RCAAP Repository
Classicismo, realismo, vanguarda: pintura italiana no entreguerras
A presente publicação é o desdobramento de pesquisa realizada no Acervo MAC USP e acompanha a exposição "Classicismo, Realismo, Vanguarda": Pintura Italiana no Entreguerras", com curadoria de Ana Gonçalves Magalhães, apresentada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, a partir de 28 de março de 2013. Um dos índices que singularizam um museu universitário é que as preocupações com seu acervo não ficam restritas à conservação e à exibição das peças que o compõem. Na verdade, nos interstícios desses dois processos tão importantes existe outro igualmente fundamental: a pesquisa. O estudo exaustivo das obras que o conformam, as investigações que envolvem a análise, não apenas formal e/ou estilística, mas também física das peças, os meandros de suas histórias pregressas e os mecanismos que as fizeram ingressar no acervo é que irão imprimir sua relevância. A necessidade de conservar, pesquisar e exibir os acervos públicos permitem que, por meio deles, a sociedade possa reconhecer a si mesma.
2022-12-06T14:43:37Z
Magalhães, Ana Gonçalves; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
Reproposta para todas as idades
Esta edição do Reproposta se insere nas bases epistemológicas de um tripé: a valorização solidária da terceira idade, o aprimoramento da racionalidade complexa para acompanhar sua presença ativa nas sociedades contemporâneas e a sensibilidade poética para narrar seus movimentos. A oficina interdisciplinar de "Narrativas da contemporaneidade", ministrada pela profa. dra. Cremilda Medina, encaminha o laboratório de mediação autoral para experimentar uma prática efetiva de comunicação social (e não de simples divulgação informativa). Eis o desafio que este livro submete aos leitores de todas as idades.
2022-12-06T14:43:37Z
Medina, Cremilda; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Balbão, Angela; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Borges, Cecília; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Dórea, Egídio Lima; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Martirani, Esther; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Veríssimo, Etty; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Fogaça, Katiuscia Lopes; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Cabral, Márcia; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Lucena, Mário; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Carvalho, Neuza; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Bueno, Renata; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Medina, Sinval; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Cunha, Sonia Regina; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Publishing in Brazil
Having as an initial assumption the assertion that the act of buying a book indicates a cultural demand on the part of the buyer or potential reader, and assuming the correlate affirmation that the most prominet book in a determined society in a given time can indicate its cultural dominants, the book Mercado Editorial Brasileiro analyzes the sales of best-selling Brazilian authors in the 1960s, 1970s, and 1980s. In order to outline the thematic profile of the voluntary purchase choices of books from 1960 to 1990, this work uses three instruments: 1) general quantitative data on the Brazilian publishing market; 2) annual best-selling book listings published in newspapers and magazines - used as vague indicators of dominant themes and concerns in the population sector that has access to books; 3) historical and conjunctural data that help to clarify sales data. The result is an analytical approach to readers' preferences and their correlations with the social, political and cultural contexts of the country between 1960 and 1990.
2022-12-06T14:43:37Z
Reimao, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Attwater, Juliet; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
O mito de Drácula: imaginário & educação
Neste segundo volume da coleção"Mitos da Pós-Modernidade", que reúne os resultados de pesquisas realizadas em âmbito internacional entre a Universidade do Minho (Portugal), Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Paraná (Brasil), o foco recai sobre a hermenêutica do mito de Drácula, tendo como foco irradiador o livro de Bram Stoker, justamente por ter cristalizado a versão literária que servirá de matriz para as demais versões, não só literárias, mas cinematográficas, televisivas, em história em quadrinhos (Banda desenhada) ou mesmo jogos e aplicativos digitais. Neste livro, o segundo da coleção, reunimos oito estudos sobre o mito de Drácula, em uma cartografia de hermenêuticas convergentes, que circulam em torno do imaginário e da educação, em busca de aprofundar os modos de compreensão do mito e investigar sua atualidade.
2022-12-06T14:43:37Z
Araújo, Alberto Filipe; Universidade do Minho. Instituto de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Beccari, Marcos; Universidade Federal do Paraná
Imaginário do terror
O objetivo desta obra é estudar as diversas formas do terror – desde aquele exercido em casa até as diversas formas de terrorismo internacional atual – procurando desvendar as bases míticas, arquetípicas e simbólicas que as sustentam. Cada vez mais o terrorismo tem sido encarado como ameaça próxima, cotidiana, o que gera questões como: o que é o terrorismo, quem são os verdadeiros terroristas? Neste livro são discutidas as marcas do terror nas técnicas pedagógicas, nas relações de família, na arte e na religião e nas relações de trabalho. Perscruta-se a fronteira entre medo e sedução delineada pelo terror e a associação do terror com as figuras míticas, de Deus e do diabo, por exemplo. São analisadas a presença e as expressões da violência e do terror nas escolas.
