RCAAP Repository
La comunicación en la responsabilidad social interna
Por lo general, los estudios sobre la eficacia de las estrategias comunicativas internas de las organizaciones se centran en el uso de las herramientas, mientras que los públicos y sus necesidades comunicativas caen en el olvido. Estudiar el estado de la responsabilidad social en su dimensión interna y cómo se gestiona, analizando la comunicación como instrumento que contribuye al alcance de las buenas prácticas internas de responsabilidad social y aportando los indicadores de su cumplimiento, van más allá de las técnicas empleadas. El trabajo que se presenta argumenta que la conducta empresarial se comunica y que en las relaciones internas se refleja dicha conducta.
2022-12-06T14:43:37Z
Ballester, María Carmen Carretón
Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
A comunicação interna precisa se adaptar ao novo ethos organizacional, incorporando as características e as demandas de parcela importante dos seus públicos internos, constituída por representantes da chamada Geração Y. Ao mesmo tempo, deve estar empenhada em construir uma autêntica cultura de comunicação em rede. O artigo evidencia a necessidade de mudanças importantes no modelo de gestão e nas posturas dos gestores das organizações brasileiras, em particular nos processos, ações e estratégias de comunicação que caracterizam a comunicação interna. Propõe a introdução do sistema de liderança aberta para garantir o efetivo comprometimento dos funcionários, favorecer a construção de uma clima organizacional saudável e reter os verdadeiros talentos das organizações.
2022-12-06T14:43:37Z
Bueno, Wilson da Costa
Diálogo no contexto organizacional e lugares de estratégia, argumentação e resistência
O objetivo deste artigo é compreender o diálogo não como gesto voltado a harmonizar a cena de interlocução organizacional, mas como processo dissensual capaz de torná-la espaço efetivo de trocas, de tratamento de problemas coletivos e de verificação conflitiva de uma pretensa igualdade entre os interlocutores, sempre posicionados na cena com distintos graus de assimetrias. Nesse sentido, tomaremos o diálogo no contexto organizacional como uma instância de humanização, a partir da confluência de três lugares específicos, socialmente e discursivamente engendrados: o lugar da estratégia; o lugar da argumentação e o lugar da resistência. Tais lugares tenderiam a alimentar uma constante criação de cenas dialógicas nas quais os sujeitos se constituem como interlocutores autônomos.
2022-12-06T14:43:37Z
Marques, Ângela Cristina Salgueiro Mafra, Rennan Lanna Martins
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face
Dentro das organizações, as áreas para o cafezinho, os refeitórios, as salas de reunião são pontos de encontro para interações. Esses locais, por si sós, têm um significado para os funcionários. Apesar disso, as organizações, atualmente, não têm aproveitado em sua totalidade esses espaços de interação em seus formatos de comunicação face a face. Esta é a principal reflexão proposta neste trabalho, que traz os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com representantes de catorze empresas, todos da área de comunicação corporativa.
2022-12-06T14:43:37Z
Perez, Kátia
A comunicação interna e a construção da cultura organizacional em equipes esportivas vencedoras: o caso do FC Barcelona
The role of sports organizations in Brazil gained special importance in recent years. The relevance of the strategic planning of these entities has increased the need for investment in communication strategies hitherto neglected. The most sensitive aspect of these strategies was noticed only in marketing communication. The building of an organizational culture that enables leveraging an identity that aggregates all stakeholders of these institutions is still neglected. The purpose of this article is to analyze, taking the example of FC Barcelona, the role of internal communication in building a model of organizational culture that delivers sports and market results.
2022-12-06T14:43:37Z
Rocco Júnior, Ary José
Uma nova visão sobre a informação que circula internamente nas organizações em tempos de TDICs
Este artigo apresenta a proposta de conceituação da informação que circula entre os integrantes do público essencial de sustentação primário em uma organização: a informação orgânica, a informação informal e a informação orgânica digital espontânea. Ele traz o modelo que representa os referidos fluxos infocomunicacionais, comprovados por pesquisa empírica que demonstra a existência de suportes de informações orgânicas distintos dos formais, permitindo compreender, utilizar ou minimizar os fluxos detectados e auxiliar na escolha de estratégias comunicacionais e de ações de gestão da informação.
2022-12-06T14:43:37Z
Liedke, Enoí Dagô
Los procesos del PGC de Nosnik: herramienta útil en el análisis de problemas de comunicación interna
El artículo tiene el propósito de mostrar a la comunidad académica y profesional de la comunicación organizacional la aplicación práctica de los procesos del Plan General de Comunicación (PGC) de Abvraham Nosnik y de los procesos de la comunicación gerencial en particular, en el análisis de problemas de comunicación interna en las organizaciones. El autor retoma los hallazgos de un trabajo de investigación realizado en una empresa mexicana de tamaño grande.
2022-12-06T14:43:37Z
Adame, Fernando Castro
Perspectiva teórica de la comunicación comprensiva: una nueva perspectiva interpretativa para la comunicación interna
Da perspectiva da linha de pensamento teórico da comunicação compreensiva, o medo e os boatos organizacionais encontram espaço fértil para sua interpretação e entendimento. Esse olhar comunicacional pode ainda contribuir para estimular um diálogo compreensivo nas organizações, no qual tanto o medo quanto outras emoções possam se expressar, a fim de gerar um ambiente organizacional de maior aprendizado e produtividade, respeito às emoções, resultando em relações organizacionais mais humanizadas.
2022-12-06T14:43:37Z
Provedel, Cynthia Sganzerla
A força de uma comunicação interna bem planejada
Entrevistado por: Valéria Aparecida Cabral
2022-12-06T14:43:37Z
Dutra, Joel
Infinitas possibilidades com o segredo do tempero local
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Muniz, Hélio
Comunicação interna estratégica: a experiência da Embrapa
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Galerani, Gilceana Bastos, Aline
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
Ao considerar as implicações sociais das suas atividades, as organizações encontram desafios como o engajamento dos stakeholders. O artigo situa tal reflexão no âmbito do público interno das organizações, uma vez que o engajamento em projetos corporativos pode estar condicionado ao seu comprometimento com a organização. O objetivo da pesquisa foi estudar a informação e a comunicação e sua relação com o comprometimento. Os dados foram coletados utilizando-se escalas de medidas e analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Verificou-se que funcionários satisfeitos com as informações dos gestores, com maior acesso à comunicação vertical e a informações estratégicas, tendem a ser mais comprometidos.
2022-12-06T14:43:37Z
Fachinelli, Ana Cristina Rech, Jane Giacomelo, Cintia Paese Brandt, Grazielle Betina Manozzo, Mariana Tiburi
Diálogo e interações face a face: a força da oralidade na comunicação interna
The aim of this research, as part of a doctoral thesis defended by the author at the University of Sao Paulo’s School of Communication and Arts (ECA-USP), under the guidance of Prof. Dr. Margarida Kunsch, is to focus on the use of manifestations and uses of oral speech. The data gathered comprises oral communication practices as observed in the interactions between leaders and employees at a state-owned company located in the northern region of the state of Parana, Brazil. The research required both a qualitative and a quantitative approach, and here we concentrate on the latter. The findings firmly suggest that the use of oral speech in internal communication is strongly acknowledged for its ability to foster high-impact interactions on the team overall productivity and performance.
2022-12-06T14:43:37Z
Martins, Marta Terezinha Motta Campos
A dinâmica comunicativa no ambiente interno das organizações: inter-relação da comunicação formal com a comunicação informal
É na relação entre a comunicação formal e a comunicação informal que se encontra o eixo condutor de nossa análise, que tem como referência a pesquisa empírica, desenvolvida por uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Minas, com ênfase em processos interacionais no contexto organizacional. A pesquisa de campo foi desenvolvida no período de junho a agosto de 2013 em duas organizações públicas ligadas à pesquisa e teve como objetivo investigar as ações comunicativas entre a organização e seus empregados. O presente artigo questiona a distinção estabelecida entre a comunicação formal e a informal quando se desenvolvem estratégias de comunicação e mostra a interdependência entre os dois processos interativos no ambiente interno das organizações.
2022-12-06T14:43:37Z
Oliveira, Ivone de Lourdes Alencar, Terezinha Gislene Rodrigues
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
Este estudo objetiva explorar a temática da comunicação interna em pequenas empresas, focando a gestão dos relacionamentos como crucial para a efetividade de negócios desse porte. Apresenta-se uma revisão contextual sobre a expressão dessas organizações no Brasil e divulga-se o resultado de uma pesquisa focada no cenário da comunicação interna num salão de beleza. Conclui-se que as pequenas empresas, amadoras nos seus processos de gestão, carecem de políticas de relacionamento ao público interno, que promovam o entrosamento para além das vias dos fluxos comunicacionais não sistematizados.
2022-12-06T14:43:37Z
Lisboa, Wellington Teixeira Alves, Fernanda Portes
As estratégias de comunicação da marca Rio em eventos de alta visibilidade: o caso da Rio+20
O Rio de Janeiro é uma marca inserida no mercado global de cidades e, dessa forma, possui identidade, valores e narrativas próprias às quais estar atrelado de alguma forma também cria valor aos discursos das instituições públicas e privadas. Porém, a “marca” de uma cidade não pertence a um único ente. Ela pertence à cidade, vista como instituição, e a todos aqueles que a compõem e a consomem nos mais variados aspectos presentes no cotidiano. Para refletir sobre a formação de marca territorial, este artigo descreve mensagens relacionadas à “marca Rio” nos ambientes broadcast e socialcast e veiculadas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, no período de maio a julho de 2012.
2022-12-06T14:43:37Z
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de Reis, Patrícia Cerqueira
O público interno como ponto de partida para a excelência na comunicação organizacional
Resenha do Livro: Primeiro os colaboradores, depois os clientes: virando a gestão de cabeça para baixoAutor: Vineet Nayar
2022-12-06T14:43:37Z
Cabral, Valéria Aparecida
Comunicação interna muito além do discurso
Resenha do Livro: Comunicação interna: a força das empresasAutor: Paulo Roberto Nassar de Oliveira (Org.)
2022-12-06T14:43:37Z
Salvatori, Patrícia Carla Gonçalves
Internal communication management: an easy task?
2022-12-06T14:43:37Z
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
A metodologia Great Place to Work – GPTW
Resenha do Livro: A melhor empresa para trabalhar: como construí-la, como mantê-la e por que isso é importanteAutores: Michael Burchell e Jennifer Robin
2022-12-06T14:43:37Z
Cabral, Valéria Aparecida