RCAAP Repository

Análise da estabilidade de edifícios - estudo de caso: estudo de caso

As estruturas têm como função principal a transmissão das cargas verticais, tais como peso próprio, cargas permanentes e sobrecargas de utilização para o solo. No entanto, em edifícios de andares múltiplos, as forças horizontais de vento devem ser consideradas e merecem uma especial atenção na análise estrutural. Existem diferentes métodos para a concepção e análise das estruturas, desde métodos mais simples até métodos que consideram o comportamento não linear dos materiais. Com o avanço da informática, ocorreu um grande aperfeiçoamento da engenharia de estruturas, através da tecnologia utilizada pelos softwares de análise estrutural, que estão cada vez mais sofisticados. Com isso, análises mais elaboradas que antes eram impossíveis de serem feitas sem o auxilio do computador agora podem ser realizadas de uma forma mais eficaz.

Year

2019

Creators

Thiago Fernandes Leão

A escola e a cidade: experiências de crianças e adultos em excursões na Educação Infantil

Esta tese teve como objetivo principal tentar compreender e dar visibilidades às experiências que crianças e adultos de uma instituição pública de educação infantil vivenciam nos espaços da cidade de Belo Horizonte, a partir de ações e práticas realizadas por meio de excursões. Foi ponto de partida da pesquisa o projeto Educando a Cidade para Educar e a proposta pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), buscando – a partir de uma perspectiva etnográfica e colaborativa – refletir acerca das relações entre escola e a cidade. Por meio de um referencial teórico multidisciplinar – baseado nos Estudos Sociais da Infância e da Cidade, da Geografia da Infância, da Sociologia da Infância, da Antropologia da Criança e das Pedagogias da Infância e da Educação Infantil –, o estudo inspirou-se teórico-metodologicamente em autores como Walter Benjamin, Maurice Merleau-Ponty, Tim Ingold, Henry Lefebvre, Doreen Massey, Pia Christensen, Maria Inês Mafra Goulart, Jader Janer Moreira Lopes, Manuel Jacinto Sarmento, Fernanda Müller, Willian Corsaro, dentre outros/as. O trabalho de campo foi realizado de fevereiro a dezembro de 2017, em uma instituição pública de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. O trabalho empírico, que lançou mão da observação participante como principal instrumento metodológico, consistiu no acompanhamento do cotidiano de uma turma de crianças com idades entre 5 e 6 anos e sua professora durante as excursões para os espaços da cidade de Belo Horizonte, tais como praças, mercados e museus. A pesquisa traz questões conceituais acerca dos temas Infância(s), Escola(s) e Cidade(s), com o intuito de apresentar ao leitor como esses veem permeando os estudos acerca das experiências de infâncias no contexto da cidade, em um campo interdisciplinar em consolidação no Brasil. O estudo aponta reflexões acerca do planejamento de atividades que antecederam as excursões propostas junto com a professora na turma, explorando a perspectiva de organização do currículo por “campos de experiência”, em que “Memória, Narrativa e História” aparecem inscritas nas experiências de vida das crianças, professora e pesquisador. Constata que os movimentos de peregrinação, desde a escola até os espaços de visitação, dentro do ônibus, marcam as relações e experiências das crianças e dos adultos nos seus percursos pela e na cidade. Destaca, também, as experiências desses sujeitos nos espaços por onde foram propostas as excursões, considerando essas vivências nos espaços da cidade como nós que se entrelaçam, indicando, nesse sentido, a compreensão da cidade como uma malha de relações. Por fim, perpassa por questões que indicam as relações entre uma política educacional e uma política de cultura, como possibilidade de reafirmação do direito da criança à cidade.

Year

2020

Creators

Tulio Campos

Perfil sanitário de rapinantes de cativeiro e recolhimento em um Centro de Triagem de Animais Silvestres, Belo Horizonte/MG