2022-12-06T14:43:37Z
Pitta, Danielle Perin Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Coppi, Luiz Antonio Callegari; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Materiais para a economia criativa: estudos de caso
O livro Materiais para a economia criativa: estudos de caso / Materiali per l’economia creativa: casi studio, organizado por Denise Dantas (FAUUSP), Barbara Del Curto (Politecnico di Milano), Cristiane Aun Bertoldi (FAU USP) faz parte da série "Materiais e Criação em Design e Arquitetura" e apresenta os resultados da pesquisa em materiais e inovação para aplicação nas indústrias criativas no campo do design e da arquitetura: a experiência do Politecnico di Milano analisada sob a ótica da realidade brasileira. O livro, em edição bilíngue português/italiano, apresenta textos resultados dos debates feitos em 2016 nas áreas de jogos e brinquedos, embalagens, joalheria, mobiliário e têxtil e moda. A obra traz dezenove capítulos que tratam dos diferentes enfoques no Brasil e na Itália no campo da economia criativa, incluindo textos de pesquisadores convidados e a experiência de pesquisa da professora Barbara Del Curto nos campos citados.
2022-12-06T14:43:37Z
Dantas, Denise; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curto, Barbara Del; Politecnico di Milano. Dipartimento di Chimica, Materiali e Ingegneria Chimica “Giulio Natta”/ Scuola del Design Bertoldi, Cristiane Aun; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
USP na escolinha: uma visita à universidade
O livro USP na escolinha: uma visita à universidade é fruto do programa “USP na Escolinha”, realizado na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, desde 2013, com o apoio da Comissão Cultura e Extensão. O objetivo principal desse programa é aproveitar o processo de formação das crianças para apresentar conceitos relativos à sustentabilidade, bem-estar animal, reciclagem, entre outros temas, e cultivar, nas crianças de seis a dez anos, o desejo e a curiosidade pelas profissões relativas aos cursos que a Universidade atualmente oferece. O programa conta com a participação de docentes, discentes e funcionários da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Prefeitura do Campus Fernando Costa e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.
2022-12-06T14:43:37Z
Rocha, Delaine Goulart da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Martello, Luciane Silva; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Liberdade de expressão e campanhas eleitorais - Brasil 2018
As eleições presidenciais no Brasil, em 2018, foram atípicas e acompanhadas por grande tensão. Este livro, fruto de parceria entre o OBCOM-USP, o Instituto Palavra Aberta e o ICNOVA, de Portugal, traz os resultados do monitoramento de matérias publicadas em jornais, revistas e portais no Brasil durante o período. As análises procuraram reconstruir tanto o discurso dos candidatos para seus eleitores quanto o da imprensa para seus leitores. Buscou-se entender como jornalistas, articulistas e comentaristas interpretaram as propostas, atitudes e programas dos candidatos, incluindo o tema da liberdade de expressão.
2022-12-06T14:43:37Z
Costa, Cristina; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Blanco, Patrícia; Universidade de São Paulo. NAB OBCOM/Instituto Palavra Aberta
A Geography of Agrotoxins use in Brazil and its Relations to the European Union
"Larissa’s work is, therefore, not merely a Brazilian concern. Just as Brazil’s history and transatlantic trade cannot be disassociated from early European industrialisation and early days of empire, its massive role in international food and agroenergy trade mean that the moral, ethical and political questions raised by her research are a global concern. The seepage from laboratory to crop, field to factory and back on to the plates of our families makes the evidence more difficult to ignore. The extent that decision makers may attempt to do so remains to be seen, but the Atlas of Agrotoxins means that the excuse that ‘we did not know’ collapses under the weight of this book." - Brian Garvey - Department of Work, Employment & Organisation University of Strathclyde, Glasgow.
2022-12-06T14:43:37Z
Bombardi, Larissa Mies; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Um outro acervo do MAC USP
Organizado a partir da exposição "Um Outro Acervo do MAC USP: Prêmios-aquisição da Bienal de São Paulo", 1951-1963, realizada em 2012, o volume apresenta histórico, documentação e conjunto de obras recebidas do antigo MAM SP dentro da categoria de premiação de aquisição das edições da Bienal de São Paulo durante sua primeira década de existência (quando era organizada pelo MAM) e que, em 1963, passou a integrar o acervo inicial do MAC USP. Em um levantamento de obras-chave, documentos (atas do júri e cartas de agradecimento) e listas de obras, o trabalho sugere conexões entre a premiação de arte e a formação do acervo museológico.
