RCAAP Repository

Aplicações de softwares de gestão do conhecimento: tipologia e usos

O papel principal da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em ampliar o alcance e acelerar a velocidade de transferência do conhecimento. Os softwares de Gestão do Conhecimento pretendem auxiliar na captura e estruturação do conhecimento de grupos de indivíduos, disponibilizando esse conhecimento em uma base compartilhada por toda a organização. O objetivo principal dessa dissertação é a construção de uma tipologia baseada no uso das ferramentas de Gestão de Conhecimento. A tipologia apresenta oito categorias: ferramentas voltadas para Intranet, sistemas de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), sistemas de groupware, sistemas de workflow, sistemas para a construção de bases inteligentes de conhecimento, Business Intelligence, sistemas de mapa de conhecimento e ferramentas de apoio à inovação. Cada categoria é ilustrada com um software exemplo. São apresentados também casos de duas empresas brasileiras que adotaram softwares de Gestão do Conhecimento. Dessa forma, pretende-se apresentar diretrizes que orientem a escolha por empresas de softwares de Gestão do Conhecimento, permitindo assim o uso adequado da Tecnologia da Informação como uma aliada das iniciativas organizacionais de Gestão do Conhecimento.

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2019-08-14T20:40:46Z

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Rodrigo Baroni de Carvalho

Desenvolvimento de testes de PCR para BoHV-5 e sua aplicação no diagnóstico de casos clínicos.

Os Herpesvírus bovinos são patógenos de grande importância econômica causando uma variedade de síndromes clínicas. Manifestações neurológicas sõ atualmente atribuídas ao herpevírus bovino 5 (BoHV-5). Os genomas de BoHV-5 e BoHV-1 possuem 85% de similaridade, dificultando sua diferenciação pelas técnicas tradicionais de diagnóstico. O desenvolvimento de testes para a detecção do BoHV-5 é importante para o diagnostico diferencial de outras doenças que induzem sintomas neurológicos em bovinos, como a raiva. Foi desenvolvido um teste de PCR para a região US4 do BoHV-5, utilizando amostras de campo EVI-88 e A663 (BoHV-5) como padrão. O teste foi padronizado para a utilização em sobrenadante de cultivo celular ou apos extração de DNA . A especificidade do teste foi avaliada frente a amostras de Herpesvírus humanos e animais, e, também pelo seqüenciamento do fragmento de DNA obtido da amostra EVI-88. A sensibilidade apresentada foi de 10-3,25 TCID50 /50µl. ou 0,0006 TCID50 /50µl. para sobrenadante de cultivo celular e 10-1,25 TCID50 /50µl ou 0,06 TCID50 /50µl para DNA extraído. Foram testadas 20 amostras clínicas parafinadas de sistemas nervoso central de bovinos que apresentaram encefalite com uma positividade de 35%. A PCR desenvolvida apresenta-se como uma alternativa rápida, sensível e especifica para a detecção do BoHV-5 em amostras clínicas.

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2019-08-09T20:29:16Z

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Roberto Gregorio de Almeida Botelho

Ensino de Ciências e conhecimento pedagógico de conteúdo: narrativas e práticas de professoras da séries iniciais.

Neste trabalho são analisadas as estratégias utilizadas pelas professoras das series iniciais para ensinar ciências. Tomando como ponto de partida analítico a abordagem de Lee Schulman (1987) sobre Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge- PCK), a pesquisa realizada procurou compreender como se dá entre conhecimento pedagógico de conteúdo e conhecimento pedagógico de conteúdo nas praticas de ensino-aprendizagem de professoras das series iniciais no caso do ensino de ciências. Pesquisas anteriores realizadas a partir do marco analítico do PCK indicavam que o conhecimento dos conteúdos seria praticamente um pré-requisito para o desenvolvimento do PCK. Nossas pesquisas de campo realizadas com nove (09) professoras das séries iniciais no ano 20002 indicam uma relação mais dialética entre conhecimento de conteúdos e PCK. Apesar de um conhecimento de conteúdo precário em Ciências, as professoras entrevistadas revelaram uma grande capacidade criativa na utilização de estratégias de ensino. Estes usos de um PCK geral aplicável às ares de Matemática, Português, Artes e Ciências nas séries iniciais não foram devidamente reconhecidos por pesquisas anteriores e indicam a necessidades de uma abordagem mais generosa sobre a situação do ensino de Ciências nas séries iniciais.

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2019-08-12T08:41:55Z

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Ely Roberto da Costa Maues

Educação e instrução: o Collegio Baptista Americano Mineiro (1920-1927)

Este trabalho trata de uma instituição escolar específica, o Collegio Baptista Americano Mineiro, durante a gestão de sua primeira diretoria como colégio período que compreende os anos de 1920 a 1927. Como instituição escolar, o Collegio está inserido em um contexto em que as características e práticas das instituições americanas protestantes são comumente associadas à modernidade e modernização, tanto dos métodos e técnicas de ensino, quanto dos comportamentos praticados e aprendidos pelos alunos. Por outro lado, como organização confessional, contribuía à difusão da mensagem batista em Minas Gerais mensagem esta que se relacionava tanto a aspectos puramente religiosos, quanto a aspectos sociais compreendidos a partir de uma perspectiva religiosa. Desta forma, pesquisou-se acerca do papel desempenhado pelo Collegio dentro da denominação batista, das estratégias para aumento do número de docentes e discentes formados na instituição, e das práticas escolares que visavam atingir o ideal de educação e instrução almejado pelos líderes batistas em Minas Gerais.

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2019-08-10T00:37:03Z

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Taciana Brasil dos Santos

Monitoramento de pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica - plano de ação

A hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada uma doença crônica, com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, tendo como causas a idade, sexo, antecedentes familiares, raça, obesidade, sedentarismo, o etilismo, o estresse, tabagismo e outras. Considera-se que, existe doença hipertensiva quando há uma insuficiência nos mecanismos que mantêm a pressão arterial dentro dos limites normais. Em media 10 a 20% da população adulta é portador de hipertensão arterial. Ela é causa direta ou indireta de elevado número de óbitos decorrentes de acidentes vasculares cerebrais insuficiência cardíaca, insuficiência renal e infarto do miocárdio. Tem como objetivo elaborar um plano de intervenção, para acompanhar os pacientes portadores de HAS, inscritos no PSF 04, em Martinho Campos-MG. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza qualitativa sobre o tema para subsidiar a elaboração do referencial teórico e o plano de ação. O problema priorizado foi acompanhamento deficiente aos portadores de HAS. Os nós críticos identificados foram o baixo nível de informação sobre a patologia, a falta de programação eficiente das atividades, a falta de equidade na distribuição de consultas e a não utilização de protocolo clínico. Pretende-se com o plano de ação aumentar o nível de informação sobre a hipertensão, elaborar agenda programada, utilizar os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. A elaboração deste plano de ação possibilitou ao PSF 04 reconhecer a importância de se utilizar um método de planejamento para organizar o processo de trabalho em prol de um acompanhamento mais qualificado aos portadores de hipertensão arterial sistêmica.

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2019-08-11T05:28:35Z

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Juciele Cristina dos Santos

Incidência elevada de pacientes portadores de síndrome metabólica na Unidade de Saúde da Família Asplana do município de Joaquim Gomes Alagoas

O presente trabalho teve como objetivo propor um plano de intervenção com vistas à redução do elevado número de pacientes portadores de síndrome metabólica não controlada na Unidade Básica de Saúde Asplana, localizada no município de Joaquim Gomes. Elaborou-se um diagnóstico de saúde no território de abrangência por meio do método do planejamento estratégico situacional. As informações e dados foram obtidos pela estimativa rápida, nos registros do sistema de informação da atenção básica e por meio de entrevistas a lideres da comunidade e da revisão dos prontuários dos pacientes cadastrados na Unidade. Os dados sobre os domicílios permitiram a identificação dos principais problemas. O diagnóstico situacional afirmou que existe uma elevada incidência de síndrome metabólica. Detectaram-se sete causas ou nos críticos do problema e a partir deles foram elaboradas propostas com detalhamentos de resultados, produtos esperados e os recursos necessários para concretização das ações. Conclui-se que a síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo e, a sua abordagem engloba além do tratamento medicamentos, as mudanças no estilo de vida.

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2019-08-12T22:06:30Z

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Alexander Chaveco Castillo

O trabalho do enfermeiro na atenção primária à saúde rural no Brasil

O objetivo geral deste estudo foi analisar o trabalho de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde em áreas rurais, focalizando os sentidos do trabalho, políticas de saúde rurais e condições de trabalho. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os participantes foram 11 enfermeiros de equipes da Estratégia Saúde da Família de áreas rurais do município de Campina Grande, Paraíba. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a março de 2017, por meio de entrevista, mediante uso de roteiro semiestruturado, e por meio de análise documental. Os documentos e as entrevistas foram submetidos à Análise de Conteúdo. Na análise dos documentos foram construídas duas categorias: "Políticas internacionais de saúde para área rural" e "Políticas nacionais de saúde para área rural". Das entrevistas emergiram quatro categorias: "Contexto de vida e saúde de populações atendidas pela Estratégia Saúde da Família de área rural: um lugar de população carente"; "Condições de trabalho de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de áreas rurais"; "Práticas cotidianas de enfermeiros em áreas rurais"; "Sentidos do trabalho para enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de áreas rurais". No Brasil vem sendo criadas políticas para a redução das desigualdades em saúde dos diversos grupos de populações rurais do país, mas essas políticas não se efetivaram completamente. A primeira categoria revelou que a população rural tem condições de vida e saúde precárias; a maioria constituída de agricultores, aposentados, com elevado número de pessoas desempregadas. A Unidade de Saúde da Família constitui a única alternativa de acesso à saúde e há isolamento dessa população em relação ao uso de tecnologias de comunicação e informação. A segunda categoria descreve as dificuldades inerentes às condições de trabalho dos enfermeiros. As principais dificuldades foram: percurso longo percorrido pelo enfermeiro para acesso às Unidades de Saúde da Família rurais por meio de rodovia asfaltada e estrada de terra; cronograma de trabalho diferenciado em função das particularidades existentes do meio rural que influenciam o acesso ao serviço. A terceira categoria mostra que as práticas cotidianas dos enfermeiros estão focadas em grupos já conhecidos pelos protocolos ministeriais, como crianças, hipertensos, diabéticos, além de ações programáticas e de atendimento individual à demanda espontânea. Essas práticas são influenciadas pelas condições de trabalho, como transporte precário no deslocamento para as áreas rurais, falta de água nas unidades, o que é essencial para realizar os procedimentos e a assistência. A quarta categoria descreve os sentidos do trabalho para os enfermeiros com base nas dimensões dos sentidos do trabalho definidas por Morin; Tonelli e Pliopas, (2007), que são: individual, organizacional e social. Os enfermeiros identificam que o trabalho produz sentido positivo ao perceberem a satisfação pessoal no trabalho, crescimento e aprendizado, identificação com o trabalho, utilidade da atividade que realizam, vínculo com a população e a inserção e contribuição social do trabalho. Em contrapartida, a falta de plenitude no trabalho, em especial, decorrente das difíceis condições e da organização dos serviços, e a relação distante da gestão com os profissionais, foram os principais aspectos identificados pelos profissionais como perda de sentido para desenvolverem o trabalho. Conclui-se que o trabalho do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família das áreas rurais estudadas possui uma dinâmica diferenciada, com 8 particularidades próprias da área rural e por dificuldades de infraestrutura, organização e operacional dos serviços, que afetam o desempenho do trabalho de enfermagem compatível com a Atenção Primária à Saúde. Aspectos esses que influenciam na atribuição de diferentes sentidos ao trabalho por este profissional. São necessárias políticas de saúde, em especial, do Sistema Único de Saúde, para aprimorar o modelo de atenção à saúde e combater as iniquidades em saúde de forma a contemplar populações de áreas rurais.

Year

2019-08-13T08:36:21Z

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Arleusson Ricarte de Oliveira

Política de implantação de gestão ambiental em instituições de ensino superior

Este manuscrito tem caráter qualitativo, com foco na relação entre a gestão ambiental e instituições de ensino superior. O objetivo do trabalho foi analisar as propostas de sistema de gestão que obtiveram sucesso, para que possam ser usadas como base para a implantação de gestão ambiental em instituições de ensino superior. A questãoambiental é um tema que tem gerado discussões nos últimos anos em todos os setores da sociedade, um dos responsáveis por esse alerta é o grande crescimento da população e o crescimento desordenado das cidades. O setor mais envolvido nessa discussão é a educação, nas instituições de ensino superior. As IES não possuem só a responsabilidade de ensinar, precisam deixar legados de cidadãosconscientes. Atualmente são poucas as instituições que desenvolvem a gestão ambiental com seus funcionários, docentes, alunos e comunidade. Devido à falta de apoio, planejamento e investimento financeiro. As IES que desenvolvem a gestão ambiental seguem normas em busca de certificação. Criam modelos que se adequam a cada necessidade, a partir do programa de orientação descrito na norma, onde conseguem envolver seus alunos, professores, funcionários e comunidades vizinhas. As ações praticadas pelas IES são sempre checadas em cada etapa de implantação, para a verificação se o modelo proposto atende as necessidades. A implementação de um SGA em IES deve ter suas etapas bem definidas, buscando sempre seguir o seguinte processo: planejamento; implementação e operacionalização; verificação e ação corretiva; e revisão permanente.

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2019-08-10T07:58:15Z

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Roberta Grillo Coutinho

Uma abordagem para particionamento hardware/software baseada em reconfiguração parcial e dinâmica

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2021-04-28T23:54:54Z

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Iuri Silva Castro

Protocolo de fotogrametria computadorizada na quantificacao angular da escoliose

A escoliose é uma deformação tridimensional da coluna vertebral. É uma enfermidade grave que pode comprometer órgãos vitais como coração e pulmões, além de influenciar a estética e a qualidade de vida. Sua progressão está, geralmente, associada ao estirão de crescimento, recebendo, nesse caso, a denominação de escoliose idiopática do adolescente (EIA). Desta forma, o período puberal é aquele onde há maior necessidade de acompanhamento médico e fisioterápico. Os raios-X constituem, há décadas, o exame de eleição para mensuração e acompanhamento dessa deformidade, sendo recomendado atéquatro exames por ano. Entretanto, as radiografias são raios ionizantes que causam efeitos deletérios ao organismo, quando em doses repetidas, do tipo: câncer, leucemia e efeitos genéticos; efeitos esses ampliados em organismos sem maturação óssea completa. Essasconsiderações têm motivado, nos últimos anos, vários estudos de métodos alternativos, não invasivos, para mensuração e acompanhamento da escoliose. O presente estudo visou o desenvolvimento de um protocolo de fotogrametria computadorizada para medição do ângulo da escoliose. Foram avaliados 16 indivíduos (14 do sexo feminino e 2 do sexo masculino), portadores de EIA, que possuíam requisição médica para realização de exame radiográfico, panorâmico, ântero-posterior e perfil da coluna vertebral e cujas médiasforam: idade 21,44 ± 6,17 anos, peso 52,91 ± 5,88 Kg, estatura 1,63 ± 0,05 m e índice de massa corporal (IMC) 19,86 ± 0,26 . Marcadores de superfície tipo vetor (MASV) foram posicionados na pele, sobre os processos espinhosos das vértebras C7 a L5, para possibilitar a identificação e a orientação espacial de cada vértebra, e, também, foi utilizada uma plataforma giratória, criada para posicionar o indivíduo nos diversos ângulos requeridos para a análise postural. Uma imagem radiográfica, em ortostatismo, nos planos frontal e sagital (90º) foi obtida e, em seguida, uma imagem fotográfica digital, em ortostatismo, nos planos frontal posterior, sagital direito e esquerdo nos ângulos 45º e 90ºpara cada perfil. As imagem fotográficas, do plano frontal posterior, foram submetidas à análise das medidas angulares e identificação da vértebra apical, segundo metodologia proposta nesse estudo, utilizando o software CorelDraw13® . As radiografias foram submetidas à análise do ângulo de Cobb e, também, identificação da vértebra apical. Osângulos obtidos por fotogrametria computadorizada foram comparados com aqueles obtidos pelo método de Cobb. De acordo com as estatísticas descritivas, pode-se dizer que não houve diferença estatisticamente significativa (p-valor > 5%) entre as medições dosângulos da escoliose nos dois métodos, para curvas dorsal e lombar. Assim como, não houve diferença estatisticamente significativa (p-valor > 5%) para a identificação da vértebra apical, nos segmentos dorsal e lombar da coluna vertebral, entre o método radiológico e o método proposto nesse estudo. A demonstração matemática apresentada éconsistente e demonstrou a equivalência entre o método de Cobb e o método de fotogrametria computadorizada. A metodologia proposta é original em todas as etapas do protocolo criando uma nova abordagem na quantificação angular da escoliose por método não-invasivo.

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2019-08-10T20:43:55Z

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Rozilene Maria Cota Aroeira

Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos

O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos.

Year

2019-08-09T13:31:47Z

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Claudete Reis Elias da Silva

Análise dos níveis de ativídade física e burnoutem policiais militares

A profissão de policial militar é uma atividade de alto risco, uma vez que esses profissionais lidam, no seu cotidiano, com situações de grande tensão que incluem conflitos humanos. A literatura aponta que os policiais estão entre os profissionais vulneráveisasíndrome deBurnoute quehá poucos estudos que investigam estasíndrome e a associam a uma estratégia de enfrentamento. A hipótese deste estudo é de que o exercício físico pode ter associação significativa em relação ao Burnoutfuncionando como elemento de proteção.Opresente estudo descritivo transversal, de abordagem quantitativa, avaliouos níveis de atividade física e a percepção das dimensões da síndrome de Burnoutemuma amostra de policiais militares nacidade de Belo Horizonte. A amostra foi constituída de 195 policiais de ambos os sexos e sem limitação de idade. Foram utilizados três instrumentos para coleta de dados, cada qual com um objetivo específico. Para identificar a prevalência de Burnoutnos policiais, foi utilizado o Inventário de Burnoutde Maslach (MBI-HSS), o nível de atividade física foi avaliado pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e um questionário sociodemográfico foi utilizado para coleta das informações demográficas e de perfil dos participantes. Os resultados mostraram elevado percentual de prevalência da síndrome de Burnout(64%), principalmente entre os classificados com baixo nível de atividade física eque executam a atividade de trabalho operacional.Conclui-se que variáveis que se referem a aspectossócio afetivos influenciam a percepção desta síndrome, tendo sido, através das variáveis que apresentaram significância estatística, traçado um perfil do policial sedentário e vulneral ao Burnoute constatado que os níveis de atividade física apresentam associação com os indicadores de Burnout.

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2019-08-14T01:29:50Z

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Deiveskan Serra Soares

Provocar, auxiliar e fiscalizar: lugar do Estado na produção do ensino secundário emBelo Horizonte (1898-1931)

O propósito com esta pesquisa foi examinar ações diversas do Estado que levaram à produção e à organização do ensino secundário em Belo Horizonte, no período de 1898 a 1931. Dentre as fontes mobilizadas, destacam-se os ordenamentos legais das reformas de ensino realizadas no Brasil, os relatórios da Secretaria dos Negócios do Interior e documentos diversos guardados no Arquivo Público Mineiro. Parte-se da transferência do Ginásio Mineiro de Ouro Preto para a nova capital, que demarca a tentativa de mudança de um molde antigo para outro,considerado moderno, na instrução da mocidade, também uma metáfora da transição do Império para o regime republicano. A pesquisa estende-se até a chamada Reforma Francisco Campos, promovida em âmbito nacional em 1931, que trouxe nova configuração ao ensinosecundário, instaurando, por exemplo, o curso sequencial, obrigatório, e posicionado entre o ensino primário e o superior. As análises propostas apoiam-se especialmente em três noções: de escolarização (Luciano Mendes Faria Filho); de estratégia (Michel de Certeau) e de representação (Roger Chartier). A intenção, menos que fazer uma história de instituições escolares em suas particularidades, foi procurar compreender o entrelaçamento entre o público e o particular na constituição de políticas educacionais para a mocidade,dimensionando os investimentos do Estado na constituição e no enraizamento do ensino secundário em Belo Horizonte. Foi possível entrever que, de fato, o Estado foi um dos protagonistas na produção do ensino secundário, ainda que no período estudado não tenhaconstituído uma rede pública de ensino para este nível de escolaridade. O lugar de destaque ocupado pelo Estado aparece, por exemplo, na prescrição de ordenamentos legais, na criação e manutenção de institutos de ensino secundário, na doação de terrenos públicos acongregações religiosas, combinada com a concessão de isenções de impostos e taxas e de empréstimos de recursos públicos, dentre outras iniciativas. Assim, dois movimentos de intensidades distintas puderam ser observados mediante o exame das ações do Estado, que, deum lado, agiu timidamente para a criação e a manutenção de poucos estabelecimentos oficiais na cidade e, de outro, incentivou, auxiliou e fiscalizou a iniciativa particular, notadamente religiosa, na abertura de várias instituições. Uma das indicações extraídas desses movimentosé a de que o governo mineiro, com seu discurso republicano, teria sido omisso (estrategicamente) em sua responsabilidade de criação de uma rede pública de ensino secundário, tal como vinha fazendo desde 1906 para o ensino primário. Ao mesmo tempo, outra indicação, em sentido diferente, é a de que ele foi decisivo para possibilitar uma proliferação de escolas particulares de ensino secundário na capital, (re) produzindo a representação de que esse nível de escolaridade deveria orientar-se para formar quadros dirigentes para o Estado. Espera-se, com este trabalho, contribuir para a expansão da produção sobre a história da educação secundária em Minas Gerais.

