RCAAP Repository
A avaliação escolar como instrumento de gestão democrática
O presente trabalho faz uma análise crítica sobre as diversas formas de Avaliação aplicadas na Escola Municipal José Norberto de Andrade. Com base no Projeto Político-Pedagógico, define algumas modalidades de avaliação mais usadas e as contextualiza na escola em questão. Aponta os diversos parâmetros da Avaliação Escolar, dependendo da finalidade para a qual se destina, destacando a interdependência existente entre elas. Apresenta a importância da Avaliação Institucional como forma de se conhecer a aprendizagem que ali ocorre ciente de que essa depende diretamente de tudo o que a instituição pode oferecer. A Avaliação de Sistema vem apontar de forma ampla aspectos relevantes da instituição, se apresentando ora satisfatórios ora desejáveis. Acentua que focar a avaliação como ação diagnóstica e não como um fim em si mesma é atitude responsável que reflete uma visão de futuro da Gestão. Situa a avaliação como instrumento de medida que visa, sobretudo, a reflexão sobre a eficácia das ações implementadas na instituição que merecerão (ou não) ser (re)planejadas quando as mesmas não atingem os objetivos pré-estabelecidos. Finaliza classificando como madura e compromissada com a Educação de qualidade a Gestão que norteia democraticamente seu trabalho em avaliações continuadas, buscando sempre a clareza dos objetivos da instituição, definindo e (re)definindo ações para alcançá-los.
2019-08-14T16:03:40Z
Jacqueline Santos Pinheiro Pereira de Carvalho
As contradições da prescrição e suas consequências na atividade dos trabalhadores na linha de montagem: um fator determinante do absenteísmo em uma produtora de chicotes automotivos
O estudo que será apresentado nesta monografia ocorreu em uma linha de montagem com alto índice de absenteísmo. A atividade dos trabalhadores foi estudada a fundo e as contradições na prescrição do trabalho se relacionaram com o absenteísmo. O objetivo deste trabalho foi estudar as consequências das contradições da prescrição do trabalho na atividade dos trabalhadores, e mostrar os fatores determinantes no absenteísmo. Para isso conceitos de tarefa, atividade dos trabalhadores, absenteísmo e ergonomia foram discutidos para dar clareza aos resultados do estudo. Como método da parte teórica, foram consultadas base de dados de periódicos na internet e livros conceituados de ergonomia. A parte prática foi desenvolvida a partir da análise ergonômica do trabalho que segue o método preconizado por Guérin, et al, realizada no período de junho de 2011 a junho de 2012, em uma montadora de chicotes automotivos. Conclui-se que a prescrição não auxilia a execução da tarefa e exige adaptação constante dos trabalhadores na linha de montagem o que culmina em índices elevados de absenteísmo.
2019-08-10T10:07:02Z
Natalia Valadares de Vasconcelos Salles
Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
Este trabalho objetivou identificar as concepções dos professores das séries iniciais do Ensino Básico sobre a preparação e montagem de uma feira e, a partir disso, elaborar um material com contribuições pedagógicas que possam auxiliar os professores desse segmento de ensino no desenvolvimento de uma feira de ciências. Para isso, o foco da análise desta pesquisa foi o papel do professor no planejamento em cada fase do processo até a culminância que é a feira. Os sujeitos que possibilitaram a elucidação da investigação são professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de três instituições de ensino localizadas em Belo Horizonte. A investigação foi realizada a partir da análise de conteúdo dos questionários respondidos por estes professores, nos quais foram atribuídas as seguintes categorias: escola, professor e processo, que auxiliaram na compreensão da pesquisa. Além disso, o estudo foi apoiado em um referencial teórico voltado para o desenvolvimento das feiras, modelo e funcionalidade, referendados por autores como, Wanderley, Lima, Mancuso, Ormastroni, Pavão, Silva; e, também, à formação dos docentes envolvidos, procurando assim, estabelecer diretrizes pedagógicas que poderiam auxiliar a realização das feiras nas séries iniciais da Educação Básica. Como produto dessa pesquisa, foi desenvolvido um E-book com orientações para o desenvolvimento de uma feira; alicerçando a prática pedagógica proposta em fundamentos teóricos e metodológicos. Todas estas práticas têm como objetivo tornar a feira de ciências um instrumento pedagógico pertinente que visa à melhoria na qualidade do ensino do conteúdo dessa disciplina. Foi possível identificar ao final da pesquisa, algumas conformidades nos dados das três instituições pesquisadas, tais como: o período de realização da culminância do trabalho, o uso de diferentes estratégias para a realização das atividades de ciências para a feira e a importância do desenvolvimento de feiras no ambiente escolar nas séries iniciais, uma vez que possibilitam a aprendizagem de forma significativa e o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos alunos.