Rapinantes são aves importantes do ponto de vista ecológico por ocupar o topo da cadeia alimentar, podendo atuar como amplificadores e carreadores de patógenos. O presente estudo avalia 180 aves de rapina das Ordens Falconiformes (82), Strigiformes (84) e Cathartiformes (14) recebidas pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte, em um período de 21 meses entre 2008 e 2010. Foram realizados testes visando a pesquisa de anticorpos contra agentes infecciosos de importância para a avicultura comercial, assim como à pesquisa por PCR de Chlamydophila psittaci (fígado) e Haemoproteus sp./Plasmodium sp. (sangue), usando protocolos previamente descritos, etiologias de potencial importância para as aves da fauna selvagem. Nenhuma ave foi reagente para Mycoplasma gallisepticum (MG), exceto um Coragyps atratus, 1,53% (1/65), reagente no teste de soroaglutinação rápida, porém negativo em inibição da hemaglutinação. Dois Caracara plancus (2/68), apresentaram titulos de anticorpos (16 e 32) para o vírus da doença de Newcastle no teste de inibição da hemaglutinação. Em nenhuma das 95 amostras de fígado, das três ordens de aves analisadas, foi amplificado por PCR o genoma de Chlamydophila psittaci. Para a pesquisa de hemoparasitos, foram avaliados 89 esfregaços sanguíneos corados (Giemsa) e 82 fragmentos de baço (PCR), sendo 13,5% (12/89) e 8,5% (7/82) positivos, respectivamente, registrando, entretanto, apenas Haemoproteus como o único gênero envolvido em hemoparasitismo nas espécies das três ordens. No entanto, não foram observados sinais clínicos sugestivos de hemoparasitismo. Cento e nove aves (42 Falconiformes, 57 Strigiformes e 10 Cathartiformes) foram avaliadas em necropsia, sendo as lesões traumáticas, decorrentes de interferência humana, a principal causa de admissão e óbito dos animais, caracterizadas em 63,3% (69/109) das aves necropsiadas. As afecções traumáticas mais freqüentes foram as fraturas, observadas em 38,5% (42/109) das aves, sendo as fraturas de membros torácicos mais prevalentes (57,1%). Infecções por helmintos representaram 11% (12/109) dos casos, sendo os nematódeos encontrados em 12,8% (14/109) das aves estudadas, cestódeos em 1,8% (2/109), trematódeos em 0,9% (1/109) e acantocéfalos em 2,7% (3/109). Entre os nematódeos, foram encontrados Ascaridia sp., Porrocaecum sp. e Procyrnea mansioni em Rupornis magnirostris, filarídeo e spirurídeo da subfamília Spirurinae em Asio stygius, Hamatospiculum sp. e Streptocara pectinifera em Tyto alba, Physaloptera acuticauda em Leptodon cayanensis e Tetrameres sp. em Athene cunicularia. Foram encontrados cestódeos em Asio clamator e Rupornis magnirostris e acantocéfalos em Leptodon cayanensis e Asio clamator. Quanto aos ectoparasitos, 9,2% (10/109) das aves apresentavam parasitismo por hipoboscídeos (Pseudolynchia spp.), 17,4% (19/109) por ácaros, incluindo Ornithonyssus sylviarum, em Asio clamator e Amblyomma cajennense, em Tyto alba, e 10,1% (11/109) por malófagos (um exemplar de Strigiformes, seis Cathartiformes e quatro Falconiformes). Infecções por Trichomonas spp. foram observadas em 9,1% (10/109) das aves e Histomonas spp. em 6,4% (7/109), sendo todas em aves Strigiformes. Coccidioses foram encontradas em 9,1% (10/109) das aves, sendo Sarcocystis spp. em Tyto alba (70% - 7/10), a coccidiose e hospedeiro mais freqüentes. Protistas do gênero Histomonas spp. foram encontrados em Strigiformes B. virginianus (1/2), A. cunicularia (1/11), T. alba (3/15) e A. clamator (2/13), nenhum caso observado em Falconiformes ou Cathartiformes e Trichomonas spp. foram detectados em Falconiformes e Strigiformes. Nenhum caso de tricomoníase foi detectado em Cathartiformes. As espécies de Strigiformes parasitadas Trichomonas spp. foram A. cunicularia (1/11), A. clamator (1/13), G. brasilianum (1/6) e T. Alba (1/15) e de Falconiformes foram R. magnirostris (1/17), M. chimachima (1/3), F. femoralis (1/1), F. sparverius (1/5), C. plancus (1/11). Granulomas micóticos foram observados em 6,4% (7/109) das aves. A perda de habitat, urbanização e adaptação de rapinantes ao ambiente urbano parece causar impactos diferenciados aos rapinantes, encaminhados ao CETAS/BH em números crescentes, vítimas de acidentes ou conflitos com a população humana, sendo as espécies com hábitos mais generalistas as recebidas com maior frequência. A infecção por Haemoproteus sp. e ecto e endoparasitismos, especialmente nematódeos e ácaros, devido à ocorrência encontrada, podem representar fatores adicionais de pressão negativa sobre as populações das espécies estudadas. Mais de um quinto das espécies das ordens estudadas catalogadas no Brasil foram registrados neste estudo, caracterizadas principalmente por hábitos sinantrópicos. Por motivos ainda desconhecidos, Strigiformes foi o grupo mais acometido, neste estudo representando-se cerca de 40% das espécies brasileiras

Year

2019

Creators

Danielle de Assis Andery

Avaliação dos serviços da Biblioteca do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG: um estudo de usuário

Trata-se de um estudo de usuário da biblioteca do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Campus Montes Claros. A abordagem adotada foi a quali-quantitativa que delineou como objetivo analisar a satisfação dos usuários em relação aos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca do ICA/UFMG. A população da pesquisa foi 266 usuários. Os principais pontos do resultado foram que a biblioteca é um espaço bem frequentado; os serviços mais utilizados pelos usuários são os empréstimos domiciliares e renovação via web e os documentos mais emprestados são os livros e periódicos. Conclui-se que a avaliação pode levantar dados para a tomada de decisões quanto aos produtos e serviços oferecidos possibilitando ações positivas para melhor satisfazer os usuários.

