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O processo de construção de práticas argumentativas nas aulas de Ciências em uma abordagem investigativa: interações discursivas nos anos iniciais do ensino fundamental
Considerando a complexidade e a importância da argumentação no ensino de ciências para crianças, esta tese objetiva compreender e caracterizar como as interações discursivas foram se constituindo na sala de aula, no contexto de uma sequência didática sobre os micro-organismos, orientada por uma abordagem investigativa, bem como compreender a dinâmica de uso dos gêneros discursivos. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública, durante as aulas de ciências. A construção dos dados e as análises foram orientadas por pressupostos teórico-metodológicos da etnografia interacional (GREEN et al.). A partir da imersão no campo, filmagem das aulas, registro no diário de campo, fotografias e de artefatos presentes no cotidiano escolar, foram elaborados mapas de eventos e quadros das interações discursivas de três eventos denominados Congressos de Cientistas Mirins, momentos em que as crianças discutiam os procedimentos ou resultados de suas investigações. Os congressos foram analisados a partir das transcrições das falas em unidades de mensagem, considerando as interações estabelecidas entre os participantes. As análises envolvem a articulação entre ensino de ciências, argumentação e gêneros discursivos a partir das interações discursivas, propondo um diálogo com diferentes campos do conhecimento. Para isso, nos apoiamos na vertente sociocultural (Vygotsky); na concepção dialógica da linguagem e nos estudos sobre gêneros discursivos (Bakhtin; Swales); na análise do discurso (Bloome; Gee); na argumentação (van Eemeren; Jiménez-Aleixandre; Osborne) e no campo da Educação em Ciências (Candela; Carvalho; Driver; Duschl; Kelly; Lemke; Lorenzetti; Moje; Mortimer; Munford; van Zee). Os resultados evidenciam que as práticas argumentativas não foram situações previamente estabelecidas em sala de aula, mas foram construídas no processo interativo e dialógico entre os participantes, vivenciando diversos modos de ser, agir e falar. Apontamos que as crianças, ao vivenciarem usos mais formais da linguagem no contexto escolar, se inserem em práticas científicas da ciência, como observar, justificar, usar evidências e comunicar ideias. Quando as crianças apresentam, defendem ou confrontam pontos de vista, criam-se novas oportunidades de aprendizagem. O ensino e a aprendizagem de ciências devem ser compreendidos nas interações discursivas como processos de construção de práticas. Isso reforça a importância de envolver as crianças em diferentes contextos de uso da linguagem e implica repensar o papel e a formação do pedagogo diante das especificidades que envolvem o ensino de ciências para crianças.
Transduction based approaches for dataset shift problems
Dataset Drift problems occur in every field that extract or adjust models from data. It is named drift the phenomena which causes the training and testing datasets to differ, and may also appear at any time duringthemodelrealapplication. Inthiscontext,approachesusingTransductivelearningwereproposed to solve classification problems under some Dataset Drift scenarios. Two strategies were defined, and present satisfactory results with some limitations. The first one is based on an Essentially Transductive Approach that uses genetic algorithm to optimize data entropy. The other one is a strategy oriented to two-dimensional spatial datasets based on Gabriel Graphs for the estimation of Gaussian Mixture Models. However, the correct analysis if the model under a drift is not systematically performed, thus the experimentation of the methods was done with study cases.