Metodologia para avaliação do desempenho de painéis fotovoltaicos utilizando um modelo elétrico-térmico e termografia quantitativa
A tecnologia fotovoltaica destaca-se por representar uma parcela significativa dos novos empreendimentos geradores dentro do contexto da geração distribuída no país. Esta franca expansão de mercado demanda por uma gestão mais eficiente dos ativos, principalmente em sistemas fotovoltaicos de médio e grande porte. A relação direta entre temperatura de operação e queda eficiência justifica a necessidade de se realizar o monitoramento térmico dos módulos fotovoltaicos, cenário em que a termografia se destaca como ferramenta de rápida identificação de unidades comprometidas na planta. No entanto, a potencialidade da técnica é limitada quando restrita apenas à busca por anomalias térmicas nos geradores fotovoltaicos, prática recorrente em usinas solares. O que se propõe neste trabalho é uma alternativa de determinação da eficiência real dos painéis fotovoltaicos por meio de uma abordagem conjunta envolvendo modelagem matemática e termografia quantitativa. A metodologia incluiu a modelagem matemática da operação dos painéis fotovoltaicos sob os pontos de vista elétrico e térmico, seguida por uma caracterização de desempenho por meio de inspeções termográficas individuais. As temperaturas registradas foram utilizadas em conjunto com as condições atuantes no momento da aquisição para estimar a eficiência real da unidade inspecionada, posteriormente confrontada com limites máximos teóricos. Os resultados do trabalho incluíram a caracterização das propriedades ópticas da superfície de vidro dos painéis fotovoltaicos, em que foram obtidos valores de = 0,78 e = 0,22 para as inspeções com ângulo de observação de 65°. Estas considerações, aliadas à quantificação das incertezas de medição por termografia, permitiram obter resultados confiáveis da temperatura de operação durante inspeções frontais dos módulos na Usina TESLA. Foi definido no escopo deste trabalho o coeficiente de desempenho dos painéis fotovoltaicos, sendo proposta uma avaliação sobre como este parâmetro pode variar frente às condições reais de operação ao longo de dias de céu claro e nublado. Foi apresentado um modelo de correção da temperatura indicada pelo termovisor que, comparado a dados medidos com um sensor de contato em testes em campo, apresentou resultados melhores que o modelo da FLIR. Por fim, a proposta de diagnóstico da usina foi testada com o objetivo de mostrar, de forma satisfatória, a potencialidade de uso da termografia como instrumento de monitoramento e determinação da eficiência operativa dos painéis fotovoltaicos.
2019-08-14T07:09:05Z
Rafael Augusto Magalhaes Ferreira
Implementação computacional de modelos elastoplásticos para análise fisicamente não linear
O objetivo desta dissertação de mestrado é a inclusão de modelos constitutivos clássicos da plasticidade no ambiente computacional INSANE (INteractive Structural ANalysis Environment), desenvolvido no Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho tem início com uma abordagem sobre o arcabouço teórico necessário para a implementação da teoria matemática da plasticidade. São descritos de forma detalhada os principais modelos de plasticidade utilizados nas análises de engenharia: Tresca, vonMises, Mohr-Coulomb e Drucker-Prager. São também descritos os modelos de Ottosen e Willam-Warnke utilizados para o estudo do comportamento do concreto. É apresentada a formulação dos modelos constitutivos baseada em tensão e as leis de encrua mento as quais um material pode ser submetido. Também são abordados os algoritmos para mapeamento de retorno, necessários para a integração das relações constitutivas que regem o comportamento do material no contexto de plasticidade computacional. A seguir, é discutida a metodologia necessária para que os objetivos deste trabalho fossem alcançados, explicitando os principais recursos do sistema INSANE e os módulos onde foram realizadas as implementações. Vários exemplos são apresentados, visando ilustrar as possibilidades de modelagem proporcionada pelos modelos de plasticidade presentes no INSANE. Os resultados obtidos nessas análises são comparados com os já existentes na literatura para a verificação da estabilidade e acurácia dos modelos.
