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Caracterização do funcionamento de um serviço de primeiros socorros de uma instituição privada de ensino de belo horizonte - minas gerais
O objetivo desse trabalho foi caracterizar o funcionamento de um serviço de primeiros socorros de uma Instituição privada de ensino de Belo Horizonte. Trata-se de um estudo descritivo. Os dados apresentados são do período compreendido entre maio de 2015 a abril de 2016, dados esses obtidos dos bancos de atendimento do serviço. No turno da manhã a demanda maior vem dos alunos do colégio. No turno da tarde, o uso do serviço se deu principalmente por funcionários da Instituição, para controle de doenças crônicas. No turno da noite, quando a Instituição tem o maior número de alunos circulando, observou-se uma menor procura pelo serviço. Contudo, eram as demandas mais graves. Os dados mostram a importância da existência de serviços dessa natureza em Instituições de ensino de grande porte, através do qual é possível oferecer amparo e dar os encaminhamentos adequados em situações de emergência.
A língua brasileira de sinais: um instrumento para inclusão social de surdos nos serviços de saúde
Este estudo teve como objetivo discutir as contribuições da Língua Brasileira de Sinais inclusão social de surdos nos serviços de saúde brasileiro. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Foi possível verificar que há uma dicotomia na utilização da LIBRAS, que atua tanto como fator de inclusão, incluindo o coletivo surdo no território da normalidade, em detrimento do estigma do deficiente auditivo e como fator de exclusão, ocasionada pelo desprestígio social e com baixa incidência de usos e funções sociais em espaços formais. Neste contexto, a capacitação de recursos humanos é imprescindível para se estabelecer uma comunicação eficaz com o paciente, possibilitando que o profissional entenda as suas necessidades, uma vez que uma comunicação inadequada pode levar a erros no diagnóstico das doenças e, consequentemente, no tratamento.
Dificuldades dos alunos no aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I: uma reflexão
Nesta pesquisa, buscou-se investigar as dificuldades e desafios que o aluno da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I encontra em diversos cursos superiores na Universidade Federal de Minas Gerais. Foram levados em consideração, artigos que sugerem os motivos dos altos índices de reprovação e sugestões para a mudança de tal realidade. O objetivo do estudo foi fazer uma reflexão sobre os principais motivos pelos altos índices de reprovação na Universidade Federal de Minas Gerais, numa ótica do aluno, fazendo uma pesquisa qualitativa observando as informações fornecidas pelo próprio educando. Durante o segundo semestre de 2016 foram coletadas informações dos alunos sobre o ensino de Cálculo I, através de um questionário disponibilizado virtualmente e alguns preenchidos na própria universidade. A pesquisa tinha como objetivo trazer uma melhor compreensão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, sabendo que a quantidade de pesquisados não é um número expressivo, mas mesmo assim sendo uma importante ferramenta de estudo, onde podemos ter uma ideia da realidade da universidade. Esta pesquisa abre espaço para uma futura reflexão sobre o ensino-aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I na Universidade Federal de Minas Gerais, identificando os problemas e trazendo possíveis soluções.
Status social subjetivo, autoavaliação de saúde e tabagismo: estudo longitudinal de saúde do adulto (ELSA-Brasil)
INTRODUÇÃO: As iniquidades em saúde não resultam apenas dos níveis absolutos de renda, do grau de escolaridade ou do tipo de ocupação, mas também da posição relativa dos indivíduos na hierarquia social. O status social subjetivo expressa a percepção do indivíduo sobre sua localização relativa na hierarquia social. Objetiva apreender uma dimensão da estratificação social que não é captada pelos indicadores objetivos mais comuns de posição social, como renda e escolaridade. OBJETIVOS: Investigar se o status social subjetivo está associado à autoavaliação de saúde e ao tabagismo, independentemente de indicadores objetivos de posição social, entre servidores públicos participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil); e verificar se há diferenças nas magnitudes dessas associações entre três diferentes grupos de referência para o status social subjetivo: outras pessoas na sociedade, outras pessoas na mesma comunidade e outras pessoas do mesmo local de trabalho. METODOLOGIA: Foram elegíveis para análise todos os 15.105 servidores com idade entre 35 a 74 anos que participaram da linha de base do ELSA-Brasil, realizada entre 2008 e 2010. O ELSA é um estudo prospectivo multicêntrico desenvolvido em instituições de ensino superior e pesquisa em seis estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul. Os participantes foram submetidos a entrevistas face a face. As variáveis resposta foram: autoavaliação de saúde (boa/ruim) e tabagismo (não fumantes/ex-fumantes/fumantes). A variável explicativa principal foi o status social subjetivo, mensurado pelas duas versões da escala de MacArthur de Status Social Subjetivo, que utiliza a sociedade e a comunidade como grupos de referência. Foi utilizada também uma adaptação dessa escala, utilizando como grupo de referência as pessoas no local de trabalho. As variáveis para ajuste foram sexo, idade, cor da pele, escolaridade e renda familiar líquida. Odds ratios (OR) e intervalo de 95% de confiança foram obtidos por regressão logística para autoavaliação de saúde e regressão multinomial para tabagismo. RESULTADOS: As escalas de status social subjetivo apresentaram correlações mais fortes entre si que com a renda e escolaridade. A prevalência de autoavaliação de saúde ruim foi de 19,9%; de ex-tabagismo, de 30% e de tabagismo atual, de 13,1%. Nas três escalas, quanto pior o status social subjetivo maior a prevalência de autoavaliação de saúde ruim. Tabagismo atual e ex-tabagismo também foram associados a um pior status social subjetivo nas três escalas, porém não apresentaram um gradiente para ex-tabagismo. Independente de medidas objetivas de posição social, pior status social subjetivo foi significantemente associado à autoavaliação de saúde ruim e ao ex-tabagismo. Entretanto, o mesmo não pode ser observado com tabagismo atual. Não foram identificadas diferenças significativas nas magnitudes dessas associações entre as três diferentes escalas de status social subjetivo. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que status social subjetivo, escolaridade e renda representam aspectos distintos das iniquidades sociais e sugerem que o efeito dessas variáveis na saúde ou no comportamento relacionado à saúde é diferente. Isso reforça a importância do status social subjetivo como medida complementar importante para o estudo das desigualdades sociais em saúde e contribui para o crescimento do corpo de pesquisas que evidenciam a importância da percepção do status social para a saúde.
Avaliação histológica e imunoistoquímica de dois protocolos de terapia celular no reparo do ligamento suspensório equino
O objetivo foi avaliar histologicamente a qualidade do reparo tecidual em amostras de ligamento suspensório equino tratadas com dois protocolos de terapia celular. Os quatro membros de seis animais foram operados simultaneamente para remoção de um fragmento com punch de biópsia. Dois dias após, cada um dos ligamentos recebeu aplicação local de fração mononuclear de medula óssea (MO), células mononucleares cultivadas derivadas de tecido adiposo (TA), solução fisiológica 0,9% (CP) ou nenhum tratamento (CN) como controles. Dois meses após, foram realizadas biópsias dos ligamentos para análise histológica (HE, tricrômio de Masson e pricosírius red) e imunoistoquímica (colágeno tipo III). Verificaram-se alinhamento de fibras, presença de células inflamatórias e presença de vasos (HE e tricrômio de Masson), intensidade de birrefringência e organização tecidual (pricosírius) e deposição de colágeno tipo III (imunoistoquímica). Os dados foram comparados pelo teste de Kruskal-Wallis. Apesar de não ter alcançado significância estatística (P = 0,08), verificou-se melhor alinhamento nos grupos tratados. Na intensidade de birrefringência, verificado pela coloração Pricosírius, não houve diferença com relação aos grupos tratados (MO e TA), contudo os valores se mostraram superiores aos grupos controles, indicando presença de fibras colágenas de melhor qualidade nos grupos submetidos à terapia celular. A presença de células inflamatórias e a intensa marcação para colágeno tipo III demonstram processo cicatricial em evolução em todos os grupos. Concluiu-se que os protocolos utilizados demonstraram potencial para o tratamento de lesões do ligamento suspensório equino, produzindo melhor organização tecidual no tempo estudado.
Engenharia de tecido ósseo a partir da cultura de células-tronco mesenquimais em matriz de quitosana-gelatina: avaliação in vitro e in vivo, em alvéolos dentários de ratos
A associação de células-tronco e biomateriais representa uma alternativa promissora para reconstruções ósseas. No presente estudo, avaliou-se o comportamento in vitro e in vivo de células-tronco mesenquimais de medula óssea de ratos, cultivadas em uma matriz tridimensional de quitosana e gelatina. Essa matriz foi sintetizada e caracterizada química (energia dispersiva de raios-x - EDS e difração de raios-x - XRD) e morfologicamente (microscopia de luz - ML, microscopia eletrônica de varredura - MEV e microscopia confocal). Células-tronco mesenquimais de medula óssea (CTMMO), obtidas de ratos Lewis transgênicos para eGFP (Enhanced green fluorescent protein), foram semeadas nas matrizes. Os experimentos in vitro e in vivo foram realizados com células-tronco mesenquimais marcadas endogenamente com eGFP (Enhanced green fluorescent protein), extraídas de ratos transgênicos isogênicos da linhagem Lewis-eGFP positivos (Universidade de Missouri EUA) e ratos Lewis WT eGFP negativos foram, posteriormente, usados como receptores, para permitir o monitoramento do destino das células transplantadas in vivo, por meio da técnica imunohistoquímica. As matrizes sintetizadas foram também avaliadas in vitro quanto à biocompatibilidade (análises de conversão de MTT, atividade de fosfatase alcalina e morfológica, por meio de ML e MEV) e comparou-se o comportamento das células (colonização, adesão, proliferação e diferenciação osteogênica) em culturas bi e tridimensionais mantidas em meio basal (DMEM) e em meio osteogênico (DMEM acrescido de suplementos osteogênicos). Na avaliação in vivo, trinta e dois ratos machos selvagens foram usados como recipientes para o implante da matriz (n=16) ou para o transplante do construto (n=16) e empregou-se o modelo de alvéolos dentários de ratos. Sendo assim, após a exodontia dos primeiros molares superiores, as matrizes/construtos foram implantados nos alvéolos dentários esquerdos de ratos receptores, Lewis Wild Type. Os alvéolos contralaterais foram utilizados como controles. Os animais, ratos Lewis (n=16) de cada grupo experimental, foram eutanasiados 5, 21 e 35 dias após a cirurgia. O comportamento, a biodegradação e biocompatibilidade da matriz após implante foram avaliados histologicamente, por meio de microscopia de luz, nos três períodos experimentais. Os implantes dos construtos (biomaterial + CTMMO cultivadas em meio basal por 3 dias) também foram avaliados nos três períodos experimentais. Realizou-se a análise morfométrica, para quantificação do preenchimento ósseo dos alvéolos experimentais, lado esquerdo, e controles, lado direito, nos períodos de 5, 21 e 35 dias após a cirurgia, por meio de tomografia computadorizada cone beam (TCCB). Rastreou-se o destino das células-tronco eGFP-positivas transplantadas, por análise imunohistoquímica, com uso de anticorpos anti-GFP. Os resultados in vivo revelaram alta biocompatibilidade e lenta biodegradação da matriz. A morfometria mostrou um aumento significativo da mineralização óssea nos alvéolos transplantados após 21 e 35 dias. A imunohistoquímica revelou a contribuição de CTMMO para os reparos ósseo, epitelial e vascular. As matrizes de quitosana e gelatina apresentaram propriedades físico-químicas e biológicas adequadas para a utilização como material de preenchimento, como carreador de células-tronco e para a reconstituição de tecidos ósseos por meio da engenharia tecidual. Os resultados mostraram que a matriz de quitosana e gelatina é um biomaterial promissor para o carreamento de CTMMO e que o construto obtido (matriz de quitosana e gelatina-CTMMO) pode ser uma estratégia viável para engenharia de tecido ósseo em Odontologia.
O Jogo Musical COBRA (1984) de John Zorn: reflexões sobre sua história e prática
O objetivo principal desta pesquisa é descrever o funcionamento e o processo de aprendizagem do jogo musical Cobra, de John Zorn, uma composição experimental e aberta que utiliza processos de livre improvisação, finalizada em 1984. Através da realização de duas montagens práticas ao longo de dois anos, nos apropriamos desta obra sob diferentes enfoques, abarcando seu potencial improvisatório, composicional e performático. No jogo, placas e sinais entre os músicos são utilizados para articular uma série de modos de improvisação, cada qual com suas próprias regras. Surgindo das interações/relações entre os músicos, cada versão do jogo é única, podendo ter qualquer duração/instrumentação e sendo sempre uma criação coletiva. A dissertação descreve criticamente esse aprendizado, incluindo uma breve abordagem histórica da improvisação (capítulo 1) e da trajetória composicional de Zorn e seus game pieces (capítulo 2), seguida de uma descrição detalhada do jogo Cobra e de reflexões suscitadas em sua montagem.