Year

2022

Creators

Gracirlei Maria de Carvalho Lima Nádia Cristina Oliveira Pires

A teoria da constituição como teoria crítica: Marcelo Cattoni, democracia sem espera e constitucionalismo por vir

Este artigo aborda a obra teórica de Marcelo Cattoni, principalmente sua tese sobre uma teoria crítica da Constituição. Para tanto, em primeiro lugar, reconstrói-se a trajetória teórico-bibliográfica de Marcelo Cattoni antes de seu livro “Contribuições para uma Teoria Crítica da Constituição”. Em seguida, apresentam-se a estrutura e os principais argumentos desse livro. Finalmente, levantam-se algumas questões críticas que talvez possam contribuir para o relevante diálogo que Marcelo Cattoni vem propondo entre Teoria da Constituição e Teoria Crítica no Brasil.

Year

2021

Creators

David Francisco Lopes Gomes

Experiência subjetiva e experiência histórica nos diários de David Perlov

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2021

Creators

César Geraldo Guimarães

A normalização dos gêneros nas capas de games LGBT e gay na Itch.io : tendências, identidades e protagonismos em uma plataforma de jogos digitais

Esta dissertação tem por objetivo analisar como a plataforma de games estadunidense Itch.io opera na construção, na manutenção e na normalização dos gêneros, a partir de seu sistema de classificações (tags). Concentro-me especificamente em duas tags, LGBT e Gay, e desenvolvo uma análise verbo-visual em torno das 10 capas mais e menos presentes em cada um desses grupos de etiquetas. Para este estudo, resgato as origens japonesas do protagonismo masculino e feminino, destacando as divergências entre as representações nipônicas e estadunidenses. Interpreto o gênero social a partir da visão de Teresa De Lauretis e considero que o ato de classificar os corpos ou as “coisas” é inerentemente humano (BOWKER; STAR, 2000). Utilizo as contribuições teóricas de Carlos D’Andréa (2020), José Van Dijck, Thomas Poell e Martijn de Wall (2018) e Van Dijck (2013) como aporte teórico para discutir plataformas. Na Itch.io, defendo a existência da Itchnomia, uma estrutura de classificação singular, construída a partir da hibridização de processos folksonômicos e taxonômicos. A partir da minha análise, defendo que a plataforma investigada utiliza uma série de estratégias, como as bolhas de significados, para delimitar as compreensões possíveis em torno de cada tag. Uma consequência disso é a fragmentação das representações e da comunidade LGBT em torno de aspectos específicos, nos quais o desejo sexual e a valorização do corpo são atrelados às “capas Gay” e à fofura e ao “aceitável” perante o CIStema às “LGBT”. Por fim, aponto que assim como o gênero possui pontos cegos (DE LAURETIS, 1987), existem formas de tensionar e subverter os ordenamentos criados pela plataforma, mesmo que de maneira parcial e momentânea, sobretudo através da apropriação de uma ferramenta existente, destinada a quem produz e distribui games.

Year

2021

Creators

Victor Hugo da Pieve Rodrigues Valadares

Biblioteca virtual e digital uma nova aproximação: informação e sociedade

Este trabalho descreve o projeto de implantação e implementação da Biblioteca Virtual e Digital do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - tendo como objetivo geral a implementação de ações e atividades necessárias para disponibilizar material informacional para a comunidade da BV e BD-MHNJB-UFMG e como objetivos específicos implementar a captura dos objetos, disponibilizando os documentos sob a forma digital; dar suporte informacional à equipe da Biblioteca Virtual (professores especialistas, tutores, conteudistas) respondendo prontamente às suas necessidades informacionais; implementar a mediação da informação entre a biblioteca digital e os seus usuários finais; oferecer uma forma alternativa de preservação e armazenamento dos objetos digitais; Apresenta também os benefícios que a implantação da biblioteca digital trará para a instituição. Discute as etapas da implementação do projeto descrevendo cada uma delas. Indica os recursos necessários tanto técnicos quanto humanos, bem como descreve a metodologia de avaliação.

Year

2019

Creators

Laibe Batista Lacerda Souza

Saúde e segurança do trabalhador

O trabalho é uma forma de transformar a vida do ser humano e até mesmo construir o caráter do mesmo. São considerados trabalhadores todos os homens e mulheres que exercem atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho (informal ou formal). Os direitos e deveres dos empregados e empregadores é um tema extremamente amplo. Neste sentido, este trabalho serve para conhecer a forma como esse assunto de saúde e segurança dos trabalhadores é abordado, tendo como pilar essas revisões bibliográficas, para analisar e somar os fatos que a organiza a saúde em relação à atividade laboral. Tendo como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre os direitos à saúde e segurança dos trabalhadores. Direcionando quais são os direitos e os deveres sobre a saúde dos mesmos, contando, brevemente, a história da saúde laboral, o envolvimento das Convenções da OIT, as Normas Regulamentadoras, CAT e notificações compulsórias dos agravos a saúde dos trabalhadores. Tendo o enfoque na orientação para os mesmos, assim, consequentemente, melhorando a vida destes operários, que por muitas vezes estão intimamente ligados com a equipe de Saúde da Família. Para que assim, possa esperar um resultado de que a Lei seja cumprida e que as empresas se organizem, aumentem a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanos no trabalho e na sociedade, implementando as ações destinadas à melhoria dos ambientes e das condições de trabalho voltadas para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores que estão, também, inseridos na Unidade de Saúde da Família.