Relações étnico-raciais e de gênero e o discurso da sala de aula de português: uma abordagem etnográfica interacional
O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre o ensino de Português e a visibilidade ou não de categorias sociais de raça e de gênero, dentre outras, no contexto da interação social. Trata-se de uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma sala de aula de Português, de uma turma do terceiro ano do 2º Ciclo do ensino fundamental, com alunos entre 8 e 10 anos de idade, em uma escola pública de Belo Horizonte. Nessa perspectiva, as identidades sociais são vistas como relações dinâmicas, situadas e discursivamente construídas. A abordagem orienta-se pelos princípios da etnografia interacional, da antropologia cultural e da análise crítica do discurso. A coleta de dados foi realizada com base nos referenciais da etnografia interacional e envolveu a observação das interações entre os participantes (professora e alunos, sendo 16 meninas e 14 meninos), no período de 15 de fevereiro a 2 de dezembro de 2005. Os dados correspondem a 169 horas/aula, registradas por meio de filmagens e produção de notas de campo. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas formais e informais e análise de artefatos diversos: cadernos, livros didáticos e de literatura, produções de textos, avaliações formais e documentos oficiais. As questões centrais que conduziram o estudo foram: Que tipo de atividades foram realizadas em sala de aula? Que materiais foram utilizados no processo de ensino do Português? Esses materiais já traziam em si a possibilidade de contemplar e refletir sobre questões raciais e de gênero? Questões raciais e de gênero se tornaram presentes ou não nas interações entre os participantes? Como foram abordadas? Para responder a essas perguntas, realizou-se um processo analítico aplicando diferentes ângulos de análise, entre eles a microanálise de eventos de sala de aula. Os resultados do estudo mostram que a adoção dos princípios da etnografia interacional e da microanálise de eventos de sala de aula constituem um instrumental teórico e metodológico bastante elucidativo das questões envolvidas nas interações que se desenvolvem no ambiente escolar. Por meio desse procedimento, foi possível evidenciar que, dentre os processos que se tornaram visíveis nos eventos de sala de aula, encontram-se as relações raciais e de gênero e as diferentes maneiras como esses processos se expressam na sociedade, na escola e na sala de aula na maioria das vezes de forma estereotipada , indo além do conteúdo ensinado.
A adaptação fílmica e as três dimensões da tradução intersemiótica: a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo"
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson. Para tanto, o estudo sustenta-se sobre a semiótica de Charles Sanders Peirce, observando-se três dimensões da adaptação fílmica: estérica, transpositiva e contextual. Atentando-se às semioses que se desenvolvem entre o texto escrito e a obra fílmica, a tradução intersemiótica é tratada como um processo que, mais do que transferir elementos do texto literário para a linguagem do cinema, envolve uma atividade criativa e crítica .Evidenciam-se, assim, "A Paixão de Cristo", as influências artísticas, teológicas e culturais que interferem no modo como o filme atualiza o texto bíblico.
2019-08-12T22:07:30Z
Bernardo Rodrigues Espindola
Técnicas para estimativa de consumo, digestibilidade e produção fecal com diferentes dietas para bovinos
O objetivo deste trabalho foi avaliar os indicadores internos, MSi e FDNi em 264 horas de incubação in situ, MSi e FDNi em 72 e 144 horas de incubação in vitro, e os indicadores externos LIPE® e TiO2 com a coleta total na determinação da digestibilidade, consumo e produção fecal de novilhas mestiços holandês x Gir em tres dietas distintas, silagem de milho + concentrado (milho e soja), cana-de-açúcar + concentrado e feno de tifton + cocentrado. O delineamento experimental utilizado foi um quadrado latino 3 x 3 triplo e simultâneo. Os resultados obtidos mostram que apenas a MSi e FDNi incubadas in vitro por 72 horas não promoveu resultados semelhantes estatisticamente a coleta total. Os demais indicadores foram capazes de promover estimativas estatisticamente semelhantes a coleta total na avaliação do consumo, digestibilidade e produção fecal.
Fernando Birri e Paulo Freire: educação e cinema em diálogo como práticas da liberdade
O trabalho, baseado na Pedagogia do oprimido, do educador Paulo Freire, desenvolve um diálogo entre educação e cinema, a partir de Freire e da produção cinematográfica do cineasta e educador argentino, Fernando Birri, com o objetivo de se trabalhar educação e cinema como práticas da liberdade. Considerando que a pedagogia é uma forma de produção da vida, de modos de existir, são analisadas as possibilidades de contribuição das pedagogias libertárias na luta contra a opressão na América Latina, indagando sobre as possibilidades das obras e reflexões desses dois intelectuais poderem contribuir nesta direção. Em outros termos, partindo da Pedagogia do oprimido de Freire discute-se as possibilidades de se pensar uma Pedagogia do cinema do oprimido tendo como parâmetro o cinema e os ensinamentos de Birri, ao se tomar como referentes o ambiente e os sujeitos com quem ambos trabalharam. A problemática investigativa delineou-se no sentido de identificar na obra de Birri, como educador, pensador e realizador cinematográfico, elementos de um cinema libertário, realizado em um contexto de opressão que pudesse caracterizá-lo como um cinema do oprimido. O objetivo foi encontrar o substrato necessário do cinema do oprimido em Fernando Birri, para defender a hipótese de uma Pedagogia do cinema do oprimido, à semelhança da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire. Para