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Fatores relacionados à prevalência de incapacidades físicas em hanseníase na microrregião de Diamantina, Minas Gerais

A hanseníase é importante para a saúde pública devido ao seu poder incapacitante, atingindo, principalmente, a faixa etária economicamente ativa. Quando o diagnóstico é tardio, podem apresentar lesões neurais e incapacidades físicas. A microrregião de Diamantina apresentou, em 2008 e em 2009, 50,0% e 31,0% de seus casos novos com grau 2 de incapacidade física, respectivamente. O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores relacionados à ocorrência de incapacidades físicas entre os casos notificados de hanseníase nos municípios da microrregião de Diamantina. Optou-se por uma pesquisa epidemiológica do tipo coorte retrospectiva, descritiva e analítica. Foram entrevistados os pacientes que realizaram tratamento de hanseníase entre os anos de 2005 e 2010. A amostra foi constituída por 71 participantes. Foi elaborado um instrumento de coleta de dados, contendo informações das fichas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e das entrevistas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa/Universidade Federal de Minas Gerais, parecer ETIC 0512.0.203.000-10, conforme resolução 196/96 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Realizou-se uma caracterização da microrregião, elegendo-se os fatores socioeconômicos, demográficos, clinico-epidemiológicos e de acesso aos serviços de saúde, durante o diagnóstico e tratamento da hanseníase. Verificaram-se problemas de preenchimento do SINAN em variáveis como episódios reacionais e grau de incapacidade na cura. Encontraram-se em municípios silenciosos, próximos a hiperendêmicos, 73,2% de casos multibacilares, 78,9% de diagnósticos com algum grau de incapacidade física, leve predominância do sexo feminino e baixa renda familiar. Praticamente inexistia a busca ativa para detecção da hanseníase. A população buscou tardiamente as unidades de saúde, após aparecimento das primeiras manifestações da doença. A Estratégia de Saúde da Família se destacou como os principais locais de diagnóstico e tratamento; o tempo necessário para realização do diagnóstico foi em torno de um mês e os pacientes foram assistidos por mais de dois profissionais de saúde. Poucas informações sobre auto-cuidado, inexistência de atividades educativas em grupo. Na análise bivariada houve relação estatística entre escolaridade (p=0,032), número de nervos acometidos (p=0,006) e dificuldade de deslocamento até os serviços de saúde (p=0,031), com a variável dependente, grau de incapacidade física no diagnóstico. Percebeu-se pequena evolução no sentido de melhora das incapacidades físicas quando comparados os momentos de diagnóstico e cura, com uma tendência a estagnação. Conclui-se que existe uma forte influência do nível de instrução da população para o reconhecimento dos principais sintomas da hanseníase. Apesar da melhoria de acesso aos serviços de saúde, com advento da implantação da Estratégia de Saúde da Família, há ainda uma necessidade de maior organização das ações de atenção à hanseníase. É imperativo um maior investimento em espaços de educação em saúde, voltados para a realidade das localidades, para que a população e os profissionais reconheçam precocemente os sinais da hanseníase, evitando diagnósticos tardios e com incapacidades físicas.

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2019-08-12T21:43:40Z

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Gabriela de Cassia Ribeiro

As interações que algumas crianças de cinco anos estabelecem com os diferentes tempos e espaços de uma escola pública do município de Contagem

