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Fatores que interferem na comunicação do enfermeiro com o paciente na unidade de terapia intensiva
A comunicação é essencial à vida humana. É como ocorre o contato verbal e o não verbal entre os seres humanos. Entre os profissionais de saúde a comunicação é um fator de extrema importância durante o atendimento prestado. Para o profissional enfermeiro o ato de comunicar-se é fundamental e inerente ao processo do cuidar. No ambiente da Terapia Intensiva a tecnologia envolvida permite a atenção a pacientes em estado crítico. Estes pacientes, na maioria das vezes estão impossibilitados de comunicar-se, pois estão sedados. Diante disso o objetivo desse estudo é identificar quais os fatores que interferem na comunicação do enfermeiro com o paciente sedado internado na Unidade de Terapia Intensiva. Para tanto foi realizado um estudo de revisão integrativa, que de acordo com Mendes, Silveira e Galvão (2008)é um método que permite o resumo de múltiplos estudos já conhecidos e também conclusões gerais a respeito de uma precisa área de estudo, e também no referencial da Prática Baseada em Evidência. Foram analisados quatro artigos que permitiram identificar fatores pertinentes à falta de comunicação do enfermeiro com o paciente sedado. Neles foram encontrados fatores tais como: o grau de sedação do paciente; ausência de expressão do paciente; tempo; entre outros. Ao final o objetivo deste estudo foi alcançado, o que pode permitir a outros profissionais uma reflexão acerca de sua atuação enquanto enfermeiro, e também suscitar outros estudos sobre o tema.
2019-08-11T06:44:14Z
Paula Maria Silva Lima
Teatro em comunidades: o encontro entre os artistas da Cia ZAP 18 e a comunidade do bairro Serrano e entorno
O Teatro em Comunidades é uma prática desenvolvida no mundo inteiro, o que lhe confere conceitos e terminologias diversas. Contudo, apesar dessa diversidade, alguns aspectos se fazem comuns nesta discussão, o que possibilita um entendimento dos propósitos que guiam estas práticas e, consequentemente, as caracterizam. Logo, este trabalho se propõe a discutir como as práticas desenvolvidas pela Cia Zona de Arte da Periferia ZAP 18, em parceria com a Comunidade do bairro Serrano e entorno dialoga com aspectos característicos do Teatro em Comunidades e contribui para a ampliação dessa discussão no Brasil. Assim, foram privilegiados alguns momentos da história do coletivo, após sua mudança para o bairro Serrano, periferia da cidade de Belo Horizonte, em 2002. Estes momentos destacam, primeiramente, as interferências geradas nas ações do grupo, em decorrência de sua mudança para a periferia, uma vez que o entorno exerce forte influência em uma prática que busca uma parceria entre um grupo de artistas e pessoas da Comunidade do local. Posteriormente, este encontro do grupo com a Comunidade do bairro Serrano e entorno é discutido, tomando como referência as ações que o grupo promove em parceria com a mesma, como oficinas e espetáculos teatrais, que serviram como referência para a identificação desse diálogo com aspectos que caracterizam o Teatro em Comunidades. Portanto, trata-se de um trabalho que se propõem a destacar algumas conversas e proximidades, a fim de contribuir para a expansão deste assunto e não enquadrar as ações do grupo em padrões pré-estabelecidos, apontando resultados.
2019-08-13T18:28:57Z
Renata Patricia da Silva
Memorial de Maria Moura: percurso crítico e representação da memória
Esta dissertação tem como objetivos: revisitar a crítica disponível sobre Rachel de Queiroz; estudar a presença da memória, das vozes textuais e da morte na obra Memorial de Maria Moura (1992), de Rachel de Queiroz; e relacionar a memória a outros textos da autora. Para o desenvolvimento dos objetivos, enfoca-se a crítica referente à autora desde o primeiro romance, O Quinze (1930), até Memorial de Maria Moura (1992). Considerando que a abordagem da dissertação é sobre o último romance da autora cearense, o estudo enfatiza a crítica sobre o mesmo de forma mais aprofundada. A memória, como objeto de pesquisa, é associada a uma pluralidade de vozes discursivas, o que suscita a discussão da polifonia e do dialogismo bakhtiniano. Outro ponto estudado é a relação entre memória e morte. Ainda no âmbito das relações com a memória, a dissertação revelou que há interseções entre os textos ficcionais e as crônicas de Rachel, o que permite um confronto entre eles.
2019-08-14T05:30:58Z
Laile Ribeiro de Abreu
Participação do sistema Renina-Angiotensina na Glicose plasmática e na secreção de insulina de Ratos cronicamente tratados com enalapril esubmetidos ao estresse agudo de contenção
Evidências têm sido acumuladas sobre a participação e importância do sistema renina-angiotensina (SRA) no metabolismo de carboidratos e em sua modulação da resposta ao estresse. O objetivo desse estudo é avaliar os efeitos do bloqueio crônico do SRA com enalapril sobre os níveis de glicose e insulina plasmáticos no estresse de contenção. Foram utilizados ratos machos Holtzman, tratados com solução de enalapril 10 mg/kg de peso por dia ou veículo por 14 dias. Uma conexão de polietileno foi adaptada a um cateter atrial. Após uma hora de adaptação, amostra sanguínea basal foi coletada e os ratos foram submetidos ao estresse de contenção. Amostras foram colhidas aos 5, 10, 20 e 30 minutos (min.). Os grupos experimentais foram divididos em: enalapril + contenção (EC); veículo + contenção (VC) e enalapril + salina (ES). Após o estresse, houve resposta hiperglicêmica aos 5 min., em EC, e aos 10 min., em VC, com pico em 20 e 10 min., respectivamente (P>0,05). Em ES, os níveis glicêmicos não variaram significativamente (P> 0,05). Não houve diferença estatística quando comparadas as áreas sob a curva de glicose plasmática dos grupos EC, VC e ES (P>0,05). O estresse de contenção induziu um importante aumento na secreção de insulina em EC, em contraste com um leve incremento em VC. Ambos os grupos EC e VC tiveram um pico na secreção de insulina aos 20 minutos (P<0,05). Em ES, a secreção de insulina não variou significativamente (P>0,05). Esses dados reforçam a modulação da resposta ao estresse pela inibição do SRA e mostra, pela primeira vez que, a inibição crônica do SRA pelo enalapril aumenta a secreção de insulina glicose mediada, em um modelo de estresse com leve hiperglicemia como no estresse agudo de contenção.
2019-08-14T05:25:09Z
Junia Ribeiro de Oliveira Longo Schweizer
Propriedades mecânicas dos materiais cilicamente deformados por flexo-tração
I .1 - Importância das Propriedades Mecânicas e seus Controles em Operações de Conformação Mecânica a Frio. I . 1. 1 - A operação de conformação mecânica. Pode-se definir a operação de conformação mecânica como um processo de deformação plástica através do qual o volume e a massa do metal são conservados.
2019-08-11T06:03:13Z
Antonio Eustaquio de Melo Pertence
Materias didático-pedagógicos para ensino/aprendizagem em arte: relações no contexto escolar
Esta dissertação trata das relações que professores e alunos estabelecem com os materiais didático-pedagógicos de Arte. Partiu-se do reconhecimento da importância que esses materiais podem ter para o ensino/aprendizagem em Arte, do protagonismo que alunos e professores podem assumir na relação com esses e das potencialidades envolvidas na elaboração dos materiais didático-pedagógicos pelos próprios professores, sobretudo professores/artistas/pesquisadores. Assim como a pesquisa, este trabalho se desenvolveu a partir das considerações que professores de Arte da Região Metropolitana de Belo Horizonte fizeram sobre o tema. Desenvolveu-se, portanto, a partir de um recorte bem definido. Apesar disso, espera-se que as reflexões apresentadas nestas páginas possam contribuir com o ensino de Arte de uma forma mais ampla. Como metodologia de coleta dos dados, utilizou-se de questionário online, que foi enviado para os professores. Após análise dos questionários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco desses professores, sendo que três deles tiveram suas aulas observadas. Após análise dos dados obtidos, percebeu-se que as relações entre professores e materiais e entre alunos e materiais não são tão simples como inicialmente esperado, variando não apenas de acordo com a pessoa, mas também a partir das mais variadas necessidades, especificidades e dificuldades que envolvem as aulas de Arte e o cotidiano escolar. Percebeu-se, ainda, que a prática docente envolve criação e que a elaboração de materiais didático-pedagógicos para o ensino/aprendizagem em Arte também pode estar - e é desejável que esteja - envolvida por ela.
