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Lacunas, alternativas e desafios vivenciados pelos jovens da Comunidade de Capoeirão Ibiassucê Ba
Este trabalho consiste no resultado da pesquisa realizada com jovens da Comunidade rural de Capoeirão, município de Ibiassucê Bahia, onde o tema central é a questão das políticas públicas de juventude rural e o protagonismo dos jovens na realidade em que vivem. Para tanto se analisa conceitos de juventude, de políticas públicas de juventudes e como os jovens têm lidado com a realidade decorrente da situação das políticas públicas no universo em que vivem. O trabalho buscou valorizar as percepções dos próprios sujeitos investigados, e a partir delas, levantar algumas reflexões sobre a realidade investigada.
2022-12-06T15:45:59Z
Alideia Oliveira Rodrigues
Afetividade na Educação Infantil: o entendimento do educador sobre afetividade na educação infantil
Este trabalho tem como tema o entendimento do professor ou educador sobre afetividade na educação infantil. Indagamos, centralmente, se não teria uma relação entre o entendimento dos professores sobre como se dão estas relações afetivas e a forma como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem nas crianças. Vários autores discutem sobre afetividade, mas não abordam o tema a partir do entendimento dos educadores sobre esse fenômeno, por isso justifica-se essa pesquisa. Portanto, esse trabalho tem como objetivo geral identificar qual o entendimento dos educadores sobre a importância da afetividade na educação infantil, e as suas práticas, decorrentes deste entendimento como importantes elementos para mudanças no comportamento das crianças. Esta pesquisa foi fundamentada nas bases teóricas de autores como Wallon (1995), Almeida (1999), Dantas (l995), pois neles encontramos a discussão sobre as relações afetivas entre os educadores e as suas crianças. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal em Ribeirão das Neves, que atende em dois turnos, crianças entre quatro e seis anos, provenientes de realidades socioeconômica e culturalmente diversificadas. Foi desenvolvido um estudo de caso, a partir de observações em sala de aula dessa criança e um questionário estruturado, que foi respondido por algumas professoras da educação infantil, o que nos orientou para a realização também de uma intervenção, no formato de grupo de reflexão com todos as professoras. Os resultados dessa pesquisa apontam para a importância do entendimento do professor das manifestações das crianças, como singulares e próprias de cada uma delas. Ou seja, cabe a cada professor, a frente destas manifestações, fazerem suas intervenções não somente diante dos sentimentos das crianças, considerando-as apenas como alunos, mas também como sujeitos únicos, em seu processo de constituição de subjetividade. Por isso, como conclusão deste trabalho, podemos afirmar que o entendimento do educador sobre afetividade pode levá-lo a sentir e viver essa afetividade, o que amplia o olhar e a escuta na tentativa de capturar na expressão e na comunicação das crianças as dificuldades e possibilidades que expressam para a ação do aprender.
2022-12-06T15:45:59Z
Dirlene Raquel Felipe de Oliveira
Decisões administrativas e subjetividade do trabalhador: uma análise a partir da visão dos alunos da pós-graduação de Gestão Estratégica da UFMG
O presente estudo pretendeu investigar a relação entre a tomada de decisão na organização e a subjetividade do trabalhador, buscando compreender de que forma algumas decisões organizacionais podem afetar no desempenho dos profissionais envolvidos. Para alcançar este objetivo, foi realizada a aplicação de um questionário para os alunos da Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), das ênfases de Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios, com perguntasque especificavam o nível de concordância com a afirmação, que podia ser uma resposta negativa ou positiva a cada pergunta. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a tomada de decisão é fator preponderante para influência no desempenho profissional e também na vida pessoal. Tais fatores são reforçados principalmente pela centralização da decisão e falta de autonomia. Os comportamentos adotados pela organização influenciam no envolvimento da pessoanão apenas com relação a realização do trabalho, mas também com as práticas de gestão adotadas.
2022-12-06T15:45:59Z
João Paulo de Souza Lacerda
Clima organizacional em uma instituição escolar: um estudo de caso no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
Muitas transformações ocorreram nas últimas décadas em relação à dinâmica das organizações e suas preocupações. O olhar sobre o trabalhador tem aumentado, e a percepção que este tem sobre o seu ambiente de trabalho têm se tornado um fator extremamente importante para as organizações, pois, a qualidade do ambiente de trabalho influencia diretamente a satisfação e a motivação dos funcionários.
