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Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura

O presente estudo investiga a aplicabilidade de oito peças inéditas para piano a quatro mãos, escritas nos seguintes gêneros: choro, samba, baião e bossa nova. Os preceitos do modelo C(L)A(S)P nortearam a pesquisa, que contemplou as modalidades de comportamento musical propostas por Keith Swanwick (1979), com exceção da composição, que fugia ao escopo deste estudo. Os resultados obtidos atestam o valor didático, estético e estilístico do material, discutem a validade do ensino por imitação e ouvido, as vantagens do tocar a quatro mãos e a acessibilidade das peças. Além disso, os resultados confirmam o valor dos gêneros brasileiros, a importância da apreciação, do conhecimento estilístico e o papel da motivação no processo de aprendizagem. A partir destes resultados acreditamos estar colaborando não só para o refinamento deste repertório específico, mas para a ampliação do universo musical de alunos e professores. Além disso, a partir da constatação da carência de material com uma proposta musicalmente rica e interessante que aproxime a criança da música brasileira, esperamos que este estudo possa influenciar profissionais, compositores e educadores na criação e seleção de repertório dessa natureza para iniciação ao instrumento.

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2019-08-09T19:59:07Z

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Deborah Fernandes Nilson

Análise de vibrações em pisos mistos aço/concreto

O aprimoramento dos processos de cálculo estrutural e a modernização de técnicas construtivas possibilitaram a execução de estruturas de piso mais esbeltas, vencendo grandes vãos livres. No entanto, essa inovação construtiva ocasionou uma diminuição na rigidez dos pisos, tornando-os susceptíveis a vibrações provenientes de atividades associadas à movimentos de pessoas, tais como o caminhar, exercícios aeróbicos, danças e eventos esportivos. A diminuição na rigidez de uma estrutura resulta na redução da sua primeira freqüência natural, o que pode gerar problemas de ressonância pelo fato desta freqüência natural se aproximar das freqüências representativas das excitações mencionadas. Neste trabalho, sistemas de piso misto aço/concreto, modelados com a utilização de um programa computacional em elementos finitos, são submetidos a uma análise dinâmica ao atuarem sobre eles carregamentos correspondentes a atividades rítmicas. Utilizaram-se elementos de placa para simular a laje de concreto e elementos de barra tridimensionais para as vigas de aço, garantindo a interação total entre os mesmos. Outra análise foi realizada utilizando-se um modelo simplificado, onde o sistema de piso foi reduzido a um sistema com um grau de liberdade, obtendo-se as respostas máximas para carregamentos harmônicos. Considerações sobre limites aceitáveis deaceleração de pisos sugeridos por normas técnicas são apresentadas, sendo também avaliados os níveis de aceleração obtidos numericamente no piso misto. Nos pisos analisados, observou-se resultados preocupantes para a aceleração do piso, tendo sido obtidos níveis de aceleração superiores aos limites recomendados paraconforto humano. Os esforços solicitantes sofreram pequena variação com relação aos resultados de uma análise estática. A análise simplificada do piso mostrou-se válida para uma análise preliminar do sistema estrutural, não podendo, no entanto, substituir uma análise dinâmica mais detalhada para a determinação de esforços.

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2019-08-12T06:41:41Z

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Rosana Maria Renno Sommer

Outro modernismo em Minas: a trajetória marginal de Inimá de Paula

O tema desta dissertação é analisar a obra do pintor mineiro Inimá de Paula (1918 - 1999) em perspectiva histórica, sob a hipótese de ser sua trajetória marginal à história do modernismo em Minas Gerais, centrada na figura do pintor e professor Alberto da Veiga Guignard e seus discípulos. Inimá participou da difusão e implantação do modernismo brasileiro no Ceará e no Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 50 antes de retornar para Minas em meados da década de 1960, onde consolidou sua carreira. A trajetória do artista testemunha um caminho atípico e discreto dentro da história da arte brasileira e que talvez por essa mesma razão constitui uma fonte instigante e provocadora, que levanta novas possibilidades de interpretação da modernidade artística no Brasil em termos históricos e críticos.