A pesquisa com o tema: Tempos e Espaços Escolares contempla uma discussão necessária para a expansão e melhoria da qualidade da Educação Infantil brasileira que ainda oferta esta etapa da educação em espaços inapropriados. Assim, atuar em uma escola que funciona em um prédio adaptado é o que motivou este trabalho. Estudos de Horn (2004) e Jaume (2004) consideram que o espaço é mais um elemento educativo que pode potencializar ou limitar o trabalho docente. Barbosa (2006) acrescenta que rotina e espaços relacionam-se dialeticamente na escola, pois a rotina traz confiança e conforto à criança no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo é analisar as interações que algumas crianças de cinco anos estabelecem com os diferentes tempos e espaços de uma escola pública de Educação Infantil do município de Contagem, que se desdobra em dois itens específicos: analisar como as crianças exploram os diferentes espaços da escola e verificar a percepção que elas têm da rotina e dos espaços da instituição. A intervenção foi realizada com uma turma composta por crianças de cinco anos. Foram realizadas rodas de conversa sobre a escola e sobre cada espaço explorado. Também foi realizada conversa individual com as crianças visando obter suas percepções sobre a rotina e os espaços da escola. Todas as conversas foram ouvidas e transcritas para subsidiar as análises. As considerações realizadas apontam que as crianças demonstraram satisfação pela escola e uma preferência pelos espaços externos como o parquinho, quadra e o espaço alternativo, indo ao encontro da superação de um desafio posto por Jaume (2004), de não privilegiar apenas a sala de aula como um espaço educativo. Constatou-se, também, que as crianças dominam a rotina após as dez horas da manhã, onde as atividades se repetem todos os dias. Nos demais horários, como são submetidas semanalmente a experiências em diversos espaços, estão constantemente elaborando o entendimento sobre o dia a dia na escola.

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2019-08-11T10:19:40Z

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Michelle Bicalho de Oliveira

Sistema de suporte à decisão para priorização de investimentos em rodovias utilizando inteligência geográfica

A escassez de recursos assola, praticamente, todos os setores governamentais que precisam realizar investimentos para cumprimento de suas atividades institucionais. Fato que não é diferente para órgãos responsáveis pela implantação, manutenção e operação de rodovias. Colocando em perspectiva as escalas do transporte rodoviário, em que um segmento de rodovia é objeto de deslocamento da ordem de milhares de veículos por dia, é possível afirmar que intervenções que promovam pequenas melhorias na irregularidade da via possuem elevado retorno econômico, reduzindo o custo transporte, o que explica a importância da priorização de investimentos em rodovias. Contudo, é possível notar que não há um planejamento estratégico para a infraestrutura rodoviária, em especial no que tange a manutenção dos das rodovias, sendo que áreas geograficamente relevantes possuem algumas das rodovias em pior estado de conservação do estado, como o Triângulo Mineiro e a as regiões com forte atividade minerária. Este trabalho, portanto, busca propor um método para classificação e priorização das rodovias para a alocação assertiva de recursos de manutenção e recuperação rodoviária através da utilização de inteligência geográfica aplicado à todas as rodovias pavimentadas sob jurisdição do Estado de Minas Gerais. Neste contexto, ferramentas robustas de geoprocessamento foram utilizadas para calcular a sinuosidade, rise&fall, e as curvaturas horizontal e vertical, base para a estimativa das velocidades de fluxo. Estimou-se então a matriz origem-destino e os volumes de tráfego das rodovias utilizando o simulador Aimsun. Foram também computadas variáveis do contexto geográfico utilizando interpolações, distâncias euclidianas e estimadores de densidade. Com base nessas variáveis foram propostos diferentes cenários que consideraram as perspectivas socioeconômicas, logísticas, de volume de tráfego e de critérios técnicos de pavimentos, cujas ponderações obtidas através de consultas a especialistas através do método Delphi. Os mapas gerados foram sobrepostos aos segmentos rodoviários contendo atributos de volume de tráfego. A sobreposição permitiu elencar os trechos críticos através da intersecção geográfica. O modelo demonstrou robustez quanto ao processamento garantido por algoritmos sólidos e consagrados, e flexibilidade quanto a proposição de cenários, regras e ponderações. Os resultados comprovam a hipótese de que a integração de análise multicritério em ambiente geográfico permite identificar e classificar os trechos rodoviários cuja infraestrutura necessita investimentos, provendo subsídios para a tomada de decisão.