2022-12-06T15:45:59Z
Felicia Maria Pereira dos Santos
"Tanto por ser mulher, quanto por ser estrangeira" : lutas por reconhecimento e formas de resistência de mulheres migrantes no Brasil
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Associação entre capacidade funcional e fatores sociodemográficos, econômicos e de condições de saúde em idosos comunitários de Belo Horizonte (MG), Barueri (SP), Santa Cruz (RN): estudo da rede fibra
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial de grande intensidade na população brasileira. Dentre os principais comprometimentos advindos do envelhecimento com multimorbidades está a incapacidade funcional. Trata-se de uma condição multifatorial de desfechos adversos que podem ser influenciados por fatores ambientais e pessoais. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre as atividades instrumentais da vida diária (AIVD) e fatores sociodemográficos, econômicos e condições de saúde em idosos comunitários das cidades de Belo Horizonte, Barueri e Santa Cruz, no âmbito dos dados da Rede FIBRA (Rede de Estudos de Fragilidade em Idosos Brasileiros) obtidos do pólo UFMG. A amostra foi composta por 1334 idosos, com 65 anos ou mais, sem déficits cognitivos e capazes de deambular de forma independente. A capacidade funcional foi avaliada pelos itens da escala de Lawton para AIVD. As variáveis independentes foram avaliadas a partir do inquérito multidimensional padronizado pela rede FIBRA, agrupadas em dois blocos investigativos: das variáveis sociodemográficos e econômicas; das variáveis referentes às condições de saúde. Análise descritiva foi realizada por meio de medidas de tendência central e dispersão para as variáveis contínuas, frequência absoluta (n) e relativa (%) para as variáveis categóricas para a caracterização da amostra. Em seguida, foi aplicada análise, pelo teste qui-quadrado de Pearson. As variáveis com valor de p< 0,05 foram incluídas nos modelos de regressão logística binária. A maior parte da amostra foi considerada independente em AIVD com média de 81% de independência para cada AIVD investigada. A amostra foi composta em sua maioria por mulheres (64,17%; n=856), com média de idade de 73,36 ±6,35 anos, sendo a maioria na faixa etária de 65 a 74 anos de idade, morando sozinhos, de baixa escolaridade e com doenças crônicas. Em relação à distribuição de frequência de comprometimento na realização de cada AIVD identificamos que em torno de 20% dos idosos tinham alguma dificuldade para usar telefone, usar transporte, manejar medicamentos e dinheiro, fazer compras, realizar tarefas domésticas e preparar alimentos. A regressão logística identificou que as mulheres têm maiores chances de apresentar dependência nas AIVD do que os homens, bem como os idosos mais idosos (85 e mais), os que tinham mais multimorbidades e os que avaliaram sua saúde como ruim ou muito ruim. Ao analisar cada AIVD do instrumento separadamente, ao invés de um escore sumarizado, o presente estudo trouxe uma vantagem analítica à temática, contribuindo para entender as associações entre as variáveis dependentes escolhidas e os desfechos medidos de forma intrínseca, o que amplifica as evidências já encontradas. Outro aspecto que contribui para o avanço do conhecimento, é a estratificação da amostra em grupos de idosos mais jovens e mais idosos, o que possibilitou demonstrar que o avanço da idade é um fator relevante associado à incapacidade funcional e que deve ser considerado nas abordagens de desfechos de saúde dos idosos. Estes dados podem contribuir para o estabelecimento de ações terapêuticas e políticas públicas para aprimorar o manejo e prevenção de incapacidade em idosos.
2022-12-06T15:45:59Z
Ana Cisalpino Pinheiro
A dupla instância do bem integrado: análise dos critérios de restauração sob a ótica das artes e da arquiteturasobre o ornamento aplicado
O estudo trata dos critérios de restauração para os Bens Integrados. Para tanto, foi feita uma revisão dos diferentes contextos históricos nos séculos XVIII, XIX e XX, e suas conseqüentes influências na arquitetura e nas artes. É também feita uma revisão nos critérios de restauração, onde se verifica a evolução do pensamento neste campo e as divergências entre vários critérios. Por fim, o estudo propõe a verificação de uma instância arquitetônica para o restauro dos Bens Integrados, no qual estes seriam avaliados não somente como obra de arte ou como parte de uma edificação, mas fundamentalmente uma expressão integrada de arquitetura e arte, onde a alteração em uma influencia a outra.