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2019-08-12T17:56:26Z

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Julio Cesar Martins

Comparação dos valores medidos e preditos de pressões respiratórias máximas em escolares saudáveis - criação de uma nova equação de referência preditiva de força muscular respiratória

A Força Muscular Respiratória, definida como a pressão máxima mensurada ao nível da boca e refletida pelas mensurações da força dos músculos inspiratórios e expiratórios, compõe um importante arsenal capaz de diagnosticar e prognosticar desordens neuromusculares e pulmonares. É influenciada por vários fatores, e atualmente existem diversas equações de referência preditivas descritas considerando diferentes populações e metodologias. Entretanto, não há um consenso de valores ideais de referência a utilizar, além de serem escassos os relatos na literatura de equações preditivas de pressões respiratórias máximas em crianças e adolescentes na população brasileira. OBJETIVOS Dentro deste contexto, esse estudo teve por objetivo medir e comparar valores de força da musculatura respiratória de crianças e adolescentes saudáveis da rede de ensino de Belo Horizonte com valores preditos propostos por equações descritas por Wilson et al., Domènech et al. e Schmidt et al. ,conjuntamente com análise da função pulmonar e dados antropométricos, reforçando assim a necessidade de se propor a criação de uma nova equação de referência preditiva de pressões respiratórias máximas. MÉTODOS Tratou-se de um estudo transversal e a amostra de conveniência foi constituída de 90 crianças e adolescentes saudáveis com faixa etária de 6 a 12 anos; sendo 44 indivíduos do sexo feminino (39,6%) e 46 do masculino (41,4%). Os indivíduos foram classificados quanto ao IMC proporcional para idade, sendo todos eutróficos e saudáveis, sem patologias atuais ou prévias. O espirômetro VITATRACE VT 130 foi utilizado para realizar as medidas espirométricas (CVF e VEF1,) de modo a garantir a normalidade da função pulmonar. As medidas antropométricas aferidas foram peso, altura, circunferência do braço e prega cutânea tricipital. O manovacuômetro GERAR foi utilizado para mensuração das pressões respiratórias máximas. Foi aplicado o questionário ISAAC para avaliação de doenças alérgicas. ANÁLISE ESTATISTICA A distribuição das amostras foi verificada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov e/ou Shapiro-Wilk; Teste-t não pareado para comparar os sexos; Análise de variância (ANOVA) e post-hoc Student-Newman Keuls (SNK), para comparações de valores medidos e preditos; Teste de Correlação de Pearson para medir a associação entre as variáveis e Regressão linear múltipla, para modelar as equações de referência propostas e fazer previsões. O nível de significância considerado foi de 5%. RESULTADOS/CONCLUSÃO A comparação dos valores medidos e preditos de pressões respiratórias máximas se diferiram significativamente, e as equações de referência atuais não foram capazes de predizer os valores de PImáx e PEmáx na população estudada, e, com isso, o presente estudo propôs uma nova equação preditiva de força muscular respiratória considerando esta população.

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2019-08-14T14:25:28Z

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Lidia Miranda Barreto

A gestão da Escola Municipal Santos Dumont: uma visão da conquista da participação da comunidade escolar

Este trabalho objetiva refletir sobre a importância da comunidade escolar na gestão democrática, conforme a proposta do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Santos Dumont. Por conseguinte, analisa-se a participação da comunidade escolar na gestão desta escola e, também, desenvolve reflexão sobre o conceito de gestão democrática presente no PPP da escola em questão e sua relação com a comunidade escolar. Para tanto, aborda os mecanismos usados pelaescola para a conquista desta participação. Enfatiza-se que para a concretização de uma gestão democrática-participativa é necessário a participação de toda comunidade escolar, opinando e sugerindo em todos os processos escolares. Destaca-se que é fundamental a integração da escola à comunidade para desenvolver ensino de qualidade. Acredita-se que cabe ao gestor promover essa participação, começando pela construção do Projeto Político Pedagógico que é abase para a gestão participativa e democrática. Portanto, uma escola democrática se concretiza em ações coletivas.

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2019-08-10T11:40:36Z

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Helma Luzia de Menezes Moura

Efeitos do nível de estabilização do desempenho na adaptação a perturbações imprevisíveis inseridas após o início do movimento

O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito da manipulação de dois níveis de estabilização do desempenho na adaptação a perturbações imprevisíveis em uma tarefa de interceptação. Participaram do estudo quarenta voluntários (n=40), destros, universitários, sem experiência na tarefa eles foram divididos em dois grupos em relação ao nível de estabilização do desempenho: GE (grupo estabilização) e GS (grupo superestabilização). Os instrumentos utilizados foram um computador, uma mesa digitalizadora e uma caneta digital. A tarefa consistiu em interceptar um alvo virtual movendo a caneta através de um movimento rápido ao longo de um espaço determinado na mesa digitalizadora. O experimento foi composto por duas fases: pré-exposição e exposição. Na pré-exposição foram manipulados os níveis de estabilização do desempenho e o número de tentativas realizadas por cada grupo se referia ao necessário para alcançar o critério de desempenho (GE - três interceptações corretas e GS - seis blocos de três interceptações corretas). Na exposição foram inseridas as perturbações (P) relacionadas à mudanças na velocidade (PI aumento e PII - redução) de deslocamento do alvo após o sujeito ter iniciado o movimento. As medidas utilizadas foram: erro absoluto espacial (cm), erro constante espacial (cm), número de tentativas realizadas por cada grupo na pré-exposição, tempo para o pico de velocidade (ms) e número de correções dos movimentos. Para análise dos dados foram utilizados os testes estatísticos t-Student e ANOVA two-way, quando necessário era utilizado o post hoc de Tukey (CV < 30%) e Duncan (CV > 30%). A análise da pré-exposição indicou que o desempenho dos grupos melhorou ao longo da fase, que a estratégia de controle utilizada foi predominantemente pré-programação e que o GS realizou mais tentativas do que o GE. Em relação à exposição as análises detectaram que o GS se adaptou ao segundo bloco da PI, segundo e terceiro da PII, entretanto o GE não se adaptou a qualquer bloco de qualquer perturbação. O mecanismo de controle predominantemente utilizado pelo GS para se adaptar às perturbações foi o feedback. Os resultados permitem concluir que o nível de estabilização do desempenho influencia na adaptação, sendo assim pode se afirmar que a aprendizagem não constitui um processo finito e que mesmo após a estabilização do desempenho é possível continuar aprendendo.

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2019-08-09T20:42:59Z

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Crislaine Rangel Couto

Um método para transcrição de termos biomédicos e um protótipo de ferramenta didática para ensino de lógica em ontologia aplicada

O campo de ontologia aplicada está em ascensão devido à modernização dos sistemas de informação e à necessidade de atribuição semântica tanto de domínios especializados quanto da web. É então feito um grande esforço para a formalização do conteúdo para que sejam passíveis de leitura por máquinas computacionais e que informação implícita se transforme em informação explícita. A Construção de ontologias envolve um esforço que exige Interdisciplinaridade dos envolvidos por tratar de assunto especializado. Além do conhecimento de ontologia aplicada, o profissional da ciência da informação deve ter noções de sistemas de informação e tecnologia, lógica descritiva e apoio de um especialista do domínio. Com o suportedestas três bases, se torna possível construir uma ontologia bem fundamentada que atende aos requisitos da representação da informação. Contudo, notou-se que profissionais da ciência da informação nem sempre cursam disciplinas que envolvam a parte lógica da construção de ontologias. A lógica pertence ao núcleo da construçãode uma ontologia, mas ela não é usada de maneira adequada para aproveitar seu potencial. Este trabalho é uma tentativa de esclarecer o uso da lógica em ontologias. Para isto, foi criado um método de transcrição de definições formais para lógica descritiva utilizada em ontologias. A validação deste método foi testada com a transcrição de definições formais da Blood Ontology e o auxílio de motores deinferências para ontologias. Além disso, propôs-se a criação de um sistema online (nomeado como OntoLogica) voltado à didática do ensino da lógica para sistemas de ontologia aplicada. Este sistema, que foi prototipado, auxiliará aos usuários na criação e transcrição de definições para a lógica utilizando-se do método proposto neste trabalho. Os resultados das transcrições geraram inferências corretas e outras que foram consideradas equivocadas. Conclui-se que as transcrições são importantes por deduzirem conhecimento novo, mas que o campo precisa de cuidados para definição de definições biomédicos e também para sua transcrição.