2022-12-06T14:43:37Z
Magalhães, Ana Gonçalves; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
Terra Brasilis: arte brasileira no acervo conceitual do MAC USP
Fruto de um longo trabalho de pesquisa, o livro procura resgatar a visibilidade de um segmento do acervo de grande importância – não só para a história da arte contemporânea, mas para o MAC em si, entendendo as características específicas do museu universitário. Com capítulos dedicados a artistas específicos, é possível captar a multiplicidade de técnicas relacionadas à arte conceitual brasileira, assim como suas dimensões sociais, políticas e culturais. Também inclui uma breve seção sobre o Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu (GEACC/CNPq) e uma lista de obras ilustradas.
2022-12-06T14:43:37Z
Freire, Cristina; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
Guia do acervo MAC USP
O Guia apresenta uma história sobre a formação do acervo MAC USP, desde o núcleo fundador doado por Francisco Matarazzo Sobrinho até a incorporação da arte digital no acervo museológico. Comentários são tecidos sobre doze artistas identificados como destaques do acervo, seguidos de uma listagem ilustrada de obras divididas em duas partes: obras pertencentes à primeira metade do século XX e obras da segunda metade do século XX.
2022-12-06T14:43:37Z
Magalhães, Ana; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea Leite, Edson; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia Costa, Helouise; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
Novas aquisições do acervo MAC USP
Criado como complemento ao Guia do Acervo do MAC USP, o volume presente documenta o conjunto de obras incorporadas ao Museu de 2010 a junho de 2017, período que abarcou também a mudança do MAC, sua atual sede. O livro aborda a política de aquisição de obras e o programa de exposições para aquisições, trazendo uma relação das obras incorporadas durante esse intervalo.
2022-12-06T14:43:37Z
Magalhães, Ana; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea Costa, Helouise; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
O ensino da arte no contexto brasileiro atual: formação, políticas públicas educacionais e atuação
Este livro se inclui em um processo iniciado no ano de 2016 entre dois grupos de pesquisa na área de arte/educação: GMEPAE - Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, da ECA/USP, e GPIHMAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação, do IA/UNESP. Os grupos começaram os trabalhos parceiros em 2016, reunindo seus membros para discutir as pesquisas em andamento e debater temas relevantes para a área. No ano seguinte, ante um panorama que já se mostrava bastante desfavorável para o ensino de arte no Brasil, impôs-se a urgência de busca de respostas às seguintes perguntas: quais as questões relevantes a serem discutidas sobre o Ensino de Arte no contexto brasileiro atual, considerando os seguintes aspectos: 1- formação de professores; 2 - políticas públicas educacionais; e 3 - atuação de professores? Ao se debruçarem sobre essas perguntas, os autores dos textos que compõem essa coletânea oferecem inestimável contribuição ao debate sobre o ensino de arte no Brasil.
2022-12-06T14:43:37Z
Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Bredariolli, Rita Luciana Berti; Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes
Sobre Exposições: Conceitualismos em Mostras no MAC USP (2000-2015)
A obra traz uma retrospectiva das exposições organizadas com o acervo conceitual do MAC durante um período de quinze anos, desde "Arte Conceitual e Conceitualismos: anos 70 no acervo do MAC USP", realizada em 2000, até "Vizinhos Distantes: arte da América Latina no acervo do MAC USP", de 2015, tomando os projetos curatoriais convergentes como diferentes facetas que colaboram para a construção da história da arte contemporânea a partir de diálogos internacionais.
2022-12-06T14:43:37Z
Freire, Cristina; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
Diálogos entre arte, cultura & educação
A coletânea de textos é fruto de um transbordamento multifacetado de temas que têm, no entanto, um ponto a partir do qual se deslocam: a arte e a educação em suas diversas manifestações. Desde as cantigas de ninar às contribuições das histórias e estórias, passando pelas ilustrações e pelo design, a literatura, a música, a dança, o teatro, o cinema, a poesia, a fotografia, as histórias em quadrinhos, as danças circulares, as questões ambientais, de gênero e sexualidade, os quilombolas, as crianças, os jovens, as mulheres, os homens em processo de desintoxicação química, nossos povos originários e os afrodescendentes - o brincar, enfim, a grandiosa tecelagem do vivido em forma de textos aqui se apresenta como se fosse em uma canoa que se lança rio adentro para esse grande mar que é a vida. Desse modo, este livro quer ser o registro do acaso dos encontros, dos afetos que se proliferam e, enfim, do livre escoamento da arte, da cultura e da educação. O gesto artístico, que coincide com o educacional, é o movimento que entrelaça vida e obra, uma oscilação que se volta, uma vez mais, e sempre mais de uma vez, para o que resta a ser criado.
2022-12-06T14:43:37Z
Willms, Elni Elisa; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Beccari, Marcos; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Comunicação, políticas públicas e discursos em conflito
A coletânea Comunicação, Políticas Públicas e Discursos em Conflito apresenta um total de 14 capítulos (543 páginas), além do prefácio, em que são articuladas análises empíricas e perspectivas teóricas que aproximam o campo da comunicação e as políticas públicas brasileiras em diferentes áreas. A obra é resultado da produção do Grupo de Pesquisa Comunicação Pública e Comunicação Política (Compol), sediado na ECAUSP e registrado no CNPq, com foco nas investigações sobre o papel da comunicação para o reconhecimento das demandas sociais e a qualificação do debate público político. A obra abrange pesquisadores integrantes do Compol, além de autores convidados para abordar desafios do país nas áreas de saúde, educação, segurança pública, migração, ciência, transporte, moradia, inclusão de deficientes e políticas de gênero. A coletânea pretende oferecer propostas metodológicas e teóricas diversas para o enriquecimento das políticas públicas em discussão no Brasil.
2022-12-06T14:43:37Z
Matos, Heloiza; Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes Gil, Patrícia; Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
Humanidades digitais e arqueologia: o desenvolvimento de o último banquete em Herculano
Um dos aspectos debatidos no Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP-MAEUSP) tem sido o papel cada vez mais atuante das Humanidades Digitais no meio acadêmico, em que o LARP tem atuado, com o desenvolvimento de aplicativos ciberarqueológicos já lançados. O mais recente, em foco nesta publicação, tem o intuito de fortalecer a difusão da História e Arqueologia Romanas no Brasil com produtos realizados diretamente por arqueólogos especializados e inseridos no campo das Humanidades Digitais. Trata-se do primeiro jogo eletrônico sobre Roma Antiga no país focado em aspectos materiais, também pioneiro em fornecer, interativamente, conteúdo sobre a cidade antiga de Herculano em forma de jogo e material didático, inovando com a produção do aplicativo tridimensional interativo (jogo eletrônico) baseado em Herculano, denominado O Último Banquete em Herculano. O livro apresenta análises teóricas e metodológicas dos especialistas relativas às Humanidades Digitais e Jogos Eletrônicos, tendo como base a transformação da pesquisa científica em uma proposta educativa.
2022-12-06T14:43:37Z
Fleming, Maria Isabel D’Agostino; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia Martire, Alex da Silva; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
Sambaquis: uma história antes do Brasil: guia didático
A problemática surge da necessidade de divulgação do conhecimento científico de forma que extrapole os ambientes acadêmicos. O jogo Sambaquis: Uma História Antes do Brasil é uma proposta que tem como objetivo a divulgação de uma parte do passado histórico e arqueológico do atual território brasileiro que não é comumente encontrada em mídias digitais: nesse caso, em jogos eletrônicos. Utilizando a interatividade em tempo real, o usuário fica livre para experienciar a vida cotidiana dos sambaquieiros a partir do contato direto com objetos e personagens espalhados pela paisagem. Este é um projeto de inovação com o intuito de educar crianças, adolescentes e adultos a respeito da pesquisa arqueológica e do olhar para com o Patrimônio Cultural, promovendo a sensibilização e preservação dos sambaquis existentes na costa brasileira.
2022-12-06T14:43:37Z
Cardoso, Jessica Mendes; Universidade do Sul de Santa Catarina Silva, Renata Estevam da; Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia Zamparetti, Bruna Cataneo; Universidade do Sul de Santa Catarina
Imaginários intempestivos: arquitetura, design, arte & educação
Esta antologia reúne textos que entrelaçam temas relacionados aos imaginários intempestivos da arquitetura, do design, da arte e da educação. A partir dessas distintas miradas, os olhares heterogêneos aqui elencados debruçam-se sobre a inquieta trama do contemporâneo. E o que é o contemporâneo senão o intempestivo? De um lado, é o instante de suspensão entre o tempo do não mais e do não ainda; de outro, o intervalo prenhe entre a delimitação do aqui e a infinidade dos arredores. Sempre interpelados por tal sorte de temporalidade espacial, arquitetos, designers, artistas e educadores não se contentam apenas com o gesto de olhar e interpretar, mas se ocupam, no horizonte incerto da prospecção imaginativa, da tarefa indecifrável do elaborar, tão indispensável quanto inapreensível fora da colisão direta com o agora.
2022-12-06T14:43:37Z
Rozestraten, Artur; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Beccari, Marcos; Universidade Federal do Paraná Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação