RCAAP Repository

Spatial distribution of phytophagous insects, natural enemies, and pollinators on Leucaena leucocephala (Fabaceae) trees in the Cerrado

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2022-06-01T15:28:03Z

Creators

Joyce Gomes Damascena Germano Leão Demolin Leite Farley William Souza Silva Marcus Alvarenga Soares Rafael Eugênio Maia Guanabens Regynaldo Arruda Sampaio José Cola Zanuncio

Produção experimental do antígeno para a prova de imunodifusão em anemia infecciosa equina

Foram produzidos experimentalmente dois tipos de antígenos para o diagnóstico por imunodifusão em gel de ágar (IDGA) da Anemia Infecciosa Eqüina (AIE). O primeiro antígeno foi preparado a partir de baço de cavalos inoculados com a amostra "Wyoming" do vírus. Apresentando um período febril de sete a nove dias, os animais foram sacrificados no 10° dia e os baços foram colhidos assepticamente e congelados a -70°C. A seguir, os baços foram submetidos a vários ciclos de congelamento e descongelamento, tratamento com sulfato de amônia e extração com éter etílico, obtendo-se antígenos parcialmente purificados. A purificação final foi realizada através de cromatografia de afinidade. O segundo antígeno foi preparado a partir de linhagem celular de derme eqüina (EDATCC-57) na 19ª passagem, persistentemente infectada com a amostra "Wyoming" do vírus da AIE. A linhagem infectada foi mantida por 16 subcultivos sem o aparecimento de alterações morfológicas e o antígeno foi detectado no sobrenadante a partir da quinta passagem. Os meios de crescimento e manutenção das células foram submetidos a dois processos de esterilização: a filtração e a autoclavacão. Pode-se observar na pesquisa de antígeno no sobrenadante dos cultivos que, quando foi utilizado o meio autoclavado com 10% de soro fetal bovino, a porcentagem de reações negativas ou fraco positivas foi de 29,41% e com o meio filtrado foi de 5,88%, no total. A introdução de células não infectadas foi empregada a partir da oitava passagem, este cococultivo com células persistentes infectadas apresentou resultados favoráveis já na primeira coleta de sobrenadante. A purificação do antígeno a partir do sobrenadante foi realizada através de tratamento com polietilenoglicol 6000, ultracentrifugação com sacarose a 10% e éter etílico. Uma solução de imunoglobulina G parcialmente purificada com ácido caprílico foi preparada a partir de soro positivo para AIE para ser utilizada como referência positiva nos testes de IDGA. Ambos os antígenos foram avaliados por eletroforese em gel de poliacrilamida e apresentaram uma banda pr6xima, ou, na mesma altura do padrão de peso molecular, tripsinogênio bovino (24.000 daltons). Os antígenos foram testados frente ao soro de referência positivo e os que apresentaram títulos mais altos e reações nítidas eram em seguida titulados com a solução de IgG. Escolhidas as diluições ideais para o teste de IDGA os antígenos foram testados frente a 120 soros, sendo 60 positivos e 60 negativos. Os resultados obtidos apresentaram uma correlação direta com o antígeno de referência.

Year

2019-08-13T14:04:02Z

Creators

Isabella Bias Fortes Ferraz

Cauterização endoscópica do plexo corióideo versus derivação ventrículo-peritoneal na hidranencefalia e hidrocefalia extrema

A hidranencefalia e a hidrocefalia extrema são dois tipos de hidrocefalia com tamanho exagerado do sistema ventricular. Ambas as condições exigem tratamento cirúrgico, tão logo surjam evidências de hipertensão intracraniana ou crescimento do perímetro cefálico (PC). O tratamento padrão é a derivação ventrículo-peritoneal (DVP), com interposição de válvula, conectando o ventrículo cerebral à cavidade peritoneal. Tal tratamento exibe altos índices de complicações, notadamente nas crianças com hidranencefalia e hidrocefalia extrema nas quais há perímetro cefálico exagerado e idade precoce de surgimento da doença. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da cauterização endoscópica do plexo corióideo (CEPC) como alternativa à DVP no tratamento da hidranencefalia e hidrocefalia extrema. Com foco na eficácia, custo e complicações, coletamos, prospectivamente, dados clínicos das crianças com hidranencefalia e hidrocefalia extrema, não tratadas cirurgicamente, de outubro de 2006 a março de 2008. Tais pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: CEPC e DVP, totalizando 17 pacientes. A CEPC foi realizada em dez pacientes com sucesso em controlar o PC e o aumento da pressão intracraniana em oito (80%). Houve falha do procedimento endoscópico em duas crianças que, posteriormente, foram submetidas a DVP. Não houve complicações relacionadas ao método endoscópico. Sete crianças foram incluídas no grupo da DVP e duas (28,5%) necessitaram de revisão da derivação. Não houve complicações relacionadas ao procedimento de derivação. Não houve diferença no índice de sucesso entre os dois grupos, mas o grupo da CEPC foi mais econômico. A CEPC é alternativa aceitável e com menor custo em relação à derivação ventrículo-peritoneal para tratamento de hidranencefalia e hidrocefalia extrema.

