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O professor como sujeito de inclusão
Este trabalho teve por objetivo analisar o papel do professor enquanto sujeito de inclusão. Trata-se de um trabalho com uma estrutura de pesquisa qualitativa apoiada numa estrutura de pesquisa participante, voltada e preparada para a realização de um estudo de caso descritivo e observacional. O estudo de caso, aqui realizado, foi planejado a partir do desenvolvimento de um plano de ação, dentro da instituição de ensino, em uma determinada sala de aula, através da observação edescrição do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma determinadacriança junto com seus pares. Para referencial teórico foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Márcia Denise Pletsch, Rossana Ramos, Maria Aparecida Leite Soares, Dayse Campos de Sousa e outros, no intuito de se compreender o que é educação inclusiva, a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Foram aplicados questionários para cinco professoras, duas auxiliares de apoio a inclusão, a mãe e a criança em questão.Através das análises realizadas sobre as respostas das professores e auxiliares foi possível listar as dificuldades enfrentadas por cada segmento em relação à inclusão. Os resultados demonstraram que, para implementar um processo de inclusão efetivo, o trabalho entre professor, auxiliar e família deve ser executado em equipe, oferecendo aulas especializadas extra turno, um monitor para cada criança comdeficiência, bem como mudança na postura do professor que passa a ser um sujeito de inclusão.
Estimativa de custos associados à infecção por Neospora caninum, em propriedades de exploração leiteira no Brasil
Nos EUA, os subtipos predominantes do vírus da influenza suína (SIAV) são H1N1, H3N2 e H1N2. No Brasil, após a pandemia de 2009, estudos sorológicos demonstraram a circulação do H1N1 pandêmico (H1N1pdm09), H3N2 e H1N2. Os objetivos deste trabalho foram detectar a presença de anticorpos contra influenza A em suínos em granjas no Brasil e Estados Unidos e detectar subtipos do vírus influenza em populações de leitões lactentes e de creche em granjas vacinadas nos Estados Unidos. Trinta granjas de ciclo completo em Minas Gerais, Brasil, foram selecionadas para a avaliação do perfil sorológico contra H1N109 e H3N2. Quatro granjas do mesmo sistema de produção do Meio-Oeste dos Estados Unidos com rebanho reprodutivo vacinado contra influenza foram selecionadas e amostras de soro de 135 leitões com 12-17 dias de idade e das porcas correspondentes a estes leitões foram coletadas. As amostras foram submetidas à detecção de anticorpos contra a nucleoproteína viral e contra os antígenos da vacina utilizada nas granjas. Suabe nasal dos mesmos leitões amostrados na maternidade e de fluido oral do mesmo grupo de leitões após transferência para a creche foram coletadas para a detecção dos subtipos virais. O percentual de leitões e porcas soronegativas variou independente do uso da vacinação. No Brasil, 26.23% e 1.57% dos animais foram soropositivos para H1N1pdm09 e H3N2, respectivamente, sugerindo circulação viral nas granjas estudadas. Os subtipos H1N2 e H3N2 foram detectados em amostras de suabe nasal e fluido oral dos leitões das granjas nos Estados Unidos e vírus H1N2 similar ao da amostra vacinal foi isolado em uma granja com sintomatologia clínica.