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2019-08-12T10:42:05Z

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Ilton de Oliveira Chaves Junior

Estudo de custo-benefício na utilização de campos / kits cirúrgicos têxteis x campos / kits descartáveis estéreis

A gestão de custos nas organizações de saúde principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser um exercício fundamental com a necessidade de assegurar melhor eficiência na aplicação dos recursos e sustentabilidade do sistema. Este estudo foi realizado na Unidade de Governança e Higienização em um hospital universitário em Minas Gerais. Teve como objetivos calcular o custo geral para o reprocessamento dos campos cirúrgicos têxteis e comparar com os valores entre campos cirúrgicos descartáveis estéreis disponíveis no mercado. Para os cálculos, foram coletadas informações relativas às despesas número de pessoal necessário para o recebimento e o acondicionamento dos pacotes, esterilização, estocagem, distribuição dos pacotes de campos cirúrgicos, salários, encargos sociais, benefícios dos profissionais envolvidos no reprocessamento dos campos, quantidade e custos dos insumos utilizados no preparo dos campos, dos materiais consumidos no processo de esterilização (água, vapor e energia elétrica) e serviços terceirizados que participam do custo final do reprocessamento. Os campos descartáveis obtiveram uma redução do custo quando comparados aos têxteis. Ao analisar a produção diária do CME (Centro de Materiais e Esterilização) de acordo com a demanda do hospital em estudo, a redução dos custos se torna ainda maior.

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2022-03-10T19:12:58Z

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Lucas de Oliveira Freitas Moraes Fátima Guimarães Fraga Paulo Ernesto Malard Assad Sônia Maria Nunes Viana Keli Bahia Felicíssimo Zocratto

Percepção de privacidade em redes sociais

Sítios de Redes Sociais experimentaram um crescimento exponencial nos últimos anos. Os usuários dessas redes publicam e compartilham uma grande quantidade de informações pessoais sem estar cientes muitas vezes das suas implicações na vida privada. As informações pessoais publicadas nesses sítios podem se tornar uma mina de ouro para empresas de marketing e criminosos virtuais. A caracterização da percepção de privacidade dos usuários é importante para se definir soluções tecnológicas e jurídicas. Os usuários de uma rede social esperam que a mesma forneça boa proteção de privacidade ou mecanismos apropriados que lhes permitam tomar decisões sobre o controle de privacidade dos seus dados. Esta dissertação investiga a percepção de privacidade de usuários do Facebook, a maior rede social da atualidade. O presente estudo é um dos primeiros a caracterizar a percepção de privacidade em uma rede social através de um experimento no mundo real e não através de entrevistas.

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2019-08-12T17:27:20Z

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Gustavo Costa Rauber

Letramento digital: estudo sobre práticas escolares de leitura e escritura no computador vivenciadas por alunos/usuários da rede pública de ensino

Em nosso estudo científico, focalizamos o letramento digital, dentro do espaço de escolas públicas de Belo Horizonte, com o objetivo mais amplo de tentar compreender a relação dos alunos/usuários com a escrita diante do novo suporte de texto, o computador. As três perguntas chaves que nortearam nossa pesquisa foram: Que tipo de acesso e freqüência ao computador têm os alunos/usuários no contexto escolar? Que modos de comportamento são assumidos pelos alunos/usuários que têm a oportunidade de interagir com esse novo tipo de texto na escola? De quais estratégias os alunos/usuários se apropriam para processar, selecionar, recuperar e produzir informações na tela do computador da escola? Trabalhamos, nesta pesquisa, com referências teóricas baseadas nos estudos do letramento empreendidos por Magda Soares; nas reflexões investigativas apresentadas por Roger Chartier e Pierre Lévy sobre mudanças de suporte de escrita e de comportamentos de leitores/autores e no conceito de dialogismo de Bakhtin. Numa perspectiva metodológica qualitativa e de abordagem etnográfica, o trabalho de campo se caracterizou pelo uso das seguintes estratégias: observação e gravação em fita de áudio das aulas na sala de informática, de turmas do ciclo intermediário e do 3º ciclo, onde ocorreram as práticas de leitura/escritura no suporte digital; realização de questionário com todos os alunos das turmas observadas e entrevista com aqueles envolvidos mais diretamente na pesquisa; análise e avaliação de todos os dados coletados durante o desenvolvimento do trabalho. A partir dos dados coletados, visualizamos três vertentes de análise, tendo por base as três perguntas chaves da pesquisa, a saber: sobre o acesso e freqüência, tratamos das formas de contato, os programas, tipos de texto e espaços virtuais que os alunos/usuários usam na escola; sobre os gestos e comportamentos, analisamos a maneira de agir dos alunos/usuários em processo de apropriação da escrita digital; sobre as estratégias e produção do texto digital, refletimos sobre o que há de velho e de novo nos procedimentos de leitura e escritura do texto digital adotados pelos alunos/usuários.

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2019-08-13T20:17:37Z

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Julianna Silva Gloria

Contribuições teóricas da psicoterapia cognitiva para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo

Este trabalho visa descrever os modos pelos quais a psicoterapia cognitiva pode contribuir para a eficácia clínica no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O método utilizado foi a revisão da literatura, livros e periódicos, sobre os modelos teóricos da psicoterapia cognitiva aplicados ao tratamento do TOC. Foram consideradas: os sintomas, as comorbidades existentes; e as técnicas psicoterapêuticas. Foram descritas as principais técnicas de tratamento e conceituados os termos centrais. Foi constatado que a psicoterapia cognitivo-comportamental aplicada ao tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo obteve eficácia de 50% dos casos, segundo Baxter et al. (1992) e Schwartz et al. (1996) citados por Gazzaniga (2005). São apresentadas evidências de eficácia quando comparados os tratamentos psicoterapêuticos cognitivo-comportamental e o tratamento farmacológico, através de exames utilizando neuroimagens. A supracitada pesquisa realizada através de PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) objetivava comparar alterações no cérebro de pacientes com TOC tratados com terapias farmacológicas e pacientes tratados com terapias não farmacológicas, chegando à conclusão de que ocorreram as mesmas alterações nos gânglios basais nos pacientes tratados com ISRS e pacientes tratados com psicoterapia somente. Gazzaninga, (2005) subseqüentemente afirma que a terapia cognitivo-comportamental pode, assim ser uma maneira mais efetiva de tratar o TOC do que com a medicação. Essa pesquisa por neuroimagem realizada na UCLA School of medicine aponta para a possibilidade de se constatar o que outras pesquisas já vêm descobrindo: o mesmo percentual de eficácia entre drogas e terapias nos tratamentos da depressão e do TOC, em torno de 50 a 52% (cinqüenta a cinqüenta e dois por cento) relatadas nas literaturas pesquisadas, segundo gráfico de Hollon, Thase e Markowitz (2002) citado por Lambert e Kinsley (2006) e segundo neuroimagens de Baxter et al. (1992) e Schwartz et al. (1996) apud Gazzaninga (2005, p.547), respectivamente. No presente trabalho, objetivamos estabelecer e apresentar a psicoterapia cognitiva, descrevendo as técnicas utilizadas como modelo de tratamento deste transtorno, analisando sua eficácia. Realizamos para esse fim uma consulta à literatura especializada tendo como referenciais a SciELO e bibliografia complementar atualizada em torno do tema.

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2019-08-10T05:40:40Z

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Sandro Cesar Silverio da Costa

Trajetória de um hospital universitário: das clínicas associadas à empresa pública

Os hospitais universitários (HU’s) foram questionados acerca do modelo assistencial e de ensino, bem como viveram crise institucional e financeira. O governo federal respondeu à crise criando empresa pública, gestora dos HU’s ― a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O presente artigo focalizou, então, trajetória de um hospital universitário que aderiu à nova empresa. Desenvolveram-se pesquisa documental e entrevistas. O novo modelo organizacional e suas consequências ensejam mudanças culturais e desafiam os atores comprometidos com a missão institucional dos HU’s

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2022-03-15T20:37:19Z

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Geraldo Majela Garcia Primo Lívia de Oliveira Borges

Relações e condições de trabalho na extração de granito no município de Vila Pavão ES: compreender o trabalho para pensar a formação

A pesquisa analisou as relações e condições de trabalho na extração de granito no município de Vila Pavão-ES. Para tanto, investigamos a evolução da extração do mármore e granito na região e realizamos um mapeamento das atuais pedreiras localizadas na cidade estudada, compreendendo-a do ponto de vista sócio-econômico e contextualizando-a na cadeia produtiva. Esse modelo produtivo do setor revelou formas precárias do emprego e condições de trabalho. Buscamos ainda, numa aproximação sucessiva do trabalho real, descrever e analisar o processo de trabalho, identificando e discutindo nele as exigências de qualificação aos trabalhadores em função do padrão tecnológico e das normas de segurança no trabalho. Nesta dimensão de nossa análise, confrontamos normas de saúde e segurança prescritas pelos órgãos reguladores da atividade com o trabalho encontrado nas situações de trabalho analisadas. Tal confrontação apontou a precarização das relações e condições de trabalho, possibilitada, inclusive, pelo déficit no cumprimento do poder de polícia do Estado em relação ao cumprimento das normas reguladoras da atividade extrativista. Nesse contexto, verificamos o papel determinante da formação profissional on the job, associada à experiência dos trabalhadores na construção, desenvolvimento e consolidação das atividades extrativistas do mármore e granito.

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2019-08-11T06:26:47Z

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Daniel Handan Triginelli

Melhorar as condições de trabalho pode reduzir re-trabalho e desperdícios: o caso da fábrica de uniformes

Este estudo tem por objetivo identificar as causas, as estratégias e os efeitos de incorreções no setor de desenho de moldes de uniformes, situação geradora de conflitos entre este setor e o setor de corte de tecidos. O estudo foi direcionado para o setor de desenho, pois vários eventos assumiram dimensões significativas e foram apontados pelos trabalhadores do setor de corte, justificando uma análise ergonômica, no intuito de melhorar as condições de trabalho e de produção da fábrica. A análise ergonômica do trabalho foi realizada no período de março de 2006 a maio de 2007, através de observações abertas, observações sistemáticas e entrevistas com os trabalhadores de ambos os setores. Os resultados sugerem que as tarefas de repassar os dados do pedido do cliente para o software OPTIKAD e facear (organizar) as peças, exigem, da desenhista, um trabalho essencialmente mental; atenção constante; interpretação e memorização de grande quantidade de dados, em situação de pressão temporal. Conclui-se que há diversos eventos não lineares que, durante a jornada de trabalho da desenhista, influenciam na finalização da tarefa que, ao final do ciclo de uma Ordem de Produção (OP), resultam em falhas no desenho. As recomendações concentraram-se no Sistema Informático e na Organização do Trabalho da desenhista, que são considerados fatores com disfunções

Year

2019-08-10T04:59:25Z

Creators

Ana Carolina Medeiros da Silveira Abreu Andre Antunes Amaral