Hemiassomatognosia em crianças com paralisia cerebral hemiplégica: um estudo observacional padronizado
Crianças com paralisa cerebral hemiplégica (PCH) comumente ignoram de forma parcial ou total o membro superior plégico, principalmente em atividades bimanuais comprometendo o uso da mão afetada nas atividades de vida diária. As dificuldades em utilizar o membro plégico podem estar ligadas a problemas de representação do corpo as quais aparentam ser de natureza agnóstica, chamada de hemiassomatognosia. Objetivos: o primeiro objetivo foi estudar a representação do corpo em crianças com PCH. Depois identificar de forma clinica a existência de hemiassomatognosia através da frequência desta alteração em uma tarefa bimanual e operacionalizar de forma semi-quantitativa o diagnóstico de hemiassomatognosia através de categorias. Além disso, estabelecer a frequência de hemiassomatognosia na amostra comparando as taxas do diagnóstico pela observação clinica/qualitativa e pela comportamental/semi-qualitativa, após dirimir as discrepâncias entre as duas. E, por último, verificar a existência de associações entre a presença de hemiassomatognosia com a idade, sexo, inteligência, lateralidade da lesão, comprometimentos motores grossos e finos, uso de medicações controladas e crises epiléticas. Método: o estudo contou com uma amostra de 103 crianças, sendo 53 do grupo Controle (8,58 ± 2,47 anos) e 50 do grupo PCH, sendo 24 PCH direita (9,00 ± 2,52 anos) e 26 PCH esquerda (8,10 ± 2,39 anos). Foram usadas as classificações GMFCS e MACS, aplicado o teste de inteligência (Raven) e realizadas as observações clínica/qualitativa e comportamental/semi-quantitativa. Resultados: a observação clínica/qualitativa evidenciou a presença da hemiassomatognosia em 16 (32%) crianças com PCH (confiabilidade entre examinadoras = 1,00). As análises de confiabilidade entre examinadores e entre as categorias da observação comportamental/semi-quantitativa foram altas ( > 0,80 e > 0,87 respectivamente). As análises dos escores finais das categorias da observação comportamental/semi-quantitativa mostraram diferenças significativas do grupo Controle e da presença da hemiassomatognosia em relação ao grupo PCH (p < 0,05). A análise ROC mostrou que a observação comportamental/semi-quantitativa discriminou crianças com hemiassomatognosia (ASC > 0,90) e seus resultados permitiram fazer uma estimativa da prevalência de hemiassomatgnosia na amostra de crianças com PCH. Houve associação significativas entre a presença de hemiassomatognosia da observação comportamental/semi-quantitativa e as classificações GMFCS (p < 0,001) e MACS (p=0,003). Conclusão: observação clínica/qualitativa é uma boa forma de determinar a freqüência de hemiassomatognosia em crianças com PCH em uma tarefa bimanual e o uso de instrumento padronizado contribui para estabelecer o diagnóstico final de hemiassomatognosia. É importante desenvolver pesquisas mais direcionadas ao estudo de alterações de representação do corpo em PCH
2019-08-13T18:59:08Z
Kênia Carvalho Coutinho
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
Em 2000, o escritor paulista Ferréz lança seu segundo livro e primeiro romance, "Capão Pecado"'. Prosa cujo enredo destina-se a contar a trajetória de Rael, jovem morador da zona sul paulista, mais especificamente a hiperperiferia Capão Redondo. A obra parece ter objetivos ambiciosos: não só exibir as fraturas sociais, a pobreza, a violência e o descaso público com relação a esse pouco conhecido endereço, como, de uma forma mais subterrânea, mas nem por isso menos contundente, utilizar a literatura e o seu antigo formato, o livro, como uma estratégia de aglutinar discursos capazes de suspenderem os cristalizados juízos estéticos do leitor. Há em "Capão Pecado" uma interferência de vozes, de outras autorias, de imagens fotográficas, que nos fazem suspeitar de uma coletividade enunciativa que não restringe apenas ao livro em questão. Esta pesquisa pretende, assim, investigar em que medida "Capão Pecado", enquadrado por muitos críticos na heterogênea 'geração 90' ou, para outros tantos, na 'Literatura Marginal, apresenta um imbricamento indissociável da literatura com outros meios como a fotografia e, de que maneira, se serve ao discurso coletivo e civilizatório do movimento ativista contemporâneo da periferia. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loc Wacquant e Antônio Rafael Barbosa entre outros , nos auxiliaram, teoricamente, na leitura e reflexão sobe a obra em questão.
