RCAAP Repository
Sílica mesoporosa funcionalizada com grupos nitrogenados como suporte para a entrega e sequestro de espécies de cobre cataliticamente ativas na reação de acoplamento A3
Neste trabalho, sílicamesoporosa MCM-41 foi sintetizada com o uso de template e funcionalizada pós-síntese, utilizando 3-aminopropil-trimetoxisilano (APTMS) como agente de acoplamento em diferentes proporções. Os grupos funcionalizados foram analisados quantitativamente por TGA e XPS e qualitativamente por RMN de estado sólido de 29Si, evidenciando a ancoração das cadeias orgânicas na superfície da sílica, e de 13C, evidenciando a presença dos grupos aminopropil. As áreas superficiais dos materiais obtidas pelo método BET diminuíram com o aumento da funcionalização, e então o material com menos grupos ancorados - e maior área superficial - foi utilizado para imobilizar Cu (I). O material imobilizado foi usado como um eficiente catalisador na reação de acoplamento A3 com 0,02 mol% de Cu (I), a menor quantidade de catalisador já reportada na literatura para esse processo. O material imobilizado foi mais eficiente até mesmo que o próprio catalisador homogêneo nas mesmas condições, indicando que os mesoporos do suporte têm um papel fundamental no processo, podendo ter confinado espécies metálicas no seu interior e, portanto, criado nanoambientes de mais alta concentração de catalisador, melhorando a cinética do processo como um todo. Estudos de ICP-OES após a reação mostraram lixiviamento total do cobre que, apesar de ser apenas 70 ppm de contaminação no produto final (abaixo do limite de 300 ppm para ingestão oral estabelecido pela FDA), pode ser em parte sequestrado pelo próprio suporte pela simples agitação do sistema por 24h em temperatura ambiente. Dessa forma, o suporte, além entregar espécies cataliticamente ativas ao sistema e sequestrar parte delas ao fim do processo, as confina nos poros e permite o uso de quantidades de catalisador baixíssimas, na ordem de partes por milhão.
A teia da vida: violência interpessoal nas Minas setecentistas.
Nosso estudo tem por objetivo analisar a manifestação da violência interpessoal nas Minas Setecentista, ressaltando, primeiramente a necessidade de se entender o que é a violência interpessoal, levando em conta as investigações documentais e as atuais análises sobre violência nas várias disciplinas das ciências humanas. Acreditamos que o conceito de violência interpessoal está intimamente relacionado com a eterna busca de ser e pertencer dos seres humanos em sociedade, cujo fundamento (ontológico) concentra-se na busca material como suporte para a aquisição de distinção e de poder pessoal. Assim, a Introdução tem como objetivo uma breve revisão da literatura teórica sobre a violência e da historiografia brasileira sobre o tema. Cabe ressaltar que são poucos os trabalhos sobre o estudo proposto. O primeiro capítulo examina o uso da violência dos homens de patente e dos potentados na busca por poder pessoal e prestígio. O desejo de autonomia de mando dos servidores da administração de El Rei na Capitania das Minas gerava uma violência exacerbada e sem limites, contrastando em grande medida com a atuação eficaz da justiça defendida por muitos historiadores. Essa violência cotidiana na sociedade mineira revelava um jogo de poder, sustentado pelo desafio constante entre os atores. Percebe-se, pois, um jogo, uma trama estruturante do próprio desenvolvimento das Minas Setecentista. O segundo capítulo enfoca a atuação dos padres, freis e demais membros da Igreja na comunidade Setecentista mineira, e seus comportamentos cotidianos violentos que contrastavam com as ordens do Rei e da própria Igreja. Assim como os homens de patente, os eclesiásticos buscavam, através de favoritismos e clientelismos e do uso da violência, manter também um certo poder de mando, enfrentando, na maioria das vezes, os outros administradores de El Rei. Pelo fato de se estar analisando apenas o envolvimento de padres com o poder e o uso da pulsão agressiva para objetivar esses fins, não se levou em conta os abusos eclesiásticos concernentes à moral social e os pecados da carne. O terceiro capítulo, Nossos inimigos analisa a violência cotidiana dos escravos e negros libertos dentro do próprio jogo de desafios em que se encontravam os homens de mando. Ou seja, inseridos no quadro da violência dos brancos, as turbulências negras tinham um caráter próprio que era o de ocupar um espaço nesses territórios de mando, conquistados à base de força e violência. O quarto capítulo examina os lugares de desordem e da violência gratuita. As ruas e as tavernas são palcos de intrigantes mortes e violências, e por isso mesmo vigiadas constantemente por meio de leis que proibiam o uso de bebidas e estabeleciam horários de funcionamento para as vendas já que eram lugares onde havia uma maior probabilidade de crimes, roubos e desordens. No que se refere às fontes utilizadas para o desenvolvimento do trabalho, a documentação investigada não ficou restrita aos processos crimes, pois, o que se pretendeu analisar foi a manifestação da violência interpessoal enquanto um código simbólico e um ritual internalizados num contexto específico, não seu grau de incidência na sociedade colonial mineira. Nessa medida, no desenvolvimento de nosso trabalho utilizamo-nos dos acervos documentais da Capitania das Minas reservados no Arquivo Público Mineiro, tais como os códices da Secretaria de Governo, os documentos em caixa e a documentação avulsa relativas à região estudada.
História em quadrinhos: ensino e metodologia de apoio na disciplina de Artes
O presente trabalho investiga a utilização de Histórias em Quadrinhos na sala de aula nas diversas disciplinas docentes e no ensino de Artes voltado para o ensino fundamental da rede pública. Como um método recorrente nas demais disciplinas como apoio pedagógico, no campo do ensino da arte, no entanto seu desenvolvimento se mostra pouco explorado. A pesquisa se desenvolveu junto ao nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Anacleto Giraldi de Araxá- MG, com uma pesquisa inicial sobre como os quadrinhos são utilizados nas demais disciplinas pelos seus docentes, e junto aos alunos na sondagem de qual é o contato que eles têm com tal estilo artístico, suas opiniões sobre as obras que conhecem e a proposta do desenvolvimento de uma produção em quadrinhos criada pelos alunos, após estudarmos todas as etapas da construção de uma História em Quadrinho e seus variados estilos artísticos, inserido no ensino de artes. Dentre os trabalhos realizados, espera-se que os alunos possam ter compreendido não apenas a utilização e a criação de HQs como também sua importância como expressão artística, e seu lugar de destaque mundial.
A teoria biológica de Humberto Maturana e sua repercussão filosófica
Humberto Maturana é um neurobiólogo que concebeu uma teoria biológica do conhecimento. Ainda que o tenha feito sob um ponto de vista cientifico, sua teoria apresenta conceitos e noções originais que nos auxiliam em nossas reflexões filosóficas. Primeiro, porque ele é um neurocientista falando do conhecimento, assunto tradicionalmente reservado à filosofia, a partir de um ponto de vista cientifico não reducionista. Segundo, porque ele reconhece e aponta explicitamente, em um de seus artigos, que o conhecimento cientifico e filosófico não independem um do outro, pois trata-se de duas dimensões do viver humano. Terceiro, porque, ao expor sua teoria, ele nos indica que, como seres vivos, somos constitutivamente incapazes de observar um mundo de objetos independentes daquilo que fazemos ao observá-lo. Quarto, porque ele exclui a viabilidade da ocorrência de impressões sensíveis sem cair em uma perspectiva racionalista nem idealista, pois, como cientista, não abre mão do papel da experiência na produção doconhecimento. Quinto, porque ele traz a contingência para o interior de uma proposição tautológica, apontando assim para a relatividade de nossos discursos sem fragilizar o seu próprio discurso. Através dessas questões, Maturana nos conduz cm uma reflexão que e ao mesmo tempo epistemológica, ontológica e ética. É exatamente esse o objetivo deste trabalho, o de analisar: A Teoria Biológica de Humberto Maturana e sua Repercussão Filosófica.
Balançando o Brasil: a emergência da axé music e do pagode nos anos 90
O ano de 1997 marcou a consolidação dos estilos musicais "pagode" e "axé music" em todo o país, com superlotação de shows, presença constante da mídia (rádio, TV e revistas) e recordes de vendagem de CDs. Tomou-se esse sucesso enquanto um fenômeno comunicativo, privilegindo-se a natureza relacional do fenômeno e a perspectiva de globalidade, que distingue e co-relaciona os vários elementos do processo: os interlocutores (a indústria fonográfica, os conjuntos musicais, a mídia, e também o público, espalhado por todas as classes sócio-econômicas de todo o país), as formas simbólicas (as músicas, as apresentações) e o contexto (o Brasil dos anos 90). A análise caminha em dois sentidos. Um primeiro, que busca articular esse sucesso à dinâmica da produção cultural contemporânea. A ação da indústria cultural é decisiva para a configuração do sucesso, a partir de estratégias como a "pop-ização" que permite o deslocamento de contextos específicos. Mas a indústria não age sozinha, e em momentos históricos representativos a exigência do público consumidor acabou por impor à indústria uma revisão de suas estratégias, como se deu com a evolução da venda de discos nacionais e estrangeiros no Brasil. O segundo eixo de análise procura explicar esse sucesso a patir da adesão que essas músicas provocam, funcionando como agregadores imaginais- em torno da "dança", um "estado de espírito" e da lembrança. Axé music e pagode são tanto a atualização de uma dimensão lúdica quanto momento privilegiado de realização do "estar junto". estes dois elementos mostram sua profunda ligação com o quadro contemporâneo de valores culturais, atingindo a experiência cotidiana do jovem dos anos 90.
Comportamento infantil conhecido como hiperatividade: consequência do mundo contemporâneo ou TDAH?
O comportamento infantil conhecido como hiperativo e comumente diagnosticado como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividadeé focalizado, buscando verificar em que medida suas origens podem ser relacionadas ao excesso de estimulação das crianças no mundo contemporâneo. A pesquisa parte da hipótese de que o déficit de atenção e a hiperatividade em muitas crianças diagnosticadas com TDAH seriam decorrentes do contexto psicossocial em que estão inseridas, procurando verificar em que medida este contexto tem contribuído para o surgimento de sintomas comportamentais semelhantes a esse transtorno . A metodologia utilizada na pesquisa de campo é de natureza qualitativa, baseada no método de estudo de caso múltiplo e foi desenvolvida com o objetivo de analisar a relação de três crianças com os estímulos que recebem em seu contexto vivencial, especialmente os provenientes de aparelhos eletrônicos como a televisão, o computador e os jogos de vídeo game: uma criança diagnosticada com TDAH; uma criança que apresenta um comportamento típico do TDAH, mas que não tenha sido diagnosticada; e uma criança que apresenta um comportamento considerado adequado. Para uma análise aprofundada dos dados coletados na pesquisa foi usada a Escala de Auto-Avaliação da Criança SES-C, considerando que as próprias crianças são capazes de avaliar os seus sentimentos. Esta escala, construída por Klimkeit e colaboradores (2006), foi traduzida para o português pela equipe do Laboratório de Pesquisa de Psicologia e Educação Helena Antipoff, de forma a contribuir para um diagnóstico mais eficaz do TDAH. Os resultados encontrados alertam sobre importantes fatores que devem ser considerados para a prevenção de comportamentos problemáticos na escola e na família: o uso indiscriminado das diversas tecnologias existentes atualmente, a fragilidade da família para impor limites nos filhos, e o pouco conhecimento da escola sobre os problemas de comportamento decorrentes do contexto cultural e histórico em que vivemos, além da dificuldade percebida na busca da melhor solução para estes problemas comportamentais, uma vez que não encontra apoio da família. Foi possível constatar assim, que existe uma estreita relação entre o uso indiscriminado dos aparelhos eletrônicos e o surgimento de problemas comportamentais, como a hiperatividade e a desatenção, além de evidenciar que a dificuldade das crianças não está na falta ou diminuição da atenção, mas em sua dificuldade de se focar nas atividades desenvolvidas na escola
Uso de óleos vegetais amazônicos na flotação de minérios fosfáticos
O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de aplicação de espécies vegetais amazônicas como coletores aniônicos na flotação de minérios fosfáticos. A composição em ácidos graxos de seis óleos vegetais da região amazônica (buriti, maracujá,inajá, castanha do Pará andiroba e açaí) foi obtida por cromatografia gasosa e correlacionadacom seu desempenho na flotação. A concentração micelar crítica (CMC) dos óleos amazônicos, após saponificação, foi determinada através de medidas de tensão superficial. Testes de microflotaçãoo foram feitos em tubo de Hallimond com o uso dos minerais puros apatita, calcita e quartzo. Também foram realizadas medidas eletroforéticas dos minerais em solução de eletrócito indiferente (KCl) e na presença dos coletores amazônicos para auxiliar na compreensão do mecanismo de adsorção do coletor na superfície mineral. Usando planejamento estatístico de experimentos, foram feitos testes de flotação em escala de bancada com o minério fosfático de Itataia-CE, usando óleos amazônicos saponificados como coletores (testados individualmente), fécula de mandioca como depressor e Flotanol D25 como espumante. A partir dos resultados concluiu-se que: (i) todos os óleos amazônicos usados neste trabalho apresentaram altos teores de ácido oleico; (ii) o óleo de semente de maracujá foi o que apresentou maior teor de ácido linoleico; (iii) o método de saponificação utilizado neste trabalho mostrou-se satisfatório; (iv) os coletores amazônicos apresentaram baixos valores de concentração micelar crítica; (v) o mecanismo de adsorção dos coletores aniônicos oriundos de oleaginosas da Amazônia na faixa de pH alcalina a adsorção química; (vi) a equação empírica obtida descreve (prediz) satisfatoriamente a recuperação de P2O5 do concentrado da flotação em bancada do minério fosfático, nas faixas de dosagem de coletor e pH da polpa estudadas neste trabalho; (vii) após análises das equações empíricas e da caracterização das superfícies de respostas, verificou-se que os melhores resultados de teor e recuperação de P2O5 foram obtidos usando uma dosagem de coletor de 1352,5g/t e o pH da polpa entre 8,6-11,4; (viii) os resultadosdemonstram que a utilização de sais de ácidos graxos (sabões) obtidos através da hidrólise alcalina de óleos vegetais amazôicos uma alternativa aos reagentes coletores atualmente usados na indústria mineral.
Obtenção de hidrolisados enzimáticos do concentrado protéico do soro de leite com alto teor de oligopeptídeos e elevada atividade inibitória sobre a enzima conservadora de angiotensina, utilizando a pancreatina e a papaína
Os hidrolisados protéicos vêm sendo empregados na prática clínica na fabricação de alimentos especiais para indivíduos com necessidades fisiológicas e nutricionais particulares. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo a obtenção de hidrolisados enzimáticos do concentrado protéico do soro de leite (WPC) ricos em oligopeptídeos e com atividade inibitória sobre a enzima conversora de angiotensina(ECA). Para tal, foram avaliados alguns parâmetros, como o tipo de enzima (pancreatina e papaína), a relação enzima:substrato (E:S = 0,5:100, 1:100, 2:100 e 3:100) e o emprego da ultrafiltração. Inicialmente, caracterizou-se o perfil peptídico dos hidrolisados pelo fracionamento por cromatografia líquida de alta eficiência de exclusão molecular, seguida da quantificação dos peptídeos e aminoácidos livres pelo método da Área Corrigida da Fração. Vários hidrolisados apresentaram perfis peptídicos adequados nutricionalmente, sendo o melhor resultado encontrado para a ação da papaína, em uma relação E:S de 2:100, após a ultrafiltração, tendo sido obtidos 15,29% de di- e tripeptídeos, 47,83% de aminoácidos livres e 25,73% de grandes peptídeos. Posteriormente, foi avaliada a capacidade dos hidrolisados enzimáticos do WPC em inibir a ECA, empregando-se a cromatografia líquida de alta eficiência de fase reversa. Os parâmetros avaliados apresentaram efeito variado sobre a atividade inibitória da ECA, resultando em percentuais de inibição na faixa de 17,29 a 91,88%. Os melhores resultados obtidos ao se utilizar a pancreatina nas relações E:S de 0,5:100 (na presença ou ausência da ultrafiltração) e de 3:100 (na presença da ultrafiltração). Palavras-chave: concentrado protéico do soro de leite; hidrólise enzimática; relação enzima:substrato; ultrafiltração; perfil peptídico; enzima conversora de angiotensina.
Gestão do espaço escolar na educação infantil
O interesse pelo tema gestão do espaço escolar surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessainstituição destaca-se apouca utilizaçãode outros espaçoscomo recurso pedagógico além da sala de aula. Embora essa escola possua quadra coberta, biblioteca, salão, jardins, quadra para recreação esses locais ainda são pouco aproveitados pelos professores.Sabe-se que todos os indivíduos e principalmente as crianças pequenas precisam se locomover e explorar o ambiente ao seu redor.Apesar de conhecerem essas necessidades, muitos educadores infantis insistem em manter as crianças por longos períodosapenas na sala de aula como se esse fosse o único e o mais fecundo ambiente para propiciar a aprendizagem. Pretende-se por meio desse trabalhosensibilizar o grupo de educadores da referida escola quanto à utilização diversificada de espaços escolares visando uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa para os educandos.Esse tema está vinculado ao eixo tempos e espaços escolares que por sua vez integra o projeto político-pedagógico dessa instituição. Utilizaram-se as obras Haddad e Horn (2011), Horn (2014), Brasil (1996) para debater e analisar os desafios a serem superados por essa unidade escolar. A partir desse estudo, percebe-se que é preciso despertar nos educadores a coragem de ousar, de utilizar os espaços disponíveis em favor da aprendizagem dos alunos, de propiciar aulas ao ar livre em contato com a natureza e com o entorno da escola.
O chão e o sismógrafo: geografias e identidades em O chão que ela pisa, de Salman Rushdie
Este estudo propõe o exame de processos identitários - individuais, nacionais, culturais - como formas de subjetivação ocorridas no campo das interações sociais configuradas no espaço e tempo contemporâneos. A partir do romance O chão que ela pisa, do escritor indo-britânico Salman Rushdie, discute a representação literária desses processos em sua articulação com o uso metafórico de fenômenos naturais de ordem sísmica (abalos, tremores, deslizamentos, terremotos), como índice das transformações sociais em curso desde o século XX. A análise dessa articulação apontou, no âmbito desta investigação, para a formação de um 'imaginário migrante' como espaço simbólico de filiação identitária.
Estudo comparativo da patogenicidade e virulência de Entamoeba dispar com amostras de Entamoeba histolytica.
