foi pela aplicação de umaencosta simples com variáveis segundo a bibliografia consultada; a mesma foi aplicada em diferentes áreas de nosso território de atuação pelos agentes comunitários de saúde depois de vários encontros de conversa e depoimentos por um grupo criado pelo Posto de Saúde da Família de educação em saúde para os diabéticos. Posteriormente aplicamos de novo a encosta para avaliar o diagnóstico do conhecimento da população, os dados foram processados estatisticamente e os resultados expressados em forma de tabelas e textos.Em nossa amostra os fatores de riscos mais preponderantes associados a DM foram o sedentarismo, o sobrepeso e a dieta pouco sana com predomínio do sexo masculino. De acordo com os resultados pode-se concluir que depois da intervenção houve melhor conhecimento geral sobre a Diabetes Mellitus e como controla-la

Year

2019

Creators

Marialys Avila Correa