2022-12-06T15:45:59Z
Maria Angela Reis de Castro
Da relevância dos casos do desarmamento nuclear perante a Corte Internacional de Justiça
Este trabalho visa determinar se a decisão da Corte Internacional de Justiça sobre as objeções preliminares nos casos do Desarmamento Nuclear oferece outras contribuições além da questão da existência de uma controvérsia. A tese geral sustentada é que essas contribuições existem e são, pelo menos, três. Por primeiro, o fato de que a Corte revisitou e reafirmou alguns princípios básicos relativos a armas nucleares. Em segundo lugar, argumenta-se que o julgamento serviu, igualmente, para dar reconhecimento à causa nuclear da República das Ilhas Marshall e para reconhecer “o sofrimento que seu povo suportou”. Por fim, algumas questões processuais serão examinadas, principalmente aquelas não resolvidas pela Corte como a questão do princípio do Ouro Monetário e a ausência de um efeito prático do julgamento. Essas questões permanecem em aberto, embora tenham sido objeto de análise de alguns juízes em suas opiniões individuais. Ao tratar desses três pontos, conclui-se que o julgamento oferece elementos de reflexão que vão além da questão do que é uma controvérsia e contribui, em pelo menos três aspectos distintos, para o debate jurídico internacional.
Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
Este estudo investigou o papel dos gestores junto ao Projeto Político-Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as implicações da formação docente em sua prática. O desenvolvimento desta análise se deu no período entre 2006 e 2008. Para tanto, tal pesquisa esteve concentrada nos aspectos relacionados aos modos de atuação dos gestores escolares na construção e na implementação do Projeto Político-Pedagógico escolar, através da identificação dos desafios, dilemas e estratégias das gestões por eles desenvolvidas, no contexto da Escola Plural da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. A metodologia utilizada foi composta por questionário semi- aberto (para caracterização dos sujeitos da pesquisa de duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde há turmas de EJA em funcionamento); além de ter sido, também, composta por observação e análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas onde os gestores pesquisados trabalhavam, como também se compôs do recurso da entrevista. O desenvolvimento dessa investigação está sustentado na idéia de que o Projeto Político-Pedagógico é um espaço de alteridade, de vivências e de aprendizagens, capaz de trazer substantiva significação e relevância ao contexto dos processos formativos da EJA, constituindo-se, ainda, como um espaço que guarda em si tanto a potencialidade emancipatória quanto a regulatória. Corroborando os princípios da Educação Popular, como fundamentos demandados pela prática educativa na EJA, esta pesquisa dialoga com os processos de formação docente, no que se refere às suas demandas e perspectivas, no intuito de destacar o papel dos gestores como sujeitos capazes de potencializar experiências educativas significativas na área, de fomentar a interlocução entre a EJA e suas raízes históricas de constituição e, finalmente, de ampliar os sentidos da escola e da formação escolarizada para os alunos e professores da EJA. Por fim, esta análise sinaliza como possibilidade e como estratégia de gestão o estabelecimento de parcerias firmadas entre escolas e universidade.
2022-12-06T15:45:59Z
Cristiane Fernanda Xavier
Dinâmica da transmissão da leishmaniose visceral em umacoorte de cães em Juatuba-MG, de 2010 a 2011
Objetivou-se estudar a dinâmica de transmissão da leishmaniose visceral (LV) em uma coorte prospectiva de cães em Juatuba, entre 2010 e 2011, para verificar a incidência e fatores associados à infecção por Leishmania infantum. Foi feito um estudo observacional e prospectivo de coorte fechada por meio de análise sorológica em cães selecionados aleatoriamente em todo o município, com acompanhamento semestral dos resultados soronegativo e indeterminado na Imunofluorescência Indireta (IFI). Usou-se questionário semiestruturado junto aos proprietários de cães para avaliação da soroconversão e fatores determinantes à essa, por meio da regressão logística. Foram feitas análises parasitológica e molecular com caracterização da espécie de Leishmania dos fragmentos obtidos na necropsia. O coeficiente de incidência canina foi de 206/1000cães.ano (IC: 178 238), e foi identificado cluster em área com elevada concentração de cães positivos, mas com baixa densidade populacional canina. A variável cão de grande porte foi identificada como fator de risco e as variáveis idade do cão superior a 4 anos, limpeza diária do peridomicílio e melhores condições socioeconômicas como fatores de proteção. A maioria dos cães era assintomática e dentre os sintomáticos a IFI apresentou título predominante no ponto de corte. Foram caracterizadas L. amazonensis e L. infantum em cães com comprometimento visceral, o que demanda melhor entendimento da epidemiologia das leishmanioses. A infecção está ocorrendo em curto período de tempo e com ampla distribuição em Juatuba.
2022-12-06T15:45:59Z
Eliane Goncalves Paiva Lopes
A retórica de Platão em cena: crítica filosófica e refutação no Fedro
Esta tese analisa o Fedro, tomando como fio condutor a reflexão filosófica sobre a retórica, compreendida como encenação dramática de discursos antagônicos sobre o amor, na primeira parte do diálogo, e como reflexão sobre a persuasão, na segunda parte. O pressuposto principal é a confluência entre forma e conteúdo, ou seja, entre os diferentes mecanismos retóricos e discursivos utilizados e a prática da refutação propriamente dita. Por um lado, a palinódia socrática é um exemplo (parádeigma) de boa retórica, pois fornece definições, leva em conta seu auditório específico, é psicagógica, faz uso da dialética e dirige-se a um outro lógos, visando refutá-lo. Por outro lado, o lógos de Lísias é apresentado como um modelo discursivo equivocado, pois falha no fornecimento de definições, ainda recorre às práticas do elogio e da censura, e não à investigação definicional do amor, é repetitivo e não estabelece uma relação dialética entre as partes e o todo, ou seja, não é orgânico. A tese articula essas duas perspectivas, defendendo que os bons discursos, segundo a retórica dialética platônica, são aqueles que assumem a tarefa de refutar e de estarem, eles mesmos, abertos à refutação. A refutação, compreendida tanto como característica dos discursos filosóficos, quanto como efeito da psicagogia, é o núcleo que articula a encenação dramática à argumentação propositiva. Há, finalmente, no Fedro, uma refutação indireta e irônica, que visa a retórica de Isócrates, e que demonstra a diferença a partir da qual Platão elabora sua crítica à retórica estabelecida.
2022-12-06T15:45:59Z
Venuncia Emilia Coelho
Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde
O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da Educação à Distância para a capacitação dos profissionais da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca de artigos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores: Educação à Distância, Pessoal de Saúde e Capacitação Profissional. Foram relacionados artigos publicados no período de 2004 a 2013, nos idiomas português ou espanhol, sendo selecionados 22 artigos para análise. Diante dos achados, foi possível perceber que a Educação à Distância viabiliza o acesso ao aprendizado e apresenta contribuiçõessignificativas para a capacitação dos profissionais da saúde como: Metodologia Inovadora, por meio da transformação dos métodos de ensino com utilização de tecnologias; Construção do conhecimento, otimizando a formação adequada dos profissionais; Facilitadora daEducação Permanente, sendo forte o auxílio no apoio do desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde; Flexibilidade e Aprendizado colaborativo, ao propiciar tempo necessário para dominar o conteúdo a partir do seu ritmo de aprendizado, necessidade,capacidade e disponibilidade de tempo. A maioria dos profissionais de saúde que escolhe essa modalidade de ensino pode se tornar sujeito ativo de sua aprendizagem, com autonomia para definir horários, escolha de acesso aos recursos tecnológicos disponíveis, sendo esta uma modalidade de ensino dinâmica, que estimula o indivíduo à interação. O sucesso das experiências de aprendizagem em Educação à Distância contribuem para a efetividade das ações educacionais reflexivas em relação à realidade dos serviços de saúde.
2022-12-06T15:45:59Z
Miria Cleia Lopes Borges
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
O estudo da música popular brasileira e dos processos que envolvem sua aprendizagem e performance estão entre as tendências mais recentes e relevantes da pesquisa acadêmica. Entre os cantores populares, uma as principais ferramentas, tanto de ensino quanto autoaprendizagem, é a modelagem baseada em performances consolidadas de outros artistas. Mesmo após sua morte, Elis Regina (1945-1982) continua sendo considerada um dos mais importantes referenciais na interpretação da música brasileira, tanto do ponto de vista técnico-musical quanto cênico. A partir de duas gravações audiovisuais de Elis Regina para a canção Alô, alô, marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o presente estudo investigou as relações entre texto, música e cena na performance da cantora à luz de (1) oito princípios do ator, diretor de teatro, pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), selecionados entre os princípios propostos no seu sistema para a atuação do ator e (2) conceitos-chave oriundos da análise do discurso e relações intertextuais. Observou-se uma imbricação entre elementos da performance da música popular e do teatro na construção e ressignificação de possíveis sentidos inerentes à canção, possibilitando caminhos para a construção e consolidação de performances bem fundamentadas do cantor de música popular.
2022-12-06T15:45:59Z
Deniele Naiara Perotti Mello
Epidemiologia das lesões fibro-ósseas benignas dos maxilares
As lesões fibro-ósseas benignas (LFOBs) são condições raras caracterizadas pelo desenvolvimento de doenças neoplásicas, reativas ou displásicas, nas quais o osso normal é substituído por tecido conjuntivo composto por colágeno, fibroblastos e diferentes materiais mineralizados semelhantes ao osso ou cemento. Os principaistipos são: displasia fibrosa (DF): monostótica (DFM) ou poliostótica (DFP); displasia óssea (DO): periapical (DOP), focal (DOFoc) ou florida (DOFlor); e o fibroma ossificante (FO): convencional (FOC) ou juvenil (FOJ). O objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico das LFOBs dos maxilares diagnosticados no serviço de referência em Patologia, Estomatologia e Radiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais e comparar com os resultados encontrados em outros estudos. Os dados foram obtidos dos arquivosdos serviços clínico e laboratorial, no período de 26 anos (1990-2015). Informações de gênero, idade, raça dos pacientes e principais características clínicas e radiográficas da lesão foram coletadas. Foi realizada a análise estatística descritiva das variáveis e teste de associação entre os grupos de lesões e o gênero, faixa etária, aumento de volume e osteomielite. Entre todos os diagnósticos do períodoavaliado (27998 prontuários), as LFOBs representaram 1,36% (n=383). As DOs (n=187, 48,8%) foram as mais frequentes, seguidas pela DF (n=103, 26,9%) e FO (n=93, 24,3%). Quanto aos subtipos de LFOBs, as mais frequentes e a DFM, ambas com 101 casos (26,4%). As mulheres foram a ma ifoorriaam n oa eDsOtuFdloor, com frequência de 82,0% (n=314), assim como os pacientes não negros (59,0%, n=226). Entre todas as LFOBs a média de idade foi de 38,52 ± 17,54, acometendomais a 4ª e 5ª décadas. As características radiográficas mais comuns foram imagens mistas: radiopaca e radiolúcida (51,7%). A mandíbula foi a região mais acometida (n=247, 64,5%), exceto para DF que envolveu mais a maxila (n=68, 66,0%). A DF foi observada mais entre os homens que em mulheres, assim como entre os pacientes mais jovens. DOs foram mais comuns em mulheres e em pacientes mais velhos.Enquanto que no FO não foi observada diferença significativa entre o gênero. A associação entre a presença de osteomielite e DO foi estatisticamente significante (p=0,0001). O aumento de volume foi significante na DF e FO (p=0,0001). A frequência de LFOB é semelhante à previamente reportada na literatura no mesmo país, mas difere dos dados observados em outras populações. É importante considerar a correlação de dados clínicos, radiográficos e histopatológico para odiagnóstico definitivo de LFOBs. Estudos epidemiólogicos podem orientar o clínico sobre a perfil do paciente acometido por uma doença. Nossos resultados são importantes para auxiliar no diagnóstico e manejo clínico das lesões fibro-ósseas benignas.
2022-12-06T15:45:59Z
Camila de Nazare Alves de Oliveira
A gestão democrática e o PPP
O presente trabalho teve como temática uma análise do modelo de Gestão Democrática e a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal João Severino de Azevedo. Tema complexo e desafiador abordado cada vez mais pelos estudiosos desde que a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, entrou em vigor trazendo novos desafios e perspectivas para a gestão da escola pública. O presente estudo não pretende esgotar as discussões, mas contribuir para um debate entre todos os seguimentos da comunidade escolar com propostas a intervenção. Para tanto, se utilizou de uma pesquisa bibliográfica e observação de campo da escola citada para se chegar a uma primeira análise, na qual foi constatada a ausência do espaço coletivo e democrático. Na prática cotidiana esse modelo de gestão educacional cujo princípio primordial é a participação, esta quase inexiste na mesma, devido a complexidade do trabalho diário, falta de recursos humanos, espaço no calendário escolar e a cultura do individualismo. A análise permitiu notar que no interior da escola ainda não se desenvolveu uma cultura que compreenda o projeto como um instrumento que organiza e sistematiza o trabalho educativo e que é um processo a ser construído coletivamente. É importante ressaltar que dada à abrangência dos temas abordados, levou-se a uma reflexão, conclusões, apontamentos de problemas e de possíveis soluções sobre a prática pedagógica para poder contribuir efetivamente na construção de uma gestão democrática definindo ações e metas educativas que ajudem na melhoria da qualidade de ensino.
2022-12-06T15:45:59Z
Maria Marlene de Andrade
Uma experiência de conversação com adolescentes agressivos no espaço escolar: o que eles dizem?
Este trabalho tem como referencial teórico a Psicanálise e procura investigar, na escola, o que os adolescentes têm a dizer sobre a agressividade vivida dentro dela. A primeira hipótese levantada para realização da investigação concebia que a agressividade dos alunos considerados alunos-problema agressivos e com dificuldade de aprendizagem estaria relacionada às nomeações ofertadas pela escola. Este nome, ofertado e dito ao adolescente, nos leva a investigar, como cada um se posiciona em relação a ele. A discussão sobre a criança-problema, bem como o adolescente problema e que fracassa no espaço escolar, são antigas no Brasil. Esses estudos colocavam a hereditariedade, as doenças e os aspectos da vida social como causas dos comportamentos indesejáveis e desadaptados ao ambiente escolar que, na atualidade, ainda se fazem presente na Educação, pela escola. Na escola pesquisada, ao ouvirmos os gestores, eles elaboram suas hipóteses de que a agressividade e os problemas de aprendizagem estão entrelaçados aos conflitos vividos pelos adolescentes dentro de seus lares. Definindo como metodologia de trabalho o uso da Conversação, procuramos compreender o que os adolescentes tinham a dizer sobre a agressividade vivida no espaço escolar. A Conversação é um dos dispositivos da Pesquisa-Intervenção de Orientação Psicanalítica que abre espaço para a circulação da palavra em grupo, mas não no formato de uma enunciação coletiva. Ela propõe uma associação livre coletivizada da qual esperamos certo efeito de saber. Os adolescentes, na Conversação, nos apresentam uma solicitação em grupo um arranjo grupal para lidar com esse mal-estar via palavra e atos. Eles não são como concebem os gestores, os alunos agressivos, briguentos, indisciplinados. Nas palavras dos adolescentes, eles são os atentados, os valentes, os agredidos e os humilhados. Eles estão atentos às diferenças entre os professores folgados e professores humildes, aos injustiçados e oprimidos e aos impasses de uma autoridade autêntica e uma autoridade autoritária. Mais adiante, emerge nas palavras de um adolescente: eu sou o exemplo. O exemplo na família e, agora, na aula do professor Z. Nas Conversações, colhemos os tesouros que emergem das palavras dos adolescentes, quando se possibilita um espaço para uma saída singular. Uma saída que considere suas contingências, o aluno como Um.