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2020-06-23T14:49:59Z

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Henrique de Medeiros Pereira

Análise da região metropolitana de belo horizonte (RMBH)

No summary/description provided

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2022-05-19T20:05:48Z

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Gemilson Soares da Silva Segundo Renato Barbosa Fontes Jupira Gomes de Mendonça Luciana Teixeira Andrade

Movimento de advérbios de modo em português

ste trabalho procura descrever e analisar a distribuição dos Advérbios de Modo em português, sob a perspectiva da gramática gerativo-tranformacional, modelo 'standard'. Após uma síntese das principais características destes elementos, apresentadas por alguns autores de linhas teóricas diferentes, procura-se ver suas possibilidades de colocação em sentenças simples do português, com verbos finitos, na voz ativa. Conclui-se que somente se colocam pospostos ao verbo, contudo apresentando liberdade de ocorrência nesta posição. São ainda destacadas evidencias em favor de se classificar um mesmo item lexical em dois grupos diferentes, dependendo do padrão de comportamento adotado: 'advérbio de modo' e 'advérbio de oração'. Discute-se também a origem dos advérbios analisados, nas estruturas profundas da língua, e as características da regra transformacional de movimentos responsável por suas diversas colocações superficiais: 'T-Modo'. Finalmente, são analisados dados adicionais referentes ao assunto deste trabalho. São levantados alguns problemas para a hipótese adotada, sem se pretender soluciona-los. Termina-se ressaltando que a adoção da hipótese defendida nesta dissertação favorece uma gramática mais simples do português.

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2019-08-10T07:09:53Z

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Maria Elizabeth Fonseca Saraiva

Narradores e escribas nos romances bíblicos de Moacyr Scliar

Esta dissertação tem por objetivo estudar a figura do narrador em três romances bíblicos do escritor brasileiro Moacyr Scliar, a saber: A mulher que escreveu a Bíblia, Os vendilhões do templo e Manual da paixão solitária. Para tanto, empreende um estudo sobre a evolução do conceito do narrador na teoria da literatura e sobre como o escritor gaúcho articula essa entidade textual em seu discurso ficcional. Em seguida, é avaliado o diálogo intertextual entre a Bíblia e a literatura e o modo como a partir dessas interrelações se configurou a produção de uma ficção voltada à reescrita das Escrituras. Por fim, os romances são analisados a partir de seus múltiplos narradores, que, como estratégias discursivas e escriturais do autor gaúcho, foram decisivos para estruturar suas recriações paródicas do texto bíblico.

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2019-08-12T15:18:01Z

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Marcio Cesar Pereira dos Santos

A percepção das vogais médias posteriores no português brasileiro

No português brasileiro são atestados pares mínimos estabelecendo o contraste entre vogais médias abertas e vogais médias fechadas na sílaba tônica. Entretanto, há casos em que estas duas categorias variam neste mesmo contexto sem conseqüências semânticas. O objetivo deste trabalho foi verificar se este fenômeno se reflete nas representações armazenadas na memória de longo prazo e empregadas nos processos perceptivos. Para isto, o contraste entre as vogais médias posteriores [o] e [] e o contraste entre [o] e [u] (sendo o estatuto fonológico do último isento de dúvidas) foram comparados em relação aos resultados obtidos por doze falantes do Português Brasileiro em uma tarefa de classificação de vogais ao longo de um continuum [u]-[o]-[] e ao grau em que estes mesmos resultados prevêem os resultados nas tarefas de discriminação. Duas tarefas de discriminação de sons da fala foram usadas: a tarefa 2AFC, que encoraja estratégias classificatórias baseadas em categorias armazenadas na memória, e a tarefa 4I2AFC, que encoraja estratégias baseadas na informação acústica. A média dos coeficientes de inclinação da curva representando a proporção da resposta foi significativamente menor que a média dos valores correspondentes à resposta u. Numa análise entre-sujeitos, foi observada uma relação mais estreita entre os resultados da tarefa de classificação e da tarefa 2AFC no continuum [u-o] que no continuum [o-]. Os resultados são interpretados como indícios de que as representações das vogais [o] e [] são menos distintas entre si que as representações das vogais [o] e [u].

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2019-08-09T18:25:02Z

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Daniel Marcio Rodrigues Silva

Estrutura narrativa como potencializadora do envolvimento com a personagem em filmes de Christopher Nolan

Esta pesquisa analisa filmes da obra do cineasta britânico Christopher Nolan (1970-), refletindo sobre as estratégias narrativas empregadas, construídas no sentido de suscitar o envolvimento do espectador com os sentimentos mais intrínsecos de suas personagens. Para isso, o cineasta elabora complexas estruturas narrativas que, em diversos casos, fogem do convencional, com montagens fragmentadas e não cronológicas, exercendo a função de potencializar a identificação do público com a história e os dramas dos protagonistas. Verifica-se esta característica como uma constante na filmografia do diretor. Como recorte, optou-se por investigar mais profundamente duas obras em que estas características aparecem de forma mais marcante: Amnésia (Memento, EUA, 2000) e A Origem (Inception, EUA/Reino Unido, 2010).

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2019-08-10T11:19:10Z

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Anderson Carlos Ribeiro de Castro

Posturas estereotipadas e ritmo de produção no processo produtivo do setor de prensas e queixas osteomusculares

O estudo buscou analisar as posturas adotadas durante várias etapas do processo produtivo, o ritmo de produção e as queixas de dores osteomusculares dos operadores de processo industrial de uma das linhas de produção da Unidade Operativa Prensas, em uma indústria automotiva, que poderiam ter relação com tais condições de trabalho. Baseado na metodologia de Guérin et al. (2001), o estudo foi realizado a partir da análise dos dados, de entrevistas com os trabalhadores envolvidos no processo produtivo e de observações sistemáticas realizadas durante a investigação. Observou-se que os trabalhadores sofrem pressão temporal por produção, fazem movimentos repetitivos e adotam posturas estereotipadas para realizar as tarefas, que podem ser fatores de risco para o seu adoecimento. Ao final do estudo foram feitas algumas recomendações, tais como substituições de alguns instrumentos de trabalho, recálculo do tempo do ciclo operatório e aumento do quadro efetivo, com o objetivo de beneficiar a saúde dos trabalhadores.

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2019-08-12T21:11:58Z

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Helder de Faria Tavares

Previsão de temperatura de bobinamento de aços laminados a quente utilizando redes neurais artificiais

Durante a produção de bobinas de aço em uma laminação a quente o controle da temperatura de bobinamento do material é de suma importância para o processo. A sua variação pode causar mudanças de propriedades mecânicas e micro-estruturas dos materiais, gerando materiais com não conformidades, o que pode gerar perdas. Este trabalho visa contribuir para melhoria deste processo através da aplicação de modelagem numérica e inteligência computacional na estimativa do coeficiente de transferência de calor por convecção do leito de resfriamento e, consequentemente, na previsão de temperaturas de bobinamento. Em primeiro lugar, os dados de várias bobinas foram coletados considerando as variáveis de processo do leito de resfriamento e as temperaturas de bobinamento alcançadas. Depois, utilizando métodos numéricos e de otimização, o coeficiente de transferência de calor por convecção é determinado para cada amostra coletada. Finalmente, uma rede neural é aplicada para definir as relações entre as variáveis de processo (espessura, uxo de água, entre outras) e o coeficiente de transferência de calor por convecção estimado. Os resultados são comparados com alguns modelos encontrados na literatura e mostram que a abordagem proposta teve desempenho superior. Os valores estimados pelo modelo desenvolvido podem ser utilizados, juntamente com técnicas de controle, para melhoria no controle da temperatura de bobinamento e, consequentemente, das propriedades mecânicas e microestruturas dos materiais.