Solução em química: História em Quadrinhos como recurso pedagógico no Ensino de Soluções
O presente trabalho traz uma investigação que utiliza a linguagem imagética das Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Soluções em Química. A Química enquanto Ciência traz desconforto aos alunos quando estes não conseguem associá-la ao seu cotidiano. Nossa hipótese inicial parte do princípio que as Histórias em Quadrinhos, enquanto recurso pedagógico, podem aproximar os saberes científicos dos cotidianos. Assim, pretendemos com este trabalho investigar como a utilização de uma história em quadrinhos, elaborada pela autora, pode contribuir para o ensino de Química. A metodologia constou da elaboração da História em Quadrinhos; aplicação de uma sequência de atividades multidisciplinares (Química, Matemática e Língua Portuguesa), contendo os conceitos físicos e químicos envolvendo o estudo de Soluções, sob um enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e utilizando os quadrinhos. Por fim, a análise dos dados coletados durante a aplicação da sequência didática. Os resultados mostram que o recurso pedagógico auxiliou de forma satisfatória no desenvolvimento do tema Soluções em Química, tendo os alunos apresentado uma evolução conceitual o que facilitou o debate a cerca do conteúdo entre os alunos
Análise do comportamento e da resistência de um sistema de lajes com fôrma de aço incorporada
O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento e a resistência de um sistema de laje mista com fôrma de aço incorporada, empregando o steel-deck MF-50 fabricado pela METFORM S. A., durante todas as fases do carregamento após a cura do concreto. Para isto foi realizado um programa de ensaios de laboratório a fim de se identificar e avaliar os vários parâmetros que influenciam as características globais de resistência deste sistema de laje mista. Esse programa consistiu de ensaios em 16 protótipos fabricados em escala natural com diferentes alturas de laje, vãos e espessuras da fôrma de aço incorporada. As lajes foram testadas na condição de simplesmente apoiadas seguindo as recomendações de normas internacionais. As análises dos resultados dos ensaios foram feitas considerando-se as curvas: carga × deslizamento relativo de extremidade, carga × flecha no meio do vão e carga × deformação no aço, que possibilitou conhecer o comportamento do sistema misto e definir precisamente o seu modo de colapso: cisalhamento longitudinal. Expressões analíticas para o cálculo da capacidade última das lajes para este modo de colapso foram determinadas através do método semi-empírico m e k e do método da interação parcial.
As relações entre o conselho escolar e a gestão democrática da UMEI Coqueiro Verde
O presente trabalho se refere a uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico (PPP) da UMEI Coqueiro Verde. Objetiva-seanalisar as relações entre o Conselho Escolar e a gestão democrática, destacar o papel dos Conselhos Escolares como potencializadorpara a efetivação das políticas públicas educacionais. A metodologia utilizada foi análise documental e pesquisas bibliográficas que discutem sobre tais temáticas: conselhos escolares e gestão democrática, Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil, enquanto parâmetros da legalidade educacional brasileira, os referenciais nacionais de políticas públicas de educação infantil como: Referencial curricular nacional para a educação infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e outros instrumentos legais. Neste sentido, destaca-se como avanços: a construção da primeira versão do PPP da UMEI Coqueiro Verde embasada nos reais indicadores apontados pela comunidade escolar enquanto necessidade e direito; o estabelecimento de novos critérios para o atendimento das demandas,o fortalecimento deste órgão-base nas tomadas de decisões no que se refere à garantia de direitos educacionais.
O uso de ferramenta de realidade virtual no ensino de arte: estudo de caso e proposta de atividade pedagógica
O presente trabalho de pesquisa intitulado: o uso de ferramenta de realidade virtual no ensino de arte-estudo de caso e proposta de atividade pedagógica; busca reunir informações e reflexões sobre novas formas e direções, novas ferramentas e principalmente novas vertentes que auxiliam e complementam o ensino da arte nos dias atuais. Como principal vertente, nesse trabalho será discutido a relação entre museus virtuais e o ensino de Artes, qual a melhor maneira, o modo mais funcional, como se utilizar dessa ferramenta na sala de aula. O objetivo principal dessa pesquisa será a conscientização de autoridades, escolas e educandos, fazendo surgir o interesse de investir nas escolas e espaços públicos (bibliotecas, igrejas, centros sociais, etc.) com equipamentos de informática, televisivas e de projeções, apropriados e adequados para realização de diversos trabalhos e pesquisas com a ajuda da internet. Através dessa ferramenta internet (mídia), podemos trazer para dentro da sala de aula, artistas e obras de artes que contam um pouco da história de um determinado lugar, a fim de discutir e interagir acerca dos mesmos, instigando assim a curiosidade e o interesse dos alunos em sala de aula, tornando mais agradável a ambiente escolar e mais proveitosa à aula de artes.
Um estudo da argumentação em cordéis midiatizados: da enunciação performática à construção discursiva da opinião
A presente pesquisa busca analisar folhetos de cordel que se constituem na fronteira entre o domínio literário e o domínio midiático, os quais chamaremos de cordéis midiatizados, a partir das categorias retóricas que compreendem o ethos, o logos e o pathos. Para tanto, partiremos do princípio de que o poema de cordel, de um modo geral, possui uma trajetória enunciativa pautada no período de transição da oralidade para a escrita, o que nos leva a tentar ressignificar o campo epistemológico em que os estudos sobre a literatura de cordel estão inseridos, rediscutindo conceitos e apresentando um escopo de designações e reflexões arroladas por pesquisadores tradicionais, por novos pesquisadores bem como pelos próprios poetas. Estando em diálogo com as práticas linguageiras que constituem o domínio midiático, buscaremos também caracterizar esse domínio, a fim de mostrar pontos de convergência e pontos de divergência, de modo que possamos caracterizar a situação de comunicação em torno do cordel midiatizado sob o ponto de vista da Análise do Discurso, mais especificamente da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. O cordel midiatizado se constitui a partir de um acontecimento atual, advindo do espaço público, que o poeta ora testemunha, ora capta das mídias de informação, a exemplo dos jornais impressos, televisivos e digitais e das revistas. Nesses cordéis, o poeta parece também trazer a sua opinião, além de informar, a fim de persuadir o leitor-ouvinte ou reforçar determinados valores e crenças, no sentido de educar e moralizar. É justamente na construção da opinião do poeta que nasce o nosso interesse em pesquisar de que forma as estratégias argumentativas são utilizadas nesse tipo específico de cordel. Consoante a isso, no campo da argumentação, partiremos dos pressupostos desenvolvidos por Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca (1958), os quais apresentam uma releitura crítica ampliada da retórica aristotélica, e chegaremos aos trabalhos desenvolvidos por Patrick Charaudeau (1992) e Ruth Amossy (2006), a fim de caracterizar a construção das referidas categorias retóricas no corpus selecionado. Após pesquisar em vários acervos, a exemplo da Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, e do Fonds Raimond Cantel, em Poitiers/França, chegamos a um corpus de apoio, composto por 60 folhetos, o qual será utilizado para ilustrar e corroborar algumas hipóteses levantadas por nós; e um corpus de base, composto por três folhetos, os quais integrarão uma análise mais verticalizada do ponto de vista discursivo-argumentativo.
Caracterização físico-química, microbiológica e tecnológica do queijo artesanal da microrregião de Montes Claros - MG
O queijo Minas artesanal é comercializado em todo o estado de Minas Gerais, representando um importante emprego de mão de obra familiar, sendo que muitas delas têm no queijo a única fonte de renda. As políticas de valorização de produtos locais, regionais ou artesanais têm se tornado uma ferramenta na elaboração de projetos de desenvolvimento em zonas rurais que se encontram menos favorecidas, e à margem dos modelos de desenvolvimento agrícola vigentes. Este trabalho teve como objetivo diagnosticar os aspectos socioeconômicos e a caracterização físico-química e microbiológica do queijo Minas artesanal da microrregião de Montes Claros. Foram feitas análises microbiológicas (coliformes 30º C, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella sp e Listeria sp.) e físico-químicas (pH, aw, gordura, umidade, cloretos, nitrogênio total, extensão e profundidade de maturação e cinzas). Foi aplicado um questionário socioeconômico abrangendo as características físicas, econômicas e sociais que envolvem as unidades produtoras e também de todo o processo de produção do queijo em 18 cidades que compõem a microrregião de Montes Claros, MG. Os resultados microbiológicos para Escherichia coli e coliformes 30ºC, variaram de 3,60 (Log ufc/ml) a 7,64 (Log ufc/ml) e 5,94 (Log ufc/ml) a 9,36(Log ufc/ml), respectivamente. As contagens de Staphylococcus aureus de todas as amostras analisadas variaram de 7,04 (Log ufc/ml) a 9,43(Log ufc/ml). Todos os dezoitos queijos apresentaram resultados negativos para as análises de Listeria sp. e dois resultados positivos para Salmonella sp.. As médias encontradas para as analises físico-quimicas foram: pH 5,36; aw 0,96; gordura 26,34%; umidade 48,05%; cloretos 1,82%; proteína total 21,09%; extensão 9,88%; profundidade de maturação 3,85% e cinzas 4,05. Os resultados obtidos na entrevista estruturada demonstraram a dificuldade se produzir este queijo com qualidade desejável físico-química e microbiológica insuficiente na região devido à carência de recursos e incentivo aos produtores. A alta variação nos parâmetros físico-químicos demonstra a necessidade de padronização para elaboração do queijo nesta região. Microbiologicamente o queijo não apresenta segurança alimentar para seus consumidores devido a presença de microrganismos patogênicos acima do permitido pela legislação vigente.
Trilha cidadã: educação popular e sensibilidade refundando as suas trilhas
A monografia Trilha Cidadã: educação popular e sensibilidade refundando as suas trilhas está sendo apresentada como requisito do Curso de Especialização em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa.
Penetração e alterações teciduais do laser de alta intensidade em tecidos moles e duros da cavidade bucal
O tratamento de diversos cistos e tumores odontogênicos muitas vezes é associado a terapias adjuvantes que visam minimizar as taxas de recidivas e otimizando o prognóstico. Muitos são os métodos estão disponíveis na literatura, porém a laserterapia de alta intensidade ainda não foi amplamente estudada sob esse âmbito. A palavra LASER é um acrônimo de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. A utilização de lasers na odontologia tem sido reconhecida na literatura e tornou-se uma ferramenta importante dentre as opções terapêuticas dos cirurgiões-dentistas. O uso dos lasers evoluiu consideravelmente nos últimos anos e, atualmente, existe uma grande variedade de equipamentos utilizados com sucesso para várias situações clínicas. O laser diodo é um deles e possui várias aplicações dentro da Odontologia. A literatura sobre esse tipo de laser é vasta, mas não há consenso quanto à penetração do laser diodo em diferentes tecidos e as alterações teciduais causadas por essa radiação. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos teciduais e a penetração do laser diodo em tecidos mole e ósseo de coelhos Nova Zelândia e investigar se os resultados obtidos podem contribuir para a utilização desta terapia no tratamento de lesões da cavidade bucal. Foi realizado um ensaio clínico experimental com 18 animais ex vivo. Após a eutanásia, foram obtidas amostras de tecido mole da mucosa jugal e tecido ósseo mandibular de cada animal, sempre em bilateralidade. Após a obtenção dos tecidos, foram realizadas demarcações das áreas que seriam submetidas à aplicação do laser diodo, ajustado em 4,5W, em tempos diferentes (G1 e G2). Foram obtidas 08 amostras de tecido mole e 08 amostras de tecido ósseo, de cada grupo (G1 e G2). Essas amostras foram analisadas histologicamente. A análise descritiva dos tecidos moles revelou que os tecidos moles submetidos à ação do laser em tempo maior (G2) apresentaram maior dano tecidual. A profundidade média de penetração do laser nos tecidos ósseos foi de 13,52 µm (G1) e de 10,32 µm (G2). A análise estatística dos tecidos duros não revelou diferença significativa (p = 0,123) em relação à profundidade de penetração da radiação laser entre as diferentes intensidades de aplicação do laser.
O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
Nosso objetivo é tratar da reduplicação da realidade empírica que a indústria cultural produz em determinados produtos, conforme a concepção de Theodor Adorno. Apresentaremos a concepção do autor sobre a indústria cultural, destacando como ela fabrica mercadorias voltadas para uma diversão com fins de distração acrítica, cujo conteúdo muitas vezes seria uma duplicata do cotidiano das pessoas e no qual são veiculados os valores e padrões de comportamento e consumo que predominam no capitalismo tardio. Nossa hipótese é de que a reduplicação da realidade empírica nas mercadorias culturais audiovisuais expressa a utilização da tecnologia no âmbito da indústria cultural visando atingir seus objetivos, em especial alimentar o consumo e manter a situação social vigente. Buscaremos mostrar como o desenvolvimento dos meios de comunicação em massa e a maestria com seus recursos audiovisuais são aplicados nas mercadorias culturais possibilita uma reprodução da realidade com perfeição cada vez maior e como essa duplicata do mundo seria utilizada pela indústria cultural como expediente para induzir que seus consumidores passem a aderir, ou mesmo interiorizar, os valores e padrões de comportamentos voltados ao consumo e fins ideológicos veiculados no interior de seus produtos.
Relações entre conhecimentos matemátcos escolares e conhecimentos do cotidiano forjadas na constituição de práticas de numeramento na sala de aula da educação de jovens e adultos
Neste estudo, analisamos relações estabelecidas pelos alunos e pelas alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre conhecimentos matemáticos veiculados pela escola e aqueles que se forjam em instâncias diversas da vida social. Tais relações são flagradas nas (e reconhecidas como constituintes das) práticas de numeramento mobilizadas em interações discursivas das situações de ensino-aprendizagem escolares. Inspirado na obra de Paulo Freire e buscando subsídios em reflexões produzidas em estudos que adotam uma Abordagem Etnomatemática, o desenvolvimento desta investigação obrigou-nos a abandonar a expressão conhecimento prévio e a adotar a perspectiva de conhecimento como construção social, fruto dos diálogos, por vezes conflituosos, por vezes conciliadores, entre modos de conhecer.
A voz do estudante na educacao publica: um estudo sobre participacao de jovens por meio do gremio estudantil
A presente pesquisa teve como objetivo a realização de um estudo sobre a participação de jovens no cotidiano escolar através do grêmio estudantil, e as experiências decorrentes desse tipo de atividade em uma escola pública situada na cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Buscamos analisar as mais variadas experiências proporcionadas pela atuação dos jovens no grêmio estudantil, seja na escola ou fora dela. No mesmo sentido, também foram analisadas as relações estabelecidas entre os estudantes gremistas, a direção da escola, os professores e os demais estudantes não pertencentes ao grêmio. A busca caminhou no sentido de entender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes desse tipo de participação para os estudantes envolvidos. Nesse contexto, várias questões foram levantadas, tais como: Os jovens atualmente se interessam pelas questões participativas no cotidiano de sua escola? Quais as singularidades do processo participativo na escola? Quais os principais envolvidos e quais fatores interferem nesse processo? Seria o grêmio um local privilegiado para uma participação efetiva do estudante? Qual o sentido da participação para os jovens envolvidos no grêmio? As experiências participativas teriam alguma influência no processo de formação dos estudantes? Qual a relação da participação estudantil com os movimentos sociais contemporâneos? No intuito de buscar respostas para tais questões, desenvolvemos um Estudo de Caso, no qual as principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram analisados tendo, como base, Dayrell (2005, 2003), Sposito (1997, 2000), Abramo (1994, 2004), Abad (2004), Carrano (2000), Melucci (1997, 2001, 2004), Arroyo (2003, 2005), Dubet (2006), Bobbio (2000), Pais (2003), dentre outros. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como espaço socializador com potencial formativo para além da sala de aula exclusivamente, podendo tornar-se causador de uma tensão que tende a dinamizar as estruturas da própria escola por meio de seus mecanismos de funcionamento. Esse pode, inclusive, se tornar um caminho importante para atuação do estudante, de acordo com sua forma de organização e funcionamento. As experiências vividas pelos jovens, no grêmio, se mostraram singulares, e, por isso, a participação do jovem na escola pode funcionar como mecanismo de construção, formação e aprimoramento de sua formação humana. Palavras-chave: Juventude, Participação, Grêmio Estudantil.
Prevalência e diversidade de Haemosporida em aves silvestres de diferentes habitats no Brasil e na Venezuela
Alterações ambientais, tais como a perda e degradação do habitat, influenciam a distribuição de espécies silvestres o que pode ser um fator importante de mudança na ecologia de transmissão de patógenos e consequentemente ocasionar o aparecimento e proliferação de doenças. O Cerrado brasileiro vem sofrendo um intenso e rápido processo de fragmentação e degradação graças às atividades de agricultura e urbanização. A fim de compreender melhor como diferentes tipos de habitats impactados ou não influenciam a prevalência de doenças infecciosas no ambiente silvestre, três áreas no estado do Tocantins, com diferentes características ambientais foram estudadas com relação à prevalência e diversidade genética de hemosporídeos, Plasmodium spp. e Haemoproteus spp. Desta forma, 676 aves silvestres de três diferentes ambientes (Cerrado alterado, Cerrado intacto e área de transição Amazônia- Cerrado) foram analisadas. Foi observada uma elevada prevalência de Plasmodium pp./Haemoproteus spp. nos três ambientes estudados, com uma prevalência total de infecção de 46%, sendo 54,7% das aves infectadas oriundas do cerrado alterado, 41,4% do cerrado preservado e 50,2% da área de transição. Vários aspectos relacionados à prevalência de parasitismo por Plasmodium spp./Haemoproteus spp. foram analisados, como os feitos do habitat, estação chuvosa ou seca, presença de espécies migratórias, muda de penas, guildas tróficas, sendo observado uma alta prevalência de parasitos em aves capturadas na mata (56%) e naquelas aves florestais que frequentam áreas abertas (54,5%). Alta prevalênciatambém foi observada em aves capturadas no período chuvoso (38,7%), entre aves migratórias (44%) e entre aves onívoras (59,2%). Vinte e uma linhagens de parasitos foram definidas a partir de sequências mitocondriais, incluindo 11 linhagens de Plasmodium e 10 linhagens de Haemoproteus. A prevalência e a diversidade de infecções por Plasmodium spp. ou Haemoproteus spp. foram similares entre os três habitats estudados. Entretanto, maior prevalência de parasitos pôde ser detectada em aves da área de Cerrado alterado quando comparada àquelas oriundas da área de Cerrado intacto. Quinze das linhagens dehemoparasitos são primeiramente descritas em nosso trabalho e podem ser restritas à esses habitats ou à esta região específica no Brasil central. Seis linhagens de haemosporídeos foram previamente descritas em outras regiões, especialmente na Bacia do Caribe. Assim,determinou-se também, de forma comparativa, a prevalência e diversidade de parasitos em aves oriundas de uma zona árida da Venezuela. Alta prevalência de hemoparasitos (41%) foi detectada para esta região sendo que nove novas linhagens foram primeiramente descritas. VI Cinco linhagens brasileiras foram compartilhadas com cinco linhagens da Venezuela, sendo seis linhagens de Plasmodium e quatro linhagens de Haemoproteus. Estas linhagens compartilhadas entre o Brasil e Venezuela não estão restritas a um determinado hospedeiro e ocorrem frequentemente em diferentes regiões do mundo. Possivelmente estas linhagens são linhagens generalistas. Este é o primeiro estudo de malária aviária realizado em habitat urbano, habitat de transição Cerrado-Amazônia e em habitat árido, é importante relatar a alta prevalência e diversidade dos parasitos encontrados nestas áreas. A fim de compreender melhor as relações entre a paisagem e os parasitos causadores da malária aviária é necessário realizar mais estudos em diferentes tipos de habitats que compõem os ecossistemas da região brasileira e venezuelana
Diferentes riscos, diferentes regras: como as características das instituições bancárias influenciam o risco financeiro sistêmico
As diretrizes internacionais e nacionais sobre a regulação do sistema financeiro sugerem que as medidas prudenciais devem ser proporcionais à contribuição das instituições individuais ao risco sistêmico. Nesse sentido, esta dissertação explorou a contribuição marginal de diferentes bancos individuais ao risco sistêmico com o objetivo de colaborar para o estabelecimento de políticas públicas sobre regulação prudencial que sejam adequadas ao perfil de risco dos bancos em operação no Brasil. A partir de uma amostra de bancos brasileiros de capital aberto, foram coletados dados financeiros e de mercado no período entre 2017 e 2020 a fim de mensurar o risco assumido por essas instituições sob a perspectiva contábil, do mercado e do regulador. Em seguida, os bancos da amostra foram segregados por meio de um modelo de clusterização não supervisionado. Os resultados encontrados foram comparados com a metodologia atualmente utilizada pelo Banco Central do Brasil na segmentação das instituições bancárias. Por fim, foi avaliada a contribuição marginal dos representantes de cada grupo de bancos organizados segundo o seu perfil de riscos para o risco financeiro sistêmico utilizando-se o ∆CoVaR. Os resultados sugerem que instituições que compartilham características semelhantes em relação ao seu perfil de riscos se comportam de maneira similar nos momentos de maior estresse de mercado. Somado a isso, observou-se que o tamanho, a diversificação geográfica e a liquidez são atributos compartilhados pelas instituições que mais contribuíram para o risco financeiro sistêmico quando da ocorrência de crises no mercado financeiro.
Avaliação de desempenho de manta polimérica dupla face para o assentamento de placas cerâmicas de revestimento
A indústria da construção civil no Brasil vem passando por mudanças nas práticas construtivas, impulsionadas pelo crescimento do setor e pela necessidade de atender ao déficit habitacional nacional. No que tange ao desenvolvimento das atividades de construção moderna, as técnicas de assentamentos de revestimentos cerâmicos em superfícies como pisos e paredes não apresentaram uma evolução significativa,ocorrendo o mesmo em relação aos conceitos/práticas ligados à sustentabilidade. Este trabalho apresenta um estudo sobre o material polimérico adesivo dupla face, constituído por uma espuma de polietileno com adesivo acrílico de contato aplicado em ambas as faces, em substituição ao uso de cimento (na forma de argamassa) emassentamentos de revestimentos cerâmicos. O uso da manta polimérica é apresentado como uma técnica inovadora e os aspectos doseu uso podem ser analisados através da comparação das confiabilidades dos diferentes sistemas (manta x argamassa) submetidos a variáveis que influenciam na aderência entre o material de assentamento e placas de porcelanato, a partir de ensaios deresistência de aderência à tração e ao cisalhamento. Os dados de resistência de aderência à tração e cisalhamento obtidos com a argamassa apresentaram comportamento pouco homogêneo, onde pode se notar variações acentuadas em relação à condição de referência (cura normal). Para a manta polimérica os ensaios realizados apresentaram comportamento mais uniforme, em relação à condição de referência. Modelamentos matemáticos foram construídos, baseados no método de elementos finitos, para simular as condições de uso dos dois tipos de assentamento, com a simulação de um gradiente térmico de 40°C. Os valores obtidos para as tensões de tração mostram que o limite para manta adesiva, hoje não estabelecido em norma brasileira, pode ser inferior aos valores indicados para argamassa colante.
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC/2013) e os professores do município de Castelo ES
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada do PNAIC de 2013, cujas discussões pautaram-se no processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e teve como meta refletir e aprimorar a prática docente dos professores alfabetizadores. O objetivo da pesquisa constituiu em analisar práticas e saberes docentes, de professores, do município de Castelo - ES, após formação recebida em 2013. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso e os instrumentos para coleta de dados foram: análise de documentos; entrevista semiestruturada; observações dos planejamentos semanais e pesquisa bibliográfica das dissertações e teses sobre o PNAIC. Os dados foram analisados com base nos estudos sobre formação continuada de Pimenta (1999, 2012), Perrenoud (2002), Souza (2006b), Chartier (2007), Kramer (2010), Rosa (2014), Salomão (2014), Souza (2014), Ferreira (2015), Resende (2015), Santos (2015), Tedesco (2015) e sobre práticas e saberes docentes de Veiga (1992), Zabala (1998) e Tardif (2000, 2014). Da formação recebida no PNAIC, as professoras alfabetizadoras destacaram que a formação possibilitou organizar o trabalho docente por meio de sequências didáticas e leitura deleite. Ainda que o conceito de sequência didática não tenha sido discutido de forma aprofundada durante a formação, essa proposta foi bem presente nos planejamentos e, observa-se um avanço em relação ao fazer docente, no sentido de repensar as práticas de alfabetização. Para as professoras a leitura deleite, como atividade, despertou o interesse das crianças pela leitura, principalmente, a leitura literária, já que os discentes têm acesso as obras na sala de aula, que podem ser lidas tanto por eles, como pelas professoras alfabetizadoras. A pesquisa aponta avanços na formação e suscita questionamentos sobre a importância das formações serem mais contextualizadas localmente, imprecisões conceituais na ressignificação das práticas das professoras de alfabetizar e letrar e excesso de avaliações permanente, formativa, diagnóstica e externa propostas pelo PNAIC e o Estado do Espírito Santo.
Por uma teoria jurídica da integração regional: a inter-relação direito interno, direito internacional público e direito da integração
As relações derivadas do processo de integração regional serão analisadas no presente artigo com base na necessidade de formular uma teoria jurídica própria que possa explicar o fenômeno da integração do ponto de vista de método, objeto e fontes próprios. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho será investigar em que medida pode-se determinar a existência de um método específico, de fontes próprias e autônomas, de um objeto predeterminado e de destinatários também singulares que possibilitem verificar a construção e o desenvolvimento de uma teoria jurídica diferenciada dos parâmetros já estabelecidos pelo direito internacional de corte clássico, dado que a análise da integração regional não pode se subjugar aos postulados de um Direito que não explica adequadamente essas novas conformações e blocos. A metodologia utilizada ancorou-se, principalmente, no método indutivo, já que este artigo parte do exame das premissas necessárias para formular uma teoria jurídica da integração fundada na defesa de uma autonomia que o tema merece receber. Conclui-se que o direito da integração utiliza-se dos métodos tradicionais de estudo e pesquisa, bem como de interpretação, ainda que sua aplicação se configure de forma diferenciada, dada a existência de fontes próprias e autônomas. O objeto próprio como elemento da teoria vinculada à presença dos atores estatais também pode ser verificado, especialmente quando analisamos a nova roupagem assumida pelos elementos constitutivos do Estado, com base nas modificações trazidas pela integração regional.
2022
Jamile Bergamaschine Mata Diz Augusto Jaeger Júnior
Estudo da estimulação elétrica nervosa transcutânea em modelo experimental de hiperalgesia induzida pela carragenina
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um recurso utilizado na clínica de Fisioterapia para promover analgesia em condições agudas e crônicas. O objetivo desse estudo foi investigar o mecanismo de ação da TENS de alta (AF:130Hz) e de baixa (BF:10Hz) freqüência em modelo de inflamação produzido pela injeção de carragenina na pata do rato (CG; 250µg). Após administração da CG, TENS de AF e BF foram aplicadas sobre a pata do rato por 20 minutos e a hiperalgesia foi medida pelo método de Randall-Selitto (1957) modificado. TENS de AF e BF inibiram em 100% a hiperalgesia da carragenina. O pré-tratamento dos animais com naltrexona por via intraplantar (Nx; 50 µg), reverteu o efeito antinociceptivo da TENS de BF, mas não alterou o efeito da AF. Aplicação da TENS AF e BF na pata contra-lateral, também reverteram a hiperalgesia da pata inflamada, sendo que a TENS BF apresentou um efeito antinociceptivo mais duradouro quando comparada a TENS de AF. Nossos dados demonstraram que a TENS de AF e BF induziram antinocicepção quando aplicada do lado contra-lateral e que a antinocicepção provocada pela TENS de BF é em parte devido à liberação local de opióides endógenos. Esses resultados fornecem com novos dados para o nosso entendimento a respeito do mecanismo de ação da TENS.
A discografia solo de Victor Biglione na década de 1980: transcrição, edição de performance e análise de oito temas
O Foco deste trabalho é a produção fonográfica do guitarrista argentino naturalizado brasileiro, Victor Biglione dentro da musica instrumental brasileira na década de 1980. A transcrição musical, edição de performance e as análises serão as ferramentas usadas para aprofundar o nosso conhecimento sobre a obra de Victor Biglione, buscando um maior entendimento sobre elementos importantes da música instrumental, feita naquela década, destacando elementos como: composição, improvisação, interpretação, performance e equipamentos tecnológicos utilizados para guitarra. Visamos destacar também como os elementos de música popular brasileira se fundem com elementos do rock e do jazz dentro da obra de Victor Biglione no período estudado.