Neste trabalho, aspectos da patogenicidade e virulência da cepa ICB-ADO polixênica de Entamoeba dispar foram abordados, visando um melhor conhecimento dos mecanismos de agressão que essa cepa apresenta. Considerada uma espécie não-patogênica, E. dispar tem sido isolada de pacientes brasileiros com colite não disentérica e demonstrado capacidade de ocasionar lesões em animais de experimentação, quando associada à flora da microbiota intestinal de seus hospedeiros. Estudos in vivo utilizando hamsters como modelo experimental, verificaram diferenças na cinética das lesões hepáticas ocasionadas pela cepa ICB-ADO polixênica de E. dispar, diferindo substancialmente do observado para as cepas ICB-EGG e HM1-IMSS de E. histolytica. Apesar de ocasionar lesões extensas após sete dias de inoculação, a cepa ICB-ADO demonstra uma capacidade de lesar mais lentamente os tecidos. Estudos in vitro demonstraram ser a cepa ICB-ADO de E. dispar capaz de ocasionar a destruição e a queda da medida da resistência transepitelial de células MDCK em monocamadas, embora de forma mais lenta e gradual que cepas de E. histolytica. A cepa ICB-ADO polixênica apresentou também uma maior atividade de proteases quando comparada com a cepa HM1-IMSS de E. histolytica, devendo a relação bactérias/amebas ser melhor estudada, objetivando conhecer mais profundamente as alterações que elas causam nos trofozoítos quando em associação.
Papel da enzima fosfatidilinositol-3-quinase (PI3K) sobre crises convulsivas e epileptogênese em modelo animal de epilepsia induzido por pilocarpina
Introdução: A Epilepsia do Lobo Temporal (ELT) é a forma mais frequente de epilepsia em adultos. O modelo experimental de epilepsia induzida por pilocarpina (PILO) induz mudanças patofisiológicas e comportamentais em roedores muito semelhantes às observadas em seres humanos com ELT. No entanto, este modelo está associado a uma elevada taxa de mortalidade dos animais. Embora poucos estudos demonstraram que a injeção intra-hipocampal de PILO em ratos é um modelo confiável de TLE, nenhum estudo foi realizado até o momento em camundongos. A via fosfatidilinositol-3-quinase (PI3K)/ proteína quinase B (Akt)/ alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR) tem sido associada a várias patologias sistema nervoso central. No entanto, o papel específico da PI3K na fisiopatologia da epilepsia é pouco conhecido. Portanto, no presente estudo, foi investigada a participação da enzima PI3K sobre crises convulsivas e sobre a produção de fatores neurotróficos e mediadores inflamatórios, bem como na expressão de células microgliais e de neurogênese hipocampal em camundongos submetidos à microinjecção intra-hipocampal de PILO. Metodologia: Os experimentos foram realizados em camundongos adultos machos C57Bl/6 (WT) e PI3k-/- (10-12 semanas de idade). Cânulas-guia foram implantadas no hipocampo esquerdo e direito, através de cirurgia estereotáxica e, em seguida, foi aguardado 5 dias para a recuperação dos animais. O status epilepticus (SE) foi induzido pela microinjeção intra-hipocampal bilateral de PILO (20 g por sítio/200nL) ou salina como controle nos animais WT e PI3k-/-. As crises convulsivas foram analisadas por 90 minutos e classificadas de acordo com a escala estabelecida de Racine (1972). Além disso, foi verificada alterações na memória dos animais WT e PI3k-/-, 72hs pós-SE. Vinte quatro horas pós-SE, foram removidos hipocampo e córtex pré-frontal para determinação dos fatores neurotróficos, BDNF e NGF, bem como dos mediadores inflamatórios, IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, TNF-, IFN- e IL-17A. Para a avaliação da expressão de células microgliais (Iba-1) e de neurogênese (doblecortina - DCX), os encéfalos foram removidos pós-perfusão intracardíaca, 72 h pós-SE. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o programa GraphPad Prism 5 e expressos em média ± EPM (P <0,05). Resultados: Foram observadas alterações comportamentais nos animais pós-SE. Níveis de BDNF foram significativamente aumentados no hipocampo dos animais WT e PI3K-/-. Já em relação ao córtex pré-frontal, somente os animais PI3K-/-apresentaram aumento significativo dos níveis de BDNF. Por outro lado, os níveis de NGF no hipocampo de animais WT e PI3K-/- não foram alterados pela administração de PILO. Com relação aos níveis de mediadores inflamatórios, destaca-se o aumento dos níveis de IL-6 no hipocampo dos animais PI3K-/- e, em ambos os grupos, no córtex pré-frontal; de IL-10 no hipocampo dos animais WT; de TNF- no hipocampo dos animais WT; e de IFN-, no hipocampo de ambos os grupos. Além disso, houve aumento na expressão de células microgliais no hipocampo de animais WT, bem como uma diminuição da neurogênese hipocampal nos animais PI3K-/-, após a indução do SE. Conclusões: A microinjeção intra-hipocampal de PILO induziu crises convulsivas, bem como alterações de parâmetros bioquímicos observados no modelo de injeção intraperitonaeal de PILO, com a vantagem de apresentar baixíssimos índices de mortalidade. Além disso, foi possível observar diversas alterações relacionadas à via da PI3K.
"Eu vim para trazer a minha ausência": considerações sobre a produção de sujeitos em intervenções institucionais da educação, saúde e justiça
Num contexto institucional de três organismos distintos de saber, no caso, a Educação, a Justiça e a Saúde, mais especificamente, a Saúde Mental, esta pesquisa objetivou compreender como um Sujeito pode ser produzido por tal contexto, tomando como referencial teórico a Psicanálise. Ao nos indagarmos sobre uma possível Produção de Sujeitos, referimo-nos a possíveis impactos subjetivos decorrentes das marcas simbólicas advindas das intervenções sofridas nos serviços pelos quais esses sujeitos são atendidos. Questionamos, assim, neste estudo, se os sujeitos são também formados pelas intervenções institucionais que sofrem ao serem encaminhados e acompanhados, nos caminhos percorridos pela Escola, Fórum de Justiça e CAPSi. Partindo da hipótese de que a concepção de sujeito trabalhada pela psicanálise freudiana nos aponta para uma constituição subjetiva que, apesar de se dar para cada pessoa por meio de processos psíquicos singulares, é necessariamente marcada pelas relações estabelecidas com o outro, seja ele familiar ou social, procuramos traçar um caminho metodológico que nos aproximasse de nosso objeto de pesquisa reconhecido, a priori, somente pela prática cotidiana de trabalho. Assim, realizamos um apanhado de informações, por meio de levantamento documental em prontuários e, além disso, descrevemos um caso para demonstrar o modus operandi das instituições diante de um sujeito específico. Analisamos, neste estudo, a identificação por meio do sintoma como possibilidade de vínculo entre os sujeitos no contexto dos serviços aqui enfatizados, reconhecendo a oposição como um sintoma possível de ser produzido pelos sujeitos. Encontramos dificuldades em responder à questão desta pesquisa, uma vez que constatamos a Saúde Mental, a Educação e a Justiça como instituições clássicas que parecem não se configurar como Ideais de Eu para a maior parte dos sujeitos, de forma a promoverem o estabelecimento de laços emocionais de investimento por identificação aos seus preceitos. Concluímos que o sintoma da oposição pode representar um afeto endereçado às instituições, como resposta sintomática, para denunciar um protesto dos sujeitos diante dos ideais civilizatórios transmitidos institucionalmente na contemporaneidade
Efeitos da otimização terapêutica da insuficiência cardíaca em chagásicos com miocardiopatia dilatada
Trata-se de estudo prospectivo para o qual se selecionou um grupo de 42 pacientes com miocardiopatia chagásica dilatada. A seleção foi feita de forma consecutiva dentre pacientes atendidos no Ambulatório de Referência em Doença de Chagas do Hospital das Clínicas da UFMG. Ao grupo selecionado aplicou-se protocolo de otimização das dosagens de maleato de enalapril (20 mg BID) e espironolactona (25mg MID), conforme orientado pelos grandes ensaios clínicos terapêuticos em insuficiência cardíaca secundária a miocardiopatias dilatadas de etiologia não-chagásica. A utilização de outros medicamentos, como furosemida, hidroclorotiazida, digoxina e amiodarona foram guiadosconforme a necessidade clínica, respeitando-se suas indicações e contra-indicações básicas. Avaliou-se o comportamento desses pacientes, sob os aspectos clínicos, de qualidade de vida, radiológico e ecocardiográfico antes e após tratamento otimizado com dosesmaximizadas e adequadas. Todos os pacientes foram submetidos à avaliação laboratorial da função hepática, renal, hematológica e iônica antes e após a otimização do tratamento. Também foram realizadas avaliações radiológicas e ecocardiográficas no início e terminode cada etapa do estudo. Utilizou-se como básico de seleção a presença de diâmetro diastólico do ventrículo esquerdo (VED) maior que 55 mm, ou 2,7 cm / m2 ou fração de ejeção (FE) menor que 55% (Simpson modificado). Foram excluídos pacientes com quaisquer co-morbidades que servissem de confusão na análise dos dados. Observou-se, por período médio de 119 dias, que a otimização terapêutica foi segura e eficaz, sendo esta caracterizada por melhora importante no exame clínico (escala de ICC p = 0,0004), naqualidade de vida, nos parâmetros radiológicos (redução no índice cardiotorácico - p = 0,002) e ecocardiográficos (melhora do índice de TEI p = 0,013) . Na análise das diferenças da FE (p = 0,249) e do VED (p = 0,335) entre as duas etapas não se observou significância estatística. No entanto, quando os pacientes foram estratificados de acordocom o grau de disfunção sistólica (FE 45%) observou-se aumento significativo (p = 0,017) entre as duas etapas, antes e após o tratamento otimizado. Concluiu-se que o esquema terapêutico com doses otimizadas de maleato de enalapril e espironolactona foi seguro e eficaz em pacientes com miocardiopatia dilatada chagásica e insuficiênciacardíaca.
Condição docente na educação infantil: representações do presente
Esta pesquisa priorizou trajetórias profissionais de cinco professoras e um professor em exercício na educação infantil no município de Ilhéus/BA, buscando interpretar as representações da prática educativa expressas nas narrativas desses sujeitos. Nessa perspectiva, busquei a possibilidade de reconstituição das expressões, palavras, silêncios, atitudes, sentimentos e conhecimentos que perpassam as práticas de professoras da educação infantil e que traduzem concepções e sensibilidades docentes. Parti do pressuposto de que existe um conjunto de discursos que, de alguma maneira, ajudam a construir as representações sobre essa prática. São discursos sobre a mulher, a divisão do trabalho, a criança e o magistério, muitas vezes respaldados em concepções naturalísticas, religiosas e políticas que integram as práticas sociais e ajudam a construir, manter e também superar as identidades docentes. Diante da diversidade de enfoques teóricos sobre a questão das representações optei por dialogar com a teoria das representações proposta pelo sociólogo e filósofo francês Henri Lefebvre (1983). Esta opção apoiou-se na compreensão de que os pressupostos lefebvreanos apresentam-se como possibilidade para desvendar as condições por meio das quais as representações dessa prática se formaram. O diálogo com autores que têm dedicado à questão da condição docente na educação infantil, como Kramer (2003; 2008), Rocha (2001), Cerisara (2002), Silva (2008), e outros, bem como a análise de questionários e a interpretação das entrevistas narrativas (FLICK, 2004; BOLÍVAR, 2002), me conduziram à conclusão de que as professoras e o professor da educação infantil, se consideradas suas origens familiares, experimentaram um movimento de ascensão em suas trajetórias sociais quando da inserção no magistério. Hoje, entretanto, os sujeitos consideram estar vivendo um momento cada vez mais desprestigiado, tanto do ponto de vista econômico, quanto social. Algumas representações sociais existentes sobre a prática educativa na educação infantil e que dizem dessa prática como naturalmente feminina, pouco profissional e voltada para a proteção e suprimento das necessidades das crianças, de algum modo sustentam algumas passagens narrativas dos sujeitos entrevistados. No entanto, essas representações são contextualizadas e ganham elementos de práticas emergentes que ocorrem em instituições desprovidas de condições objetivas; de práticas de cuidado voltadas para crianças de meios populares; como também, de discursos pedagógicos que enfatizam o desenvolvimento infantil e os direitos da criança.
Psicólogas, cientistas e feministas : a produção de si e de uma ciência psicológica posicionada
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Avaliação da capacidade funcional na cardiopatia chagásica pelo incremental Shuttle Walk Test e sua relação com qualidade de vida
Introdução: O Teste de Esforço Cardiopulmonar (TECP) é considerado o padrão-ouro na avaliação da capacidade funcional (CF) em pacientes com insuficiência cardíaca (IC). No entanto, os testes de campo, tais como o Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6) e o Incremental Shuttle Walk Test (ISWT) são simples e eficazes na avaliação da mesma. Apesar da crescente utilização do ISWT, não foram encontrados estudos que utilizaram o teste em pacientes com doença de Chagas (DC) poucos estudos avaliaram a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) nesta população. Objetivos: correlacionar a distância percorrida no ISWT com a distância percorrida no TC6 e com o pico do consumo de oxigênio (VO2pico) avaliado pelo TECP e com a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) em pacientes com cardiopatia chagásica. Métodos: Trinta e cinco pacientes com cardiopatia chagásica foram avaliados de acordo com a CF e QVRS. A CF foi avaliada pela TECP, TC6 e ISWT. A QVRS foi avaliada pelo questionário genérico Short-Form Health Survey (SF-36) e pelo questionário específico Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire (MLHFQ). Os dados descritivos foram apresentados como média e desvio padrão ou mediana e intervalo interquartílico. A correlação foi realizada com o teste de correlação de Pearson ou Spearman. A curva ROC foi construída para investigar a precisão do ISWT em predizer baixos valores de VO2pico. Resultados: A distância percorrida no ISWT correlacionou-se com o VO2pico (r = 0,498, p = 0,004), com a distância percorrida no TC6 (r = 0,484, p = 0,003), com o escore encontrado no questionário Minnesota (r = -0,460, p = 0,006) e com os domínios capacidade funcional e aspectos físicos do SF-36 (r = 0,435, p = 0,009, r = 0,477, p = 0,008, respectivamente). Não houve diferença significativa entre as distâncias caminhadas nos testes de campo (p = 0,694). A área sob a curva ROC foi de 0,871 na predição pela distância percorrida no ISWT de VO2pico de, pelo menos, 25 ml.kg.min. Conclusão: O ISWT mostrou-se eficaz na avaliação da CF em pacientes com cardiopatia chagásica e em demonstrar o impacto da doença na qualidade de vida desses pacientes.
Partidismo, discursos de ódio e liberdade de expressão
A liberdade de expressão é um direito fundamental consolidado nos sistemasjurídicos de estados democráticos de direito. Nem por essa razão, entretanto, podese afirmar que a aplicação ilimitada deste direito fundamental está ou deveria estarconsolidada. Com razão, diversos são os casos recentemente noticiados em que seobserva a liberdade de expressão sendo utilizada, de forma discutível, comofundamento para dar guarida à propagação de discursos racistas, xenófobos,misóginos, homofóbicos. Em um contexto geral, a esses discursos tem sido atribuídaa alcunha de discursos de ódio aqueles discursos proferidos de forma renitente emface de determinado grupo de indivíduos, com o intuito de difamá-lo em virtude deaspectos como a religião, a nacionalidade, a cor da pele, o gênero ou a sexualidade,e que, com isso, tendem a obstar o processo de autodeterminação destes indivíduosenquanto sujeitos de direito em uma dada sociedade. Um discurso que, emborapouco estudado e discutido, tem se demonstrado bastante recorrente, tanto emâmbito internacional como nacional, é o discurso fundado no partidismo, umaespécie de preconceito especificamente relacionado ao posicionamento políticopartidário. Em âmbito nacional, os discursos fundados no partidismo estão em vogae ganharam fôlego extra no contexto do julgamento do impeachment de DilmaRousseff e das campanhas eleitorais de 2014 e 2018, sendo que, nesta, foramobservados, inclusive, atos de violência física relacionados com o posicionamentopolítico. Diante desse cenário, o presente trabalho se dedica a analisar apossibilidade de se desenvolver uma nova concepção de discurso de ódio paraabranger, além dos discursos fundamentados no preconceito em virtude da cor dapele, da origem, da religião, do gênero e da sexualidade, também aqueles discursosde ódio fundamentados no partidismo. A partir da referida construção, a tese passaa avaliar as circunstâncias em que os discursos de ódio fundamentados nopartidismo podem e devem ser limitados, bem como apresenta uma justificaçãopolítico-moral de uma legislação que estabeleça tal limitação, de modo a evitar queela implique em uma forma de censura.
Relato das mudanças nos índices de cárie em escolares de 6 a12 anos antes e após implantação da equipe de saúde bucal no programa de saúde da família, em Senhora de Oliveira - MG
A cárie dentária é uma doença que influencia de forma desfavorável a saúde dos indivíduos em geral e, apesar de ser passível de prevenção, continua sendo um grave problema de saúde pública e uma das doenças bucais que mais acometem crianças em idade escolar. O presente estudo relata a mudança nos índices de cárie dentária em escolares de 6 a 12 anos, antes e após implantação da equipe de saúde bucal (ESB), no Programa Saúde da Família (PSF), em Senhora de Oliveira MG. Foram utilizados dados de um levantamento epidemiológico realizado em 2006 por solicitação da Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais (SESMG) nas três escolas do município que possuíam alunos na faixa etária de 6 a 12 anos de idade. Em 2009, visando avaliar mudanças na prevalência de cárie dentária após implantação da ESB foi realizado novo levantamento utilizando a mesma metodologia proposta pela SESMG em 2006. Foram examinadas as crianças presentes no momento da visita do pesquisador em duas escolas localizadas na zona urbana e uma escola localizada na zona rural, perfazendo um total de 420 alunos. A média do índice CPO-D(dentes cariados, perdidos e obturados) para a faixa etária em estudo foi de 0,98 para o levantamento realizado em 2006 e de 0,66 para o levantamento realizado em 2009, ambos abaixo da meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Federação Dentária Internacional (FDI) para o ano de 2000 em relação à idade de 6 a 12 anos que é um índice CPO-D menor ou igual a 3. Tais dados sinalizam que conjuntamente com as medidas de caráter coletivo, as ações implementadas pela ESB como os programas voltados ao tratamento preventivo, curativo e educativo; bochechos fluoretados semanalmente nas escolas; ações coletivas de escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor gel semestralmente; dentre outras, vêm alcançando bons resultados.
Álgebras de Lie nilpotentes e solúveis
Este texto tem o objetivo de introduzir as álgebras de Lie, bem como apresentar suas propriedades básicas envolvendo subálgebras, ideais, homomorfismos e representações. Também definiremos álgebras de Lie solúveis e nilpotentes, e demonstraremos os teoremas de Engel e de Lie.