Avaliação de serviços de saúde mental na assistência e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (Aids, Sífilis, Hepatite B e C)
Introdução: Evidências indicam que pacientes com transtornos mentais têm elevada prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (IST), quando comparados à população geral, assim como um aumento de comportamentos de risco. Este estudo analisa a prevenção e atenção às IST/aids, na saúde mental no Brasil, com enfoque na avaliação dos serviços de saúde mental, considerando aspectos da estrutura e processo na atenção às IST/aids, inseridos em estudo multicêntrico brasileiro - Projeto PESSOAS (Pesquisa em Soroprevalência de Aids na Saúde Mental). São avaliados o retorno de resultados dos exames sorológicos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, para os participantes. Enfoca ainda o grau de conhecimento sobre HIV/aids, entre os pacientes psiquiátricos, e avalia se fatores individuais ou contextuais (serviços de saúde mental) se relacionam com esse grau de conhecimento. Métodos: Estudo de corte transversal multicêntrico em amostra representativa nacional de 2475 usuários de serviços de saúde mental. Foram selecionados aleatoriamente 11 hospitais psiquiátricos e 15 CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em todas as regiões do país. Um questionário de avaliação de serviços de saúde mental foi aplicado pelo supervisor local da pesquisa, para avaliar descritivamente indicadores selecionados de estrutura e de processo. Os participantes foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada, para verificar as características sociodemográficas, de comportamento e situação de risco, relacionadas à atenção à saúde. Na última fase da pesquisa, um questionário sobre a devolução dos resultados de exames de IST/aids foi aplicado nos 2300 participantes, que se submeteram a coleta de sangue. Resultados: De maneira geral, verificou-se um despreparo para a realização de prevenção e cuidado aos pacientes psiquiátricos em risco para as IST/aids. Mais detidamente, observou-se nos serviços de saúde mental uma insuficiência de recursos humanos e equipamentos, indisponibilidade de medicamentos, especialmente em atenção às urgências clínicas, dificuldades para fornecer suporte clínico aos pacientes (IST/aids, inclusive) e precária estrutura dos serviços de referência e contra-referência. Além disso, poucos serviços dispunham de programas de educação sexual ou distribuição de preservativos, apesar do conhecimento de pacientes sabidamente portadores da infecção pelo HIV. Ao se avaliar o retorno de resultados de exames, observa-se que, dentre os 2080 participantes que realizaram a coleta de sangue e tiveram um questionário de devolução de exames respondidos, 1656(80%) receberam os resultados acompanhados de aconselhamento pós-teste. Os CAPS devolveram os resultados para 89% dos participantes, enquanto os hospitais os devolveram apenas para 60%. Os serviços de saúde mental receberam somente 68% das contra-referências solicitadas aos serviços especializados, para aqueles pacientes que apresentaram algum marcador positivo nos exames sorológicos de IST/aids. É importante ressaltar a baixa testagem para anti-HIV alguma vez na vida (27%) entre os pacientes psiquiátricos, sendo que os serviços de saúde mental que relataram distribuir preservativos aos seus pacientes, devolveram mais exames de IST/aids aos participantes. O grau de conhecimento dos participantes sobre HIV/aids alcançou uma média de escore de 6.78 (escala de 1 a 10 acertos). Não foi observada associação significativa entre as variáveis dos serviços de saúde mental e nível de conhecimento. Somente as variáveis dos indivíduos estavam associadas (p<0,05) ao escore mais baixo de conhecimento sobre HIV/aids: baixa escolaridade, não saber ler ou escrever, apresentar atividade delirante durante a entrevista, diagnóstico de esquizofrenia, história de internação psiquiátrica, um escore baixo na avaliação preliminar (versão breve do Mini-mental), não ter ouvido falar sobre aids e não saber com certeza sobre o risco de adquirir o HIV, e nunca ter tido relação sexual na vida. Entre as variáveis associadas ao escore mais alto distinguiam-se: ter tido história de DST; ter realizado exame anti-HIV; uso de preservativo na maioria das vezes, em sua na vida. Conclusão: Considerando-se a população psiquiátrica um grupo potencialmente mais vulnerável às IST, as políticas de prevenção e intervenção brasileiras mostraram-se insuficientes. A proposta de medidas eficazes de prevenção e intervenção em HIV/aids, específicas para essa população, devem ser encaminhadas a ela. Para tanto, faz-se necessário disponibilizar e oferecer estratégias de educação tanto para os pacientes psiquiátricos quanto para os profissionais dos serviços de saúde mental. É essencial desenvolver políticas públicas que promovam medidas preventivas e cuidado na saúde integral para essa clientela
O processo de integração entre a biblioteca escolar e o currículo
Trata-se de uma pesquisa que analisa como se dá o processo de integração da biblioteca escolar ao currículo da escola, partindo da concepção de biblioteca como um organismo imprescindível à formação do estudante no espaço-tempo escolar. Objetiva analisar o processo de integração entre a biblioteca e o currículo escolar por meio de documentos curriculares e em espaços-tempos escolares potentes, tomando como objeto de estudo as relações tecidas por bibliotecários escolares. Metodologicamente configura-se como uma pesquisa qualitativa, esperando-se a compreensão profunda de um fenômeno específico e de maior relevância no que diz respeito ao aspecto da subjetividade da ação social. Sistematiza-se em dois momentos principais: o primeiro ocorre por meio de uma análise documental, inspirada pelo método de análise de conteúdo, no qual são perscrutados os principais documentos curriculares do Brasil (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Plano Nacional de Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais) e as Propostas Pedagógicas que orientam e sistematizam o trabalho das escolas pesquisadas para se observar como a biblioteca escolar é contemplada nessa diversidade de documentos; e o segundo momento orientado por estudos de casos múltiplos, no qual foram coletadas junto a bibliotecárias de duas escolas privadas de Educação Básica na cidade de Belo Horizonte, narrativas que auxiliam a compreender como se dão cotidianamente os processos de integração das bibliotecas escolares aos currículos a partir do olhar desses sujeitos. Conclusivamente, apresenta que a adoção da perspectiva tradicional de currículo é um fator que pode inviabilizar que a biblioteca escolar se integre a ele de forma efetiva, e em contraponto, propõe que a adoção de perspectivas alternativas de currículo, como o narrativo, viabilize a integração da biblioteca escolar aos currículos. Com relação documentos curriculares nacionais, conclui que os mesmos não explicitam a importância das bibliotecas para além de um equipamento físico e de apoio aos demais setores da escola, tampouco às vinculam a fazeres diretamente pedagógicos. Com base nos estudos que tratam de experiências de integração entre a biblioteca e o currículo escolar, em âmbito nacional e internacional, apresentaram-se uma relação de fatores que podem contribuir e aqueles que podem dificultar essa integração. A partir dos estudos de casos, foram apresentadas 11 categorias analíticas que compõem os fatores que tornam possível perceber empiricamente, como se dá a efetivação da integração das bibliotecas ao currículo escolar nos espaços-tempos pesquisados. Por fim, propõe que se pense uma nova forma de apresentar a biblioteca nesses documentos nacionais, para que gradativamente, os frutos dessas mudanças reflitam nos documentos locais e nos das escolas, e como possibilidade de continuidade da pesquisa, sugere que se definam níveis de integração da biblioteca escolar ao currículo, assim como já são definidos os níveis de colaboração entre bibliotecários e professores.
Política pública e direito à educação infantil de boa qualidade: a situação dasUMEIs na municipalidade de Belo Horizonte
O tema do artigo centra-se na dificuldade da municipalidade de Belo Horizonte – Estado de Minas Gerais, Brasil – em assegurar a universalização do acesso ao ensino infantil de qualidade em suas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), o que tem causado grande volume de ações judiciais em face da municipalidade, inviabilizando a adequada gestão administrativa da questão. Nesse contexto, o estudo sugere a adoção do “subsídio escolar” como política pública complementar, a título transitório ou permanente, para solucionar ou reduzir os efeitos negativos da situação. Na elaboração do artigo, foi utilizada a metodologia analítico-descritiva do problema fático-jurídico, com o apoio de métodos jurídico-dogmáticos e com a apresentação de dados estatísticos, além da consulta à legislação, à jurisprudência e à doutrina. O artigo tem como marco teórico estruturante o acesso universal ao ensino infantil de boa qualidade como direito fundamental e direito humano a ser viabilizado pelo Estado, com a colaboração da iniciativa privada. A partir do marco teórico, aborda-se a questão dos custos para a implementação dos direitos prestacionais primários e da necessidade de adoção de políticas públicas que contribuam, de modo sustentável, para a ampliação do acesso às escolas infantis de qualidade.
2022
Lucas Salles Moreira Rocha Márcio Luís de Oliveira
O project management office (PMO) no desenvolvimento dos projetos das instituições federais de ensino superior
A pesquisa buscou compreender como o Project Management Office (PMO) pode atuar no desenvolvimento dos projetos das Instituições Federais de Ensino Superior quanto às variáveis de risco envolvidas no seu aspecto financeiro. A metodologia consistiu no levantamento bibliográfico e na análise documental sobre o tema, e abordou o gerenciamento de projetos do Project Management Body of Knowledge (PMBOK); o uso dos projetos na nova gestão pública; a organização, a estrutura administrativa e o funcionamento das Universidades Públicas Federais, bem como a adoção do PMO nos seus projetos. Diante das principais variáveis de risco apon-tadas e da ausência da gerência de risco observada, conclui-se que PMO pode atuar no monitoramento, no controle e na construção de um plano contingência de risco
Espectrofotometria no infravermelho por metodologia FTIR (Fourier Transform Infrared): validação da análise do teor de uréiae de outros parâmetros de qualidade do leite
O objetivo desse trabalho foi realizar a validação de equipamentos baseados na espectroscopia de infravermelho por metodologia em Transformada Fourier (FTIR) para a avaliação do teor de nitrogênio uréico no leite (NUL) cru. Além da uréia foram analisadas a composição e a contagem de células somáticas (CCS) do leite. A repetibilidade e reprodutibilidade do CombiScope FTIR, a estabilidade da uréia e a comparação com um método enzimático automatizado (CHEMSPEC 150®, Bentley Instruments) foram testados. O equipamento CombiScope FTIR apresentou boa precisão e acurácia na repetibilidade e na reprodutibilidade para a medição de nitrogênio uréico no leite cru (NUL), assim como para os outros componentes. Não houve diferença significativa (p > 0,05) entre os resultados dos equipamentos FTIR e Chemspec. A detecção de uréia adicionada ao leite apresentou diferença significativa nos resultados com adição de 40mg/dL, apresentando uma baixa precisão, comparado à metodologia enzimática. Houve aumento no teor de uréia do leite cru a partir de três dias de armazenamento a 20°C. A estabilidade de alguns teores dos componentes do leite cru mantidos sob temperaturas de armazenamento de 4°C e 20°C durante os 15 dias de estocagem não diferiu significativamente (p > 0,05). Por outro lado, houve aumento da CCS durante o armazenamento das amostras a 20°C. Os valores do pH nas amostras de leite cru contendo azidiol armazenadas durante 15 dias, diminuíram progressivamente a partir do terceiro dia de armazenamento a 20°C. Portanto, FTIR é um método confiável para ser usado para análise de uréia no leite cru, com a vantagem de ser rápido, eficiente, versátil e de baixo custo.
Reforma do Estado no Brasil (1985-1998): processo decisório em contexto de múltiplos veto players
O principal objetivo deste trabalho é discutir o processo decisório da reforma administrativa e da reforma da previdência no governo Fernando Henrique Cardoso no período 1995-1998, recuperando para tanto nossas históricas raízes de reformas do estado empreendidas ao longo do século XX, com especial ênfase na reforma administrativa como forma de melhor localizar o objeto e suas condicionantes estruturais em todo o período, assim como a sua condução ora em contextos democráticos, ora em contextos autoritários. Nesse trabalho defendo a hipótese de que, apesar do poder de agenda do Executivo Central ter papel determinante sobre a pauta que ocupa a cena política nacional, e mesmo sobre a direção geral das eventuais mudanças, os veto players que surgem durante a análise do processo de mudança constitucional, e que se agrupam, sobretudo no âmbito do Poder Legislativo, têm impacto relevante sobre os resultados dos processos decisórios. Diante disto podemos inferir que a existência desses veto players é condição para que o debate democrático se estabeleça e produza mudanças consensuadas em políticas públicas.
Azitromicina no tratamento da polipose nasossinusal eosinofílica: análise clínica e histomorfológica
Introdução: A Polipose Nasossinusal Eosinofílica (PNSE) é uma doença inflamatória crônica com formação de pólipos nasais benignos, múltiplos e bilaterais. Apresenta patogênese multifatorial, estando a inflamação crônica sempre associada. Trata-se de uma doença benigna, porém com grande comprometimento da qualidade de vida dos portadores. Os tratamentos utilizados (corticosteroides e cirurgia endoscópica nasal) levam ao controle dos sintomas, porém recidivas são frequentes. Os macrolídeos usados como imunomoduladores são uma promissora ferramenta para um controle mais eficaz da doença. Objetivos: Avaliar o tratamento com Azitromicina em baixa dose por tempo prolongado na PNSE com base na avaliação subjetiva do paciente, estadiamento da polipose e questionário de qualidade de vida (SNOT-22). Caracterizar o comportamento inflamatório e o percentual de eosinófilos, antes e após o tratamento, nas biópsias dos pólipos nasais eosinofílicos através de escore e correlacionar a melhora clínica do paciente com a alteração histomorfológica encontrada. Casuística e Metodologia: Trata-se de estudo de casuística auto pareado em pacientes com PNSE. Foi realizada a comparação dos pacientes pré-tratamento e pós-tratamento com Azitromicina na dose de 500mg, VO, três vezes por semana durante 8 semanas. Os pacientes foram submetidos a exame clínico, estadiamento, aplicação do questionário SNOT-22 e biópsia dos pólipos nasais no início e ao final do tratamento. Resultados: Trinta e três pacientes completaram o estudo. A medicação foi bem tolerada de maneira geral. Houve melhora clínica significativa no pós-tratamento nas três variáveis estudadas: avaliação subjetiva do paciente (60,6%), estadiamento da polipose (69,7%) e questionário SNOT-22 (57,6%). Não encontramos alteração significativa no padrão inflamatório, no percentual ou no número absoluto de eosinófilos por campo, nas amostras antes e após o tratamento (p>0,05). Não houve diferença entre as respostas dos grupos com e sem asma/intolerância à aspirina. Pacientes com estadiamento inicial avançado apresentaram menores índices de melhora subjetiva e redução do estadiamento. Conclusão: A Azitromicina, com base no estudo, poderia ser considerada mais uma opção terapêutica da PNSE. Mais estudos são necessários para definir o real mecanismo de ação envolvido.
Análise da disponibilidade hídrica da bacia do Ribeirão Santa Isabel: identificação de áreas de conflitos
Em decorrência do desenvolvimento econômico e do crescimento populacional, a demanda por recursos hídricos teve um aumento significativo nas últimas décadas. Assim, com o intuito de assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, institui-se a Política Nacional dos Recursos Hídricos, por meio da Lei 9.433/97. Um dos principais instrumentos de gestão de recursos hídricos estabelecidos na Lei, a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídrico tem por objetivo controlar os usos da água em quantidade e qualidade. Neste sentido, a Outorga é concedida com base na avaliação da disponibilidade hídrica do manancial, a partir da vazão de referência da bacia hidrográfica. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo identificar os conflitos de uso da água na Bacia do Ribeirão Santa Isabel, com base na avaliação da disponibilidade hídrica e das outorgas concedidas. A partir dos resultados obtidos, propõe-se a implantação de um processo de gestão das águas, por meio da alocação negociada de água e do marco regulatório.
Análise exergética do sistema de evaporadores de múltiplo efeito da etapa de recuperação da indústria Kraft de obtenção de celulose
O ciclo de Recuperação Kraft é importante para a viabilidade econômica e ambiental do processo de obtenção de celulose. Além de recuperar os compostos químicos utilizados em parte do processo, o ciclo também promove a geração de energia elétrica e vapor da fábrica por meio da queima do licor preto, subproduto gerado no processo de cozimento da madeira, nas caldeiras de recuperação. Todavia, o licor necessita ser concentrado antes de seguir para o processo de queima, o que é feito no sistema de evaporadores de múltiplo efeito. Esse equipamento se caracteriza por envolver grande quantidade de energia. Uma utilização racional e otimizada desta pode ser alcançada por meio da técnica de análise exergética, que é capaz de identificar e quantificar perdas energéticas e ineficiências nesse processo industrial. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é aplicar as análises energética e exergética no evaporador múltiplo efeito, na etapa de recuperação Kraft. Através da realização da modelagem e validação do evaporador múltiplo efeito foi evidenciado que o modelo é capaz de descrever o seu comportamento em estado estacionário, com um erro máximo de predição de 17,3% em relação às condições operacionais adotadas na fábrica e na literatura. Em outro estudo, onde se realizou a análise exergética de um evaporador de um único efeito, foi possível comprovar que a adoção de diferentes correlações de elevação de ponto de ebulição e de capacidade calorífica para o pinus e eucalipto não influencia a eficiência exergética, pois os valores obtidos para esta foram muito próximos, diferindo no máximo de 0,05% do pinus para o eucalipto. Entretanto, o fato do licor de pinus ter uma maior EPE do que o de eucalipto (diferentes correlações) faz com que o primeiro seja mais exergético que segundo. O sistema real com múltiplos efeitos estudado é composto de 6 efeitos (1° ao 6° efeito), onde o primeiro efeito possui três equipamentos (1A, 1B e 1D). Ao realizar a análise energética e exergética deste sistema obteve-se as eficiências exergéticas de cada efeito, que variam de 79,6 a 96,2 %, sendo possível identificar que os efeitos 1D e o 6º são os que tiveram os maiores desempenhos energéticos e o efeito 1B e o 2º os que tiveram os menores. Por fim, uma análise de sensibilidade foi realizada a fim de observar e estudar quais os comportamentos das principais variáveis de saída do modelo quando se variam algumas variáveis de entrada
Uma peça participativa para dois atores: instituições políticas e sociedade civil na cena dos orçamentos participativos
A dissertação será dividida em duas partes, uma teórica, onde abordaremos ensaios teóricos sobre os nossos atores e a outra de análise de dados e da peça propriamente dita - o orçamento participativo. Assim, dentro da primeira parte, o primeiro capítulo focalizará o ensaio dos atores como forma de preparação para a participação em uma nova arena política. Lançaremos vistas a algumas teorias sobre atores políticos - em especial aos partidos políticos - e teorias sobre atores sociais em primeiro momento. Em um segundo momento tentaremos um ensaio geral entre os dois atores a partir de análises que levam em conta o diálogo entre eles. A segunda parte já traria o resultado da análise empírica para a construção da peça, sendo que o segundo capítulo concentraria seus esforços em analisar a atuação dos nossos atores dentro do processo dos OP's em três momentos distintos: os momentos de inovação, da difusão e da continuidade das experiências. O terceiro capítulo viria como um exemplo ilustrativo daquilo que estamos tentando aferir a partir de duas experiências concretas de orçamento participativo - nas cidades mineiras de Ipatinga e Timóteo - funcionando como estudos de casos comparados entre si. A intenção é de se verificar a análise feita no segundo capítulo a partir dessas duas experiências reias. As considerações finais levarão em conta todo o processo.
