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Os limites da acumulação, movimentos e resistência nos territórios
Em novembro de 2016, os organizadores da obra reuniram uma série de recentes pesquisas, reflexões e depoimentos de experiências de resistência – realizadas dentro e fora da universidade, em diferentes regiões do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Amazônia), no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em São Carlos, com a perspectiva de discussão dos processos e limites da acumulação capitalista neoliberal em nossos territórios. O colóquio “Os limites da acumulação e os movimentos de resistência no território” proporcionou conhecimento e discussão sobre diversos trabalhos, tais como: financeirização da produção e reprodução do urbano, emergências e sua gestão e racionalidade neoliberal; aspectos e leituras das transformações em curso no território; movimentos sociais, suas leituras, novas clivagens e conformações; e resistências no trabalho e nos conflitos fundiários pela permanência nos locais de moradia. A presente publicação busca ampliar as possibilidades de compreensão da realidade de nossas cidades e territórios, hoje imersos na presente e brutal radicalização do neoliberalismo, em sua expressão periférica.
2022-12-06T14:43:37Z
Barros, Joana; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Costa, André Dal’bó da; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Rizek, Cibele; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Antropolíticas da educação
Faz oito anos que a primeira edição desta obra foi lançada e, no entanto, desde então, nada importante alterou o cenário das políticas públicas em educação no Brasil, nada que acenasse para uma transformação da sociedade, principalmente em seus aspectos mais desiguais, como distribuição de renda ou oportunidade de melhor formação às camadas populares. O que justifica esta terceira edição é a menção a fenômenos mais recentes atualizados na introdução do livro, a vontade de aprimorá-lo, renovando a aposta na força humanizadora de uma educação de sensibilidade, pautada pela multiplicidade de caminhos que a vida possibilita. Desse modo, os autores adicionaram um capítulo novo que versa sobre a pedagogia da escolha, atendendo, assim, às solicitações dos leitores desejosos de uma reflexão mais filosófica sobre os itinerários de formação que não o exclusivamente escolar, como também incluíram experiências anarquistas, ou de autogestão, no quadro da história da educação, apontando para sua atualidade; e, por fim, retocaram expressões e erros de escrita.
2022-12-06T14:43:37Z
Santos, Marcos Ferreira; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Teatro português: presente e passado
A obra tem como tema o ensino e a divulgação do teatro português, tanto por professores quanto por pós-graduandos que dedicam atenção, em suas pesquisas, à vertente dramática da literatura portuguesa ─ campo dos menos estudados diante da “tão opulenta literatura”, como já preceituava, há quase dois séculos, o romântico Almeida Garrett. Nesse ponto, os organizadores afirmam que não cabem, nos limites do prefácio deste livro, discutir as razões que justifiquem, se é que ainda é possível falar da questão nesses termos, as causas de a dramaturgia portuguesa não produzir tantos títulos e tantos estudos como acontece com as vertentes ficcional e lírica. Fica patente que, tanto em sala de aula como na produção de material crítico, o objetivo último é levar o discente a refletir acerca das questões estéticas que conformam um texto literário, a pensar a respeito de seu contexto de produção, e também em torno das relações daquele contexto com a sociedade em que estamos inseridos hoje e sempre.
2022-12-06T14:43:37Z
Corradin, Flavia Maria; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Rosa, Carlos Gontijo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Domene, Marina Gialluca; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Memória dos 30 anos do bacharelado em química na USP
Reuniu-se, nesse livro, um acervo fotográfico que procura retratar os momentos mais importantes da criação do Bacharelado em Química, bem como do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. A intenção foi contribuir para o reconhecimento e resgate da história desse importante centro de ensino e pesquisa. Para os que não tiveram o prazer de escutar as histórias contadas de viva-voz pelos iniciadores da instituição, poderão vislumbrar nas fotos aqui reproduzidas um pouquinho do esforço por eles empreendido. Esse esforço, somado ao de todos os demais docentes, permite, hoje, trabalhar em modernas e amplas instalações localizadas no campus, as quais também são apresentadas nesse livro.