2019-08-09T16:12:51Z
Luciana Mendes Velloso
Análise elastoplástica da propagação de trincas pelo método dos elementos de contorno
O presente trabalho descreve a formulação e a implementação numérica do Método dos Elementos de Contorno Dual (MECD), para problemas bidimensionais com comportamento elastoplástico, aplicado à propagação de trincas no modo misto. O MECD utiliza duas equações diferentes, uma para cada face da trinca. A equação integral de contorno para deslocamentos é aplicada em uma das faces, enquanto aequação integral de contorno para forças de superfície, conhecida como equação hipersingular, é aplicada à outra face. Para se evitar o ponto de colocação na ponta da trinca, quinas de trincas e cantos de trincas, ambas as superfícies da trinca são discretizadas com elementos de contorno quadráticos descontínuos, enquanto o elemento contínuo é utilizado nas demais partes do contorno. O algoritmo não-linear para simulação do comportamento elastoplástico utiliza o processo das tensões iniciais, que permite tratar diversos critérios de escoamento deforma unificada e não inclui a restrição de incompressibilidade das deformações inelásticas. Para esta simulação as equações integrais apresentam uma integral de domínio na região onde se espera a plastificação. A discretização desta parte do domínio foi feita através de células triangulares quadráticas de lados retos. Para a integração das células foi utilizada a técnica da integração semi-analítica. Para o cálculo dos Fatores de Intensidade de Tensão foi usada a Integral J, que éindependente do caminho de integração. O cálculo foi feito de maneira direta porque a trajetória escolhida para a sua avaliação coincide com a fronteira da malha das células triangulares. Nos exemplos de aplicação os resultados são comparados com os resultados elásticos ecom resultados de trabalhos encontrados na literatura, mostrando a precisão e a consistência do método.
2019-08-12T13:40:23Z
Marcelo Claudio Teixeira
Fatores associados aos comportamentos de risco para a saúde em adolescentes de Belo Horizonte: um recorte do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA)
A adolescência é um importante momento para a adoção de novas práticas, comportamentos e ganho de autonomia, mas é também um período de exposição a diversas situações de risco para a saúde(1). Estudos identificam que grande parcela da população jovem está exposta a um ou mais comportamentos de risco(2,3), os quais podem estar inter-relacionados(4) e se estender à idade adulta(5). Comportamentos de risco para a saúde (CRS) podem ser definidos como participação em atividades que possam comprometer a saúde física e mental do adolescente(6). Muitos desses hábitos são formados na infância e adolescência, podendo perdurar até a vida adulta. Caso não sejam diagnosticados e trabalhados precocemente, os CRS podem se tornar hábitos consolidados(6). Nesse cenário, os níveis insuficientes de atividade física, hábitos alimentares inadequados, tabagismo, consumo abusivo de álcool e outras drogas, envolvimento em situações de violência e o sexo desprotegido são os CRS prevalentes em adolescentes.
2019-08-09T13:24:16Z
Luciana Ramos de Moura
A influência das diretrizes curriculares nacionais do Ministério da Educação e Cultura para a formação de professores de Geografia da educação básica em nível superior
A criação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura para os cursos de licenciatura, a partir da publicação da Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, institui uma nova carga horária para os cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Essas diretrizes encontram-se fundamentadas pelo Parecer CNE/CP 9/2001. Conforme esse Parecer as licenciaturas deveriam ganhar terminalidade e integralidade própria em relação ao Bacharelado. Com base na elaboração da hipótese teórica de que as DCNs do MEC para os cursos de licenciatura em Geografia não foram capazes de, na prática, promover as alterações curriculares e procedimentais que possibilitassem, a esses cursos, constituírem integralidade e terminalidade própria. Assim, a formação do professor de Geografia continua submetida à lógica do bacharelado, definiu-se como objetivo geral entender a influência dessas diretrizes na formação dos professores e no ensino da Geografia. Para cumprir esse objetivo, na pesquisa, definiram-se os objetivos específicos: (i) estudar a implantação e os efeitos das DCNs do MEC para os cursos de licenciatura em Geografia; (ii) conhecer o projeto pedagógico e a estrutura curricular e como eles influenciam na formação dos professores de Geografia; (iii) entender a relação entre Geografia Acadêmica e Geografia Escolar e' qual a sua importância na formação do professor; (iv) entender a importância da prática na construção dos conceitos que servem de referência para a formação do professor e o ensino da Geografia. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na coleta e organização dos dados. Identificaram-se todos os cursos de Geografia do Estado de Minas Gerais. Após estabelecer contato com os coordenadores desses cursos, foram obtidos e reunidos projetos pedagógicos, matrizes curriculares, ementas de disciplinas e formação curricular dos professores. Como esses dados revelaram-se insuficientes, decidiu-se, realizar uma abordagem qualitativa. Depois de estabelecidos alguns critérios, selecionaram-se algumas instituições de ensino superior que oferecem cursos de Geografia. A aplicação de questionários e a realização de grupos focais com os sujeitos envolvidos no processo de formação dos professores de Geografia permitiram a elevação dos patamares de análise e ampliaram ·os horizontes da pesquisa. Entre os diversos fatores que impedem que os cursos de licenciatura vivenciem na prática as propostas do Parecer CNElCP 9/2001 e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, ressalta o predomínio da lógica do mercado e do bacharelado na organização dos cursos de graduação e pós-graduação e na definição da estrutura curricufar e no perfil do egresso dos cursos de licenciatura. A análise da influência do mercado na formação dos professores de Geografia revelou que as instituições de ensino superior e os graduandos orientam-se segundo os critérios estabelecidos por interesses econômicos que competem com os interesses pedagógicos e a qualidade do ensino no interior dos cursos de Geografia. O predomínio da lógica do bacharelado, na formação dos professores de Geografia, dificulta a mediação pedagógica e a formação de conceitos que devem orientar o trabalho do professor e o ensino da Geografia.
Chlamydia trachomatis e Infertilidade
Chlamydia trachomatis é considerada um dos principais patógenos associados a doenças de transmissão sexual em todo o mundo. É um patógeno essencialmente de seres humanos e sua transmissão ocorre pela relação sexual desprotegida. A infecção por esta bactéria tem sido associada a um maior risco de aquisição de outros micro-organismos de transmissão sexual como o vírus da imunodeficiência humana. Esta infecção raramente apresenta sintomas, porém, quando presentes se apresentam em um período de 1 a 3 semanas após a exposição, apresentando dor durante a micção e corrimento purulento ou mucopurulento, indicando a presença de uretrite em homens e cervicite em mulheres. É mais frequente em jovens até 25 anos de idade e na maioria das vezes, como não apresenta sintomas, favorece o surgimento de recorrências da infecção ou complicações como epididimites, prostatite em homens ou salpingite, doença inflamatória pélvica e gravidez ectópica nas mulheres. Como consequência destas complicações homens e mulheres podem apresentar infertilidade. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que a infecção pode permanecer assintomática em 70% das mulheres e 50% homens portadores. Sendo que estudos indicam que a bactéria está associada a um número significativo de casos de infertilidade, masculina ou feminina. Os métodos mais indicados para o diagnosticolaboratorial são o isolamento da bactéria em cultura de células a munofluorescência direta e métodos moleculares. O tratamento é simples onde é usado 1g de Azitromicina e 100 mg doxiciclina em um período de sete dias. O desenvolvimento de uma vacina contra a infecção por clamídia genital poderia reduzir significativamente o impacto na saúde pública associada infecção: porém não existem ainda indícios de uma vacina em um futuro próximo.
2019-08-13T05:26:38Z
Ionara Gonçalves da Cruz Rocha
Assimetria e lateralização nas vias descendentes cardiovasculares oriundas do hipotálamo dorsomedial
Situações de estresse causam respostas cardiovasculares eneuroendócrinas centralmente mediadas. Entretanto, as causas potenciais da variabilidade interindividual nas amplitudes dessas respostas ainda permanecem pobremente compreendidas. Desta forma, torna-se importante a investigação da contribuição das áreas centrais que organizam as respostas cardiovasculares de diferentes magnitudes. Através da desinibição unilateral do hipotálamo dorsomedial (DMH) pela nanoinjeção do antagonista GABAA,bicuculina metiodida (BMI), nós previamente demonstramos que há assimetria no controle cronotrópico cardíaco pelo DMH (com predominância do DMH direito) e lateralização no controle da atividade simpática renal. No presente trabalho, objetivando estender este estudo anterior, avaliamos a existência de lateralização e assimetria anátomo-funcional nas vias descendentes cardiovasculares oriundas do DMH. Três diferentes focos foram dados no presente trabalho: i) Na busca da implicação funcional de assimetria do DMH sobre a função cardíaca, observamos que a ativação do DMH direito pela nanoinjeção de BMI provoca maiores respostas cronotrópicas e inotrópicas comparadas àquelas evocadas pelo DMH esquerdo. Tais respostas contráteis foram independentes das influências cronotrópica e de pós-carga que sabidamente modificam o inotropismo cardíaco. Também foi visto que a ativação do DMH provoca batimentos ectópicos cardíacos, novamente em maior numero após desinibição do DMH direito; ii) Sabendo que após a remoção do tônus Gabaérgico pelo antagonismo farmacológico causado pela BMI há predominância da liberação de aminoácidos excitatórios (EAA), o segundo foco foi avaliar a contribuição dos receptores EAA para as respostas assimétricas e lateralizadas evocadas pelo DMH unilateral. Também investigamos se estas respostas são mediadas pela substância cinzenta periaquedutal (PAG). Em animais anestesiados, a estimulação do DMH e da PAG provocou respostas lateralizadas para o nervo renal. Entretanto, asrespostas cronotrópicas evocadas pelo DMH direito foram mais amplas do que aquelas observadas para o DMH esquerdo ou PAG unilateral. Experimentos anatômicos revelaram uma projeção bidirecional entre o DMH e a PAG. A inibição dos receptores EAA em animais não-anestesiados atenuou as respostas taquicárdicas evocadas por exposição ao estresse agudo. Novamente, os receptores EAA do DMH direito foram determinantes de respostas cronotrópicas mais amplas provocadas pelo estresse; iii) Os neurônios da Raphe Pallidus (RP) recebem densas projeções do DMH e abrigam os neurônios pré-motores simpáticos cardíacos. Assim, buscamos entender a contribuição dos neurônios da RP para a assimetria nas respostascardíacas causadas pela estimulação do DMH unilateral. A estimulação da RP provocou respostas cronotrópicas e inotrópicas cardíacas semelhantes àquelas evocadas pelo DMH direito. A inibição dos neurônios da RP aboliu as diferenças na amplitude das respostas cronotrópicas e inotrópicas causadas pela estimulação do DMH unilateral. Nós concluímos que: i) a assimetria no controle cardíaco pelo DMH depende de receptores EAA e dos neurônios da RP; ii) as respostas lateralizadas evocadas pelo DMH dependem de uma viadescendente lateralizada até a PAG. Estudos complementares são necessários para elucidar os mecanismos envolvidos nessas respostas assimétricas e lateralizadas.
2019-08-09T16:30:09Z
Carlos Henrique Xavier Custódio
Limites e possibilidades do letramento escolar: um estudo etnográfico das práticas de leitura e das capacidades de linguagem nas disciplinas curriculares
Nesta pesquisa, apresenta-se o resultado da análise das práticas de leitura de professores de Português, Inglês, Educação Artística, Geografia, História, Ciências e Matemática na segunda fase do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede pública municipal. Investigou-se em que medida as práticas discursivas adotadas pelos professores influenciaram no desenvolvimento das capacidades leitora de compreensão e das capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto. Adotou-se como fundamentos a Teoria da Enunciação e dos Gêneros de Discurso de Bakhtin e seu Círculo (1929, 1952-1953, 1979), o arcabouço teórico de Vygostky (1930, 1934-1935) sobre o desenvolvimento humano, aprendizagem e mediação, como também os postulados de Heath (1982-1983), Street (1984, 1993, 1995); Barton e Hamilton (1998, 2000) sobre letramentos. O trabalho foi desenvolvido com base na etnografia interacional e consideradas as contribuições de Castanheira, Crawford, Dixon e Green (2001). Na análise, foram verificados os gêneros do discurso em circulação nas aulas, os modos de leitura e a mediação do professor nas práticas discursivas entre os alunos, identificando, no discurso em sala de aula, evidências das capacidades leitoras ensinadas/apreendidas. Os resultados apontaram os limites e as possibilidades do letramento escolar, bem como reafirmaram a emergência da fomiação de professores no campo do letramento e dos gêneros do discurso, tendo em vista a criação, no âmbito da escola, de um projeto de leitura assumido por todas as áreas do conhecimento e a demanda por maiores investimentos nas políticas públicas de incentivo à leitura no contexto escolar e extraescolar.
2019-08-14T01:43:16Z
Suzana dos Santos Gomes
Profissão para homem?: a escolha feminina por cursos de recrutamento majoritariamente masculino na UFMG
A dissertação Profissão para homem? A escolha feminina por cursos de recrutamento majoritariamente masculino na UFMG busca investigar influências das atribuições de gênero na escolha das profissões. Historicamente verifica-se um significativo aumento da participação feminina no Ensino Superior, mas essa participação ocorre de maneira segmentada, com uma grande variação conforme os cursos e as áreas. Vários estudos apontam uma dicotomia nesse âmbito: área de Humanas é mais feminina; área de Exatas, mais masculina, o que demonstra que o gênero continua sendo um demarcador importante das trajetórias escolares e das escolhas profissionais. Nesse sentido, faz-se necessário compreender as estudantes que ingressam em cursos representados como masculinos para, através da análise de sua trajetória escolar, compreender a condição singular de mulheres em profissões socialmente masculinizadas. Dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG foram utilizados para identificar os cursos da universidade com menor presença feminina e examinar o perfil do público discente na universidade como um todo e nos cursos escolhidos para este trabalho: Engenharia Mecânica e Física. Além disso, optou-se por enriquecer esses dados com a construção de um questionário próprio, aplicado a todos/as os/as estudantes, nas turmas de primeiros e segundos períodos dos dois cursos. De posse desses dados mais gerais, partiu-se para a etapa de entrevistas, que foi realizada apenas com as mulheres dos dois cursos estudados, a fim de colher elementos mais próximos aos objetivos da pesquisa. Com base na organização e análise de todos esses elementos, buscamos compreender as estudantes que se preparam para ser físicas e engenheiras mecânicas e como elas percebem suas trajetórias e suas escolhas profissionais. A pesquisa mostrou, entre outras particularidades, que o processo de escolha do curso superior é um caminho árduo e irregular, muitas vezes calcado num intrincado processo de autosseleção que Bourdieu (1998) chamou de escolha pelo possível. Entretanto, a percepção das estudantes entrevistadas tem um tom de esperança: de que as conquistas já realizadas sobre as concepções de gênero possam levar a um cenário mais igualitário na sociedade num futuro bem próximo.
2019-08-14T17:33:51Z
Sandra Regina Dantas Flontino
A influência da agenda no uso do espaço físico em uma clínicaodontológica
A clínica analisada localiza-se na região do bairro Funcionários, ocupando um andar de um edifício comercial. Foi inaugurada em 1997 e contava, na ocasião, com duas equipes de trabalho formada, cada uma, por um dentista e o atendente, uma secretária e um dentista prestador de serviço. Atualmente, a clínica conta com oito funcionários: três dentistas, três atendentes, uma recepcionista e uma secretária. O dentista 1 é especialista em Cirurgia, Implante e Prótese; o dentista 2 é clínico geral e especialista em Periodontia e o dentista 3 é especialista em Dentística Estética. A diversidade de profissionais possibilita alcançar o objetivo da clínica, ou seja, a realização de um tratamento completo em pouco tempo.
2019-08-11T16:30:31Z
Luciana Souza D'avila Maria Carmen Duarte Bicalho
Ocorrência da infecção pelo vírus da imunodeficiência felina e da leucemia felina em gatos de Belo Horizonte, Minas Gerais
O vírus da imunodeficiência felina (FVI) é um lentivírus causador de imunodeficiência em felinos domésticos. A infecção é caracterizada por progressivo declíneo de células T CD4+ circulantes, propiciando desta maneira o surgimento de infecções oportunistas. O presente trabalho, estudando uma população de gatos capturados na rua de Belo Horizonte e mantidos em cativeiros, compreendeu um levantamento da ocorrência de gatos positivos para infecções pelos vírus da leucemia felina (FeLV) e da imunodeficiência felina (FIV), a relação entre as alterações hematológicas e clínicas com os gatos soropositivos e a comparação de duas técnicas de diagnósticos (ELISA e PCR) paro o FIV. Amostras de sangue periférico de 145 gatos foram testados pela reação em cadeia da polimerase (PCR), empregando-se os iniciadores P-24-1 e P-24-2 que promovem a amplificação e a detecção de parte do gene gag proviral em amostras de células mononucleares do sangue periférico. Quarenta amostras das 145 tambem foram testadas por um kit comercial de ensaio de imunoadsorção enzimática (ELISA SNAP® Combo FeLV/FIV). Os resultados mostraram que a ocorrência do FIV nesta população é de 4,14% pela PCR e que a do FeLV é de 32,5% pelo ELISA além de relatarem que apenas a emaciação, nas alterações clínicas, apresenta associação positiva com o FIV. Mostraram, ainda, que ambas as técnicas estudadas apresentam alinhamento elevados demonstrando serem úteis para uma triagem do FIV.
2019-08-13T21:33:55Z
Bruno Marques Teixeira
Efeito da microadição de titânio e nitrogênio sobre a microestrutura, comportamento mecânico e resistência ao desgaste de aços Hadfield
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2019-09-27T19:27:28Z
Pablo Enrique Guzman Fernandes
Fatores associados ao desempenho escolar nas disciplinas de matemática e de português no ensino fundamental: uma perspectiva longitudinal
Diante do atual contexto educacional brasileiro, em que a qualidade do ensino fundamental vem ganhando cada vez mais importância, o objetivo principal dessa tese é investigar os fatores associados ao desempenho educacional, enfatizando a importância dos fatores escolares nos resultados educacionais nas disciplinas de português e de matemática em seis estados: Pernambuco, Rondônia, Pará, Sergipe, Goiás e Mato Grosso do Sul. Neste trabalho, a utilização de dados longitudinais possibilitou a estimação mais adequada do quanto o status inicial, a taxa instantânea de crescimento do desempenho e a curvatura desse crescimento explicam a variabilidade dos desempenhos entre as escolas, uma vez que esses efeitos-escola têm caráter longitudinal. Um dos métodos adotados neste estudo foi o de modelos hierárquicos longitudinais, sendo necessária, anteriormente, a equalização dos desempenhos dos alunos ao longo do tempo por meio do método da Teoria da Resposta ao Item (TRI), para que esses desempenhos pudessem ser diretamente comparáveis. Os resultados encontrados com o ajuste do modelo condicional final demonstram que apesar da escola ter uma importância fundamental no desempenho educacional dos alunos, não se pode negar a contribuição dos fatores familiares no resultado educacional de seus filhos. Sendo assim, um melhor desempenho educacional parece ser um mix de recursos familiares e escolares, podendo-se destacar o trabalho do aluno, a repetência, a escolaridade da mãe, o tamanho da turma e o estado em que a escola pertence. Diante desses resultados, pode-se afirmar que a quantidade de recursos escolares tem importância para o desempenho escolar, uma vez que menores turmas significam maior número de professores e, portanto, maiores gastos em educação. Dentre os seis estados estudados estados, o de Mato Grosso do Sul e o de Goiás apresentaram os melhores desempenhos, por outro lado, o estado de Pernambuco tem os piores desempenhos em ambas as disciplinas.Sendo assim, falando de qualidade da educação, tanto as políticas públicas em nível familiar, quanto aquelas em nível escolar têm um importante papel na contribuição para a melhoria da qualidade educacional brasileira. Desta forma, vale destacar a relevância de políticas públicas como a da bolsa família, por exemplo, apesar de seu custo elevado. Complementarmente, acredita-se que as políticas públicas em nível escolar apresentariam maior eficácia, se a quantidade e a distribuição dos recursos disponíveis levassem em conta as diferentes realidades e necessidades regionais, de forma que os desempenhos educacionais estudados alcançassem níveis cada vez melhores e mais próximos entre si.
2019-08-11T08:40:58Z
Danielle Ramos de Miranda Pereira
Aspectos do desenvolvimento de Angiostrongylus vasorum (Baillet, 1866) Kamensky, 1905 em Biomphalaria glabrata (Say, 1818).
RESUMOAngiostrongylus vasorum é um nematóide parasito de canídeos domésticos e silvestres, cuja forma adulta pode ser encontrada no ventrículo direito, artérias pulmonares e ramificações. O ciclo envolve uma fase no ambiente e a participação de caramujos aquáticos e terrestres como hospedeiros intermediários. No presente trabalho objetivou-se determinar os locais de penetração e a via migratória de A. vasorum em Biomphalaria glabrata e avaliar a reação perilarvar, em diferentes pontos da infecção, especificando a composição celular envolvida. Os aspectos inerentes à relação parasito-hospedeiro, tanto no que tange aos mecanismos envolvidos na penetração, como aqueles relacionados à emergência de larvas infectantes (L3) para o ambiente. Também foi elucidada a via migratória que pode ser descrita de duas maneiras distintas, dependendo da via de penetração das larvas de primeiro estádio (L1). À análise dos cortes histológicos, verificou-se que a infecção ocorre pela penetração de L1 pelas partes moles dos moluscos, atingindo a camada fibromuscular da região cefalopodal, onde completam o desenvolvimento até L3. Alternativamente, pode ocorrer a ingestão de L1, que necessariamente penetra na mucosa intestinal, podendo atingir as vísceras quer pela penetração direta ou carreadas pela hemolinfa. Verificou-se ainda que o desenvolvimento até L3 pode ocorrer em diversos órgãos e tecidos do molusco, e estes processos (infecção e desenvolvimento) são diretamente influenciados pela temperatura durante a infecção e manutenção dos moluscos. Pode-se verificar que a partir de 4h ocorrem alterações significativas na composição celular da hemolinfa, em resposta a formação de uma reação perilarvar e constituição do granuloma, com acentuada celularidade em uma das faces da larva, e se inicia às 5h, ficando bem caracterizado aos 20 dias após infecção. A partir dos 30 dias após a infecção tem início um processo de degeneração do granuloma perilarvar e o aparecimento de larvas livres nas cavidades do molusco 60 dias após a infecção.
2019-08-10T12:20:47Z
Thales Augusto Barcante