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2019-08-11T12:32:02Z

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Guilherme Francis de Noronha

Perspectivas de liderança no ensino coletivo de música

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-01-10T16:32:06Z

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Daniel Augusto Oliveira Machado

Contribuições de Joaquim Felicio dos Santos para o direito das sucessões no Brasil: fragmentos da história do código civil brasileiro

Dentro do contexto da história das fontes do Direito – especificamente, da história do Código Civil –, esta tese examina a história dos preceitos acerca do Direito das Sucessões no Código Civil de 1916 para verificar se este recebeu contribuições do Projeto de Código Civil de Joaquim Felicio dos Santos. O trabalho começa por um estudo da disciplina do Direito das Sucessões no Direito anterior à codificação. Em seguida, passa por importantes apontamentos da biografia de Felicio dos Santos, bem como pelos principais fatos na trajetória histórica do seu Projeto de Código Civil, para, então, proceder a um estudo da disciplina do Direito das Sucessões neste Projeto. Posteriormente, são apresentados os principais fatos na história da tramitação do Projeto de Código Civil de Clovis Bevilaqua, de 1899 até se chegar ao Código Civil de 1916. Enfim, a tese analisa os documentos acerca do Direito das Sucessões na elaboração do Código Civil, e revela as contribuições que este recebeu do Projeto de Felicio dos Santos.

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2022-05-17T14:33:17Z

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Felipe Quintella Machado de Carvalho

Estratégias educativas utilizadas por profissionais de saúde na abordagem à mulher vítima de violência

Introdução: A violência contra a mulher tem sido reconhecida como um problema de Saúde Pública considerando que afeta significativamente o processo saúde-doença das mulheres. Os profissionais de saúde estão em posição estratégica para o diagnóstico e a atuação no problema da violência, em especial quanto à violência contra a mulher. Objetivo: identificar as estratégias educativas que estão sendo utilizadas por profissionais de saúde na abordagem às mulheres vítimas de violência. Metodologia: revisão integrativa da literatura. Resultados: A estratégia educativa mais apontada pelos autores pesquisados como forma de abordagem a essas mulheres foi o estabelecimento de uma relação dialógica através de oficinas de grupo, utilizando-se dinâmicas e dramatizações para facilitar a interação do grupo estimulando as mulheres a construírem juntas estratégias de enfrentamento. Conclusão: É necessária a conscientização dos profissionais para uma educação em saúde emancipatória, que considere a mulher como sujeito ativo em seu processo de transformação da realidade vivida. Os grupos foram as melhores estratégias identificadas, propiciando a interação entre os sujeitos que vivenciam situação semelhante, e o apoio mútuo auxiliando as mulheres a saírem da situação de violência.

Year

2019-08-13T19:47:43Z

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Sirleide Corrêa Rangel

Análise da força de preensão palmar, sensibilidade cutânea manual e uso funcional das mãos em crianças e adolescentes com doença renal crônica em hemodiálise

A Doença Renal Crônica (DRC), em estágio terminal, pode gerar prejuízos significativos quando ocorre na infância e na adolescência. O objetivo deste estudo foi avaliar a força muscular de preensão palmar, a sensibilidade cutânea manual e o uso funcional das mãos em crianças e adolescentes em tratamento hemodialítico. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, que incluiu 21 indivíduos que realizaram hemodiálise (11 por via cateter e 10 por fístula) comparados com 21 controles, pareados por idade e sexo. Para a análise da força de preensão palmar foi aplicado o dinamômetro Jamar®, para a sensibilidade, o teste de monofilamentos de Semmes Weinstein® e para o uso funcional das mãos, o teste de Jebsen-Taylor. O uso funcional das mãos foi mais comprometido no grupo em hemodiálise em relação ao controle (mão dominante p=<0,001, não dominante p=0,001). A força de preensão palmar foi menor no grupo em hemodiálise comparado ao controle (p=<0,001) e a sensibilidade apresentou alteração apenas para o grupo com fístula, referente à inervação do mediano (p=<0,001). Crianças e adolescentes com DRC podem apresentar alterações importantes na força de preensão palmar, no uso funcional das mãos e na sensibilidade. Resultados como estes podem substanciar ações multidisciplinares com essa população.