tanto, foram evidenciados aspectos que na prática educacional do cinema e nas produções cinematográficas de Birri se aproximam, ou se completam, encontrando-se com a Pedagogia do oprimido, de Freire. A pesquisa, realizada entre os anos de 2013 e o primeiro semestre de 2017 no Brasil e parte na Argentina, estruturou-se mediante as bases da pesquisa documental, complementada com entrevista semi-estruturada e mensagens internautas. As fontes documentais e o corpus da pesquisa reuniram estudos biográficos e bibliográficos de Birri e Freire, estudos da cinematografia de Birri, análise de palestras e entrevistas já concedidas e documentação pessoal e de trabalho de Birri, entre os quais os Manifestos constitutivos da obra do cineasta, dentre outras fontes, trianguladas com: entrevista por e-mail (com Birri) e conversas informais com seus discípulos. No caso de Freire a pesquisa se baseou, fundamentalmente, em estudos biográficos e bibliográficos de sua obra e em conversas informais e obras de seus intérpretes. A partir do que foi investigado, conclui-se que, assim como Freire, Birri forjou sua pedagogia e demais obras junto aos oprimidos. A análise da práxis de Birri com o cinema por ele ensinado, produzido e defendido, permite afirmar que este é um tipo de cinema caracterizado como cinema do oprimido. Estas e outras descobertas apontadas pela pesquisa confirmam a principal hipótese lançada: a de que a confluência das obras e reflexões teórico-conceituais de Freire e Birri indicam a existência de uma Pedagogia do cinema do oprimido na América Latina que deve ser explorada e difundida, ao tomarmos como referência a obra deste cineasta argentino tido como pai do Nuevo Cine Latinoamericano
2019-08-12T13:35:57Z
Eugenio Magno Martins de Oliveira
Bullying feminino: meninas em idade escolar e suas representações sociais de agressão entre meninas
Este estudo teve como objetivo investigar e descrever a representação social de agressão entre meninas para meninas em idade escolar, identificando as pertenças intergrupais que contribuam para a dinâmica identitária.O trabalho foi realizado junto a seis meninas entre 12 e 13 anos e a seis meninas entre 14 e 15 anos de uma escola pública; e junto a seis meninas entre 12 e 13 anos e a seis meninas entre 14 e 15 anos de uma escola particular. Por meio dessa divisão das entrevistadas em diferentes grupos, buscamos apontar os dados que aparecem de forma mais significativa em cada faixa etária e em cada tipo de escola. A primeira etapa do procedimento de coleta de dados foi a realização dos grupos focais na escola particular e na escola pública. A partir do que foi relatado no grupo, foi feito o recrutamento de quatro meninas para a realização das entrevistas individuais. Os dados provenientes dos quatro grupos focais e das quatro entrevistas individuais, realizados na escola particular e na escola pública, foram submetidos ao procedimento de análise de conteúdo. Com o auxílio do software Nvivo7, iniciamos o processo de construção das categorias a fim de organizar os dados de acordo com temas ou núcleos de sentidos comuns. Os resultados apontam que conteúdo das falas das entrevistadas se organizou em torno dos seguintes temas: agressão e diferenças, causas da agressão, tipos de agressão, conseqüências da agressão, tipos de intervenção, características pessoais e relação entre amigas. A discussão dos nossos resultados apontam para o fato de que a agressão entre meninas será vivenciada em função do contexto social no qual a menina está inserida. Nesse sentido há diferenças e similaridades na forma como meninas da escola particular e da escola pública irão perceber o fenômeno. Da mesma forma ocorre em relação à questão etária, quando nos referimos às meninas ao grupo de 12 e 13 anos e ao grupo de meninas de 14 e 15 anos em cada tipo de escola. Quanto às causas das agressões, percebemos que as meninas ressaltam a fofoca como uma causa proeminente da agressão entre elas. Os temas da fofoca dizem respeito à disputa afetivo-sexual pelos meninos e a questões ligadas à aparência física.No que tange aos tipos de intervenção que ocorrem frente às agressões é importante refletir sobre a ineficácia das mesmas. De acordo com nossos resultados, nossas entrevistadas demonstram descrença em relação à busca de auxílio quando sofrem agressões.
2019-08-09T21:09:47Z
Viviane Cristina Fernandes Cezar
Transmissão intergeracional de status, mercados regionais, setores e crescimento econômico no Brasil
A investigação dos mecanismos de transmissão de status tem correspondido à grande parte dos esforços dos estudos empíricos dos sistemas de estratificação. As diferenças organizacionais encontradas entre setores econômicos e as diferenças regionais inserem-se justamente na dimensão estrutural dos estudos de estratificação. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho foi investigar em que medida o status ocupacional atual dos indivíduos foi afetado pela sua origem social levando em conta o momento em que estes indivíduos se inseriram no mercado de trabalho e onde se inseriram (mercados regionais e setoriais). Os dados utilizados são provenientes das bases da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos de 1973, 1982, 1988 e 1996. Encontramos que a segmentação do mercado de trabalho em diferentes setores econômicos e o nível de crescimento econômico no Brasil em diferentes coortes de entrada no mercado de trabalho dos indivíduos são mecanismos que funcionam como mediadores da transmissão de status, enquanto a segmentação regional não apresentou efeitos significativos. Este fato pode estar relacionado ao aumento das oportunidades ocupacionais pela transformação da estrutura do mercado de trabalho e pela importância das habilidades adquiridas pelo indivíduo, tal como a educação, na determinação do alcance ocupacional.
Uma proposta metodológica para construção de ontologias: uma perspectiva interdisciplinar entre as Ciências da Informação e da Computação
A pesquisa apresenta princípios metodológicos para desenvolvimento de ontologias formais, construídos através da análise da literatura sobre metodologias para construção de ontologias e de normas internacionais para construção de software e construção de vocabulários controlados. Através de pesquisa teórica e empírica, foi possível construir um arcabouço metodológico interdisciplinar para o processo de construção de ontologias de domínio em especial e de outros tipos de ontologias, integrando princípios teóricos e metodológicos da Ciência da Informação, da Ciência da Computação, além de contribuições de diversas metodologias e métodos conhecidos para construção de ontologias.
2019-08-12T04:59:41Z
Daniela Lucas da Silva
Concepção arquitetônica de edifícios: fatores intervenientes na projetação em sistemas construtivos industrializados de concreto em Belo Horizonte
Este trabalho começa a partir da observação e da problematização, do ponto de vista arquitetural, da atual situação da construção civil em Belo Horizonte, onde há pouca utilização de sistemas construtivos industrializados, como o concreto pré-fabricado, na execução dos edifícios. Entendendo que nesta situação se estabelece certo paradoxo, configurado a partir da não utilização desse sistema construtivo, sabidamente mais eficiente que o sistema convencional, busca-se estudar o problema em sua relação com o processo de concepção arquitetônica. Estabelecem-se os procedimentos necessários para sistematizar e organizar a investigação. Uma revisão da literatura pertinente, a fim de fornecer os instrumentos para entender a evolução da pré-fabricação até um período recente. Um levantamento dos dados e caracterização do estado da arte, de modo a desenhar o atual contexto do tema e calçar a investigação na prática factual. Entrevistas e consultas a alguns atores do processo para alcançar pontos de vistas que pudessem revelar novos fatores e ampliar a investigação. E, por fim, uma simulação projetual que permita a verificação pragmática, necessária à arquitetura, da utilização do pré-fabricado em relação à concepção de edifícios. Na simulação projetual, observou-se a necessidade de aprofundar a crítica sobre o atual estágio tecnológico na produção de nossos prédios. Não faz sentido forçar qualquer projeto arquitetônico às peças catalogadas quando estas não proporcionam o devido desempenho requerido para a futura edificação. Neste trabalho, registra-se parte do atual contexto do mercado da construção civil e de projetos arquitetônicos em Belo Horizonte, à luz do tema proposto. Tenta-se abrir novos campos para as discussões sobre industrialização na construção civil e suas implicações diretas com o pensamento projetual dos arquitetos.
Estudo comparativo entre analgesia venosa com remifentanil em infusãocontínua e analgesia peridural intermitente com cateter para alívio da dordurante o trabalho de parto
As técnicas de bloqueio neuroaxial representam, atualmente, os métodos mais efetivos para o controle da dor durante o trabalho de parto. A analgesia neuroaxial utilizando soluções de anestésicos locais ultradiluídos é considerada padrão por promover alívio adequado da dor, com mínimos efeitos colaterais. Em algumas situações, no entanto, o emprego destas técnicas é limitado pela existência de contraindicações maternas ou obstáculos estruturais e materiais. O remifentanil representa uma possibilidade real como técnica alternativa e, embora o seu perfil farmacocinético aponte para a utilização em bolus intercalados, o melhor regime de infusão e doses a serem empregadas permanece desconhecido. No Brasil, as restrições na disponibilidade de bombas de infusão intermitente controlada pela paciente limitam o uso desta modalidade de administração e motivam a utilização de um regime de infusão alternativo. Este trabalho teve como objetivo avaliar, de forma comparativa, a analgesia venosa com remifentanil em infusão contínua e a analgesia peridural intermitente, com inserção de cateter. Foram incluídas no estudo 51 gestantes ASA 1 ou 2 com diagnóstico de trabalho de parto em fase ativa e indicação de analgesia de parto. A alocação aos grupos ocorreu por escolha individual. O grupo Remifentanil (18 pacientes) recebeu dose inicial de 0,05 g/kg/minuto, aumentada em 0,025 g/kg/min a cada 3-5 minutos em caso de analgesia incompleta (até o máximo de 0,15 g/kg/min) e o grupo Peridural (33 pacientes) recebeu 12 ml de ropivacaína 0,2% ou bupivacaína 0,125% associada a 100 mcg de fentanil. As pacientes foram acompanhadas e monitorizadas durante todo o período de observação até a dequitação placentária. A análise estatística mostrou que os grupos eram homogêneos em relação às variáveis de inclusão e que os dois grupos de analgesia peridural poderiam ser avaliados como um único grupo. O valor mediano da dor (EVA 0 - 10) foi significativamente superior no Grupo Remifentanil (7,2) em relação ao grupo Peridural (5,1). O grupo Remifentanil apresentou valores menores de frequência respiratória e SpO2, com maior incidência de depressão respiratória (SpO2 < 92%), uso de oxigênio suplementar e sedação. Não houve diferenças entre os grupos em relação à incidência de náuseas e vômitos, prurido, tempo entre a inclusão e o parto, consumo de ocitocina, atividade uterina (avaliada pela equipe obstétrica), tipo e instrumentação de parto e valores de Apgar em 1o e 5o minutos. A satisfação materna foi maior no grupo Peridural e a frequência de solicitação de troca de técnica analgésica no grupo Remifentanil foi de 13,7% (a maior parte no período expulsivo). A satisfação da equipe obstétrica foi excelente e adequada em ambos os grupos. O remifentanil apresentou eficiência menor, embora aceitável, em produzir alívio da dor no regime e dose estudados em comparação a uma técnica padrão. Ainda que com os dados disponíveis ele não substitua em eficácia analgésica as técnicas neuroaxiais, é uma das melhores alternativas atualmente disponíveis para as pacientes que, por algum motivo, não desejam ou não possam recebê-las. Estudos adicionais são necessários para se estabelecer a forma mais adequada, eficaz e segura do emprego do remifentanil e os aspectos ligados à segurança materna e fetal.
2019-08-14T21:39:28Z
Eliane Cristina de Souza
Modelo dinâmico para um evaporador operando com R-1234yf e R134a
Atualmente os hidroflúoroleofinas (HFO´s) tem sido mais empregados nos processos de refrigeração por possuírem baixo potencial de destruição do ozônio (ODP) e baixo potencial de aquecimento global (GWP). Com o surgimento de restrições como por exemplo a Diretiva Europeia 2006/40/EC e EU Nº 517/2014, fluidos refrigerantes com GWP acima de 150, como o R-134a, passaram a ser objeto de estudo para substituição. Dentro deste contexto, neste trabalho foi desenvolvido um modelo numérico para um evaporador coaxial de uma máquina frigorífica, para simular o comportamento do sistema operando com R-134a e com seu possível substituto, o R-1234yf. Testes experimentais foram realizados para a validação do modelo desenvolvido e simulações comparativas entre os fluidos refrigerantes R-134a e R-1234yf foram realizadas aplicando o modelo para determinar o comportamento do evaporador em regime permanente e transiente. Dentre os resultados obtidos importa destacar que nos piores casos o modelo foi capaz de predizer a temperatura de saída da água com um erro máximo de 1,9°C e a temperatura de entrada e saída do fluido refrigerante com erro máximo de 1,8 e 1,6°C, respectivamente. Para as simulações em regime transiente as simulações mostraram que a massa de refrigerante necessária para operação do R-1234yf foi menor do que a do R134a. Também foi observado que a constante de tempo do R-1234yf (12 s) foi praticamente a mesma do R-134a (13 s), quando o evaporador foi submetido a um degrau na vazão mássica de entrada. Tal proximidade pode estar ligada as semelhanças entre as propriedades termodinâmicas dos dois fluidos
2019-08-10T09:34:51Z
Thiago Ali Resende Lauar
Foucault e a genealogia do estado moderno
O objetivo deste artigo é apresentar as linhas gerais da “genealogia do Estado moderno” de Foucault. Para tanto, vamos dar especial atenção a dois momentos de seu percurso investigativo. No primeiro momento, entre 1972 e 1976, o Estado aparece como a instituição emblemática onde se exerce o poder jurídico-político. A partir de 1978, o Estado é abordado sob outra perspectiva, sendo definido como uma “prática de governo”. No final do texto, fazemos uma breve inquirição sobre as limitações e possibilidades abertas por essa genealogia, assinalando que não se trata, em absoluto, de relegar a questão do Estado ao abandono, mas de mostrar que ela é redimensionada pela genealogia do poder.
Identificação de marcadores moleculares de diagnóstico e virulência em Leishmania por bioinformática
Após 10 anos da publicação do primeiro genoma completo de uma espécie de Leishmania, os avanços na tecnologia de sequenciamento proporcionaram um grande acúmulo de informações genômicas, transcriptômicas e proteômicas do gênero. A convergência destas informações ômicas aliadas a ferramentas de bioinformática permite auxiliar na identificação de novos marcadores moleculares e determinação de características específicas do parasita. Sendo assim, o foco desse trabalho foi integrar esses dados com os recursos de bioinformática para contribuir em importantes questões biológicas: a identificação de novos biomarcadores para diferenciação das espécies e que contribuem para determinação de virulência. Para tanto, foi desenvolvido uma ferramenta web capaz de rastrear genomas completos a fim de identificar conjuntos de primers táxon-específicos para genotipagem por PCR Multiplex. Esta ferramenta, nomeada TipMT, foi capaz de identificar 19.314 pares de primers utilizando os genomas de diferentes espécies de Leishmania como entrada para o programa. Na validação experimental verificou-se a eficiência dos pares de primers gerados pela ferramenta, capazes de diferenciar três espécies, L. major, L. braziliensis e L. infantum. TipMT oferece uma combinação de características que não está presente em outras aplicações web com a mesma finalidade: aceita múltiplas sequências como entrada, identifica regiões alvo automaticamente, testa a especificidade dos primers e como saída, gera um arquivo texto com as informações gerais dos primers e um gel de eletroforese virtual. Em uma segunda parte do trabalho, foi avaliada a diferença do perfil de expressão de promastigotas com alta e baixa infectividade em L. amazonensis por RNA-seq. Nessa análise de transcriptômica, avaliou-se a expressão gênica de parasitos recém isolados de camundongos experimentalmente infectados e de parasitos que foram mantidos por 30 passagens de cultura in vitro. A avaliação de infectividade das amostras confirmou a diminuição da taxa de infecção após diversas passagens em cultura axênica. O sequenciamento pela plataforma Illumina HiSeq 2000 gerou um total de 27,35 milhões de leituras e esses transcritos foram mapeados no genoma de referência de L. amazonensis com uma percentagem média de 86,57%. Identificou-se 626 genes com expressão diferencial significativa, sendo 66,13% com expressão diminuída após o cultivo in vitro seriado. Após 30 passagens in vitro foi detectada uma diminuição bastante significativa na expressão de genes, já descritos como envolvidos na infectividade, como a metalo-peptidase GP63, a triparedoxina peroxidase e a proteína de heatshock HSP70. A identificação das vias metabólicas mostrou que a perda de infectividade está relacionada a alterações no metabolismo, dados corroborados por estudo anterior utilizando técnicas de proteômica. Considerando esses resultados, a virulência em Leishmania pode estar associada com a eficiência de três processos: a interação parasito-hospedeiro mediada por proteínas de superfície do parasito; resposta ao estresse oxidativo; e metabolismo de aminoácidos e ácidos graxos. Os genes potencialmente associados à virulência de Leishmania apontados por esse estudo são, portanto, candidatos para posteriores estudos funcionais.
2019-08-13T21:31:16Z
Gabriela Flavia Rodrigues Luiz
Análise da envoltória pela norma de desempenho - ABNT NBR 15.575-4 e RTQ-R da tipologia de edifícios de habitação de interesse social em Belo Horizonte - MG
O padrão de construção atual tem sido avaliado em relação ao seu desempenho e gasto com energia elétrica. A norma de desempenho NBR 15575, ainda não em vigor, exigirá que os edifícios atendam à requisitos mínimos de desempenho, o que poderá alterar o custo básico das edificações. Regulamentos de eficiência energética, como por exemplo, o Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações (RTQ), estabelece requisitos mínimos de desempenho para os edifícios residenciais, comerciais e de serviços, e apesar de não obrigatório, pode servir como parâmetro para análises da qualidade das edificações. Em Belo Horizonte, diversos edifícios estão sendo implantados por meio da política de habitação popular, que constituiu no reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco geológico ou em áreas que são de interesse do setor público. Essas edificações possuem um limite orçamentário baixo, dificultando melhorias no padrão construtivo. O presente trabalho tem como objetivo apontar as modificações necessárias nos edifícios de reassentamento da prefeitura de Belo Horizonte, no que diz respeito ao desempenho térmico das paredes e coberturas após a aplicação da nova norma, NBR 15575. Bem como analisar uma possível etiquetagem da envoltória pelo RTQ-R-2010 (Edifícios residenciais). O método de abordagem utilizado foi o dedutivo, uma vez que o seu resultado se baseia em análises de dados comparativos de acordo com normas e fórmulas já definidas. O procedimento utilizado foi um estudo de caso monográfico, abordado por meio da análise de uma tipologia padrão de edifícios utilizada para reassentamento populacional em Belo Horizonte. Os resultados permitiram concluir que é possível atender a nova norma de desempenho, NBR 15575, e melhorar o nível de eficiência energética por meio de soluções simples com baixo impacto no custo final das edificações.
2019-08-10T12:08:34Z
Natalia Carolina Sousa Nascentes
Relações entre acuidade proprioceptiva, rigidez articular passiva e estabilidade funcional do tornozelo
O entorse do tornozelo é uma lesão frequente que compromete a estabilidade dessa articulação. Déficits de acuidade proprioceptiva têm sido considerados determinantes para a presença de instabilidade funcional tornozelo. Entretanto, achados inconsistentes sobre essa relação deixam dúvida quanto à contribuição da propriocepção para a estabilidade. Recentemente, foi proposto que a rigidez tecidual passiva teria um papel primordial na propagação de forças no sistema musculoesquelético e, assim, contribuiria para a percepção de movimentos e posturas. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da lesão ligamentar do tornozelo sobre a acuidade proprioceptiva e estabilidade funcional, e as relações entre a acuidade proprioceptiva, rigidez articular passiva e estabilidade funcional em indivíduos com lesão ligamentar do tornozelo. Participaram do estudo 28 indivíduos de ambos os sexos com idade de 23,75 ± 3,51 anos com e sem história de entorse lateral do tornozelo. Os voluntários foram submetidos à avaliação do limiar de percepção de movimento (LPM), senso posicional passivo-passivo (SPPP), rigidez articular passiva do tornozelo (RAPT) e ao Star Excursion Balance Test (SEBT). Os indivíduos com história de lesão ligamentar também responderam ao CAIT (Cumberland Ankle Instabitity Tool). ANOVAs mistas foram utilizadas para comparar grupos e membros das variáveis LPM, SPPP, RAPT e SEBT composto. Contrastes pré-planejados foram utilizados para localizar as diferenças reveladas pela ANOVA. Teste-t de student pareado foi utilizado para verificar possíveis diferenças entre os membros dos indivíduos com lesão ligamentar em relação à estabilidade funcional do tornozelo medida por meio do CAIT. Correlações Produto-Momento de Person foram utilizadas para verificar possíveis associações no membro envolvido dos sujeitos com lesão ligamentar do tornozelo entre as variáveis LPM, SPPP com o SEBT composto, o CAIT e a RAPT. Foram encontradas diferenças entre os grupos no LPM com pior desempenho no grupo entorse. Foi evidenciada interação para essa variável, com pior desempenho no membro lesado quando comparado ao membro correspondente controle, porém não foram reveladas diferenças entre as pernas do grupo entorse. Não foram evidenciadas diferenças entre membros, grupos ou interação para as variáveis SPPP e RAPT. Foi evidenciada interação no SEBT composto, com pior desempenho no membro lesado quando comparado ao membro não lesado. Não foram encontradas associações entre as variáveis analisadas. Baseada na possível associação não linear entre as variáveis analisadas foi proposta uma análise complementar que permitisse revelar uma possível influência da rigidez sobre a acuidade proprioceptiva e a contribuição da estabilidade funcional sobre a acuidade proprioceptiva de indivíduos com lesão ligamentar do tornozelo. Os indivíduos com lesão ligamentar do tornozelo foram divididos em dois grupos: melhor acuidade proprioceptiva e pior acuidade proprioceptiva, agrupados de forma a se considerar os percentis 33,33% e 66,66% dos valores relativos ao erro absoluto do LPM do membro envolvido desses indivíduos. O test-t de student independente não evidenciou diferenças entre esses grupos para as variáveis CAIT e SEBT composto. Porém, foram reveladas diferenças na rigidez articular passiva do tornozelo, sendo que os indivíduos do grupo melhor acuidade proprioceptiva apresentaram maior RAPT, indicando uma possível influência desta na acuidade proprioceptiva. Os resultados indicaram que a lesão ligamentar influenciou a estabilidade funcional dos indivíduos, a qual não apresentou relação direta com a acuidade proprioceptiva. Os déficits proprioceptivos encontrados em indivíduos com lesão ligamentar não tem papel na estabilidade destes indivíduos e possivelmente são dependentes da rigidez dos tecidos articulares.
2019-08-12T14:35:12Z
Hellen Veloso Rocha Marinho
Gestão democrática da escola pública: o papel do gestor
O artigo aqui apresentado tem por finalidade analisar a gestão da escola pública e o papel do gestor escolar na consolidação da gestão democrática, tema que nas últimas décadas tem possibilitado valiosas discussões na área educacional. Serão abordados temas como o conceito de gestão democrática, sua fundamentação legal e o papel do gestor escolar para se alcançar uma gestão democrática de sucesso. A pesquisa teve como origem a realidade profissional vivenciada por uma gestora de escola pública municipal, seu cotidiano escolar e as dificuldades enfrentadas para tornar possível a vivência de uma prática democrática. A metodologia usada na elaboração desse artigo foi uma pesquisa exploratória com embasamento bibliográfico referente ao tema. A pesquisa enfatiza por fim os desafios que se apresentam para implementação de uma gestão escolar democrática.
2019-08-11T06:32:25Z
Catherine Amaral de Castro