Year

2019

Creators

Andressa Perroni

Mecanismos envolvidos no efeito cardioprotetor daAng-(1-7) em ratos submetidos ao modelo de hipertensãoDOCA-Sal

Evidências recentes têm sugerido que os benefícios da Ang-(1-7) no coração são mediados por seu receptor, Mas. No entanto, as vias de sinalização envolvidas neste processo são desconhecidas no cardiomiócito. Desse modo, o objetivo do nosso trabalho foi avaliar o mecanismo envolvido no efeito protetor da Ang (1-7) em ratos submetidos a 6 semanas de tratamento DOCA-Sal. No primeiro momento deste estudo avaliamos as respostas cardiovasculares e celulares em animais Sprague Dawley (SD) e transgênicos que superexpressam Ang-(1-7) no testículo com conseqüente aumento na concentração plasmatica (TG) submetidos ao modelo DOCA-Sal. Observamos que animais SD quando submetidos ao tratamento DOCASal, apresentaram um aumento na pressão arterial sistólica (PAS) em relação ao seu controle e que animais que superexpressam Ang-(1-7) no testículo apresentam um aumento menos pronunciado da PA em comparação ao seu controle. Constatamos através de ecocardiografia que animais TG DOCA apresentam uma redução dahipertrofia cardíaca, quando comparados aos animais SD DOCA. Esses resultados foram comprovados quando avaliamos os marcadores de estresse cardíaco, onde animais SD DOCA apresentaram re-expressão de genes fetais (ANP e -MHC). Ao avaliarmos a função cardíaca de animais SD DOCA por ecocardiografia detectamos que estes animais apresentam um hiperdinamismo cardíaco, mas ainda assim eles seencontram na fase compensada da doença. Porém nossos resultados celulares indicaram que a progressão da doença está ocorrendo devido ao desbalanço na sinalização de Ca2+ e na expressão de proteínas envolvidas nessa sinalização. Interessante observar que estes parâmetros não estavam alterados nos animais TG DOCA. Depois de observado os benefícios da Ang-(1-7) através da redução da PA edos efeitos diretos na sinalização de Ca2+, questionamos se o efeito protetor da Ang- (1-7) no rato TG DOCA poderia ser explicado apenas pela redução na pressão desses animais. Para responder essa pergunta, foram criados dois grupos de tratamento DOCA-sal com PA similares ao grupo TG DOCA. Grupo de ratos SD PAC, tratadoscom uma dose inferior de DOCA e SD HIDRALAZINA, tratados com a mesma dose de DOCA dos animais TG DOCA. Nossos resultados mostraram que animais que receberam uma dose menor de DOCA (SD PAC), apresentaram poucas alterações nos parâmetros avaliados por ecocardiografia (hipertrofia e função) e poucas alterações na sinalização de Ca2+. Já animais que receberam a mesma dose de DOCA e foram tratados com hidralazina (SD HIDRALAZINA), apresentaram resultadossimilares aos obtidos em ratos SD DOCA, sugerindo assim que o responsável pelas alterações cardiovasculares observadas seja o mineralocorticóide. Podemos concluir, 9 através dos dados obtidos no presente estudo, que a superexpressão da Ang-(1-7) nos animais transgênicos submetidos ao modelo DOCA-Sal, exerce além de efeitospressóricos, também um efeito local no coração prevenindo diferentes etapas do remodelamento patológico.

Year

2019

Creators

Pedro William Machado de Almeida

A prosódia na leitura da criança disléxica

O presente trabalho tem como objetivo conhecer o funcionamento prosódico da leitura em voz alta das crianças disléxicas. Apresentamos, inicialmente, uma revisão bibliográfica que consta de um breve apanhado das principais teorias sobre o desenvolvimento normal da linguagem escrita e seus aspectos lingüísticos, neurológicos e cognitivos. Passamos a uma conceituação do termo dislexia, suadescrição e etiologia. Em seguida, introduzimos o campo de estudo da prosódia e sua aplicação aos estudos sobre a dislexia. A nossa metodologia consistiu na gravação da leitura de um texto, com posterior atividade de reconto e interpretação deste por 40 estudantes, sendo 10 disléxicos (grupo clínico) e 30 do grupo nãoclínico, com idade entre 9 e 14 anos, cursando da 3a à 5a série. Os dados foram analisados acusticamente, utilizando-se o programa WinPitch, além da análiseperceptiva. Foram analisados os aspectos prosódicos temporais e melódicos da leitura oral e do reconto dos sujeitos, com correlação desses achados com os dados obtidos pelos testes objetivos de interpretação. Os resultados nos permitem delinear uma tendência na estruturação entonativa e temporal da leitura em voz alta das crianças dos dois grupos estudados, apontando para características peculiares aos sujeitos disléxicos pesquisados, como: aspectos relacionados à variação da freqüência fundamental (tais sujeitos demonstram, visivelmente, uma restrição na habilidade de variar a melodia e também de marcar a modalidade frasal através deste recurso), aspectos relacionados ao processamento temporal (utilização excessiva das pausas e fora da sua localização habitual; velocidade de leitura earticulação reduzidas) e as dificuldades na marcação rítmica e da tônicaproeminente. A prosódia apresenta-se, neste contexto, como um reflexo das habilidades de interpretação e também de decodificação, servindo como uma medida diagnóstica dessas capacidades.

