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Modos de ser criança no Quilombo Mato do Tição Joaboticatubas - MG
O estudo procura compreender os modos de ser criança na Comunidade Quilombola de Mato do Tição localizada em Jaboticatubas-MG. Através da observação participante, registros fotográficos, desenhos elaborados pelas crianças, entrevistas e outros recursos metodológicos, observei, dialoguei e interagi com meninas e meninos em seu cotidiano de aprendizagens no festejar, no brincar, no convívio com os mais velhos, nas expressões de religiosidade e nas relações com o meio em que vivem. Partindo-se da compreensão de que as crianças são atores sociais, produtoras de cultura e possuidoras de saberes próprios, descrevi e analisei as diversas possibilidades de aprendizagens nas quais elas se encontram; como se inserem nesse contexto em que os conhecimentos tradicionais e a cultura própria do Mato do Tição vai sendo aprendida e ressignificada por uma nova geração que tem a possibilidade de viver e conviver em um lugar marcado por uma diversidade de experiências, visões de mundo e valores ancestrais vivenciados e partilhados pelo grupo. O extenso calendário festivo, a circulação nos diversos espaços do quilombo e seu entorno, as brincadeiras, a realização de tarefas domésticas bem como a participação em projetos e oficinas realizadas na comunidade permite às crianças um modo singular de viver sua infância, elaborando e reelaborando suas identidades de crianças do Mato do Tição e quilombolas; reafirmando seu pertencimento no grupo e sendo crianças com muita ludicidade e intensidade.
Alocação ótima em ativos financeiros para formação de um plano de previdência
Decisões relacionadas a alocação de recursos em um portfólio de ativos continuam a gerar um número relevante de pesquisas. Um exemplo de problema desta natureza é a formação de um portfólio para fundos de previdência. Planos de previdência com contribuições definidas são caracterizados por uma alocação constante nos primeiros períodos de contrato, seguida por uma alocação não constante conservadora nos últimos períodos. Esta pesquisa propõe um modelo de apoio a decisão que capte esta mudança de comportamento da alocação (míope para não míope) e que seja computacionalmente tratado de forma eficiente. São considerados como ativos disponíveis para investimento ações e títulos públicos. O problema é formulado via programação dinâmica estocástica, complementado com a simulação de Monte Carlo para representar o comportamento multivariado da taxa de retorno dos ativos. Geralmente, problemas deste tipo sã difíceis de solucionar, pois são dependentes de árvores de cenário, em que o número de estados cresce exponencialmente com o número de estágios. Características de funções utilidades não míopes são exploradas para sintetizar os períodos iniciais em um único período de decisão. Esta abordagem permite a representação da mudança de comportamento do investidor além de, naturalmente, reduzir o esforço computacional requerido. Para contornar a dependência da árvore de cenários, é proposta uma aproximação da função custo ótima nos períodos finais através de um modelo paramétrico. Com esta abordagem, elimina-se a necessidade de construção da árvore de cenários e uma solução satisfatória pode ser obtida dentro de limites computacionalmente tratáveis. Os resultados obtidos mostram a adequação das abordagens complementares propostas.
Proposta de padrão de não conformidades aplicadas à fiscalização de sistemas de abastecimento de água por agências reguladoras
O presente estudo teve como objetivo propor uma padronização de não conformidades aplicadas à fiscalização direta de sistemas de abastecimento de água, com base nos instrumentos normativos do setor de saneamento e na experiência de agências reguladoras de âmbito nacional. A partir da análise de checklist e resoluções normativas disponíveis nos sítios eletrônicos de três agências reguladoras - ARCE, ARSI e ARES-PCJ - e de dispositivos normativos relacionados ao saneamento, elaborou-se uma lista de itens para verificação em fiscalização direta de sistemas de abastecimento. A listagem compreende todas as unidades do sistema, desde o manancial de captação até a rede de distribuição, além de aspectos referentes à qualidade da água. Os itens abordados foram enquadrados em: (i) não conformidades; (ii) sujeitos à recomendação da agência e; (iii) de caráter informativo. O documento final apresenta uma relação de 179 itens para fiscalização de sistemas de abastecimento, sendo 80 não conformidades, 56 itens sujeitos à recomendação da agência e 43 itens de caráter informativo. Essa proposta destaca-se pela perspectiva de aprimoramento dos instrumentos de fiscalização e da atividade regulatória, visto que um dos objetivos da regulação é o estabelecimento de padrões e normas para a adequada prestação dos serviços e satisfação dos usuários. Além disso, a padronização das não conformidades permite comparações mais fidedignas entre sistemas de abastecimento a partir das deficiências identificadas em fiscalizações, de forma a possibilitar avaliação do desempenho dos prestadores de serviços e incentivar a melhoria contínua dos serviços públicos.
O desafio da comunicação nos museus universitários
Novas formas de conceber a comunicação desafiam os museus universitários a romper com o modelo hierárquico, que pressupõe uma carência de informação do visitante, em favor de uma comunicação multireferenciada, na qual novos atores e narrativas emergem na cena museal. O artigo analisa a natureza do colecionamento no âmbito das universidades, a musealização e as modalidades de comuni-cação desse patrimônio, e as alternativas que sublinham para a democratização das rela-ções dos museus com o público: a exposição de controvérsias e da dinâmica de produção de conhecimento, compreendendo processos colaborativos e de negociação, e o uso tecno-logias da informação como ferramenta para ampliar audiências e a formação de redes de pesquisadores e acervos.
Diagnóstico sanitário em suínos na micro-região homogênea - Mata de Ponte Nova, Minas Gerais, 1982
Realizou-se um estudo sobre as principais enfermidades que acometem os suínos, utilizando-se 145 animais na fase de recria e 145 matrizes, da micro-região homogênea Mata de Ponte Nova, Minas Gerais, criados em regime de confinamento. Os resultados obtidos indicaram que 28,6% dos animais distribuídos em 86,2% das propriedades estudadas possuíam oocistos de coccídios. A porcentagem de rebanhos e animais infectados por helmintos foi de 89,6% e 30,6%, respectivamente. Eperythrozoon Spp foi diagnosticado em 41,21% (12/29) das criações e em 4,13% dos animais (18/435). Os ecotoparasitos identificados foram Haematopinus Suis (13,7%) e Sarcoptes scabeivar. suis (37,9%). Em animais destas propriedades foi pesquisada a presença de anticorpos anti-brucella sp e anti-leptospira sp, por meio das provas de soroaglutinação rápida e microaglutinação respectivamente, sendo encontrados 3,4% (5/145 matrizes) positivos para Brucella sp e 5,2% (23/435 animais) para Leptospira sp
Para andar no mato a gente tem que aprender a andar de novo: análise ergonômica do trabalho do auxiliar de topografia
Os levantamentos topográficos requerem cuidados e procedimentos de segurança a serem adotados pelos profissionais da área, uma vez que o bom andamento das atividades incorre em ganho de tempo, praticidade e minimização de riscos de acidentes de trabalho. Dentro deste contexto, os aspectos ergonômicos não podem ser ignorados. Este estudo tem por objetivo realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho AET, dos auxiliares de topografia de uma empresa responsável pelo levantamento topográfico ao Longo da Linha Férrea. A AET é vista como uma necessidade contemporânea e apresenta vários tipos de demandas empresariais e sociais. Através dos resultados obtidos, apresenta-se recomendações à empresa analisada, no que diz respeito à organização do trabalho, logística e adaptações de ferramentas e equipamentos.
Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura sobre as contribuições encontradas na literatura acerca da Educação Permanente, Educação Continuada ou afins com objetivo de identificar as contribuições da Educação Permanente e da Educação Continuada para a melhoria da assistência de enfermagem em instituições desaúde brasileiras. Utilizou-se como metodologia a Revisão Integrativa, que foi realizada nas seguintes bases de dados: Lilacs e Medline. Os descritores utilizados foram:Educação continuada em enfermagem; Equipe de Enfermagem; Capacitação em serviço; Recursos humanos em Enfermagem. Inicialmente, por meio da leitura dos títulos, encontrou-se um total de 80 artigos. Destes, 17 artigos foram submetidos à leitura de resumos. Quinze artigos foram excluídos devidos um ou mais critérios denominados como de exclusão: artigos qualitativos; anteriores a 2003; não voltados para a equipe de enfermagem; artigos reflexivos e revisões de literatura. Dessa forma,restaram dois artigos que compuseram essa revisão de literatura. Destaca-se que muitos são os conhecimentos produzidos acerca dos processos de Educação Permanente, Educação Continuada ou afins. Seus conceitos são claramente distintos, porém apresentam um caráter complementar. Entretanto apesar de serem baseados em metodologias diferentes, observa-se que há conflitos ao conceituar cada um dessesprocessos educativos e observa-se certo desconhecimento e inaplicabilidade por parte dos enfermeiros de ações concretas de educação permanente e continuada baseada na pedagogia problematizada.
Análise ambiental como ferramenta para conservação de acervos: estudo de caso do Museu Arqueológico da Região de Lagoa Santa
Inserido no campo da Conservação Preventiva de Bens Culturais, este trabalho investiga as condições ambientais adequadas à exposição de objetos. Utiliza o monitoramento de temperatura e umidade relativa e a análises das camadas adjacentes ao objeto o macro ambiente, o edifício, a sala expositiva e a vitrine , como ferramentas diagnósticas. Destaca a relevância de estudos pós monitoramento, através de tabelas, interpretação gráfica, e a correlação destes resultados com as características construtivas e geográficas do local investigado. Confronta a vulnerabilidade dos objetos expostos frente aos riscos ambientais encontrados. O estudo de caso apresentado é o Museu Arqueológico da Região de Lagoa Santa, situado no Parque Estadual do Sumidouro, uma unidade de conservação federal da categoria de uso sustentável de recursos naturais a APA Carste de Lagoa Santa, em Minas Gerais, Brasil. A região é cenário de grandes pesquisas arqueológicas desde 1835, quando o naturalista dinamarquês Peter Lund explorou as redondezas. O Museu é um marco cultural na região e possui forte vínculo com comunidade local. A pesquisa avalia os parâmetros internacionais indicados nas bases teóricas como adequados à conservação de coleções, correlacionando-os com as peculiaridades do local estudado, enfatizando a necessidade estudos aplicados ao contexto geográfico brasileiro. O resultado das investigações evidenciam, principalmente, os riscos referentes à vulnerabilidade do edifício e do acervo frente a influencia da umidade relativa e temperatura, presentes no clima local. Pode-se considerar que a manutenção adequada, tanto da edificação quanto dos objetos, e o acondicionamento apropriado são essenciais à conservação do acervo do MARLS.
Perfil genotípico do HCV em portadores de hepatite C em Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
O vírus da Hepatite C (HCV), assim como outros vírus de RNA, é caracterizado pela alta heterogeneidade genômica. São identificados seis genótipos principais, que apresentam diferentes distribuições geográficas. A determinação do genótipo do HCV é essencial naprática clínica para determinar o regime terapêutico e as chances de resposta viral ao tratamento. Existem diferentes métodos de genotipagem, sendo o seqüenciamento nucleotídico do genoma do vírus o método de referência. Para fins diagnósticos, a região maisutilizada para genotipagem é a 5UTR, a mais conservada do genoma do HCV. No Brasil, os genótipos mais comuns são o 1, seguido do 3 e do 2. Todavia, a prevalência dos diferentes genótipos e subtipos varia consideravelmente dentro do país e ainda não é bem conhecida emalgumas regiões. MÉTODOS: Foi realizada análise prospectiva em 788 amostras de pacientes portadores de hepatite C crônica atendidos na rede pública em Belo Horizonte e encaminhados para testes de genotipagem ao Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPAD) da Universidade Federal de Minas Gerais, entre 2002 e 2006. Aidentificação dos genótipos do HCV foi realizada por seqüenciamento direto da região 5 UTR, seguida de análise comparativa por alinhamento das seqüências obtidas com seqüências de referência do vírus. Adicionalmente, foi realizada análise filogenética de variantes obtidas dentro de cada genótipo. RESULTADOS: Foi analisado um total de 788 amostras, das quais foi realizada genotipagem em 777 (98,6%). Foi observada prevalência de 78,4% para o genótipo 1 (1b, 40,4%; 1a, 37.5% e 1a/b, 0.5%), seguido pelo genótipo 3a (17,9%) e pelo 2b(3,1%). Foram identificadas três amostras (0,4%) com o genótipo 2a/c e duas amostras (0,2%) com o genótipo 4. A análise filogenética mostrou a segregação esperada das seqüências obtidas junto às seqüências de referência para os genótipos1, 2, 3 e 4. No genótipo 1, a maioria das seqüências se agrupou como esperado e duas segregaram separadamente. As duas seqüências obtidas do genótipo 4 apresentaram maior similaridade com o subtipo 4t. CONCLUSÕES: Este estudo contribuiu para confirmar o desempenho do método degenotipagem do HCV utilizado no laboratório do NUPAD UFMG. A metodologia utilizada mostrou boa eficácia, com 98,6% de amostras seqüenciadas e genotipadas. A alta prevalência do genótipo 1 (78,4%) encontrada na população de Belo Horizonte é semelhante à járeportada em outras cidades, como Rio de Janeiro, mas superior à encontrada em São Paulo e no sul do país. A análise filogenética comprovou que a metodologia utilizada para a genotipagem do vírus permitiu discriminar com eficácia os genótipos 1, 2 e 3, os maisfreqüentes na nossa população, assim como também os isolados do genótipo 4. O achado de seqüências atípicas para a região 5UTR estudada e de mutações não descritas ou pouco freqüentes em diversas amostras sugere a possível existência de novos subtipos do vírus na nossa população. A classificação precisa destes isolados ou de genótipos pouco freqüentes no Brasil requer o seqüenciamento nucleotídico de outras regiões mais informativas do genoma do vírus. Os resultados apresentados nesta investigação mostram em detalhe o perfil genotípico do HCV em pacientes portadores de hepatite C crônica em Belo Horizonte e reforçam a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre as características e a diversidade genômica do HCV no Brasil.
Coagulação da água da represa Vargem das Flores visando tratamento por filtração direta
No presente trabalho fez-se uma comparação do desempenho dos coagulantes cloreto férrico, sulfato de alumínio, sulfato férrico e hidróxi-cloreto de alumínio, isoladamente ou combinados com polímeros catiônicos, na redução da cor aparente, turbidez e fitoplânctonvisando ao tratamento por filtração direta descendente. O estudo de tratabilidade foi realizado com a água afluente a uma estação de tratamento de água (ETA) que trata em média 1.000 L/s por meio da filtração direta descendente, onde a coagulação com sulfato de alumínio é precedida da cloração, sem ajuste do pH de coagulação. O sulfato de alumínio é utilizado como coagulante com dosagens usualmente acima do recomendado para emprego da filtração direta, o que vem contribuindo para que as carreiras de filtração sejam curtas cerca de16 horas. Foram realizados ensaios de bancada, ensaios para medição do potencial zeta, contagem de fitoplâncton e ensaios em escala piloto para simular a duração da carreira de filtração na ETA. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar se o ajuste do pH de coagulação, a escolha do tipo de coagulante e o emprego de polímero possibilitariam reduzir a dosagem de coagulante a valores mais compatíveis com o recomendado para a utilização da filtração direta descendente. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir quetodos os coagulantes testados em escala de bancada, em dosagens compatíveis para o emprego da filtração direta, possibilitaram valores de turbidez e de cor aparente remanescentes em acordo com a Portaria nº 518/2004. Tanto o sulfato de alumínio quanto o PACl 10,6% Al2O3, ambos testados em escala piloto, possibilitaram o atendimento a Portaria citada. Não houve diferença significativa, considerando um nível de significância de 5%, entre os coagulantes testados em escala de bancada e os testados em escala piloto quanto à remoção de turbidez e de cor aparente. Na simulação de duração da carreira de filtração daETA, utilizando o filtro piloto, obteve-se uma duração da carreira de filtração de 25 horas, ou seja, superior aos valores observados atualmente na ETA, o que sugere que o meio filtrante utilizado na ETA não seja adequado.
Sobre a geometria dos conjuntos críticos de operadores diferenciais de primeira ordem
O objetivo deste trabalho é dar uma caracterização do conjunto crítico do primeiro F operador diferencial de ordem (u) = + U 'f (u), com domínio no espaço de Banach das funções contínuas periódicas e derivados de periódicos e tendo valor no espaço de Banach contínua periódicafunções, onde f é uma não-linearidade genéricos. Nós mostramos que a mudança global de variáveis em ambos domínio e imagem se transforma o operador em um simples formulário normal. No caso especial f (u) = u2, mostramos que todos os pontos críticos são dobras.
Amizade, friendship e freundschaft: especificidades culturais de construções metafóricas utilizadas por participantes de comunidades virtuais para falar de amizade
Com estetrabalho de pesquisa, propõe-se uma comparação da maneira como participantes de comunidades virtuais veiculadas em português, inglês e alemão falam sobre o tema amizade, principalmente quanto às metáforas que utilizam.Propôs-se tal comparação, pois em culturas diferentes, seja cultura nacional ou grupo social, fala-se não apenas em uma língua diferente, como também de uma maneira diferente (SAPIR, 1949; WHORF, 1956; KÖVECSES, 2000; WIERZBICKA, 2003). Para este propósito,considerou-se as seguintes comunidades virtuais: Yahoo!e LinkedIn. Na comunidade Yahoo!, buscou-se por perguntas sobre o tema amizade no Yahoo! Respostas, Answers (em inglês) eClever (em alemão). Na comunidade LinkedIn, buscou-se por perguntas sobre o tema nos fóruns de discussão em cada uma das três línguas. Considerando-se que o tema em questão, amizade, pode ser descrito tanto como sentimento quanto como relacionamento (HOUAISS, 2001),foram analisadas as expressões metafóricas encontradas nosdados, pois quando se fala de sentimentos, emoções ou relacionamentos, utiliza-se com frequência uma linguagem metafórica (KÖVECSES, 2000, p. 4). Assim sendo, este estudo foi realizado seguindo a hipótese de que, além das metáforas similares que serão encontradas em cada um dosgrupos de dados, haveria algumas encontradas nos dados em português que não teriam correspondência nos dados em alemão ou em inglês e vice-versa, e também que algumas expressões seriam utilizadas com maior frequência em uma língua e menor em outra(s).Estas características podem ser observadas na análise e comparação dos dados. A partir dessa comparação, foram elaboradas, utilizando a Natural SemanticMetalanguage, NSM, 1 definições deamizade,friendship e Freundschaft, aplicáveis cada uma ao seu respectivo contexto (comunidade virtual veiculada em determinada língua). Em tais definições, fez-se uma tentativa de salientar as especificidades culturais de cada um dos contextos mencionados.
Políticas de esporte e lazer nas universidades federais de Minas Gerais: um olhar sobre as associações atléticas acadêmicas
A presente pesquisa advém de uma experiência pessoal em gestão do esporte e lazer universitário e, objetiva compreender o papel que as Associações Atléticas Acadêmicas (AAA’s), presentes nas universidades federais do estado de Minas Gerais, assumem na organização e no desenvolvimento do esporte e lazer dentro de suas instituições. Por meio da análise quantitativa e qualitativa, contatou-se 107 associações das quais, 62 participaram da pesquisa. Os achados indicam que as AAA’s prezam, não só pelo desenvolvimento e representação do desporto universitário, como também, pela integração de toda a comunidade acadêmica, através de eventos sociais e culturais.Assumindo assim, um papel fundamental na reivindicação e incentivo ao desenvolvimento de políticas de esporte e lazer nas universidades federais de Minas Gerais.
2022
Brisa de Assis Pereira Luciano Pereira da Silva
Os limites da razão na formação das decisões jurídicas: a relação entre Direito e Moral revisitada à luz das novas teorias cognitivas sobre a formação do julgamento moral
A tese revisita a relação entre Direito e Moral, objeto de estudo recorrente nas Ciências Jurídicas. Embora sejam muitos os esforços teóricos para emancipar o Direito da Moral, a hipótese principal defendida aqui é que, à luz das teorias mais modernas sobre a cognição humana, o Direito está inexoravelmente entrelaçado à Moral, já que não é possível desligar a resposta cognitiva intuitiva diante de questões moralizadas. Essa conclusão pode ser sustentada dentro da perspectiva da Consiliência, programa de pesquisa que propõe uma síntese entre todos os ramos do conhecimento para compreender o comportamento humano. Isso alinha não só os métodos de investigação jurídicos tradicionais (cuja interlocução usual ocorre com a Filosofia, Política, às vezes com a Economia, Psicologia, ou com as Letras, ou seja, área das Humanidades e das Ciências Sociais), mas também com outros campos do conhecimento com os quais a interlocução não é tão evidente: as Neurociências, a Biologia, a Primatologia, Medicina, Ciências Computacionais. Parte-se do princípio que, para conhecer o comportamento humano, fronteiras disciplinares são um obstáculo a ser superado e essa foi o principal objetivo aqui. Muitos são os problemas abertos por tipo de investigação; dentre eles, optou-se por testar a possibilidade de se realizarem julgamentos racionais puros, particularmente em questões moralizadas, já que decisões racionas a Razão passou a ser um ideal perseguido pelas Ciências Jurídicas. A resposta a que se chega, pela via das Ciências Cognitivas, é que esse julgamento racional puro é uma simplificação grosseira da complexidade mental necessária para que se chegue a uma decisão: em resumo, um mito. Para tanto, foram recuperadas as ideias de que existem duas mentes (talvez o modelo mais psicológico mais antigo e resiliente que se tem na história das ideias). Em sua apresentação contemporânea, as Ciências Cognitivas operam dentro de um paradigma em que existem dois modos de pensar: um modo de pensar é rápido e automático (baseado em vieses, heurísticas, intuições e primeiras impressões), chamado Sistema 1, e o segundo é lento e deliberativo (baseado em reflexões frias), chamado Sistema 2. A relação entre essas duas formas de pensar ocupa largamente as pesquisas das Ciências Cognitivas. Embora não exista um consenso, em um aspecto, a maior parte dos pesquisadores parece concordar: o ser humano normal não realiza julgamentos racionais puros. O objetivo da tese é, então, explorar as consequências jurídicas desse novo paradigma
Mobilização de saberes docentes de uma professora pedagoga nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de interações discursivas em aulas de Ciências
Esta pesquisa investiga como uma professora pedagoga com pouca experiência no Ensino de Ciências da Natureza (ECN) mobilizou saberes docentes de professora alfabetizadora para o ECN em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. A partir de elementos da perspectiva etnográfica e dos estudos do discurso, analisamos registros em vídeo de um banco de dados composto por de aulas de uma turma do primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino fundamental que foi acompanhada em aulas de Português e de Ciências ao longo de três anos. Concentramos nossas análises no primeiro semestre de aulas,já que este seria o momento em que se inicia a alfabetização e o letramento das crianças naquela escola e começa sua introdução nas Ciências. Por conseguinte, este período possibilitou descrever as ações da docente e descrever a mobilização de saberes para o ECN. A partir de análises preliminares dos vídeos e de discussões na literatura dos campos da formação docente e da análise do discurso de sala de aula, construímos três eixos analíticos que refletem peculiaridades da prática da docente em relação a: como a professora lida com a dúvida e com a possibilidade de múltiplas respostas; como a professora mobiliza a fala de seus estudantes em uma discussão; e como a professora lida com o erro e os acertos de seus alunos. Para analisar as ações da professora em relação a estes eixos, construímos casos expressivos em aulas de Português e de Ciências que tornam conspícuas as relações teóricasexistentes entre suas ações e a mobilização de saberes docentes para o ECN. Ao contrastarmos as ações da docente em aulas das duas disciplinas identificamos ações da professora que evidenciam continuidades e rupturas em relação a sua prática em Português eCiências. Nossos dados evidenciam o que a docente sabia e conseguia realizar nas aulas de Ciências, contrapondo uma perspectiva que enfatiza limitações destes profissionais no ECN. Nossos resultados indicam a importância de novas iniciativas que busquem compreender oque efetivamente as pedagogas sabem e como este saber possibilita ou não o ECN. Portanto, podem fornecer subsídios para inciativas de formação inicial e continuada de professores.
Desenvolvimento de um protótipo para avaliação objetiva da força dos lábios humanos
A avaliação da força dos lábios humanos é realizada de modo rotineiro na clínica fonoaudiológica. Atualmente é realizada de forma subjetiva, ou seja, é dependente da experiência clínica do profissional avaliador, pois não há métodos objetivos para se quantificar esta força. A importância de conhecer esta força está no fato que alterações na estrutura labial geram modificações nos padrões corretos de diversas funções, como a fala, a mastigação e a deglutição, bem como no correto alinhamento dentário. O objetivo deste estudo foi desenvolver um protótipo para medição objetiva da força labial que possa complementar a avaliação subjetiva realizada atualmente por fonoaudiólogos. Para isto foidesenvolvido um sistema de medida composto por um sensor intralabial, acoplado mecanicamente a um transdutor de força, do tipo célula de carga, que gera um sinal analógico em tensão, que devidamente tratado, é transmitido, processado e armazenado em meio digital. Foram avaliadas 20 mulheres, de 20 a 28 anos, que apresentaram tensão adequada de lábios na avaliação clínica subjetiva e não possuíam história pregressa de alterações nas estruturas efunções do sistema sensório motor oral, bem como qualquer alteração dentária. Realizou-se três medições para cada sujeito, com tempo de 10 segundos para cada teste e intervalo de dois minutos entre as medições. Os resultados encontrados mostraram alto coeficiente de variação na análise dos valores médios obtidos nos três testes de cada participante. Esta variação foi significativamente menor quando a análise se restringiu os valores obtidos apenas no teste 2, o que sugere a interferência do fator aprendizado no primeiro momento de medição e o cansaço muscular no terceiro. Mediante a análise intersujeitos, novamente observou-se grande dispersão dos valores medidos. Neste estudo foi apresentado o desenvolvimento de um sistema de medição que conseguiu representar a avaliação da força dos lábios do modo como pode ser realizada atualmente, porém com dados quantitativos. Observou-se também um perfil de força que apresenta pequena variação ao longo do tempo de medição e ausência de pontos notáveis que possam definir uma configuração única para a curva força x tempo, tais como pico de explosão de força ou decaimento. Enfatiza-se a importância do desenvolvimento de métodos quantitativos para medição das forças orais, os quais auxiliarão o profissional fonoaudiólogo a mensurar a evolução terapêutica, bem como facilitar a comunicação dos diversos profissionais que possam estar envolvidos no tratamento de um mesmo paciente.
Enquadramentos da injustiça: conflitos morais e éticos na narrativa de Vai fazer o quê?
O objetivo desta dissertação é investigar o programa Vai fazer o quê? (Fantástico/TV Globo) e a forma como ele se posiciona e que ética valoriza ao tratar de conflitos sociais e morais do cotidiano dos sujeitos comuns. Para essa investigação, realizamos uma análise de enquadramento (MENDONÇA; SIMÕES, 2012; BATESON, 1998; GOFFMAN, 1974), para compreender que normas e valores são convocados dentro de quatro episódios do programa, tanto pelos participantes da cena, quanto pelo apresentador e pela própria narrativa construída no Vai fazer o quê?. A análise demonstrou que, enquanto o programa celebra um modelo de cidadania, civismo ou comunitarismo baseado no valor da solidariedade, no agir moral e no sacrifício diante do Outro injustiçado, ele também acaba, por vezes, sendo condescendente com os discursos ideológicos que garantem a manutenção de certas injustiças sociais no contexto sociocultural brasileiro. Notamos também que os valores do individualismo e da privacidade parecem estar corporificados em muitos dos discursos ideológicos do senso comum que favorecem a reprodução de relações injustas em nossa sociedade. Por fim, compreendemos que, para uma sociedade mais próxima da política do bem comum (SANDEL, 2009), é fundamental a existência de uma mídia mais responsável em suas mediações e uma cidadania crítica diante das representações que circulam em nossa sociedade
Estratégias e metodologias de incentivo ao letramento literário em turmas de alfabetização
Caminhando na perspectiva do letramento literário e acreditando na leitura como instrumento de interação, este trabalho vem descrever metodologias e aplicações de estratégias literárias com o intuito de promover o gosto e apreciação por livros literários em turmas do primeiro ciclo do ensino fundamental. Ele foi fruto de uma atividade didático-pedagógica bem sucedida. Buscou-se aplicar diversas práticas envolvendo o letramento literário em turmas de alfabetização, visando despertar nos alunos o prazer pela leitura literária. Para execução do projeto, investigou-se o surgimento da literatura infantil, mudanças ocorridas em sua história e a literatura nos dias atuais. Fez-se um estudo de metodologias já aplicadas em diversos círculos de leitura e possíveis adaptações ao letramento literário escolar. Após a pesquisa, várias atividades foram realizadas e vivenciadas no cotidiano da escola. Os registros foram coletados com observação e intervenção feitas durante as aulas de literatura e de língua portuguesa. O estudo buscou aproximar os alunos de um mundo leitor de forma agradável, prazerosa, contribuindo para a formação do leitor autônomo e para um bom êxito da aprendizagem.
A gestão democrática e a construção coletiva do PPP
Este trabalho tem como objetivo principal a reflexão e discussão sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico PPP de forma coletiva, analisando, assim a consolidação da gestão democrática, rompendo com paradigmas de autoritarismo e desmandos na escola. Esta reflexão teve como centro das observações a escola Cemei Alexandre Bernardes Primo, localizada no centro da cidade de Lagoa da Prata, Minas Gerais e foi objeto de análise todos os segmentos escolares da mesma. O que resultou em um processo de busca pela construção coletiva do Projeto Político Pedagógico PPP. Tentou-se, principalmente, destacar a necessidade e importância de sua construção coletiva, onde envolva escola e comunidade, buscando o bem comum, através de debates, reflexões e decisões de forma democrática e participativa.
Efeitos do aquecimento muscular ativo sobre o desempenho de sprints repetidos em cicloergômetro em diferentes períodos do dia
As variações diurnas das temperaturas corporais juntamente com as alterações promovidas pelo aquecimento muscular ativo podem influenciar o desempenho de exercícios de curta duração. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito da TMUSC e do horário do dia sobre o desempenho (potência máxima, potência média, número de giros e índice de redução de potência) e sobre as variáveis fisiológicas durante sprints repetidos (SRs). Doze voluntários realizaram 4 procotolos de SRs, 2 no horário da manhã (7:00 09:00) e dois a tarde (17:00 19:00) em ordem aleatória, separados por 72 h. Durante a situação experimental cada voluntário realizou um aquecimento muscular ativo com duração de 10 min (50% da PMÁX) seguido de 10 sprints de 6 segundos, com recuperação de 30 s entre o sprints, e um período de recuperação igual a 60 min. Os resultados indicam que o desempenho de PMÁX, PMÉD e NGIROS durante o primeiro sprint, foi maior com aquecimento em relação ao repouso (5,8% 6,1% e 4,9% respectivamente) e maior no horário da tarde comparado com o horário da manhã (3,0%, 2,4% 3,2% respectivamente). Não foram observadas diferenças no índice de redução de potência. Foi observado um efeito positivo do aquecimento sobre os 10 SRs, sendo que o desempenho de PMÁX, PMÉD e NGIROS foi maior com aquecimento em relação ao repouso (5,5% 2,2% e 2,8% respectivamente) sem diferenças no Índice de redução de potência. O aquecimento muscular ativo gerou aumentos na TMUSC (2,5°C), TINT (0,1°C), frequência cardíaca (FC) e percepção subjetiva do esforço (PSE), diminuição da TPELE e não afetou a concentração de lactato [Lac]. Esses fatores em conjunto contribuíram para a melhora do desempenho nos diferentes horários do dia. Os SRS também diminuíram a TPELE e elevaram a TMUSC, TINT, FC, PSE e [Lac]. Apesar da TMUSC e da TINT já estarem mais elevadas no horário da tarde, a elevação destas temperaturas após o aquecimento muscular ativo foi semelhante nos horários avaliados, mostrando assim que o protocolo de aquecimento adotado foi capaz de promover alterações semelhantes na TMUSC e TINT e melhorou o desempenho no primeiro sprint, além de ter sido eficiente em manter o desempenho elevado ao longo dos 10 SRs. Isso sugere o aquecimento muscular ativo induz efeitos que vão além dos obtidos ao longo do dia, através do aquecimento passivo que a musculatura é submetida.