Estudios visuales y estilo televisivo: porque no existen medios puramente visuales
Este artículo presenta una propuesta de análisis de productos televisuales que operan en la disyunción de las dimensiones formales y culturales de este medio. Tal propósito implica tener en consideración la complejidad de la televisión, su reconocido valor cultural y la especificidad de sus productos. Para ello, tomamos como noción teórico-metodológica central el concepto de visualidad, del modo en que es presentado por la perspectiva de los visual studies.
Representações da violência totalitária na literatura contemporânea de língua alemã: o romance Herztier, de Herta Müller
O proposito deste trabalho é realizar uma análise acerca das representações da violência totalitária na literatura contemporânea de língua alemã tendo como corpus o romance autoficcional Herztier (1994) da autora Herta Müller. Por tratar-se de um romance cujo tema central é a perseguição enfrentada por um grupo de jovens dissidentes políticos na Romênia durante a ditadura comunista de Nicolae Ceauescu (1965-1989), Herztier apresenta em sua narrativa diversas instâncias em que a violência estrutural e sistemática que é característica de um Estado totalitário é usada contra seus personagens centrais. Além disso o romance também mostra o impacto traumático sobre os indivíduos por ela atingidos e as tentativas destes de resistirem, ainda que internamente, a esta violência. Müller caracteriza sua obra como autoficcional, porém dentro de seu próprio conceito de autoficção como percepção inventada, ou seja, como uma recriação literária dos sentimentos e sensações evocadas pelo acontecimento vivido, que procura se aproximar ao máximo não dos fatos como eles ocorreram, mas principalmente, em se tratando da experiencia da perseguição política e da violência totalitária, dos sentimentos de dor, impotência e medo que eles causaram. Levando em consideração esta relação estreita entre ficção e autobiografia presentes em nosso corpus analítico e o conceito de autoficção proposto por Müller, procuraremos então problematizar os limites e as possibilidades da representação artística diante da violência extrema, além de efetuar uma análise específica da obra selecionada e de seu contexto histórico, procurando apontar os meios, tanto a nível formal como de conteúdo, através quais ela procura trabalhar tanto a presença da violência totalitária quanto de tentativas de resistência à ela em sua narrativa. Procuraremos também esclarecer até que ponto Herztier possui certo teor testemunhal, mesmo que impuro.
Bases de Schiff com potenciais aplicações no tratamento da doença de Alzheimer e de osteoporose
No presente trabalho foram estudados novos derivados de bases de Schiff como protótipos a fármacos para o tratamento da doença de Alzheimer e da osteoporose. Foram obtidos os seguintes compostos: 8-hidroxiquinolina-2-semicarbazona (8-HQS), 8-hidroxiquinolina-2-tiossemicarbazona (8-HQT) e 8-hidroxiquinolina-2-acetil hidrazona (8-HQH). Os estudos físico-químicos demonstraram que os compostos são neutros e estáveis em pH fisiológico. Foram igualmente sintetizados os complexos [Cu(8-QH)2]; [Cu(8-QS)2]; [Cu(8-QTD)]; [Zn(8-HQH)2]·5/2H2O; [Zn2(8-HQS)3]·1/2H2O e [Zn(8-HQT)(OAc-)]·1/2H2O. Além disso, foi realizado um estudo de interação metal:ligante em solução em pH fisiológico. As atividades das bases de Schiff em modelos in vitro da doença de Alzheimer (DA)foram avaliadas. 8-HQT não foi solúvel nas condições dos testes. A capacidade dos compostosde inibir a agregação do peptídeo A induzida por Cu(II) e Zn(II) foi avaliada através do teste de turbidez, microscopia eletrônica de transmissão (MET) e ensaios de fluorescência. No teste de turbidez, 8-HQS e 8-HQH mostraram atividade inibitória da agregação do peptídeo induzida pelos metais. Imagens de MET mostraram que 8-HQH apresentou maior capacidade de inibição do processo de agregação do peptídeoA1-40 que 8-HQS. No teste de fluorescência, 8-HQH foi capaz de inibir a agregação do peptídeo A1-40 sendo, no entanto, menos eficiente para inibir a ligação do peptídeo com tioflavina T quando comparado ao vermelho do congo. 8-HQS nãoapresentou solubilidade nas condições do teste. Os resultados sugerem que 8-HQH é um promissor protótipo de fármaco para o tratamento da DA. As bases de Schiff mostraram baixa atividade citotóxica, o que as torna interessantes como candidatos a fármacos contra a DA. Uma vez que alguns inibidores de catepsina K apresentam o grupo nitrila e agem como candidatos a fármacos contra a osteoporose, foram também obtidos e caracterizados os compostos 4-formilbenzonitrila semicarbazona (4-FBS), 4-acetilbenzonitrila semicarbazona (4-ABS), 4-formilbenzonitrila tiossemicarbazona (4-FBT), 4-acetilbenzonitrila tiossemicarbazona (4-ABT), 4-formilbenzonitrila acetil hidrazona (4-FBH) e 4-acetilbenzonitrila acetil hidrazona(4-ABH), como protótipos de inibidores de catepsina K. Os compostos foram testados quanto às suas atividades antifúngica, antibacteriana eantiproliferativa. Quando comparados aos controles positivos, os compostos não apresentaram atividade significativa em nenhum dos modelos testados. Estes resultados estabeleceram, de forma preliminar, um baixo perfil citotóxico dos compostos, tornando-os promissores candidatos à posterior avaliação da atividade inibitória frente a catepsina K, um modelo in vitro da osteoporose. Como complexos de Pd(II) de tiossemicarbazonas possuem atividade antimicrobiana e antitumoral, foi obtido e caracterizado o complexo [Pd(4-ABT)Cl2]. O composto se mostrou inativo como agente citotóxico contra linhagens de células leucêmicas e de tumores sólidos. Foi avaliada também sua atividade antifúngica e antibacteriana. Enquanto o ligante (4-ABT) foi inativo contra o crescimento de todos os microorganismos, o complexo apresentou atividade antimicrobiana contra Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Candida glabrata. A contribuição deste trabalho é importante no estudo de bases de Schiff como ferramentas da Química Medicinal, ou seja, compostos potencialmente úteis no tratamento da doença de Alzheimer e de osteoporose.
Materiais híbridos nanoestruturados sintetizados a partir da funcionalização de esmectitas para imobilização de espécies inorgânicas e orgânicas
Este trabalho teve como objetivo a síntese de materiais híbridos nanoestruturados a partir da funcionalização de argilas smectitas com os grupos funcionais sulfidrila (SH) e amino (NH2) para aplicação em processos de adsorção. Foram utilizadas amostras de montmorilonita e de argila sintética, denominada laponita. Dentre as amostras de montmorilonita, foi utilizada uma americana comercial (cloisite-Na) e outra in natura da região de Campina Grande, Paraíba. As rotas de modificação propostas basearam-se na reação química entre as hidroxilas superficiais das argilas e os grupos hidrolisáveis dos silanos (3-mercaptopropil) trimetoxissilano e (3-aminopropil)trietoxissilano na presença de tolueno ou solução alcoólica sob refluxo. O presente trabalho demonstrou que as rotas de modificação propostas foram eficientes para imobilizar as moléculas de silano na estrutura das argilas, sendo que o grau de funcionalização variou com o tipo da argila, pré-tratamento ácido, o tipo de agente modificador e o tipo de solvente utilizado. Os resultados de caracterização indicaram que a estrutura original da argila não foi alterada após funcionalização. A funcionalização modificou a natureza da argila de altamente hidrofílica para hidrofóbica e organofílica. A quantidade de grupos mercaptopropil imobilizados foi de 1,76mmol/g, 1,45mmol/g e 1,2mmol/g para as amostras de montmorilonita brasileira, cloisite e laponita, respectivamente. Para o grupo aminopropil, foram determinados valores de 2,0mmol/g (cloisite) e 1,5mmol/g (laponita). Tanto a área superficial quanto o volume de poros foram significativamente reduzidos após a funcionalização. O acesso aos grupos funcionais imobilizados (SH) foi convenientemente determinado através do método de Volhard sendo que valores na faixa de 60%-70 % foram obtidos para as amostras de montmorilonita e de 100% para a amostra de laponita. Valores de acessibildade similares a estes foram obtidos para os grupos NH2 imobilizados. As amostras de montmorilonita funcionalizadas com SH apresentaram capacidade de adsorção para os Cd(II) e de Ag(I) superior comparada à argila natural (160% e 900% maiores). Este resultado sugere que para as argilas funcionalizadas predominou o mecanismo de complexação dos íons metálicos pelos grupos SH (adsorção específica) enquanto que para a argila natural predomina o mecanismo de troca catiônica (inespecífico). Os ensaios de adsorção demontraram uma maior afinidade da argila laponita modificada com grupos SH pela espécie As(III) do que As(V). A maior adsorção (22,3mg/g), e melhor seletividade foram obtidas em condições de pH em que predomina a espécie trivalente neutra (H3AsO3). O processo de modificação proposto permitiu a obtenção de material adsorvente com seletividade e especificidade controlada através da escolha adequada do grupo funcional do silano e com grande potencial para ser aplicado em processos de separação e pré-concentração.
Mecanismos envolvidos na resposta inflamatória e resolutiva em um modelo murino de gota: papel de MIF e da Anexina A1
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A coordenação pegagógica: do imaginário dos alunos do curso de pedagogia da UFMG á atuação deste profissional
Esta pesquisa discute o processo de formação do coordenador pedagógico, bem como a atuação desse profissional. Foram entrevistados sete alunos formandos do curso de Pedagogia do ano de 2009 da Universidade Federal de Minas Gerais e quatro professores da Formação Complementar, na época denominada Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica. Além desses sujeitos, foram lidos dez relatórios de estágios de alunos da disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica, constante na grade curricular da formação complementar mencionada. Desses relatórios cinco se referem a estágios realizados em escolas estaduais e cinco a estágios em escolas municipais de Belo Horizonte. A partir da leitura das entrevistas pudemos conhecer algumas das percepções sobre o que é ser coordenador pedagógico dos alunos do curso de Pedagogia, que se afina com questões como: motivações profissionais, expectativas em relação ao curso de Pedagogia, contribuições para a atuação do coordenador pedagógico, dentre outras questões pertinentes. Diante dessas narrativas e da descrição dos relatos de estágio foi possível relacionar o ideário dos alunos do curso de Pedagogia em processo de formação complementar em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica a respeito da atuação do coordenador pedagógico e a atuação desse profissional em escolas municipais e estaduais. Concluímos que as idéias expostas pelos alunos do curso a respeito da prática e formação do coordenador Pedagógico retratam visões do que é ser coordenador pedagógico, essas idéias podem ser compreendidas como conceitos que embasam o desenvolvimento profissional de cada um desses alunos entrevistados.
2019
Debora Maria Rodrigues Cantaruti de Carvalho
An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Uma abordagem automática para restauração de imagens de cenas subaquáticas
Este trabalho aborda o problema da restauração automática de imagens adquiridas de cenas imersas em meios participativos, em particular a água, com o objetivo de tornar tais imagens apropriadas para utilização em algoritmos da área de Visão Computacional e Processamento Digital de Imagens.O processo de restauração desenvolvido requer uma única imagem como entrada e apresenta como resultado uma imagem onde os efeitos provenientes do meio participativo são fortemente corrigidos.A metodologia proposta, procura unir as vantagens provenientes de metodologias de restauração que atuam no domínio da cena e no domínio da imagem, porém sem fazer a utilização de equipamentos adicionais no processo de aquisição de imagens, senão o uso de uma única câmera adquirindo uma única imagem da cena. Para o modelo de formação de imagens é utilizada uma simplificação do modelo proposto por Jaffe-McGlamery de forma a incluir os principais efeitos de degradação da imagem devido à atenuação e à dispersão da luz ao se propagar no meio.No processo de restauração é utilizada uma função de otimização não-linear multi-objetivo, que ajusta os parâmetros do modelo com a finalidade de maximizar um conjunto de funções que descrevem fatores de qualidade da imagem de entrada. Foram selecionados quatro fatores de qualidade: o contraste global, o nível de integridade das bordas, o alcance de borramento das bordas e uma estimativa do ruído. Para tornar o processo de restauração mais fiel ao modelo físico usado no modelo de formação de imagens, foi elaborada uma etapa de pré-processamento onde são estimados um conjunto de parâmetros para compensação cromática e uma aproximação para um mapa de distâncias da cena, na forma de um mapa de saturação, que é obtido observando-se os valores de saturação e luminância da imagem em conjunto com uma simples manipulação algébrica de um modelo mais simples de formação de imagens.A metodologia proposta é comparada à dois algoritmos de restauração ou melhoria de imagens que, como na metodologia proposta, também requerem uma única imagem como entrada. Os resultados obtidos comprovam que a metodologia proposta retorna imagens com melhor qualidade visual e melhor descrição das características extraídas, considerando-se um grande conjunto de experimentos realizados com dados de simulação, laboratório e ambientes externos.