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Editorial
O número 39 de Millenium que agora se publica, sendo o último de 2010, apresenta-se com algumas novidades quanto à forma, sem contudo de algum modo comprometer ou beliscar a identidade da revista, laboriosamente construída ao longo dos anos. De tais novidades são exemplo, entre outras, a existência, em cabeçalho, de um lembrete bibliográfico, identificando bibliograficamente cada artigo, a existência de resumo e de palavras-chave em duas línguas, na língua original em que foi escrito o artigo e em inglês, a inclusão, no final de cada texto, das respectivas datas de recepção e de aceitação, a identificação dos autores da contribuição, incluindo a sua afiliação institucional, se a tiver, e respectivo endereço de correio electrónico, privilegiando e possibilitando-se, deste modo, o contacto directo entre leitores e autores… A introdução destas inovações insere-se no percurso, paulatinamente seguido por Millenium, para se adequar e corresponder às exigências de uma revista científica, que possa candidatar-se a indexação em bases de dados de revistas científicas, de acesso aberto, nacionais e internacionais, como por exemplo a scielo.pt, e, por esta via, a scielo.org, bem como latindex, redalyc ou redepisteme, entre outras.
2022-11-18T13:11:37Z
Fonseca, Maria de Jesus
A Imigração Lusófona na Região do Quebec: Reflexões sobre a Escolarização em Língua Portuguesa no Ano em que Saramago morreu
Este artigo é um tributo a José Saramago. O texto apresenta algumas reflexões acerca do papel da escolarização em língua portuguesa para imigrantes brasileiros instalados na região do Quebec, Canadá. A partir de pesquisa exploratória – estudo de caso/ narrativa autobiográfica – faz-se uma análise de aspectos relativos à política de emigração deste país da América do Norte. Este trabalho foi executado durante o período em que sua autora atuou como professora visitante na Université du Quebec à Trois-Rivières (UQTR) no ano de 2008 e durante os quatro primeiros meses de 2009, já como professora associada. Os dados coletados indicam desvalorização da escolarização feita na língua portuguesa e da cultura lusófona pela sociedade receptora. Tal situação se traduz em segregação no mercado de trabalho quebequense dos sujeitos desta pesquisa – selecionados como imigrantes qualificados justamente por serem escolarizados.
2022-11-18T13:11:37Z
Silva, N.
Percepção Estudantil da Qualidade do Ensino Superior Público no Alentejo (Portugal)
O problema da qualidade do ensino tem vindo a mobilizar muitos investigadores e recursos, como resposta à necessidade de se analisar a qualidade dos sistemas educativos. O presente artigo insere-se num projecto1 de investigação, tendo como propósito contribuir para a identificação e avaliação dos níveis de qualidade do ensino superior proporcionados pelos estabelecimentos de ensino superior do Alentejo, tomado a partir do indicador sucesso escolar. Neste sentido, foi construído um inquérito por questionário, o qual foi aplicado a estudantes que frequentavam cursos de licenciatura com melhor e pior rendimento académico da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Beja e do Instituto Politécnico de Portalegre. Os dados obtidos traduzem uma satisfação globalmente positiva dos respondentes em relação às respectivas percepções do ensino que lhes é ministrado.
2022-11-18T13:11:37Z
Cid, M. Saraiva, M. Pereira, D. Sampaio, A. Bonito, J.
Processo Ensino‐Aprendizagem: Características do Professor Eficaz
Com o objectivo de se conhecer a percepção dos dois principais intervenientes do processo ensino-aprendizagem acerca do significado de “bom professor”, consubstanciado, na prática, pelas características do professor eficaz, efectuou-se um estudo de natureza qualitativa, tendo-se recorrido à opinião de 40 alunos e 40 professores. Os depoimentos colhidos pela pesquisa de opinião, com recurso á técnica da entrevista, foram trabalhados seguindo os pressupostos da análise de conteúdo, sendo as opiniões categorizadas com o auxílio de uma matriz teórica que incorpora as seguintes dimensões: a) conhecimento específico; b) comunicação e linguagem; c) relacionamento; d) exigência; e) motivação; f) valores pessoais; g) cordialidade; h) recursos didácticos; e i) avaliação da aprendizagem. O facto de se ter optado por docentes de diferentes níveis de ensino, levou a identificar aspectos coincidentes e divergentes entre as opiniões expressas. O mesmo se veio a verificar com a inclusão de alunos de diferentes faixas etárias, que, retratando diferentes etapas do desenvolvimento, possibilitaram um conhecimento diferenciado relativamente aos factores que caracterizam um professor eficaz, em função do nível de ensino frequentado (superior versus secundário). Permitiu também uma comparação de opiniões entre alunos e professores. Sintetizando os resultados relativos à opinião dos professores, em função do nível de ensino onde exercem funções, podem-se identificar como aspectos importantes para reflexão: a) para os professores do ensino superior o atributo mais relevante que caracteriza um professor eficaz refere-se aos “valores pessoais”, já para os professores do ensino secundário é o “conhecimento específico”; b) a “comunicação e linguagem” merece evidência por parte de ambos os grupos de professores, ao ser referenciada como uma variável de significativa importância para 60% dos mesmos, independentemente do nível de ensino onde exercem funções; c) a “motivação” e a “cordialidade” são referenciadas por 40% dos professores do ensino secundário como importantes características, contrapondo a opinião dos professores do ensino superior que não lhe atribuem qualquer referência. Uma análise global sobre o conjunto dos indicadores que, na opinião dos alunos, incorporam cada dimensão associada ao professor eficaz, permite identificar a preocupação e o reconhecimento da importância do “conviver”, do “conhecer”, e “do saber comunicar” como “os três pilares” em que assenta a qualidade do ensino/educação.
2022-11-18T13:11:37Z
Albuquerque, C.
O Ensino Superior e a SIDA
Pensarmos, comprometermo-nos e agirmos em prol de uma escola melhor é um contributo para a construção de uma sociedade mais justa. Na escola não podemos apenas ensinar, necessitamos de aprender, questionarmos a situação actual, tentarmos melhorá-la e incentivar mudanças construtivas. A infecção VIH/sida, é categorizada como doença crónica, em que há a responsabilidade individual pela sua prevenção e pelos comportamentos que levaram à aquisição da mesma. Com a infecção VIH/sida surge o estigma, a discriminação, o isolamento imposto e o sofrimento apesar da resposta terapêutica, dependendo dos contextos sociais, familiares, culturais em que cada indivíduo está inserido. A infecção VIH/sida não escolhe idade, sexo ou estatuto social, mas é vivenciada por todos embora de formas diferentes. Estes factos levam a que jovens adultos, poderão estar em risco sem se aperceberem ou terem consciência de tal, porque na maioria dos casos ignoram os avisos relativos ao risco. Alguns estudos têm vindo a referenciar que este grupo não toma as precauções adequadas relacionadas com os comportamentos de risco contra a gravidez e contra as infecções sexualmente transmissíveis. O grupo dos adolescentes e jovens adultos constitui um desafio particularmente difícil na luta contra a SIDA. Alguns destes jovens adultos constituem um grupo que faz a “ponte” entre os que se encontram infectados e o grupo mais vasto dos adolescentes e jovens adultos que não tem infecção ou que poderão já ser portadores assintomáticos. Perante a demora no desenvolvimento de uma vacina para a prevenção da infecção e na ausência de um tratamento eficaz da doença, a prevenção ocupa um lugar primordial no contexto de formas a utilizar contra esta grande ameaça colectiva. Devemos pois utilizar todos os recursos que nos proporcionam a informação e educação para a saúde, não esquecendo a luta contra a discriminação e marginalização dos doentes infectados como pilar fundamental.
2022-11-18T13:11:37Z
Chaves, C. Pereira, A. Martins, R. Duarte, J. Dionísio, R.
Criança Autista: Pais e Professores – Uma Parceria de Sucesso no Desenvolvimento de Competências
Introdução: O autismo revela-se, a nível social, através de disfunções na relação comunicacional. A nível individual, através de perturbações afectivas e do jogo imaginativo e na realização de um número de actividades restritas e repetitivas, repercutindo-se no desempenho da criança autista em meio escolar. Nesse sentido, procurámos conhecer o desempenho escolar de uma criança autista inserida no ensino regular, no contexto de uma relação de proximidade entre os pais e professores. Métodos: Estudo de caso, qualitativo, com características fenomenológicas e inscrito no paradigma construtivista, numa amostra de 27 pessoas. Material: Programa Informático Qualitative Solutions and Research, Non-Numerical Unstructured Data (QSR NUD*IST); Entrevistas aplicadas à amostra em estudo. Objectivos: Perceber de que modo a perturbação autista afecta o desempenho escolar da criança; Contribuir para a desmistificação desta patologia, promovendo uma integração plena da criança autista no ensino regular; Provar que a colaboração entre pais e professores é primordial no desenvolvimento de competências da criança; Resultados: A interacção social é a área mais afectada nesta criança, notando-se dificuldades no seu envolvimento em brincadeiras; A metodologia de ensino é igual à dos colegas, conseguindo a criança acompanhar o programa escolar estabelecido; O acompanhamento dos pais e professores é notório em todo o percurso educativo da criança. Conclusões: Apesar das dificuldades manifestadas, o desempenho escolar desta criança é igual ou superior ao dos colegas, segundo as afirmações do professor e do pai: “Aproveitamento muito bom. A avaliação é igual à dos outros colegas, sendo o plano de estudos igual”. Consideramos, com base nos resultados do estudo, que, como em outras perturbações psicopatológicas, face ao diagnóstico, não podemos tecer generalizações. O envolvimento afectivo e acompanhamento especializado são aspectos de importância maior no desenvolvimento e prognóstico das perturbações mentais. Existem no indivíduo competências que devem ser identificadas e potencializadas, visando um maior nível de autonomia e satisfação pessoal.
2022-11-18T13:11:37Z
Cruz, C. Pereira, C. Ferreira, C. Santos, H. Ribeiro, M.
A actividade Física e Desportiva e a Terceira Idade. Estudo Centrado no Concelho de Celorico da Beira
É extensa a literatura que evidencia os benefícios que a actividade física promove ao nível da saúde e do bem-estar dos idosos (Sallis, 1998; Spirduso, Francis & MacRae, 2005). Porém, é importante saber até que ponto a actividade física está a ser promovida e entendida no nosso país, nomeadamente em concelhos rurais do interior centro do país. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu identificar as representações que a população idosa do concelho de Celorico da Beira tem acerca das actividades físicas, averiguar as suas práticas e conhecer as aspirações a este nível. O estudo centrou-se em 12 idosos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos, utentes de seis instituições da terceira idade do concelho, aos quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (Creswell, 1994; Ruquoy, 2005). A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “análise de conteúdo” (Bardin, 2008). A maioria dos inquiridos manifestou um grande interesse pela actividade física, sendo as razões mais apontadas para a sua prática o convívio, o prazer/bem-estar e a saúde. As actividades mais praticadas são as proporcionadas nas instituições, salientando-se os exercícios de mobilização global, os jogos com /sem bola e as caminhadas. No que se refere às actividades físicas que os idosos gostariam de praticar verifica-se que os jogos tradicionais, os percursos pedestres, os exercícios nas máquinas (bicicleta e tapete rolante) e as actividades aquáticas são as mais desejadas.
2022-11-18T13:11:37Z
Silva, C. Pereira, A.
A Vida… Vista pelos Idosos
Envelhecemos de acordo com o que vivemos e muito da compreensão e explicação possíveis para o que somos na idade avançada reside na própria história de vida de cada um, tal como cada um a conta e com o significado que em cada momento lhe atribui. O indivíduo está sujeito às representações dominantes da sociedade e é nesse enquadramento que ele pensa ou exprime os seus próprios sentimentos. As representações que os idosos têm da sua própria vida diferem segundo múltiplos factores, podendo ser positivas ou negativas. Conscientes desta pluralidade de percepções e da importância que estas têm sobre a qualidade de vida das pessoas idosas, procurámos identificar os sentimentos dos idosos sobre a vida actual, sobre o futuro e as necessidades por eles sentidas, em função do local de residência. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal de tipo descritivo e correlacional que integrou uma amostra de 673 idosos, residindo 336 no seu domicílio e 337 em instituições.
2022-11-18T13:11:37Z
Martins, R. Andrade, A. I. Rodrigues, M. L.
Família enquanto entidade cuidadora…
Hoje a família é uma realidade já reconhecida e consagrada pela União Europeia nas suas vertentes humana, económica e social. A família, a economia e a organização social não são realidades que se ignorem umas às outras ou sejam totalmente independentes umas das outras. Pelo contrário, são realidades que interagem e compete aos Estados-Membros assegurar a protecção jurídica, económica e social da família, (Presidente do Comité Económico e Social Europeu, 2007).
2022-11-18T13:11:37Z
André, S. Cunha, M. Rodrigues, V.
A Política de Alarmes na Gestão da Manutenção de uma Indústria Farmacêutica
Numa organização, é comum a existência de uma estratégia definida para as mais diversas áreas e departamentos. No entanto, é raro encontrar uma política integrada de gestão de alarmes. Os alarmes são vitais para identificação de perigos, riscos, alertas de qualidade e segurança, devendo, por isto mesmo, a sua importância ser valorizada desde o design até à entrada em serviço. Uma política uniformizada de gestão de alarmes permite desde logo que a resposta aos acontecimentos seja adequada. Permite igualmente diminuir o tempo de resposta dos acontecimentos, incrementar a qualidade do produto e do meio, segurança das pessoas, equipamentos e instalações. A análise integrada desta informação, permite também identificar oportunidades de melhoria com reflexo na disponibilidade do equipamento e redução de custos de produção e manutenção. Os equipamentos e sistemas actuais dispõem de avançadas tecnologias de informação, comunicação e geração de alarmes, no entanto, são idealizados para a produção de bens, não contemplando, em geral, operações nem aplicações específicas para tratamento de dados, gestão da manutenção e análise de alarmes. O estudo foi desenvolvido numa empresa da indústria farmacêutica, que é composta por vários sectores, sendo um dos mais importantes o da produção de água pura e destilada. A sala de águas é um dos pontos mais importantes da empresa, nela é produzida uma das principais matérias que são incluídas no produto. Foi nesse sector que fizemos uma análise mais detalhada, podendo o resto do trabalho ser aplicado nos outros sectores da empresa.
2022-11-18T13:11:37Z
Gaspar, D. Ferreira, D. Coutinho, J. Correia, J. Albuquerque, P.
Avaliação de Diferentes Adubações na Cultura da Vinagreira (Hibiscus sabdariffa, L.)
desenvolvimento da planta de vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.), produzida com diferentes adubações. O experimento teve duração de 120 dias e constou de seis tratamentos T1: Esterco Bovino; T2: Esterco de Ave; T3: NPK (4-14-8); T4: NPK (4-14-8) + cobertura de N; T5: NPK (4-14-8) + cobertura de K; T6: NPK (4-14-8) + cobertura de N e K. A semeadura foi realizada em 13/12/2008, sendo utilizadas bandejas de isopor de 128 células. Foi utilizada uma semente por célula. A irrigação das bandejas foi feita diariamente. A germinação teve início três dias após o plantio (DAP). Aos vinte e dois dias após a semeadura, foram avaliados a altura da planta (AP), a quantidade de frutos por plantas (QFP), matéria seca e matéria verde (MS/MV). Pode concluir-se que as adubações testadas induziram efeitos significativos, destacando-se o T4 que demonstra melhor resultado quando comparado aos demais tratamentos.
2022-11-18T13:11:37Z
Sousa, M. O. Boyle, R. Bonito, J.
Entrepreneurship: What’s Happening?
Much has been said lately about entrepreneurship, so it seems important to leave here some personal analysis on this topic. The issues outlined here result from a work in about a year in which because a personal and professional obligations it was doing some research on these issues. This is an interesting topic that has not yet expired and on which there is much to research, do it is an area where there are many challenges.
2022-11-18T13:11:37Z
Martinho, V.
Entrepreneurship: Some Considerations
In this work it is presented some considerations about entrepreneurship. Most of these questions are linked with Portuguese context. Portugal has some particularities, namely because the asymmetries between the littoral and the interior. This situation carried out some problems that complicate and prevent the appearance of new innovated business. In a situation of crisis like that we have today this context can become a really problem to solve some questions.
2022-11-18T13:11:37Z
Martinho, V.
Análise de repetições em dados biológicos
A descodificação dos genomas veio criar novos desafios na comunidade científica ligada à área da computação e da informática. Diariamente são alimentadas inúmeras bases de dados com biliões de registos provenientes de equipamentos cada vez mais evoluídos, que auxiliam na descodificação dos genomas. Determinar o quão importante e relevante são esses dados, de forma a retirar valor acrescentado – informação, e obviamente transformá-los em conhecimento, é o grande desafio actual para a comunidade de investigadores de bioinformática. A análise de genomas, bem como dos proteomas dos vários organismos permitem-nos observar o comportamento ao nível da evolução das espécies. Neste estudo focamos a atenção num aspecto particular dessa análise: as repetições de determinados codões e dos respectivos aminoácidos nos vários organismos eucariotas, especificamente em genes ortólogos. Pertencente a várias fases da evolução das espécies, o objectivo principal centra-se na obtenção de resultados quanto à evolução dessas repetições ao longo de milhões de anos. Sabemos hoje que essas repetições no ser humano são a causa de diversas doenças neuro-degenerativas, entre outras, pelo que esta análise permitirá verificar o estado de conservação ou repressão, dessas repetições ao longo do processo de especiação, bem como ao nível do relacionamento que poderá existir entre essas repetições e as doenças nos seres superiormente evoluídos. Para este estudo foi desenvolvido um algoritmo de detecção de padrões de repetição, que possibilita uma análise detalhada da localização de uma determinada sequência, bem como das sequências que melhor se ajustam ao padrão de repetição inicial.
2022-11-18T13:11:37Z
Lousado, José P. Oliveira, José L.
Expectativas generalizadas de controlo
No presente trabalho é apresentada a tradução e a adaptação para português da Escala de Expectativas Generalizadas de Controlo (BEEG–20) de Palenzuela (1997). Esta bateria de escalas é constituída por 20 itens cotados de 1 a 9. É baseada na teoria de controlo pessoal do mesmo autor e avalia 3 dimensões das expectativas de controlo: Locus de controlo (com 3 componentes: contingência, não contingência e sorte), Auto eficácia e Expectativa de sucesso ou êxito. Foi efectuada tradução e posterior aplicação numa amostra de 100 elementos. O Coeficiente de Spearman-Brown foi de 0.856 e a correlação teste x reteste na mesma amostra foi de 0.765, apresentando todas as subescalas correlações que estatisticamente se mostraram altamente significativas (p=0.000), o que revela boa consistência interna e estabilidade temporal. Numa análise factorial com os 20 itens da versão portuguesa extraímos 4 factores que no seu conjunto explicam 60.498 da variância total. As qualidades psicométricas são apresentadas no texto.
2022-11-18T13:11:37Z
Silva, Daniel Marques da
Avaliação de riscos profissionais: em actividade industrial têxtil
A actividade profissional está sempre associada a riscos de acidente ou doenças profissionais. É obrigação de todo o empregador quantificar esse risco e tomar medidas para o minimizar. Neste texto são apresentados os parâmetros e conclusões obtidos num estudo efectuado numa empresa do sector dos tecidos para a indústria automóvel, na qual se procedeu à aplicação de vários métodos de avaliação de riscos, identificando-se ao longo do seu percurso operacional os diversos perigos e consequentes riscos. As etapas do estudo envolveram a caracterização da empresa e o seu processo produtivo, a avaliação geral dos riscos por aplicação de listas de verificação, e a avaliação de riscos por sector, aplicando o método das matrizes e a equação de Niosh 91. Verificou-se que o risco mais frequente e relevante associado às tarefas executadas é o risco de contrair lesões músculo–esqueléticas relacionadas com o trabalho - LMERT.
2022-11-18T13:11:37Z
Leonardo, Azália Brás, Isabel
Inspecção do sistema nervoso central em pequenos ruminantes
O Scrapie é uma doença neurodegenerativa fatal que afecta ovinos e caprinos e é a forma mais comum das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET's), que incluem a doença de Creutzfeldt – Jakob (CJD), em humanos, e a Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE). O Plano de Vigilância Activa do Scrapie, em aplicação na União Europeia desde 2002, permitiu determinar uma prevalência de Scrapie superior ao esperado. De forma a efectuar uma avaliação preliminar da incidência desta patologia em Portugal, foram recolhidos os troncos cerebrais e cerebelos de 4822 pequenos ruminantes abatidos num matadouro no centro de Portugal e, posteriormente, enviados para pesquisa laboratorial de EETs. Após análise laboratorial, detectaram-se 8 casos de Scrapie atípico em ovinos. A percentagem de casos positivos (0,17%) detectados em pequenos ruminantes com mais de 18 meses, durante o período de realização deste estudo, foi baixa e, segundo os resultados laboratoriais, enquadram-se no perfil de Scrapie atípico.
2022-11-18T13:11:37Z
Vala, Helena Mesquita, João Esteves, Fernando
Amido resistente em diversas fontes não convencionais de amido
Amido resistente (AR) é aquele que não é digerido no intestino delgado, conduzindo a efeitos benéficos para a saúde, tal como a fibra dietética faz. Procedeu-se à determinação do AR em farinhas e amidos extraídos de duas variedades de castanha (Castanea sativa Mill), Longal e Martainha, da bolota de azinheira (Quercus rotundifolia) e da glande do sobreiro (Quercus suber). As farinhas foram obtidas por moenda dos frutos após secagem a diferentes temperaturas, 40º C, 50º C, 60ºC e 70ºC. Posteriormente, procedeu-se ao isolamento dos amidos das farinhas, através da aplicação de dois métodos de extracção: um físico-químico e outro enzimático. Verificou-se que os teores de AR mais elevados foram os apresentados pelas farinhas dos frutos secos a 60ºC, sendo de 46,8%, 36,5%, 39,9% e 43,9%, respectivamente para as castanhas das variedades Longal e Martainha, para a bolota e para a glande. O método de extracção que apresentou valores mais elevados de AR para os amidos extraídos dos diferentes materiais foi o método físico-químico. Tudo indica que a secagem dos frutos a 60ºC e a aplicação do método de extracção do amido pelo processo físico-químico nas farinhas dos frutos secos a esta temperatura são aqueles que melhor preservam a estrutura dos amidos.
2022-11-18T13:11:37Z
Fontinha, C. Correia, Paula
Estudo das características de produção da pêra são bartolomeu
Com a realização de inquéritos aos produtores, pretendeu-se recolher o maior número de informações que permitam uma caracterização global da realidade do sector frutícola, em termos de práticas, em particular no que respeita à produção da pêra de São Bartolomeu, utilizada para secar, originando a Pêra Passa de Viseu. De acordo com os resultados obtidos no diagnóstico efectuado, o plano de acção a propor compreende acções específicas a implementar que se enquadram na área da produção da pêra de São Bartolomeu, em fresco, e na área da comercialização da pêra secada, dado terem sido aspectos identificados como fragilidades no sector.
2022-11-18T13:11:37Z
Guiné, Raquel Peres, Gabriela Ferreira, Dulcineia