Year

2019

Creators

Luciana Mendonca Alves

Busca por variação no período de pulsação da estrela Ae de Herbig HR5999

Estrelas pulsantes são objetos que apresentam variação de brilho, temperatura e velocidade radial devido a movimentos dinâmicos que resultam em expansão e/ou contração periódica da superfície estelar. No diagrama HR, essas estrelas ocupam uma região denominada faixa de instabilidade clássica que, geralmente, está relacionada às estrelas pós-Sequência Principal. No entanto, à medida que evoluem em direção à Sequência Principal, estrelas pré-Sequência Principal também atravessam a faixa de instabilidade.

Year

2019

Creators

Leandra Costa Rezende

Paralisia cerebral e práticas pedagógicas: (in)apropriaçõesdo discurso médico

O discurso médico tem influenciado o processo de ensino- aprendizagem, sobretudo, quando professores dele se utilizam como forma de justificar o fracasso de certo número de crianças, fazendo com que a culpabilidade pelo mesmo permaneça com as próprias crianças. Assim, os efeitos do discurso médico no processo escolar, particularmente, que discurso médico sobre Paralisia Cerebral tem chegado às escolas; como ele tem sido apropriado pelo corpo docente e os seus efeitos nas práticas pedagógicas dos educadores, constituem o escopo desse estudo. A abordagem metodológica foi qualitativa, com um modelo de investigação do tipo estudo de caso. Participaram 17 educadores ligados, direta ou indiretamente, ao processo de ensino-aprendizagem de 8 crianças com idades entre 6 e 12 anos, com diagnóstico de paralisia cerebral, em processo de escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental e acompanhadas pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação na cidade de Belém do Pará. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com os educadores no início e no término do ano letivo, além de prontuários gerados a partir das visitas escolares realizadas pela equipe da rede Sarah. Os dados foram analisados em três etapas. A primeira diz respeito às entrevistas iniciais. A análise desses dados revelou a inconsistência teórica dos educadores sobre os conceitos de inclusão e paralisia cerebral. Indicou o desconhecimento sobre o diagnóstico das crianças e práticas pedagógicas baseadas em discurso médico e de senso comum que circulam na sociedade, geralmente por meio de mídias. Em segundo lugar, os dados dos prontuários indicam que a interlocução entre os profissionais da saúde e da educação, tendo como foco um objeto comum, no caso, a criança com paralisia cerebral, produziu modificações no discurso dos educadores e em suas práticas. Por fim, a análise dos dados coletados nas entrevistas finais, confirma os achados descritos anteriormente e reforça o processo de subjetivação e de apropriação do discurso médico pelos educadores e o seu uso na elaboração das ações pedagógicas.

Year

2019

Creators

Marco Antonio Melo Franco

Propriedades dos microconcretos fabricados com agregados contaminados por resíduos de gesso

A utilização do gesso na construção civil tem se ampliado muito nos últimos anos, principalmente como revestimento interno de paredes em substituição ao processo convencional (chapisco/reboco). Porém, essa atividade é uma grande geradora de resíduos, devido ao tempo de aplicação e às técnicas utilizadas no processo. Esses resíduos, por não serem segregados, são armazenados nas obras juntamente com resíduos de diversos outros materiais, sendo seu descarte feito em aterros sanitários. Esses resíduos são denominados RCDs (resíduos de construções e demolições) e quando não contaminados por resíduos de gesso poderiam ter uma outra destinação, sendo reaproveitados na fabricação de agregados, em substituição aos naturais, na produção de concretos. Contudo, os RCDs quando enviados para a usina para a fabricação de agregados podem conter contaminantes de gesso, devido a este controle ser feito apenas de forma visual, ou seja, um agregado de RCD considerado sem gesso poderia conter um teor de gesso imperceptível à vista desarmada e tais agregados quando utilizados na fabricação de concreto provocam reações expansivas diminuindo, assim, a sua vida útil. Dessa forma, faz-se interessante o estudo de concretos fabricados com diferentes índices de contaminação por gesso. Neste trabalho, é analisada a influência desse contaminante nas propriedades de concretos fabricados sem agregados graúdos (microconcretos). Os resultados dos ensaios de resistência à compressão na idade de 150 dias apresentam uma perda de resistência quando comparados aos resultados obtidos com 28 dias, devido à formação da etringita nos microconcretos com contaminantes.

Year

2019

Creators

Alexandre Lopes Vieira

É tudo no dedão!: constrangimentos vividos por adultos em processo de alfabetização