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2022-04-01T20:23:09Z

Creators

Thaís Thaler Souza Arthur Melo Kummer Ana Cristina Simões e Silva Ana Amélia Cardoso Rodrigues Carla Ribeiro Lage Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

O uso do solo e os padrões de vento: o caso da cidade de Belo Horizonte, MG

Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da ocupação urbana sobre os padrões de vento para o caso do município de Belo Horizonte, como auxílio à prática do planejamento urbano, a partir de uma perspectiva cronológica da evolução da ocupação do território e utilizando técnica de simulação computacional. Três variáveis constituíram os parâmetros de entrada do programa utilizado, o WindMapTM: a topografia, a ocupação urbana e o vento. A topografia foi reproduzida por um Modelo Digital de Terreno. A ocupação urbana, por sua vez, foi representada pelo parâmetro comprimento de rugosidade (z0), determinado por método morfométrico aliado à classificação de imagens de satélite Landsat em três momentos que caracterizam a evolução da cidade, correspondentes aos anos de 1987, 1996 e 2006. A aplicação destas técnicas permitiu a criação de um Modelo Digital de Elevação para os respectivos períodos de evolução urbana. Já a caracterização do vento fundamentou-se na abordagem da climatologia dinâmica, baseada na seleção de episódios capazes de demonstrar as particularidades dos fenômenos da circulação atmosférica em escala local. Foram selecionados episódios característicos de estabilidade e instabilidade atmosféricas nos anos de 1987, 1997 e 2007. Estes correspondem, respectivamente, à condição média de vento durante todo o ano e à variação verificada no verão. Através de dados de velocidade e direção do vento de estações meteorológicas fixas e de vento geostrófico, extraído de sondagens do Aeroporto Internacional de Confins, foi possível caracterizar os episódios selecionados. A partir da coleta e tratamento dos dados de entrada do WindMapTM foram feitas simulações dos episódios selecionados, comparando o comportamento do vento considerando apenas a influência da topografia e analisando o efeito da ocupação urbana. Como resultado foi possível observar a variação da velocidade do vento diante da evolução da cidade e da condição de estabilidade atmosférica. Em grande parte do território analisado houve redução das velocidades quando comparados os testes realizados com a presença da ocupação e aqueles considerando apenas a topografia. Também se verificou o aumento de áreas em que houve redução das velocidades ao longo tempo, acompanhando a expansão urbana de Belo Horizonte. Além disso, foi possível notar que as altas densidades urbanas provocam maior redução da velocidade do vento quando comparada às médias densidades urbanas. Assim, concluiu-se que a metodologia aplicada produziu resultados satisfatórios da análise dos padrões de vento para aplicação em planejamento urbano.

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2019-08-11T18:30:38Z

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Daniele Gomes Ferreira

Ações na perspectiva da lei 10.639/03 com alunos da educação de jovens e adultos

Este trabalho registra a análise de uma ação pedagógica desenvolvida com o objetivo de promover ações que facilitem a implementação da lei federal 10.639/03,que tem por finalidade a valorização da história da cultura Africana e Afro-brasileira dentro do nosso país. O Público alvo da ação foram os alunos do ensino noturno da escola de uma escola municipal de Belo Horizonte, matriculados na modalidade EJA (ensino para jovens e adultos ).Foram aplicados questionários com o intuito diagnosticar o conhecimento sobre a cultura afro brasileira assim como a percepção e vivencia dos mesmos sobre racismo e preconceito. A partir disso, foram desenvolvidas várias atividades com o grupo de alunos como: oficinas de produção de máscaras, contação de história, exibição de documentários de orientação étnico-racial ( vista a minha pele ) e leituras orientadas em sala de aula e na biblioteca. O trabalho se iniciou em meados do ano de 2011 e se encerrou entre maio/junho do ano de 2012 e teve boa participação dos alunos que envolveram-se nas atividades e foram introduzidos a discussão sobre as relações étnico raciais em nossa sociedade.