2022-12-06T14:43:37Z
Perussi, Janice Rodrigues; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos Gambardella, Maria Teresa do Prado; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
Os donos do pedaço: caracterização das populações de cães e gatos domiciliados no município de São Paulo
Esse livro é fruto do amadurecimento de uma parceria entre o Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística (LEB), do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Universidade de São Paulo e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), gerência da coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo. O livro se debruça sobre o indicador considerado o mais importante nessa obra - a razão homem-animal, utilizado em diversos estudos e considerado o mais relevante para estimar populações animais em áreas urbanas. Porém, observa-se uma sensibilidade do indicador a uma série de variáveis no tocante à sua validade ao longo do tempo. Fatores culturais, tais como constituição familiar, forma de manutenção dos animais no domicílio, além do espaço e do tempo disponíveis para os animais, são fatores moduladores desse indicador. A obra ressalta que, para uma cidade do porte de São Paulo, é impraticável a contagem de todos os animais domiciliados. No entanto, um estudo amostral oferece a possibilidade significativamente maior de detalhamento das informações obtidas, proporcionando um estudo mais acurado.
2022-12-06T14:43:37Z
Dias, Ricardo Augusto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Os 100 primeiros doutores da área de química analítica da pós-graduação em química do IQSC 1989-2003
A obra é o registro dos 100 primeiros egressos do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química na área de concentração Química Analítica, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Os titulados são os principais personagens desse marco e a eles é dedicada essa obra, cujo conteúdo é a identificação acadêmica de cada um para que fiquem na memória da instituição. Tomou-se a liberdade do registro fotográfico para que sejam perpetuadas aquelas faces que outrora fizeram parte dos corredores da instituição. Alguns números são apresentados no final para avaliações acadêmicas e de egressos.
2022-12-06T14:43:37Z
Lima Neto, Benedito dos Santos; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
A pós-graduação em quimica na USP/São Carlos: uma história escrita por 1000
Ao completar 34 anos de existência, a pós-graduação do IQSC/USP comemora sua milésima defesa. Dessas, 400 correspondem a teses de doutorado. O fruto desse trabalho responde a 14% dos doutores formados na área de Química em todo o país. Esse compêndio, possível graças à dedicação da Comissão Organizadora e ao apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Cultura e Extensão, reúne opiniões e depoimentos que permitem ao leitor avaliar o crescimento das atividades de pós-graduação na unidade ao longo dos anos. Sua diversificação, buscando acompanhar a evolução dos grupos e dos temas de pesquisa, a competição acadêmica, estimulando a produtividade, e a inserção da unidade junto do sistema nacional de pós-graduação aqui estão apresentadas para a apreciação do leitor.
2022-12-06T14:43:37Z
Lima Neto, Benedito dos Santos; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
Restauração da diversidade: os viveiros do estado de São Paulo
As ações de restauração florestal no estado de São Paulo são expressivas no contexto das iniciativas espalhadas pelo Brasil. O pioneirismo no estado ganhou força ao longo dos esforços que o Instituto de Botânica e a Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo empenharam em promover, desde meados da década de 1980, discussões entre pesquisadores, ONGs e profissionais do mercado. A autora desta obra disponibilizou-se a avaliar a produção dos viveiros considerando dois componentes: a riqueza de espécies e a abundância de cada uma delas. Como muitos viveiros fecharam e muitos outros se encontram em dificuldades, haverá impacto dos compromissos ambientais que dependem e/ou envolvem ações de restauração ecológica. Nesse diagnóstico a autora apresenta os resultados mais interessantes e relevantes aos viveiristas e outros tomadores de decisão, expondo a situação atual e discutindo o papel que esse setor desempenha na qualidade das ações de restauração ativa.
2022-12-06T14:43:37Z
Vidal, Cristina Yuri; Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” Rodrigues, Ricardo Ribeiro; Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz”
Canis lupus familiaris: uma abordagem evolutiva e veterinária
Na obra, o autor narra a história evolutiva do cão doméstico, a história evolutiva dos canídeos, a associação com canídeos como sucesso evolutivo da espécie humana e a coevolução de humanos modernos com canídeos. No capítulo sobre o cão no ambiente antropogênico, a discussão é sobre o cão doméstico na história humana, os usos do cão pelo homem e desenvolvimento de raças, a agressividade canina, a dinâmica populacional canina, as tendências demográficas da população canina com guardião, e, no capítulo final sobre o controle populacional e de zoonoses, o autor põe em pauta cães e zoonoses, controle populacional e controle da raiva canina.