Esta pesquisa desenvolveu-se junto a três adultos em processo de alfabetização e teve como objetivo geral identificar os constrangimentos vividos por estes sujeitos em diversas situações cotidianas que requerem o uso da leitura e da escrita. A revisão da literatura versou sobre educação de jovens e adultos (EJA), analfabetismo, educação popular, adultos como sujeitos de aprendizagem, exclusão social e constrangimentos. A base teórica deste trabalho desenvolveu-se em consonância com o pensamento de Paulo Freire por compreender que adultos em processo de alfabetização são sujeitos de saber e conhecimento. A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa e temos como ferramentas metodológicas a História Oral e a Observação Participante. Através dos relatos de história oral, com recorte na história de vida, identificamos aspectos relevantes na trajetória destes sujeitos que incidem sobre sua condição de não alfabetizados e que relacionam os dados do analfabetismo à exclusão social e à pobreza. A partir da observação participante, acompanhamos os sujeitos em diversas situações cotidianas: idas ao banco, trabalho, igreja, ao local de votação, no transporte público, em suas residências, entre outros. Nestes acompanhamentos pudemos identificar as diferentes reações dos sujeitos ao serem expostos à situações que necessitam o uso da leitura e da escrita. Os adultos que participaram deste trabalho se encontravam em processo inicial de alfabetização, estavam na faixa etária dos 50 anos de idade e exerciam cotidianamente diferentes eventos sociais. Chegamos até os sujeitos da pesquisa através da turma de alfabetização do Projeto MOVA Brasil instalada no Conjunto Habitacional Neves, município de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ao final do trabalho, concluímos que adultos não alfabetizados são expostos diariamente a diversos tipos de constrangimentos por não saberem ler e escrever e que estes são agravados devido à sua condição social. Constatamos também que, os diferentes saberes que possuem são desvalorizados socialmente, que a condição desses sujeitos é invisibilizada em grande parte dos espaços sociais que frequentam e que o fato de não serem alfabetizados interfere diretamente no exercício de seus direitos gerando uma série de impedimentos neste sentido.

Year

2019

Creators

Andreia Luciane Sol Souza

A (Des)continuidade do cuidado de crianças e adolescentes com mielomeningocele no domicílio

Objetivou-se analisar o cotidiano de crianças e adolescentes commielomeningocele e de seu cuidador principal no domicílio na produção do cuidado. Realizou-se um estudo descritivo-exploratório, com metodologia qualitativa e referencial teórico-metodológico da dialética. O cenário do estudo foi o domicílio de crianças e de adolescentes, localizado em Belo Horizonte/Minas Gerais e região metropolitana. Os participantes foram 16 mães e 16 crianças e adolescentes com milomeningocele (MMC) que realizaram o programa de reabilitação na Rede Sarah, unidade Belo Horizonte, setor ambulatorial, nos últimos cinco anos; com cinco a 18 anos; e residentes em Belo Horizonte ou a 60 km de distância. Os dados foram coletados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado e observação guiada por roteiro. Foram realizadas três visitas domiciliares, sendo a entrevista realizada na primeira visita. As transcrições das entrevistas e os registros das observações feitos em diário de campo foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Da análise, emergiram quatro categorias empíricas: O cotidiano de cuidado no domicílio: a realidade das mães cuidadoras, O cotidiano do cuidado no domicílio: a realidadede crianças e adolescentes com mielomeningocele, O custo do cuidado para a família e A rede de apoio social. A primeira categoria evidenciou mudanças no cotidiano das mães desde o nascimento da criança, com sentimentos de medo e insegurança no cuidado ao filho. A criatividade materna favoreceu adaptações para uma nova forma de trabalho e para a realização de cuidados, o que permitiu a incorporação e naturalização desses cuidados ao longo dos anos. Na segundacategoria, detectou-se que o cotidiano de crianças e adolescentes com MMC é marcado por dificuldades e limitações. A escola representou o principal local de socialização, ainda assim, caracterizada por relações sociais escassas. Os programas das famílias são restritos a idas a médico, igrejas e visitas a familiares. O desejo de independência foi mencionado pelas mães e seus filhos, no entanto, captou-se contradição entre discurso e prática, uma vez que os participantesencontraram dificuldades na construção da independência e autonomia. Na terceira categoria, verificou-se que o custo do cuidado no domicílio compromete o orçamento familiar e pode prejudicar a realização e a continuidade do cuidado. As famílias têm baixa renda e 12 recebem benefício do governo. Os cuidados no domicílio exigem a aquisição de materiais, sendo observada dificuldade de aquisição pelos serviços públicos de saúde. O apoio social foi trabalhado na quarta categoria empírica, evidenciando que a rede de apoio das mães é formada, especialmente, por familiares consanguíneos do sexo feminino, sendo o suporte financeiro fornecido pontualmente pelos familiares. Concluiu-se que existe descontinuidade do cuidado à crianças e adolescentes e suas mães cuidadoras. É necessário, portanto, endossar a ampliação de políticas intersetoriais que lhespermitam extrapolar os muros dos domicílios, garantindo autonomia epossibilidades de participação de acordo com suas potencialidades.