Caracterização microestrutural e mecânica de aços resisitentes ao fogo a base de MO-Si-P
Devido a problemas relacionados à formação de trincas durante o lingotamento contínuo nos aços para costrução civil da série USI SAC, fabricados pela USIMINAS, foram desenvolvidos novos projetos de liga para essa série, substituindo sua base Cr-Cu por Si-P. Essa mudança de composição química foi capaz de minimizar o custo de produção associado à necessidade de escarfagem e garantiu as mesmas características originais do produto.Sendo os aços da série USI FIRE desenvolvidos a partir de composição química semelhante aos dos aços USI SAC, a menos da presença do Mo, considerou-se também a mudança de sua base Mo-Cu-Cr para Mo-Si-P. Dessa forma, a finalidade desse estudo foi o desenvolvimento de um novo aço USI FIRE, usando a base Mo-Si-P, que apresente um desempenho similar ao anterior (base Mo-Cu-Cr) e um custo equivalente ou menor.Seis ligas do novo aço da série USI FIRE, com teores de Si e P idênticos aos do aço USI SAC 350 e teores variados de C, Mo e Nb foram elaboradas e caracterizadas em termos de microestrutura, temperabilidade, propriedades mecânicas entre 25 e 600oC e tenacidade ao impacto Das ligas testadas somente uma atendeu ao requisito de resistência ao fogo. O melhor desempenho desta liga foi atribuído ao maior teor de Mo e à presença de Nb em sua composição. O Mo acarretou a formação de microestruturas de baixas temperaturas de transformação, deslocou para maiores temperaturas as manifestações de envelhecimento dinâmico e diminuiu a taxa de coalescimento dos precipitados de NbC, através da segregação nas interfaces partículas / matriz. Por outro lado, considerando os requisitos de tenacidade e resistência ao fogo associados ao aço USI FIRE, nenhuma das ligas testadas atendeu simultaneamente a essas duas especificações, sendo que o Mo, por aumentar a temperabilidade, contribuiu para os baixos valores de energia absorvida no ensaio de impacto Charpy.
Letramento digital e a prática de alunos do lecampo em sala de aula: estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na educação do campo
Este trabalho tem como ideia central discutir a relevância do desenvolvimento de um curso de alfabetização e letramento digitais para futuros docentes de escolas do campo, ministrado desde o ano de 2014, para alunos da Licenciatura do Campo (LECAMPO) da área de Línguas, Artes e Literatura (LAL 2014). Para tanto, procurou-se fazer uma contraposição entre alfabetização e letramento digitais, buscando identificar a importância destas concepções, não somente para as instituições às quais esses discentes estão vinculados, mas, também, para a sociedade de um modo geral. A fundamentação teórica abrange estudos sobre inclusão/exclusão digital, multiletramentos e letramento digital, teorias de letramento de cunho sociocultural, além de documentos que regem a relação entre Educação e o Movimento do Campo. Conclui-se que a concepção de letramento digital defendida por vários autores pesquisados abre um campo amplo de possibilidades para o curso de alfabetização e letramento digitais ministrado pelo pesquisador, principalmente acreditando na viabilidade de inclusão social pela digital, mas exige um posicionamento ético direcionado à concepção de inclusão fundamentada na agentividade e na autonomia dos sujeitos e na pluralidade cultural existente naquele contexto social ao qual pertencem.
Avaliação das práticas de estágios supervisionados nos Cursos da ETSUS-PI
As Escolas Técnicas do SUS são centros formadores de profissionais que já atuam no Sistema Único de Saúde. No Piauí, a ETSUS existe desde 2005. O conceito de ensino aprendizagem destas escolas baseia-se na necessidade de satisfazer as exigências de demanda do campo de saúde. No itinerário educativo dos cursos está o estágio supervisionado constitui-se um ato educativo. Neste projeto de intervenção pretende-se avaliar os estágios supervisionados na ETSUS-PI, para tanto foram sugeridas a implementação de ações baseadas nas falas dos atores educativos envolvidos (alunos, instrutores e coordenadores) a respeito dos aspectos positivos,negativos e sugestões para os estágios supervisionados desenvolvidos nos cursos técnicos da ETSUS-PI. Dois eixos de intervenção forma levantados: a elaboração e/ou reconstrução dos formulários de estágios e a elaboração de uma cartilha orientando a cerca dos estágios.
Da recusa da realidade ao desmentido da lei : a fetichização da verdade em tempos de pós-verdade
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ensino investigativo sobre energia mecânica com uso de simulações computacionais para o ensino de física no ensino fundamental
Neste estudo, o objetivo principal foi utilizar simulação virtual como atividade investigativa em sala de aula para melhorar o ensino da ciência Física. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o assunto e utilizou-se o simulador Phet com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Nova Serrana/MG, durante o ano de 2015. O conteúdo abordado na aula foi energia mecânica. Os resultados da atividade mostraram que os alunos puderam construir conceitos importantes que evidenciaram os tipos de energia presentes em cada tipo de movimento (cinética/potencial), além de observar a influência da massa sobre a energia mecânica e a conservação de energia que acontece em um sistema. O uso do simulador foi avaliado como positivo pelos alunos uma vez que viabilizou a aplicação do conteúdo abordado no contexto de uma situação cotidiana.
Chaining-box: a transparent SFC architecture leveraging BPF
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Treinamento de força com instabilidade
O presente estudo tem como objetivo, através de uma revisão bibliográfica atualizada, buscar o conhecimento que se tem sobre como o uso de dispositivos geradores de instabilidade afetam a produção e o treinamento de força. Quando se fala de treinamento em instabilidade, alguns conceitos devem estar claros com finalidade de contribuir para os objetivos desse tipo de treinamento, ainda mais quando associado ao treinamento de força, assim como a manutenção do equilíbrio, a estabilidade, a propriocepção e o acionamento das musculaturas estabilizadoras do tronco, as quais são referidas simplesmente como core. Através dos estudos apresentados conclui-se que o treinamento de força realizado em condições instáveis pode contribuir para maior ativação da musculatura do membro, com uma diminuição da força, dependendo de onde é aplicada à instabilidade, e sempre uma maior ativação da musculatura estabilizadora do tronco, podendo ser utilizado quando existem as necessidades de fortalecimento do core, de especificidade esportiva, de reabilitação ou para indivíduos que buscam uma melhor qualidade de vida
Estudo de descargas elétricas induzidas em subestações de alta tensão: soluções para mitigação e monitoramento
Os campos elétricos elevados são intrínsecos às subestações de extra-alta tensão, onde seus efeitos são particularmente pronunciados. O trabalho em áreas desenergizadas, mas nas proximidades de barramentos energizados de subestações de alta tensão, provoca desconforto nos trabalhadores devido às descargas eletrostáticas entre pessoas e objetos metálicos. Estes choques são bastante desagradáveis e, além disso, há o risco de queda da estrutura quando da reação impulsiva involuntária ao choque. Neste contexto, tais situações requerem estudos teóricos e experimentais que possam levar ao desenvolvimento de dispositivos, que permitam ao trabalhador executar suas atividades sem desconforto e numa condição segura. Diante do exposto, a proposta desta dissertação é consolidar uma fundamentação teórica dos efeitos dos campos elétricos no corpo humano a partir de revisão da literatura, levantamento de dados em campo, ensaios em laboratórios e subestações, visando contribuir para o desenvolvimento e implantação na CEMIG de dispositivos de mitigação de descargas eletrostáticas para trabalho em subestações de alta tensão; elaboração de uma metodologia que venha de encontro a uma necessidade, atual e já identificada, de avaliação dos níveis de exposição ao campo elétrico, preliminarmente à realização de atividades de manutenção, como instrumento de investigação e pesquisa ocupacionais e se antecipando a alguns aspectos normativos prescritos na norma brasileira NR-10 e, por fim, a inserção dos novos modelos de medidores de campo e pacotes computacionais disponíveis para modelagem e simulação de campos elétricos ao material teórico acadêmico disponível para estudos e pesquisas.
Contribuição da estruturação da Atenção Primária à Saúde segundo seus atributos essenciais para a qualidade da Assistência em Saúde Mental: um estudo a partir do PMAQ-AB
A inserção da saúde mental na atenção primária está em curso no país desde a década de 90, com a exigência de redirecionalização do modelo assistencial e a efetivação do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental. Este estudo teve como objetivo geral conhecer a contribuição da estruturação da Atenção Primária à Saúde (APS) segundo seus atributos essenciais para a qualidade da assistência em saúde mental: um estudo a partir do PMAQ-AB. Optou-se por um estudo com duas fases distintas e sequenciais, em que a primeira foi de abordagem quantitativa dos dados, fornecendo resultados para a segunda fase de abordagem qualitativa O estudo quantitativo teve como objetivo verificar se as equipes de atenção primária no Brasil que possuem os atributos da APS melhor estruturados conseguem oferecer um bom atendimento em saúde mental. Foi realizado um estudo transversal a partir dos dados do 2º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, referentes às 29.778 Equipes de Atenção Básica que foram avaliadas pelo programa. Os dados foram coletados na fase de avaliação externa de 2013 a 2014. Foram criadas duas tipologias: qualidade da assistência em saúde mental (variável dependente) e estruturação da APS segundo seus atributos essenciais (variável independente). Para a tipologia de estruturação da APS segundo os atributos, utilizou-se a técnica Delphi para a consensualização quanto às perguntas que seriam utilizadas para compor cada atributo. As variáveis utilizadas foram referendadas por quatro especialistas. Para a tipologia de qualidade do cuidado em saúde mental, foram identificadas as perguntas relativas a este conteúdo. Foram realizados somatórios das perguntas para a categorização dos índices. A seguir, por meio de análises de regressão logística multinomial, buscou-se a associação entre as duas tipologias e, posteriormente, identificou-se qual atributo mais contribuía na qualidade da atenção em saúde mental. Quase um terço (29,2%) das equipes se encontra em um nível ruim de estruturação da qualidade de assistência em saúde mental, com a maioria das equipes se situando no nível médio. Somente 18,7% das equipes se situam no nível alto. Para a estruturação da APS, há um pequeno número de equipes (7,5%) no nível baixo de estruturação, (5,93%) no nível alto, e a maioria (86,52%) também se situa no nível médio. As diferenças regionais são mantidas tanto para a estruturação da APS quanto para a qualidade da assistência à saúde mental, com os melhores índices nas Regiões Sul e Sudeste e os piores nas Regiões Norte e Centro-Oeste. A contribuição dos atributos para a estruturação da qualidade da assistência à saúde mental é diferente no melhor e no pior cenário. A Integralidade é o atributo que mais contribui no melhor cenário, e o atributo Coordenação, no pior cenário. As associações foram positivas para todos os atributos. O resultado para o atributo geral-APS (somatório dos atributos essenciais) evidenciou uma chance de 14,7 vezes mais de produzir uma melhor qualidade da assistência em saúde mental quando a APS está estruturada. Possuir alto nível de Integralidade está associado a ter também alto nível de qualidade da assistência em saúde mental (OR: 3,21). Conclui-se que há um predomínio de baixos níveis da qualidade da assistência na área da saúde mental, evidenciando a necessidade de ações integradas e coordenadas para essa área na APS no Brasil. O estudo qualitativo foi orientado pela etnometodologia, e os resultados encontrados na fase I nortearam as discussões da fase II, no sentido de aprofundá-las. Os achados da primeira fase confirmaram a hipótese inicial do estudo de que as equipes participantes do PMAQ-AB que possuem os atributos essenciais da APS melhor estruturados apresentam maiores chances em oferecer uma melhor qualidade da assistência na área da saúde mental. Assim, o objetivo da fase qualitativa foi compreender como as EqAB com melhor estruturação da APS, segundo seus atributos essenciais, prestam assistência na área da saúde mental. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais e grupos de discussão com gestores, coordenadores e profissionais das equipes de APS. A pesquisa foi desenvolvida em cinco municípios da Região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, no período de nove meses (abril a dezembro) de 2019. Foram incluídas no estudo as equipes que aceitaram o convite para participar da pesquisa, cujos gestores assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e que possuíam, simultanemente, alta e baixa qualidade na oferta de cuidados de saúde, assim como de estruturação da APS em seus distintos atributos. As fontes de evidências foram entrevista individual (cinco com gestores municipais e seis com os coordenadores da APS) e grupos de discussão (10 Grupos de Discussão, com participação de 85 pessoas). As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas. Os resultados permitiram sistematizar ações das equipes da APS no contexto da saúde mental: desvendar o mundo dos transtornos mentais intramuros por meio da visita domiciliar e da presença na escola; universos distintos com formatos tradicionais até os problemas de saúde mental advindos das redes sociais; expansão de abordagem e apoio para os pacientes de saúde mental e percepção pelas equipes da APS da transferência dos estigmas que operam na rede de saúde mental. Foram constatados limites na atuação das equipes de APS, envolvendo a classificação de risco na área de saúde mental, o acompanhamento sistemático dos pacientes e políticas de redução de medicação e a atuação do Centro de Atenção Psicossocial. Contudo, pode-se concluir que a APS é inserida no projeto da reforma psiquiátrica brasileira também de forma humanizada, aprofundando seus preceitos. Este estudo cumpre as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos segundo a Resolução 466/2012, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, sob Parecer nº 28804, aprovado em 30/05/2012.
Cidade em disputa : lutas de moradores e urbanismo autoritário em Belo Horizonte (Brasil) e Porto (Portugal) - 1960-1980
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Desafios encontrados pelo docente no curso técnico de enfermagem
A docência se constitui em uma área de atuação do enfermeiro que vem se expandindo muito nos últimos tempos. Exercer a docência implica em enfrentar desafios que favoreçam o crescimento do docente e do discente. Nos últimos anos houve uma ampliação das escolas de nível técnico de enfermagem no Brasil, e, paralelo a este fato, surgiu a necessidade de inserção de profissionais enfermeiros na docência. A docência em enfermagem representa um desafio, pois para exercê-la, faz se necessário superar entraves, investir em atualização e, principalmente, identificar as fragilidades do docente. Dessa reflexão, identificamos nosso problema de pesquisa: não há conhecimento suficiente dos problemas enfrentados pelo enfermeiro docente na sua prática diária. Relembra-se que quando não se reconhece as fragilidades de um grupo, torna-se difícil investir no aprimoramento do mesmo. Este estudo objetivou identificar na literatura as principais dificuldades do docente em enfermagem, visando proporcionar aos educadores dessa área a possibilidade de compartilharem suas dificuldades. Foi realizada revisão integrativa da literatura no período compreendido entre 2001 e 2011. Para a busca bibliográfica, utilizaram-se os seguintes descritores: "Docente de Enfermagem" and "Competência profissional" or "papel profissional" or problemas or dificuldades. Foram encontrados 173 artigos, após a leitura de títulos e resumos, foram selecionados quatro artigos de acordo com a relevância do tema e por corresponderem aos critérios de inclusão. Os resultados ressaltam a importância e necessidade de haverem mais estudos primários referentes ao tema em questão, uma vez que a satisfação do binômio docente / discente tem relação direta com a qualidade do ensino, e, por conseqüência, da assistência prestada aos pacientes.
Identificação e avaliação de áreas potenciais de uso agrícola do lodo de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário nas bacias dos rios Velhas, Jequitaí e Pacuí
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Paternalismo libertário no Estado Democrático de Direito
Apesar de o libertarianismo defender uma concepção de justiça segundo a qual o Estado só pode atuar corretivamente, há dificuldade em colocar essa concepção em prática, pois, de acordo com estudos de análise econômica comportamental, o ordenamento jurídico influencia inevitavelmente o comportamento das pessoas, mesmo sem coerção. As conclusões apresentadas por esses estudos trazem problemas para a ideia do homo economicus, tão cara ao libertarianismo. Contudo, esse problema adquire outro contorno quando consideramos a ideia de um paternalismo libertário, que procura incitar as pessoas a se comportarem de maneira a melhorar seu bem-estar, conforme seus próprios critérios, garantindo-lhes, porém, a liberdade de escolha. O paternalismo libertário não destoa das premissas do libertarianismo porque, embora pretenda promover o bem-estar das pessoas, não lhes restringe a liberdade de escolha. No contexto brasileiro, pensamos ser possível que o Estado intervenha de forma paternalista e libertária no campo econômico, agindo por meio de indução, nos moldes da proposta de Eros Grau.
2022
Marcelo Campos Galuppo Bruno Anunciação Rocha