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2019-08-10T12:18:27Z

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Glaucio Barros Barcelos

O vibrato no violão: aspectos qualitativos e quantitativos

O presente trabalho investigou as diferentes técnicas utilizadas para se realizar o vibrato no violão, buscando, por meio de ferramentas de análise acústica, descrevêlas de forma abrangente, a fim de elucidar questões importantes sobre sua realização, tais como a qualidade de cada técnica, aplicabilidade, etc. Após uma revisão da literatura acerca do instrumento e da literatura acerca do ornamento em si, considerando-se tanto aspectos históricos quanto a questão acústica, buscou-se, através de experimentos empíricos realizados com violonistas, apresentar a tipologia do vibrato e comparar suas diferentes técnicas e possibilidades de utilização. A análise teve como foco a taxa, o desvio da frequência fundamental, a regularidade e a forma da onda. Utilizando-se de um script escrito para o software PRAAT, uma abordagem de análise baseada na extração da frequência fundamental (f0) foi implementada e utilizada nos principais experimentos. Um segundo experimento também foi proposto, buscando compreender a influência do vibrato na performance da peça "Prelúdio 4", de Heitor Villa Lobos. Para tal, três sujeitos participaram das gravações dos experimentos, tocando notas com vibrato em diferentes velocidades e posições do instrumento. Essas gravações foram posteriormente analisadas e discutidas à luz da literatura do instrumento e das informações coletadas na revisão bibliográfica. Para a análise da performance da peça de Heitor Villa Lobos, cada músico tocou a peça duas vezes (uma sem a utilização de vibratos e outra inserindo o ornamento onde julgasse necessário), e as variações de tempo durante cada execução foram comparadas. Conclui-se que há variadas formas de se realizar o vibrato no violão, sendo que cada uma delas pode ser aplicada em determinadas situações, cabendo ao instrumentista decidir que técnica é mais cabível para cada momento.

Year

2019-08-13T16:44:03Z

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Matheus Almeida Rodrigues

Concerta ® para aprender: os impactos do discurso patologizante na educação

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2021-09-17T18:34:00Z

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Flávia Luíza de Freitas Albuquerque

Tratamento do fenômeno de extravasamento/retenção de muco pela técnica de micro-marsupialização modificada associado ou não ao uso do laser de baixa intensidade: ensaio clínico controlado e randomizado

Objetivo: Avaliar o efeito do laser do laser de baixa intensidade (LBI) em reduzir recorrências e aliviar a dor tratamento do fenômeno de extravasamento/retenção de muco pela técnica de micro-marsupialização modificada. Materiais e Métodos: Seis pacientes com rânulas orais e mucoceles selecionadas foram submetidos ao tratamento de micro-marsupialização (grupo controle) e onze pacientes foram submetidos ao tratamento de micro-marsupialização associado ao LBI (grupo Laser). Os pacientes do grupo laser foram irradiados utilizando um laser de Arseanato de Gálio- Alumínio (AsGaAl) em um comprimento de onda de 660 nm em modo contínuo, com uma potência de 100 mW. A aplicação do laser foi realizada imediatamente após o tratamento com micro-marsupialização e 24, 48 e 72 horas após a micro-marsupialização. Uma escala visual numérica e uma escala visual análoga de faces foram usadas para avaliar a dor. A relação entre os grupos tratados e dor pós-operatória foi avaliada através do teste de Mann-Whitney. Resultado: Todos os pacientes com rânulas orais e mucoceles selecionadas tiveram cura clínica das lesões sem evidência de recorrência durante um acompanhamento médio de 10.88 meses. Pode ser observado que os pacientes do grupo laser relataram menos dor em comparação com os pacientes do grupo controle. Conclusão: O LBI é uma boa alternativa para reduzir a dor pós-operatória causada pelo tratamento de micro-marsupialização em pacientes com fenômeno de extravasamento/retenção de muco.

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2019-08-13T08:33:38Z

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Marcio Bruno Figueiredo do Amaral

Sementes de Senegalia polyphylla (Fabaceae) atacadas por bruquíneos podem ser viáveis?

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-05-25T14:06:20Z

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Adriano Geraldo Fonseca Sebastião Lourenço Assis Júnior Miranda Titon Pedro Guilherme Lemes Alves Evandro Luiz Mendonça Machado

To travel is to live!