2022-12-06T15:45:59Z
Marcia Regina de Mesquita
Construção civil sustentável: avaliação da aplicação do modelo de gerenciamento de resíduos da construção civil do SINDUSCON-MG em um canteiro de obras: um estudo de caso
Os materiais descartados pelas obras de construção civil que são gerados nas cidades constituem-se em verdadeiras jazidas de matérias-primas que não são aproveitadas e sua disposição inadequada causa grandes prejuízos à qualidade de vida de seus habitantes. A percepção da necessidade de ampliar o conceito de saneamento básico para saneamento ambiental, que lidasse de forma integrada com os diversos componentes (água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem e controle de vetores) que influenciam a qualidade do meio urbano, só recentemente vem acontecendo. Somente com a entrada em vigor da Resolução CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002, o Conselho Nacional do Meio Ambiente estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. No Brasil, algumas prefeituras, tentando solucionar o problema dos resíduos da construção civil, estão partindo para a reciclagem dos resíduos em usinas montadas com essa finalidade. Com o objetivo de gerenciar os resíduos no canteiro de obra o SINDUSCON-MG elaborou a Cartilha de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, criada para atender a Resolução CONAMA nº 307/2002 e minimizar os impactos ambientais da cadeia produtiva da indústria da construção, por meio do planejamento de projeto que maximiza a utilização dos materiais, da segregação que reduz custos do construtor com a remoção dos resíduos recicláveis (papelão, vidro, plástico entre outros) e da disposição final, que destina ao aterro somente aqueles materiais que não podem ser reciclados. O gerenciamento adequado dos resíduos produzidos pelas empresas, incluindo a sua redução, reutilização e reciclagem, tornará o processo construtivo mais rentável e competitivo, além de mais saudável. O objetivo do presente trabalho é analisar o funcionamento desse programa de gerenciamento de resíduos em canteiro de obras, avaliando os resultados obtidos com sua implantação e comparando esses resultados com referências de outros autores e da própria construtora. Essa avaliação é de grande importância devido ao fato da construção civil ser responsável por aproximadamente a metade dos resíduos gerados nas cidades brasileiras. O sucesso da implantação desse modelo poderá reduzir muito a quantidade de resíduos gerados e descartados pela construção civil. Os resultados alcançados demonstram a eficiência do programa que, além de fazer a triagem dos resíduos, conseguiu reduzir significativamente o volume gerado. O indicador de geração de resíduos da obra foi de 0,089 m3 de resíduos por m2 de construção, ficando dentro da meta proposta, servindo como referência para as próximas obras da construtora, assim como para todo o setor da construção civil.
2022-12-06T15:45:59Z
Alair Goncalves Couto Neto
Modelo de previsão de número diário de exames liberados de um laboratório de apoio
As análises das futuras condições de mercado e a previsão de demanda são da maior importância para elaboração do planejamento em longo prazo no laboratório de apoio. A finalidade deste estudo foi estimar a produção de exames através da liberação diária de resultados de um Laboratório de Apoio Diagnóstico, para que os setores responsáveis pela gestão de compras e de materiais possam se organizar de forma a atender a demanda prevista e controlar os custos envolvidos. Foram utilizadas técnicas de previsão de séries temporais, modelos SARIMA e Holt-Winters para calcular a previsão de liberação diária de exames. As predições calculadas mostraram-se aderentes ao número de exames liberados no período de janeiro de 2013 a junho do ano de 2016.
2022-12-06T15:45:59Z
Luciana de Lourdes Madureira
Interações discursivas e o uso de imagens em uma sequência multimodal de ensino sobre a água nos anos iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho busca examinar como uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental estabeleceu vínculos entre as contribuições iniciais dos alunos sobre o tema água e os elementos que compuseram a sequência multimodal das aulas de ciências. Para isso, examinamos as interações discursivas nas quatro primeiras aulas da sequência, buscando elos entre eventos que foram evocados e desenvolvidos pela professora com intensa participação das crianças. A partir do referencial de análise qualitativa, utilizamos os construtos teóricos e metodológicos da perspectiva sócio-histórica aliados aos aspectos da semiótica social. Interessa-nos examinar as estratégias didáticas conduzidas pela professora, destacando-se a presença de recursos visuais nas atividades de produção de textos, entendendo-as como práticas de alfabetização e letramento no contexto das aulas de ciências. Para isso, utilizamos como critérios de análise: marcas do discurso da aula de abertura e das discussões preliminares à atividade na produção dos alunos; evidências de mudanças nos repertórios iniciais dos alunos; evidências de relações entre as situações que exemplificam a água na vida cotidiana e a água como objeto de estudo de ciências. Buscamos investigar, ainda, os desenhos das crianças compreendidos como linguagem e as contribuições e limitações de um infográfico animado e interativo como recurso mediacional no processo de construção do conhecimento na sequência das aulas de ciências sobre o tema água. Para examinar a efetividade das produções de desenhos das crianças como um modo de construção de sentidos, o foco das análises busca compreender quais relações podem ser estabelecidas entre os desenhos e os textos oral e escrito produzidos pelas crianças, em dois momentos da sequência de ensino sobre o tema água: na primeira aula através do levantamento das ideias preliminares das crianças e na quarta aula após a utilização de um infográfico animado sobre o ciclo da água na natureza. A coleta dos dados da pesquisa aconteceu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte/Minas Gerais.
2022-12-06T15:45:59Z
Andreza Fortini da Silva
Investigação do processo de passivação da superfície de arsenopirita (FeAsS) - uma abordagem teórica
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico