RCAAP Repository

A sustentabilidade na perspectiva comunicacional e discursiva

Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias discursivas e comunicativas adotadas na campanha publicitária da Eletrobras do ano 2011, que teve como foco a sustentabilidade. Para tanto, foi construído um marco conceitual para embasar o estudo analítico. Conclui-se que anoção de sustentabilidade é trabalhada na campanha, não apenas na perspectiva ambiental, como também na social, econômica e cultural, corroborando o discurso institucional que reforça outras políticas e práticas da organização. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Veríssimo, Fabiane da Silva Andres, Fernanda Sagrilo Silva, Marcela Guimarães e Castro, Maria Lília Dias de

Comunicação e sustentabilidade no esteio da cidadania: um estudo sobre a (des)articulação entre organizações na esfera pública

Para compreender os desafios da construção de ações e políticas capazes de renovar as práticas sustentáveis, problematizam-se neste artigo as respostas aos dilemas do consumo construídas por atores da sociedade civil, do estado e do mercado. Esse esforço sugeriria a construçãode articulações entre diferentes grupos para atender às demandas dos atores sociais, por meio da ação política e do exercício da cidadania. Percebe-se que a construção de discursos e práticas politicamente corretas nem sempre dá conta da complexa relação que envolve a comunicação e o meio ambiente na esfera pública. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Viegas, Daniela Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa

O processo comunicacional e as práticas sustentáveis nas organizações The communication process and the sustainable practices in organizations El proceso de comunicación y las prácticas sustentables en las organizaciones

O artigo tem como objetivo compreender a comunicação que constrói o significado sobre sustentabilidade para os indivíduos da organização Alfa, indústria da área de alimentos. O estudo teórico-empírico foi realizado na linha interpretativista. A partir da análise dos dados foi possível observar os processos comunicacionais que permeiam as práticas sustentáveis, por meio das vias informacional e relacional, manifestando e dando forma à organização por meio da informação e das oportunidades de interação, impelindo o sujeito a agir. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Batistella, Morgana Monteiro Marchiori, Marlene

Las disputas argumentativas alrededor del Nuevo Código Forestal en Twitter: comunicación, economía y sociedad en la perspectiva ambiental

This article aims at analyzing quantitatively and qualitatively the communicative flows on the Twitter concerning the changes in the Brazilian Forestry Code, in order to understand if the microblog’s communicative environment was used in a way by which it could reveal a plurality of discourses and arguments involving different positions in the dispute. After this plurality was partially proven, the arguments used by both sides of the dispute (for and against the changes) were listed and confronted with a theoretical context concerning the environment anchored on communication, economics and social sciences issues.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Medeiros, Priscila Muniz de Silva Júnior, José Afonso da

O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale

Este artigo analisa os efeitos de sentido de responsabilidade social e sustentabilidade nos releases institucionais da empresa Vale. Trabalhando com os preceitos teórico-metodológicos da análise de discurso de linha francesa, ele problematiza as memórias discursivas dos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade. A partir da análise, entendemos que tais temáticas são incorporadas à cultura organizacional por serem um diferencial competitivo no mercado, mas, apesar do caráter informativo, os textos não apresentam as contradições e os tensionamentos envolvidos na temática. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Reginato, Gisele Dotto Dalla Pozza, Débora Flores

As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro

Este artigo objetiva identificar as representações sociais da responsabilidade social na publicidade institucional de um banco brasileiro e no discurso de seus funcionários e clientes. Tendo como referência a teoria das representações sociais, identificamos as representações em comerciais institucionais para televisão por meio do método semiótico e aplicamos um survey em uma amostra de 640 funcionários e 377 estudantes-clientes. Os resultados mostram distintas representações. A veiculada pela empresa busca legitimar seus interesses. Os funcionários elaboram representações de modo identitário e próximo ao discurso oficial. Os clientes representam de acordo com a sua condição de consumidores. Essas representações dialogam com arepresentação hegemônica do capitalismo. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Silva, Luíza Mônica Assis da Galinkin, Ana Lúcia Almeida, Angela Maria de Oliveira

Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina

Neste artigo procura-se compreender por que, no Brasil, os empresários assumiram a divulgação de discursos e práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), quando na Argentina foi a sociedade civil organizada que o fez. Desse modo, além do esforço comparativo – sempre útil para apontar semelhanças e diferenças, criar escalas e perceber generalidades – compreende- se que na abordagem do tema há uma lacuna a ser suprimida: a construção de um marco histórico sobre a ação empresarial em relação à questão social. Como corolário, pretende-se entender o quadro contextual que reveste de sentidos a expressão RSE em cada realidade nacional analisada, levando em consideração o fato de que, mesmo sendo um discurso global, ele não é homogêneo.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Oliveira, Luciana Dulci, Otávio

O discurso da sustentabilidade: construção de sentido para a comunicação interna

Resumo: Este artigo, um recorte da tese defendida pela autora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação da Profa. Margarida Kunsh, busca analisar os discursos construídos nas organizações quando elas se pautam por uma política de sustentabilidade. Ao adotar como pressuposto que esses discursos precisarão fazer sentido para aqueles que o recebem – os funcionários –, a pesquisa procura entender se as pessoas têm realmente se mobilizado para as questões mais urgentes trazidas pela comunicação interna, em função dessa apreensão de sentido. As conclusões apontam que a comunicação interna tem sido capaz de promover a transformação necessária para a mudança de paradigma representada pela sustentabilidade. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Vilaça, Wilma Pereira Tinoco

Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas

O artigo propõe o uso da comunicação pública na gestão pública como forma de exercer a responsabilidade social. Analisa brevemente a correlação existente entre ambas, fundamentando aspectos teóricos relevantes sobre o conceito da comunicação pública. Demonstra operacionalmente essa prática, trazendo resultados da pesquisa realizada no Ministério Público do Trabalho no Paraná, ao evidenciar que a opção pela comunicação pública, de fato, promove a responsabilidade social ao favorecer a participação e os interesses da sociedade, na exigência da accountabillity e no alastramento da esfera pública. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Rosso, Gisele Silvestrin, Celsi Brönstrup

Mensurando a consciência ambiental do consumidor: um estudo comparativo entre as escalas NEP e ECCB

The purpose of this study is to compare and assess the feasibility of two scales, NEP and ECCB, to measure environmental concern. Examination of literature indicated that environmental consumer behavior intention (local acronym ICCA) derives from environmental concern. To render the study operational, an on-line survey was conducted among 538 Brazilian consumers. Multivaried statistics techniques were used to verify the NEP and ECCB scale dimensions, as well as to assess their association with the ICCA. The results indicate that ECCB is more adequate to measure the ICCA.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Freire, Otávio Quevedo-Silva, Filipe Frederico, Elias

A sustentabilidade econômica como posicionamento estratégico nos negócios da “nova” Baixada Santista: demandas profissionais às relações públicas

This study presents a brief prognosis on the professional field of public relations regarding the process of economic development of the Santos Lowland. Based on an analysis of the economical and market environment, identifying the perspectives and challenges faced by organizations operating in that metropolitan region, which is undergoing dynamic reconfiguration. Sustainability, according to the empirical research explored in this study, arises as an emerging theme in that region of the São Paulo coast, signaling the professional demands in the area of Public Relations.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Lisboa, Wellington Teixeira Luz, Taise Fernandes

Public versus private: the challenge of becoming common for the entire society

Resenha do livro: Comunicação pública: bases e abrangênciasAutora: Mariângela Furlam Haswani

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Salvatori, Patrícia Carla Gonçalves

Além das quatro linhas

Resenha do livro: Marketing e gestão do esporteAutor: Ary José Rocco Jr.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Farias, Luiz Alberto de

Publicidade: um olhar semiótico no universo da brasilidade

Resenha do livro: Propaganda, identidade e discurso: brasilidades midiáticasAutor: Eneus Trindade

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Penafieri, Vânia

A comunicação interna no verso e no anverso

No summary/description provided

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Farias, Luiz Alberto de Cabral, Valéria Aparecida

Comunicação pública e comunicação política: por uma interação entre cidadania e democracia

O artigo objetiva relacionar seis variáveis entre si, a saber: capital social, capital comunicacional, comunicação pública, comunicação política, cidadania e democracia. As hipótese básicas são: 1) o capital social e o capital comunicacional possibilitam a comunicação pública; 2) existe uma passagem da comunicação pública (instância deliberativa) para a comunicação política (instância de ação); 3) a cidadania, ao implicar os referidos capitais e comunicações, conduziria à democracia participativa (em relativo contraste com a democracia representativa). 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Nobre, Heloiza Helena Matos e Nobre, Guilherme Fráguas

A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações

O objetivo deste artigo é estimular a discussão sobre o papel da ética na comunicação organizacional como mecanismo para conjugar a construção de discursos e o uso do termo “sustentabilidade”. Esta palavra tem sido aplicada de forma indiscriminada por algumas organizações para seduzir e causar impacto. A concepção de ética se ajustou à contemporaneidade; o mundo dos negócios hoje acata a “ética do meio-termo” – preconizada por Gilles Lipovetsky –, que propõe o afastamento dos radicalismos e se torna compatível com a ideia de sustentabilidade produzida em diferentes modalizações discursivas. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Maio, Ana Maria Dantas de Silva, Marcelo da

Resiliência e relações públicas: diálogos e reflexões

O conceito de resiliência assumiu uma característica transdisciplinar. Está presente em diversas áreas do conhecimento, onde até então nem sequer o percebíamos, permeando, inclusive, a vida organizacional e suas diversas interfaces. Sendo assim, como pode dialogar e trazer contribuições, para relações públicas? Tal questão conduzirá as reflexões do presente artigo. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Ramos, Roberto José Freitas, Fernanda Lopes de