Year

2019-08-14T20:31:40Z

Creators

Jose Augusto Malheiros dos Santos Filho

Uso do informante secundário em inquéritos de saúde

Introdução: O estudo de vieses que podem ser introduzidos pelo uso do informante secundário nas pesquisas de saúde constitui um desafio e uma necessidade para permitir a utilização de informações obtidas de proxy. Objetivos: A presente tese tem dois objetivos principais: 1) estimar a confiabilidade entre pares indivíduo-proxy com relação a diversos componentes de saúde e 2) comparar dois modelos explicativos para a avaliação ruim ou muito ruim da saúde do idoso baseado no auto-relato e no proxy-relato. Materiais e métodos: Realizou-se um inquérito domiciliar transversal em 710 pares de informantes primário-secundário: 239 idoso-adulto, 239 adulto-idoso e 232 adulto-adulto. A comparação dos modelos explicativos da avaliação da saúde do idoso foi realizada em 230 pares idoso-proxy. Entre os três pares de informantes, estimou-se a confiabilidade, o kappa ajustado pela prevalência e o viés proporcional. Ademais, foi feita a avaliação de algumas características selecionadas do proxy na discordância entre as informações fornecidas pelos pares, por meio do modelo de Poisson com estimação robusta da variância do erro. A regressão logística foi utilizada na comparação dos modelos da avaliação da saúde do idoso. Resultados: De forma geral, verificou-se boa concordância e reprodutibilidade entre as informações coletadas do indivíduo e de seu informante secundário, em relação ao tabagismo, avaliação da saúde, morbidade referida e consulta médica, sendo encontrada pior concordância e confiabilidade entre os pares idoso-adulto, na maioria das variáveis investigadas. Entretanto, os resultados indicam que o uso do informante secundário pode introduzir viés na mensuração de exposições e eventos em saúde conforme a natureza da questão investigada (hipertensão e consulta médica demonstraram presença de viés) e das características do informante secundário como a escolaridade e idade. As variáveis retidas nos modelos finais da avaliação de saúde do idoso baseados nas respostas do próprio indivíduo e nas respostas do informante substituto apresentaram diferenças importantes. Para o idoso, a saúde ruim está associada positivamente à sua idade e, principalmente, à presença de restrições ou incapacidade de realizar atividades relacionadas à vida diária e/ou à mobilidade. Já as variáveis do modelo final baseado na resposta do proxy replicam o modelo biomédico que associa a saúde ruim com o diagnóstico de doenças crônicas, mais do que as consequências destas para a independência e autonomia do indivíduo. Além disso, a análise mostrou que os informantes secundários com pior auto-avaliação da saúde têm uma probabilidade quase três vezes maior de relatar a saúde do idoso da mesma forma. Conclusões: os resultados desta tese sustentam a recomendação de cautela na utilização de informações coletadas de informantes secundários, principalmente em relação à avaliação da saúde, que deve ser informada somente pelo próprio indivíduo, devido à possibilidade de vieses no relato do informante secundário.