2022-12-06T14:43:37Z
Dias, Ricardo Augusto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Democracia, escola e infância
A união de duas grandes áreas de conhecimento – História e Filosofia da Educação – em uma mesma jornada de estudos, como a que deu origem a este livro, não tem sido comum ultimamente. A especialização da pesquisa e a particularização dos objetos em análise gerou também publicações, encontros e grupos acadêmicos voltados para a produção, debate e exposição dos resultados obtidos. Por fim, os organizadores afirmam que todos os textos apresentados primam pela interlocução entre duas áreas fronteiriças – a história e a filosofia da educação –, buscando entretecer o campo das práticas educativas com teorias e reflexões sobre essas mesmas práticas. Nessa direção, aliou-se o repertório da história com a linguagem da filosofia, tomando como fonte e objeto os estudos da educação. Em um tempo no qual as fronteiras disciplinares não se mostram suficientes para produzir o conhecimento novo, supõe-se que a confluência entre a história e a filosofia da educação seja capaz de fomentar uma fertilidade analítica e, em alguma medida, um salutar efeito pedagógico.
2022-12-06T14:43:37Z
Boto, Carlota; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Aquino, Julio Groppa; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
O Brasil, como nome do país, em textos portugueses quinhentistas e a primeira moeda com o nome “Brasil"
Quando e em quais obras o nome “Brasil” foi aplicado à porção oriental da América do Sul conferida a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas? É o que será visto nessa obra, com as variantes do nome, em obras quinhentistas portuguesas. Contemplar-se-á também o primeiro aparecimento do nome em moedas. Em contribuição posterior serão estudadas as fontes em que apareceram os gentílicos derivados de “Brasil” e o denominado “brasileiro de torna-viagem”, em fontes portuguesas dos séculos XVI, XVII e XVIII. Finalmente, em uma terceira publicação, estudar-se-á o termo “Brasis”, aplicado a diferentes tribos de nosso país, com considerações sobre suas línguas e seus intérpretes, igualmente em fontes portuguesas dos séculos XVI a XVIII.
2022-12-06T14:43:37Z
Papavero, Nelson; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Gentílicos derivados de “Brasil” e o “português de torna-viagem” em fontes portuguesas dos séculos XVI, XVII e XVIII
A obra aborda os gentílicos derivados de “Brasil” e o “português de torna-viagem” em fontes portuguesas dos séculos XVI, XVII e XVIII. Os gentílicos derivados de “Brasil” designaram, no passado, os índios brasileiros, a Língua Geral e, finalmente, todos os nascidos no Brasil. É interessante notar que esses nomes apareceram tardiamente na literatura de língua portuguesa – apenas nos séculos XVII e início do XVIII. E, ao contrário do que seria de esperar, são relativamente pouco frequentes. “Brasileiro” foi também empregado para a referência a portugueses que, tendo vivido certo tempo no Brasil, aqui fizeram fortuna e regressaram a Portugal, os chamados “Brasileiros de torna-viagem”. Por outro lado, “Brazileiro” foi empregado como designativo de um continuado exercício, tráfico ou ofício para designar os traficantes de pau-brasil. A obra também inclui as variantes desses gentílicos e citações ulteriores, com a respectiva literatura.
2022-12-06T14:43:37Z
Papavero, Nelson; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
João Torrão: um pedacinho de solo
João Torrão, um pedacinho de solo é um livro paradidático que faz parte do "Projeto Solo na Escola", da Geografia-USP, em que os autores abordam, de forma lúdica e ilustrada, o que é o solo, suas características, sua importância como fornecedor de alimentos para homens e animais, além de outros usos para a manutenção da vida. Os autores alertam para a importância dos cuidados que devemos ter com a conservação do solo, exemplificando e fixando as ideias desenvolvidas na obra com a inserção de jogos e experiências sugeridas aos leitores.