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2019-08-13T12:47:59Z

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Roberto Marcio Nicácio

Proposta para modelo de gerenciamento de risco, visando a mitigação de acidentes ampliados na mineração

Eventos indesejados e agudos com elevado potencial de fatalidade e latência nos aspectos de danos sociais, ambientais e à saúde física e mental dos seres expostos, onde a gravidade e dimensão excedem os limites espaciais e temporais de sua fonte, são denominados como: acidentes ampliados. Diante deste conceito e com a recorrência de fatos, no âmbito mínero-metalúrgico, questionamento vieram à tona acerca das boas práticas na mineração brasileira. A dimensão dos danos e a ressonância das vozes das vítimas fomentaram dúvidas sobre a sustentabilidade dos processos mineiros. É possível fazer mineração responsável e produtiva? Quais seriam os papéis e responsabilidades dos envolvidos nestes processos? Quais as práticas e ferramentas necessárias para garantia do desenvolvimento sustentável na mineração? Logo, um estudo que busca resgatar a noção dos desastres ampliados mineiros assume relevância para tentar responder a estes questionamentos. No plano metodológico foi desenvolvido um modelo contínuo de controle e gerenciamento dos sistemas passíveis de falhas, voltado para a mineração. O embasamento do modelo está sobre o estado do conhecimento das técnicas de gerenciamento de risco e análise de acidentes anteriores. A fim de aplicação, foi admitido um protocolo e empregado em duas operações mineiras. Os resultados indicaram que é necessário elevar a aplicação dos conceitos e técnicas de gestão de risco ao setor mineiro, e de posse da compreensão e evolução dos tópicos do modelo desenvolvido, torna-se possível fazer mineração responsável, produtiva e que seus danos, quando houver, possam ser mitigados.

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2021-08-09T18:22:36Z

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Fernando Discacciati Cruz

Fundando sensibilidades, educando os sentidos: dos sujeitos na cidade (Belo Horizonte, uma capital no ano de 1900)

Esta dissertação teve por objetivo compreender os impactos da urbanização sobre os corpos e sentidos dos habitantes do arraial de Belo Horizonte, local que abrigaria a nova capital do estado de Minas Gerais. Nesse processo de construção e constituição de uma cidade, construída sobre a égide da modernidade, intentamos perceber como foi se fundando uma sensibilidade urbana e como as formas de percepção da cidade e as tolerâncias foram sendo educadas a partir de um modo de vida urbano. Utilizamos, como principal fonte, a produção literária/jornalística de Alfredo Camarate, viajante português, sujeito de múltiplas experiências e que vislumbrou oportunidades na construção da nova capital, chegando a Belo Horizonte em 1894, ainda nos primeiros tempos da construção. O escritor lançou seu olhar sensível e atento sobre a cidade, registrando, em suas crônicas, publicadas no jornal oficial do Estado, o Minas Gerais, ao longo do ano de 1894, as alterações que o antigo arraial sofria para se tornar cidadecapital.Nessas crônicas, são recorrentes as referências em torno dos comportamentos rudes, simples e rurais dos moradores do pequeno arraial. Como um viajante, já tendo percorrido os principais centros urbanos à época, como Paris, Londres e Rio de Janeiro, e atento às mudanças, que percebia e comparava, Alfredo Camarate foi um narrador privilegiado para dizer das transformações que a cidade e seus habitantes foram experimentado. A partir de seus escritos, é possível perceber como as sensibilidades dos habitantes do antigo arraial foram se alterando pela introdução de novos valores trazidos pela modernidade. Além dessas crônicas, também utilizamos outras fontes, entre elas, o aparato legal, produzido, principalmente, na primeira década da nova capital, sobretudo aquele que revela uma clara pretensão de organizar a vida na cidade, prescrever novos hábitos, incutir outras tolerâncias. Também contamos com as imagens, projetos, plantas, produzidos à época da construção, e que, juntos, deram-me a possibilidade de ver Belo Horizonte naquele momento. Construindo a narrativa com foco sobre cada sentido humano, pudemos perceber como pouco a pouco os moradores do arraial e da futura capital foram adquirindo maneiras próprias de ser, estar e sentir nae a urbs.

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2019-08-13T17:41:30Z

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Verona Campos Segantini

Qual é o valor financeiro das transferências em Educação Pública e Previdência Social no Brasil? Uma análise para as coortes nascidas entre 1923 e 2000

O ciclo de vida humano pode ser divido em três fases: duas fases de dependência econômica (idades muito jovens e avançadas), intercalada por uma fase em que os indivíduos produzem mais do que consomem. Entre as formas de alocação de recursos para os grupos de idade dependentes, destacam-se as transferências entre gerações, que podem ser públicas ou privadas. Estas transferências são uma forma de contrato social em que os benefícios pagos a uma geração são mantidos graças à contribuição de gerações futuras ou passadas. É extremamente importante discutir as transferências. Do ponto de vista econômico, elas são fundamentais, pois uma proporção elevada da renda familiar é alocada para as crianças e idosos. Do ponto de vista de políticas públicas, nas sociedades modernas, o volume de transferências públicas destinado aos idosos é dominante. Se for mantido o padrão de alocação atual, dado que a estrutura etária está envelhecendo, os países poderão enfrentar déficits fiscais no futuro. Além do mais, o Estado destina uma parte das contribuições arrecadas para investir em educação e previdência. Sendo assim, crianças e idosos competem pela alocação desses recursos. Além disso, o sistema tem implícito um pacto intergeracional, pois uma geração reivindica o benefício contra a próxima geração.O objetivo deste estudo é investigar como os recursos públicos são alocados entre as gerações, particularmente, como ocorreu a introdução e a universalização dos sistemas de educação pública e previdência social no Brasil, no que tange aos resultados financeiros obtidos por diferentes coortes. Para tal, procurou-se resgatar a trajetória do sistema de educação pública e de previdência social brasileiro, contextualizar os sistemas historicamente e examinar as transferências públicas por período e por coorte, para as coortes nascidas entre 1923 e 2000.Os resultados mostram que o sistema de transferências trata diferentemente as coortes, o que resulta em retornos diferenciados para cada uma delas. No sistema educacional, a primeira geração que pagou os benefícios educacionais teve perdas, pois não foi beneficiária do sistema e apenas as gerações nascidas após 1969 e antes de 1989 obtiveram ganhos. Já na previdência social, houve ganhos para os primeiros participantes no sistema. Mas, para as coortes nascidas após 1974, há perdas com a seguridade social. Os resultados por coorte dependem do peso que cada coorte tem na estrutura etária e da maneira como cada sistema foi historicamente estabelecido. No caso do Brasil, a previdência social foi consolidada antes que fossem feitos investimentos mais significativos no sistema educacional, o que pode explicar a concentração da pobreza e desigualdade entre os mais jovens.

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2019-08-13T14:38:46Z

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Tatiana Araujo Pereira

Práticas de memória em ensino de história: as ressonâncias de uma prática com o museu

Nesse texto apresentamos reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de história desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, mas que atravessam esse ambiente em um diálogo com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de prática de ensino de história e de memória em ambientes museais.

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2021-10-27T13:21:04Z

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Júlio César Virgínio da Costa

Representações sociais de professores sobre alunos adolescentes: um estudo na escola Sagrada Esperança da cidade de Cabinda - Angola

Essa pesquisa tem como objeto de estudo as representações sociais de professores do Ensino Básico de uma escola de Cabinda/Angola, sobre alunos adolescentes. Esta pesquisa está fundamentada na teoria da Representação Social de Serge Moscovici, segundo a qual a representação social retém o poder de organizar, de unir e de filtrar o que vai ser reintroduzido e reaprendido no domínio das experiências e condutas das pessoas durante a vida cotidiana. Moscovici (1961) estabeleceu a representação social como uma construção da pessoa, com origem social e destino social. No caso desta pesquisa, podemos observar que a elaboração das representações sociais decorre de um fenômeno de interação, pois elas são construídas na/pela relação entre professor e aluno. Daí o interesse em saber como se dão estas representações de professores que trabalham com alunos adolescentes, analisando como eles pensam, sentem e agem em relação aos seus alunos. No trabalho com essas representações, podemos encontrar as inclinações dos professores quando analisam o processo de interação social entre eles e seus alunos. Cinco sujeitos participaram da pesquisa, sendo utilizados os seguintes instrumentos: um questionário, uma entrevista semi-estruturada e uma redação com o tema Adolescência. A análise dos dados coletados demonstrou que as representações sociais dos professores sobre alunos adolescentes estão relacionadas a três tipos de conhecimento: os saberes tradicionais, a formação acadêmica e o contexto denominado pelos sujeitos de a rua, ou seja, o conhecimento aprendido no dia-a-dia das interações sociais. As representações ligadas aos saberes tradicionais destacam o filho que se tornou homem ou a filha que se tornou mulher, sem especificar um tempo prolongado para essa transformação. Um segundo grupo de representações está relacionado à formação acadêmica, realizada pelos professores em seus cursos de formação, ou adquirida nos livros. Nesse segundo grupo, encontramos as representações da adolescência como fase difícil e agitada, mas também como um bom período, já que, neste período, o indivíduo está mais aberto e é capaz de assimilar melhor os aprendizados. A própria experiência e as interações ocorridas no cotidiano também são apontadas pelos docentes, como uma fonte de onde provêm seus conhecimentos sobre alunos adolescentes. Por fim, foi possível relacionar essas representações com as práticas pedagógicas elaboradas por esses professores.

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2019-08-10T11:30:20Z

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Celsa Mercia Hinaundipula dos Santos

Migrânea ou enxaqueca

Das várias modalidades clínicas das cefaléias, a migrânea é, seguramente, uma das mais freqüentes, a que tem sintomatologia clínica mais variada para a qual se dispõe de maior número de propostas terapêuticas. Muito se tem pesquisado sobre a migrânea, mas ainda não se conseguiu elucidar completamente todos os seus aspectos clínicos, fisiopatogênicos e terapêuticos. É uma forma de cefaléia prevalente e incapacitante, que ocupa no ranking da Organização Mundial de Saúde, a 19ª posição entre todas as doenças que causam incapacidade. É uma das causas mais freqüentes em perdas de dias de trabalho. Determinados estudos mostraram que a maioria dos pacientes buscam, além do alívio da dor, uma explicação para sua dor. Este trabalho pretende realizar uma revisão narrativa da literatura, atualizando os resultados dos estudos científicos, relacionados à epidemiologia com o absenteísmo e a auto-medicação, para a execução de um diagnóstico mais preciso e a possível aplicação prática desses conhecimentos aos portadores de cefaléias que buscam a equipe Saúde da Família.

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2019-08-13T20:21:35Z

Creators

Luiz Carlos Malveira

Acidentes com soluções irrigadoras utilizadas na terapia endodôntica

O emprego de substâncias químicas utilizadas como auxiliares no preparo mecânico do sistema de canais radiculares (SCR) tem como função principal auxiliar na limpeza desse sistema. Para tal, essas soluções devem apresentar ação antimicrobiana, dissolver resíduos teciduais, promover lubrificação facilitando a ação instrumentação endodôntica e apresentar baixa toxicidade aos tecidos periapicais. Dentre essas substâncias tem-se principalmente o Hipoclorito de Sódio, a Clorexidina e o Vinagre de Maçã. No entanto, nenhuma substância química auxiliar atende a todos os requisitos e propriedades ideais para que o tratamento endodôntico seja bem sucedido. E, uma preocupação está na toxicidade dessas soluções que podem causar acidentes e/ou complicações durante o preparo mecânico-químico do SCR.

Year

2019-08-11T22:53:32Z

Creators

Erica Beatriz Faria Coelho