Communication is inherent to human behavior and is the most important trait that distinguishes the humans from other natural beings. Therefore, it is extremely important for us to know a language to communicate and live in society. Following this same principle, as we live in a globalized world, where different societies speak different languages, people find it necessary to learn other languages in order to communicate.

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2019-08-14T04:11:36Z

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Francidea Bezerra de Moraes Freitas

Projeto Ajude Brasil II: incidência de Aids e mortalidade em usuários de drogas injetáveis

Este estudo apresenta a incidência de Aids e a mortalidade em usuários de drogas injetáveis (UDI) participantes do Projeto AjUDE Brasil II. Uma coorte de 478 indivíduos entrevistados nas cidades de Porto Alegre (RS), São José do Rio Preto (SP) e Itajaí (SC) foi acompanhada nos sistemas de vigilância brasileiros entre 2000 e 2001. Encontrou-se incidência de Aids de 1,1 casos por 100 pessoas-ano e taxa de mortalidade de 2,8 óbitos por 100 pessoas-ano. Casos de Aids ocorreram somente em UDI que relataram compartilhar seringas. Sexo feminino (RR = 5,30), relato de ausência de local para morar (RR = 6,16) e de relações sexuais com pessoas do mesmo sexo (RR = 6,21) estiveram associados à ocorrência de Aids. Relato de ausência de local para morar (RR = 3,00) e de fonte de renda (RR = 2,65), ser HIV soropositivos (RR = 4,52) e nunca ter sido encarcerado (RR = 3,71) se associaram aos óbitos, que ocorreram somente em homens. Esses achados parecem confirmar que diferenças de gênero e condições econômicas são determinantes para a morbimortalidade de UDI brasileiros.

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2019-08-14T23:04:24Z

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Mauro Nogueira Cardoso

Letramento literário no ensino médio: o que propõem livros didáticos?

O Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) completou, em 2015, dez anos de execução, com quatro edições. A presente pesquisa se pautou nas discussões acerca do letramento literário, da formação de leitores e da função social da literatura, para refletir sobre o ensino da literatura no Ensino Médio, a partir de livros didáticos que chegam às escolas públicas por meio do PNLEM. Assim, através da análise desses materiais, nosso objetivo foi nos aproximarmos de uma resposta à seguinte pergunta: Que propostas de formação literária têm apresentado livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio nos últimos anos? Para responder a essa questão, analisamos os documentos oficiais orientadores do Ensino Médio no Brasil, como os Parâmetros Curriculares (1999) e as Orientações Curriculares (2006), focalizando o ensino da literatura. Tal análise mostrou que a literatura foi ganhando espaço nas discussões entre os pesquisadores e elaboradores desses documentos. O termo letramento literário passou a ser destaque e o ensino da literatura focado em escolas literárias deve, segundo os especialistas, ceder lugar à leitura literária. Analisamos ainda os guias do PNLEM de duas edições, 2006 e 2015, a fim de verificar quais critérios relativos ao Ensino da Literatura foram utilizados na escolha dos livros didáticos resenhados e colocados à disposição das instituições públicas de ensino. A partir deles estabelecemos as categorias de análise dos livros didáticos: organização; coletânea textual; atividades; diálogo da literatura com outras artes. Considerando essas categorias, estudamos os capítulos voltados para o ensino de literatura de duas diferentes edições de coleções didáticas aprovadas nas edições do PNLEM de 2006 e 2015. Apresentamos as aproximações e os distanciamentos entre elas, mostrando que houve algumas mudanças, mas que também persistiram algumas tradições. Entre otros, percebeu-se que o livro didático, no que diz respeito à literatura, continua a ter uma organização cronologicamente linear, privilegia autores e obras canônicas e deixa ocultas manifestações culturais mais populares. Entretanto, a presença do maior diálogo da literatura com outras artes e uma abordagem mais sincrônica também foram resultados relevantes encontrados.

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2019-08-10T02:22:14Z

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Luciana Mara Torres

Por que a gestão da região metropolitana do Vale do Aço não sai do papel?

O objetivo deste trabalho é investigar quais são os entraves que impedem a formulação e a implementação de programas e ações de interesse comum, de abrangência metropolitana, bem como identificar os empecilhos para a efetivação da gestão metropolitana na Região Metropolitana do Vale do Aço RMVA. A RMVA, instituída em 1998, é composta por quatro municípios Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo e circundada por um Colar Metropolitano formado por outros 22 municípios. A Lei que inicialmente institui a RMVA já completou 11 anos. Mas ainda persiste a ausência de uma estrutura de gestão da RMVA e quase não se avançou na construção e implementação de políticas públicas de alcance metropolitano.Além desse objetivo principal, temos outros, como o de compreender oprocesso de formação do Aglomerado Urbano do Vale do Aço, incluindo a expansão urbana atual. O trabalho foi desenvolvido a partir de umafundamentação teórica, sistematizada através de estudos e experiênciascorrelatos. Foi feito um levantamento documental e de campo sobre o processo de urbanização, aglomeração, formação e institucionalização da Região Metropolitana do Vale do Aço, bem como de algumas experiências de gestão compartilhada na região.

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2019-08-14T01:01:08Z

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Kenia de Souza Barbosa

O ensino de artes e o direito à cidade: o ensino da fotografia como uma proposta de estratégia de intervenção urbana

Este trabalho investiga a relação entre o ensino/aprendizagem em Artes e o direito à cidade. Apresenta uma análise do projeto de intervenção urbana "Mapa Gentil", desenvolvido no Distrito Federal e entorno, e uma proposta metodológica para o ensino da fotografia e de aspectos da intervenção urbana. O objetivo dessa metodologia é apresentar aos alunos noções básicas sobre essas linguagens e, aomesmo tempo, abordar criticamente o conceito do direito à cidade.

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2019-08-13T11:24:50Z

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Ana Gabriela Oliveira Lima

Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz: a Rosa Branca e sua resistência ao nazismo (1942-1943)

A Rosa Branca foi um grupo de resistência não violenta que surgiu em Munique, na Alemanha de Hitler, entre os anos de 1942 e 1943. Seus membros eram os estudantes da Universidade de Munique Hans e Sophie Scholl, Alexander Schmorell, Christoph Probst, Willi Graf e o professor universitário Kurt Huber. Eles distribuíram panfletos como forma de disseminar a resistência ao Nacional-Socialismo e todos foram executados pela Gestapo por crime de alta traição. A forma de atuação panfletária se deu em duas fases: a primeira, em 1942, denominada Panfletos da Rosa Branca, e a segunda, em 1943, chamada de Panfletos do Movimento de Resistência na Alemanha. Enquanto na primeira fase esses jovens pregavam uma resistência não violenta e baseada no princípio de sabotagem a todos os mecanismos do Partido Nazista, a segunda fase buscava uma resistência mais ativa e integrada com outros grupos resistentes na Alemanha. Há uma radicalização nas intenções de ação entre 1942 e 1943 e um dos objetivos dessa dissertação é precisamente de detalhar mais profundamente as nuances dessa mudança de pensamento. Portanto, o presente trabalho busca uma análise da resistência proposta pelo Rosa Branca em suas duas fases de atuação e os principais conceitos presentes em seus escritos: liberdade, resistência e culpa. Na reflexão acerca do Estado totalitário e das possibilidades de ação em sua vigência, bem como de resistência a ele, articulam-se as teorias de Hannah Arendt, Zygmunt Bauman e Tzvetan Todorov. Será lançado um olhar sobre a memória produzida no pós-guerra sobre a Rosa Branca para a compreensão da dinâmica de resistir em um governo totalitário. Além disso, o objetivo também é o de narrar uma história acerca da vida desses estudantes e do caminho percorrido rumo à resistência.

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2019-08-11T12:03:41Z

Creators

Maria Visconti Sales