2022-12-06T14:43:37Z
Oliveira, Déborah de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Manganotte, Marina Braguini; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Machado, Adriana Ribeiro; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Cerminaro, Ana Clara; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Silveira, Lady Aparecida; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Carvalho, Mariana Franco de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Patucci, Natalia Nunes; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Christmann, Patrícia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Educação Ambiental na Universidade de São Paulo: reflexões sobre um processo de pesquisa-ação-participante de servidores públicos
A obra foi criada por muitas mãos, com a participação de 174 coautores, todos da Universidade de São Paulo, envolvidos no Projeto PAP de Educação Ambiental. O livro compartilha, de forma reflexiva, uma experiência coletiva de formação socioambiental desenvolvida na instituição, no período de 2012 a 2015, na maioria de seus câmpus. Essa formação socioambiental foi coordenada pela Superintendência de Gestão Ambiental da USP, em parceria com a Escola USP de Gestão e com o apoio de unidades, museus, institutos, prefeituras dos câmpus e demais órgãos da USP. O livro é, portanto, um dos resultados desse rico processo de formação de 2.500 servidores públicos técnicos e administrativos, com pelo menos 200 ações educadoras desenvolvidas em capilaridade. A riqueza de vivências e o dinamismo das ações em capilaridade, protagonizadas pelos servidores, configuram este projeto como inovador e expressam um potencial, de acordo com as organizadoras, para se pensar e avançar na ambientalização em Instituições de Educação Superior/IES.
2022-12-06T14:43:37Z
Sudan, Daniela Cassia; Universidade de São Paulo. Bilioteca Central de Ribeirão Preto Lello, Ana Maria Meira de; Universidade de São Paulo. Piracicaba
Sustentabilidade na USP
As universidades, em sua função primária de construção do conhecimento, devem fortalecer seu papel de intermediárias entre governo local e sociedade, promovendo fóruns de discussão e, principalmente, como importante agente frente a essas mudanças. Assim, é necessária a elaboração de um plano que oriente a organização de seu trabalho para atingir a sustentabilidade. Há mais de 30 anos a Universidade de São Paulo (USP) iniciou suas ações de sustentabilidade e de redução de impactos ambientais. Apesar de as ações ambientais na USP serem reconhecidas institucionalmente desde a década de 1990, foi com a criação da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) que muitas dessas ações relacionadas à sustentabilidade foram oficializadas e tornaram-se parte integrante de programas oficiais para todos os câmpus. Com os desdobramentos da Política Ambiental da USP e dos Projetos Pilotos, bem como de outras iniciativas da SGA, como a inserção da USP no cenário internacional, espera-se que a Universidade seja um exemplo de práticas sustentáveis para a sociedade.
2022-12-06T14:43:37Z
Lemos, Patrícia Faga Iglecias; Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito Fernandez, Fernanda da Rocha Brando; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Gomes, Tamara Maria; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Mülfart, Roberta Consentino Kronka; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade
Este livro é fruto de pesquisas e experiências inter e transdisciplinares realizadas por egressos e orientadores do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), contando também com a colaboração de pesquisadores externos. A publicação está estruturada em quatro partes, abordando práticas e ações inovadoras relacionadas com: (a) desafios da gestão e gerenciamento de resíduos; (b) recursos hídricos e governança da água; (c) cidades: novas perspectivas para antigos dilemas e (d) interfaces ambiente e saúde: olhares diversos. Esta obra representa um relevante esforço da comunidade científica do Programa no sentido de apresentar práticas e ações, identificando avanços e desafios para implementação de ações e processos inovadores direcionados à sustentabilidade, apresentando e motivando os leitores para uma reflexão sobre o papel da comunidade científica e profissional.