Year

2019-08-12T02:10:15Z

Creators

Renata Jardim

Estudo do comportamento de vigas mistas com perfil de alma senoidal

Os perfis de alma corrugada têm sido empregados na construção de galpões comerciais, edifícios industriais e passarelas de pedestres. Esse fato fez com que grande parte das pesquisas se concentrassem no comportamento do perfil de aço isolado, sendo encontradas poucas referências sobre o comportamento de estruturas mistas com perfil de alma corrugada, em especial de geometria senoidal. Mesmo a norma brasileira ABNT NBR 8800: 2008 e as normas internacionais não prevêem procedimentos para cálculo e projeto de elementos de açode alma corrugada, que tratem de todos os fenômenos envolvidos em seu comportamento estrutural. Diante desse quadro, este trabalho tem por objetivo a proposição de procedimentos de cálculo para vigas mistas constituídas por um perfil de aço de alma senoidal sobreposto por laje de concreto maciça ou com fôrma de aço incorporada, nas regiões de momento fletor positivo e negativo. A fim de que fosse alcançado esse objetivo, realizaram-se três ensaios de ligações mistas com perfil de alma senoidal no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES) da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Com os resultados desses ensaios e dos ensaios de vigas mistas com perfil de alma senoidal realizados por MOTAK & MACHACEK na Universidade Técnica Tcheca em Praga, calibraramse modelos numéricos via método dos elementos finitos, que foram utilizados em estudos paramétricos para a obtenção do momento fletor resistente e de propriedades fundamentais da ligação mista, na região de momento fletor negativo, e do momento fletor resistente de vigas mistas na região de momento fletor positivo.

Year

2019-08-11T07:39:26Z

Creators

Alexander Galvao Martins

Um estudo sobre as contribuições de um curso de formação continuada a partir das narrativas de professoras que ensinam matemática

Neste trabalho, buscamos compreender as contribuições do curso de Especialização em Educação Matemática do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica LASEB, a partir das narrativas de professoras que ensinam Matemática no 2º ciclo de formação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Para orientar nossas condutas teórico-metodológicas, apoiamo-nos em conceitos retirados das produções teóricas de Vicente Garnica. As narrativas nos mostraram caminhos para compreensão de nossas indagações e possibilitaram uma aproximação dos conceitos teóricos presentes nos trabalhos de Selma Pimenta, Maurice Tardif e Kenneth Zeichner, bem como no de autores mais ligados ao campo da Educação Matemática. A pesquisa, que teve como fundamento teórico-metodológico a História Oral, lançou mão dos aportes representados por entrevistas de dez professoras que cursaram o LASEB. As narrativas orais gravadas e transcritas geraram dez textualizações e textos contendo uma síntese de nossas compreensões sobre cada narrativa. Na perspectiva de compartilhar nossas análises com as professoras colaboradoras, convidamo-las para uma segunda entrevista, que originou outras textualizações. A análise do material empírico foi realizada a partir de duas vertentes: a das singularidades evidenciadas por cada professora e a das regularidades no conjunto das narrativas das professoras. Em relação às regularidades, emergiram quatro eixos não disjuntos, mas que são analisados sequencialmente: aproximações e afastamentos em relação à Matemática; formação acadêmica prévia, formação vivencial e formação no LASEB; avaliação e pesquisa e aprendizagem. Dentre as compreensões possibilitadas pelas narrativas que fizeram parte deste estudo, destacamos que o LASEB marcou positivamente a história de formação docente das dez professoras que participaram desta pesquisa. Entretanto, verificou-se, também, que os resultados do curso foram considerados, pelas docentes, frágeis para a sustentação do papel de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista sua avaliação quanto a seu próprio conhecimento sobre o ensino de Matemática.

Year

2019-08-11T11:22:45Z

Creators

Andrea Silva Gino

Informação e inclusão: um estudo da aplicação de acessibilidade em portais legislativos estaduais

Este trabalho tem como propósito mostrar um panorama longitudinal da acessibilidade dos 27 sites legislativos estaduais, a partir da avaliação de cada um deles, no intervalo de um ano, utilizando-se uma ferramenta online chamada DaSilva. Essa ferramenta avalia o nível de acessibilidade das páginas pesquisadas, dentro de um conjunto de regras preconizadas pelo Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG). No caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, fez-se um estudo de caso mais aprofundado, no qual foram comparados os resultados obtidos, tanto pela avaliação automática como pela avaliação empírica, envolvendo usuários com deficiência visual. Essa avaliação foi realizada em dois momentos, também, com um intervalo de um ano, período este em que o site sofreu uma reformulação total. A avaliação empírica envolveu três usuários, que se distinguiam em grau de deficiência visual e de proficiência em informática. Todos os testes foram realizados na plataforma Windows, em computadores do tipo Desktop. Além do panorama geral, realizou-se uma entrevista estruturada com os gestores responsáveis pelos sites das assembleias. Nessa entrevista, foram feitas questões correlatas à tecnologia, gestão de conteúdo e políticas de acessibilidade. Todos os dados coletados foram organizados em quadros, tabelas e gráficos. Conceitos como Acessibilidade, Design Universal e Usabilidade foram abordados e comparados entre si, a fim de elucidar as fronteiras e as interseções que existem nessas três disciplinas. Além disso, a acessibilidade na Web, especialmente na vertente governamental, foi colocada como um campo primordial para a Ciência da Informação se debruçar e propor novas teorias e soluções.

Year

2019-08-14T06:15:22Z

Creators

Alan Vasconcelos Alves

"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2019-10-17T00:49:09Z

Creators

Flávio Garcia da Silva

Paralelos entre ação teatral e direcionalidade musical

Esta dissertação tem por finalidade investigar o paralelismo histórico do teatro e da música no período que vai da formação à desagregação do drama e do sistema tonal. O ponto central da reflexão é a analogia entre os conceitos de ação teatral e direcionalidade musical, entendidos como o desdobramento de um material inicialmente selecionado como base para a criação artística a partir de elementos intrínsecos a esse mesmo material, configurando um campo similar entre teatro e música. Tal campo similar desenvolveu-se plenamente no drama e no sistema tonal, através da constituição de estruturas dialéticas de causalidade que conferem alto grau de autonomia às duas linguagens. Evidenciou-se a exploração dos limites do drama e do tonalismo por parte de dramaturgos e compositores dos fins do século XIX e início do século XX, desembocando numa crise das duas formas artísticas que leva tanto ao questionamento da necessidade de causalidade quanto a novas configurações do teatro e da música em momentos posteriores.

Year

2019-08-11T14:32:44Z

Creators

Ernesto Gomes Valenca

Poetas de Minas no Diário Crítico, de Sergio Milliet (1940-56)

Essa dissertação tem como objetivo estudar as críticas de Sergio Milliet sobre os poetas de Minas Gerais, publicadas no Diário crítico de Sergio Milliet, entre 1940 e 56. Além disso, enfoca os tipos de crítica que existiram no Brasil dos anos 40 e 50 e esboça um confronto entre as críticas de Milliet e Antonio Candido, relativas aos poetas de Minas, no período entre 40 e 56. A pesquisa revelou que Milliet exerceu a mais alta função crítica da época, ou seja, a de 'crítico oficial'. Milliet destacou aspectos temáticos e composicionais dos textos dos poetas de Minas e ressaltou a comunicabilidade dos poemas. Embora tenham mostrado maneiras diferentes de abordar a poesia, tanto Milliet quanto Antonio Candido apresentaram uma perspectiva semelhante: a poesia brasileira da passagem dos anos 40 para 50 evoluiria caso destacasse temas políticos.

Year

2019-08-13T05:05:04Z

Creators

Nivia dos Santos Vieira

Estudo cinético do comportamento térmico do oxicarbonato de nióbio obtido por síntese solvotérmica assistida por micro-ondas.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2021-10-29T22:20:19Z

Creators

Tiago Henrique Silva Madalena

O museu em processo: oralidades no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte/MG

Esse artigo apresenta a experiência de uma professora da educação básica que faz uso pedagógico dos museus para ensinar história. Trata-se da professora Cora que desenvolveu com alunos do EJA o projeto Desvendando o Primeiro de Maio, usando como estratégia a metodologia da história oral, leitura de textos e visita a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Com esse projeto a professora oportunizou aos estudantes do EJA a narrativa de suas memórias em diálogo com a história ensinada em sala de aula. O artigo também apresenta a concepção de museu em processo que vem sendo difundida nos textos da museóloga Tereza Scheiner. Essa concepção serve de base para pensar as atividades desenvolvidas pela professora Cora que estimulou a produção de narrativas autorais dando novo sentido a exposição museal e dialogando com os conteúdos curriculares propostos para a educação básica. A metodologia da história oral foi usada nas ações desenvolvidas no projeto.

Year

2021-08-07T00:34:51Z

Creators

Jezulino Lúcio Mendes Braga

epresentações sociais da aprendizagem docente de professores universitários em suas trajetórias de formação

Esta tese alicerça-se no estudo das representações sociais do aprendizado docente de professores universitários dos cursos de Pedagogia, Direito e Matemática. Consideraram-se as variáveis formação e área de atuação. O objetivo foi identificar os espaços socioeducativos, experiências, processos e interlocutores que se integraram às suas trajetórias pessoais no âmbito da aprendizagem docente, além da análise das relações entre as representações dos docentes e os estatutos epistemológicos disciplinares que lhes fundamentam os campos de formação e atuação profissional. Foram entrevistados, na sua totalidade, os professores dos respectivos cursos de uma universidade federal de Minas Gerais. Utilizou-se dos instrumentos técnica de associação livre e escolhas hierarquizadas e entrevistas. Aos primeiros foi aplicada análise estatística para avaliação dos grupos de palavras de maior freqüência e hierárquica; ao segundo, a análise de conteúdos, em que os trechos transcritos foram recortados, considerando-se as categorias: conceito, processos, relevância, experiências significativas, condicionantes e referenciais. Os resultados finais mostraram que os professores ancoram suas representações sociais do aprendizado docente nos valores que constituem os campos profissionais de formação. No curso de Pedagogia destacam-se o humanístico, o histórico, o social e o político; no curso de Direito, o humanístico, o metodológico e o empírico; e no curso de Matemática, o metodológico e o empírico.

Year

2019-08-13T22:26:14Z

Creators

Ana Claudia Lopes Chequer Saraiva

Haroldo de Campos e João Adolfo Hansen: duas leituras e uma polêmica sobre a poesia de Gregório de Matos

Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de estudar a recepção crítica da obra de Gregório de Matos, concentrando-se na análise das formulações de Haroldo de Campos e João Adolfo Hansen. Estudaremos a trajetória crítica de Haroldo de Campos, que, aliando as atividades de poeta e crítico, cunha o termo neobarroco, aproximando, sincronicamente, sua produção poética de vanguarda da poética do século XVII. Veremos como Haroldo defende o barroco como estilo característico da América e Gregório, como iniciador da literatura brasileira, criticando a posição de Antonio Candido. Analisaremos, em contrapartida, a obra de Hansen, que nega o termo barroco, critica o anacronismo das críticas e reconstitui o contexto de produção poética do século XVII, marcado pela prescrição retórica rigidamente orientada. Além disso, ao estudarmos Hansen, entenderemos também as restrições políticas, religiosas e, obviamente, artísticas, que fazem da sátira um instrumento da razão de Estado. Para Hansen, Gregório era uma etiqueta e não a origem original dos poemas, como supunha a crítica posterior, que operava com critérios exteriores à sociedade seiscentista. Por fim, confrontaremos as duas visões críticas, ressaltando suas divergências e conseqüentemente chegando ao efeito das duas leituras.

Year

2019-08-14T11:17:34Z

Creators

Gilson de Oliveira Mendes

Pectin-rich by-products in feeding horses - a review

Annually, million tons of agro-industrial wastes are generated in Brazil. A environmentally friendly and economically viable destination for agro-industrial by-products is their use in animal feed, reducing feed costs of the farm. Some products can replace conventional foods such as corn, soybeans and wheat, without incurring losses in animal performance. So the competition by using the same raw materials used in food and feed decreases and higher amount of grain will be used for human consumption. The by-products rich in pectins have high digestible energy content for its high rate of cecal degradation and are used as substitutes for grains rich in starch which traditionally make up the diet of horses. The objective of this review was to describe on the inclusion of by-products rich in pectins in the horses’ diet, emphasizing their benefits to the animal’s health. For the inclusion of pectin-rich by-products such as beet pulp, citrus pulp and soybean hulls in horse’s diet will be observed the nutritional composition, presence of anti-nutritional factors, palatability, feeding behavior and digestibility of nutrients. More research will be realized to evaluate the effects of the use of pectin-rich byproducts in horse’s diet.

Year

2022-03-23T20:29:03Z

Creators

Adalgiza Souza Carneiro de Rezende Diogo Felipe da Silva Inácio Raquel Silva de Moura

Da recente legislação sobre inovação e seus efeitos para as universidades federais

Este estudo analisa os efeitos, para as universidades federais, decorrentes de recentes alterações legislativas editadas na Emenda Constitucional 85/2015 e na Lei 13.243/2016, conhecida como marco legal da inovação. Conjugando abordagens de direito público e de direito privado, ele compara a realidade jurídica anterior com a atual, analisando os efeitos provocados pelo marco legal da inovação para a criação de conhecimento inovador no âmbito das universidades federais e sua difusão para a sociedade, nas esferas pública e privada.

Year

2022-02-10T16:21:28Z

Creators

Rubia Carneiro Neves Davi Monteiro Diniz

Socio-spatial practices in socio-technological peripheries: the introduction of the internet in rurban communities in Brazil and the United Kingdom

Apesar da rápida incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no cotidiano das comunidades rurais, especialmente na última década, ainda há uma clara lacuna relacionada ao acesso urbano/não urbano das TICs em todo mundo, sugerindo a existência e emergência de periferias socio-tecnológicas tanto exógenas quando endógenas. Este processo acontece não só no Sul/Leste Global, percebido como periférico, mas também no Norte/Oeste Global, considerado avançado e motor do desenvolvimento tecnológico. A nível local, a periferização sócio-tecnológica condiz com práticas sócio-espaciais existentes e com as formas como as TICs estão sendo introduzidas no nível cotidiano. A interação entre práticas sócio-espaciais e internet é parte de um processo iterativo que gera novas particularizações nos âmbitos sócio-espacial e sócio-tecnológico tanto no Norte como no Sul Globais. Esta pesquisa enfocou a interação recursiva entre as práticas sócio-espaciais e a introdução tardia da internet em comunidades rururbanas marginalizadas. Partiu da premissa de que existe uma relação imbricada entre a organização sócio-espacial das comunidades e a forma como as pessoas se apropriam dos diferentes tipos de arranjos sócio-técnicos, em especial, a internet. A pesquisa buscou também indícios da apropriação da internet neste contexto como forma de fomentar ações micropolíticas, fruto de "uma política situacional baseada no conhecimento e ação local", em grupos subalternos submetidos à dominação do "centro" e às consequentes relações sociais de produção capitalistas que resultam da urbanização extensiva. Para conceber a estratégia de pesquisa, foram considerados quatro requisitos: abordar o objeto a partir de diferentes níveis de análise, usando a ideia de Lefebvre de níveis sociais; Desenvolver um ferramental específico para abordar esses níveis, fundamentando a pesquisa em uma estrutura teórica baseada em teorias Marxianas e usando a Teoria do Ator-rede como uma ferramenta empírica para o trabalho de campo; investigar comunidades de países centrais e semiperiféricos na mesma escala de análise por meio de estudos de caso no Brasil (Santo Antônio do Salto e Noiva do Cordeiro) e no Reino Unido (Pendeen); e finalmente focar os marginalizados usando as lentes de uma urbanização extensiva. Noiva do Cordeiro é o principal estudo de caso, enquanto Santo Antônio do Salto e Pendeen o suportam. Os resultados da pesquisa sugerem que as relações globais de dependência e o fornecimento de internet de cima para baixo contribuem para a periferização do rururbano. Cinco apontamentos decorrem do trabalho produzido nesta pesquisa. Em primeiro lugar, existe uma relação conflituosa entre elementos rurais e urbanos nas comunidades rururbanas e estas são reforçadas com a introdução da internet; em segundo lugar, a forma como a internet é introduzida no rururbano tem um impacto sobre a forma como as pessoas se apropriam dela; terceiro, mesmo em condições marginais, há indícios de que a introdução da internet, quando acontece de baixo para cima pode levar a ou fortalecer ações micropolíticas; em quarto lugar, a apropriação coletiva da internet tem uma relação direta com as práticas sócio-espaciais existentes e, portanto, precisa de um espaço que fomente esta apropriação; e em quinto lugar, apesar das esperanças de um potencial liberador da internet, sua introdução nas comunidades rururbanas tende a mudar as relações sócio-espaciais de forma heterônoma.

Year

2019-08-13T22:09:27Z

Creators

Lorena Melgaço Silva Marques

Estudo da relação entre trabalho e saúde de trabalhadores que prestam cuidado no domicílio

As novas necessidades de saúde decorrentes do envelhecimento populacional, cronificação de muitas doenças, a necessidade de garantia da continuidade da assistência e o alto custo da atenção hospitalar sugerem uma transformação do modelo de saúde com foco na doença e na assistência hospitalar, privilegiando a construção de uma nova lógica de atenção, com enfoque na prevenção de doenças, promoção de saúde e na humanização da assistência. Tal fato ocasionou também, mudanças nas características do processo de adoecimento de trabalhadores que executam a atividade de cuidar de pessoas com perdas funcionais e dependência no ambiente não hospitalar. O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre saúde e trabalho de trabalhadores que atuam no cuidado à saúde não hospitalar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, por meio de revisão bibliográfica integrativa. A pesquisa bibliográfica foi realizada na BVS Biblioteca Virtual em Saúde no ano de 2012. De um total de 335 títulos, 29 foram selecionados para inclusão e destes foram selecionados 12 para analise comparativa. Os resultados indicaram que o trabalho na assistência domiciliar é muitas vezes responsável pelo adoecimento desses trabalhadores, no entanto também foram identificados artigos abordando a Satisfação no trabalho relacionada ao vínculo com o paciente e família, autonomia do profissional e obtenção de resultados gratificantes. Tem-se como desafio a realização de pesquisas que busquem com mais precisão a relação saúde e trabalho na assistência domiciliar por ser uma realidade ainda pouco conhecida e que traz consigo novas organizações e condições de trabalho.

Year

2019-08-12T11:47:21Z

Creators

Izabela Tavares Maciel

A retórica da guerra cultural e o parlamento brasileiro: a argumentação no impeachment de Dilma Rousseff

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2019-12-09T00:00:00Z

Creators

Frederico Rios Cury dos Santos

Informação nos ambientes virtuais de aprendizados (AVA)

A presente pesquisa esta inserida no cenario da Educacao a Distancia (EaD) no Brasil e e compreendida na interacao com os principios de organizacao da informacao. Em decorrencia desse ponto de referencia os Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA), onde se realizam amediacao no ensino a distancia, foi analisado numa perspectiva informacional. Com esse objetivo, buscou-se compreender as interacoes informacionais entre professores e alunos nos AVA¡¦s. O trabalho foi organizado em torno da seguinte questao: Compreender as relacoes informacionais dos professores e alunos nos AVA's pode favorecer a organizacao da informacao em tais ambientes? Neste sentido, atraves do estudo das relacoes informacionais de professores e alunos buscou-se situar a possibilidade de consolidacao de um modelo de AVA pautado nos principios de organizacao da informacao. Para tanto, buscou-se reunir e problematizar os elementos que estruturaram os Ambientes Virtuais de Aprendizado. A pesquisa teve como referencial teorico os fundamentos da organizacao da informacao em ambientes digitais, os estudos de uso e usuarios da informacao, bem como a teoria dos sujeitos da linguagem de Charaudeau (2008). Em termos metodologicos, desenvolveu-se um estudo de caso envolvendo professores e alunos vinculados ao curso de pos- Graduacao latu sensu a distancia em Administracao de Sistemas de Informacao (ASI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O estudo baseou-se na analise de entrevistas e questionarios, aplicados a alunos e professores do curso, baseados em estudos de usuarios de informacao. Esses questionarios exploraram a argumentacao dos professores e alunos sobre: a) sua relacao cotidiana com o uso de tecnologias de internet, b) relacao cotidiana com o Ambiente Virtualde Aprendizado; c ) suas percepcoes sobre a Educacao a Distancia. Na analise de dados, adotaram-se as categorias propostas por Charaudeau (2008) com o objetivo de avaliar as possibilidades comunicacionais dos sujeitos professor/aluno no AVA. Foram determinadas quatro categorias de analise: a) Parceiros comunicacionais professor e aluno: condicao para comunicacao; b) Fatores comuns no ato de comunicacao: conhecimentos comuns; c)Motivacao e interesses de comunicacao; d) Consequencias das interacoes comunicacionais: AVA numa perspectiva informacional. Por fim, em articulacao com essas categorias, chegouse a proposicao de um modelo de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) orientadopelos reconhecimentos das interacoes comunicacionais (reconhecimento do saber, do fazer e saber fazer) e pela perspectiva informacional oriunda dos fundamentos da organizacao da informacao.

Year

2019-08-14T09:50:57Z

Creators

Lorena Tavares de Paula