Year

2019

Creators

Giselle Lima de Freitas

Pelvimetria e escore de dificuldade de parto em vacas da raça Holandesa

A ocorrência de partos distócicos em uma propriedade pode acarretar inúmeros prejuízos por perdas relacionadas à parturiente, ao produto, com conseqüências econômicas como: redução na produção de leite, diminuição de fertilidade, descarte prematuro do animal, e gastos adicionais com manejo e serviços veterinários. A incompatibilidade feto-pélvica é a causa de distocias mais citada na literatura. Esse estudo foi realizado com o objetivo de mensurar a região pélvica externa e interna de vacas da raça Holandesa, avaliando uma possível influência destas sobre o grau de dificuldade de parto por elas apresentado, através da comparação entre as observações reais e o uso do escore de predição de dificuldade de parto. Foram avaliadas 236 vacas Holandesas, entre segunda e sexta ordem de parição, seus partos e respectivos bezerros. Mensurações corpóreas gerais e das regiões externa e interna da pelve das vacas foram realizadas utilizando régua padrão e Pelvímetro de Rice. As médias e desvios-padrão para as medidas corpóreas de maior importância foram: peso 696,88(±)75,95 kg; comprimento corporal 1,5(±)0,18 m; e escore corporal 3,72(±)0,28. As médias e desvios padrão para as medidas da pelve foram: biilíaca externa 49,27(±)3,00 cm; biilíaca interna média 18,62(±)1,21 cm; sacropubiana 19,91(±)1,61 cm. As estimativas de correlação entre medidas externas corpóreas e pélvicas e as medidas internas da pelve foram de baixa intensidade. O escore de predição de dificuldade de parto se mostrou efetivo na retratação dos graus de dificuldade entre os partos normal, grau 1, 2 e 3, indicando o mesmo como uma ferramenta útil para evitar problemas oriundos de distocias dentro do rebanho

Year

2019

Creators

Luciana Faria de Oliveira

Olhares sobre a educação ambiental: uma proposta educacional entre uma das unidades do Colégio Tiradentes de Belo Horizonte e o Parque Estadual Serra Verde MG

Esse trabalho investiga o planejamento e o desenvolvimento de uma proposta educacional realizada em uma das unidades do Colégio Tiradentes de Belo Horizonte, em parceria com o Parque Estadual Serra Verde MG. Para esta proposta foram elaboradas seis atividades levandose em consideração a perspectiva crítica da Educação Ambiental (GUIMARÃES, 2000a), as três etapas para a Educação Ambiental escolar (SILVEIRA, 2002) e a metodologia do Design Research (PLOMP, 2009). O foco da proposta educacional era incentivar os estudantes a refletirem criticamente sobre a sua realidade socioambiental, com destaque para o espaço que estavam inseridos, na qual se inclui um Parque Estadual nas proximidades do Colégio Tiradentes de Belo Horizonte participante da pesquisa e considerando a relação entre o espaço local e global. A proposta educacional foi aplicada pela professora pesquisadora ao longo da 3ª etapa do ano letivo e nas aulas de Geografia, tendo em vista a sua formação nessa área do conhecimento. Foi desenvolvida com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. As aulas foram filmadas e seus registros feitos no caderno de campo e no formulário de mapeamento da aula, sendo também recolhidas as tarefas escritas entregues pelos estudantes. Ao término da aplicação da proposta educacional foram gravados áudios das entrevistas semiestruturadas realizadas com dois monitores do Parque Estadual Serra Verde MG, no intuito de obter suas impressões sobre a parceria na realização da proposta educacional. A atividade um era composta por um roteiro com perguntas sobre o bairro que os estudantes estavam inseridos e deveriam ser respondidas a partir da pesquisa em sites e mapas da internet. Na atividade dois os estudantes deveriam escolher um curso dágua local para observar, fora do horário da aula, e registrar as anotações no protocolo de avaliação ambiental, apresentando em sala de aula a fotografia e a conclusão sobre o local visitado. A atividade três previa uma pesquisa de campo que deveria ser entregue à professora pesquisadora sobre a história do Parque Estadual Serra Verde - MG, suas características e problemas ambientais. A atividade quatro era composta por uma palestra ministrada pelos monitores do Parque no Colégio participante da pesquisa, seguido de uma trilha no Parque. A atividade cinco trazia textos sobre a globalização e seus impactos ao meio ambiente, que deveriam ser discutidos em sala de aula com a mediação da professora pesquisadora. Por fim, a atividade seis previa a realização de atividades práticas para a melhoria do Colégio, do Parque ou de outros espaços do seu entorno. Como resultado, verificamos que na atividade um os estudantes realizaram a tarefa solicitada e participaram das discussões propostas. Na atividade dois houve um menor envolvimento e alguns grupos não realizaram a atividade como foram orientados. Compreendemos que a atividade requer um tempo maior para a sua realização, tendo em vista a complexidade da temática a ser trabalhada. As atividades três e quatro ocorreram de acordo com o planejado e com elevada participação pelos estudantes. Na atividade cinco houve um menor envolvimento e ao analisar as suas características, assim como os seus resultados, compreendemos que essa atividade não complementou, conforme planejado, o conjunto de atividades. A atividade seis apresentou ações significativas que foram sugeridas e realizadas pelos estudantes no Colégio Tiradentes de Belo Horizonte participante da pesquisa e no Parque Estadual Serra Verde - MG, correspondendo ao objetivo da atividade. Esses resultados nos deram mais indícios para a adequação da proposta educacional aos seus objetivos e os subsídios necessários para o aprimoramento e a organização do produto deste estudo. Nesse processo de reelaboração da proposta, para um produto final, optamos por ampliar o tempo de desenvolvimento da atividade dois e excluir a atividade cinco.

Year

2019

Creators

Juliana Silvério Alves

A adequação da Escola de tempo integral na realidade de uma Escola Municipal em Nova Serrana/MG

O Presente trabalho A adequação da escola de tempo integral na realidade de uma escola municipal em Nova Serrana /MG, trata-se do estudo que apresenta a adequação da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite, localizada na cidade de Nova Serrana, cidade do centro-oeste mineiro, em uma escola com opção de ensino em tempo integral, que busca a construção de hábitos e valores cidadãos, como uma proposta para aperfeiçoar a qualidade na oferta da educação na instituição. Dessa forma, visa atender uma necessidade da comunidade escolar, através de uma nova possibilidade educativa complementar de aprendizagem, que busca minimizar os problemas atrelados a atual realidade. Sobretudo, apresenta a escola de tempo integral, seus objetivos, o porquê se justifica, as vantagens e as dificuldades em adaptar a instituição para esse modelo educacional. Por fim, destaca o papel da Gestão Escolar, dos Conselhos Escolares e do Poder Públicopara a realização desse projeto sob a visão do autor a partir da sua experiência pessoal como professor e membro da equipe gestora da unidade de educação de ensino fundamental.

Year

2019

Creators

Geraldo de Oliveira Lima Evangelista

Avaliação teórica e experimental do uso de resíduos siderúrgicos na sinterização

A qualidade das reservas mundiais de minérios vem se alterando ao longo dos anos, exigindo que matérias-primas de menor teor de ferro sejam usadas pela siderurgia. Em concomitância com esse cenário, as legislações ambientais ao redor do mundo tornamse, a cada dia, mais restritivas, limitando a estocagem de resíduos siderúrgicos ou exigindo destinação específica para esses materiais. Tendo esses fatores em vista, o uso de resíduos ricos em ferro tem sido estudado, visando a obter ganhos em todas essas esferas e fornecendo sínter com propriedades adequadas ao uso no alto-forno. Para tal, é necessário verificar o comportamento dos diferentes resíduos siderúrgicos nas condições termodinâmicas e cinéticas do processo de sinterização bem como o efeito desses materiais sobre a qualidade do sínter e a influência nos parâmetros de processo da sinterização. Com esse objetivo, amostras de matérias-primas típicas de sinterizações de usinas brasileiras foram obtidas e caracterizadas (sínter feed, calcário, cal, dolomita, pó de coletor de alto-forno, lama de alto-forno, pó de aciaria e lama fina de aciaria). Misturas com conteúdo variado de resíduos foram preparadas e submetidas a testes a alta temperatura em um forno resistivo tubular. Os resultados de composições químicas e fases minerais confrontados com as previsões de um modelo termodinâmico de equilíbrio multicomponente, visando à validação desse último. Os resultados demonstraram que a reciclagem de 100% da geração típica de resíduos de uma usina siderúrgica pela rota de sinterização levaria a não mais que 4,5% de resíduos na mistura a sinterizar. A caracterização realizada apontou que o uso de até 50% de resíduos na mistura não alteraria sensivelmente a distribuição de tipos de partículas (nucleantes, aderentes, etc.) das misturas em comparação a uma mistura sem resíduos. Foi verificada, também, a presença, nesses resíduos de teores apreciáveis de ferro e carbono, de bom aproveitamento no processo de sinterização. Observou-se que, embora contenham teores maiores de zinco do que o sínter feed, os resíduos possuem propriedades químicas comparáveis ou superiores às do sínter feed. Dentre essas, destacam-se o maior teor de ferro total e menor teor de sílica. Os ensaios em temperaturas elevadas realizados indicaram que a reciclagem de 100% da geração típica de resíduos siderúrgicos pela rota de sinterização leva à obtenção de um sínter de propriedades químicas e fases minerais exatamente iguais às do sínter produzido sem nenhum resíduo. Observaram-se aumento do conteúdo de zinco no sínter produzido e mudança das fases minerais nos produtos, com maior teor de wustita (menos redutível) apenas a partir de 25% de resíduos na mistura a sinterizar, o que é inatingível com a geração típica de resíduos siderúrgicos. As predições de composição química e fases minerais obtidas com o modelo termodinâmico de equilíbrio multicomponente foram coerentes com os resultados experimentais, em especial para elementos como cádmio, cromo e chumbo, volatilizados durante o processo de sinterização, e componentes escorificantes como CaO, MgO, SiO2 e Al2O3. A partição de componentes sujeitos a oxidação e redução como as espécies de ferro, zinco e álcalis apresentou diferenças quantitativas em relação aos resultados experimentais, atribuídas às importantes limitações cinéticas do processo real de sinterização, que ocorre em condições distantes do equilíbrio. Ainda assim, o modelo foi coerente na previsão da formação de hematita, magnetita, wustita e silicato dicálcico para os testes realizados, tanto durante as etapas de aquecimento das misturas quanto de resfriamento, que ocorrem em atmosferas de potenciais de oxigênio distintos. Os resultados da pesquisa demonstraram que não há impactos apreciáveis do uso de resíduos seja na química do sínter produzido, na distribuição granulométrica das misturas a sinterizar, e tampouco no carregamento estimado de elementos deletérios como zinco, álcalis, metais pesados e enxofre no alto-forno. Assim sendo, concluiu-se que há espaço, na siderurgia, para o maior aproveitamento de resíduos na sinterização

Year

2019

Creators

Victor Freire de Oliveira