2022-12-06T14:43:37Z
Di Giulio, Gabriela Marques; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Günther, Wanda Risso; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
A copa do mundo de 2014 na cidade de São Paulo: as transformações na estrutura urbana de Itaquera
Este trabalho visa analisar as transformações espaciais no período pré-Copa do Mundo de 2014 na cidade de São Paulo, principalmente na área de Itaquera. O impacto da construção do estádio “Itaquerão”, do Sport Club Corinthians Paulista e das obras do Polo Institucional de Itaquera para a Copa do Mundo está no plano principal dessa pesquisa. A Copa do Mundo estabelece um conjunto de iniciativas de reforma urbana que altera formas e fluxos em um curto período, justificado pelo evento internacional. Em meio à requalificação do bairro, definem-se critérios de adequação que podem servir de modelo para outras intervenções em espaços periféricos. No intuito de detalhá-los, foi elaborado um plano de trabalho para delimitar o objeto de estudo. O projeto desta pesquisa teve como objetivo geral retomar a discussão das transformações no espaço urbano, mas, dessa vez, destacando um momento diferenciado de investimentos e expansão do capital na periferia de São Paulo. Na tentativa de compreender as transformações no espaço urbano, utilizamos o método materialista histórico dialético.
2022-12-06T14:43:37Z
Vasconcelos, Daniel Bruno; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Arqueologia hoje: tendências e debates
Esta obra tem como princípio a divulgação das pesquisas dos estudantes de arqueologia, tanto do MAE-USP como de outras instituições do Brasil e de outros países. Ainda nesse escopo, esta coletânea também se apresenta como uma oportunidade para o diálogo com professores de outras instituições e especialistas de algumas áreas arqueológicas, o que enriquece, e muito, a formação dos estudantes da pós-graduação e da graduação do MAE-USP. Este trabalho revela o crescimento em importância no cenário nacional das pesquisas arqueológicas nos mais diversos ângulos e abordagens, com seus novos problemas e objetos, buscando contribuir também com a perspectiva de continuidade do trabalho de formação e consolidação da arqueologia no panorama brasileiro, tanto como linha de pesquisa quanto como área de atuação profissional.
2022-12-06T14:43:37Z
Porto, Vagner Carvalheiro; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia Nobre, Emerson; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia Leal, Silvia; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia Caromano, Caroline Fernandes; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
Alimentação e saúde: a fundamentação científica do guia alimentar para a população brasileira
O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento oficial do Ministério da Saúde que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como um instrumento norteador de ações de educação alimentar e nutricional e indutor de programas e políticas de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores. Por sua linguagem simples e seu formato compacto, que procurou tornar o conteúdo acessível a toda a população, o Guia, no entanto, não se propôs a trazer uma descrição exaustiva das evidências utilizadas em sua elaboração, nem apresentar uma longa lista de referências no final do documento. Além disso, parte dessas evidências foi publicada posteriormente ao seu lançamento. Portanto, o objetivo do livro é apresentar a fundamentação científica que apoiou a elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira.
2022-12-06T14:43:37Z
Louzada, Maria Laura da Costa; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Canella, Daniela Silva; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Jaime, Patrícia Constante; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Monteiro, Carlos Augusto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
Geografia e geopolítica da América do Sul: integrações e conflitos
Este livro foi produzido por um grupo de duas dezenas de geógrafos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP que têm se dedicado aos estudos da Geografia Regional, da Geopolítica e da Política Internacional. O diferencial consiste na diversidade de abordagens, nas visões abrangentes e detalhadas e, especialmente, nas interpretações teóricas originais e criativas, em que os pesquisadores oferecem, ao leitor especializado e ao público em geral, uma valiosa contribuição intelectual para a compreensão da realidade atual e as tendências de futuro da América Latina e especialmente da América do Sul. No trabalho, a região é abordada como um cenário em movimento com as particularidades e o protagonismo de países como o Brasil, a Argentina, o Chile e a Colômbia, o forte conteúdo geopolítico e os desafios de defesa, proteção e uso da Amazônia Continental, a integração física regional e a nova logística energética e de circulação, os enlaces fronteiriços de todo tipo com suas interações e fricções e os processos de cooperação e conflitos relacionados ao uso compartilhado dos recursos hídricos transfronteiriços.
2022-12-06T14:43:37Z
Costa, Wanderley Messias da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Vasconcelos, Daniel Bruno; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas